Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

    Os segredos de Shuhei Yoshida que farão o PS4 liderar a próxima geração

    Compartilhe
    avatar
    Robert Prado
    Underwear Hero
    Underwear Hero

    Karma Karma : 5131
    Posts Posts : 6134

    Os segredos de Shuhei Yoshida que farão o PS4 liderar a próxima geração

    Mensagem por Robert Prado em Qui 18 Abr 2013, 17:15

    Primeiro que fazer flamme, flood, falar coisas não relacionadas ao tópico, já sabe oque vai acontecer. Pensem antes de postar. Tomar alerta/ban não deve ser legal.



    Os ventos estão soprando forte em direção ao PlayStatin 4. Desde o seu anúncio, a comunidade de jogadores e de desenvolvedores vem criando cada vez mais expectativa para o novo console da Sony, graças a nova visão da empresa em criar uma poderosa máquina que ao mesmo tempo é fácil de ser programada. Esta nova visão, resultado de muitas conversas com os principais desenvolvedores do mercado, e o posicionamento da empresa na próxima geração de consoles, foi um dos principais assuntos que a revista Egde discutiu com Shuhei Yoshida, o Presidente da SCE Worldwide Studios, o responsável por gerenciar todos os desenvolvedores exclusivos da empresa.
    A E3 2012, realizada em junho do ano passado, pode ter sido frustrante para os jogadores que esperavam ver, na ocasião, os consoles da próxima geração. Entretanto, apesar de não ter sido mostrado ao mundo, Shuhei Yoshida e sua equipe aproveitou a ocasião para se reunir com os principais desenvolvedores para conversar sobre o futuro console. Dentre os desenvolvedores presentes, estava a equipe da Evolution Studios (Motorstorm, Driveclub), uma das principais responsáveis pelo controlador do PS4, o DualShock 4.
    Oito meses antes do anúncio ao público, a Evolution Studios foi quem testou a fundo o controle, mostrando para Shuhei Yoshida o que poderia ser melhorado. Foram testadas as funcionalidades de vibração, a previsão dos controles analógicos e digitais, os sensores de movimento, entre outros. Tudo foi demonstrado no primeiro protótipo de Driveclub, o jogo que a Evolution Studios está desenvolvendo exclusivamente para o PlayStation 4. Depois da demonstração, os mais de 20 participantes da reunião, representantes de produtoras como Naughty Dog, Santa Monica Studios, Guerrilla Games e Media Molecule, foram estimulados a falar sobre o controle e a expectativa do console.
    Ou seja, apesar da Evolution Studios ter apresentado os testes técnicos do controle, todos os principais estúdios da Sony foram quem decidiram, durante a E3 2012, como seria de fato o DualShock 4. Entretanto, engana-se quem pensa que esta foi a primeira reunião deste seleto grupo de pessoas. Desde a criação da SCE worldwide Studios, em 2005, reuniões como essa acontecem de duas a três vezes por ano e visam estimular o encontro dos desenvolvedores, que compartilham entre si os seus projetos.
    O compartilhamento de ideias dos principais produtores exclusivos da Sony foi o fator principal para a construção do PlayStation 4. Quando a Sony subiu no palco em fevereiro deste ano, em New York, para mostrar a sua visão da próxima geração de consoles, ela apresentou um pilar de sustentação composto por simplicidade, imediatismo, integração, personalização e sociabilidade, aplicada para seu novo hardware. Mas, o mesmo pilar também pode ser considerado para o desenvolvimento. A Sony não estava apenas revelando um console novo e mais potente, ela estava revelando uma nova Sony, uma nova filosofia, uma nova era.

    Michiel Van Der Leeuw, diretor técnico da Guerrilla Games, comentou a mudança de estratégia da empresa:

    A Sony de hoje é diferente da Sony de cinco anos atrás. Eu lembro que a comunicação entre os produtores de regiões diferentes era algo praticamente inexistente e com muitos conflitos. Não tínhamos acesso as pessoas que criaram o hardware do PlayStation 3 e sempre buscávamos apoio da Sony Worldwide Studios para tentar avançar em conversas para troca de experiências e informações. Hoje, quando o pessoal da Sony do Japão nos visita aqui em Amsterdam, sabemos o nome de todos, pois nos comunicamos diariamente por e-mails, somos amigos no Facebook e temos um processo colaborativo sustentável.

    Algo tinha que mudar e o estopim para a mudança da cultura organizacional da Sony foi a revelação do PlayStation 3. Até aquele momento, os desenvolvedores da Sony eram comandados exclusivamente por uma equipe em Tokyo, que não conseguia atender a todas as demandas. Para Shuhei Yoshida, o grande responsável pela mudança foi Kaz Hirai, atual CEO da Sony, que na ocasião substituiu Ken Kutaragi como Presidente da Sony Computer Entertainment.

    Kaz Hirai nos deu todos os instrumentos para que pudêssemos mudar a atual situação, eu fui apenas o escolhido para fazer o trabalho.
    Com Shuhei Yoshida comandando a SCE worldwide Studios, a empresa começava a ter um diálogo maior entre os seus desenvolvedores. Mas, foi Mark Cerny que integrou as ideias discutidas entre os desenvolvedores de Shuhei Yoshida, com a equipe de tecnologia de desenvolvimento de hardwares em Tokyo. Como Mark Cerny possuía um grande conhecimento tecnológico, por ser produtor de jogos, ele foi o elo perfeito para a comunicação das duas partes da empresa e o resultado, foi a criação de um hardware com programação muito mais amigável.

    O processo de criação do PlayStation 4 começou em 2008, lembra Michiel Van Der Leeuw.

    Foi um processo muito longo e nós fomos um dos primeiros desenvolvedores fora do Japão a conhecer o projeto do novo console, em 2008, com o codinome Orbis. Mas, o que mais me surpreendeu foi a quantidade de assuntos tratados ao mesmo tempo sobre todas as possibilidades do novo console. Tivemos dezenas de conversas densas sobre o hardware do console, a comunicação entre a GPU e a CPU, e Mark estava em todas elas. Tivemos reuniões de noite, de madrugada e o assunto era sempre o mesmo: o desenvolvimento do novo console, que ainda estava a meia década de ser revelado.

    Quando Hermen Hulst, também da Guerrilla Games, viu o slide dos cindo pilares na apresentação da Sony em New York, ele se preocupou com o entendimento do público sobre oque estava por trás dos cinco pilares, que na verdade mostravam a visão da empresa sobre a nova geração de jogos.

    Eu lembro que um slide similar a aquele fazia parte de nossas conversas no início do desenvolvimento do PlayStation 4, entre 2008 e 2010. E é surpreendente ver que hoje, com o console revelado ao mundo, conseguimos manter a mesma estrutura de pensamento e visão.

    Mark Cerny repetiu muitas vezes, durante a apresentação do PlayStation 4, o quão importante foi a participação dos desenvolvedores na criação do novo console, mas mais importante do que um novo console, a Sony mostrava uma nova cultura. A nova cultura de compartilhamento de informações, iniciada em 2005, foi carinhosamente lembrada no DualShock 4, com o botão Share (Compartilhar). A ideia do botão de compartilhamento foi de Nathan Gary, Diretor Criativo na Sony Santa Monica Studios, e foi rapidamente aceita por todos os produtores participantes da Worldwide Studios.
    Foi uma excelente ideia, lembra Shuhei Yoshida, todos nós compramos a ideia de forma muito rápida.
    O fato de uma decisão importante como a do botão de compartilhamento ser tomada de uma forma rápida, em uma empresa do tamanho da Sony, é um sinal de que todos os participantes do projeto estão participando de forma completa de todas as reuniões e discussões.
    Hoje, mesmo sem termos conhecido o design do PlayStation 4, podemos dizer que ele já está pronto para a nova geração. O console marca uma nova era na gigante japonesa, com uma cultura que propicia o crescimento da indústria de jogos e o compartilhamento de informações. Como disse no início desse texto, os ventos sopram a favor da Sony, basta agora a empresa colocar em prática tudo o que foi trabalhado ao longo dos últimos oito anos.

    Gamegen via Edge
    avatar
    Convidado
    Convidado

    Re: Os segredos de Shuhei Yoshida que farão o PS4 liderar a próxima geração

    Mensagem por Convidado em Qui 18 Abr 2013, 17:43

    Apesar de achar que o PS4 será um baita de um console, ainda acho muito difícil dizer que ele irá liderar a próxima geração.

    Tenho certeza que as thirdies e as desenvolvedoras da Sony farão um trabalho magnífico com esse novo console. Mas em quesito de liderança de vendas e aceitação é impossível dizer que vai liderar ou não uma geração, tendo em vista que o aguardado novo console da Microsoft sequer foi mostrado.

    Acho que teremos uma geração deliciosa, onde poderemos ter a melhor combinação entre qualidade, diversão e variedade de jogos.

    Particularmente, desde que o primeiro PS1 foi lançado, eu sempre tenho um console Nintendo pra jogar os exclusivos que pra mim são os melhores de sempre, e um console Sony para desfrutar de gráficos lindos e jogos que possívelmente eu não poderia jogar no Wii U.

    Mas como eu disse no começo, é absolutamente cedo pra falar em liderança, e não é por que a midia mostra que algumas thirdies estão apoiando o PS4 significa que o mesmo irá vender mais. Vejam o exemplo do Wii.. Praticamente sem apoio nenhum de thirdies e ainda conseguiu vender mais que os poderosos PS3 e XBOX 360.

    Enfim, essa geração já começou pra mim com o meu Wii U.. Estou apenas aguardando o lançamento do PS4, por que inenitavelmente eu irei omprá-lo.
    avatar
    VirtualBoy
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1293
    Posts Posts : 4581

    Re: Os segredos de Shuhei Yoshida que farão o PS4 liderar a próxima geração

    Mensagem por VirtualBoy em Qui 18 Abr 2013, 17:48

    Acho que essas mudanças farão muita diferença no gameplay e na aceitação do público diante do PS4!
    avatar
    mustacheman
    Veterano Nv.22
    Veterano Nv.22

    Karma Karma : 662
    Posts Posts : 938

    Re: Os segredos de Shuhei Yoshida que farão o PS4 liderar a próxima geração

    Mensagem por mustacheman em Qui 18 Abr 2013, 18:34

    Esse sr. Yoshida parace-me ser muito mais inteligente que o Kaz Hirai...

    Sabe... muita gente vem falando que o mercado vai ficar composto apenas de AAA e casuais, um mercado aonde os jogos "B" (Aka, os jogos normais) irão ser expulsos. Ubisoft fala isso na cara dura, EA fica chamando tudo de nicho e dizendo que não vale a pena, Activision é mais quieta porém é quem faz mais estragos... As grandes japonesas ou piraram (Capcom) ou estão simplesmente sem fazer nada a respeito (Namco Bandai)
    Cada vez mais super produções de gêneros saturados, enquanto outros gêneros ficam as moscas... comparem o fim dessa geração com o fim das três ultimas... enquanto nas ultimas três todos os gêneros estavam recebendo jogos chaves e revolucionários nessa temos falências e status quo.

    Eu acredito em um futuro distópico para o mercado de consoles de mesa, eu não vejo os problemas criados na ultima geração se resolvendo magicamente... O problema é que minha distopia é o sonho de certas empresas, Activision por exemplo só teria a ganhar.

    Eu realmente espero que o escalão da Sony nessa geração lute contra a tendencia atual, é quase uma questão de honra, já que a tendencia atual é a antítese de tudo que o Playstation representou quando nasceu...
    Se ela fizesse isso, o Iwata e a Nintendo consequentemente também teriam mais espaço para fazerem mais movimentos como esse de apoiar as indies no Wii U.
    Ai poderíamos voltar a como tudo era antes da geração Wii/Xbox360/PS3... um mercado de games sem xenofobia, sem AAA's engolindo todos, sem gêneros inteiros sendo deixados as traças, um mercado onde qualidade e quantidade coexistem.


    Última edição por mustacheman em Qui 18 Abr 2013, 22:47, editado 1 vez(es)
    avatar
    lukazz
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 586
    Posts Posts : 2426

    Re: Os segredos de Shuhei Yoshida que farão o PS4 liderar a próxima geração

    Mensagem por lukazz em Qui 18 Abr 2013, 18:52

    É bem capaz de eu ter dois consoles nessa geração viu.. Wii U para jogos Nintendo, e PS4 para todo o resto ^^

    Problema vai ser arranjar grana pra mantê-los kkkk, #começandoajuntardinheirim~
    avatar
    JonathanAlis
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1336
    Posts Posts : 2517

    Re: Os segredos de Shuhei Yoshida que farão o PS4 liderar a próxima geração

    Mensagem por JonathanAlis em Qui 18 Abr 2013, 19:18

    @mustacheman escreveu: Esse sr. Yoshida parace-me ser muito mais inteligente que o Kaz Hirai...

    Sabe... muita gente vem falando que o mercado vai composto apenas de AAA e casuais, um mercado aonde os jogos "B" (Aka, os jogos normais) irão ser expulsos. Ubisoft fala isso na cara dura, EA fica chamando tudo de nicho e dizendo que não vale a pena, Activision é mais quieta porém é quem faz mais estragos... As grandes japonesas ou piraram (Capcom) ou estão simplesmente sem fazer nada a respeito (Namco Bandai)
    Cada vez mais super produções de gêneros saturados, enquanto outros gêneros ficam as moscas... comparem o fim dessa geração com o fim das três ultimas... enquanto nas ultimas três todos os gêneros estavam recebendo jogos chaves e revolucionários nessa temos falências e status quo.

    Eu acredito em um futuro distópico para o mercado de consoles de mesa, eu não vejo os problemas criados na ultima geração se resolvendo magicamente... O problema é que minha distopia é o sonho de certas empresas, Activision por exemplo só teria a ganhar.

    Eu realmente espero que o escalão da Sony nessa geração lute contra a tendencia atual, é quase uma questão de honra, já que a tendencia atual é a antítese de tudo que o Playstation representou quando nasceu...
    Se ela fizesse isso, o Iwata e a Nintendo consequentemente também teriam mais espaço para fazerem mais movimentos como esse de apoiar as indies no Wii U.
    Ai poderíamos voltar a como tudo era antes da geração Wii/Xbox360/PS3... um mercado de games sem xenofobia, sem AAA's engolindo todos, sem gêneros inteiros sendo deixados as traças, um mercado onde qualidade e quantidade coexistem.

    eu estou muito confiante de que é exatamente isso de que acontecer. as decisoes da sony levam pra isso. um hardware mais genérico, facil de programar pode chamar a atençao de pequenas, medias e grandes produtoras. um hardware potente despreoculpa os desenvolvedores de coisas técnicas como compressao de texturas para eles poderem focar no principal: o jogo, a diversao, o gameplay, etc. os próprios donos da sony falaram ultimamente que nao queriam apenas fps no ps4, e sim todo tipo de jogo. vimos em fevereiro o apoio a até um jogo indie.

    acho que só depende do preço pra ser um sucesso. aposto que fica entre 400 e 450$, com jogos ao mesmos 60$.
    avatar
    lucjapa
    Membro Nv.34
    Membro Nv.34

    Karma Karma : 56
    Posts Posts : 369

    Re: Os segredos de Shuhei Yoshida que farão o PS4 liderar a próxima geração

    Mensagem por lucjapa em Qui 18 Abr 2013, 19:22

    Nahh não acho que vai liderar não tenho grande expectativas pra esse novo console e meio que me decepcionei com o ps3 por não ter retrocompatibilidade com jogos de ps2 não todos se não me engano
    avatar
    gamersvidrados
    Veterano Nv.7
    Veterano Nv.7

    Karma Karma : 170
    Posts Posts : 551

    Re: Os segredos de Shuhei Yoshida que farão o PS4 liderar a próxima geração

    Mensagem por gamersvidrados em Qui 18 Abr 2013, 20:04

    O ps4 será um ótimo console, isso todo mundo já sabe Smile
    avatar
    LiveinRiot
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 950
    Posts Posts : 2206

    Re: Os segredos de Shuhei Yoshida que farão o PS4 liderar a próxima geração

    Mensagem por LiveinRiot em Sex 19 Abr 2013, 01:10

    Li com todo o carinho do mundo esse tópico. Sem dúvidas o PS4 será um dos consoles mais lembrados da história. Cada vez mais que eu leio sobre eu, mais eu fico admirado com o carinho que eles tiveram ao criar. Quero ver de perto o lançamento do novo console da sony, e quero ver se ela consegue provar para todos que ela ainda é aquela gigante do ramo da tecnologia.
    avatar
    alex.bla.184
    Iniciante Nv.6
    Iniciante Nv.6

    Karma Karma : 3
    Posts Posts : 12

    Re: Os segredos de Shuhei Yoshida que farão o PS4 liderar a próxima geração

    Mensagem por alex.bla.184 em Sex 19 Abr 2013, 09:56

    Nunca,tive apenas um console minha em toda minha vida,o PS4 irei compra-lo com certeza,porem minhas verdadeiras expectativas se encontram no Xbox,já que na minha opinião e vivencia "PESSOAL" como gamer,foi com ele que tive bons momentos.
    Vamos ver né?o que nos espera rsrs
    avatar
    Kalayude
    Veterano Nv.24
    Veterano Nv.24

    Karma Karma : 395
    Posts Posts : 997

    Re: Os segredos de Shuhei Yoshida que farão o PS4 liderar a próxima geração

    Mensagem por Kalayude em Sex 19 Abr 2013, 10:26

    Sinceramente,acho que vou ficar de fora dessa geração.
    As novidades do PS4 são incríveis mesmo,o novo XBOX muito provavelmente vai trazer coisas boas tambem e o Wii U tem mais uma vez a inovação do jeito de jogar,que parece ser muito bom tambem.

    Só que o fator mais importante pra eu decidir comprar um console ou não são jogos,e do jeito que as coisas caminham essa nova geração pode ser mais fraca que a anterior.
    E eu não acho que a culpa é exclusiva das produtoras,é tambem dos gamers da atualidade,como eu disse em um tópico sobre PS3:é triste um console como o PS3 que tem varios jogos de qualidade,ter 4 CODs no topo da lista de mais vendidos.
    E pra quem diz que vendas não importam,é só observar como aumentou e muito a produção de FPS pra tentar pegar o sucesso de COD.

    Por isso acho que vou ficar fora dessa geração,to velho demais pra isso. Laughing
    avatar
    Hadan
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 861
    Posts Posts : 2757

    Re: Os segredos de Shuhei Yoshida que farão o PS4 liderar a próxima geração

    Mensagem por Hadan em Sex 19 Abr 2013, 11:31

    Concordo com mustacheman. De todo modo, tenho observado que, no desenvolvimento do PS4, houve algo que há muito não se via de forma tão profunda: diálogo. Será a primeira vez, desde a 4ª geração, que fiquei realmente interessado em um console doméstico.

    As promessas são grandes e o apoio, também. A despeito de ficar um pouco incomodado com a notícia de que o PS4 não virá para substituir o PS3, meio como "ambos podem caminhar lado a lado", isso me soa me soe como um meio para que o PS3 não caia em vendas com a aproximação do lançamento.

    Ainda não há condições de afirmar qual console vencerá esta geração. Isso também não é importante para nós, jogadores. Desde que tenhamos ótimo material nos consoles que adquirimos, "tanto faz". Karmados, Robert e mustacheman.
    avatar
    HickTroll
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 542
    Posts Posts : 2052

    Re: Os segredos de Shuhei Yoshida que farão o PS4 liderar a próxima geração

    Mensagem por HickTroll em Sex 19 Abr 2013, 11:36

    Se for bem admnistrado, ter um bom preço e se for realmente fácil de produzir jogos pra ele, com certeza vai ser um sucesso, mas pra liderar a geração é meio dificil né já que:

    Logo no começo Wii U já ta disparado enquanto PS4 ainda não vendeu nenhuma unidade triste isso auhauheuahea brincadeira.
    avatar
    Ulquiorra - Sama
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 236
    Posts Posts : 1571

    Re: Os segredos de Shuhei Yoshida que farão o PS4 liderar a próxima geração

    Mensagem por Ulquiorra - Sama em Sex 19 Abr 2013, 13:19

    As produtoras e os gamers meio que cairam em modinha, aonde a vaca vai, o boi vai atras. Maria vai com as outras.

    Por isso que produtoras estão nessa de apoio aos indies, e não é porque eles são bonzinhos e querem abrir espaço para novos talentos, é simplismente para que os indies produzam jogos diferenciados a baixo custo ( pas as grandes ) enquanto as produtoras de nomezinho continuam o cancer do gêneralismo estilico, a mesmisse dos jogos.

    Só nos resta ver o noxo Xbox..
    avatar
    Ganonhero
    Membro Nv.13
    Membro Nv.13

    Karma Karma : 50
    Posts Posts : 152

    Re: Os segredos de Shuhei Yoshida que farão o PS4 liderar a próxima geração

    Mensagem por Ganonhero em Sex 19 Abr 2013, 14:07

    Pelo visto vai ser uma plataforma facil de se produzir.

    Quem sabe eu compre... mais ainda quero o WII U primeiro haha

    Conteúdo patrocinado

    Re: Os segredos de Shuhei Yoshida que farão o PS4 liderar a próxima geração

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg 11 Dez 2017, 09:15