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    Decepcionado com certos aspectos do Wii U

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    Decepcionado com certos aspectos do Wii U - Página 13 Empty Re: Decepcionado com certos aspectos do Wii U

    Mensagem por Convidado Sáb 05 Jul 2014, 12:04

    O gamepad não é o problema do WiiU, apenas se ele fosse muito mais caro por causa dele em relação aos outros.

    Por exemplo: o Kinect ($100) pode ser considerado problema do XONE já que faz dele o console mais caro, enquanto o PSCamera ($60) não pode ser considerado um empecilho do PS4 porque é vendido separadamente e não é essencial, então fica à escolha do gamer. O gamepad vêm junto mas não encarece tanto em relação aos outros, além de que não atrapalha e há muitas vezes a opção para o controle normal, então tá ok.

    O problema do WiiU, em questão de vendas, é todo o resto. O marketing da Nintendo atualmente é, provavelmente, o pior marketing da história e o nome não só é horrível como remete ao Wii, mesmo a Nintendo querendo um público diferente.
    Então ela basicamente fez um console que o nome atrai casuais, casuais não se interessam porque atualmente estão em jogos de cel. ou de Facebook, os não-casuais não se interessam porque acham que o console é igual ao Wii, ninguém entende essa história de gamepad e faz um monte de propaganda visando as crianças que, hoje em dia, são uma pilha de lixo que só querem jogar jogos como COD para se sentirem adultinhas. Somem tudo isso com a falta de apoio das produtoras e boom. Nem a Ubisoft, que confiou na Nintendo e apoiou pra caramba no começo tá se importando agora.

    Ou seja, a Nintendo só está vendendo WiiU pra quem realmente gosta da Nintendo, e olha que eu estou nesse fórum desde 2011, já fui fanboy da Nintendo por um breve momento e hoje tenho um PS4 e só considero ter um WiiU se puder conseguir por um preço menor.

    Olha aí como a Nintendo quer o estilo de jogadores que ela tinha no SNES de volta:


    Aí é só fazer uma comparação básica.



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    Decepcionado com certos aspectos do Wii U - Página 13 Empty Re: Decepcionado com certos aspectos do Wii U

    Mensagem por Ryuuma Sáb 05 Jul 2014, 12:23

    Dileh escreveu:@ryumma 


    Entendo seu ponto de vista mas o gamepad não pode ser considerado o vilão no fato do Wii U não ter vendido tão bem...Na verdade ele é um diferencial

    Concordo que ele é um diferencial, mas um diferencial que não deu certo. Que não atraiu publico algum. Porque, como eu já disse, quem comprou Wii U foram os fãs Nintendo, que comprariam de qualquer forma se o Gamepad nunca tivesse existido.


    Lukepaz99 escreveu:
    O problema do WiiU, em questão de vendas, é todo o resto. O marketing da Nintendo atualmente é, provavelmente, o pior marketing da história e o nome não só é horrível como remete ao Wii, mesmo a Nintendo querendo um público diferente.
    Então ela basicamente fez um console que o nome atrai casuais, casuais não se interessam porque atualmente estão em jogos de cel. ou de Facebook, os não-casuais não se interessam porque acham que o console é igual ao Wii, ninguém entende essa história de gamepad e faz um monte de propaganda visando as crianças que, hoje em dia, são uma pilha de lixo que só querem jogar jogos como COD para se sentirem adultinhas. Somem tudo isso com a falta de apoio das produtoras e boom. Nem a Ubisoft, que confiou na Nintendo e apoiou pra caramba no começo tá se importando agora.

    Ou seja, a Nintendo só está vendendo WiiU pra quem realmente gosta da Nintendo, e olha que eu estou nesse fórum desde 2011, já fui fanboy da Nintendo por um breve momento e hoje tenho um PS4 e só considero ter um WiiU se puder conseguir por um preço menor.

    Isso, ISSO!
    Principalmente o que está em Negrito. É o que estou tentado dizer, mas as pessoas insistem em se apoiar nas palavras "tiozão" e "chacoalhar" Laughing


    Última edição por Ryuuma em Sáb 05 Jul 2014, 12:37, editado 1 vez(es)
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    Decepcionado com certos aspectos do Wii U - Página 13 Empty Re: Decepcionado com certos aspectos do Wii U

    Mensagem por Convidado Sáb 05 Jul 2014, 12:29

    Ryuuma escreveu:
    Dileh escreveu:@ryumma 

    Entendo seu ponto de vista mas o gamepad não pode ser considerado o vilão no fato do Wii U não ter vendido tão bem...Na verdade ele é um diferencial

    Concordo que ele é um diferencial, mas um diferencial que não deu certo. Que não atraiu publico algum. Porque, como eu já disse, quem comprou Wii U foram os fã Nintendo, que compraria de qualquer forma se o Gamepad nunca tivesse existido.
    Exatamente. O gamepad pode ter até causado algum interesse geral no começo pelo fato de ser algo novo, mas de resto nada ajudou pra o interesse no console em si permanecer. Podia ser um console com um controle simples mas que funcionasse bem e tivesse jogos e bom marketing, mas não teve nada disso.
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    Decepcionado com certos aspectos do Wii U - Página 13 Empty Re: Decepcionado com certos aspectos do Wii U

    Mensagem por Dileh Sáb 05 Jul 2014, 13:27

    Propaganda, falta de apoio das thirdies e estratégias de mercado diferente das demais. Estes são os problemas do Wii U.Afinal é um console que funciona muito bem sim, tem o controle simples e tem o grande diferencial que é o game pad.Só quem usa pra dizer o tao prático e funcional é o pad.
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    Decepcionado com certos aspectos do Wii U - Página 13 Empty Re: Decepcionado com certos aspectos do Wii U

    Mensagem por raphael.almeidamartins Sáb 05 Jul 2014, 15:56

    @Ryuuma

    Você teria comprado um portátil da Nintendo se ele tivesse sido só um Gameboy Advance 2 ao invés de ter sido o DS? Acredito que sim.

    Você sentiria falta das duas telas e do touch screen se elas nunca tivessem existido? Acredito que não.

    Isso torna a inovação do DS irrelevante ou dispensável? Não.

    Tem um CEO de uma empresa de automóveis (não lembro necessariamente qual) que ele diz que ele nunca pergunta pros clientes dele o que eles querem porque se alguém perguntasse pra alguém antes da invenção dos automóveis o que a pessoa gostaria, ela responderia:

    "eu quero um cavalo mais rápido"

    Já pensou o que seria do mercado de games se a Nintendo nunca tivesse investido nessas tecnologias de interatividade? 

    Outro dia eu tava vendo o PS4 na Finac e eu notei que o controle dele é todo cheio dessas "firulas", microfone, giroscópio, acelerômetro, tem auto-falante também, uma luz que muda de cor conforme a situação do jogo etc, etc. Meu amigo que é sonista ficou falando com a maior empolgação do mundo, como se esses recursos fossem a ideia mais original. 


    Fui lá e falei: "nuss, meu Wii faz quase tudo isso desde 2006".


    Todos os consoles agora apostam em interatividade também e tudo por influência da Nintendo. 

    Posso até considerar que o Wii U foi um erro (não penso isso, mas enfim), mas esse é o risco de se inovar. Uma hora você acerta em cheio, outra hora você erra feio. O importante é que sempre há um aprendizado e que em cada geração teremos um aposta diferente. Como o Myamoto mesmo disse: "é nos tempos difíceis que achamos a resposta". Foi logo depois de uma das gerações mais amargas pra Nintendo (em termos de popularidade) que surgiu a ideia do Wii.

    Antes de a Apple revolucionar o mercado mobile com o iPhone e com o iPad eles tinham lançado o Newton que foi um fracasso comercial absurdo.


    @Lukepaz99

    Assim como o Ryuuma, você tem um pensamento super equivocado pro mercado de jogos casuais...
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    Decepcionado com certos aspectos do Wii U - Página 13 Empty Re: Decepcionado com certos aspectos do Wii U

    Mensagem por Convidado Sáb 05 Jul 2014, 16:07

    Em que sentido?
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    Decepcionado com certos aspectos do Wii U - Página 13 Empty Re: Decepcionado com certos aspectos do Wii U

    Mensagem por El Buga Sáb 05 Jul 2014, 16:13

    raphael.almeidamartins escreveu:Outro dia eu tava vendo o PS4 na Finac e eu notei que o controle dele é todo cheio dessas "firulas", microfone, giroscópio, acelerômetro, tem auto-falante também, uma luz que muda de cor conforme a situação do jogo etc, etc. Meu amigo que é sonista ficou falando com a maior empolgação do mundo, como se esses recursos fossem a ideia mais original.

    Fui lá e falei: "nuss, meu Wii faz quase tudo isso desde 2006".
    Perfeito. Exatamente isso aí. Estranho isso, né? Até hoje não vi uma pessoa dizendo que essas coisas nesse caso são firulas, dispensáveis, desnecessárias, coisas de tiozão e afins. Laughing Dois pesos e duas medidas a todo vapor. Não que isso seja novidade nessas discussões.

    Eu particularmente cansei de responder aqui, se for responder cada bobagem dita nesse tópico fico aqui o fim de semana todo. Aconselho você a fazer o mesmo.
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    Mensagem por Ryuuma Sáb 05 Jul 2014, 16:20

    A questão é que o Gamepad não foi la uma grande inovação, é mais uma ideia que transportaram do DS pros consoles de mesa.

    E sobre o publico causal, me pergunto o que você define como um jogador causal, meu caro.
    Você se acha um? Pois, não é. Só pelo fato de estar em um forum especifico de jogos já te exclui disso. Existe uma diferença entre ter vídeo games como um Hobbie e um simples passa tempo. Jogar é uma das coisas que eu mais gosto de fazer no meu tempo livre, mas o mesmo não vale pra um jogador Causal.

    Por isso, o jogador causal não se importa com diversos aspectos técnicos de um console que importam para nós. Pra ele tanto faz jogar Fruit Slicer ou Wii Sport, que ÓBVIAMENTE são coisas totalmente diferentes aos nossos olhos, mas pra ele, tiozão que não sabe a diferença entre um cogumelo vermelho e um verde e chama o Link de Zelda (quando sabe muito sobre Zelda), não faz diferença se esta chacoalhando a mão na frente da televisão ou rabiscando a tela do Iphone dele.

    Pra nós, são coisas totalmente diferentes, mas o tiozão se sente jogando videogame em abas mídias. Ele não precisa jogar Wii Sports se tem o Cristal candy ou seja lá o quê.

    E é por isso que toda aquela galera que comprou o Wii.

    Entende isso?
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    Decepcionado com certos aspectos do Wii U - Página 13 Empty Re: Decepcionado com certos aspectos do Wii U

    Mensagem por raphael.almeidamartins Sáb 05 Jul 2014, 16:26

    Lukepaz99 escreveu:Em que sentido?

    Quando fala que os supostos "casuais" não compram o Wii U porque estão satisfeitos com seus joguinhos de smartphone, como se jogador casual comprasse qualquer porcaria, ou como se as pessoas comprassem smartphones pra jogar (sendo que a maioria nem pensa em jogo quando compra um).

    Ou parece acreditar que jogos casuais são apenas jogos bobos. Posso citar jogos casuais de Wii e de DS que são geniais, mereciam prêmios. Wii Fit, Wii Sports, Brain Age (acho Brain Age uma das ideias mais incríveis da Nintendo).

    O mercado de jogos mobile está crescendo, mas a função dele é completamente diferente da que era a do Wii. As pessoas compravam o Wii apenas para jogar. Elas nunca se importaram com vídeo games antes, o que não significa que não se importaram com ele.

    Isso porque a Nintendo não menospreza nenhum dos seus clientes, nem o casual, nem o hardcore. Pro casual ela faz Wii Fit que é incrível, pro hardcore ela faz Metroid Prime 3 ou Mario Galaxy igualmente incríveis, mas com propostas diferentes. Enquanto outras companhias pensavam que jogador casual compra qualquer lixo, a Nintendo foi lá e tratou eles com a mesma importância dos gamers tradicionais.

    E eu pessoalmente acho que essa segregação entre "hardcore" e "casual" é ridícula, porque o "casual" expande as possibilidades dos vídeo games, enquanto o hardcore limita. Não me entenda mal, eu sou um jogador hardcore, mas enquanto a Sony, por exemplo, só se esforça para fazer jogos "hardcore" tradicionais a Nintendo fez Art Academy também, que é um curso de desenho em forma de jogo. É como levar os jogos para outros momentos, agora eu posso jogar enquanto estudo desenho, agora eu posso jogar enquanto me exercito, entende?

    Também acho a sua visão a respeito das crianças meio equivocada e a respeito do SNES também. Vamos lá, com quantos anos você jogava SNES? Não sei quantos anos você tem, mas quando eu jogava SNES eu era uma criança.

    Outra, o SNES no Japão se chamava Super Famicom o nome que vem de "Family Computer", ou seja, a filosofia do NES e do SNES está muito mais próxima da do Wii e do DS do que a filosofia do N64 ou do Game Cube.

    A questão é: o Wii U falhou em conquistar novamente o público casual, isso não significa que o mercado casual foi engolido por smartphones...


    El Buga escreveu:Perfeito. Exatamente isso aí. Estranho isso, né? Até hoje não vi uma pessoa dizendo que essas coisas nesse caso são firulas, dispensáveis, desnecessárias, coisas de tiozão e afins. Decepcionado com certos aspectos do Wii U - Página 13 Icon_lol Dois pesos e duas medidas a todo vapor. Não que isso seja novidade nessas discussões.

    Eu particularmente cansei de responder aqui, se for responder cada bobagem dita nesse tópico fico aqui o fim de semana todo. Aconselho você a fazer o mesmo.

    Já estou cansando também, mas gosto de discutir sobre isso kk


    Última edição por raphael.almeidamartins em Sáb 05 Jul 2014, 16:33, editado 1 vez(es)
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    Decepcionado com certos aspectos do Wii U - Página 13 Empty Re: Decepcionado com certos aspectos do Wii U

    Mensagem por Ryuuma Sáb 05 Jul 2014, 16:27

    El Buga escreveu:
    Perfeito. Exatamente isso aí. Estranho isso, né? Até hoje não vi uma pessoa dizendo que essas coisas nesse caso são firulas, dispensáveis, desnecessárias, coisas de tiozão e afins. Laughing Dois pesos e duas medidas a todo vapor. Não que isso seja novidade nessas discussões.

    Como sepre, insistindo em distorcer o que aqui é dito.
    Mais uma vez digo, ahco os controles de movimento uma excelente ideia em diversos jogos, mas a aplicabilidade deles em alguns, é péssima.

    Sem contar o Marketing feito em cima disso, você não vem um cara dançando, cantando, ou chacoalhando os braços como um idiota na frente da Televisão, portando um controle de PS4, pois a Sony não colocou isso no seu controle pra proporcionar essas coisas.

    Agora, olha só o comercial da Nintendo que o cara postou ali em cima.
    Ninguém quer saber se você pode cantar ou dançar ou fazer seja lá o que com o Gamepad, sabe o que publico quer? O publico quer JOGAR VIDEO GAME, quer jogar bons jogos: Mario, Zelda, Metroid, Donkey Kong, Smash Bros, Mario Kart. Ninguém se importa se vai fazer isso apertando botões ou chacoalhando os braços (e por raios, eu disse NINGUÉM SE IMPORTA, não disse que vão odeia chacoalhar os braços).
    Quem acha bacana cantar e dançar na frente do vídeo game vai comprar um Smasphone, e se for esclolher um video game, pega o Xboxone que é bem melhor pra ficar dançando Laughing


    raphael.almeidamartins escreveu:

    Quando fala que os supostos "casuais" não compram o Wii U porque estão satisfeitos com seus joguinhos de smartphone, como se jogador casual comprasse qualquer porcaria, ou como se as pessoas comprassem smartphones pra jogar (sendo que a maioria nem pensa em jogo quando compra um).

    Ou parece acreditar que jogos casuais são apenas jogos bobos. Posso citar jogos casuais de Wii e de DS que são geniais, mereciam prêmios. Wii Fit, Wii Sports, Brain Age (acho Brain Age uma das ideias mais incríveis da Nintendo).
    (...)

    Eu expliquei isso no post acima. Por mais que a distinção entre um jogo de Smartphone e um jogo de Wii exista, o casual não faz essa distinção. Ele não se importa, ele não quer jogar um jogo especifico, ele quer passar uns minutos realizando operações simples na frente de uma tela.

    E o fato de ninguém comprar um Smartphone pensando em jogar só reforça ainda mais a ideia de como a Nintendo perde casuais pra eles: você tem um dispositivo capaz de te entreter e sequer planejou adquiri-lo pra isso. Basicamente, está jogando de graça, em algo que comprou pra fazer outra coisa. Porque vai gastar mil reais em um vídeo game? (partindo do pressuposto que pro casual, jogar vídeo game é a mesma coisa que jogar no smartphone, claro, uma realidade que você não quer aceitar).
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    Decepcionado com certos aspectos do Wii U - Página 13 Empty Re: Decepcionado com certos aspectos do Wii U

    Mensagem por Convidado Sáb 05 Jul 2014, 16:40

    A questão é que hoje, jogos de smartphone não são qualquer porcaria, pelo contrário. Em meados de 2010 houve um boom nos jogos de smartphone que trouxe até hoje jogos simples mas de bastante qualidade. Qualquer porcaria é Sudoku naqueles celulares mais velhos que os casuais não aguentavam jogar e compravam um Wii para ter uma diversão maior, e que agora foi substituída pelos joguinhos de celular.

    Por mais simples que seja, um Angry Birds ou Candy Crush da vida segue todas as etapas conceituais que um jogo de verdade precisa ter, apresentam uma infinidade de níveis, algumas variações e nível de dificuldade crescente. Não é qualquer porcaria e os jogadores casuais sabem disso, e por isso migraram para os smartphones, que tem jogos muito mais fáceis de se acessar, comprar e jogar. Em alguns toques na tela você adquiriu um jogo bom o suficiente e o está jogando, em qualquer lugar.

    A questão do SNES e das crianças são duas coisas completamente diferentes.
    Eu disse que a Nintendo quer os jogadores do SNES de volta, ou seja, gamers. A Nintendo perdeu esses gamers para a Sony e MS no PS2 e os afastou ainda mais com o Wii, e agora ela quer o tipo de jogadores que fizeram a era de ouro dela de volta com o WiiU.

    Já a questão das crianças é que ela fez muitos comerciais voltados para o público infantil sem saber que hoje em dia criança, infelizmente, não agem mais como crianças e não se interessam nesses jogos, enquanto ela podia muito bem ter feito essas propagandas de NSMB.U com adultos que ela teria mais retorno, pois mostraria o quanto que os jogos dela são universais, uma característica incrível que a Nintendo tem.
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    Mensagem por raphael.almeidamartins Sáb 05 Jul 2014, 16:42

    Ryuuma escreveu:Eu expliquei isso no post acima. Por mais que a distinção entre um jogo de Smartphone e um jogo de Wii exista, o casual não faz essa distinção. Ele não se importa, ele não quer jogar um jogo especifico, ele quer passar uns minutos realizando operações simples na frente de uma tela.

    E o fato de ninguém comprar um Smartphone pensando em jogar só reforça ainda mais a ideia de como a Nintendo perde casuais pra eles: você tem um dispositivo capaz de te entreter e sequer planejou adquiri-lo pra isso. Basicamente, está jogando de graça, em algo que comprou pra fazer outra coisa. Porque vai gastar mil reais em um vídeo game? (partindo do pressuposto que pro casual, jogar vídeo game é a mesma coisa que jogar no smartphone, claro, uma realidade que você não quer aceitar).

    Claro que o casual faz. Tanto fez, que eles compraram o Wii e o DS que eram aparelhos EXCLUSIVAMENTE feitos para jogar. E os jogos casuais de Wii e DS estão entre os mais vendidos da geração.

    Por que pessoas que não ligam para video games comprariam consoles de mesa e portáteis feito exclusivamente pra jogar? Porque por algum motivo eles foram produtos interessantes para elas.

    E outra, você consegue colocar um smartphone na sua televisão pra jogar multiplayer local com outras pessoas? O seu smartphone tem um controle em formato de balança que permite que você jogue enquanto faz exercícios de yoga, por exemplo? Não. Então não venha querer comparar o que um console de mesa como o Wii faz com um simples joguinho de smartphone.

    Aliás, pega os números de downloads de qualquer joguinho de smartphone e compare com as vendas de um dos hits do Wii. Angry Birds teve 12 milhões de downloads, enquanto Wii Fit vendeu mais de 20 milhões sendo um jogo infinitamente mais caso e que precisava de um periférico para ser jogado.

    Se você não consegue perceber a diferença óbvia entre as duas experiências...

    A diferença entre você e um consumidor casual é que ele é mais exigente que você (sim, ele é). Porque enquanto você, que se acha mais inteligente que todos eles, compra um console da Nintendo de qualquer forma, eles não. É muito mais difícil conquistar consumidores casuais do que fãs.

    Ou seja, essa sua ideia maluca de que casuais não se importam com video games não cola. Os casuais não se importaram com o PS3, ou com o Xbox 360 (pelo menos até surgir o Kinect), mas se importaram com o Wii.

    E na época do DS quando explodiram os smartphones, todos os analistas de mercado ficavam falando que as vendas do DS iriam começar a cair, elas foram só cada vez mais quebrando recordes de vendas até ele se tornar o console mais vendido da história, superando o PS2. Isso porque o PS2 vendeu 150 milhões durante 10 anos, enquanto o DS vendeu 153 milhões em apenas 6 anos de vida.
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    Decepcionado com certos aspectos do Wii U - Página 13 Empty Re: Decepcionado com certos aspectos do Wii U

    Mensagem por Convidado Sáb 05 Jul 2014, 17:00

    http://www.gamespot.com/articles/angry-birds-hits-1-billion-downloads/1100-6375885/

    Mas até 2012 a franquia Angry Birds teve 1 bilhão de downloads, e em 2010 o jogo original, lançado em 2009 teve 42 milhões.

    http://mashable.com/2010/12/08/angry-birds-hits-42-million-downloads/
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    Mensagem por raphael.almeidamartins Sáb 05 Jul 2014, 17:09

    Lukepaz99 escreveu:http://www.gamespot.com/articles/angry-birds-hits-1-billion-downloads/1100-6375885/

    Mas até 2012 a franquia Angry Birds teve 1 bilhão de downloads, e em 2010 o jogo original, lançado em 2009 teve 42 milhões.

    http://mashable.com/2010/12/08/angry-birds-hits-42-million-downloads/

    De qualquer forma temos que considerar alguns fatores. A FRANQUIA teve 1 bilhão de downloads, ou seja, somando os downloads de todos os jogos juntos. 


    E Angry Birds é um joguinho simples que é baixado em uma loja de downloads de forma prática, enquanto Wii Fit foi um jogo caro e que vinha acompanhado de um periférico. 


    Quantos jogos acompanhados de periféricos tiveram o mesmo sucesso? Aliás, quantos jogos casuais por esse preço e acompanhados de um periférico tiveram o mesmo sucesso?

    E o Wii Fit também só foi vendido em mídia física e disponível em apenas um console, enquanto o Angry Birds teve versão até pra microondas -qq
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    Mensagem por Convidado Sáb 05 Jul 2014, 17:21

    A franquia teve, mas como disse, em 1 ano o jogo original teve 42 milhões de downloads enquanto a indústria de jogos de celular ainda era duvidosa. Depois do boom, a franquia inteira teve 1 bilhão de downloads apenas dois anos depois. A partir desse momento os casuais perceberam que poderiam ter o mesmo tipo de diversão no celular.
    Tão divertido e bem produzido quanto? Talvez não, só que muito, muito mais prático e barato e com uma enorme variação.

    Vale lembrar que parte das vendas do Wii e desses tipos de jogos é de objetivo obter saúde/fazer exercícios, enquanto a venda desses games nos celulares são puramente para diversão.

    Até uns 3 anos atrás eu conhecia muitos amigos jogadores casuais que tinham um Wii, mas foram celulares e iPods entrando e Wiis sendo colocados para venda pelos mesmos.

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