O enfoque em títulos single player já deixou de ser o padrão para a indústria, a pelo menos uma geração, com alguns consoles sendo inclusive definidos por sua vasta seleção de títulos focados no multiplayer, em especial no multiplayer online. Nos computadores a situação é ainda mais drástica, com praticamente todos os jogos mais populares sendo títulos multijogador.
Assim não é de se estranhar que diversos estúdios, pequenos e grandes, tenham tentado tirar uma fatia desse mercado. Mas acontece que muitas dessas tentativas falharam miseravelmente, com jogos como Titanfall, Star Wars: Battlefront e Battleborn, que em poucos meses perderam grande parte de seus jogadores e por consequência sua fonte de renda. Perder a base de players é uma situação mais drástica do que a maior parte das pessoas imagina, porque sem uma comunidade ativa, não apenas a desenvolvedora para de receber retorno financeiro (dlcs, microtransações, expansões, etc...), como também perde a capacidade de adquirir novos jogadores.
A situação fica ainda pior para desenvolvedores Indies, que costumam ter verbas de marketing muito menores e por consequência, não é raro ver "indies multiplayer only" morrendo logo que lançados, por falta de interesse ou conhecimento dos jogadores. Assim, as desenvolvedoras tem poucas opções de como proceder, ou abandonam o jogo ou o reformam de alguma forma e tentam reconquistar a sua base.
Todavia, toda essa situação pode ser evitada se desde o lançamento, o jogo agradar a comunidade. Então, roubando um pouco das técnicas do @Kirby, vem a pergunta:
Se uma empresa for lançar um jogo focado em multiplayer como você prefere que seja a monetarização dele e por que?
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No meu caso, eu prefiro jogos com mensalidade, desde que essa me ofereça acesso a todo conteúdo do jogo. Pois jogos suportados por microtransações, podem ser muito bem feitos, como LoL e Dota, mas também correm o risco de se tornarem pay2win (vide 90% dos MMORPGs orientais) e pagamento "up front" até funciona, desde que as DLCs sejam gratuitas, o que normalmente não acontece.
E DLC paga em jogo multiplayer causa fragmentação da comunidade e não tem nada mais frustrante do que não poder jogar, por não possuir um determinado "map pack" ou perder porque determinado jogador possui um personagem "extra" que você não conhece, etc...
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