Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

    [Discussão]Mario está ficando saturado?

    Compartilhe

    Votação

    Você acha que a franquia Mario esta ficando banal?

    [ 9 ]
    15% [15%] 
    [ 16 ]
    26% [26%] 
    [ 2 ]
    3% [3%] 
    [ 24 ]
    39% [39%] 
    [ 10 ]
    16% [16%] 

    Total dos votos: 61
    avatar
    Xayru
    Membro Nv.15
    Membro Nv.15

    Karma Karma : 29
    Posts Posts : 174

    [Discussão]Mario está ficando saturado?

    Mensagem por Xayru em Qua 19 Dez 2012, 19:39

    *O tópico a seguir se refere a uma opinião minha á respeito de uma franquia de videogames, não sobre sua mãe, pai, deus, ou você. Então não leve isso como grande coisa.

    Desde que comprei meu 3DS, fiquei ansioso para jogar meus novos jogos, entre eles SM3DL e NSMB2. Já tinha jogado jogos anteriores da série, tais como Mario Galaxy, Super Mario 64, SMB3 e NSMB. Estes jogos marcaram minha vida, por serem experiências de uma franquia que está a muito tempo no mercado, se sempre se renova. Mal pude esperar para jogar estes jogos e viver outros ótimos momentos.

    O primeiro que joguei foi NSMB2. Não estava acostumado aos controles, mas messo assim achei muito divertido. Terminei o primeiro mundo, e depois de relembrar os momentos na frente da TV com Super Mario Bros 3, fui direto pra SM3DL.

    Vou confessar, gostei mais de 3D land. O jogo faz um ótimo uso do 3D, mesmo tendo controles fáceis, requer muita técnica para passar de certas fases.

    Alguns meses se passaram e terminei ambos os jogos, com algo na minha mente...
    A maioria dos recursos utilizados em ambos os jogos vem de títulos passados, trazendo sim diversas novidades, mas não tantas como eu esperava ver. Mario Galaxy 2 tinha tantos power ups novos e antigos, e fases em você realmente precisava revisita-las para pegar as star coins e as estrelas.

    Já em 3D Land, somente 1 power up novo foi adicionado, sendo que a Tanooki Suit (e sua variação no special world) são items que já existiam, e somente retornou. Não estou dizendo que isso é ruim, mas eu realmente queria muito novos power-ups. Isso me deixou muito triste, pelo fato que a Nintendo é conhecida por sempre trazer inovações a cada console e jogo novo lançado.

    Além disso, muitas fases tiverem conceitos reciclados de jogos antigos. Nem uma fase é igual a outra, isso é algo positivo, mas senti que já tinha jogado aqui alguma vez.

    E além disso, facilitaram de mais o jogo. A cada X vezes que você morre, você tem a opção de ficar invencível durante toda fase. E se não quiser pega-los de qualquer jeito, você ainda tem a chance de pegar uma P-Wing, que irá te levar para o final da fase...
    Existe algo parecido em Mario Galaxy 2, mas se o fizer, o jogo considera uma estrela de bronze para você, e se quizer uma dourada, terá que fazer tudo por sí só. Isso si é uma ideia boa, mas 3D Land, o jogo considera que você fez um ótimo trabalho, e te dá tudo como se fosse você mesmo que teria feito tudo!

    E o que mais me irrita... Bowser. Praticamente em todos os jogos de Mario, você batalha com ele, chega no final, resgata a princesa e depois...
    Ele vira gigante e terá que que derrotar ele... de novo! Isso é muito previsível. Até de mais. Isso inclusive acontece no novo NSMB U. A mesma fucking coisa. As batalhas não são as mesmas, claro, são bastantes diferenciadas, mas realmente tinha que ser sempre desse jeito? Não podem mudar o modo como a batalha vai se desenrolar? Bowser realmente tem que ficar grande todo fim do jogo? Eu realmente não sei.

    Também senti saudade de chefes mais diferenciados, quase não existe variedade neles.
    Já em NSMB2, o jogo é mais diferente. Eu achei ele um pouco mais difícil que 3D land, os chefes são ótimos e requerem sempre uma maneira diferente de ser derrotado, mas o mini-chefes... Não sei quantas vezes vi aqueles rinocerontes. Sério.
    As fases são dividas em temas para cada mundo... ( mundo da neve, mundo do deserto, mundo da praia/floresta, enfim...) eu fiquei meio triste por perder aquela sensação de "o que vem por aí?" que SM3DL proporcionou. Achei 3D land melhor que NSMB2, porém, o fato de que eles conservaram a mesma ideia de não criar power - ups novos.

    "Mas rapaz, tem vários power ups novos... tipo a flor de ouro, o bloco de ouro, o circolo de ouro..."
    Sim, mas acompanhe comigo : estes power-ups realmente vinham com ideias totalmente novas, ou eles reciclaram a ideia da flor de fogo, do arco, e até mesmo do bloco de ouro, que já foi demonstrado em uma ideia semelhante em 3D Land?

    Sim, eles facilitaram de novo, com a Invicibility Leaf, e isso me dexou triste novamente. Mas fora isso citado ( e a batalha final do Bowser, que foi previsível novamente...) NSMB2 foi um bom jogo, com inovações na medida certa, mas que podia ser bem melhor, considerando o nível de qualidade dos últimos jogos.

    Enfim, eu adorei ambos os jogos, ele sim cumprem a missão de serem divertidos, não tenha dúvida disso, mas meu maior medo é a Nintendo se tornar uma empresa que ao invés de criar experiências totalmente novas e únicas, crie jogos para "vender console" e seus produtos se tornem iguais e repetitivos , á ponto de ser sustentada apenas pelos fanboys.

    Isso está longe de acontecer, e eu tenho consciência que tudo que citei aqui sempre esteve presente no mundo de Mario, que é algo que faz parte da cultura do game, e que algumas das coisas aqui são feitas para homenagear antigos games, e que as fórmulas utilizadas realmente são divertidas, mas eu tenho que dizer que quero muito uma inovação na franquia.
    __________________________________________________________________
    É isso, espero que entendam o meu lado. Mas aqui vai a pergunta...
    Você realmente acha que a Nintendo está deixando Mario Saturado/Banalizado? Se sim, porque acha que isso está acontecendo/vai acontecer? Se não, acha que algum ela poderá chegar a tal ponto?

    Sua opinião é importante. Participe! :D
    avatar
    Schweppes
    Citrus
    Citrus

    Karma Karma : 2004
    Posts Posts : 6427

    Re: [Discussão]Mario está ficando saturado?

    Mensagem por Schweppes em Qua 19 Dez 2012, 19:48

    Não acho que Mario esteja ficando saturado, mas sim a série New. Também cheguei a comentar em outro tópico que sinto falta dos chefes diferenciados. Vale ressaltar que o NSMB U também só tem 1 powerup novo. Outro detalhe que vem me incomodando é a trilha sonora, enfim.

    Não que eu não esteja satisfeito, mas a Nintendo pode fazer muito mais.
    avatar
    Trecko
    Membro Nv.11
    Membro Nv.11

    Karma Karma : 19
    Posts Posts : 130

    Re: [Discussão]Mario está ficando saturado?

    Mensagem por Trecko em Qua 19 Dez 2012, 19:51

    acho que n... mario é mario! nunca se farta...
    avatar
    LucasAntonio50
    Veterano Nv.29
    Veterano Nv.29

    Karma Karma : 239
    Posts Posts : 1113

    Re: [Discussão]Mario está ficando saturado?

    Mensagem por LucasAntonio50 em Qua 19 Dez 2012, 20:04

    Realmente,eu estava comentando no chatbox a alguns dias atras,Mario não inova em nada,só muda a estrutura das fases,dificilmente impõe um chefe ou item novo...
    avatar
    Athos
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 910
    Posts Posts : 2634

    Re: [Discussão]Mario está ficando saturado?

    Mensagem por Athos em Qua 19 Dez 2012, 20:09

    Mario sempre vai ser mario, mas tipo eu já me enjoei de jogar marios... Nem itens novos tem mais, única coisa desse novo do Wii U são os Yoshis. Até os mundos já estão canônicos. A nintendo tem que inovar =/
    avatar
    Robert Prado
    Underwear Hero
    Underwear Hero

    Karma Karma : 5131
    Posts Posts : 6134

    Re: [Discussão]Mario está ficando saturado?

    Mensagem por Robert Prado em Qua 19 Dez 2012, 20:15

    Sabem qual Mario eu tenho? O Super Mario Bros do Virtual Console!
    Eu vou ficar pagando 40 dolares em jogo repetido nada! O Super Mario Bros é a mesma coisa!

    Ainda teve 2 que votaram na ultima opção! Esses merecem ficar uma geração inteira igual alienados jogando o mesmo fucking game.

    Cruz credo. Mario de plataforma precisa inovar logo! Cansado dessas mérdas capadas e enjoativas
    avatar
    Mostarda com Limão
    Veterano Nv.6
    Veterano Nv.6

    Karma Karma : 138
    Posts Posts : 545

    Re: [Discussão]Mario está ficando saturado?

    Mensagem por Mostarda com Limão em Qua 19 Dez 2012, 20:17

    Não acredito que Mario esteja ficando saturado, acredito que Mario apenas continua sendo... o Mario! O medo de um jogo passar uma inovação pesada corre o risco de perder a essência da série em si, sem falar que o nome Mario está estampando em uma p*** imensa lista de games de diferentes gêneros, Esportes, Plataforma, Corrida e até RPG, o que significa que não venderiam e criariam tanto se não estivesse bom. Nem digo os fanáticos mas pra aqueles que são só fãns do Mario, acho que eles gostam da franquia como está.
    Bom, isso tudo é o que eu acredito como apenas fã de Mario. kk

    Edit: E eu fui um dos dois alienados que votou na última opção com muito orgulho *-*
    avatar
    Marcelo
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 641
    Posts Posts : 2579

    Re: [Discussão]Mario está ficando saturado?

    Mensagem por Marcelo em Qua 19 Dez 2012, 20:19

    Bem, eu acho que os jogos estão ficando bem repetitivos e pouco inovadores, por exemplo o NSMBU, e a única diferença do NSMB pro NSMB2 são as moedas e o racoon Mario.

    Mas mesmo que estejam desse jeito, sempre venderam muito.
    avatar
    RiderBlack
    Veterano Nv.8
    Veterano Nv.8

    Karma Karma : 416
    Posts Posts : 576

    Re: [Discussão]Mario está ficando saturado?

    Mensagem por RiderBlack em Qua 19 Dez 2012, 20:30

    Quando vcs vão perceber que a proposta ta série NEW é realmente essa de não inovar...pra isso nós temos a série principal Super Mario,que caso não tenham percebido,se tornou 3d com o Mario 64 e não voltou mais atrás...portanto,se a pergunta se refere a série principal,a resposta é NÃO,não e não....
    agora se vc se refere a serie NEW a resposta é sim,maaas essa é a proposta da série,assim como mário kart sempre vai ter kart,mario tênis vai ser de tênis e assim por diante...mas de novo me repito,a série principal continua com uma originalidade impar no mundo dos games excetuando MG 1 e 2,mas da pra falar mal de algum desses dois jogos?
    O que Mario fez e continua fazendo é nos trazer um sentimento de MARAVILHA,daquele monte de cores e idéias absurdas e absurdamente divertidas e nesse propósito vejo a série PRINCIPAL de Mario sem rivais,se nem Sonic que tb considero uma master série resistiu como Mario conseguiu,imagino que o encanador tenha lá seu mérito.


    Última edição por RiderBlack em Qua 19 Dez 2012, 20:33, editado 1 vez(es)
    avatar
    viniss
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 722
    Posts Posts : 1994

    Re: [Discussão]Mario está ficando saturado?

    Mensagem por viniss em Qua 19 Dez 2012, 20:30

    @Marcelo escreveu:Bem, eu acho que os jogos estão ficando bem repetitivos e pouco inovadores, por exemplo o NSMBU, e a única diferença do NSMB pro NSMB2 são as moedas e o racoon Mario.

    Mas mesmo que estejam desse jeito, sempre venderam muito.

    Concordo que NSMB/NSMBWii/NSMB2 sejam muito parecidos, mas NSMBU é outra história.
    O jogo inovou (na medida do possível), trazendo de volta os Baby Yoshi, colocando suporte ao Miiverse, mudando o esquema do World Map, um novo power up (como só teve um power up novo, eu acho que eles deveriam ter colocado power up antigos, como o Frog Mario ou o Penguin Mario).

    Mas devemos ter em mente que a Big N deve ter muito cuidado ao inovar os jogos do Mario. O bigodudo é um sucesso imenso, e mesmo os jogos bem reciclados como NSMB2 vendem igual aguá. Vai que a Nintendo resolve inovar muito e o Mario acaba perdendo sua identidade.
    Os jogos em 2D do encanador NUNCA sofrerão grandes mudanças. Eles (Nintendo) devem pensar o seguinte: ''Para que mexer em time que está ganhando?"
    avatar
    Vings
    Membro Nv.11
    Membro Nv.11

    Karma Karma : 28
    Posts Posts : 130

    Re: [Discussão]Mario está ficando saturado?

    Mensagem por Vings em Qua 19 Dez 2012, 20:32

    Mas daí entramos naquele antigo lance do Mario 3D =/= 2D.

    Mario quando em 3D veio se renovando a cada novo título lançado. O 64 foi uma boom em toda a comunidade gamer e tal, o Sunshine chegou com uma ambientação e mecânicas novas, e o Galaxy tratou de fazer de certo modo o mesmo que o Sunshine, apresentado várias novidades, porém de forma mais genial dessa vez.

    Agora, os 2D fizeram o que lhe foi cabido ao longo dos anos, cada jogo se melhorando mais especificamente por detalhes técnicos dos consoles. Tanto é que ficou enterrado por um bom tempo, até o surgimento da série new, que tinha como premissa trazer o antigo Mario de volta, e foi o que fez. Aliás, foi apenas isso o que fez.

    Desse modo que hoje em dia apesar de mudanças, renovar a série de Mario em 2D é um negócio muito difícil, as melhores idéias que ambientassem esse mundo já foram utilizadas antes, e mesmo com novidades fica a sensação meh, diferente dos 3D, que por ter uma apresentação num ambiente maior, e mais criativo, conseguem se renovar sem dificuldade.

    Acho que vale dizer que tudo o que eu disse não vale muito pro 3D Land, já que da minha visão foi o Mario 2D colocado num plano 3D.
    avatar
    ERROR
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 956
    Posts Posts : 2122

    Re: [Discussão]Mario está ficando saturado?

    Mensagem por ERROR em Qua 19 Dez 2012, 20:37

    Acho que nos últimos anos os jogos menos bons do Mario foram o New Super Mario Bros 2, não vou levar em conta os jogos de tabuleiro e olímpiadas já que não é somente o jogo do Mario.
    Super Mario 3D Land foi muito bom e pelo que eu joguei do Paper Mario Sticker Star ele está excelente.
    Apesar do New Super Mario Bros U é outra cópia do Mario 2D ele é um bom jogo, parece ser bem divertido de jogar e não teve nada reciclado como o New Super Mario Bros 2.
    avatar
    Paperjunior
    Membro Nv.12
    Membro Nv.12

    Karma Karma : 19
    Posts Posts : 146

    Re: [Discussão]Mario está ficando saturado?

    Mensagem por Paperjunior em Qua 19 Dez 2012, 20:38

    Eu acho o seguinte: eles estão seguindo a politica do "time que está ganhando não se mexe", á cada novo jogo do encanador eles colocam algumas novidades mas sem alterar o produto principal.

    Ou seja eles colocam algumas coisas novas nos jogos mas os elementos clássicos permanecem como os Goombas, a historia batida de resgate da Peach...

    Eu acho q eles estão pondo inovações, mas não demais porque se inovarem muito pode ocorrer o q ocorreu com outras franquias q tentaram se renovar e acabaram indo parar no fundo do poço como o Sonic (sorte que depois ele se reergueu.) e algumas até desapareceram como o Crash por exemplo.
    avatar
    vandalier
    Membro Nv.6
    Membro Nv.6

    Karma Karma : 33
    Posts Posts : 84

    Re: [Discussão]Mario está ficando saturado?

    Mensagem por vandalier em Qua 19 Dez 2012, 20:39

    A série anda saturada desde o SNES, mas a Nintendo não vende inovação ou qualidade; vende a nostalgia, que é o que faz as pessoas comprarem esse tipo de jogo.
    "Mas Mario é divertido!" Meu caro, todos os jogos podem ser divertidos, mas isso é o resultado do que o jogador espera X o que o jogador recebe. Eu acho RPGs mais divertidos que Mario, mas nem por isso considero Mario uma franquia podre. Eu apenas considero que ela não me diverte, mas divertiria, talvez, se mudasse alguma coisa e tivesse algo que me agradasse, e não só fases nostálgicas com músicas fofinhas.
    Enfim.
    avatar
    edbatch
    Membro Nv.8
    Membro Nv.8

    Karma Karma : 7
    Posts Posts : 100

    Re: [Discussão]Mario está ficando saturado?

    Mensagem por edbatch em Qua 19 Dez 2012, 20:42

    Zerei o NSMB Wii, foi legal e talz, mas para mim já deu, não tenho vontade de comprar o NSMB U, e como o Schweppes também chegou a comentar, a trilha sonora da saga NEW me dá nos nervos.

    Porém, os jogos principais de Mario, são fodásticos, e definitivamente não cola dizer que são repetitivos e saturados:
    Mario 64 -> Mario Sunshine -> Mario Galaxy 1 & 2.
    Então para mim, a resposta é não.

    Obs: Estou me referindo apenas aos consoles de mesa, não tenho como opinar sobre os títulos portáteis.

    Conteúdo patrocinado

    Re: [Discussão]Mario está ficando saturado?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sab 19 Ago 2017, 12:14