Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

    Dicionário Brasileiro dos Games

    Compartilhe
    avatar
    Convidado
    Convidado

    Dicionário Brasileiro dos Games

    Mensagem por Convidado em Dom 17 Jul 2011, 03:05

    [Ver no PlayStation Blast]


    Em filmes ou séries internacionais, o Brasil é referenciado com erros geográficos (como um templo maia no meio da Amazônia em 007 contra o Foguete da Morte ou o Rio Amazonas no meio do Rio de Janeiro em Os Simpsons), vivemos em matos (no mesmo episódio dos Simpsons em que macacos andam por aí nas ruas), falamos espanhol e por aí vai...
    Mas também há fatos verdadeiros, como em Aquarela do Brasil em que José Carioca apresenta ao Pato Donald o Rio de Janeiro, o Samba e outras atrações (o título vem da música com mesmo nome de Ary Barroso, que aliás é tocada no desenho) e o filme Rio (2011) que mostra a realidade no Rio de Janeiro e o carnaval.
    Nos games não é diferente, algumas referências são malucas outras reais, criei este tópico para mostrar quais as referencias que os games fazem ao Brasil.
    Irei atualizando o tópico aos poucos.
    Caso você conheça algum game que não está listado aqui, deixe nos comentários e, se possível, acompanhado de uma imagem e/ou vídeo.
    Sem mais delongas e vamos começar o nosso Dicionário Brasileiro dos Games.
    (OBS.: Algumas das informações foram retiradas da revista EGM Brasil Nº63, abril de 2007).

    A
    Spoiler:
    Academy of Champions: Soccer
    Neste game você participa de uma academia de futebol e adivinha que é seu professor? Isso mesmo! Pelé, o Rei do Futebol!
    Depois do treino você deve enfrentar uma equipe da escola rival.
    Aqui também aparece outro jogador famoso, o Mia Hamm da Seleção Americana de futebol, outra curiosidade é que Rayman também está no jogo.


    ------
    Age of Empires III: The Warchiefs
    José Bonifácio de Andrada e Silva
    Nesta primeira expansão, é possível escolher o patriarca da independência como líder de suas revoluções. Nascido na cidade praiana de Santos em 1763, José Bonifácio estudou em São Paulo e na Universidade de Coimbra, em Portugal. Foi um dos principais arquitetos que culminou a independência do Brasil e também tutor de Dom Pedro II.

    Índios Tupi
    Caso opte por ter José Bonifácio ao seu lado nas linhas de batalha revolucionárias, você terá como companheiros também legítimos índios tupi das florestas brasileiras - e ainda pode encontrar algum ianomami perdido.

    -------
    Amazônia
    Adventure de texto lançado em 1983, criado pelo brasileiro Renato Degiovani. Vinha junto com a revista Micro Sistemas e, no início do projeto, chamava-se Aventuras na Selva.


    -------
    Angry Birds Rio

    O famoso game de puzzle dos celulares tem uma versão inspirada no filme Rio, em que os pássaros foram enviados ao Rio de Janeiro ilegalmente e lá veem outros pássaros presos, incluído Blu e Jade, e Nigel é o que mantêm as aves presas. Sua missão é usar os pássaros raivosos para libertar as aves e derrotar Nigel.

    Em um outro trailer, a música "Pretty Bird", teve a mudança das aves para os Angry Birds.


    ------
    Ayrton Senna
    Série Ayrton Senna Kart Duel
    Uma série de corridas de Kart que teve três jogos lançados para o PS1, em homenagem ao famoso corredor de kart e fórmula 1. No Japão os jogos foram desenvolvidos pela Gaps sob a licença da Fundação Ayrton Senna. Foi publicado na Europa pela Sunsoft.

    Ayrton Senna's Super Monaco GP II
    Clássico do Mega Drive, que também teve versões para o Master System e para Game Gear, foi lançado em 1992. É um dos melhores jogos de fórmula 1 até hoje! [Quem não se lembra como era divertido atropelar o bandeirinha]

    C
    Spoiler:
    Call of Duty: Modern Warfare 2
    Favela do Rio
    Neste jogo de tiro da Infinity Ward, uma das áreas da guerra é a favela do Rio de Janeiro. Até alguns inimigos falam português!
    Mas o destaque vai para os erros de concordância que aparecem nos cartazes como o "maravilhoso vinho da Brasil"...


    ------
    Castelo Rá-Tim-Bum
    Em 1997, a Tec Toy produziu em parceria com a TV Cultura, o jogo Castelo Rá-Tim-Bum, exclusivo para o Master System. É um título genérico de aventura 2D que tem como inspiração um episódio em que Zequinha vira um bebê. O jogador alterna o controle entre Biba e Pedro e deve procurar itens e conversar com pessoas e criaturas pelo castelo para resolver a situação.


    ------
    Capcom Vs. SNK: Millennium Fight 2000
    Cerveja subliminar
    Este é primeiro jogo da série de crossovers entre personagens das duas empresas, lançado para o PS2 e Dreamcast. Se você deixar rolar a música no menu de opções, irá ouvir claramente a frase "Kaiser, uma grande cerveja, a cerveja dos momentos felizes". Como alguém teve a infeliz ideia de de colocar um sample desses numa música?


    ------
    Cars 2 - The Video Game
    Carla Veloso
    Ela é carioca, no seu nome contem a palavra "car", que em inglês que dizer carro e Veloso significa veloz e rápido traduzindo-se para o português.
    De acordo com a Pixar: "A diva doce, mas poderosa Latina pode dançar a noite toda do Carnaval, mas passa a maior parte de seu tempo na pista. Depois de definir um novo registro no circuito de Interlagos, ela foi convocada para se juntar à resistência de 24 horas de corrida da equipe na Europa, onde ela conquistou uma série consistente de pódios. No Grand Prix, o orgulho brasileiro Le Motor Racer Prototype é a única mulher em campo, e Carla está pronto para provar ao mundo que o # 8 está ali para ganhar pro seu país de origem"
    No game ela é uma dos vários personagens jogáveis.


    ------
    Command & Conquer 3: Tiberium Wars
    O mundo está dividido em três zonas: azul (20%), amarela (50%) e vermelha (30%). Nosso país, com a Floresta Amazônica tomada pelo Tiberium, está situada numa zona amarela, parcialmente habitável. Tudo isso se passa no Ato 2 da campanha Nod, envolvendo proximidades amazônicas, uma fábrica de Liquid Tiberium Bomb e quebradeiras no sudeste. Josh Holloway, antes da missão começar, diz que está prestes a pegar um voo para São Paulo. Será que até 2047 o caos aéreo de nossos aeroportos já terá sido resolvido?

    ------
    Counter-Strike
    Rogério Sodré criou, em 2004, os mapas cs_rio e de_sampa para o popular mod de Half-Life. O primeiro é o mais popular e coloca terroristas e policiais para se enfrentar nas ladeiras de um morro carioca. O canário também exibe imagens do Cristo Redentor e da Lagoa Rodrigo de Freitas - sem contar um easter egg bizarro: era possível encontrar um alienígena num dos barracos. A outra fase é inspirada na metrópole de São Paulo e conta com metrô, ônibus e até uma LAN House.

    D
    Spoiler:
    Darkstalkers
    Rikuo (Aulbath no Japão)
    O homem-sereia da série de luta com seres fantásticos da Capcom era imperador de um reino localizado no fundo do Rio Amazonas, habitado por milhares de seres da mesma espécie que ele. Um dia, o lugar é acometido por um terrível terremoto causado por atividades vulcânicas próximas e destrói os belos domínios subaquáticos de Rikuo.
    Se a Capcom levasse em conta dados reais sobre a geologia brasileira, tal história nunca poderia ter acontecido, visto que no Brasil não há terremotos - estamos situados em terreno antigo e consolidado, livre dos desdobramentos causados pelos movimentos das placas tectônicas.
    Porém, o guerreiro aquático descobre que o responsável pelo desastre não é a natureza, mas o demônio Pyro, e então parte em busca de vingança. Rikuo estreou no Darkstalkers original e apareceu em outros três jogos da série - Night Warriors: Darkstalker's Revenge, Vampire Savior e Vampire Savior 2.


    ------
    Driver 2 (vídeo sugerido por Liwnerb - do Fórum PlayStation Blast)
    Rio de Janeiro
    A Cidade Maravilhosa é a última a ser habilitada nessa sequencia da série de ação automobilística da Reflections Interactive. Antes de habilitá-la, é necessário completar todas as missões nas outras três metrópoles: Chicago, Havana e Las Vegas.


    ------
    DuckTales
    Primeiro jogo do pato pão-duro criado por Carl Barks. Produzido pela Capcom e inspirado na série animada com o mesmo nome, DuckTales teve versões para NES e Game Boy, ambos lançados em 1990.
    No game Patinhas viaja para vários lugares do mundo (incluindo a Lua) a procura de tesouros, podem ser jogados em qualquer ordem, o jogo lembra bastante a série Mega Man.
    A Amazônia é um desses lugares e Patinhas deve achar o tesouro da antiga sociedade Inca. O estranho é que aparecem gorilas, sendo que na verdade eles só vivem nas florestas centrais e tropicais da África.

    E
    Spoiler:
    Erinia
    MMORPG totalmente desenvolvido no Brasil pela Ignis Games que tem inimigos baseados em lendas brasileiras como Caipora, o Homem do Saco e o Saci.

    F
    Spoiler:
    Fatal Fury
    Richard Meyer
    Brasileiro, praticante de capoeira, Richard (ou Ricardo) trabalhava no Brasil em clubes noturnos exibindo sua habilidades como lutador. Sentia a necessidade de novos desafios, mudou-se para os Estados Unidos e abriu o Pao Pao Café - que, aliás, também é cenário no Fatal Fury original, King of Fighters' 94 e Capcom Vs. SNK: Millennium Fight 2000.
    Apesar da série Fatal Fury atestar que o lugar é situado na cidade norte-americana de South Town, KOF'94 o coloca como cenário do México.
    O estabelecimento foi o principal motivo para Richard se inscrever no torneio King of Fighters, já que ele via a participação do campeonato como publicidade para o café. O bar progrediu de tal maneira que Richard pôde abrir o Pao Pao Café 2 (cenário de Fatal Fury 3) que ficou sob a responsabilidade do discípulo Bob Wilson.
    Apesar de ser personagem jogável em apenas quatro jogos - Fatal Fury, Fatal Fury 2, The King of Fighters' 94 e King of Fighters Miximum Impact 2 - o capoeirista faz participações especiais em vários outros títulos de luta da SNK, como Fatal Fury 3 e The King of Fighters XI.


    Bob Wilson
    Começou como discípulo de Richard Meyer e estreou em Fatal Fury 2. Acompanhou o mestre no torneio King of Fighters e acabou tornando-se sócio dele após a construção do Pao Pao Café 2, do qual é atual gerente.
    Apesar de ser brasileiro e lutar capoeira, Bob Wilson é um personagem que homenageia intensamente a Jamaica.
    Seu primeiro nome e o penteado dreadlock aludem ao musico de reggae Bob Marley; as cores padrão de sua roupa remetem às da bandeira do país da América Central; a expressão sorridente e mania de levantar o polegar em sinal de positivo remetem também a Dee Jay , lutador jamaicano da série Street Fighter.


    Khushnood Butt (Marco Rodriguez no Japão)
    Praticante de karatê, Marco luta para recuperar o prestígio do dojo que foi destruído misteriosamente, fazendo com que os alunos perdessem o respeito pelo lugar e os ensinamentos ali passados.
    Curiosamente apesar de ter estreado em Garou: Mark of the Volves e, portanto, fazer parte do universo Fatal Fury, Marco Rodriguez foi discípulo de Ryo Sakazaki, da série Art of Fightning.
    O personagem nunca mais pôde ser escolhido em outro jogo da SNK, mas marca presença no cenário do Japão em King of Fighters 2002.


    ------
    Fighter Destiny (por Mazza)
    Bob e Adriana
    No primeiro game da série para o N64, o único brasileiro que há é o Bob, a Valerie (alemã) é amiga de Bob.
    Em Fighter Destiny 2, a Valerie depois de perder o primeiro torneio aceita o convite do amigo Bob para passar uns tempos no Brasil. Ficou com a amiga Adriana que lhe ensinou o samba e a aproveitar o carnaval, enquanto Valerie ensina a Adriana golpes de luta. Já treinada Adriana resolve participar do segundo torneio, enquanto Valerie, que foi reprovada, resolve ficar no Brasil.
    Valerie temendo pela segurança de Adriana, pede para Bob infiltrar no torneio e vigiá-la, Bob entra no torneio disfarçado de D-Dog (representando os Estados Unidos) para que Adriana não o reconheça.


    [Fonte do texto: Fórum UOL jogos]

    ------
    Final Fantasy
    Dois álbuns vocais de versões arranjadas das músicas da série de RPGs da Square-Enix ostentam faixas no bom e velho português. No primeiro disco, Pray, de 1994, são as faixas "Esperança do Amor" - releitura de "Dear Friends", de FFV - e "Não Chora Menina" - re-edição de "Kids Run Through The City", de FFVI.
    Já em "Love Will Grow", de 1995, as músicas contempladas são "Eternal Wind" - "YuuKyuu no Kaze", de FFIII - e "Estrelas" - "Melody of Lute", de FFIV.
    Todas são interpretadas pela poliglota cantora Risa Ohki (que é fluente também em japonês, inglês, francês e italiano, além do português).

    ------
    Final Fight
    Carlos Miyamoto
    Não sabe onde nasceu este expert em kempo e karatê, mas grande parte de seu treinamento aconteceu em solo brasileiro. A fim de aprender mais sobre artes marciais, Carlos foi para Metro City, onde acabou ajundando o então prefeito Haggar e a lutadora Maki a salvarem o pai dela, Genryusai, 37º Mestre Bushin, e a irmã Rena.
    Carlos nunca mais foi personagem jogável, e fez apenas uma pequena aparição no final (com Alex) de Capcom Fighting Jam.


    ------
    Front Mission 4
    No capítulo 10 (Meet The New Folk), um dos protagonistas da história, Darril, acompanhado dos colegas de equipe Renges e Chaeffer, diz ao líder da Alianza de Liberdad Venezolana que precisam ir ao Brasil a fim de entregar suprimentos para o esquadrão principal da U.C.S. Na verdade, a história é um mero engordo: Darril e companhia são desertores da U.C.S. e querem apenas fugir da Venezuela, levando ouro do país.

    G

    Spoiler:
    Geraldinho
    Em 1994, a Tec Toy relançou no Brasil o jogo Teddy Boy (Master System), lançado no ocidente em 1986. Trocaram o protagonista pelo personagem Geraldinho, das tirinhas cômicas do cartunista Glauco (que morreu assassinado no dia 12 de março do ano passado Sad ), mas o resto do jogo era exatamente o mesmo. A outra única diferença era que você começava com três vidas no original - e Geraldinho tinha cinco.


    ------
    Grand Chase
    Foi anunciado que o jogo online da LevelUp! terá uma personagem brasileira. Ela se chama Lin, utiliza o leque como arma. Está disponível gratuitamente para jogar. Lin desfere diversas magias em uma distância média, além de poder correr e se movimentar muito rápido.

    Ela surgiu após uma pesquisa realizada no Brasil pela desenvolvedora sul-coreana do jogo, KOG.


    ------
    Grandia II
    As duas faixas vocais de Grandia II - "A Canção do Povo" e "A Deus" - são todas cantadas em português por Kaori Kawasumi. O compositor da trilha sonora, Noriyuki Iwadare, declarou que o idioma carregava uma certa tristeza e combinava bem com a proposta que ele tinha para Grandia II. Além disso, a cantora Kaori vinha estudando português há certo tempo, o que influenciou na decisão de fazer as trilhas vocais em nossa língua.

    ------
    Gunpey DS (por Mazza)
    Neste game de puzzle um dos personagens destraváveis é o Bobby, um porco vindo de um planeta chamado Saw Paulo. O background dele, musica e aparencia, é todo focado no Carnaval Brasileiro.
    Curiosidade: o jogo tem esse nome em homenagem ao criador da série Gunpei Yokoi (1941-1997).

    H

    Spoiler:
    Haze
    Neste FPS do PlayStation 3 tem como enredo um conflito que ocorre na América do Sul em 2048, entre forças da agência militar privada Mantel e um grupo de guerrilheiros chamado de Promised Land. O protagonista do jogo é Shane Carpenter, um dos soldados da empresa particular que são escalados para uma batalha que supostamente deve livrar a região do terror da milícia.
    Cenário do Brasil como Rio de Janeiro aparecem no game.
    O jogo também ia ter versões para PC e Xbox 360, mas foram cancelados.

    I

    Spoiler:
    Incidente em Varginha
    Lançado em 1998, é o primeiro FPS totalmente criado no Brasil. Inspirado pela suposta aparição de um extraterrestre na cidade de Varginha, foi idealizado por Marcos Cuzziol e Odair Gaspar, que fundaram o estúdio Perceptum para levar adiante o projeto. Tinha cenários ambientados também em cidades brasileiras como São Paulo e Rio de Janeiro - além, claro da própria Varginha - e chegou a ser distribuído em países da América do Sul, Europa e Ásia sob os títulos de Alien Anarchy e Missión Alien. A continuação Incidente em Varginha 2: Sombras da Verdade, começou a ser desenvolvida, mas nunca lançada.

    K

    Spoiler:
    Kaiser Knuckle (por Mazza)
    Jogo de luta publicado pela Taito e lançado para os arcades em 1994, o game não é lá muito popular.
    Um dos personagens jogáveis é a índia amazona Liza, em uma de suas frases de vitória ela diz algo sobre ser a rainha do Rio...

    M

    Spoiler:
    Mario
    Mario & Sonic at The London 2012 Olympic Games (referência)
    Em 2 de outubro de 2009, quando o Comitê Olímpico Internacional elegeu o Rio de Janeiro para sediar os jogos olímpicos de 2016, muita gente já imaginava (e sonha com) uma versão de Mario & Sonic no Rio. Mas na E3 de 2011 quando foi exibido o trailer de London 2012 Olympic Games, deu pra ver claramente a bandeira do Brasil e isso já animou ainda mais!
    Temos que esperar até 2015 para saber se teremos mesmo um Mario & Sonic at The Rio 2016 Olympic Games...



    Mario Is Missing! (Rio de Janeiro)

    Neste horrível game, Mario é capturado pelo Bowser e é dever do Luigi salvá-lo. Durante o jogo você anda por cidades do mundo e deve responder questões de geografia. E uma das cidades da América Latina é nada mais, nada menos que a nossa ex-capital Rio de Janeiro, a música que toca trata-se de um remix da Star Road (de Super Mario World) que também é tocada em Buenos Aires e na Cidade do México.

    Músicas abrasileiradas
    Nenhum personagem da série Mario é brasileiro, mas tem diversas músicas dos jogos que lembram o nosso país tropical, veja elas:
    Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars
    Duas músicas do jogo lembram as cerimônias carnavalescas ou esportivas que ocorrem em nosso país:
    Happy Adventure, Delightful Adventure


    Invincible Star


    Super Mario World 2: Yoshi's Island
    Uma música lembra o clássico samba que todos nós conhecemos.
    Powerful Infant


    Super Smash Bros. Brawl
    Neste perfeito game de luta do Wii, o remix da música Ending (de Yoshi's Story) lembra muito as musicas carnavalescas (tem algumas partes que até parece que estão falando "BRASIL").
    Ending (Yoshi's Story)


    ------
    Metal Gear Solid 3: Snake Eater
    Na animação que precede o inicio da batalha contra The Fear, Naked Snake é acertado por uma flecha embebida no veneno de uma aranha brasileira (Armadeira - Phoneutria bahiensis).
    Esta espécie de aracnídeo é considerada uma das mais perigosas do mundo por possuir um veneno extremamente potente - menos de um miligrama é capaz de matar um rato.
    A cada ano, cerca de cinco pessoas do mundo morrem por causa do veneno. Apesar de ter sido descoberta na Floresta Amazônica, a armadeira também pode ser encontrada também no restante da América do Sul e América Central. O médico que sintetizou a vacina para o veneno dela foi o brasileiro Carlos Chagas.


    ------
    Metroid
    Samus Aran(tes)
    A revista japonesa Nintendo Dream entrevistou os desenvolvedores da Nintendo Hiroji Kiyotake e Yoshio Sakamoto. Os dois revelaram segredos sobre a série, mas a que mais chamou a atenção foi o fato de a protagonista da série, Samus Aran, ter o nome inspirado no brasileiro Pelé, o Rei do Futebol.
    Hiroji Kiyotake disse: "Até mesmo o nome do protagonista pode ser colocados juntos dessa maneira, e se eu queria dar a alguém um nome estranho, eu poderia referir ao nome de Pelé"
    O desenvolvedor revelou que foi baseado no nome real do jogador que ficou conhecido mundialmente, Edison Arantes do Nascimento, que de acordo com a pronuncia deles era "Samus Arantes", é o que acabou inspirando a Samus Aran.
    A série Metroid teve o primeiro jogo lançado para o NES em 1985.

    N
    Spoiler:
    Need For Speed Nitro
    As corridas de rua também são disputadas na Cidade Maravilhosa, incluindo a participação da polícia carioca. Também aprece o piloto brasileiro Thiago.


    ------
    Ninja Gaiden
    Amazônia
    Na primeira aventura do ninja da Tecmo lançada para o NES. Em que Ryu Hayabusa vai para a América se vingar da morte de seu pai.
    Logo depois do primeiro ato, uma mulher misteriosa atira e sequestra Ryu para interrogá-lo. Entrega para ele duas estatuas com uma aparência demoníaca, em seguida é liberado e Ryu sai em busca de Walter, que explica que as estatuas "Light" e "Dark" foram encontradas por ele e Ken (pai de Ryu) numa ruína da floresta amazônica. Walter diz a Ryu que um demônio foi derrotado por Shinobi e os poderes foram confinados nas duas estátuas.
    Mas um ladrão rouba a estatua "Dark", Ryu persegue e mata o ladrão, quando volta vê que Walter está morrendo que diz que a estátua "Light" foi roubada. Walter morre.
    Depois Ryu é levado para ser interrogado pelo Foster, chefe da Unidade Especial Auxiliar da Agência Central de Inteligencia. Foster diz que há 2000 anos foi descoberto um templo em ruínas na Amazônia e explica que foi selada e ninguém até agora se aventurou por lá.
    Foster também diz que vêm acompanhando a atividade de Guardia de Mieux, ou também conhecido como "Jaquio", e recentemente se mudou para o templo. Usando as estátuas, Jaquio tem planos para despertar o demônio e usá-lo para destruir o mundo. Então Foster pede para Ryu ir à Amazônia para evitar o acontecimento.


    ------
    Nostalgia
    RPG japonês para Nintendo DS, conta a história de Eddie, um inglês filho de um grande aventureiro que desapareceu.
    Então Eddie, com a ajuda dos amigos viaja em um dirigível para procurar o pai. Eles viajam para vários lugares como Nova York, Tóquio e, claro, a Cidade Maravilhosa!

    O
    Spoiler:
    Os Trapalhões apresentam Didi na Mina Encantada!
    Fabricado em 1983 no Brasil pela Philips para o saudoso Odyssey, baseado na série popular da Globo Os Trapalhões. Você controla Didi Mocó (Renato Aragão) e deve coletar pepitas de ouro e achar a Chave Mágica para passar de fase, rochas que vão caindo o tempo todo para dificultar o trabalho de Didi.
    O nome do jogo no resto do mundo é Pick Axe Pete!, a Philips do Brasil trocou o nome para atrair mais público (a mesma coisa que Tec Toy fez anos depois com Mônica e Geraldinho).


    P

    Spoiler:
    Parasite Eve 2
    Abusando e usando a propaganda
    Na animação em CG que rola pouco após de você levar gasolina para Douglas em Dryfield e antes de enfrentar um chefe, Aya Brea acorda num quarto de hotel com uma televisão ligada. Não se vê o que está passando nela, mas é possível distinguir os efeitos sonoros dos mais variados. Cerca de 22 segundos depois do CG iniciar ouve-se claramente o garoto-propaganda Sebastian, da C&A, dizendo "cada uma dessas ofertas por apenas...".



    ------
    Pelé
    Pelé
    Este game ia ter versões para Mega Drive e Super Nintendo, em homenagem ao Rei do Futebol, foi produzido pela Accolade, mas acabou sendo cancelado por algum motivo...


    Pelé's Soccer
    Este foi lançado para o saudoso Atari 2600, produzido pela Sears em 1981.
    Possui gráficos básicos (mas realistas na época) passando a bola com o joystick. A equipe tem um atacante, dois zagueiros e um goleiro (que é movido pelo computador).
    Numa épica propaganda estrelando o piloto Mario Andretti, o jogador de basquete Kareen Abdul-Jabbar e o rei Pelé, aparecem eles jogando num Atari 2600 os esportes que eles representavam.



    ------
    Pokémon
    Hitmontop (Kapoerer no Japão)
    Este Pokémon não é brasileiro, mas pratica um estilo de luta que é, como seu nome japonês já diz, é a capoeira, técnica desenvolvida no século XVI por escravos africanos que trabalhavam nas fazendas brasileiras.
    Apareceu pela primeira vez em Pokémon Gold & Silver, ele é a evolução do Tyrogue (no nível 20, o ataque tem que ser igual a defesa).


    ------
    Pop'N Music 16 (por Mazza)
    Neste jogo musical, há um grupo chamado "Magical 4", representado pelos países França, África, China e Brasil. A personagem que representa o lado verde-amarelo é a Cuattro/Quattro. A música a qual os personagens foram destinados mistura os ritmos dos quatro países. O do Brasil está bem no fim da música...


    R

    Spoiler:
    Rage of The Dragons
    Pupa
    Tem pouco mais de 17 anos e é praticante de capoeira, arte que aprendeu quando ainda morava no Brasil com o pai e os irmãos mais velhos, ajudando-os com o trabalho em uma oficina mecânica - provavelmente vem daí a chave inglesa que carrega na cintura.
    Um dia o pai decide mandar os filhos para estudar nos Estados Unidos, em Sunshine City. Até o dia um dos irmãos da Pupa não volta para casa após as aulas. Preocupada, ela decide partir em busca dele e é auxiliada por Pepe, um rapaz mexicano. Pupa é uma das poucas personagens dos jogos eletrônicos que efetivamente fala português.


    ------
    Ragnarök (por Deyse Nara)
    Brasilis
    O mapa criado pelo próprio estúdio coreano, chamado de Brasilis.
    A história do lugar é praticamente igual ao descobrimento do Brasil:
    numa época em que para se evitar conflitos, tinha que sair explorando os sete mares, em busca de terras melhores. Então o explorador Pedro Árvores Cabriolal (Pedro Álvares Cabral) partiu de Alberta com 13 embarcações com destino a Ayothaya (Índia). Mas uma forte tempestade mudou seu destino para um paraíso tropical, habitado por índios amigáveis e que viviam em harmonia com a natureza. Pedro permaneceu em Brasilis enquanto Pero Voz de Varinha (Pero Vaz de Caminha) retornou ao continente de Midgard (Europa) para relatar a grande descoberta, só que ninguém entendia os relatos de Varinha e o lugar ficou esquecido...
    Tempos depois a ilha foi achada, mas muito diferente do que era antes, a ilha, chamada de Brasilis, ficou conhecida como a terra do sol e do samba e virou uma grande nação.
    Além do enredo, os itens são frutas e flores nativas do nosso país, como o açaí e o guaraná, os inimigos são personagens do nosso folclore, como o Curupira e o Boitatá, também tem pontos turísticos como a Floresta de Brasilis (que se parece com o Pantanal).
    site oficial




    ------
    Rayman Raving Rabbids
    No modo Story quando você termina todos os minigames em um dia, você destrava músicas (como La Bamba e Girls Just Want To Have Fun) ou roupas para customizar seu personagem. E entre essas roupas uma é inspirado no Ronaldo (chamado de "Raymaninho") que você destrava terminando todos os minigames no dia 10.


    ------
    Resident Evil
    Carlos Oliveira
    Presente em Resident Evil 3, é ex-membro de uma guerrilha anti-governamental sul-americana, especialista em armas pesadas, e integrante da companhia A da U.B.C.S. Delta Platoon. Em nenhum momento do jogo Carlos deixa de transparecer que é brasileiro (seria legal falar então de onde saiu a informação que ele é brasileiro), assim como ocorre no filme Resident Evil: Apocalypse, em que é vivido pelo ator Oded Fehr.
    Sabemos que ele é brasileiro por meio de informações oficiais da Capcom.


    ------
    Revolution X
    Game estilo rail shooter (em que a tela se move sozinha, sua missão é atirar nos inimigos) lançado inicialmente para Arcades e teve conversões para SNES, Mega Drive, PS1 e Saturn.
    Se passa no futurístico ano de 1996, em que um grupo corrupto chamado de "New Order Nation" (NON - Nova Ordem Nacional) comandada por Mistress Helga (interpretada por Kerri Hoskins, que também faz a Sonya Blade de Mortal Kombat) captura jovens entre 13 e 30 anos, incluindo o grupo de rock Aerosmith. Você sendo o único jovem, sua missão é salvar a todos e acabar com a NON.
    O jogo se passa em vários lugares do mundo, e entre eles está a nossa selva Amazônica.


    ------
    Rio - The Video Game
    Publicado pela THQ, o jogo é inspirado na animação da 20th Century Fox com o mesmo nome. O jogo reúne vários minigames, com os cenários inspirados em várias cenas do filme, para se jogar sozinho ou em grupo, igual Mario Party...


    ------
    Rival Schools
    Roberto Miura
    Estudante da Gorin High School, Roberto é goleiro e tem um dos avós brasileiro. Pela cronologia oficial de Rival Schools, o rapaz quebra a mão lutando contra Hyo Imawano, que compromete a carreira de jogador na posição que atua. Na sequencia Project Justice, ele se adapta à função de atacante e continua a atuar pelo time da escola.
    O sobrenome Miura é referência a Kazuyoshi Miura, conhecido popularmente como Kazu aqui no Brasil. Ele jogou em várias equipes, como Juventus, Santos, Palmeiras, Coritiba e CRB. Quando voltou ao Japão, recebeu status de estrela e ganhou quatro vezes seguidas a J-League - o campeonato nacional japonês - atuando pelo Verdy Kawasaki. Além disso tudo, foi também o primeiro atleta nipônico a jogar por um time italiano de futebol quando defendeu a camisa do Ganoa C.F.C. em 1994.


    ------
    Ronaldo Fenômeno
    Ronaldo V-Football
    Jogo de futebol em homenagem ao fenômeno (hoje aposentado), publicado pela Infogrames. Foi lançado em 20 de maio de 2000 na Europa para PS1 e GBC. O game ia ser laçado na América com o nome de Ronaldo V-Soccer, mas acabou sendo cancelado...


    S
    Spoiler:
    Samba de Amigo
    Além do nome em português e a referência ao samba, ritmo e dança legitimamente brasileiro, o jogo musical de maracas da Sega, lançado em 2000 (e teve um port para o Wii em 2007), traz o setlist a composição "Mas Que Nada". Gravada em 1963 por Jorge Ben para o primeiro álbum de sua carreira (Samba Esquema Novo), a canção é mais conhecida nos Estados Unidos pelo remix de 2006 feito pelo músico Sergio Mendes com a participação do grupo de rap Black Eyed Peas - que está, inclusive, em 2006 FIFA World Cup [E também ficou popular em uma outra versão da música que apareceu no filme Rio]
    Outras faixas de Samba de Amigo fazem referência direta ao nosso país: "Vamos a Carnaval!", que alude à tradicional festa de fevereiro (neste ano foi em março), e "Soul Bossa Nova", que cita o popular estilo musical inventado por Tom Jobim e João Gilberto na década de 50.
    No mesmo ano saiu também o CD Samba de Amigo Presents Samba de Janeiro Non-Stop Best of Bellini, gravado pela banda alemã Indie Bellini. São 15 faixas sem intervalos entre uma e outra, algumas originais e outras remixes de composições do jogo. A maioria delas lembra o Brasil ou tem palavras em português no título: "Catch Da Samba", "Samba de Janeiro", "Oi Harry", "Cante Comigo", "Bum Bum" (?), "Carnaval" e "Cafe do Brazil".



    ------
    Shadowrun
    A incursão da franquia cyber-punk é ambientado na cidade praiana de Santos, localizada no litoral sul do estado de São Paulo, onde foi descoberto um antigo poder mágico que muitos almejam - seja para protegê-lo ou usar para benefício próprio.
    Mas, ao que tudo indica, a Microsoft não vem fazendo direito a lição de geografia: o trailer original que revelou o jogo ao mundo na E3 2005 mostrava o nome da cidade como sendo Brasilia (sem acento mesmo) e o relevo do lugar lembra mais Rio de Janeiro do que Santos, retratando a cidade como uma espécie de de baía rodeada por morros apinhados e favelas. Até agora a principal referência visual a Santos é a aparição de cenários parecido com armazéns portuários, abundantes no local que tem o maior porto da América Latina.
    O trailer mais novo tem como trilha sonora a música "As Rosas Não Falam" composta pelo sambista Cartola e cantada por Beth Carvalho, e explicita que as contendas rolarão no ano de 2031.


    ------
    Sítio do Pica-Pau Amarelo
    Produzido em 1997 pela Tec Toy para Master System, o jogo baseado no universo criado por Monteiro Lobato em livros infantis permite controlar Pedrinho ou a boneca de pano Emília. Assim como Castelo Rá-Tim-Bum, era um jogo de aventura 2D com scroll lateral e graficos simples e coloridos. O objetivo é reunir cinco ingredientes para preparar uma poção mágica e curar Tia Nastácia de um feitiço que a deixou doente.


    ------
    SOCOM II: U.S. Navy SEALs
    No modo single player, a Operação Good Neighbors ocorre inteiramente no Brasil. São três missões ambientadas, respectivamente, em favelas do Rio de Janeiro, Floresta Amazônica e numa hidrelétrica do Paraná - muito provavelmente baseada na hidrelétrica de Itaipu.
    No modo multiplayer, há mais três mapas brasileiros: Shadow Falls e Enowapi, ambos na Floresta Amazônica, e Sujo, nas favelas cariocas.


    ------
    Speed Racer
    Assim como no filme, há um carro brasileiro pilotado pela Mariana Sanja.


    ------
    Street Fighter
    Blanka
    Apesar de a fera verde e ruiva ser o principal representante de nosso país em jogos de videogame, não se sabe ao certo se ele é brasileiro de nascença. Seu nome verdadeiro é Jimmy e foi separado da mãe quando ainda era criança por causa de um acidente de avião.
    O garoto caiu na Floresta Amazônica, onde cresceu entre animais selvagens, adquirindo aparência e características bestiais, como a capacidade de descarregar eletricidade, tal qual enguias elétricas.
    Na aberração em forma de filme conhecida como Street Fighter: The Movie, de 1994, o personagem de Blanka foi misturado a Charlie (Nash no Japão), amigo de Guile (detalhe importante: até então, ainda não havia a série Alpha/Zero, ou seja, não existia Charlie/Nash nos jogos). Em vez de ser morto por M. Bison, ele é capturado e submetido a experimentos genéticos do Dr. Dhalsim (!), que o transformam em um ser meio homem, meio animal.
    Estreou em Street Fighter II: The World Warrior e aparece como personagem jogável em Street Fighter Alpha 3, no segundo e terceiro capítulos de Street Fighter EX, na primeira e segunda versões de Capcom Vs. SNK e em Super Street Fighter IV.
    Em SFII e SFAIII, o cenário de Blanka é uma vila de pescadores situada no meio da floresta, à beira do Rio Amazonas.

    Quando o Rio foi eleito sede das Olimpíadas de 2016, Evil Jovem Nerd do Twitter teve a ideia de eleger Blanka como mascote, atualmente tem 182 apoiantes.


    Cenários brasileiros em SFIII
    Três lugares de nosso país já pintaram nas batalhas de Street Fighter III, servindo como arenas para Sean e Oro. A princípio, figuravam apenas o mercado do CEASA de São Paulo para Sean e uma caverna da Floresta Amazônica, onde Oro mora.
    Já em SFIII 3rd Strike, o CEASA e a caverna foram substituídos pelo porto de Santos em dois horários distintos. O Sean luta às 11:18 da manhã em frente ao armazém 14, enquanto ao fundo os estivadores descarregam mercadorias do navio fictício Obrigado Eldorado. Já Oror enfrenta World Warriors em frente ao mesmo armazém às 4:48 da tarde, quando nenhum navio está atracado no local. Lutadores pontuais.

    O porto de Santos é cenário em SFIII 3rd Strike

    Elena
    Quando Street Fighter III ainda estava nas pranchetas de desenvolvimento o produtor Yoshiki Okamoto veio ao Brasil para pesquisar a capoeira. Isso garantiria um personagem capoeirista no jogo, mas...
    Okamoto pregou uma peça em todos e criou Elena, uma rica princesa queniana lutadora de capoeira. Acredita-se que ela tenha aprendido o estilo de luta por conta de muitas viagens que já fez pelo mundo. Além desse mistério, Elena carrega outras curiosidades nas costas: é a única personagem africana da série Street Fighter, a única a utilizar apenas chutes e a única capaz de recuperar energia por meio da Super Art conhecida como Healing.


    Oro
    Apesar de japonês, Oro vive recluso como eremita na Floresta Amazônica. Mestre na arte marcial do Senjitsu, especula-se que esse misterioso ancião tenha mais de cem anos e seja imortal.
    Ele utiliza apenas um braço para lutar, pois se usasse ambos colocaria em risco a vida do oponente, tamanho o poder que exerceria.


    Sean Matsuda
    Jovem fã de basquete e discípulo de Ken Masters. Não se sabe exatamente que região do Brasil veio Sean Matsuda, mas seu estilo de luta é predominantemente o Ansatsuken. Mesmo assim, é possível distinguir também movimentos de jiu-jitsu e capoeira.
    Estreou em Street Fighter III e tem como motivação para entrar no torneio a vontade de mostrar a Ken que evoluiu como lutador.

    T

    Spoiler:
    Tekken
    Eddy Gordo
    Filho de uma rica família brasileira, Eddy Gordo teve seu pai assassinado por pessoas envolvidas com o tráfico de drogas no Brasil - que o pai de Eddy trabalhava para desmantelar. Atendendo ao último pedido paterno, o jovem assumiu a autoria do crime mesmo sendo inocente, jurando um dia se vingar daqueles responsáveis pela tragédia.
    Na cadeia, conheceu um velho mestre de capoeira que, durante oito anos, ensinou-lhe o estilo de luta, pedindo em troca, que passasse essa arte adiante para a neta dele, Christie Monteiro.
    Passando esse período, Eddy foi solto e decidiu ingressar na terceira edição do King of Iron Fist Tournament - que acontece em Tekken 3 - na esperança de que a família Mishima pudesse ajudá-lo a descobrir que havia matado sue pai.
    Ao final do torneio descobre que o homem que procura é Kazuya Mishima e sai em busca dele, o que ocasiona a sua ausência em Tekken 4.
    A jornada é infrutífera e Eddy retorna no quinto capítulo da série de luta para ajudar Christie Monteiro a vencer o King of Iron Fist Tournament para, assim, obter dinheiro suficiente para pagar o tratamento do avô dela, o antigo mestre que Eddy havia encontrado na cadeia.
    Durante as contentadas, o capoeirista confronta-se com Kazuya, conseguindo finalmente vingar o pai.


    Christie Monteiro
    Após o desfecho de Tekken 3, Eddy Gordo cumpre a promessa feita pelo mestre de capoeira na cadeia e ensina tudo o que sabe à sua neta, que domina o estilo de luta em dois anos.
    Debutou em Tekken 4, no qual lutou para encontrar Eddy, que misteriosamente sumiu após terminar seu treinamento. No quinto episódio, batalha para curar o avô, acometido por uma doença o mataria em seis meses caso não utilizasse a tecnologia avançada da família Mishima.
    Segundo a Nanco, o visual dela é inspirado na modelo norte-americana Tyra Banks.


    ------
    The Incredible Hulk: The Official Videogame (por Hamburger)
    Favela do Rio
    Como no filme, o cientista Bruce Banner numa tentativa de suicídio é afetado com doses de radiação gama, que no fim acabou se transformando em um mostro - o Hulk.
    Então passa a se refugiar na favela do Rio de Janeiro, até ser encontrado e perseguido por soldados dos EUA.
    Se transformando no Hulk e começa o jogo, depois desse estágio as seguintes missões se passam somente em Nova York.


    ------
    The King of Fighters
    Time e cenário do Brasil em KoF' 94
    O trio brasileiro correspondente ao que se tornaria, em edições posteriores de KoF, o Ikari Team, composto por Heidern, Ralf Jones e Clark Steel.
    Contudo, nenhum deles é brasileiro mesmo - o primeiro tem nacionalidade desconhecida, enquanto os outros são norte-americanos.
    O rótulo da equipe brazuca vem do fato de o helicóptero que eles tripulavam durante uma missão ter caído em plena Floresta Amazônica. Assim o cenário deles é o Brasil. Além de exibir a aeronave destruída, a paisagem ostenta também por índios dançarinos e um tipo de macaco chamado mandril. A presença do primata constitui uma falha de pesquisa por parte da SNK. Essa espécie de símio é encontrada apenas nas florestas tropicais ao sul de Camarões, no Gabão, na Guiné Equatorial e Congo - ou seja, apenas no continente africano.


    Cenário do Brasil em King of Fighters' 94

    GP de Interlagos em KoF 2001
    Apenas na edição 2001 o Brasil voltaria a ser agraciado com um cenário para as brigas entre trios. Reprisando a ideia da fase de Mônaco de KoF' 97, que aconteceria em pleno Grande Prêmio de Fórmula 1, essa paisagem é o próprio grid de largada de Interlagos, que ocorre todo o ano no autódromo de São Paulo.


    Traduções grotescas das máquinas brasileiras
    Assim como ocorria com boa parte dos jogos de Arcade da Capcom que rodavam a placa CPS2, grande parcela dos fliperamas da SNK vinha traduzida para o português.
    Mas o trabalho não era algo que você pudesse dizer "que beleza de tradução da SNK", o que ocasionava algumas situações engraçadas e constrangedoras...

    ------
    Tony Hawk (por ChazzPrinceton - do Fórum PlayStation Blast)
    Bob Burnquist
    A participação do skatista brasileiro Bob Burnquist está em vários games da série e já na primeira edição estava disponível para jogar. Aparece em todos os jogos com exceção de Tony Hawk's Pro Skater 3.


    ------
    Top Gear
    Rio de Janeiro e Floresta Tropical brasileira em TG1
    Na segunda fase do jogo, depois dos Estados Unidos, você competia na América Latina. E seguia esta ordem: Rio de Janeiro (uma das pistas mais difíceis do jogo), Muchu Picchu (Peru), Chichen Itza (México) e Floresta Tropical Brasileira.


    Rio de Janeiro em TG2
    Na segunda versão do game foi retirado a Floresta Tropical e foi acrescentado o Chile. A ordem é a seguinte: Chile, México, Peru e Rio de Janeiro (Brasil). A diferença da pista dessa versão para a primeira é que em TG2 você joga à noite, além do percurso da pista ser mudado e aqui continua também a ser uma das pistas mais difíceis do game.


    ------
    Turma da Mônica
    Quatro jogos estrelados por personagens da Turma da Mônica foram lançados exclusivamente no Brasil - dois para Master System, um para o Mega Drive e um para o Zeebo. Os do MS e MD eram versões modificadas (hacks) de títulos da série Wonder Boy. Detalhe importante: eram produtos legais produzidos pela Tec Toy e licenciados pela Sega.
    O primeiro foi Mônica no Castelo do Dragão, de 1991, baseado em Wonder Boy in Monster Land. O protagonista foi substituído pela Mônica e todos os textos traduzidos para o português - atitude bacana também tomada nos dois jogos posteriores. À época uma forte campanha publicitária promoveu o cartucho, incluindo até uma história nas revistas da turminha (que aliás pode ser lida no site oficial da Mônica).

    Dois anos depois veio Turma da Mônica em O Resgate, versão de Wonder Boy III: Dragon's Trap. Dessa vez, além de Mônica, apareciam também Chico Bento, Bidu, Cebolinha, Magali e Anjinho como heróis jogáveis, Cascão e Franjinha como vendedores e Capitão Feio como chefe final.

    Com exclusividade para o Mega Drive, veio Mônica na Terra dos Monstros, primo tupiniquim de Wonder Boy in Monster World.

    Depois de um acordo entre a Mauricio de Sousa Produções com a Zeebo Interactive, no fim de 2010 foi lançado para o Zeebo Turma da Mônica - Vamos Brincar 1 em que consistia em vários minigames simples como quebra-cabeça, labirinto e pintar.
    Era vendido só por download na ZeeboNet. Pelo título era fácil notar haveria mais jogos da turma se o Zeebo não tivesse sido descontinuado...

    U

    Spoiler:
    Urban Rivals (por ChazzPrinceton - do Fórum PlayStation Blast)
    Eyrton
    "A infância passada nos bairros da lata de Clint City ensinaram-lhe a tirar partido do que tem à mão. Apaixonado por mecânica, Eyrton é, aos 11 anos, o mais jovem traficante de peças sobresselentes da cidade e, sobretudo, o mecânico com mais reputação. Ícone da mecânica ilegal, torna-se rapidamente o mestre incontestado de todas as pistas da cidade, antes de liderar os All Stars."
    Fonte da descrição: site oficial do Urban Rivals

    Muito provável que seja inspirado no piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna.
    Mistura das palavras Ayrton + Enzo (onde morreu num acidente em 1994 Sad ), ele foi um dos pilotos mais jovens e um dos maiores nomes da história do automobilismo do Brasil e do mundo.
    Mostra a evolução do corredor, começando com kart até ser imortalizado com a Fórmula 1.


    W

    Spoiler:
    Where In The World Is Carmen Sandiego? / Onde Está Carmen Sandiego?
    Rio de Janeiro
    Dentre as muitas cidades que se pode visitar nesse educativo adventure policial está a Cidade Maravilhosa.
    Quando se está no Rio de Janeiro, a imagem que ilustra a tela é o Pão de Açúcar e o teleférico que transita entre seus dois cumes.

    "Brasil, uma colônia portuguesa, é o maior país da América do Sul."

    Z

    Spoiler:
    Zico
    Isto e Zico: Jiko no Kangaeru Soccer
    Lançado exclusivamente para o Saturn e ficou somente no Japão. Trata-se de uma vídeo-aula com comentários e vídeos sobre a vida e a carreira do jogador. O Zico faz todos os seus comentários em português com dublagem simultânea em japonês, todos os textos são em japonês.


    Zico Soccer
    Lançado somente no Japão para o SNES, permite os jogadores se tornarem um treinador principal de uma equipe de futebol internacional, que foi nomeado após a lenda do futebol moderno Zico. O jogo é em grande parte em japonês, embora algumas palavras estão em Inglês.

    Por enquanto é isso. Vou atualizando o tópico sempre que achar uma referência.
    Caso você conheça jogos que comecem com uma das letras que fazem referências ao Brasil, poste nos comentários e não esqueça de dizer o que achou do tópico Very Happy.


    [Será que veremos José Carioca em Kingdom Hearts?]


    Última edição por Mario'95 em Qui 09 Fev 2012, 18:36, editado 53 vez(es)
    avatar
    Tensai
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 280
    Posts Posts : 7549

    Re: Dicionário Brasileiro dos Games

    Mensagem por Tensai em Dom 17 Jul 2011, 11:57

    Bom tópico, amigo.
    É legal ver a participação do Brasil nos jogos.

    Vou mover pra "Outros consoles", ok?
    avatar
    Sum41
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 369
    Posts Posts : 2473

    Re: Dicionário Brasileiro dos Games

    Mensagem por Sum41 em Dom 17 Jul 2011, 12:00

    Legal, gosto dessas curiosidades, Wink
    avatar
    Alex.R
    Membro Nv.18
    Membro Nv.18

    Karma Karma : 0
    Posts Posts : 208

    Re: Dicionário Brasileiro dos Games

    Mensagem por Alex.R em Dom 17 Jul 2011, 12:44

    eu gostei, agora é esperar as proximas atualizaçoes
    avatar
    Mario Bros
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 16
    Posts Posts : 2171

    Re: Dicionário Brasileiro dos Games

    Mensagem por Mario Bros em Dom 17 Jul 2011, 12:51

    muito bom o alfabeto, se eu lembrar de algum jogo eu aviso Wink
    avatar
    Shoyo
    Membro Nv.20
    Membro Nv.20

    Karma Karma : 0
    Posts Posts : 220

    Re: Dicionário Brasileiro dos Games

    Mensagem por Shoyo em Dom 17 Jul 2011, 14:07

    Sum41 escreveu:Legal, gosto dessas curiosidades, Wink
    Mario Bros escreveu:muito bom o alfabeto, se eu lembrar de algum jogo eu aviso Wink
    avatar
    Convidado
    Convidado

    Re: Dicionário Brasileiro dos Games

    Mensagem por Convidado em Dom 17 Jul 2011, 23:44

    Tópico atualizado com a letra C.
    Comentem!
    Very Happy
    avatar
    JackPyro
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 158
    Posts Posts : 3240

    Re: Dicionário Brasileiro dos Games

    Mensagem por JackPyro em Dom 17 Jul 2011, 23:52

    Eu ri na do mensagem subliminar... ele tinha gravado a voz
    avatar
    Bartolom
    Membro Nv.16
    Membro Nv.16

    Karma Karma : 0
    Posts Posts : 187

    Re: Dicionário Brasileiro dos Games

    Mensagem por Bartolom em Seg 18 Jul 2011, 01:44

    é muito bom saber sobre essas novidades
    avatar
    Metroid Gamer
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 248
    Posts Posts : 3699

    Re: Dicionário Brasileiro dos Games

    Mensagem por Metroid Gamer em Seg 18 Jul 2011, 01:46

    principalmente a da serveja

    EduFanaia
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 450
    Posts Posts : 1850

    Re: Dicionário Brasileiro dos Games

    Mensagem por EduFanaia em Seg 18 Jul 2011, 02:08

    All-Stars Mario Mario escreveu:Tópico atualizado com a letra C.
    Comentem!
    Very Happy

    Faltaram os Jogos do Chapolin Colorado
    foi mal... sem fonte
    avatar
    Convidado
    Convidado

    Re: Dicionário Brasileiro dos Games

    Mensagem por Convidado em Seg 18 Jul 2011, 09:28

    MeTrOiD GaMeR escreveu:principalmente a da serveja

    "Cerveja"?
    avatar
    Convidado
    Convidado

    Re: Dicionário Brasileiro dos Games

    Mensagem por Convidado em Seg 18 Jul 2011, 22:24

    Tópico atualizado.

    EduFanaia escreveu:Faltaram os Jogos do Chapolin Colorado
    foi mal... sem fonte

    Obrigado por participar.
    Esse não entra na lista, apesar de ser feito no Brasil, não tem nenhuma referência ao país. A mesma coisa é As Férias Frustradas do Pica-Pau.
    avatar
    Convidad
    Convidado

    Re: Dicionário Brasileiro dos Games

    Mensagem por Convidad em Seg 18 Jul 2011, 22:52

    tbm tem o blanka de street fighter
    avatar
    Convidado
    Convidado

    Re: Dicionário Brasileiro dos Games

    Mensagem por Convidado em Seg 18 Jul 2011, 22:55

    felico910 escreveu:tbm tem o blanka de street fighter
    Mas isso eh só na "S" Very Happy

    Conteúdo patrocinado

    Re: Dicionário Brasileiro dos Games

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter 17 Out 2017, 00:05