Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

    Análise: Yo-kai Watch

    Compartilhe
    avatar
    Lucasmon
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 2970
    Posts Posts : 6039

    Análise: Yo-kai Watch

    Mensagem por Lucasmon em Seg 07 Dez 2015, 16:45

    Eae pessoal, tudo bem? 

    Estou trazendo para vocês a análise que escrevi para o site Somos Nintendo sobre Yo-kai Watch, franquia nova da Level 5 que já é sucesso consolidado no Japão. Espero que gostem do texto, e se possível, deem uma olhada no review oficial também!

    *****
    Lançado em Julho de 2013 no Japão, Yo-Kai Watch chegou ao Ocidente não apenas para compor a já excelente biblioteca do Nintendo 3DS, mas também para revolucionar os RPGs focados em capturar e colecionar monstros.

    Aliás, gostaria de iniciar essa análise com uma descrição importante da própria Level 5 sobre sua nova franquia: ''Os Yo-kai não são fantasmas, monstros ou criaturas. Os Yo-kai são, simplesmente, Yo-kai.'' Portanto, em nenhum momento do artigo ou eventualmente em postagens futuras sobre o game, irei me referir aos Yo-kai com qualquer outro tipo de designação. Aparentemente, pode até parecer frescura tanto por minha parte quanto da Level 5, porém essa caracterização demonstra o foco da empresa em inovar e principalmente, descartar comparações frequentes com Pokémon, Digimon e variados.

    Explicações a parte, vamos ao review!

    INTRODUÇÃO AO MUNDO DOS YO-KAI

    O game começa de maneira semelhante a Pokémon, embora no decorrer da aventura o jogo se diferencie totalmente dos Pocket Monsters. O jogador deve escolher entre ser menino ou menina, podendo inserir um nome ou optar pelos originais, Nate e Katie. Após isso, você obtém o item ”Bug Net”, que serve para caçar insetos no tronco das árvores.

    Durante determinado período, não há muita utilidade em se concentrar na busca de insetos, mas conforme a história avança, existe a possibilidade de trocá-los por itens complicados de se achar normalmente.

    Falando nisso, o jogo introduz os insetos raros, os quais são difíceis de capturar. Todavia, eles se destacam por serem excelentes moedas de troca. Enfim, deixando de lado esse passatempo presente em Yo-kai Watch, após conseguir o Bug Net e ser introduzido à caça aos insetos, você será direcionado ao Mount Wildwood.

    Neste lugar, conhecemos o Yo-kai que estrela a capa do jogo e que acompanha o personagem fielmente no decorrer da jornada, Whisper. Ele se apresenta e da ao jogador o Yo-kai Watch!, acessório que permite visualizar qualquer Yo-kai conforme recebe um upgrade em seu rank. Darei mais detalhes sobre isso adiante.

    Possuindo o Yo-kai Watch em mãos, Whisper ensina a procurar Yo-kai presentes na região, os quais podem virar amigos e serem usados nas diversas batalhas seguintes. Depois disso, você recebe o Yo-kai Medallium, livro que mostra os Yo-kai capturados dentre os 245 existentes.

    Contendo esses dois apetrechos, de fato o jogo tem o seu início e os capítulos que compõem a história seguem ensinando mais sobre o mundo dos Yo-kai, incluindo as mecânicas de combate, fator que afastou bastantes pessoas do game.

    O QUE SÃO OS YO-KAI?


    Imagino ter deixado algumas pessoas confusas ao afirmar que os Yo-kai são simplesmente Yo-kai (risos). Tendo isso em vista, gostaria de comentar brevemente a respeito das peculiaridades deles para não deixar nenhuma dúvida no ar e assim continuar a análise de forma esclarecida.

    Primeiramente, é fundamental saber que os Yo-kai não podem ser vistos pelo olho humano, mas eles estão por toda parte. Eles nascem da alma de um ser humano já falecido. Ou seja, não se configuram como monstros, fantasmas e afins.

    Estando em nosso mundo, os Yo-kai causam diversos problemas nas pessoas, a exemplo de brigas, cansaço, irritação e assim por diante. Portanto, imbróglios aparentemente normais de nosso dia a dia são provocados através da influência dos Yo-kai e não pelo acaso.

    A maioria dos Yo-kai pode ser capturada através de eventos e missões. Você deve impressioná-los em batalha ou dar comidas específicas antes/durante o combate. Depois de fazer a amizade, eles vão lhe dar uma moeda como demonstração dessa parceria. A partir desse momento, há a possibilidade de usá-los em batalhas e quests a qualquer hora. Vale recordar que um humano só tem a chance de vê-los através do Yo-kai Watch.

    MECÂNICA DE BATALHA: PRÁTICA OU CONFUSA?


    Após esse resumo sobre os Yo-kai, vamos comentar sobre o sistema de batalha do jogo, que talvez seja a grande novidade criada pela Level 5. Antes de tudo, gostaria de ressaltar que vi muitas pessoas desistindo da compra do game justamente por não se adaptarem as batalhas presentes em Yo-kai Watch. Sem dúvida alguma, essa mecânica é mais bem elaborada e difícil se quisermos comparar com Pokémon, jogo famoso do gênero ao quais os fãs da Nintendo se acostumaram a jogar no Ocidente.

    Antes da batalha, o jogador deve encontrar um Yo-kai. Essa tarefa é bem simples, pois você os encontra em árvores, máquinas de refrigerante, nas ruas, postes e locais específicos.

    Como deixei em aberto na introdução, diversos Yo-kai só aparecem quando o seu Yo-kai Watch está num certo rank, que se inicia no ‘E’ e vai até o ‘S’. Para elevar o nível do aparelho, basta aceitar missões teste na loja Timers & More.

    O Yo-kai Radar, que se localiza na parte superior direita da tela de cima no Nintendo 3DS, sempre avisa quando um Yo-kai está por perto, facilitando assim o dever de achá-los. Feita a pesquisa pelos Yo-kai na região, basta pegar a Stylus e movê-la na tela debaixo para desvendar o Yo-kai oculto na área específica. Em seguida, o combate começa.

    A batalha inclui um máximo de três Yo-kai de cada lado (totalizando seis na equipe). O jogador deve selecionar os três Yo-kai que ficarão no topo e na parte inferior, podendo alternar a posição deles pressionando L/R ou usando a Stylus.

    Os Yo-kai atacarão automaticamente com suas próprias técnicas. As ações que eles usam variam de acordo com suas personalidades. Também é possível receber itens e fazer amizade com Yo-kai na conclusão do combate.

    No entanto, se todos os Yo-kai forem derrotados, a batalha será perdida e o personagem voltará para um local nas proximidades (semelhante ao que ocorre em Pokémon, só que nesse caso o retorno acontece no Pokémon Center). O medidor de HP está localizado abaixo de cada Yo-kai.

    Como já foi dito acima, os Yo-kai atacam instantaneamente, sem precisar de comandos. Todavia, outras opções de batalha estão disponíveis e estas tornam a luta mais dinâmica. Além disso, os Yo-kai podem batalhar de cinco estilos distintos, sendo eles: Attack (ofensivo), Technique, Loaf (não ataca), Guard (defensivo), e Inspirit (deixa o Yo-kai adversário sem ação e/ou perdendo HP).

    Na tela tátil do 3DS, encontram-se as opções:


    • Soultimate – golpe especial que varia de Yo-kai para Yo-kai, podendo elevar os stats de seu time ou até mesmo liberar um golpe poderoso;
    • Purify – função que recupera o seu Yo-kai quando ele fica com o status de ”Inspirited” (mais experiência é ganha ao utilizar esse recurso);
    • Target – permite selecionar qual Yo-kai inimigo receberá seus ataques ou até mesmo focar em pontos frágeis dos chefões;
    • Item – serve para recuperar o HP, a barra de energia do Soultimate e também para alimentar Yo-kai oponentes visando formar um laço de amizade com eles. 


    Os Yo-kai serão mais eficientes caso sejam da mesma tribo e estejam posicionados lado a lado. Sim, em Yo-kai Watch os Yo-kai são divididos em grupos com características variadas, e isso pode auxiliar o jogador a ganhar as batalhas de um modo bem mais fácil. É necessário deixar apenas dois Yo-kai de uma mesma tribo lado a lado para fortalecer o time. Pretendo dar detalhes adicionais dessa mecânica em postagens específicas sobre o game.

    Outro método curioso é o Inspiriting. Esse poder que faz os Yo-kai deixar as pessoas bravas, com fome, confusas como já citei no início da análise. Na batalha, os Yo-kai ficam com o status de Inspirited tanto por meio dos adversários quanto pelo dos parceiros.

    Se o Yo-kai receber essa condição do inimigo, ele sofrerá com constantes perdas de HP e até mesmo com a impossibilidade de atacar (este estado é curado por intermédio da função Purify). Entretanto, se for do companheiro de equipe, pode ter os stats aumentados ou o HP recuperado.

    Caso queira escapar do combate, é possível fugir usando o item Getaway Plush. Porém, inimigos mais fortes podem insistir e manter a batalha mesmo assim. Dessa forma, só sobrará a opção de se render, por meio do botão Start. Essa atitude contará como derrota.

    Por fim, o jogo oferece a chance de batalhar com amigos localmente no Lambert Post Office. Jogadores sem a cópia de Yo-kai Watch não terão como desfrutar do Download Play, desativado de quaisquer aplicações.

    Portanto, o sistema de batalhas é bastante rico em conteúdo e mostra aos donos de Nintendo 3DS que foge totalmente de Pokémon. Discordo totalmente das comparações feitas com os monstrinhos de bolso, afinal imagino que deu para perceber a originalidade presente em Yo-kai Watch até então.

    Porém, estou recorrendo frequentemente à analogias justamente por grande parte das pessoas terem esse preconceito com o game, que muitos na mídia disseram chegar para ocupar o lugar da série de Pikachu & Cia.

    Enfim, para concluir os comentários da jogabilidade, posso afirmar seguramente que mesmo aparentando ser complicada de se acostumar, após algumas horas jogadas e um pouco de pesquisa, as batalhas passam a acontecer tranquilamente e tornam-se divertidíssimas.

    MÚSICA: AMBIENTANDO PERFEITAMENTE A JOGATINA

    A trilha sonora de Yo-kai Watch foi composta por Kenichiro Saigo, que atualmente trabalha nas sequências da franquia no Japão e no anime. O trabalho realizado pelo músico é perfeito, sempre adequando o momento do enredo ou local em que o jogador está presente com uma excelente faixa musical.

    Por exemplo, no Nocturne Hospital, área abandonada da cidade e habitada por inúmeros Yo-kai, destaca-se por ser um lugar escuro, cheio de escombros e de papel fundamental no enredo do game. E todos esses fatores combinam muito bem com a trilha criada por Saigo, cercada de medo, mistério e suspense que motivam o jogador a desvendar os segredos do hospital. Infelizmente não encontrei a música no Youtube, mas acima disponibilizei o tema das Boss Battles, tão fenomenal quanto a do Nocturne Hospital.

    Lançada comercialmente no Japão, a trilha sonora de Yo-kai Watch foi dividida em quatro discos. O primeiro deles contém 40 faixas, o segundo, 44, o terceiro, 48, e finalmente, o quarto (disco bônus), possui três músicas do anime.

    É possível baixar tudo também no iTunes. Vale apena conferir para quem já jogou ou irá jogar, e com certeza se apaixonar pelas músicas que dão diversidade ao game.

    ENREDO E MISSÕES: REPETITIVIDADE PODE ENJOAR

    A história de Yo-kai Watch tem uma duração considerável, variando de 15 até 20 horas dependendo do ritmo em que o jogador aproveita as várias mecânicas presentes no decorrer da aventura. O enredo é bom, explicando aos poucos curiosidades a respeito da relação antiga entre os Yo-kai e o nosso mundo, além de apresentar chefões variados e amedrontadores.

    Vale ressaltar que, na maioria desses confrontos, ter paciência é fundamental, sobretudo porque o jogo tomará muito tempo para deixar os chefões em uma posição vulnerável, suscetível a receberem golpes que surtam efeito.

    Além disso, vale salientar que Yo-kai Watch desenvolve bem a participação de alguns Yo-kai bacanas como o lendário Kyubi, o famoso gato Jibanyan, o pequeno e carismático dragão, Draggie, entre outros.

    Quests and Favors

    Paralelamente à história principal – e constituindo simultaneamente o post-game – temos as Quests e os Favors. Ambas são representadas por bandeiras (azul e laranja) no mapa da cidade que se localiza na tela debaixo do 3DS, ajudando assim o jogador, a saber, aonde ele deve achar missões para cumprir.

    Essas quests e favors podem estar atreladas a pedidos tanto de pessoas quanto dos Yo-kai, e sempre ao cumpri-las seu time ganha experiência, itens e dinheiro. O principal problema nesse quesito é a repetitividade e inutilidade de muitas quests, que podem acabar enjoando em certo ponto. Apesar disso, não nego a importância de determinadas tarefas. Por exemplo, o raro Yo-kai de rank S, Kyubi, só pode ser capturado após cumprir três quests específicas.

    Fora as quests, o jogo proporciona um fator replay aceitável. Depois da história principal, novas áreas como o Infinite Inferno se tornam acessíveis, além de que a busca para obter os 245 Yo-kai continua ativa e exige um grande trabalho do jogador, visando evoluir membros de sua equipe e encontrar itens de fusão para criar novos Yo-kai. Logo, horas extras de jogatina estão garantidas após a campanha, fator positivo considerando que a maioria não se satisfaz apenas com a história.

    VEREDITO

    Yo-kai Watch mostrou para nós ocidentais o motivo pelo qual a franquia cresceu tão rapidamente na terra do sol nascente: diversão. Seja colecionando todos os Yo-kai presentes, completando as incontáveis quests, aproveitando o bom enredo do game, pescando e capturando insetos ou até mesmo buscando por itens raros, o prazer de jogar permanece imutável e o tempo gasto jogando essa nova obra da Level 5 vale cada segundo. Você, fã de Pokémon ou não, tem que definitivamente dar uma chance para a jornada estrelada por Whisper e Jibanyan.

    PONTOS POSITIVOS

    - Excelente mecânica de batalha
    - Vários Yo-kai, itens, insetos e peixes para capturar/colecionar
    - Trilha sonora que combina muito bem com os ambientes do jogo
    - Originalidade no enredo e no jogo como um todo

    PONTOS NEGATIVOS

    - Repetitividade nas Quests, mesmo alguma delas tendo importância
    - Chefões cansativos na maioria das vezes

    NOTA: 9,4
    avatar
    vagner.gomes.146
    Membro Nv.4
    Membro Nv.4

    Karma Karma : 31
    Posts Posts : 60

    Re: Análise: Yo-kai Watch

    Mensagem por vagner.gomes.146 em Qua 09 Dez 2015, 16:56

    New Pokemon!!!! Brincadeira gente.

    Muito boa analise, interessante o jogo, espero que vire uma febre assim como pokemon, mas acho que o MKT desse jogo não esta sendo bem feito.
    avatar
    Lucasmon
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 2970
    Posts Posts : 6039

    Re: Análise: Yo-kai Watch

    Mensagem por Lucasmon em Qua 09 Dez 2015, 21:09

    @vagner.gomes.146 escreveu:New Pokemon!!!! Brincadeira gente.

    Muito boa analise, interessante o jogo, espero que vire uma febre assim como pokemon, mas acho que o MKT desse jogo não esta sendo bem feito.

    Realmente o marketing está deixando a desejar, assim como vários outros títulos de 3DS e Wii U aqui no Ocidente. Isso me deixa bem triste, porque Yo-kai Watch tem um excelente potencial e a Nintendo of America não se deu o trabalho de divulgar para que o público se interesse. O máximo que o título recebeu foi uma festa no lançamento, lá na Nintendo World Store. Mas ainda sim é muito pouco tendo em conta que é uma franquia que acabou de sair do forno e não está sendo tão repercutida por aí, principalmente na mídia.
    avatar
    Math_Geek
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 3267
    Posts Posts : 8349

    Re: Análise: Yo-kai Watch

    Mensagem por Math_Geek em Qua 09 Dez 2015, 21:30

    antes de lançar, o marketing estava até bom, mas depois que o jogo saiu parece que pararam de promover... estranho demais isso

    Muito boa análise, gostei bastante! Very Happy
    Eu tenho muita vontade de jogar Ulu-kai Yo-kai Watch mesmo, mal espero poder pegar o jogo. Só acho que vai demorar um pouco, ainda mais se anunciarem um pokémon novo -q
    avatar
    Lucasmon
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 2970
    Posts Posts : 6039

    Re: Análise: Yo-kai Watch

    Mensagem por Lucasmon em Qua 09 Dez 2015, 21:56

    @Math_Geek escreveu:antes de lançar, o marketing estava até bom, mas depois que o jogo saiu parece que pararam de promover... estranho demais isso

    Muito boa análise, gostei bastante! Very Happy
    Eu tenho muita vontade de jogar Ulu-kai Yo-kai Watch mesmo, mal espero poder pegar o jogo. Só acho que vai demorar um pouco, ainda mais se anunciarem um pokémon novo -q

    Ulu-kai Watch  Laughing
    E se anunciassem um Pokémon novo, e eu não tivesse ainda o Yo-kai Watch, era bem capaz que optasse pelo Pokémon também. Mas não deixe de pegar o Yo-kai Watch quando tiver uma oportunidade, vale a pena demais. Talvez daqui uns meses entre em promoção na e-shop. O jogo não tem o mesmo fator replay que Pokémon, mas conseguir todos os Yo-kai não é tarefa fácil, e isso já te prende por um excelente tempo, indo atrás dos itens de fusão e tudo mais. 
    avatar
    Sanksuel
    Veterano Nv.31
    Veterano Nv.31

    Karma Karma : 466
    Posts Posts : 1156

    Re: Análise: Yo-kai Watch

    Mensagem por Sanksuel em Qua 09 Dez 2015, 22:36

    O único ponto com Pokémon é somente o fato de colecionar monstrinhos e coloca-los pra Lutar, Treinar, Cumprir Objetivos, etc...

    de resto é uma mecânica totalmente nova, mais focado em ação e estratégias em tempo real, sem muitos detalhes comparado a pkmn (leque de golpes, nature, ivs e evs...)

    No mais, acho que os animes podem ser parecidos (no quesito de ficar mostrando os monstrinhos e suas habilidades, batalhas, e a amizade do protagonista com os monstrinhos), e no fim, vai ter um monte de produtos licenciados pra vender a marca e deixar a criançada louca de vontade de colecionar esses produtos...
    avatar
    Nujaka Knight
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 712
    Posts Posts : 3902

    Re: Análise: Yo-kai Watch

    Mensagem por Nujaka Knight em Qua 09 Dez 2015, 22:49

    Bem interessante. Me esclareci mais sobre o Desenho/Jogo!
    Eu sugiro colocar algumas imagens para deixar o tópico mais bonito e fazer chamar mais a atenção, pois senti a falta de algo para ver.
    avatar
    Sum41
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 369
    Posts Posts : 2473

    Re: Análise: Yo-kai Watch

    Mensagem por Sum41 em Qui 10 Dez 2015, 09:18

    Apesar de ter a demo e ter Level 5 na capa, ainda não me convenci totalmente. Talvez esteja muito calejado de pokemon e afins. Eu já penso é em uma sequencia (ela vendagem desse, com certeza virá) que pode dar um pouco mais de sal no jogo e tornar mais atrativo, tem muita coisa pra melhorar ainda.
    ---
    Boa análise!
    avatar
    Lucasmon
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 2970
    Posts Posts : 6039

    Re: Análise: Yo-kai Watch

    Mensagem por Lucasmon em Qui 10 Dez 2015, 16:29

    @Nujaka Knight escreveu:Bem interessante. Me esclareci mais sobre o Desenho/Jogo!
    Eu sugiro colocar algumas imagens para deixar o tópico mais bonito e fazer chamar mais a atenção, pois senti a falta de algo para ver.

    Obrigado por ler a análise, espero mesmo que tenha se decidido quanto a uma possível compra do jogo. E sobre as imagens, as coloquei somente na postagem original no site Somos Nintendo, para ter algum diferencial em relação ao que publiquei aqui no fórum. Mas nas próximas vezes prometo colocar ilustrações nos reviews. Valeu!  Surprised
    @Sum41 escreveu:
    Apesar de ter a demo e ter Level 5 na capa, ainda não me convenci totalmente. Talvez esteja muito calejado de pokemon e afins. Eu já penso é em uma sequencia (ela vendagem desse, com certeza virá) que pode dar um pouco mais de sal no jogo e tornar mais atrativo, tem muita coisa pra melhorar ainda.
    ---
    Boa análise!

    Concordo que Yo-kai Watch tem muito a evoluir, principalmente em um lado mais competitivo das batalhas e em relação a outras mecânicas também. Spin-offs e até mesmo sequências já saíram no Japão, mas não tenho muito o que comentar pois procurei não saber muito desses jogos que provavelmente devem chegar no Ocidente como você disse. Enfim, obrigado pelo elogio!
    avatar
    Brake
    Administrador
    Administrador

    Karma Karma : 1550
    Posts Posts : 3712

    Re: Análise: Yo-kai Watch

    Mensagem por Brake em Qui 10 Dez 2015, 17:47

    Até o momento só tive oportunidade de jogar a versão demo do jogo, mas ele já me cativou. É um jogo muito bonito visualmente e a originalidade dele me impressiona também, tive dificuldades em compará-lo com Pokémon pois é um game bem dissemelhante.

    O sistema de batalhas realmente é algo meio complicado de se entender à primeira vista. Achei diferente, talvez não tenha entendido-o completamente ainda, mas percebo que ele garante diversão do mesmo modo. A caça aos insetos é algo bem legal também, outro fator que gostei bastante.

    Agora percebo que o sucesso com que a franquia faz no Japão não é à toa, mas ainda ando com receio com o sucesso da mesma nas terras ocidentais. O marketing após o lançamento do primeiro jogo não está sendo nada grandioso, como já disseram, e o jogo tem algumas características bem orientais, algo que talvez atrapalhe um pouco o emplacamento da série por aqui.

    Mesmo assim não deixa de ser um ótimo jogo. Se tiver oportunidade comprarei-o. Aliás, ótima review @Lucasmon ^^
    avatar
    Andy
    The Messiah
    The Messiah

    Karma Karma : 497
    Posts Posts : 2960

    Re: Análise: Yo-kai Watch

    Mensagem por Andy em Qui 10 Dez 2015, 18:03

    Assim como o @Brake, joguei a Demo hoje no intervalo do trampo.

    Eu adorei a mecânica do jogo, realmente o estilo de batalha é complicado comparado a outros jogos do gênero mas com um tempo você começa a pegar o jeito, eu até consegui fazer amizade com um Yo-kai, e me deu vontade de procurar mais só para fazer isso u-u

    assim que der, pretendo comprar ele.
    avatar
    KSPS
    K♥S>>PS
    K♥S>>PS

    Karma Karma : 2170
    Posts Posts : 5319

    Re: Análise: Yo-kai Watch

    Mensagem por KSPS em Qui 10 Dez 2015, 18:06

    Apenas baixei a demo, não tive oportunidade de jogar. Depois da sua review, vou jogar nesse fim de semana. hahaha

    Bom saber que não é tão Pokémon assim... todo fucking site fala de Pokémon quando vai falar de Yokai Watch, até mesmo o The Game Theorists fez isso.

    Muito bem escrito e bons pontos citados. Karmabéns pelo review!
    avatar
    Lucasmon
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 2970
    Posts Posts : 6039

    Re: Análise: Yo-kai Watch

    Mensagem por Lucasmon em Sex 11 Dez 2015, 16:08

    @Brake: Muito obrigado! E se você gostou da demo, com certeza irá curtir o jogo completo. Sinceramente, quando joguei a demonstração, fiquei um pouco desanimado com quase tudo apresentado. Mas mesmo assim confiei no potencial do game, até porque me lembrei do caso da demo de OR/AS, que tinha detestado, porém não refletia o que era o jogo de verdade. Então compre Yo-kai Watch sem medo! Digo o mesmo para você @Andy, agradeço também por ter lido a review.
    @KSPS escreveu:Apenas baixei a demo, não tive oportunidade de jogar. Depois da sua review, vou jogar nesse fim de semana. hahaha

    Bom saber que não é tão Pokémon assim... todo fucking site fala de Pokémon quando vai falar de Yokai Watch, até mesmo o The Game Theorists fez isso.

    Muito bem escrito e bons pontos citados. Karmabéns pelo review!

    Valeu  Smile
    E realmente não entendi a comparação exagerada com Pokémon que muitos sites fizeram por aí... Yo-kai Watch é extremamente original, o único ponto em comum mesmo é o esquema de colecionar ''criaturas''. Além disso, alguns Yo-kai me lembram certos Pokémon, como o Papa Bolt, bastante semelhante ao Landorus. 
    avatar
    SRmascaros
    Membro Nv.8
    Membro Nv.8

    Karma Karma : 5
    Posts Posts : 105

    Re: Análise: Yo-kai Watch

    Mensagem por SRmascaros em Dom 27 Dez 2015, 20:20

    comentário meio OFF, mas preciso de ajuda urgente:
    posso comprar dois jogos no momento, qual é melhor dentre esses três:
    Zelda Majoras mask
    Zelda tri force heroes
    yo-kai Watch(to meio em duvida quanto a ele, então preciso de recomendações)

    Conteúdo patrocinado

    Re: Análise: Yo-kai Watch

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg 18 Dez 2017, 03:20