Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!


Participe do fórum, é rápido e fácil

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

+2
Vinicius Augusto
AstonVilliera
6 participantes

    Gráficos, Next Gen e a influencia no Gameplay

    AstonVilliera
    AstonVilliera
    Veterano Nv.5
    Veterano Nv.5


    Karma Karma : 151
    Posts Posts : 511

    Gráficos, Next Gen e a influencia no Gameplay Empty Gráficos, Next Gen e a influencia no Gameplay

    Mensagem por AstonVilliera Ter 07 Ago 2012, 17:48

    Atualmente os assuntos mais em pauta no mundo gamer é a
    questão next gen, gráficos e gameplay. Acho que todos estão cansados de ouvir
    falar destes assuntos, porém escreverei aqui coisas que não são muito
    discutidas e nem sequer levadas em conta na hora de falar desses assuntos,
    quando deveriam ser.

    Gráficos, Next Gen e a influencia no Gameplay Mafia2+3
    Antes vamos pegar um básico da área mais técnica para nós ajudar a entender
    melhor como as coisas funcionam.


    Primeiramente devemos entender como os gráficos funcionam:
    Gráfico é a imagem mostrada na tela, ela é que dá o fator visual do jogo. Em
    termos de Hardware o gráfico é feito por três partes: Processador, Placa de
    video e Memoria RAM.


    Processador: o processador é a central de processamento responsável por ler todos os códigos que envolvem
    o jogo, desde animações à funcionalidade dos objetos, controla a AI (inteligência
    artificial)(ou bots, npc). Enfim, ele lida com tudo que envolve processamento
    de dados de forma não gráfica, apesar de que ele é capaz de fazer gráficos, mas
    é bem ineficiente, pois os gráficos requerem centenas ou milhares de núcleos
    para ser feito com rapidez.


    Placa de vídeo: a placa de vídeo é o mais responsável pelo processamento dos
    modelos geométricos, shaders e tesselation.Dentro da placa de vídeo temos dois
    dispositivos principais: GPU e VRAM.

    GPU: É a central de processamento recheada com centenas de núcleos,milhares nas
    gpus atuais, onde é feito todos os cálculos geométricos,tesselation (técnica
    para aumentar o numero de polígonos absurdamente sem afetar tanto a
    performance) e de shaders (efeitos de luz,sombra, reflexo, blur e etc)

    VRAM: É a memória ram dedica a gráficos que armazena os dados que vão para a
    GPU, quanto maior o VRAM mais texturas e uma maior resolução podem ser
    utilizadas, mas tem de ser ao nível da GPU pois não aumenta a performance por
    simplesmente aumentar o VRAM.

    RAM:É a memória que auxilia o processador antes dele "analisar" os
    dados, quanto mais RAM significa que mais dados podem ficar armazenados, mas
    uma memória maior com um processador fraco gera gargalo de informações
    (que
    seria ter muita informação para um processamento lento).

    Todos os componentes acima ajudam na reprodução de Frames, que são quadros
    pintados por segundo, que devem ter uma frequência acima de 24Hz (ou 24 frames
    por segundo) para terem uma velocidade na qual o olho humano fique confortável
    e não prejudique o gameplay.

    Gráficos, Next Gen e a influencia no Gameplay Tessellation

    Agora vamos entender o que Gráficos, Next Gen e Gameplay representam nos jogos.


    Gráficos: gráfico é a imagem que mostra na tela, tudo aquilo que mostrado,
    desde as roupas, as cores, as arvores, a pele, o aço da espada, o sol, o feixe
    solar, os sprints(imagens em 2D), texturas(imagens em 2D coladas em modelos
    geométricos 3D), os personagens, o texto, tudo.

    Gráficos, Next Gen e a influencia no Gameplay Fallout-3

    Todos sabemos que atualmente os gráficos estão chegando há um ponto de estarem
    próximos da realidade à uma taxa alta de frames, ou seja, renderizadas em tempo
    real. Quem já assistiu a um filme de animação da Disney ou Dreamworks viu
    aquelas animações bem feitas e se perguntou por que os jogos não tem aquele
    nível de complexidade gráfica, bem, aquilo demora dias para ser renderizado,
    imaginem jogar um JRPG com um frame sendo renderizado a cada 5 minutos?

    Gráficos, Next Gen e a influencia no Gameplay Crysis-2-20100614043300491-3235679

    Agora veremos o que significa o Next Gen:
    Next Gen é comumente associado quando um hardware antigo de video game é
    substituído por um mais moderno, mais potente e com novos recursos. Da ultima
    geração para atual movemos para os hardwares de Alta definição, o que não
    traduz necessariamente para gráficos mais realistas
    , pois é possível jogar um
    jogo antigo em alta definição, mas os gráficos continuam sendo inferiores aos
    jogos atuais.

    Gráficos, Next Gen e a influencia no Gameplay 2a08605c4e60d0fada29ff157ff864d9

    Agora vamos ao gameplay:

    Gameplay é a experiência derivada da interatividade e controle do jogador sobre
    o jogo, é o que o jogador faz no jogo. Essa experiência é bastante polêmica
    atualmente devido ao ponto de acusarem os jogos focarem somente em gráficos e
    deixar um gameplay genérico e repetitivo ou do Wii de abandonar os gráficos em
    prol dos controles por movimento, que foram mal utilizados na maioria dos jogos

    Gráficos, Next Gen e a influencia no Gameplay Zz0bf369e9

    Agora chegamos ao ponto principal do tópico, vamos associar as três coisas:
    gráficos, next gen e gameplay.


    Como todos sabem é natural a cada geração haver uma evolução gráfica nítida da
    geração anterior
    , mas um ponto que é pouco tocado é que a nova capacidade de
    hardware também influencia no gameplay não só por que há possibilidade de ter
    mais coisas na tela ou ter mundos gigantescos exploráveis, mas também, pois a
    AI aumenta, as animações podem ficar mais complexas, os sistemas de combate
    mais robustos e dinâmicos, a quantidade de inimigos, Inimigos gigantescos, mais
    interatividade com o cenário e outras coisas menores.

    Gráficos, Next Gen e a influencia no Gameplay Watchdogs_screen_02tcm2153800

    Agora que entendemos um pouco da parte técnica de hardware e software vamos a
    analise de como gráficos e next gen mudam o gameplay.

    Gráficos, Next Gen e a influencia no Gameplay Supermario1

    Para demonstrar de maneira simples, vamos analisar a geração de 8 bits com
    a de 16 bits, mais precisamente o NES e SNES. Nós NES era possível notar que
    havia poucas cores, a maioria dos jogos eram sidescrollers e havia certa
    limitação no tamanho dos mapas, havia intervalos de loading entre um mapa e outro,
    agora no SNES isso raramente acontecia, os mapas eram maiores, mais bonitos,
    complexos, não tinha aquele loading chato nos jogos do Megaman , as animações
    eram bem mais complexas e fluidas e isso alterou bastante o modo como
    jogávamos, pois tínhamos que ser mais rápidos para acompanhar a velocidade na
    qual tudo se movia, além que tínhamos mais botões nos controles
    , o que
    adicionava mais possibilidades de gameplay. Isso tudo se tornou possível graças
    à evolução do hardware, CPU processando mais animações e AI, RAM com mais
    coisas para colocar na CPU, GPU para adicionar beleza e complexidade ao
    cenário.
    Isso tudo além de deixar mais bonito aos olhos, alteravam a forma como
    se jogava e é isso que acontece a cada geração, mesmo que nessa gen o Wii não
    tenha aumentado os gráficos para a alta definição, mas não esqueceu o gameplay
    e investiu nos controles, fazendo assim parte da atual gen.

    Gráficos, Next Gen e a influencia no Gameplay Zelda_1 Gráficos, Next Gen e a influencia no Gameplay Zelda-Skyward-Sword1
    E assim que a próxima gen chegar, teremos não só gráficos mais realistas, como
    gameplays com mais possibilidades e cada vez mais satisfatórios, pelo menos em
    tese.

    (obs: não falei sobre a física nos games pois este seria um assunto para outro tópico)
    Gráficos, Next Gen e a influencia no Gameplay 41564-half-life-2-episode-2
    AstonVilliera
    AstonVilliera
    Veterano Nv.5
    Veterano Nv.5


    Karma Karma : 151
    Posts Posts : 511

    Gráficos, Next Gen e a influencia no Gameplay Empty Re: Gráficos, Next Gen e a influencia no Gameplay

    Mensagem por AstonVilliera Qua 08 Ago 2012, 21:17

    Dois karmas e 0 resposta, não sei se tá legal ou tá horrível.
    Vinicius Augusto
    Vinicius Augusto
    Veterano Nv.35
    Veterano Nv.35


    Karma Karma : 347
    Posts Posts : 1281

    Gráficos, Next Gen e a influencia no Gameplay Empty Re: Gráficos, Next Gen e a influencia no Gameplay

    Mensagem por Vinicius Augusto Qua 08 Ago 2012, 21:25

    Está legal mas não está popular Rolling Eyes
    x0exe
    x0exe
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 1989
    Posts Posts : 6839

    Gráficos, Next Gen e a influencia no Gameplay Empty Re: Gráficos, Next Gen e a influencia no Gameplay

    Mensagem por x0exe Qua 08 Ago 2012, 21:55

    Não acho bem que influencia no Game-Play, comprarei o Wii U mas não estou ligando muito para gráficos, um console que eu me importo com gráficos (mas nem tanto) é o 3DS, e mesmo que tenha apenas jogos como Super Mario 3D Land (falando de gráficos) o console ainda sim seria ótimo, comprarei o Wii U independente de gráficos, eles deixam a imagem muito melhorada e muito mais bonita sim mas EU não acho que vá afetar o Game-Play, uma coisa que afeta o Game-Play é o 3D onde você pode ver a distância entre os objetos e calcular melhor seus pulos/movimentos e deixar mais de se basear pela sombra, gráficos excelentes são ótimos mas nada que me faça comprar um console, tem que ter acima de tudo bons jogos e ótimas funções e recursos
    Anonymous
    Convidado
    Convidado


    Gráficos, Next Gen e a influencia no Gameplay Empty Re: Gráficos, Next Gen e a influencia no Gameplay

    Mensagem por Convidado Qua 08 Ago 2012, 22:00

    Gráficos, daqui pra frente, não vão mudar a perspectiva dos games como teve o 2D > 3D.
    Wind Ice
    Wind Ice
    Boy with Earphones
    Boy with Earphones


    Karma Karma : 1471
    Posts Posts : 3643

    Gráficos, Next Gen e a influencia no Gameplay Empty Re: Gráficos, Next Gen e a influencia no Gameplay

    Mensagem por Wind Ice Qua 08 Ago 2012, 22:08

    Poxa, tópico muito bom e muito útil! Karmado! Clap
    Anonymous
    Convidad
    Convidado


    Gráficos, Next Gen e a influencia no Gameplay Empty Re: Gráficos, Next Gen e a influencia no Gameplay

    Mensagem por Convidad Qua 08 Ago 2012, 22:15

    Talvez não tenha tantos comentários por ser um assunto um tanto batido pra nós gamers.

    Gráficos realistas são legais, mas vai chegar um momento que eles vão deixar de ser importantes. Assim como uma gameplay muito inventiva e fora do comum prejudica a experiência do jogo.

    É só minha opinião.
    AstonVilliera
    AstonVilliera
    Veterano Nv.5
    Veterano Nv.5


    Karma Karma : 151
    Posts Posts : 511

    Gráficos, Next Gen e a influencia no Gameplay Empty Re: Gráficos, Next Gen e a influencia no Gameplay

    Mensagem por AstonVilliera Qua 08 Ago 2012, 23:07

    Luiz escreveu:Não acho bem que influencia no Game-Play, comprarei o Wii U mas não estou ligando muito para gráficos, um console que eu me importo com gráficos (mas nem tanto) é o 3DS, e mesmo que tenha apenas jogos como Super Mario 3D Land (falando de gráficos) o console ainda sim seria ótimo, comprarei o Wii U independente de gráficos, eles deixam a imagem muito melhorada e muito mais bonita sim mas EU não acho que vá afetar o Game-Play, uma coisa que afeta o Game-Play é o 3D onde você pode ver a distância entre os objetos e calcular melhor seus pulos/movimentos e deixar mais de se basear pela sombra, gráficos excelentes são ótimos mas nada que me faça comprar um console, tem que ter acima de tudo bons jogos e ótimas funções e recursos

    Cara, ali eu disse que gráficos maiores combinados com um hardware mais potente geram possibilidades maiores de gameplay com animações, interatividade com o cenário, colocar mais coisas na tela. O próprio miyamoto disse que tirou vantagem da alta resolução e cpu do wii u para fazer pikmin 3 ficar mais versátil já que o hardware mais poderoso pode renderizar o mapa inteiro de uma vez só, permitindo uma fluidez maior no gameplay e fazendo o nível de estrategia do jogo aumentar

    Trysses escreveu:Talvez não tenha tantos comentários por ser um assunto um tanto batido pra nós gamers.

    Gráficos
    realistas são legais, mas vai chegar um momento que eles vão deixar de
    ser importantes. Assim como uma gameplay muito inventiva e fora do comum
    prejudica a experiência do jogo.

    É só minha opinião.

    Acho que o assunto batido é a guera gráfica, coisa que não estou fazendo aqui.
    Eu não falei sobre estilo gráfico realista, mas também não exclui o mesmo.
    Gameplays variados é o que dá personalidade aos jogos, sinceramente você
    não está cansado na atual gen de tanto FPS de guerra ? Joguei uns 5 FPS
    ano passado mas a sensação era que estava jogando o mesmo jogo.

    Lukepaz99 escreveu:Gráficos, daqui pra frente, não vão mudar a perspectiva dos games como teve o 2D > 3D.


    Obviamente não será a revolução do 2D para 3D, mas se você notar os
    jogos de N64 em tamanho são bem menores que os jogos de Game Cube e isso
    possibilitou a criação de mundo mais abertos e maiores.

    Em Zelda OoT você pode notar que há um limite de inimigos e espaço nas
    dungeons, em Zelda Twilight Princess você consegue notar que há espaços
    maiores com mais inimigos ainda.



    As mudanças serão sutis mas elas acontecerão isso eu posso afirmar.
    ---------
    @todos
    Não estou falando para sermos uns graphics whores, mas para ver a real importância da coisa, e como as coisas podem mudar daqui para frente.
    Bferrari350
    Bferrari350
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 856
    Posts Posts : 5283

    Gráficos, Next Gen e a influencia no Gameplay Empty Re: Gráficos, Next Gen e a influencia no Gameplay

    Mensagem por Bferrari350 Qua 08 Ago 2012, 23:23

    @Luiz, não é só o 3D que pode afetar o gameplay (afetar no modo de melhorar/add mais coisas ao gameplay, etc). Uma tela de toque, por exemplo, muda muito o gameplay de um jogo. Abre toda uma nova possibilidade de se jogar. Por exemplo: Seria impossível jogar Scribblenauts em um PS3/Xbox 360, ou o gameplay ficaria comprometido e o jogo perderia toda a graça.
    Anonymous
    Convidad
    Convidado


    Gráficos, Next Gen e a influencia no Gameplay Empty Re: Gráficos, Next Gen e a influencia no Gameplay

    Mensagem por Convidad Qua 08 Ago 2012, 23:56

    AstonVilliera escreveu:sinceramente você
    não está cansado na atual gen de tanto FPS de guerra ? Joguei uns 5 FPS
    ano passado mas a sensação era que estava jogando o mesmo jogo.

    Sim. Nisso vc tem razão, e é mais um ponto que está bem claro na comunidade gamer. FPS/shooter tornou-se um gênero meio odiado justamente pelas empresas lançarem jogos caça-níqueis.

    Lembra que o Miyamoto tinha comentado que tinha vontade de fazer um shooter? Eu acharia interessante, porque certamente ele traria várias novidades ao gênero.

    O que eu não curto muito é a viagem demasiada dos produtores na jogabilidade.

    Pegue o 3DS como exemplo, quando vc tá jogando Ocarina of Time 3D e vai atirar com o arco e flecha. O que vc faz pra mirar? Fica mudando o ângulo do portátil pra acertar onde quer.

    Isso é bacana... mas quando vc está fora de casa vai parecer um débil mental. Eu sei que tem a opção de tirar isso e mexer com o scroll, mas ele não é a mesma coisa que era antigamente (me refiro aos outros títulos e consoles).


    AstonVilliera
    AstonVilliera
    Veterano Nv.5
    Veterano Nv.5


    Karma Karma : 151
    Posts Posts : 511

    Gráficos, Next Gen e a influencia no Gameplay Empty Re: Gráficos, Next Gen e a influencia no Gameplay

    Mensagem por AstonVilliera Qui 09 Ago 2012, 11:47

    Trysses escreveu:
    AstonVilliera escreveu:sinceramente você
    não está cansado na atual gen de tanto FPS de guerra ? Joguei uns 5 FPS
    ano passado mas a sensação era que estava jogando o mesmo jogo.

    Sim. Nisso vc tem razão, e é mais um ponto que está bem claro na comunidade gamer. FPS/shooter tornou-se um gênero meio odiado justamente pelas empresas lançarem jogos caça-níqueis.

    Lembra que o Miyamoto tinha comentado que tinha vontade de fazer um shooter? Eu acharia interessante, porque certamente ele traria várias novidades ao gênero.

    O que eu não curto muito é a viagem demasiada dos produtores na jogabilidade.

    Pegue o 3DS como exemplo, quando vc tá jogando Ocarina of Time 3D e vai atirar com o arco e flecha. O que vc faz pra mirar? Fica mudando o ângulo do portátil pra acertar onde quer.

    Isso é bacana... mas quando vc está fora de casa vai parecer um débil mental. Eu sei que tem a opção de tirar isso e mexer com o scroll, mas ele não é a mesma coisa que era antigamente (me refiro aos outros títulos e consoles).



    o problema do FPS é que é um gênero que vende facilmente, os consumidores não são muito exigentes e é fácil de fazer pois é altamente manjado.
    Se o Miyamoto fizer um FPS tenho certeza que sera algo como a série half life, um FPS com uma historia fo** e uma jogabilidade única.
    Acho que o que você não curtiu é por que os jogos da Nintendo hoje em dia servem muito para ser system show, eles tem que usar as funcionalidades do console nos jogos mainstream dela, talvez para incentivar os terceiros a fazer o mesmo. Mas isso é assunto para outro tópico..
    Jamian
    Jamian
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 619
    Posts Posts : 2596

    Gráficos, Next Gen e a influencia no Gameplay Empty Re: Gráficos, Next Gen e a influencia no Gameplay

    Mensagem por Jamian Qui 09 Ago 2012, 18:17

    Muito bom o seu texto! Adorei lê-lo! Mas teve uma parte em que eu fiquei meio em dúvida, e é esta: "uma memória maior com um processador fraco gera gargalo de informações(que seria ter muita informação para um processamento lento)." Não seria o contrário? Isso porque, se o processador é lento, uma memória maior não garantiria uma fila maior de processos? Se a memória é pequena e o processador é lento, as tarefas que estivessem em fila não seriam descartadas?

    Olha, eu não entendo nada disso, então não é uma arrogante tentativa de te corrigir (não tenho conhecimento para isso), mas apenas uma dúvida que gostaria que fosse sanada!
    AstonVilliera
    AstonVilliera
    Veterano Nv.5
    Veterano Nv.5


    Karma Karma : 151
    Posts Posts : 511

    Gráficos, Next Gen e a influencia no Gameplay Empty Re: Gráficos, Next Gen e a influencia no Gameplay

    Mensagem por AstonVilliera Qui 09 Ago 2012, 18:56

    Jamian escreveu:Muito bom o seu texto! Adorei lê-lo! Mas teve uma parte em que eu fiquei meio em dúvida, e é esta: "uma memória maior com um processador fraco gera gargalo de informações(que seria ter muita informação para um processamento lento)." Não seria o contrário? Isso porque, se o processador é lento, uma memória maior não garantiria uma fila maior de processos? Se a memória é pequena e o processador é lento, as tarefas que estivessem em fila não seriam descartadas?

    Olha, eu não entendo nada disso, então não é uma arrogante tentativa de te corrigir (não tenho conhecimento para isso), mas apenas uma dúvida que gostaria que fosse sanada!

    Eu também não conheço tão profundamente, mas pelo que sei a memoria RAM armazena os dados que estão sendo processados,talvez ela possa fazer antes e depois, mas o próprio processador tem uma memoria cache L1 e L2 que armazena os dados que vão ser processados e essas são muito importantes.
    Também tem o caso da memoria eDRAM que são utilizados nos chips dos consoles e de smartphones, o eDRAM faz o papel da memoria RAM e da memoria cache l1 e l2 ao mesmo tempo, aumentando ainda mais a velocidade.
    Jamian
    Jamian
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 619
    Posts Posts : 2596

    Gráficos, Next Gen e a influencia no Gameplay Empty Re: Gráficos, Next Gen e a influencia no Gameplay

    Mensagem por Jamian Qui 09 Ago 2012, 19:39

    Entendi! Obrigado pelo esclarecimento! E entrando mais no assunto do tópico, concordo com tudo o que você escreveu, em especial no que diz respeito à parte gráfica! Sabemos que gráficos não são tudo, mas é inegável que um jogo mais bonito traz outra experiência de jogo (basta comparar os jogos do Mario do Nintendinho com seus remakes para SNES). E foi muito legal você destacar que gráficos bons não se dão única e exclusivamente em função da resolução. Gostei mesmo!
    AstonVilliera
    AstonVilliera
    Veterano Nv.5
    Veterano Nv.5


    Karma Karma : 151
    Posts Posts : 511

    Gráficos, Next Gen e a influencia no Gameplay Empty Re: Gráficos, Next Gen e a influencia no Gameplay

    Mensagem por AstonVilliera Qui 09 Ago 2012, 21:00

    Jamian escreveu:Entendi! Obrigado pelo esclarecimento! E entrando mais no assunto do tópico, concordo com tudo o que você escreveu, em especial no que diz respeito à parte gráfica! Sabemos que gráficos não são tudo, mas é inegável que um jogo mais bonito traz outra experiência de jogo (basta comparar os jogos do Mario do Nintendinho com seus remakes para SNES). E foi muito legal você destacar que gráficos bons não se dão única e exclusivamente em função da resolução. Gostei mesmo!

    Obrigado, fico feliz em saber que meu tópico foi bem apreciado. Se tiver outra duvida é só perguntar e irei responder da melhor forma que achar.

    Conteúdo patrocinado


    Gráficos, Next Gen e a influencia no Gameplay Empty Re: Gráficos, Next Gen e a influencia no Gameplay

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 26 Abr 2024, 10:51