Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

    [Recomendações] - Livros

    Compartilhe
    avatar
    vits
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 2542
    Posts Posts : 4922

    [Recomendações] - Livros

    Mensagem por vits em Sex 11 Dez 2015, 22:12


    O dicionário define livro como sendo um volume transportável composto de páginas, contendo texto e/ou imagem. Mas para aqueles que possuem o hábito da leitura existe muito mais por detrás desses blocos de papel, do que um simples volume de texto.

    Um produto da intelectualidade humana, os livros estão conosco a ao menos 2mil anos, começando pelo épico de Gilgamesh, escrito em uma série de tábuas de argila, hoje, seu conteúdo pode ser encontrado nas melhores bibliotecas e livrarias. Além de antigos, os livros possuem um enorme poder sobre os homens, alguns como a Bíblia e Mein Kampf foram responsáveis por criar um conjunto totalmente novo de crenças e, para o bem ou para o mal, são seguidos por diversas pessoas ao redor do planeta.

    Mesmo poderosos, os livros são muitas vezes subestimados e não é dificil encontrar pessoas que só os leem por obrigação. A ideia deste tópico é compartilhar nossas experiências com esses "volumes de texto", fazendo recomendações e que sabe motivando outros a adquirir o passatempo da leitura.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    A fim de inaugurar o tópico trago a sugestão de leitura de um clássico dos romances de distopia, Fahrenheit 451:


    "Fahrenheit 451 - A temperatura na qual o papel do livro pega fogo e queima...."

    Resumo:


    Escrito por Ray Bradbury em meados do século XX, este livro sofreu diversas reformulações e foi publico nos cantos nas mídias mais diversas, cominando em um filme em 1966. O foco do livro é uma visão pessimista do futuro, onde os livros são banidos em prol da manutenção de uma sociedade estúpida, controlada pelo prazer e sem vontade de se rebelar. (qualquer semelhança com o Brasil atual é mera coincidência).

    Nosso protagonista é Guy Montag, um bombeiro, cujo o trabalho consiste em queimar os estoques de livro remanescentes. Sua vida caminha normalmente até que um dia é chamado para atender um caso peculiar, uma mulher mantinha um enorme estoque de livros em sua casa, as cenas que se desenrolam nesse ambiente atormentam Montag pelos próximos dias e o fazem repensar tudo aquilo que lhe circunda. Desse ponto em diante a história caminha em torno da metamorfose do protagonista de um bruto estúpido, para um ser humano pensante...

    Crítica:

    A narrativa principal do livro é aceitável, mas não chega a ser capaz de realmente prender o leitor, essa função é dada ao retrato da sociedade e aos personagens secundários encontrados ao longo das páginas. Outro fator que é digno de nota é a evolução do protagonista, que é feita de forma tão gradual que chega a dar certa agonia, podendo desmotivar o leitor menos corajoso logo em suas primeiras páginas.

    Recomendação:

    Este é aquele tipo de livro que pode fazer você repensar suas atitudes perante o conhecimento, logo, sua leitura é altamente recomendada para aqueles que não possuem o hábito de ler. Já o leitor tradicional provavelmente se interessará pelo retrato da sociedade, assim como pela excelente evolução do protagonista.

    Em resumo, é um livro recomendado para aqueles que buscam algo para refletir, sem esperar personagens marcantes ou uma trama elaborada. Seu mérito está no retrato da sociedade e na confecção de um futuro distópico assustador e ao mesmo tempo verossímil.

    Ficha:
    Nome: Fahrenheit 451
    Autor: Ray Bradbury.
    Nº de paginas: 256.
    Versão lida: Globo de Bolso.
    Preço(R$): 14,90 - 39,90.
    Recomendação: 8/10.
    avatar
    The Shiro
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 402
    Posts Posts : 1805

    Re: [Recomendações] - Livros

    Mensagem por The Shiro em Sex 11 Dez 2015, 22:40

    Boa recomendação... Eu só vi o filme :v

    Mas eu queria uma recomendação também, não ando lendo ultimamente.

    Eu queria algo que me prendesse a atenção, simples, especial (não especial), e também não genérico de preferência... estou pedindo demais?


    Conhece algo assim para me recomendar?
    avatar
    vits
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 2542
    Posts Posts : 4922

    Re: [Recomendações] - Livros

    Mensagem por vits em Sex 11 Dez 2015, 22:49

    @Theshiro,

    Bem, se você estiver procurando algo voltado a fantasia, eu recomendo a trilogia da Bússola de Ouro, muitos consideram como a melhor série de fantasia já criada. Eu gosto dela por ser ao mesmo tempo fantasiosa e próxima da nossa realidade.

    Agora se quiser algo mais "real", O Incolor Tsukuru Tazaki e seus anos de peregrinação, é uma excelente escolha. É um livro relativamente recente e barato, com uma história bem simples, de um homem que decide ir atrás dos amigos da infância para entender o porque de ter sido excluído.

    Re: [Recomendações] - Livros

    Mensagem por Skywalker em Sab 12 Dez 2015, 15:54

    Pode parecer clichê mas eu super recomendo esse livro:



    Pelo simples motivo dele ser perfeito e que todo mundo deveria lê-lo pelo menos uma vez na vida, principalmente as crianças ^^
    avatar
    vits
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 2542
    Posts Posts : 4922

    Re: [Recomendações] - Livros

    Mensagem por vits em Sab 12 Dez 2015, 21:35

    Como eu comentei sobre este livro com o @theshiro, acho justo fazer uma análise do mesmo. Estou falando da minha recomendação acima, do million seller japonês, Haruki Murakami.

    - O Incolor Tsukuru Tazaki e seus anos de peregrinação.


    Resumo:

    A história é centrada ao redor de um homem solitário, que mesmo sendo extremamente bem sucedido em sua área de atuação, ainda é castigado por fatos ocorridos quando ainda era um calouro na universidade de Tóquio. Seus problemas no entanto são advindos da cidade de Nagoia, onde o protagonista cresceu e formou um elo com 4 indivíduos distintos, cada um identificado por uma cor (vide capa), a fim de perseguir seu sonho, o jovem deixa sua cidade natal e parte para a capital japonesa onde começa a estudar engenharia e edificações.

    Seus problemas começam com um simples telefonema vindo de um de seus amigos, a mensagem é simples - "Não queremos mais falar com você, não entre em contato". Sem forças para entender o porque dessa abrupta ruptura, Tsukuru passa o resto de seus dias perseguido por essas palavras, até que anos mais tarde, uma mulher o convence a ir atrás da verdade por detrás da dura mensagem.

    Crítica:

    Aqueles não familiarizados com o estilo do autor (como eu, quando li a obra) podem se perder entre o delírio e realidade que cruzam a narrativa de forma ininterrupta, ainda assim, o autor faz um excelente trabalho em criar um personagem "sem cor", fazendo com que a tarefa a identificação do leitor com o protagonista seja quase simbiótica. Se preocupar com o destino de Tsukuru é inevitável, assim como se identificar em cada ação, medo e receio do personagem.

    Claro, esse tipo de escolha não foi por acaso, o livro inteiro se trata de encontrar respostas e refletir sobre as ações e pensamentos dos indivíduos, isso é feito com o auxílio de um leque enorme de personagens secundários, que atuam como portadores de perguntas e respostas, cada um servindo para fechar e abrir os mistérios que circulam a vida do protagonista. Vale ressaltar que o livro não se esforça em responder todas as perguntas e muitas vezes o leitor casual pode se perder no emaranhado de teorias que irão surgir, já ao olho mais atento, o livro provoca reflexão e curiosidade.

    Recomendação:

    Esse é um livro curioso, leitores casuais vão encontrar uma narrativa interessante, mas pesada com temas como suicídio, sexualidade, estupro e depressão. Já os leitores mais minuciosos vão perceber sutilezas, que levam a reflexão.

    Em ambos os casos, este é um daqueles livros que vai fazer você pensar e provavelmente vai ocupar um espaço na sua mente, durante alguns bons dias.

    Ficha:
    Nome: O Incolor Tsukuru Tazaki e seus anos de peregrinação.
    Autor: Haruki Murakami
    Nº de paginas: 328
    Versão lida: ALFAGUARA BRASIL
    Preço(R$): 19,90 - 39,90.
    Recomendação: 9/10.
    avatar
    Mazza
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 889
    Posts Posts : 1992

    Re: [Recomendações] - Livros

    Mensagem por Mazza em Sex 18 Dez 2015, 20:36



    Deixei de ser o público alvo dessa série de livros há muitos anos, mas, quando penso em livros, nunca esqueço da coleção Vagalume. Ela era tão boa que as obras eram constantemente disputadas na minha escola. Se houvesse uma dando sopa, sumia na hora.

    Recomendo tudo, principalmente se tiver "Marcos Rey" na capa. Ele fez algumas das melhores tramas de suspense da minha infância. Razz
    avatar
    thaisgamer
    Membro Nv.5
    Membro Nv.5

    Karma Karma : 25
    Posts Posts : 75

    Re: [Recomendações] - Livros

    Mensagem por thaisgamer em Dom 27 Dez 2015, 21:23

    Eu leio bastante e gostei de ter encontrado este tópico. Vou Recomendar um livro que acabei de ler ontem e não é muito conhecido.

    Título: O Poder da Espada
    Série: A Primeira Lei 
    (trilogia: 1-O poder da espada / 2-Antes da forca / 3-O Duelo dos Reis)
    Autor: Joe Abercrombie
    Gêneros: Fantasia e aventura.
    Classificação: Creio que seja 16.
    Alertas: Violência, tortura, linguajar adulto.



    O UNIVERSO
    A trama se passa em um universo fictício. Regiões e cidades sob o domínio de um rei e um conselho fechado, uma aliança mais conhecida como União.
    O norte é conhecido por ser pouco habitado e por ter costumes mais tradicionais. Enquanto a região central é mais conhecida por ser civilizada no norte é como se o tempo tivesse parado. Os nortenhos são conhecidos pela natureza selvagem e pouca sofisticação. Nessa região Angland é a cidade mais importante.
    A região central é de fato o centro da União, é onde reside o conselho fechado e o próprio rei. Também tem a Inquisição, que faz valer as leis e conseguem as respostas de um jeito ou de outro. É onde funciona quase todo o comércio que se divide em guildas. As pessoas que moram nessa região são finas e sofisticadas (as ricas). Mas também há muitas áreas sujas e miséria. Entre todos os locais o mais importante é o Agriont (é o que mais aparece no livro).
    O sul é quente. Essa região vai ser mais explorada do livro dois. Mas pode-se entender que o sul assim como as cidades independentes da União são muito quentes e a maioria das pessoas  são "de cor" (negras ou morenas). A cidade principal é Dagoska. Ao sul de Dagoska há as cidades livres, conhecidas por estarem sempre em disputas de poder e território e por ter muita escravidão.

    O CONTEXTO
    A história começa em um pós guerra da União com uma região chamada Gurkul. Uma guerra que causou muitos danos a União e seus habitantes. cidades foram destruídas e heróis foram esquecidos com o tempo dando lugar a novos, mas não tão heróis assim.
    O rei é quase que um poder simbólico. A base do poder da União é o Conselho Fechado, onde há uma cadeira vazia a muito tempo. E também a Inquisição, que se esforça para acabar com a corrupção que cresce cada vez mais.
    Enquanto isso o norte se inquieta. Um governante chamado Bethod pretende desvincular o norte da União e governar como rei. No sul as coisas não são diferentes, mas vou deixar no suspense. Em outras palavras a União é uma aliança prestes a enfrentar muitos confrontos para continuar de pé.

    OS PERSONAGENS
    O livro é desenvolvido através de pontos de vista de 3 personagens principais e mais alguns coadjuvantes.

    Sand Dan Glokta
    Ex prisioneiro de guerra. Mutilado, torturado e aleijado. Passou 2 anos preso nos calabouços do imperador após a guerra com Gurkul. Glokta passou por muita coisa. Era conhecido por ser bonito, orgulhoso e o melhor espadachim do exército. De bom nascimento e rico também. Mas depois da guerra nada lhe restou além de mancar com dor e seu emprego na Inquisição. O arquileitor faz as perguntas e Glokta consegue as respostas. Nada pode surpreende-lo, ninguém passou por bocados piores. Por isso ele é o melhor no que faz.

    Logen Nove Dedos
    Logen, Nove Dedos, Nove Sangento... Ele tem muitos nomes. Um ex-campeão de Bethod e atualmente um guerreiro nomeado. Líder de um grupo de guerreiros experientes que lutam para exterminar os shankas (criaturas sobrenaturais conhecidas como cabeças-achatadas). Logen teve um passado sanguinário, fez coisas terríveis e sobreviveu a coisas mais terríveis ainda. Mas os shankas lhe tiraram tudo e ele passou um bom tempo lutando contra as criaturas. Uma vez perdido de seu grupo decide tomar outro rumo e aceitar o pedido de um aprendiz de mago a encontrar-se com Bayaz, o primeiro dos magos. Logen inicia sua jordada ao centro da União mesmo não sabendo que planos Bayaz tem para ele.

    Jezal Dan Luthar
    Rico, bonito, capitão do exército, bom nascimento, mulherengo, orgulhoso e muito mais muito convencido. Jezal é tudo que Glokta foi um dia e mais um pouco. É o favorito para vencer o campeonato de esgrima da União, mesmo que não seja tão importante para ele. Mas toda essa pomposidade vai entrar em conflito com certo apreço pela irmã mais nova de seu amigo e comandante.

    MINHA OPINIÃO
    Eu amei esse livro. Estou lendo o segundo da trilogia: Antes da Forca. O modo como o autor descreve as cenas é perfeito. Os personagens são como pessoas reais, com sentimentos e vontades reais. Nem um pingo de clichê. Realista e maduro. Se você gosta de aventura, lutas, tramas, mistério, linguajar sujo, magia e violência vai amar esse livro também.
    avatar
    thaisgamer
    Membro Nv.5
    Membro Nv.5

    Karma Karma : 25
    Posts Posts : 75

    Re: [Recomendações] - Livros

    Mensagem por thaisgamer em Qui 31 Dez 2015, 19:33

    Os fãs da série dos jogos Resident Evil irão gostar desta série de livros. Sete volumes baseados na história do jogo escritos pelo autor S. D. Perry desde 1998. Eu por enquanto só li o primeiro livro: Umbrella Conspiracy (A Conspiração Umbrella) e adorei.

    Título: A Conspiração Umbrella
    Série: Resident Evil
    Autor: S. D. Perry
    Gêneros: Ação, suspense, investigação e horror.





    O UNIVERSO
     O livro narra a história de Resident Evil 1 diretamente de nossa amada Raccon City. Coisas estranhas aconteceram nas Montanhas Arklay que levou a elite da polícia, os S.T.A.R.S, a irem lá investigar. A trama começa ainda no departamento de polícia. Depois atravessa a Raccon Forest chegando até a Mansão Espenser. Dentro da mansão temos os cenários mais do que conhecidos. Muitos aposentos até finalmente chegar aos laboratórios. Como o livro foi escrito logo depois do primeiro jogo, não há referências de certos locais que aparecem em RE Zero. 

    O CONTEXTO e PERSONAGENS
    O livro é uma versão detalhada da visão de Jill e Chris no primeiro jogo da franquia. Sabe aquela máquina de escrever logo no hall da mansão? Sim ela é mencionada. É como estar jogando RE 1 mas em leitura. Por se tratar de uma narrativa de ponto de vista é possível conhecer mais o modo de raciocínio e personalidade dos personagens. Habilidades e fraquezas também. Chris é mais racional, excelente atirador e sempre pronto para a ação. Jill é mais cautelosa e a mais inteligente. Consegue abrir portas e recebe ajuda de um personagem desconhecido com um mapa digital de toda a mansão.
    Uma coisa que gostei também é o passado da Jill. Filha de um criminoso e aprendeu muita coisa com ele. A habilidade de abrir fechaduras vem disso.

    MINHA OPINIÃO
    O livro é ideal para quem não está acostumado a ler. A narrativa é muito simples e não há nenhuma gota de linguagem rebuscada. Na verdade se eu não conhecesse a história antes de ler confesso que acharia o livro um saco. Mas uma vez que você já sabe que aquela história é o início de uma trama complexa e longa, acaba se tornando bastante agradável.
    avatar
    vits
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 2542
    Posts Posts : 4922

    Re: [Recomendações] - Livros

    Mensagem por vits em Qua 06 Jan 2016, 23:53

    @thaisgamer, excelentes recomendações, já havia lido esse A Conspiração Umbrella, e concordo que uma leitura super suave, mas só tem graça para o pessoal que conhece um pouco da franquia. No momento estou lendo a coleção do Sherlock Holmes, assim que terminar, posto uma "análise" aqui.
    avatar
    Math_Geek
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 3267
    Posts Posts : 8349

    Re: [Recomendações] - Livros

    Mensagem por Math_Geek em Qui 07 Jan 2016, 00:06

    vits escreveu:
    No momento estou lendo a coleção do Sherlock Holmes, assim que terminar, posto uma "análise" aqui.
    Li "O signo dos quatro" ano passado, e gostaria de ler os outros, mas não tenho dinheiro para comprar muitos livros, e nunca fui procurar na biblioteca daqui (preguiça e falta de tempo batem forte).
    avatar
    Sheik
    Toilette Princess
    Toilette Princess

    Karma Karma : 524
    Posts Posts : 4340

    Re: [Recomendações] - Livros

    Mensagem por Sheik em Qui 07 Jan 2016, 00:10

    Eu me atolemei de HQ, aí o que eu tava lendo ficou no escanteio. 
    Coração Das Trevas, Joseph Conrad. É muito bacana, explora o contexto da colonização europeia na África, sabe? Darwinismo social... Também tem o mistério da Ilha, mas ele é inserido de forma tão lenta que vc só nota a m*** quando ela tá o pescoço :v
    -
    Esse ano foi doido. Eu me recusei a terminar o Fahrenheit e o Eu,Robô. São livros muito bons, deixei um página faltando em cada um :3

    Conteúdo patrocinado

    Re: [Recomendações] - Livros

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter 24 Out 2017, 06:02