O nome que se tornou sinônimo dos games de luta da Capcom agora vai dar uma mão para Nathan Drake, Fat Princess e Kratos se esmurrarem se esmurrarem até o sol raiar. Seth Killian deixa de ser o Sr. Street Fighter para se tornar, quem sabe, o Sr. PlayStation All-Stars Battle Royale.
A maioria dos gamers ouviu falar de Seth pela primeira vez como Mr. Evo, depois que ele começou a ajudar no famoso campeonato de luta internacional que reanimou as comunidade de fãs dedicadas ao gênero. Quando ele começou a prestar consultoria para a Capcom, Killian se tornou ninguém menos que o Sr. Street Fighter IV, parte integrante do time que desenterrou a série lendária da publisher japonesa. Killian saiu da Capcom recentemente, deixando muitas dúvidas sobre onde o destino o levaria.
Mas já sabemos que ele não vai abandonar o gênero que o tornou famoso. Ele decidiu aceitar uma posição como “Lead Designer, External Development” no estúdio Sony Santa Monica. Fiz algumas perguntas rápidas a ele por email na semana passada, e a seguir ele explica como foi parar na Sony, e em quê, exatamente, está trabalhando agora.
Kotaku: Você começou como um jogador especialista, passou para gerente de comunidade, consultor, e agora se tornou lead designer. Acho que a maioria das pessoas não vê você como um designer. O que você está trazendo de novo em relação a teoria e prática nos games de luta?
Seth Killian: Muitas pessoas que me conhecem além do meu trabalho na comunidade conhecem o meu lado designer – pessoas da Capcom e até mesmo grande amigos na indústria, incluindo o pessoal do mundo das lutas e, claro, a galera que me contratou da Sony. Teoricamente, tenho muito interesse em design de competitividade assimétrica e balanceamento de games, mais especificamente, mas no lado prático, meu principal interesse sempre foi toda a mecânica, como uma belíssima mecânica de pulo, ou um ataque bem feito com uma colisão incrível. História, gráficos etc. são importantes, mas dou mais importância em ajustar a mecânica do jogo até que fique bem desenvolvida. A mecânica é nosso primeiro contato com tudo o que acontece na tela, e é difícil gostar de games que não são bons de jogar, em primeiro lugar.
Kotaku: Descreva como será o seu trabalho na Sony Santa Monica.
Seth Killian: Sou o game designer principal da divisão externa da Sony Santa Monica. Esse é o grupo que trabalha com os estúdios não-internos da Sony, como o pessoal do Giant Sparrow (The Unfinished Swan), SuperBot (PlayStation All-Stars), ThatGameCompany (Journey), Queasy (Sound Shapes) e muito mais. Imagino que o meu papel vai variar com o projeto, dependendo do contingente da equipe que estarei liderando, mas de uma forma geral, trabalharei com as equipes em todos os aspectos criativos e de design dos games que estão sendo produzidos em colaboração.
Kotaku: O fato de que você estará trabalhando com desenvolvimento externo significa que não poderá emprestar um pouco do seu conhecimento com games de luta para a equipe de PlayStation All-Stars?
Seth Killian: Fico feliz em afirmar justamente o contrário! O SuperBot é um estúdio externo que está trabalhando exclusivamente com a Sony, então eles fazem parte das equipes com quem estarei conversando, e o PlayStation All-Stars é um dos primeiros projetos em que vou trabalhar (além de ser o primeiro deles a ser lançado). A equipe do SuperBot foi criada do zero para fazer o game, e eles têm muito talento na área de luta, incluindo vários amigos que eu conheço (ou com quem já joguei contra em competições) há anos. O nível geral de conhecimento de combate entre os membros da equipe lá nos estúdios de Santa Monica foi importante para mim! Entre o pessoal da SuperBot, os caras de God of War e muito mais, o nível de expertise de games de luta é bem alto, então realmente me sinto em casa.
Kotaku BR
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Agora eu ponho minha mão no fogo pelo PAS:BR. Vai ser jogão.
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