Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

    Wii U 50% mais poderoso que Xbox 360 e PS3. O que isso significa?

    Compartilhe

    romulopereira
    Membro Nv.21
    Membro Nv.21

    Karma Karma : 3
    Posts Posts : 231

    Wii U 50% mais poderoso que Xbox 360 e PS3. O que isso significa?

    Mensagem por romulopereira em Ter 14 Jun 2011, 14:52

    Todo mundo leu a notícia de que o Wii U é 50% mais potente do que a atual geração de consoles, não? Se não, é só clicar aqui. Mas o que isso significa para a guerra dos consoles? Sony e Microsoft não vão ficar paradas frente a isso. PS3 e X360 ainda tem um bom caminho pela frente, mas eles cedo ou tarde terão sucessores. Será que sair tão na frente dos concorrentes é algo positivo? Nós lembramos do Dreamcast e do quão maravilhados ficamos ao ver os seus games. Depois vimos a desgraça se abater sobre o console da SEGA. Será que o fato do Dreamcast ter saído antes, dando tempo para a Sony preparar o golpe fatal com o PS2, não foi uma causa importante para o fim do Dreamcast? Será que isso não pode acontecer com a Big N?

    O cenário hoje é absolutamente diferente daquele que levou a SEGA à falência. Além disso, a Nintendo está com as burras cheias de dinheiro vindo do grande sucesso obtido com o Wii e com o DS. Entretanto, há outros problemas para serem enfrentados hoje que não existiam em tempos passados.

    Com o Wii, a Nintendo nadou num oceano azul sem ninguém para ameaçá-la. Mas isso teve um preço: a divisão dos jogadores entre casuais e hardcores. Na verdade, não sei se houve mesmo uma divisão. A Nintendo pegou um nicho de jogadores que praticamente não existia e trouxe para o Wii. São jogadores mais condizentes com o estágio atual da evolução econômica, onde as pessoas não tem mais tanto tempo livre e procuram entretenimento mais imediato e de curto prazo. Esse novo jogador dificilmente seria alguém que iria gastar 50 horas para jogar um RPG ou se dedicaria o suficiente para pegar todas as estrelas jogando com o Luigi em Mario Galaxy. Por isso que eu acho que não foi uma divisão dos jogadores. Os gamers mais antigos hoje são chamados de hardcore e essa nova classe de pessoas que a Nintendo transformou em gamers são chamados de casuais.

    Eu mesmo tem vezes que quero jogar alguma coisa mais não estou com paciência para algo complexo como um Zelda ou um Final Fantasy. Tem dias que só uma partida de Wario Ware ou Rock Band já me satisfaz (aliás, é interessante o modo como jogos puramente casuais como Rock Band ou os games de futebol não são classificados assim. Certamente porque uma parcela dos gamers começou a encarar o termo "casual" como ofensivo e nunca classificariam seus jogos favoritos dessa maneira). Basicamente, um gamer "casual" dificilmente vai se divertir com um Final Fantasy mas é perfeitamente possível um gamer “hardcore” se divertir jogando Mario Party ou Just Dance (odeio Just Dance com toda força da minha alma por o game sugerir que você deva repetir os movimentos apresentados pelos dançarinos mesmo o Wii Remote não sendo capaz de captar metade daquilo, mas vocês me entenderam, né?)

    O problema todo é que uma boa parcela dos gamers hardcore tomaram uma certa aversão aos jogos casuais que os faz repelirem todo o conteúdo relacionado à esse mercado. Não é nenhuma novidade que esse grupo é majoritariamente masculino e de uma faixa etária entre 15 e 30 anos. Por uma questão de auto afirmação da identidade de grupo, os jogos casuais foram associados como coisa de meninas, vovozinhas ou homossexuais. Isso tudo é só uma clássica manifestação de insegurança e da busca da legitimação própria com o sentimento de pertencer à um determinado grupo. Nada diferente da maioria das religiões ou “tribos urbanas” que conhecemos.

    O problema da Nintendo é ter buscado tanto o tal público casual que o Wii ficou com um pesado estigma de console casual. O que faz com que o público hardcore tenha grandes problemas com a Nintendo atualmente. Dificilmente consigo imaginar um membro desse grupo optando por um console Nintendo. Manter a marca “Wii” no novo console certamente não ajudará com esse problema também. Obviamente manter o nome de um console que vendeu milhões e milhões de unidades tem os seus benefícios no marketing, mas certamente é uma barreira psicológica dentre os hardcores mais fechados. Mas agora a Nintendo está de braços abertos para as thirds e para o mercado hardcore. Será que as feridas abertas com o Wii poderão ser fechadas?

    De fato, a Nintendo tá numa posição interessante agora. Os grandes atrativos do Wii sempre foram sua tecnologia inovadora de sensores de movimento, a sua grande biblioteca de jogos acessíveis para todos (que os haters adoram chamar de "casuais" como se fosse uma ofensa) e as franquias exclusivas da Nintendo. Agora, o Wii U pode oferecer os tais gráficos em alta resolução que os concorrentes oferecem, os títulos das thirds que ficaram faltando no Wii (e eram o segundo principal fator de repulsa de certa parcela do público em relação ao Wii só perdendo para os gráficos defasados), a inovação tecnológica que o novo controle representa e todas as franquias de sucesso e qualidade inquestionáveis da Nintendo (não só os personagens são sucesso, como os seus games são sempre de qualidade impecável. Ou será que algum hater aqui consegue levantar um único game das séries Zelda, Mario e Metroid, por exemplo, que seja realmente ruim ou mal feito?)

    O que eu gostaria de saber é qual será o próximo passo de Sony e Microsoft. Será que vão partir para o desenvolvimento de consoles com potenciais gráficos ainda mais elevados fazendo com que a comparação dos sucessores de PS3 e X360 com o Wii U pareça a que temos hoje entre eles e o Wii? Diversos desenvolvedores já manifestaram o descontentamento com esse paradigma da evolução tecnológica nos consoles (algo que o Iwata já estava questionando desde antes do lançamento do Wii). O investimento na produção teve de aumentar muito desde o advento dos consoles HD e a lucratividade desses games não seguiu o mesmo passo. Será que investir em consoles ainda mais potentes é algo prudente?

    Num universo parecido com o que temos hoje, com o Wii U enfrentando concorrentes muito superiores em suas capacidades gráficas e muito parecidos entre si será que teríamos o mesmo cenário que temos hoje? Particularmente, duvido. Partir numa nova corrida de quem tem os gráficos mais perfeitos não me parece uma tendência infinita. No atual cenário, acredito que a evolução tecnológica se dará de forma mais lenta do que ocorreu antes. O porque disso eu atribuo ao crescimento exagerado dos custos de produção. Se hoje já temos algumas softhouses reclamando, imaginem na próxima geração. Somem isso aos novos participantes desse mercado: os dispositivos móveis e temos uma mudança de paradigma.

    Antigamente nós tinhamos os consoles de mesa com os seus grandes jogos, os portáteis com jogos mais simples e os telefones com o jogo da cobrinha. A modernização do mercado de smatphones e o surgimento dos tablets (um conceito que a Sony já tinha criado anos antes de Steve Jobs mas que a empresa não levou adiante) gerou uma pulverização dos jogadores e criou um nicho de desenvolvedores independentes com produtos muito baratos e extremamente lucrativos. Essa alta lucratividade dos mobiles vai, mais cedo ou mais tarde, acabar conquistando a simpatia das grandes desenvolvedoras que estão amargando quedas nos lucros nos seus produtos para os consoles de mesa.

    Acredito que na próxima geração de consoles terá sucesso aquele que conseguir equilibrar melhor inovação, público diferenciado, capacidade gráfica e custos de desenvolvimento. Com as cartas que temos agora, eu aposto na Nintendo. Claro que Sony e Microsoft ainda não mostraram as suas cartas e tudo ainda pode mudar. O que acham?
    avatar
    Ranza Kaus
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 132
    Posts Posts : 2967

    Re: Wii U 50% mais poderoso que Xbox 360 e PS3. O que isso significa?

    Mensagem por Ranza Kaus em Ter 14 Jun 2011, 14:55

    o wiiu é 50% mais poderoso que o ps3 e 100% mais fraco que o ps4 / 720
    avatar
    rvieira
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 41
    Posts Posts : 1856

    Re: Wii U 50% mais poderoso que Xbox 360 e PS3. O que isso significa?

    Mensagem por rvieira em Ter 14 Jun 2011, 15:07

    Ranza Kaus escreveu:o wiiu é 50% mais poderoso que o ps3 e 100% mais fraco que o ps4 / 720
    Triste, mas verdade u_u
    avatar
    Times
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 366
    Posts Posts : 3098

    Re: Wii U 50% mais poderoso que Xbox 360 e PS3. O que isso significa?

    Mensagem por Times em Ter 14 Jun 2011, 15:14

    Não sabia que tínhamos videntes no site.
    avatar
    Convidado
    Convidado

    Re: Wii U 50% mais poderoso que Xbox 360 e PS3. O que isso significa?

    Mensagem por Convidado em Ter 14 Jun 2011, 15:49

    Times escreveu:Não sabia que tínhamos videntes no site.
    avatar
    Alexandre-kun
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1
    Posts Posts : 1607

    Re: Wii U 50% mais poderoso que Xbox 360 e PS3. O que isso significa?

    Mensagem por Alexandre-kun em Ter 14 Jun 2011, 15:52

    Robwood escreveu:
    Times escreveu:Não sabia que tínhamos videntes no site.
    Talvez não tenhamos videntes, mas sim pessoas realistas. Eu também acho que as outras empresas conseguirão superar o potencial gráfico do Wii U, mas, sei lá, o tempo vai dizer né?


    Última edição por Alexandre-kun em Ter 14 Jun 2011, 15:55, editado 1 vez(es)
    avatar
    Convidad
    Convidado

    Re: Wii U 50% mais poderoso que Xbox 360 e PS3. O que isso significa?

    Mensagem por Convidad em Ter 14 Jun 2011, 15:52

    Robwood escreveu:
    Times escreveu:Não sabia que tínhamos videntes no site.

    Re: Wii U 50% mais poderoso que Xbox 360 e PS3. O que isso significa?

    Mensagem por White Dragon em Ter 14 Jun 2011, 16:02

    rvieira escreveu:
    Ranza Kaus escreveu:o wiiu é 50% mais poderoso que o ps3 e 100% mais fraco que o ps4 / 720
    Triste, mas verdade u_u

    Talvez não tenhamos videntes, mas sim pessoas realistas. Eu também acho que as outras empresas conseguirão superar o potencial gráfico do Wii U, mas, sei lá, o tempo vai dizer né?


    Eu sou do Futuro e meu Caixa-X 720 Emula Wii U superior ao console original :coolface:
    avatar
    Convidad
    Convidado

    Re: Wii U 50% mais poderoso que Xbox 360 e PS3. O que isso significa?

    Mensagem por Convidad em Ter 14 Jun 2011, 16:04

    Essa eu quero acreditar vendo.
    Odeio me basear no improvavel.
    Aguardemos ano que vem. Smile
    Em porcentagens ninguem sabe o potencial dos futuros consoles e nem do Wii U , não vamos ficar trabalhando de videntes, é só esperar. \o/

    romulopereira
    Membro Nv.21
    Membro Nv.21

    Karma Karma : 3
    Posts Posts : 231

    Re: Wii U 50% mais poderoso que Xbox 360 e PS3. O que isso significa?

    Mensagem por romulopereira em Ter 14 Jun 2011, 16:06

    o wiiu é 50% mais poderoso que o ps3 e 100% mais fraco que o ps4 / 720
    Triste, mas verdade u_u
    Talvez não tenhamos videntes, mas sim pessoas realistas. Eu também acho que as outras empresas conseguirão superar o potencial gráfico do Wii U, mas, sei lá, o tempo vai dizer né?

    É triste você escrever um texto de mais de 1200 palavras sobre o que você acha sobre a corrida tecnológica no mercado de games e suas implicações e as pessoas responderem apenas levando o título do tópico em consideração e aparentemente sem se dar o trabalho de ler o resto.

    Re: Wii U 50% mais poderoso que Xbox 360 e PS3. O que isso significa?

    Mensagem por White Dragon em Ter 14 Jun 2011, 16:18

    romulopereira escreveu:
    o wiiu é 50% mais poderoso que o ps3 e 100% mais fraco que o ps4 / 720
    Triste, mas verdade u_u
    Talvez não tenhamos videntes, mas sim pessoas realistas. Eu também acho que as outras empresas conseguirão superar o potencial gráfico do Wii U, mas, sei lá, o tempo vai dizer né?

    É triste você escrever um texto de mais de 1200 palavras sobre o que você acha sobre a corrida tecnológica no mercado de games e suas implicações e as pessoas responderem apenas levando o título do tópico em consideração e aparentemente sem se dar o trabalho de ler o resto.

    Eu li tudo incluindo a outra pagina falando que ele é 50% mais poderoso que eu nem tinha visto.
    avatar
    Vicente.
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 245
    Posts Posts : 3674

    Re: Wii U 50% mais poderoso que Xbox 360 e PS3. O que isso significa?

    Mensagem por Vicente. em Ter 14 Jun 2011, 16:22

    Li tudo, minha opinião é que mesmo com todos os riscos, a Nintendo acertou esse passo, pelo menos momentâneamente. O Wii U já vai sair bem salgadinho, com a tecnologia de uma tablet mais o hardware mais poderoso até agora e leitor novo pra outra mídia única. A Sony tava feliz lançando tablets, celulares e etc, e a Microsoft lançando jogos pra Kinect, e o PS3 e o XBOX 360 tavam reinando. Se o Wii U já tá caro e complexo, eles vão demorar pra conseguir criar outro novo, e do jeito que são as empresas, com certeza os gráficos serão melhores que o do Wii U, além de que, se der certo, eles adotarão a ideia do controle com tela, e vai sair mais caro ainda, e como disse o analista aquele, o preço vai determinar o sucesso deles.
    avatar
    Snyffer
    Veterano Nv.21
    Veterano Nv.21

    Karma Karma : 6
    Posts Posts : 913

    Re: Wii U 50% mais poderoso que Xbox 360 e PS3. O que isso significa?

    Mensagem por Snyffer em Ter 14 Jun 2011, 16:25

    Ranza Kaus escreveu:o wiiu é 50% mais poderoso que o ps3 e 100% mais fraco que o ps4 / 720

    A história nos mostra que sempre foi assim.
    A nintendo sempre saiu na frente, mas quando o outros alcançam... simplesmente passam na frente, e passam bastante (pelo menos no que diz respeito a potencia de hardware).

    Nada ainda foi confirmado, nem a especificação do Wii U e nem mesmo anunciado o PS4 ou o sucessor de XBOX 360.

    avatar
    Hamburger
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1234
    Posts Posts : 4601

    Re: Wii U 50% mais poderoso que Xbox 360 e PS3. O que isso significa?

    Mensagem por Hamburger em Ter 14 Jun 2011, 16:47

    Nintendo Wii U é mais poderoso que o PS3. Isso já é bom DEMAIS. O que a Nintendo diz sobre isso?

    avatar
    'Nonad~
    Membro Nv.14
    Membro Nv.14

    Karma Karma : 1
    Posts Posts : 161

    Re: Wii U 50% mais poderoso que Xbox 360 e PS3. O que isso significa?

    Mensagem por 'Nonad~ em Ter 14 Jun 2011, 16:50

    Realmente Romulopereira , concordo com suas palavras, por enquanto a Nintendo está na ponta. Assim que a Microsoft e a Sony soltarem informações sobre seu novo console, saberemos se o WiiU é um console digno da 8ª geração ou será passado para trás como o PS3 e o X-box 360 fizeram com o Wii.

    Essa "passada pra trás" só ocorreu , assim como você disse, pelo fato de que o Wii não possuia gráficos HD e acabou fazendo com que vários players particem para as outras empresas. É realmente uma decepção não jogar jogos como assassin's creed no nintendo Wii, e o descaso das 3ª ao fazer jogos para o Wii.

    A nintendo não ligou para os gráficos e revolucionou a maneira de jogar, e isso proporcionou a ela o console mais vendido.
    A Nintendo faz o possível para alcançar a todos com seus consoles, mesmo que não consiga. Com o WiiU vai ser a mesma coisa, ela vai nos surpreender, e vai chamar a atenção de muitos , mas, a probabilidade é alta de que o console das outras empresas passem a frente em alguns aspectos.
    Minha esperança é que a Nintendo não fique para trás nessa nova geração...

    Conteúdo patrocinado

    Re: Wii U 50% mais poderoso que Xbox 360 e PS3. O que isso significa?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 19 Out 2017, 16:29