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    [Enquete] - Qual o melhor tipo de monetarização para jogos multiplayer?

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    Qual tipo de monetarização você prefere para jogos focados em multiplayer?

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    vits
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    [Enquete] - Qual o melhor tipo de monetarização para jogos multiplayer?

    Mensagem por vits em Ter 12 Jul 2016, 06:31



    O enfoque em títulos single player já deixou de ser o padrão para a indústria, a pelo menos uma geração, com alguns consoles sendo inclusive definidos por sua vasta seleção de títulos focados no multiplayer, em especial no multiplayer online. Nos computadores a situação é ainda mais drástica, com praticamente todos os jogos mais populares sendo títulos multijogador.

    Assim não é de se estranhar que diversos estúdios, pequenos e grandes, tenham tentado tirar uma fatia desse mercado. Mas acontece que muitas dessas tentativas falharam miseravelmente, com jogos como Titanfall, Star Wars: Battlefront e Battleborn, que em poucos meses perderam grande parte de seus jogadores e por consequência sua fonte de renda. Perder a base de players é uma situação mais drástica do que a maior parte das pessoas imagina, porque sem uma comunidade ativa, não apenas a desenvolvedora para de receber retorno financeiro (dlcs, microtransações, expansões, etc...), como também perde a capacidade de adquirir novos jogadores.

    A situação fica ainda pior para desenvolvedores Indies, que costumam ter verbas de marketing muito menores e por consequência, não é raro ver "indies multiplayer only" morrendo logo que lançados, por falta de interesse ou conhecimento dos jogadores. Assim, as desenvolvedoras tem poucas opções de como proceder, ou abandonam o jogo ou o reformam de alguma forma e tentam reconquistar a sua base.

    Todavia, toda essa situação pode ser evitada se desde o lançamento, o jogo agradar a comunidade. Então, roubando um pouco das técnicas do @Kirby, vem a pergunta:

    Se uma empresa for lançar um jogo focado em multiplayer como você prefere que seja a monetarização dele e por que?

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    No meu caso, eu prefiro jogos com mensalidade, desde que essa me ofereça acesso a todo conteúdo do jogo. Pois jogos suportados por microtransações, podem ser muito bem feitos, como LoL e Dota, mas também correm o risco de se tornarem pay2win (vide 90% dos MMORPGs orientais) e pagamento "up front" até funciona, desde que as DLCs sejam gratuitas, o que normalmente não acontece.

    E DLC paga em jogo multiplayer causa fragmentação da comunidade e não tem nada mais frustrante do que não poder jogar, por não possuir um determinado "map pack" ou perder porque determinado jogador possui um personagem "extra" que você não conhece, etc...
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    Sanksuel
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    Re: [Enquete] - Qual o melhor tipo de monetarização para jogos multiplayer?

    Mensagem por Sanksuel em Ter 12 Jul 2016, 07:18

    prefiro "Season Pass"
    como hoje em dia está inevitável fugir de DLCs, ou de pedir um jogo completo em um único pagamento, prefiro DLC,

    PORÉM, não gosto muito de ter que ficar usando o cartão pra fazer várias comprinhas em separado, além de descontrolar meus gastos, fazendo o preço do jogo elevar sem perceber. com o season pass você pode calcular o preço do jogo em total, sem ficar se preocupando ou gastando descontroladamente com o cartão
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    Re: [Enquete] - Qual o melhor tipo de monetarização para jogos multiplayer?

    Mensagem por Cyber Archer em Ter 12 Jul 2016, 07:32

    Como foi dito, gratuito com Microtransações pode vir algo bom como Dota, Path of Exile, e alguns outros, sendo pra mim essa a melhor forma, pois permite que todos tenham acesso e quem quiser algo exclusivo pode ter sem ganhar uma vantagem com isso. Mas como essas microtransações da enquete esta aberta, existe o grande risco de ser P2W, então não dá pra votar nela.

    Mensalidade é o tipo que eu mais detesto, não gosto da ideia de ter que ficar pagando um aluguel do jogo e ele nunca ser meu, mensalidade de um rede como a Live/PSN eu já acho chato, de um único jogo então?
    Também acho o tipo menos viável, porque imagina se todos os MMORPGs, MOBAs, FPS, etc. fossem mensalidade? ter que pagar mensalidade pra jogar CS, Dota, Path of Exile, Insurgency, entre outros.
    Quando poucos jogos possuem mensalidades (como FFXIV e WoW) isso não parece tão ruim, mas se todos tivessem seria um caos e praticamente impossível uma pessoa aproveitar vários jogos online (ter que pagar quase 500US$ semestrais pra uns 5-6 jogos).

    Sendo assim acho que o melhor seria então pagar uma única vez, como é feito por Counter Strike (e microtransações exclusivamente cosméticas), assim, teoricamente, não existe a desculpa da empresa colocar conteúdo P2W porque precisa de lucro, e não atrapalha o consumidor caso o mesmo goste de jogar diversos jogos (ainda que exista o risco de DLCs importantes).=D

    PS - Votei na que achei menos ruim, não na que prefiro

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    Re: [Enquete] - Qual o melhor tipo de monetarização para jogos multiplayer?

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