Introdução e Explicação
Primeiramente, bom dia Reviewzord vai ser uma série de análises, não necessariamente de jogos, feitas por mim, com um tom mais leve e tendo três notas, que terão apenas objetivos simbólicos, sendo representadas da seguinte forma: A Nota Técnica, onde será avaliado os aspectos totais da obra (gráficos, história, trilha sonora, etc.), e no fim todas estas categorias vão ser colocados numa balança e será dada uma nota geral, um aspecto de avaliação comum. Outra será a Nota Emocional, onde além de eu avaliar os aspectos totais, será totalmente considerado o que eu senti, pois, não há sempre aquele negócio que é ruim, mas a gente gosta? Pois então, é pra isso mesmo, a arte não necessariamente deve ser julgada apenas pelo que ela é.
E por último, uma Nota Pública (que é um aproveitamento de uma antiga ideia do usuário Felipefabricio) onde os usuários mandarão o que acharam da obra citada com uma nota e será feita uma média com a opinião de todos. O Metacritic do NB!
E por último, uma Nota Pública (que é um aproveitamento de uma antiga ideia do usuário Felipefabricio) onde os usuários mandarão o que acharam da obra citada com uma nota e será feita uma média com a opinião de todos. O Metacritic do NB!
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The Wolf Among Us (O Moderador Entre os Estados Unidos) é mais um game episódico da desenvolvedora TellTale - a mesma de The Walking Dead: The Game (Game of the Year de 2013). O jogo é uma adaptação da obra em quadrinhos chamada Fables, que conta a história dos contos de fada que todos nós conhecemos de uma forma mais sombria e adulta, com o plot se desenvolvendo de uma premissa que os contos foram expulsos de suas terras por alguma força desconhecida, então elas são obrigadas a conviver no "mundo real" com as outras pessoas.
O game serve como um prequel da história em quadrinhos, ou seja, para jogá-lo não precisa ter nenhum conhecimento prévio da obra, até por que o jogo é auto-explicativo. Em nenhum momento do jogo você vai ter a sensação de estar perdido na trama. Através de diálogos e exploração dos cenários você vai conseguindo descobrir e identificar os aspectos da história e de como as fábulas são naquele universo, nada de coisas for dummies. Além do mais, conforme você vai encontrando personagens e fazendo decisões, opções em uma espécie de guia dos personagens vão se abrindo, contando a história e a personalidade dos mesmos para te colocar a par das situações.
O enredo do game começa com você (Bigby Wolf - Lobo Mau) indo investigar uma denúncia de mau comportamento de uma Fábula num prédio de um dos bairros pobres de Nova Iorque. Bigby consegue, de um modo nada sutil, resolver o impasse que estava acontecendo. Voltando à sua casa, o Lobosito recebe uma chamada da Branca de Neve, pela qual ele esconde uma paixão, para investigar uma coisa na entrada do prédio em que eles moravam. Era uma cabeça decepada de uma Fábula deixada ali na frente do prédio. Com este acontecimento, o enredo vai se desenrolando.
Os gráficos do jogo são ainda mais puxados pro visual de uma HQ que The Walking Dead, e esse fator deu ao game, logo de cara, um estilo independente e diferenciado ao outro game da empresa. Se TWD tem um clima mais pesado e uma ambientação mais realista e avassaladora, característico de mundos pós-apocalípticos, TWAU nos oferece um clima noir - se lê "noar", não "no ar", é "noar", aquele clima detetivesco antigo e melancólico -, e uma ambientação mais fantasiosa, característico de mundo fantasiosos (deeer). No game presenciei alguns serrilhados em cenários um pouco distantes e alguns traços, talvez, mal colocados.
A ação do jogo é muito bem posta, frenética e muito bem animada, não presenciei travamentos como outros players alegaram, por isso não tenho nada a reclamar. Como seu personagem é um detetive, há momentos em que você tem de agir como tal, uma mecânica muito interessante implementada no jogo é de que você vai fazendo perguntas ao suspeito/vítima para tentar pegá-lo na mentira e fazê-lo contar a verdade do acontecimento e para isso há uma cena onde você investiga e pega pistas; suas escolhas nas respostas são determinantes.
Em falar em escolhas, a Telltale, como de costume, não te deixa a sensação que poderia dizer algo diferente nos diálogos: as suas opções de respostas são sempre muito bem desenvolvidas e diferentes, para as pessoas escolherem diferentes tipos de abordagem. Suas escolhas também são muito bem intricadas no episódio e parecem ter um peso grande, fato que só vai ser comprovado ou não nos episódios seguintes.
A trilha sonora do jogo é espetacular e original, contribui muito com o clima noir e com a proposta das cenas. A sonoplastia não deixa a desejar e cumpre bem o papel, representando os sons ambientes de forma natural. A dublagem é um outro ponto forte, ela encaixa muito bem com o jeito dos personagens e é muito bem gravada. Aliando a boa dublagem com as boas expressões faciais, obtemos algo crível e natural. Aliás, as expressões faciais, em comparação com a primeira temporada de TWD, melhoraram bastante, elas não se parecem com algo caricato e não atrapalham as cenas por parecerem desajeitadas e engraçadas em momentos inoportunos.
O jogo é muito bem dirigido, alterna entre momentos de muita tensão, momentos de calmaria, momentos de descoberta e momentos de ação, que por sinal, são excelentes. No decorrer do gameplay vamos percebendo que os acontecimentos nesse Universo tem muita importância e são brutais, o final do episódio é sensacional. The Wolf Among Us pelo conjunto da obra é um jogo muito bom, que tende apenas à subir e que te faz querer jogar o resto, tanto pela história, quanto pela ação e pelos personagens, pois você realmente se importa com eles.
O game serve como um prequel da história em quadrinhos, ou seja, para jogá-lo não precisa ter nenhum conhecimento prévio da obra, até por que o jogo é auto-explicativo. Em nenhum momento do jogo você vai ter a sensação de estar perdido na trama. Através de diálogos e exploração dos cenários você vai conseguindo descobrir e identificar os aspectos da história e de como as fábulas são naquele universo, nada de coisas for dummies. Além do mais, conforme você vai encontrando personagens e fazendo decisões, opções em uma espécie de guia dos personagens vão se abrindo, contando a história e a personalidade dos mesmos para te colocar a par das situações.
O enredo do game começa com você (Bigby Wolf - Lobo Mau) indo investigar uma denúncia de mau comportamento de uma Fábula num prédio de um dos bairros pobres de Nova Iorque. Bigby consegue, de um modo nada sutil, resolver o impasse que estava acontecendo. Voltando à sua casa, o Lobosito recebe uma chamada da Branca de Neve, pela qual ele esconde uma paixão, para investigar uma coisa na entrada do prédio em que eles moravam. Era uma cabeça decepada de uma Fábula deixada ali na frente do prédio. Com este acontecimento, o enredo vai se desenrolando.
Os gráficos do jogo são ainda mais puxados pro visual de uma HQ que The Walking Dead, e esse fator deu ao game, logo de cara, um estilo independente e diferenciado ao outro game da empresa. Se TWD tem um clima mais pesado e uma ambientação mais realista e avassaladora, característico de mundos pós-apocalípticos, TWAU nos oferece um clima noir - se lê "noar", não "no ar", é "noar", aquele clima detetivesco antigo e melancólico -, e uma ambientação mais fantasiosa, característico de mundo fantasiosos (deeer). No game presenciei alguns serrilhados em cenários um pouco distantes e alguns traços, talvez, mal colocados.
A ação do jogo é muito bem posta, frenética e muito bem animada, não presenciei travamentos como outros players alegaram, por isso não tenho nada a reclamar. Como seu personagem é um detetive, há momentos em que você tem de agir como tal, uma mecânica muito interessante implementada no jogo é de que você vai fazendo perguntas ao suspeito/vítima para tentar pegá-lo na mentira e fazê-lo contar a verdade do acontecimento e para isso há uma cena onde você investiga e pega pistas; suas escolhas nas respostas são determinantes.
Em falar em escolhas, a Telltale, como de costume, não te deixa a sensação que poderia dizer algo diferente nos diálogos: as suas opções de respostas são sempre muito bem desenvolvidas e diferentes, para as pessoas escolherem diferentes tipos de abordagem. Suas escolhas também são muito bem intricadas no episódio e parecem ter um peso grande, fato que só vai ser comprovado ou não nos episódios seguintes.
A trilha sonora do jogo é espetacular e original, contribui muito com o clima noir e com a proposta das cenas. A sonoplastia não deixa a desejar e cumpre bem o papel, representando os sons ambientes de forma natural. A dublagem é um outro ponto forte, ela encaixa muito bem com o jeito dos personagens e é muito bem gravada. Aliando a boa dublagem com as boas expressões faciais, obtemos algo crível e natural. Aliás, as expressões faciais, em comparação com a primeira temporada de TWD, melhoraram bastante, elas não se parecem com algo caricato e não atrapalham as cenas por parecerem desajeitadas e engraçadas em momentos inoportunos.
O jogo é muito bem dirigido, alterna entre momentos de muita tensão, momentos de calmaria, momentos de descoberta e momentos de ação, que por sinal, são excelentes. No decorrer do gameplay vamos percebendo que os acontecimentos nesse Universo tem muita importância e são brutais, o final do episódio é sensacional. The Wolf Among Us pelo conjunto da obra é um jogo muito bom, que tende apenas à subir e que te faz querer jogar o resto, tanto pela história, quanto pela ação e pelos personagens, pois você realmente se importa com eles.
Então vamos ao veredito.
Nota Técnica: 8,5.
Nota Emocional: 9,0.
Nota Pública: Sem nota no momento.
Nota Técnica: 8,5.
Nota Emocional: 9,0.
Nota Pública: Sem nota no momento.
The Wolf Among Us: Episode One está disponível para PC, Mac, PS3 e XBOX 360.
Você pode adquirir os 5 episódios por R$ 44,50 na Steam
Você pode adquirir os 5 episódios por R$ 44,50 na Steam
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Escrito por Hekonzord.
Revisado por Felipe JJ.
Banner principal por Hayt.
Ainda não acabou! Se você jogou o game, dê sua nota pra ele aqui no próprio tópico!
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