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    O Medidor de Dificuldade

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    AstonVilliera
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    O Medidor de Dificuldade

    Mensagem por AstonVilliera em Sab 25 Ago 2012, 23:37

    Olá caros usuários do fórum,
    Agora a pouco estava pensando sobre um assunto bem em pauta no mundo dos games
    atualmente, a dificuldade, como todos sabem hoje temos o que chamamos de games
    casuais e os hardcores que ambos são tratados como fáceis e difíceis,
    respectivamente, mas todos sabem que isso não é bem verdade já que jogos hardcores
    atualmente estão bem fáceis e feitos para que todos sejam capazes de finalizar
    o jogo,sendo até frustrante as vezes, e o mesmo com alguns casuais tem dificuldade insana para manter o
    jogador desafiado e sempre jogando aquele jogo. De qualquer forma, enquanto
    estava terminando de tomar banho me ocorreu a ideia: " Então como posso dizer o que é fácil e difícil, se isso é relativo?Talvez uma discussão com várias pessoas possa chegar a um ponto acordo comum". Então pensei que isso
    era algo para ser discutido com os caros colegas gamers, resolvi então pedir
    ajuda de vocês para criar um guia de dificuldade para "medir" a
    dificuldade.


    Pensei o seguinte: a forma como vamos montar o guia, vai ser simples e
    funcional, não é meu jeito fazer as coisas desnecessariamente complicadas, e pensei
    e fazer tudo na base da discussão saudável, vendo a opinião dos users deste
    fórum.

    Funcionará assim: usaremos o sistema numérico para quantificar o nível de
    dificuldade, sem grandeza, pensei que o universo de 0 a 10 é suficiente e
    simples para isso. Para fazer a medição vamos seguir a doutrina parecida com a
    da física em energia térmica: "Frio é somente uma ilusão para definir a
    falta de calor"
    , então diremos que: "Facilidade é somente a ilusão da
    falta de dificuldade"
    , acho que é bem fácil de entender.
    Antes de começar a opinião dos caros users, gostaria de definir os extremos do
    universo para dar um ponto de partida à discussão.


    Nível 0 - Este nível é o mais baixo possível, é o "100% possível", sem nenhuma dificuldade.
    Basicamente esse nível é quando o jogo está no modo tutorial ou quando os
    eventos do jogo são controlados pela CPU então é 100% que o jogador irá passar
    daquele evento e/ou quando o personagem fica totalmente imortal, mesmo se o
    jogador soltar o controle e sair da frente da Televisão e ainda o jogador irá
    passar do evento, não confundir com cut-scene, é aceitável de acontecer em
    casos específicos como fases introdutórias.


    Nível 10 - Esta dificuldade é o real "impossível" , não há de nenhuma
    forma dentro das regras do jogo que o jogador possa superar aquele evento, seja
    por definição do diretor do jogo ou por causa de bugs, sendo este ultimo sendo
    desconsiderado pois pode ser corrigido. Esta dificuldade serve ao propósito de
    story telling, Exemplo: Na fase introdutória de Megaman X o chefão da fase não
    pode ser derrotado e sempre vai derrotar X, mas isso não significa game over,
    pois a historia era para acontecer assim, e o jogo continua mesmo após a
    derrota de X. Se está dificuldade for implementada no jogo sem o propósito de
    Story Telling e o diretor esperar que o jogador supere é totalmente ridículo e inaceitável,
    mas nunca ouvi falar de um jogo que tenha feito isso, alguns que quase chegaram
    a isso, mas se for quase então não é nível 10.


    Obs: Tenha em mente que a dificuldade pode ser algo inconstante durante o gameplay.O que acontece na maioria dos jogos é aumentar a dificuldade de acordo com avanço no game.
    Obs²: Também considere que Desafio é algo que puxe as habilidades,inteligencia e raciocínio do jogador não significando, necessariamente, dificuldade, mas algo adjacente a mesma.


    Acho que assim podemos iniciar a discussão dos níveis 1 a 9, lembrando que o que definirmos aqui não será nada oficial já que não temos poder para isso, será apenas um guia que gostaria para usar para quando estiver discutindo um jogo com amigo ou algo assim e vocês também poderão usar, afinal vocês também estão construindo isso.
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    GWFriends
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    Re: O Medidor de Dificuldade

    Mensagem por GWFriends em Dom 26 Ago 2012, 09:04

    Bem RE : Revelations eu tenho certeza que esta no 9
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    AstonVilliera
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    Re: O Medidor de Dificuldade

    Mensagem por AstonVilliera em Dom 26 Ago 2012, 13:46

    @GWFriends escreveu:Bem RE : Revelations eu tenho certeza que esta no 9
    Por que você acha isso, o que faz a dificuldade de RE: Revelations ser na sua opinião um 9, você se sentiu desafiado ou achou que o game estava muito acima da suas habilidades? lembre-se que no caso o 9 seria quase impossível.
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    GWFriends
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    Re: O Medidor de Dificuldade

    Mensagem por GWFriends em Dom 26 Ago 2012, 16:19

    Porque os Inimigos levam uma quantidade considerável se tiros para morrer e a munição do jogo é muito escassa certas horas tive que usar a faquinha para matar alguns ''Zumbis''
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    AstonVilliera
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    Re: O Medidor de Dificuldade

    Mensagem por AstonVilliera em Dom 26 Ago 2012, 16:27

    @GWFriends escreveu:Porque os Inimigos levam uma quantidade considerável se tiros para morrer e a munição do jogo é muito escassa certas horas tive que usar a faquinha para matar alguns ''Zumbis''
    Quantas vezes você passou pela tela de game over? tem certeza que a escassez de munição foi devido ao exagero de uso ou falta de exploração de mapa?
    Essa experiencia foi em qual modo de dificuldade?
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    GWFriends
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    Re: O Medidor de Dificuldade

    Mensagem por GWFriends em Dom 26 Ago 2012, 16:31

    1 : Centenas
    2 : Eu comprei o Circle Pad Pro e admito que o jogo fica bem mais fácil com ele
    sem ele é bem difícil de mirar e você acaba errando uns tiros certeiros . Tinha horas que eu ficava cheio de munição e ai demorava um pouco para acabar mas tem bastante zumbi principalmente nas áreas antes dos chefes o que não ajuda muito pois os chefes são uns nojentos de forte .
    3 : no Normal não consegui zerar no modo difícil =(
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    Re: O Medidor de Dificuldade

    Mensagem por FukerKane em Dom 26 Ago 2012, 16:53

    Resident Evil Deadly Silence [DS]
    Modo Normal Nota 5: Usando a Jill, ela demora mais a se adaptar a situação, porém a quantidade de zumbis são menores e a quantidade de munição é maior.
    Modo Hard Nota 9.5: Usando o Chris, ele logo se adapta a situação, porém a quantidade de munição é menor, fazendo com que use mais a faca, além que a quantidade de zumbis praticamente dobra


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    Re: O Medidor de Dificuldade

    Mensagem por Charles M I em Dom 26 Ago 2012, 17:01

    Considero RE:ReveLAItions com 7, e Zelda como 8.
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    GWFriends
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    Re: O Medidor de Dificuldade

    Mensagem por GWFriends em Dom 26 Ago 2012, 17:04

    @Charles M I escreveu: Considero RE:ReveLAItions com 7, e Zelda como 8.

    Putz então que é eu que não tenho habilidade mesmo Razz
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    Re: O Medidor de Dificuldade

    Mensagem por AstonVilliera em Dom 26 Ago 2012, 17:20

    Eu gostaria que vocês explicasse o por que do numero para cada jogo ai ficaria mais fácil de entender a dificuldade.
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    FukerKane
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    Re: O Medidor de Dificuldade

    Mensagem por FukerKane em Dom 26 Ago 2012, 17:23

    @GWFriends escreveu:
    @Charles M I escreveu: Considero RE:ReveLAItions com 7, e Zelda como 8.

    Putz então que é eu que não tenho habilidade mesmo Razz

    Talvez seja a primeira vez que você esteja jogando, pois logo quando você recomeça o jogo, você percebe que não é nenhum bicho de 7 cabeças.
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    GWFriends
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    Re: O Medidor de Dificuldade

    Mensagem por GWFriends em Dom 26 Ago 2012, 17:28

    @FukerKane escreveu:
    @GWFriends escreveu:
    @Charles M I escreveu: Considero RE:ReveLAItions com 7, e Zelda como 8.

    Putz então que é eu que não tenho habilidade mesmo Razz

    Talvez seja a primeira vez que você esteja jogando, pois logo quando você recomeça o jogo, você percebe que não é nenhum bicho de 7 cabeças.

    Talvez
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    Re: O Medidor de Dificuldade

    Mensagem por Charles M I em Dom 26 Ago 2012, 17:39

    @GWFriends escreveu:
    @FukerKane escreveu:
    @GWFriends escreveu:
    @Charles M I escreveu: Considero RE:ReveLAItions com 7, e Zelda como 8.

    Putz então que é eu que não tenho habilidade mesmo Razz

    Talvez seja a primeira vez que você esteja jogando, pois logo quando você recomeça o jogo, você percebe que não é nenhum bicho de 7 cabeças.

    Talvez
    É desse jeito porque você não espera os zumbis aparecerem, na hora que tem uma música calma vai acontecer algo, e com uma música "forte" vai acontecer, mas você não sabe quando.
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    Re: O Medidor de Dificuldade

    Mensagem por SuperSM em Dom 26 Ago 2012, 17:41

    Kirby's Epic Yarn - 1
    SM 3D Land - 3
    NSMB2 - 4
    Battletoads - 10 pig

    EDIT: Battletoads - 9, não tinha lido o tópico ainda 🤡


    Última edição por SuperSM em Dom 26 Ago 2012, 17:42, editado 1 vez(es)
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    Re: O Medidor de Dificuldade

    Mensagem por Convidad em Dom 26 Ago 2012, 17:41

    Contra 4 DS
    Dificuldade nota: 8
    É muito difícil passar as fases você tem 8 vidas, mas morre a levar um tiro.
    Eu tive muitas dificuldades no fácil nem testei o nível muito difícil.

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    Re: O Medidor de Dificuldade

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