Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

    Satoru Iwata: Húbris versus Cultura Ocidental

    Compartilhe

    Votação

    Após ler essas informações, você acha que Iwata deve permanecer no cargo?

    [ 8 ]
    17% [17%] 
    [ 14 ]
    29% [29%] 
    [ 26 ]
    54% [54%] 

    Total dos votos: 48
    avatar
    Robert Prado
    Underwear Hero
    Underwear Hero

    Karma Karma : 5131
    Posts Posts : 6134

    Satoru Iwata: Húbris versus Cultura Ocidental

    Mensagem por Robert Prado em Dom 27 Abr 2014, 23:57

    Promessas, promessas, promessas.

    Toda geração, Satoru Iwata fala para investidores, jogadores e revendedores que eles vão evitar grandes secas de software, porque estas podem matar impulso de uma plataforma após o lançamento. Satoru Iwata nunca aprende nada. Ele sempre diz que aprendeu com erros do passado, mas suas ações nunca mostram isso. Ao invés disso, a cada geração, tudo que temos dele é um monte de "Por favor, entenda" e "Eu me desculpo pela inconveniência".

    Aqui alguns exemplos:

    Iwata diz que Wii irá evitar grandes secas que assolaram o GameCube (Março de 2007).

    "Quando nós lançamos o GameCube, as vendas iniciais foram boas e todo o hardware que nós fabricamos naquele tempo, foram vendidos também. No entanto, após esse período, nós não conseguimos prover o mercado com fortes títulos de jogos em um tempo bom. E como resultado, nós não conseguimos aproveitar o momento de lançamento inicial e as vendas do GameCube abaixaram. Para evitar que isso repita-se no Wii, nós intensificamos o desenvolvimento de Software, seja internamente na Nintendo, seja com desenvolvedores fora da companhia, para poder preparar uma agressiva line-up de Software para Wii no lançamento e após o lançamento", diz Iwata. E então ele diz, "Nós acreditamos que é importante prover ao Mercado com forte Software sem um grande intervalo para poder manter o impulso do lançamento."

    Fonte: http://www.nintendo.co.jp/ir/en/library/events/060607qa/02.html

    Iwata diz que 3DS irá evitar grandes secas que assolaram o Wii e DS.

    "É importante que você esteja disponível para suprir software sem pausa", diz Iwata. "Com o DS e Wii, seguindo os títulos que lançados no lançamento dos consoles, o impulso de vendas caíu quando houve um vão de lançamento de software após o lançamento. Nós estamos fazendo planos para que este tipo de coisa não aconteça novamente."

    Fonte: http://www.vg247.com/2011/01/10/iwata-promises-to-avoid-wii-style-gap-in-software-with-3ds/

    Iwata promete que o Wii U irá evitar grandes secas que assolaram o 3DS e Wii.

    "Como nós aprendemos uma lição amarga com o lançamento do 3DS, nós estamos tomando todas as medidas possíveis para que o Wii U tenha um lançamento de sucesso."

    "A companhia não conseguiu lançar títulos first party muito aguardados para Wii e o 3DS em tempo hábil, para o pós-lançamento. No negócio de games, criar um impulso é muito importante, mas o impulso uma vez perdido, tem tido um grande efeito negativo nas nossas vendas e lucros.

    Fonte: http://www.computerandvideogames.com/324133/wii-u-will-learn-from-3ds-bitter-lesson-iwata-vows/

    Iwata pede desculpas pela seca do Wii U durante Janeiro e Fevereiro

    "Eu me desculpo com aqueles que estão suportando WiiU, devido a falta de títulos durante Janeiro e Fevereiro."

    Fonte: http://www.gamesindustry.biz/articles/2013-01-23-iwata-apologizes-for-wii-u-software-drought


    Graças ao sucesso do "Nintendo Direct" e "Iwata Asks" , os fãs da Nintendo criaram uma ligação com Satoru Iwata como Presidente da Nintendo. É bem difícil, não gostar do Iwata, porque o homem sai como uma pessoa charmosa e com um bom senso de humor. Iwata tem uma longa história em desenvolvimento de jogos antes de virar CEO, e isto é o motivo pelo qual os fãs da Nintendo e desenvolvedores de jogos tendem a mostrar muito respeito pelo Iwata. Eu já ví muitos fãs da Nintendo o chamarem de um genuíno, bom-coração, e trabalhador esforçado. Enquanto muitos de nós nunca conhecimentos o Iwata, eu diria que estas são todas as coisas justas a dizer sobre ele. Satoru Iwata é um dos mais simpáticos CEO na indústria de videogames.

    E isto é parte do problema.

    Ele é tão simpático que os jogadores se sentem mal por criticar qualquer de suas decisões de negócios. Em vez disso, os jogadores acham mais fácil criticar Reggie Fils-Aime, quando as coisas dão errado. Eles vêem Reggie como um executivo de marketing aleatória com pouco conhecimento de desenvolvimento de jogos, e isso torna mais fácil para os fãs culpar todos os problemas da Nintendo nele.
    Você pode substituir centenas de Reggies da Nintendo America, mas enquanto Iwata e a gestão atual em NCL está no comando, não espere qualquer mudança radical real para ocorrer na forma como a Nintendo faz as coisas. Não me entenda mal. Eu gosto de Satoru Iwata. Em um nível pessoal, ele parece ser um bom homem, trabalhador, que realmente se preocupa com a Nintendo como uma empresa e respeita a arte de desenvolvimento de jogos.

    Mas eu não acho que ele é um ótimo CEO. Ele teve ótimos 3 anos durante o Wii/DS. Os seus outros 7 anos foram medíocres (média) ou pobres (isto é, incluindo seus anos de GameCube).

    Toda vez que Iwata erra, as pessoas vão trazer o seu sucesso a curto prazo, entre 2007 e 2009 para defender o desempenho medíocre de Iwata. As pessoas dão-lhe crédito por virar o 3DS depois de um lançamento desastroso. A verdade é que você não merece crédito para consertar seus próprios erros. Você merece crédito para evitar erros.

    Iwata diz que pessoas que querem gráficos realísticos já possuem um 360/PS3. Então por que um Wii U?

    Nielsen coletou um monte de dados e descobriu que 56 por cento dos lares americanos possuem um console moderno (Xbox 360, PlayStation ou Wii). Agora você diria que a Nintendo é uma empresa grande o suficiente para coletar dados e descobrir o que consoles / plataformas / dispositivos que os jogadores estão jogando. Especialmente com todos os dados que recolhem dos membros do Club Nintendo.

    Atrás, em 2005, Satoru Iwata diz para uma imprensa de jogos, que ele estaria OK com as pessoas comprando WiiU como um console secundário para seus PS3/360, por que eles eram tipos de consoles com diferenças drásticas.

    "E para aqueles outros jogadores que estão ansiosos para comprar um Playstation 3 ou Xbox 360, nós não nos importamos por que nós acreditamos que eles irão comprar um Revolution também," disse Iwata. "Elas são maquinas diferentes. Afinal, Revolution pode dar uma experiência aos jogadores que é bem diferente da experiência dada pelo Xbox 360 e Playstation 3. Nós estamos tentando fazer o Revolution [Wii] então faz sentido que os [consumidores] comprem ambos. "-Satoru Iwata em 2005 (Fonte)

    Peter Moore, o vice-presidente da Microsoft, concordou com Satoru Iwata. "Me diga por que você irá comprar um PS3 de 600 dólares? Pessoas irão comprar 2 maquinas. Eles irão comprar um Xbox e irão comprar um Wii... Pelo preço de um PS3," disse Moore.

    Em um entrevista sobre resultados financeiros de Q&A (perguntas e respostas), em uma sessão de Abril de 2011, Satoru Iwata é pergunta o porque que alguns jogos como Call of Duty vendem melhor no PS3/360 ao invés do Wii. Ele diz aos investidores que uma das razões é porque os donos de Wii, que querem jogos como este, já o possuem em suas outras plataformas (360/PS3).

    "No entanto, o Wii é bom em algumas áreas, mas não em outras, de modo especial para jogos como" Call of Duty ", a versão Wii vendeu muito bem, mas as vendas unitárias eram muito diferentes das versões de outras plataformas, e suponho que uma das razões é o problema com as representações gráficas que você mencionou antes, e também, os consumidores que gostam desse tipo de jogo terem outras plataformas em casa, bem, o que levou a esse resultado. " (Fonte)

    Então vamos resumir isto:

    • Iwata diz aos jogadores que podem comprar o Wii como um sistema secundário para os seus PS3/360 uma vez que são consoles com diferenças drásticas.
    • Em 2011 em um encontro com investidores, Iwata diz que donos de Wii que querem jogos realísticos Ocidentais como Call of Duty, já possuem um Xbox 360 ou PS3 para joga-los.

    Se o Iwata diz que os donos do Wii que querem algo um Call of Duty mais realístico, possuem um secundo console (PS3/360), então por que Iwata pensa que vender ports de PS3/360 irão fazer o WiiU decolar? Ele realmente pensou que poderia manter o momento do lançamento do WiiU com uma monte de ports de 360/PS3 quando os mesmos já passam cada um a marca de 75 milhões de unidades vendidas mundialmente?

    Qual o público alvo do Off-TV Gameplay?

    O recurso de Off-TV era para ser supostamento um dos pontos mais atrativos do Wii U, de acordo com Iwata.

    "Foi muita sorte para o Wii que muitas famílias em todo o mundo decidiram ligar o Wii à TV da sala", diz Iwata. "Por outro lado, sentimos que algo estava perdido. E isto é que a TV na sala de estar é compartilhada por todos os membros da família, e se alguém queria jogar um jogo de Wii por um longo período de tempo, outros membros da família podem achar  problemático. Assim, nas fases iniciais da discussão entre nós mesmos, que surgiu com a idéia da tela adicional "-. Satoru Iwata, 14 de junho de 2012 (Fonte)

    De acordo com um estudo da Nielsen em fevereiro de 2012 (Fonte), aqui está o que eles descobriram sobre a posse de televisão nos lares norte-americanos.

    Fora de 114,7 milhões de famílias norte-americanas:
    17,7 milhões de famílias norte-americanas têm apenas uma televisão.
    32,7 milhões de famílias norte-americanas têm duas televisões.
    28,3 milhões de famílias norte-americanas têm três televisores.
    35,9 milhões de famílias norte-americanas têm quatro ou mais televisores.
    Se você calcular estas estatísticas, 84 por cento das famílias norte-americanas têm mais de uma televisão.
    64,2 milhões de pessoas (56 por cento) fora de 114,7 milhões de famílias norte-americanas têm três, quatro ou mais televisores.

    Havia um outro estudo feito no Reino Unido

    Eles descobriram que dois terços (algo em cerca de 66%) dos lares Britânicos possuem 3 ou mais televisores. Não somente isto, mas um a cada 6 famílias no Reino Unido, possuem 5 televisões.

    Como você pode ver, compartilhar TV realmente nunca foi um grande problema na cultura Ocidental como isto poderia ser no Japão. Mas se a Nintendo quer vender melhor no Ocidente do que no Japão (oque o Iwata mencionou pelo menos umas 5 vezes), porque ter este recurso de nicho Japonês designado para virar um dos recursos principais e um dos grandes pontos de vendas do Wii U? Este não é um mercado inexplorado desde 3DS, PS Vita, tablets e smartphones já preenchem a lacuna para jogatina portátil. E eles são realmente portátil ao contrário do GamePad.

    Aqui uma visualização do Nielsen U.S. estudo de propriedade de televisão:

    A audiencia expandida do Wii está intimidada com o Gamepad do Wii U?

    Se você seguiu Iwata e Miyamoto nos últimos seis anos, eles basicamente estabeleceram a teoria de que os controladores complexos assustam os jogadores casuais. Aqui estão algumas de suas citações memoráveis ao longo dos anos.

    Iwata e Miyamoto citações sobre os controladores de GameCube / Xbox / PlayStation.

    "Controladores para consoles atuais têm mais do que o dobro [em complexidade] de consoles mais antigos. Eles podem cumprir os desejos dos jogadores hardcore, mas eles se tornaram muito difíceis para obter mais jogadores casuais ", disse Iwata. (Fonte)

    "Talvez aqueles que pararam de jogar ou que nunca jogaram olham para o controlador e sentem que pode ser muito difícil de jogar, mesmo antes de eles se atreverem a tocar o controlador", disse Iwata. ((Fonte))

    "Os controles para esta geração não parecem divertidos de usar", disse Miyamoto. "Você não olha para qualquer um dos controles e pensa: 'Uau, eu quero jogar [com] isso." Você olha para esses controles e pensam,' Oh meu Deus, ele parece tão difícil. " (Fonte)

    Hoje, se você não entende o controle, você não irá aproveitar os video-games, ... Nós esperamos que o controle do Revolution [Wii]  se torne o padrão para os video-games." - Satoru Iwata ((Fonte)

    "Nós achei que foi a exigência de mover dedos da mão direita e esquerda separadamente e agilmente que estava criando uma barreira psicológica, ..." – Satoru Iwata (Fonte)

    Durante 6 anos, Iwata e Miyamoto pregaram para nós sobre como os controles de jogos haviam se tornado tão complexos e com muitos botões, analógicos e extras. Quando você olha para o GamePad do WiiU, você se sente como se os últimos 6 anos da pregação do Iwata e Miyamoto sobre simplificar controles, nunca tenha acontecido. O GamePad do WiiU não é somente maior em tamanho que qualquer outro controle ou portátil criado pela Nintendo, mas também possui mais botões e métodos de entrada que o controle do GameCube.
    No topo disto, o GamePad ainda tem uma tela de 6.2 polegadas em LCD de toque + giroscópio + câmera + sensor + NFC (Nier Field Communication).
    Se Iwata diz  que o controle do GameCube intimida as pessoas com sua complexidade, então oque será que as pessoas pensam GamePad do WiiU?
    Se a Nintendo pode criar o controle mais intimidador para assustar os jogadores casuais, o GamePad do WiiU é este controle.
    O GamePad é basicamente a culminação de todas as ideias da Nintendo criadas para todos os consoles do passado e portáteis. A tela de toque, a jogabilidade com 2 telas, realidade aumentada, botões A, B, X e Y, dois analógicos, D-Pad, a camera, vibração e o giroscópio.

    Mas após o GameCube, Miyamoto não disse que ele queria evitar criar um controle que era somente a culminação de tudo já pensado?Nas palavras do próprio Miyamoto sobre o controle do GameCube, sim ele disse.

    "Nós fizemos isto como a culminação de tudo que antecedeu , mas isto realmente impressionou. Esta linha de pensamento não nos dá nada nenhuma outra alternativa, certo? O controle do GC é o produto que pensamos que, sem isto ou aquilo, as pessoas não conseguiriam jogar os jogos que fizemos. Mas então, percebemos que isto era um problema, que nós estávamos pensando somente naquele controle como a premissa. " Disse Miyamoto.

    O GamePad do WiiU está repetindo a história do controle do GameCube. O GamePad é a culminação de tudo criado com os controles do passado e portáteis, mas não está agarrando a desejada atenção que a Nintendo esperava.

    O relacionamento do Iwata com o resto da Industria.


    Durante anos, Iwata falou sobre como a indústria foi diminuindo e que precisava ser expandida. O Wii se rebelou contra o resto da indústria e esculpiu seu próprio mercado para agarrar uma audiência expandida. O sucesso para o Wii veio porque ele não seguiu a indústria.

    A filosofia por trás do Wii não tinha nenhum interesse em satisfazer a indústria, e eis porque a mensagem e publicidade do Wii foi clara e coerente. A filosofia por trás Wii era sacudir a indústria, não trabalhar com ela.

    Wii U é um produto que tenta ser tudo para todos. O Wii U não sei se ele quer trabalhar com a indústria ou reinventar a indústria. Ele está preso no meio e ele tem uma grande crise de identidade.

    Escritor Sean Malstrom fez um bom trabalho de apontar isto em seu blog que o Wii U é um produto oceano vermelho que Iwata está tentando passar como um produto de oceano azul.

    "Eu não me importo se a Nintendo quer ir Oceano Vermelho. O que me irrita, e que deve ser visto como fraude aos investidores, é a Nintendo declarando sua estratégia é "mercado de massa", enquanto empregar táticas e estratégias que são 'mercado estreito ", diz Malstrom.

    É divertido quando você observar os comentários de Satoru Iwata antes do Wii ser lançado (era Revolution) e antes do Wii U ser lançado.

    Antes do lançamento do Wii
    "Se as plataformas de próxima geração vão criar ainda mais lindos jogos que procuram usar a funcionalidade melhorada, e se esse mercado de próxima geração ainda pode expandir a indústria de games, então eu tenho medo de que thirdies podem não suportar Nintendo", diz Iwata. Fonte

    Iwata é então questinado em uma entrevista com a EGM elaborada nisto:

    "Eu acho que, no Ocidente, a olhar para as condições de lá, muitos dos editores têm operado sob o modelo de negócio de produção de um jogo e de liberá-lo em três consoles diferentes. E enquanto não é impossível para as pessoas a fazer isso com o Revolution, eu acho que um monte de gente vai ter preocupações com isto, dado o fato de que o nosso sistema tem este controlador único. Será que os jogadores querem jogar jogos "padrão" no Revolution? Da mesma forma, um monte de desenvolvedores continuam a operar sobre o que eu chamo de "inovação sustentável", em termos de poder de processamento e gráficos. Esses tipos de desenvolvedores podem não ser tão interessado em desenvolver para o Revolution. ", Diz Iwata Fonte

    Antes do Lançamento do Wii U

    "O segundo ponto que foi focado em como podemos satisfazer e atender as necessidades de todos na indústria que está desenvolvendo jogos agora e seu desejo de recursos visuais de alta definição, e como podemos convencê-los de que este será um sistema com o qual" eles pode tirar o máximo proveito do seu desenvolvimento do jogo. " Fonte

    Agora pense sobre a citação, "como podemos satisfazer e atender às necessidades de todos na indústria."

    O escritor Sean Malstrom riu com a ideia por trás do pensamento do Iwata:

    "Na sua (do Iwata) segunda resposta, sobre como expandir o jogo, ele disse que a Nintendo deve apaziguar à Indústria. Mas isso não faz sentido porque a indústria não são clientes e não são um mercado. Pior, a indústria é o problema, porque eles insistem em fazer jogos que estão diminuindo o mercado (que Iwata alertou cerca de cinco anos atrás). Iwata fala de ambos os lados de sua boca. Eu não faria negócio com este homem. ", Disse Malstrom.

    O que é pior é que o Wii U parece que está tentando satisfazer a meio caminho indústria. Você tem que ir satisfazer a indústria até o fim (Microsoft, Sony) ... ou não se preocupam em satisfazer a indústria em tudo e criar / encontrar o seu próprio mercado se expandiu (Wii).

    Wii U tenta satisfazer as grandes editoras, criando um console HD, mas não tem o poder de processamento para suportar motores de próxima geração.
    Wii U tenta apelar para core gamers que gostam de Call of Duty, Assassins Creed, e Watch_Dogs, mas Iwata admite que os donos de Wii que querem jogos realistas como CoD já teria comprado um 360/PS3 com o seu Wii.

    Wii U tenta apelar para casuais não-jogadores com o GamePad, mas o GamePad é apenas um monte de idéias de mão controlador / tradicionais agrupados em um único dispositivo.

    Iwata diz que o mercado Ocidental precisa vender mais que no Japão. Cadê o suporte Ocidental?


    Satoru Iwata constantemente acusa a Nintendo da America e Nintendo da Europe por não venderem seu hardware corretamente. Iwata sabe que o mercado japonês está lentamente a diminuir, e ser o rei do Japão não significa tanto assim. GameCube superou Xbox no Japão, mas isso não o impediu do Xbox bater GameCube em qualquer outro território. Por isso, é incompreensível quando vejo quanta ênfase Nintendo coloca em proteger o conteúdo popular japonês como Dragon Quest, Monster Hunter, Bayonetta 2 e Wonderful 101. Mas então Iwata volta e pergunta por que a Nintendo da America não vende mais hardware no oeste.

    No dia 4 de julho de 2012, Iwata disse a um grupo de acionistas, "Enquanto a Nintendo 3DS tem um certo grau de impulso de vendas no Japão, o momento no Europa e os EUA é atualmente fraco", explicou Iwata. "Considerando que os mercados dos EUA e Europa são maiores do que o mercado japonês em termos de tamanho da população, as vendas na Europa e os EUA deveriam ser maior." Iwata continuou.

    Como MCVUK relatou: "Ele é [Iwata] um homem que acredita claramente em seu hardware. Então por que está com dificuldades? Simples, Iwata argumenta - Nintendo não está vendendo bem. E territórios em que o console é de baixo desempenho está indo a necessidade de o seu jogo para o gosto daquela região. "

    Avanço rápido de 1 de Janeiro de 2013 e Iwata fala sobre vendas do DS/3DS no Japão, estarem maior que nos EUA

    "Enquanto ele se tornou o número um em vendas de sistema portátil, suas vendas anuais diminuiu numa base de ano-a-ano, e na verdade nós vendemos menos unidades no EUA do que no Japão, apesar do fato de que o mercado dos EUA é significativamente maior do que o seu japonês contraparte. ", diz Iwata. "O mercado dos EUA é certamente maior do que seu equivalente japonês, com cerca de 2,5 vezes mais unidades de hardware vendidos em um ano típico, mas no último ano civil de todo o mercado de hardware diminuiu 27 por cento em uma base de ano-a-ano, o que significa que apenas dois vezes mais unidades de hardware foram vendidos do que no Japão ".

    Já em 31 de Janeiro de 2013, Iwata repete a sí próprio como uma fita quebrada.

    "Os EUA e a Europa certamente têm populações muito maiores, de modo que o potencial de mercado para nós deve ser maior do que o mercado japonês.", Diz Iwata.

    Então vamos direto ao ponto. Satoru Iwata acredita que o hardware do Nintendo deveria vender melhor na América do Norte e na Europa do que o Japão. No passado, ele também tinha mencionado como desenvolvimento ocidental tem crescido em número maior do que os desenvolvedores japoneses.

    Iwata diz: "Eu acho que, nos últimos três ou quatro anos, a presença de desenvolvedores de software japonesa tornou-se relativamente pequeno. "

    Em seguida, ele acrescenta que os jogadores ocidentais preferem jogos ocidentais devido a gráficos realistas. "Além disso, porque as expressões no jogos estão se tornando mais e mais foto-realista, eu imagino que as diferenças culturais na aceitação começaram a se refletir de forma mais clara. Acho que esta é a razão pela qual os usuários ocidentais tendem a preferir software criado no exterior do que software de desenvolvedores de software japoneses. " (Fonte

    Então vamos fazer a matemática.

    • Iwata diz territórios ocidentais (América do Norte / Europa) têm populações maiores do Japão, então hardware precisa vender melhor nesses territórios.
    • Iwata diz que os jogadores ocidentais preferem software ocidental, em vez de software de desenvolvedores japoneses.
    • Iwata diz que a presença de desenvolvedores japoneses é muito menor em comparação com os desenvolvedores ocidentais.


    Então por que não existe suporte thirdie party das maiorias das companhias se eles são sérios sobre vendas de Hardware no Ocidente?

    Suporte Ocidental = Jogos populares que apelam para o gosto do Ocidente = Mais consoles vendidos no Ocidente.

    Por que a Nintendo gasta dinheiro em um controle em vez de criar hardware que pode atrair o apoio ocidental, que, em troca, atrai gamers ocidentais fora de fãs leais da Nintendo? Não só Nintendo falhar em criar um produto oceano azul com o GamePad, mas agora eles estão perdendo apoio ocidental que poderia ter recebido como um produto Oceano Vermelho. Desde royalties de licenciamento tornar-se um pedaço enorme de dinheiro para a Nintendo, você acha que o apoio de terceiros é uma prioridade maior para esta empresa.

    Eu não acredito NCL colocou Nintendo da America ou Nintendo da Europe em uma posição onde eles podem ser agressivos, estratégico, ou de sucesso com grandes editoras ou o mercado ocidental. Eles são forçados a tomar as que recebem de NCL e tentar descobrir uma maneira de vendê-lo para os clientes e editores. Eu não invejo o seu trabalho nem um pouco.

    Em 27 de setembro 2012, Reggie Fils-Aime foi questionado sobre os comentários de Satoru Iwata relativos à NOA / NOE mais fraca do que as vendas esperadas de 3DS hardware / software.

    "Quando ele disse isso, eu tive uma forte dor no meu pescoço. Foi no meio da noite, e eu visceralmente reagi. O fato da questão é que o Japão está fazendo melhor do que o mercado norte-americano. Essa é uma afirmação factualmente verdadeiras. É impulsionado pelo forte nível de suporte que eles tiveram de editores de terceiros japoneses. Tem havido uma série de jogos como Monster Hunter que fizeram grandes números. ", Disse Fils-Aime.

    De acordo com o Reggie...

    Fortes vendas Japones com suporte thirdie = Fortes vendas de consoles.

    O que ou quem está segurando Nintendo da America para trás de obter o mesmo nível de apoio de editoras thirdies ocidentais? Se o hardware fraco ou frustrante é manter terceiros ocidentais fora (o que torna difícil para a Nintendo da America para realmente fazer o seu trabalho), então não deve a culpa ser direcionado diretamente para Iwata / NCL ?

    Por que Iwata e NCL constantemente tem apontando o dedo para as equipes de marketing NOA /  NOE ? Eu não estou dizendo que as mensagens da NOA tem sido brilhantes. Deus sabe que a mensagem/marketing Nintendo da America poderia ser melhor. Mas quando é que não é culpa de marketing? É sempre culpa do produto real? As pessoas estão autorizadas a culpar o produto sem ser chamado odiadores da Nintendo? O problema poderia ser que este é um produto muito japonês (#1 em baixo consumo de energia ) que não apelar para um mercado ampliado (como o Wii) e não tem apelo ocidental fora de fãs da Nintendo?

    Se Iwata quer vendas ocidentais, então ele precisa criar um produto que pode atrair software ocidental popular. É bom "querer" que as vendas ocidentais sejam maiores do que o Japão , mas Iwata não vai conseguir isso até que ele aprende a jogar bola com as editoras ocidentais. Iwata não obtem vendas japonesas positivas do nada . Ele tem que partir agarrando a exclusividade de títulos como Dragon Quest X , Monster Hunter, e outros títulos. Se Iwata quer plataformas da Nintendo vendam bem para plateias ocidentais, ele terá de aplicar esta fórmula , para o oeste.

    O quão grande tem sido o sucesso do Iwata como presidente?


    De 2000 a junho de 2002, Satoru Iwata foi diretor da Nintendo Co. Ltd e gerente geral. Ele desempenhou um papel muito importante com o lançamento do GameCube . Iwata ainda uma vez disse a IGN : "Alguém me chamou Diretor de resolução de problemas. "

    Satoru Iwata se tornou presidente da Nintendo em junho de 2002. Sete meses depois de lançado o GameCube . O GameCube ainda estava recém lançando praticamente. Se nós apenas destacarmos a era Gamecube, ele foi presidente de junho de 2002 a todo o caminho para o lançamento do Wii. Isso significa que ele estava por perto na era do GameCube por mais de quatro anos e meio.



    Em setembro de 2002, a Nintendo tinha enviado 4 milhões GameCube's .

    Satoru Iwata disse aos investidores que a Nintendo iria vender 50 milhões de consoles GameCube em todo o mundo até Março de 2005 .

    GameCube só vendeu 21,7 milhões de unidades em todo o mundo até o final de 2006. Ele nem sequer vendeu metade do que Iwata prometeu aos investidores .

    Para um homem que se chamava o "Diretor de resolução de problemas" , Iwata não sabia resolver todos os problemas do GC da Nintendo ou de thirdies .

    Antes de Xbox 360 lançado , PlayStation 2 e Xbox eram compostos por 90% das vendas de software combinadas da EA, Activision, Ubisoft, THQ, e Midway. Os outros 10 % das vendas de jogos combinados foi GameCube .


    Avançando no tempo...

    Nós temos a era Wii/DS, e Iwata e atinge o jackpot entre os anos de 2006 até 2009. Isso é cerca de 4 anos de sucesso. Mas aqui está a grande questão. O que o Iwata fez após criar barcos de dinheiro? Onde Iwata investiu esse dinheiro? Se Iwata fez sábios (por favor, enfatize o "sábios") investimentos, então por que Iwata se queixa tanto sobre os recursos/times estarem sobre maior pressão na hora de desenvolver jogos para 3DS e Wii U? Se Iwata estivesse fazendo sábios investimentos com a grana gerada com o Wii/DS em 2009 e 2010, por que ele reclama agora mesmo sobre seca de software no WiiU.

    O valor de Mercado da Nintendo estava em 85 bilhões em Outubro de 2007. Fonte

    O valor de mercado da Nintendo em 1º de Abril de 2013 está em $13,7 bilhões Fonte

    O valor de mercado da Nintendo era de $16,9 milhões em 2004 durante o fim da era GameCube.

    Aqui está um link para o valor de mercado da Nintendo, de 2003 até hoje, de 2003 até hoje. (Nota: Quando você clica no link, certifique-se de clicar em visão expandida para ver todos os anos.)

    Fonte: Morningstar.com

    Confira o resultado da Nintendo para 2010, 2011 e 2012

    http://www.notenoughshaders.com/wp-content/uploads/2013/04/income-statement.jpg
    Fonte: Hoovers

    O lucro líquido caiu 62% de 2010 a 2011. O lucro líquido caiu de 156% 2011-2012.

    Aqui está um gráfico publicado por AZ Greg no NeoGAF, mostrando as tendências do Wii U com as tendências do GameCube.


    Espero que um dia essa linha vermelha pode aumentar ao longo da linha azul. Um destes dias, quem sabe.

    Este é o legado de Satoru Iwata, em poucas palavras

    Venho me perguntando como eu ia resumir o legado de Satoru Iwata? Será que eu chamo o seu legado um sucesso ou um fracasso? Seu legado pode ser definido por um monte de coisas. É o seu legado definido por falhas do GameCube ou os sucessos Wii / 's DS? É definida pelo fato de que ele se atrapalhou tanto os lançamentos de 3DS e Wii U?
    Se há uma coisa que define o legado de Iwata, é sua capacidade de fazer você entender.

    "Primeiro de tudo, por favor entenda que não estou em posição de comentar sobre software de terceiros, especialmente quando o lineup não foi anunciado por eles." - Satoru Iwata

    http://www.nintendo.co.jp/ir/en/library/events/090508qa/index.html

    "Por favor entenda que não foi projetado para ser uma máquina de jogos portátil, mesmo que ele compartilha algumas características." - Satoru Iwata fala sobre o Wii U GamePad.

    http://www.ibtimes.com/e3-day-2-nintendos-wii-2-wii-u-289081

    "Por favor entenda que ainda estamos pesquisando essas áreas." - Satoru Iwata fala sobre o mercado móvel.

    http://www.nintendo.co.jp/ir/en/library/events/090508qa/index.html

    "Por favor entenda, eu não estou dizendo que a tecnologia não é importante. Eu entendo que a tecnologia é importante "-. Satoru Iwata

    http://izquotes.com/quote/239877

    "Por favor entenda que alcançá-la (sucesso) é o meu compromisso." - Satoru Iwata

    http://www.neogaf.com/forum/showpost.php?p=47121177postcount=1

    "Peço desculpas a aqueles que apoiam Wii U com a falta de novos títulos da Nintendo em janeiro e fevereiro, mas por favor entenda que teremos novos títulos a oferecer a partir de março em diante."

    http://www.nbcnews.com/technology/ingame/nintendo-apologizes-reveals-new-mario-zelda-games-wii-u-1B8068236

    "Por favor, entenda que esse sentimento levou a que parte da minha apresentação em vídeo. Eu gostaria de deixar claro, porém, que não temos feito nada imoral, se a sua tomada de distância do que o vídeo estava me desculpando repetidamente, por favor, entenda que eu preciso para expressar a minha discordância com a sua avaliação "-. Iwata falando com um acionista.

    http://ve3d.ign.com/articles/news/47296/Shigeru-Miyamoto-Is-Not-A-God-Says-Nintendo-President

    Quando ele não está te falando para "Por favor, entender", seu legado vira um monte de desculpas.

    "Lamentamos sobre as sessões de informação de mídia da E3, especificamente para aqueles que estavam esperando para ver Nintendo mostrar algo sobre 'Super Mario' ou 'Legend of Zelda'." - Satoru Iwata

    http://kotaku.com/5027984/iwata-so-very-very-sorry-for-nintendos-e3-presser

    "Então eu me sinto muito triste pelo fato de que os compradores de Wii U tem que experimentar uma atualização da rede que leva um longo tempo, e que não são os serviços que não estavam disponíveis no lançamento do hardware." - Satoru Iwata

    http://news.cnet.com/8301-10797_3-57556165-235/nintendos-iwata-very-sorry-for-wii-us-launch-omissions/

    "Peço desculpas a aqueles que apoiam Wii U com a falta de títulos em janeiro e fevereiro." - Satoru Iwata

    http://www.gamesindustry.biz/articles/2013-01-23-iwata-apologizes-for-wii-u-software-drought

    " Como representante da nossa empresa , gostaria de expressar as minhas sinceras desculpas que não estamos satisfazendo as suas expectativas. " - Iwata falando aos acionistas sobre os preços das ações " - . Satoru Iwata

    http://www.nintendo.co.jp/ir/en/stock/meeting/120628qa/02.html

    "Eu sinceramente peço desculpas por qualquer inconveniente que isso possa causar , e lhes garanto que o nosso objectivo é regularizar a situação o mais rápido possível . " - Iwata fala sobre a demanda Animal Crossing ".

    http://en.rocketnews24.com/2012/12/07/animal-crossing-3ds-countrywide-shortage-prompts-terrified-apology-from-nintendo-boss/

    "Eu me sinto muito responsável por perder a nossa previsão financeira para o semestre encerrado em setembro e revisando para baixo nossa previsão para o ano inteiro ", - Satoru Iwata

    http://www.escapistmagazine.com/forums/read/7.320269-Iwata-Apologizes-For-Ugly-Nintendo-Financials

    " Estamos todos muito conscientes de que aqueles de vocês que nos apoiaram com a compra do 3DS no início podem se sentir traídos e criticar esta decisão [ de cortar preço do console ] ... " - Satoru Iwata

    http://www.giantbomb.com/articles/read-satoru-iwatas-apologetic-letter-to-existing-3/1100-3546/

    "Peço desculpas a aqueles que apoiam Wii U com a falta de novos títulos da Nintendo em janeiro e fevereiro, mas por favor, entenda que teremos novos títulos a oferecer a partir de março em diante. " - Satoru Iwata

    http://www.nbcnews.com/technology/ingame/nintendo-apologizes-reveals-new-mario-zelda-games-wii-u-1B8068236

    Iwata sabe oque você pode ou não ver.

    Iwata precisa se ater a sua "Nós não somos sobre gráficos" filosofia em vez de toda essa charada sobre como as pessoas não vão ver as diferenças gráficas entre as máquinas e as máquinas do concorrente. Se você preferir jogabilidade sobre gráficos, em seguida, use isso como um distintivo de honra. Não tenha vergonha.

    Iwata em Maio de 2004
    "Consoles de hoje já oferecem expressões bastante realistas tão simplesmente reforçando-se os gráficos, isso não vai deixar a maioria de nós ver diferença." Fonte

    Iwata em 2005 (Falando sobre o Wii)
    "Como eu disse anteriormente, a noção de ser capaz de fazer mais belos gráficos é tentadora. Alta resolução parece tentadora demais. Eu me posso dizer a diferença que resultou nessas áreas, mesmo que muitos outros não podem, e eu não digo que eu não gosto dessas tecnologias. " Fonte

    Iwata em 2012 (admitindo que existe uma grande diferença):
    "Em termos de capacidade gráfica, havia uma enorme diferença entre o Wii e os outros dois dispositivos, principalmente entre SD e HD," Fonte

    Iwata vem de:

    1) "Não vou deixar a maioria de nós ver diferença"

    ... para...

    2) "Eu realmente não acho que eles podem dizer uma diferença tão grande entre as maquinas"

    ... para...

    3)"Eu próprio posso dizer que resultou diferenças nessas áreas (sobre tecnologia gráfica) até mesmo quando muitos não conseguem dizer".

    ... para...

    4)"Em termos de capacidade gráfica, existia uma enorme diferença entre o Wii e os outros dois consoles."

    Artigo escrito por Emily Rogers, no site NotEnoughShaders, fonte.. Traduzido por Robert Prado

    Quanto a mim, só digo uma coisa: Please Understand!

    E, deixo o tópico para que opinem e participem da Votação.


    Última edição por Robert Prado em Seg 28 Abr 2014, 00:26, editado 2 vez(es)
    avatar
    Felipe JJ
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 2375
    Posts Posts : 3380

    Re: Satoru Iwata: Húbris versus Cultura Ocidental

    Mensagem por Felipe JJ em Seg 28 Abr 2014, 00:11

    Toda vez que Iwata erra, as pessoas vão trazer o seu sucesso a curto prazo, entre 2007 e 2009 para defender o desempenho medíocre de Iwata.

    Quase parei de ler aí. O DS e o Wii foram sucessos monstros desde 2006 até 2010. Em 2011, mesmo anunciando o 3DS, o DS foi o portátil mais vendido da sua geração, e o Wii, mesmo no fim de vida, ficou perto dos concorrentes.

    O 3DS começou com falhas? Sim. Isso diminui o sucesso do mesmo e joga fora tudo que Iwata fez? Não. Até porque, depois do começo ruim, ele conseguiu recuperar muito bem e ser o sistema mais vendido de 2012 e 2013. Só não vai ser de 2014 porque o PS4 está indo muito bem, mas não vai ficar longe também, ficará em segundo tranquilamente.

    A Nintendo tem o sistema de jogos mais vendido todo ano de 2006 a 2013, tirando 2011 (que foi segundo colocada). De 2007 pra cá, todo santo ano foi a publisher que mais vendeu jogos também.

    Caramba, eles tem monopólio em todos os âmbitos até hoje, só se deram mal com o console de mesa atual. Mas não é uma falha que muda as coisas. Se formos por essa lógica, Sony e Microsoft estão no lixo desde 2005. A Sony perdeu a gerações nos 2 portáteis que teve, perdeu com o console de mesa, tendo, inclusive, mais prejuízo que lucro, e só agora tem UM sistema que está fazendo sucesso. A Microsoft todos sabem que teve mais prejuízo que lucro desde que entrou no ramo de jogos, além de nunca ter vencido uma geração em nenhum quesito. Mas essas coisas nem me surpreendem. As pessoas se acostumaram tanto com o monopólio da Nintendo, que qualquer coisa deles que não seja um arraso, já começa o doom. Acaba-se tendo uma alta expectativa deles sempre, um parâmetro maior.

    Com tudo isso dito, concluo que minha opinião é que o Iwata vai conseguir contornar qualquer problema que tenha, ele é capaz e competente.


    Última edição por Felipe JJ em Seg 28 Abr 2014, 00:17, editado 3 vez(es)
    avatar
    silverreis
    Veterano Nv.33
    Veterano Nv.33

    Karma Karma : 402
    Posts Posts : 1222

    Re: Satoru Iwata: Húbris versus Cultura Ocidental

    Mensagem por silverreis em Seg 28 Abr 2014, 00:11

    PUTZ!!! Vou ler o texto inteiro, toda essa analise, após isso opinarei.

    Boa tradução Prado!!
    avatar
    LiveinRiot
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 950
    Posts Posts : 2206

    Re: Satoru Iwata: Húbris versus Cultura Ocidental

    Mensagem por LiveinRiot em Seg 28 Abr 2014, 00:54

    Está na hora de botar uma pessoa com uma mentalidade mais jovem. Acho que o ponto chave da leitura foi ver que tentaram agradar ambos os lados, mas não conseguiu abraçar nenhum dos lados (vulgo muro). Não espero jogos AAA todos os meses, mas é claramente possível notar que há outras plataformas com mais custo-benefício ou com previsão de maior apoio. De qualquer modo, grande tópico e parabéns pela tradução, porque coisa desse porte deu trabalho.
    avatar
    Convidado
    Convidado

    Re: Satoru Iwata: Húbris versus Cultura Ocidental

    Mensagem por Convidado em Seg 28 Abr 2014, 01:09

    Acho que contra fatos não existem contestações.

    1- Wii venceu a geração contra os "poderosos" PS3 e 360, que tanto foram citados.

    2- DS estuprou seu concorrente PSP, sendo o portátil mais vendido de todos os tempos.

    3- O jogo mais vendido de todos os tempos é do Wii, independente se vem com console ou não, é o mais vendido. E se quiserem contestar, o segundo colocado é Super Mario Bros que é de várias gerações passadas. Se pegarmos o terceiro colocado temos Mario Kart Wii que tbm é do "fraco'' Wii.

    4- A Nintendo tem até agora o console mais vendido da geração, ele se chama Nintendo 3DS, que aliás, faz seu concorrente número 1 PS VITA comer poeira.

    5- O Wii U é o melhor console da nova geração, possui os melhores exclusivos, te oferece 4 jogabilidades distintas ( Gamepad, off tv play, pro controller, wii remote ) além de possuir sua própria rede social chamada de Miiverse.

    6- O tão criticado controle "simples" do Wii, hilariamente foi descaradamente copiado por uma tal de Sony.. Não sei se vcs conhecem um lixo cahamdo PS Move.

    7- Aliás, falando em controle do Wii, eu gostaria que me mostrassem ou me citassem uma jogabilidade tão refinada e diferenciada como a de Super Mario Galaxy e The Legend of Zelda: Skyward Sword, algo que a então Sony sequer chegou perto com seu PS Move.

    8- Mesmo perdendo grana com o passar dos anos, eu não vejo a Nintendo vendendo prédios e mais prédios, fechando diversos estúdios, demitindo massas de funcionários.

    9- As vezes vejo as pessoas reclamarem do Gamepad, que ele não foi ainda bem utilizado e talz.. Na boa.. O que querem do Gamepad? Que ele jogue o jogo por vc? Quem possui o Wii U sabe o quão confortante é jogar um jogo como como Wind Waker e ter seu arsenal e mapa a disposição na hora que vc quiser, sem ter que pausar o jogo várias e várias vezes. Outro exemplo? ZombiU, Rayman Legends, Pikmin 3, Wonderful 101 e principalmente Nintendo Land. Queiram ou não, esses jogos ofereceram novas opções em consoles de mesa que até então nunca havia sido mostrado.

    10- Finalizando... Se o Gamepad é um disperdicio, então por que a Sony por exemplo se deu ao trabalho de adaptar o Vita ao PS4 para que possa ser usado como "gamepad" ou off tv play.. Aliás, mal feito.

    Enfim, essas são minhas opiniões. Acho que se o Iwata não estivesse na Nintendo, os jogos da empresa já estariam em dispositivos móveis. Mas por que a autora do artigo não cita isso? Ahh tah.. o famoso complô.. Espero que Iwata possa continuar na empresa como Presidente, pois, além de ser muito inteligente, venceu uma geração onde ele tinha o "patinho feio" Wii, tem o portátil mais vendido de todos os tempos, inovou com o Iwata Asks e o Nintendo Direct e não deixa os jogos da Nintendo entrarem em tablets e smatphones.

    Então pra quem tanto critica ele, Please Understand...
    avatar
    JonathanAlis
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1336
    Posts Posts : 2517

    Re: Satoru Iwata: Húbris versus Cultura Ocidental

    Mensagem por JonathanAlis em Seg 28 Abr 2014, 01:35

    Eu só não acho que a culpa toda é do Iwata.
    Tem 300 outro lá na nintendo vendo o wii U cair, não atingir as metas, e etc, e ngm faz nada?
    Acho que as decisões são feitas em reuniões e confirmadas por muitas pessoas, levando em consideração as políticas e valores da empresa.
    1 só pessoa não vai mudar a nitnendo.
    avatar
    Mat Lee
    Alface
    Alface

    Karma Karma : 1925
    Posts Posts : 5959

    Re: Satoru Iwata: Húbris versus Cultura Ocidental

    Mensagem por Mat Lee em Seg 28 Abr 2014, 01:45

    Bah.... Se todos os consoles fossem iguais, a indústria dos games iria falir em pouco tempo. Muito do que se tem hoje no mercado, é porque alguém andou ao contrário da correnteza, no final das contas, nós que temos a ganhar.

    E sinceramente... O Iwata deu uma reviravolta com o 3DS, algo que ninguém mais esperava. O Vita está ai até hoje e todo mundo finge que ele não existe, o que é pior ainda. Mas defendem até a morte que ele tem jogos bons e os números não precisam ser julgados para a compra do mesmo. O que de certa forma eu concordo.

    Considero este presidente um ninja, pois ele se adapta bem a qualquer situação. Só de não ter colocado a Nintendo numa dívida de bilhões, mostra que ele tem bom senso. Pois pff... Ele botou a cara na reta muitas vezes, isso tudo para tentar trazer inovação. Então viria sucesso ou derrota... E até nos escorregões, ele conseguiu/consegue jogar um amortecedor no chão.  Laughing Cair vai.. Mas não será tão ruim assim.

    Eu esperaria até a E3 para dar a opinião de alguma coisa. Mas para todos os fatos, vou seguir um certo conselho: "Jogar mais e falar menos". Posso te dizer que diante isso, o Wii U está sendo um espetáculo. Assim como o PS3 foi no seu momento de amargura, e nem por isso estava zerado de jogos. Inclusive, muitos o carregam como a pérola da geração.

    Eu cansei de tópicos do momento.... Se o 3DS estivesse vendendo mal com a mesma biblioteca que tem hoje, iriam reclamar dele. Mas como agora a situação é outra, "idolatram". Chega a ser engraçado a forma que a opinião do povão mudou tão rápido. A questão é que, os consoles da Nintendo da 8º geração ainda têm os melhores jogos em qualidade e quantidade até o momento, isso ignorando números. Porém, gosto é gosto.... Hype é Hype... Marketing é Marketing... E Ismo é ismo. Então são pontos que acabam sendo difíceis de serem discutidos e eu não quero perder o meu tempo.

    Deixa eu voltar a jogar o meu Donkey Kong Country: Tropical Freeze enquanto outros malham o Wii U e o Iwata.  8)
    avatar
    AlienZ
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 2707
    Posts Posts : 1756

    Re: Satoru Iwata: Húbris versus Cultura Ocidental

    Mensagem por AlienZ em Seg 28 Abr 2014, 08:04

    ''A verdade é que você não merece crédito para consertar seus próprios erros. Você merece crédito para evitar erros.''

    Se você evita os erros,as pessoas não notam que você está fazendo progresso,se você concerta erros,as pessoas notam progresso,é assim que funciona as coisas,aliás,essa frase vai contra a natureza humana,nós erramos,e concertamos nossos erros,imperfeição é algo que leva a evolução,fora que nunca ouvi essa frase,parece que o autor criou só pra deixar mais convincente o texto. 

    Evitar erros é impossível,mas é claro que a Nintendo não pode errar,a Microsoft e a Sony estão sempre fazendo cagadas que passam despercebido só porque essas cagadas não tem relação com games. Poderia comentar por horas de como essa frase foi criada só para entrar no contexto,pois acho que o autor do artigo original é o único que pensa dessa forma.

    Confesso que só li o começo do texto,mas enfim,acho melhor esperar até a E3,até porque será provavelmente uma das ultimas chances do Iwata.
    avatar
    supertupi
    Membro Nv.25
    Membro Nv.25

    Karma Karma : 191
    Posts Posts : 279

    Re: Satoru Iwata: Húbris versus Cultura Ocidental

    Mensagem por supertupi em Seg 28 Abr 2014, 08:27

    A matéria de Emily (que não é nova... ela data de 02 de abril de 2013 pra quem acha que ela foi escrita por estes dias) é muito boa e toca em tópicos extremamente interessantes.

    Vou resumir os pontos abordados por ela:
    a) Iwata desde o fim da era Gamecube diz que seus consoles não terão secas no início de suas vidas e vem descumprindo isso sistematicamente desde então.
    b)Iwata sempre defendeu que não vê possibilidades de grandes avanços nos gráficos (por isso defendeu o lançamento do Wii) e agora lançou o WiiU com maior poder gráfico.
    c) O Off-TV play não foi pensado no mercado ocidental e sim no oriental (você deduz do texto).
    d) O Gamepad do WiiU é uma "soma de tudo em um console" que vai de encontro a filosofia de simplificação dos consoles que começou no Gamecube e atingiu seu máximo no Wii e que intimida os casuais conquistados.
    e)Mostra como Iwata trata com desdém as softhouses ocidentais.
    f) Analisa o legado do Iwata, principalmente os anos de ouro do Wii e DS.

    O texto acaba mostrando paradoxos na gestão de Iwata. Vou expor alguns que eu acho e que encontram ecos neste texto:

    a) Se gráficos não importam, porque o WiiU teve avanço gráfico em relação ao Wii. Os gráficos já não eram fotorrealistas?.

    b) A idéia do off-tv é ótima, mas o lance de alguém ter que parar de jogar porque o pai ou a mãe chegou pra ver um filme é coisa do japão, com uma  ou duas tvs por casa. Nos EUA e outros mercados do ocidente com mais tvs por casa, isso não é relevante. O WiiU foi feito pensando no mercado japonês que só se reduz cada vez mais? Umbigo centrado no japão..

    c) O Gamepad foi um requentamento da conexão GBA-GCN. E vai de encontro a filosofia de simplificação dos controles que começou com o GCN e alcançou seu máximo no Wii. Iwata criou o gamepad complexo demais pros casuais e "trambolhão demais" pra maioria dos hardcores.

    d)Iwata não defende a cooperação com third parties ou a criação de um ambiente de cooperação. Iwata entende que a Nintendo deve criar um console  e as thirds devem correr atràs deles implorando para lançar games. Esse comportamente ao meu ver se dá pela excessiva centralização no mercado japonês. Como eles controlam o mercado portátil, outras softs como capcom e squareenix precisam ir mendigar na porta deles pra lançar jogos na plataforma dominante.

    e) Iwata não consegue resolver as vendas do WiiU, assim como não conseguiu com o Gamecube. As vendas do 3DS são equivalentes as vendas pré-DS. Será se o Wii-DS foi uma anomalia? Será se foi como um raio que não cai duas vezes no mesmo lugar?

    Quero vossas opiniões. E por favor, sem estresse. Vamos ter um debate saudável.
    avatar
    Ulukai
    Special Blast
    Special Blast

    Karma Karma : 3288
    Posts Posts : 3096

    Re: Satoru Iwata: Húbris versus Cultura Ocidental

    Mensagem por Ulukai em Seg 28 Abr 2014, 13:09

    Nikkei já disse que Junho será o maior teste do Iwata.

    Esperemos a E3 e analisar como ele pretende seguir a empresa após essa data, então, fazer as análises.
    avatar
    Omnimon
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1869
    Posts Posts : 3094

    Re: Satoru Iwata: Húbris versus Cultura Ocidental

    Mensagem por Omnimon em Seg 28 Abr 2014, 13:34

    Iwata so n vai contonar a situação, como vai consolidar o Wii U como melhor console, não que ele precise disto ainda, pois já é o melhor console de 8º gen disparado, enquanto seus rivais armagão meia duzia de exclusivos e muito refudo de 7º gen o Wii U des de seu lançamento brinda titulos exclusivos e segue sendo anunciado mais exclusivos fora o apoio indie que é o mais solido do mercado.

    Para concluir tenho pena de quem não tem um Wii U e perde a vasta biblioteca do console por ficar comparando potencia de hardware, que nem sabe se ira ser utilizada e se for se o game que o utilizara valera a pena.
    avatar
    Ismatash
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1033
    Posts Posts : 1609

    Re: Satoru Iwata: Húbris versus Cultura Ocidental

    Mensagem por Ismatash em Seg 28 Abr 2014, 13:58

    Tanta coisa complicado nesse tópico... nem precisa de tudo isso...

    Eu olho para o Wii...
    Olho para o DS...
    Olho para o 3DS... e... Olho para o Wii U...

    O que vejo?

    Qualidade.

    Jogos do mais alto nível. Inovação da mais pura criatividade.

    Mas espere! A Nintendo é uma empresa, precisa de lucro, precisa de retorno financeiro...

    Eu olho para conta da Nintendo... O que vejo?

    Bilhões e bilhões de dólares.

    Mas espere! Este dinheiro pode acabar...

    Eu olho para o presente e imagino as consequências para o futuro... O que vejo?

    Desenvolvedores brilhantes dentro da empresa. Apoio de centenas de desenvolvedoras indies com futuro promissor pela frente. Integração de prédios responsáveis por diferentes setores para unir tudo o que a empresa tem de melhor e garantir ótimos console para o futuro.

    Parabéns Iwata!
    avatar
    Hadan
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 861
    Posts Posts : 2757

    Re: Satoru Iwata: Húbris versus Cultura Ocidental

    Mensagem por Hadan em Seg 28 Abr 2014, 14:17

    Me pouparei e pouparei a todos da wall porque quase ninguém lê, mesmo, mas parabenizar Robert pela tradução e por trazer-nos o trabalho - muito bem fundamento, por sinal;

    afirmar categoricamente que Reggie, apesar de ser um homem-bomba ambulante concernente a paciência, é nada menos senão um cara extremamente leal;

    PSP vendeu metade do que o DS vendeu, vindo de uma empresa com nenhuma experiência em portáteis dedicados ao passo que também fabricada gadgets concorrentes de seu próprio produto, especialmente com seus Xperia Play, sem falar que todos os seus top 10 venderam mais de 3 milhões de cópias - nada mal para um iniciante;

    se é pra falarmos de vendas, basta constar que o Wii teve uma queda vertiginosa no interesse do público, ao passo que PS3/X360 se mantém estáveis. Prejuízo em início de vida? Lógico. PS3 a 600 fucking dólares era um absurdo? Inegavelmente. Mas são vendas e interesse: ao passo que Nintendo praticamente força a migração para a nova plataforma, Sony e MS sugam até a última gota do pote - e com glória. Sem falar que a diferença entre estes e o Wii é de apenas 20 milhões de consoles a mais para o Wii. Nada mal para quem começou a apertar o passo de 2,5/3 anos pra cá;

    3DS é um p*** console mas não causou, de longe, todo o frisson que o DS causou - o GBA, que teve quase 4 anos de vida útil vendeu o dobro de unidades que o 3DS que já completou 3;

    o mercado de games tornou-se altamente difundido da 5ª geração pra cá, quando atingiu mais de 100 milhões de unidades vendidas de dado console - e os números estúpidos acompanham as gerações. Nunca se vendeu tanto video-game em tão pouco tempo - e nunca tantas pessoas que até então nunca tinham tocado num console antes se interessaram tanto por jogos, mesmo aquelas bolhinhas (financeiras) dos jogos sociais e demais jogos "informais" - com parte desse sucesso atribuído ao Wii.

    Foram apenas destaques, sequer foi uma opinião propriamente dita.
    avatar
    Archie
    Veterano Nv.35
    Veterano Nv.35

    Karma Karma : 572
    Posts Posts : 1256

    Re: Satoru Iwata: Húbris versus Cultura Ocidental

    Mensagem por Archie em Seg 28 Abr 2014, 14:49

    Olha, eu agora não posso parar para ler o texto inteiro, li apenas algumas partes de relance, mas o que eu digo é o seguinte: Se tivesse pelo menos UM candidato melhor, eu concordaria com a saída do Iwata. Pra dirigir uma empresa como a Nintendo não pode ser simplesmente qualquer um.

    Quem vai assumir se o Iwata sair? Sakurai? menos... O smash do Wii-U e do 3DS estão ficando bons, mas dizer que ele tem que ser o CEO da Nintendo? Pessoal viaja demais...

    Mais tarde eu paro pra ler isso ai...
    avatar
    BetoSantos
    Membro Nv.15
    Membro Nv.15

    Karma Karma : 594
    Posts Posts : 175

    Re: Satoru Iwata: Húbris versus Cultura Ocidental

    Mensagem por BetoSantos em Ter 29 Abr 2014, 00:07

    Não desmerecendo o trabalho da autora e apesar do texto apresentar fatos interessantes, eu particularmente jamais li tanto blablablá a respeito da Nintendo e do Iwata em um só texto.

    O tempo todo querendo mostrar que Iwata é o único responsável pelos desafios que a Nintendo enfrenta atualmente e ignorando fatos que fugiam do controle do CEO da BigN como as crises econômicas mundiais.

    Pegou frases do Iwata em diferentes épocas e sob diferentes aspectos do mercado de videogames, procurando apresentá-los como falta de planejamento, de consistência e até de boa-fé por parte do CEO da Big N, como aquela dos gráficos do Wii perante o 360 e PS3 no início e final da geração.

    Qual foi o erro de se admitir que os consoles da concorrência tiveram uma curva de evolução gráfica muito acentuada ao longo dos anos em relação ao console da casa? Ora, não foi verdade?

    Falou tanto em consoles da BigN com períodos de seca de jogos, sendo que o mesmo ocorre na MS e Sony.  

    Discursou tanto a respeito da dificuldade de suporte third por parte da Nintendo, mas não mencionou que algumas terceirizadas não possuem a mínima vontade de produzir para os consoles da BigN por numerosos motivos. Alguns bem discutíveis por sinal.

    Mostrou gráficos demonstrando quedas de faturamento, encolhimento de valor de mercado, ações em baixa desde 1900 e bolinhas... tudo isso como principais consequências da gestão do Iwata?
    Penso: E o tsunami que arrasou o Japão nesse mesmo período seguido da grave crise financeira pós-cataclismo? A crise imobiliária e financeira nos EUA? A instabilidade da zona do Euro? Não tiveram relação também?

    • Menções honrosas: a diminuição do valor de mercado da Sony ao longo dos anos, e, o faturamento no mercado de videogames da Microsoft desde o primeiro Box. •

    A verdade é que com Iwata ou sem, a situação não está fácil para nenhuma das 3 gigantes.

    De resto, o FelipeJJ já expôs de forma muito oportuna exatamente o que penso. Parabéns!!!!

    Congratulations também ao Robert, por ter se dado o trabalho de traduzir o texto.

    Conteúdo patrocinado

    Re: Satoru Iwata: Húbris versus Cultura Ocidental

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 20 Ago 2017, 16:29