Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Projeto de Lei quer oficializar os eSports no Brasil e o retorno do Jogo Justo

Compartilhe

Projeto de Lei quer oficializar os eSports no Brasil e o retorno do Jogo Justo

Mensagem por ExtremeZelda em Sex 04 Dez 2015, 04:11

Novidades boas aos fãs brasileiros de games e eSports estão vindo! Um novo projeto de lei encabeçado pelo deputado do PSB de Alagoas, João Henrique Caldas, foi apresentado na última semana e busca adicionar um inciso ao artigo 3º da Lei 9.615/1998 para reconhecer os games virtuais como uma prática esportiva no país. Se aprovado, isso pode transformar competições de League of Legends, DotA 2, Counter-Strike: Global Offensive e muitas outras como modalidades reconhecidas e oficiais dentro da Legislação brasileira.

O projeto de lei 3450/2015 tem o apoio do presidente da Associação Comercial, Industrial e Cultural dos jogos eletrônicos do Brasil (ACIGAMES), Moacyr Alves Jr. No momento, a iniciativa espera o parecer do relator da Comissão de Esporte (CESPO) para seguir em frente com a sua aprovação. O prazo para isso acontecer é até a próxima segunda-feira (7).

Retorno do Jogo Justo

Ambas as partes que fundamentam o projeto se encontraram na quarta-feira (2) em uma comissão de Jogos Digitais em Brasília. Caldas e Moacyr discutiram, além do reconhecimento dos eSports, a “inclusão dos video games como atividade de esporte e cultura” e a aprovação de uma audiência pública na capital para reduzir os impostos de games no Brasil.

A audiência em questão busca apresentar, ao lado da Comissão de Cultura (CCULT) e da Comissão de Esporte (CESPO), a proposta de substituir o termo “video games” por “jogos eletrônicos” nas leis que definem os impostos. Isso deslocaria a definição para o âmbito cultural e resultaria, principalmente, em um abatimento tributário nos preços.

Apesar de a novidade ser deveras interessante aos gamers, ela não tem data marcada e deve acontecer somente em 2016.

Fonte

Re: Projeto de Lei quer oficializar os eSports no Brasil e o retorno do Jogo Justo

Mensagem por Ygor Salsa em Sex 04 Dez 2015, 08:52

Vamos torcer para que a lei seja aprovada. Pode estar apenas no planejamento, mas vai ser algo de grande valor para todos os jogos, porem acho que os que vão ter o minimo de impacto em relação aos preços vão ser os de PS e os de Xbox, já que são vendidos a preços caros, contudo passar do tempo a venda seguinte cai a um valor muito baixo ou até mesmo o usado (caso a pessoa não queira comprar novo) estaria em questão de esta a um ótimo preço. Isso porque a Sony e a Microsoft já vende seus jogos como se fossem produtos de informatica saindo da categoria de jogos para pegar o imposto. Podemos ver isso quando encontramos alguém passando algum dos jogos dos consoles.
    Jogos de ps3 que eu gostaria de ter por 40-50 reais, espero que se realmente a lei for aprovada podemos ter um aproveitamento maior dos jogos.
    Felipe_Vieir4
    Special Blast
    Special Blast

Karma Karma : 1799
    Posts Posts : 4209

Re: Projeto de Lei quer oficializar os eSports no Brasil e o retorno do Jogo Justo

Mensagem por Felipe_Vieir4 em Sex 04 Dez 2015, 09:58

É claro que todos queremos que a lei seja aprovada, mas... Será que em tempo de crise econômica irão aprovar uma redução nos impostos? Seja como for, vamos torcer para passar.

Mensagem por Ygor Salsa em Sex 04 Dez 2015, 10:12

Com ou sem a crise acho difícil ainda. Eles não iriam querer perder a parte dos impostos sobre os jogos.

Mensagem por Skywalker em Sex 04 Dez 2015, 10:17

Seria bom se o projeto fosse aprovado, afinal além de serem hiper populares os esports mexem bastante com os fãs e torcedores (que são muitos), não muito diferente do que o futebol faz. Me lembro que até que a galera lotou o Allianz Park recentemente para ver a PaiN jogar! Se souberem fazer direitinho dá sim para agradar os participantes e fãs dessa modalidade além de conseguir benefícios para o país!

@TetiMenezeS pira, lolzeiro
    Math_Geek
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 3267
    Posts Posts : 8349

Mensagem por Math_Geek em Sex 04 Dez 2015, 11:53

Aí Pokémon e Smash viram eSports também e... -n

Mas sério, dessa notícia só me chama atenção a parte dos impostos, os atuais eSports acho muito chatos (de jogar ou assistir).
    Mikael_Fernandes
    Veterano Nv.35
    Veterano Nv.35

Karma Karma : 230
    Posts Posts : 1266

Mensagem por Mikael_Fernandes em Sex 04 Dez 2015, 12:18

SIMMMMMMMMMMMMMMM
    POR FAVOR,GOVERNO-SAN. ACEITA ESSA POHA.
    Isso Vai realmente transformar o mundo de games no Brasil,competitivo ou casual. Para o lado competitivo,vai ser mais aceito ser jogador profissial em jogos eletrônicos aqui na huelândia (isso também,quem sabe,irá ajudar no crescimento no cenário de smash bros. Competitivo no Brasil ^-^)
    No lado casual,vai ser bem mais fácil encontrar jogos baratos. E quem sabe a nintendo volta para cá,caso tenha essa redução de imposto.
    Crash10
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

Karma Karma : 443
    Posts Posts : 1657

Mensagem por Crash10 em Sex 04 Dez 2015, 12:21

Se isso der certo, vai ser ótimo. Vamos ver o que vai dar. O que eu não sei é se o governo vai querer ganhar menos dinheiro.
    Wind Ice
    Boy with Earphones
    Boy with Earphones

Karma Karma : 1471
    Posts Posts : 3643

Mensagem por Wind Ice em Sex 04 Dez 2015, 15:40

Eu mesmo em breve serei um futuro professor de Educação Física, e uma das coisas que eu discuto no meu estágio é a possibilidade de utilizar esportes variados nas aulas de Educação Física. E um dos que eu falo que pode ser sim uma possibilidade é os eSports. E não tenho medo nenhum de usar os eSports como conteúdo de aulas de Educação Física. (Só não pode ficar sedentário o tempo todo... Tem que estar ativo fisicamente, mesmo que não seja necessariamente praticando um esporte de movimento, mas uma atividade física).

Então apoio plenamente o incentivo aos eSports, e claro, a redução dos impostos em jogos.

Última edição por Wind Ice em Sex 04 Dez 2015, 16:05, editado 1 vez(es)
    EtheusM
    Veterano Nv.11
    Veterano Nv.11

Karma Karma : 129
    Posts Posts : 657

Mensagem por EtheusM em Sex 04 Dez 2015, 15:54

Wee, agora só falta esperar uns 10 anos pra aprovarem (ou não).
    TextoJr.
    Membro Nv.24
    Membro Nv.24

Karma Karma : 86
    Posts Posts : 261

Mensagem por TextoJr. em Sex 04 Dez 2015, 17:22

@EtheusM escreveu:Wee, agora só falta esperar uns 10 anos pra aprovarem (ou não).
    Tão rápido assim? no mínimo uns 20 anos E.e

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Seg 11 Dez 2017, 15:10