Caso o tópico seja inútil/repetido favor, moderação, apagá-lo.
Sumário
Capítulo 1: Pisos, Fundos de mapas, Decorações de mapas e Ícones de mapas
Capítulo 2: Mudando os atributos dos pisos
Capítulo 3: Explicando os Atributos dos Pisos
Capítulo 4: Objetos & Pregos
Capítulo 5: Alinhamento
Capítulo 6: Gravidade e vento
Capítulo 7: Variações de Mapas
Capítulo 8: Criando Pisos Invisíveis
Capítulo 9: Fricção inválida
Capítulo 10: Bug de rotação do jogador Rype
Capítulo 11: Restituição Inválida
Capítulo 12: Massa negativa e bug "No-B"
Capítulo 13: Bugs antigos
Capítulo 14: Mapas trolls e reportando um mapa
Capítulo 15: Conseguindo deixar seu mapa permanente
Capítulo 16: Criando um tópico para mostrar seus mapas e compartilhando
Capítulo 17: Links Úteis e Tutoriais
Prefácio
Iniciando: Para exportar um mapa, você precisa ter coletado pelo menos 1,000 queijos. (você pode ver seu perfil clicando no seu nome na caixa com os pontos de shaman). Para exportar um mapa para o servidor, custará 40 queijos (da loja), para editar seu mapa você deve salvar o código do mapa que vem depois que é exportado (@12345 por exemplo) no bloco de notas ou algum outro programa, ou em um tópico de mapas (precisa de no mínimo 10 mapas pra fazer um).
Votação de Mapas: Todos os mapas criados, vão para o ciclo público onde é votado por jogadores. Você vai ver os votos de seu mapa quando ele tiver no mínimo 50 votos totais. Se o seu mapa tiver uma porcentagem inferior a 50% depois de 100 votos totais, será deletado.
O que são?
Os pisos são estruturas aonde os ratos podem pisar. Eles são os elementos básicos para fazer um bom mapa. Podem fazer os ratos grudarem, pularem, escorregarem, etc...
Como são?
Existiam 5 tipos de pisos antigos:
A partir de duas atualizações (versão 0.154.2 no dia 24/05/2011 e 0.158 no dia 07/06/2011), os gráficos dos pisos mudaram, e ficaram assim:
E existiu uma lava que surgiu na versão 0.154.2 e foi trocada por outra na 0.158:
Na versão 1.23 foram adicionados novos pisos, Pedra e Neve:
Piso de madeira (ou piso normal): Um piso que permite fazer wall jump tranquilamente, ele não desliza e não serve como pula-pula.
Gelo: Piso deslizante, impossível fazer wall jump nele, e é possível quinar nas pontas dele.
Trampolim: É um Pula-Pula, com ele, você chega a grandes alturas, apenas pulando, ele dá um impulso grande se você quinar em uma ponta dele, e não dá para fazer wall jump.
Lava: Este piso tem alta restituição, quando você pula/encosta nele, você voa e morre, ao menos que fique clicando a tecla para cima. Não é possível realizar o wall jump.
Chocolate: Tem muita fricção, o que o torna grudento, e facilita o wall jump.
Terra: Contém os mesmos atributos do piso de madeira, 0.3 de fricção e 0.2 de restituição, é possível fazer wall jump.
Grama: Exatamente igual ao piso de terra, mas contém uma grama em cima, e se você colocar algum múltiplo inteiro de quarenta no valor L a grama ficará em cima e dos dois lados.
Areia: Piso amarelo, sua diferença da madeira, terra e grama é que ele tem apenas 0.1 de fricção, mas ainda possibilitando o wall jump.
Nuvem: É fantasma/invisível, ou seja, não segura ratos, mas segura objetos dinâmicos e é possível alterar sua fricção e restituição para, por exemplo, que o objeto que caia ali pique, como ao cair em um trampolim.
Água: Permite com que os ratos nadem (apertando para cima para ir levemente para cima, e para baixo para mergulhar/cair), deixando eles ou objetos mais lentos quando passam, e não possui atributos. Após uma atualização, os ratos com queijo, caem quase diretamente, sendo praticamente impossível nadar durante longas distâncias.
Neve: Piso com muito pouca fricção, 0.05, e 0.1 de restituição.
Pedra: Não tem nenhuma restituição, e 0.3 de fricção.
Fundos de mapas
Chegaram ao transformice, na versão 0.158, os fundos para mapas:
Amanhecer
Dia
Crepúsculo
Lua Cheia
Fundo de Natal
Fundo de Halloween
É possível coloca-los, indo em Configurações do mapa e clicando em um desses ícones:
Decorações do mapa
As primeiras foram introduzidas ao editor de mapas na versão 0.158, é possível obte-los indo em Objetos do mapa, e escolhe-las:
E em cada um deles, selecionando eles, aparecerá estas opções (e mais outras é claro):
Fundo: Deixa o item por trás de outro item/piso.
Primeiro Plano: Deixa o item na frente de outro item/piso.
Inverter: Gira a decoração para o outro lado.
Ícones de Mapas
São os pequenos ícones/símbolos que aparecem entre Mapa: e o nome do criador.
Foram introduzidos ao jogo na versão 1.25, existiam ícones apenas para mapas permanentes, bootcamp e excluídos. Agora temos todos estes:
Legendas:
1. Mapa protegido
2. Mapa muito bom
3. Bootcamp
4. Mapa de Shaman (que envolve certa habilidade como shaman)
5. Arte
6. Armadilha/Cooperação/Mapa monstro/Mapa de mecanismo avançado
7. Mapa sem shaman/Racing
8. Cooperação de dois shamans
9. Mapa entre protegido e muito bom (melhor que protegido mas não bom o suficiente para ser classificado como muito bom)
10. Cafofo da tribo
11. Mapa excluído
1. Vá no Editor de Mapas > Pisos > Escolha um tipo de piso.
2. Bote seu piso no mapa.
3. Clique na opção "Selecionar" depois de botar seu piso.
4. Clique no piso e você vai ver na direita, o painel cheio de definições do piso.
5. Pisos que não são dinâmicos, tem duas funções principais; fricção & restituição.
Criando pisos falsos
Pisos falsos são pisos que tem as definições alteradas onde alguém mudou os atributos.
Você pode fazer um piso de lava "escondido" alterando as definições da restituição para um número de 10 a 100. Pisos de gelo falsos podem ser feitos com qualquer piso usando a fricção
0. Para criar uma restituição de trampolim, use a restituição de 0.6 até 2. (1.2 é a restituição padrão).
1. Piso Dinâmico: Esta opção permite que o seu piso possa ser utilizado dinamicamente / Se mover
2. Massa (0 = auto): A massa define quanto seu piso pesa (quanto maior o número, mais ela pesa. 0 é geralmente a melhor configuração, porque é a normal).
3. Fricção: A coisa mais importante sobre o atrito é escalar, se você definir o atrito de uma parede normal acima de 1, torna-se substancialmente mais fácil do que escalar um muro com 0,3; Por isso é impossível escalar o piso de gelo, pois tem o atrito 0. Normalmente, qualquer coisa abaixo de 0,1 é quando você percebe que escalar se torna mais difícil. Chocolate por exemplo são feitas com 20 atritos, isso permite que os usuários se agarram em paredes muito mais fácil, assim como o que torna difícil caminhar sobre a base normal ou gelo.
4. Rotação: Esta é apenas a direção geral da peça solo, 45 graus seria uma perfeita rotação diagonal.
5. Rotação Fixa: Esta é uma característica um pouco mais avançada, ela se torna útil quando é parte de um objecto ou funciona como uma peça chave para um mapa. Ela corrige a rotação de modo que o piso nunca cause oscilações ou vibrações.
6. Amortecimento Linear: Isto é o que permite que os pisos dinâmicos flutuem ou caiam lentamente. Se um piso tem 30 de amortecimento linear, não vai passar em qualquer lugar no mapa a menos que algo o está empurrando. Qualquer número abaixo de 30 você verá o que chão se move. 0 permitirá um piso cair sem interrupção, enquanto 15 fará com que o piso caia lentamente.
7. Amortecimento Angular: Esta opção é para saber como a rotação do piso dinâmico é efetuada. Quanto maior o número de amortecimento angular menos um objeto dinâmico gira. 0 amortecimento angular seria permitir que um objeto caia em espiral.
Fazendo Pisos Dinâmicos como o "Jello"
Pisos "saltitantes" dinâmico como o gelo utilizado neste mapa (usado para criar efeitos de água sem lag) são criados através da colocação de um piso dinâmico, com muito pouca massa (geralmente abaixo de 10, dependendo do peso de qualquer item que esteja com ele.
A razão que faz isso é porque o peso de algo que é mais pesado tende a empurrar para algo que pesa quase nada.
Você vai precisar adicionar um prego vermelho ou alguns pisos em torno do piso "Jello" devido ao fato de que os pisos da baixa massa vai se mover, e muito.
Jello: Piso dinâmico onde quando o rato cai nele, ele é elevado para cima, como por exemplo aquele mapa.
Bola: Este pequeno objeto tem todas as bordas arredondadas e tem alguma coisa que o faz saltar um pouco...
Balão: Os balões podem fazer voar/levantar objetos dinâmicos, para anexar um balão basta pressionar um dos comandos de teclado (c, v, j, n )
Runa: Runas podem puxar pisos móveis/dinâmicos e objetos, mas tem um limite de quanto pode puxar, se for muito pesado/grande, não é possível.
Caixa pequena: Pequenas caixas com peso quase tão grande como um rato normal e tem alguma fricção.
Caixa grande: Caixas grandes são um dos objetos mais pesados ??e tem um pouco de fricção.
Bigorna: A bigorna é o item mais pesado que tem, nela, há um pouco de fricção.
Tábua pequena: Objeto muito fino, é usado em mecanismos.
Tábua grande: Longo e fino objeto, serve para engenhocas e mecanismos.
Prego Vermelho: Pregos vermelhos que não deixam passar qualquer piso (desde que esteja em cima dele), é semelhante a pregar um pedaço de papel em madeira.
Prego Verde: É uma espécie de elástico, que é útil para dobradiças. Permite que criadores de mapas possam tirar proveito de um objeto incrivelmente rotativo.
Prego Amarelo: É um tipo de "cola" entre os objetos móveis, são ótimos para ser shaman, sendo uma forma de fornecer apoio/força aos objetos móveis.
Motor verde/Motor vermelho: Estes motores têm a função de girar qualquer objeto que eles estão conectados em qualquer direção (é possível escolher).
Objetos Fantasmas: Para fazer qualquer objeto fantasma, você bota ele no mapa, seleciona ele e então marca a opção "Objeto Fantasma".
Como criar mapas exatamente alinhados
Uma dica para quase qualquer mapa é bom ter um bom design e uma boa funcionalidade. Você não pode tirar o máximo proveito do seu mapa, se você está colocando as coisas na área errada. A primeira maneira todos começa com o alinhamento através editor de mapas onde você pode editar o tamanho exato de seus pisos e sua localização usando o ‘selecionar’ e clicando em um pedaço do piso depois que você colocou na tela do mapa.
O centro exato de um mapa é 400px, 200m.
Tela total do seu mapa, é 800px de largura e 400px de altura (o chat é de cerca de 808px).
Mapas Simétricos (que tem dois lados iguais).
É difícil ter uma simetria total, sem o MapPad que ficou desatualizado e por isso não funciona mais.
Mas Temple deu-nos uma sugestão:
Sugestão do Temple: Seu deslocador de mapas que lhe permite mover os seus mapas para que você possa editar atrás do chat, fora da tela e alterar a localização do seu mapa inteiro.
Gravidade: A gravidade negativa vai levar você para cima. Gravidade 0 não vai te puxar para cima automaticamente, nem fazer você cair no chão, andará em linha reta, mas se você pular, diga adeus a linha reta, e oi ao "Sem queijo para você ! ^_^" (voará e morrerá). Na gravidade 10, que é a padrão, permite saltar curtas distâncias, e deixa fazer walljump. Gravidade em 5, deixa você "deslizar" e saltar longas distâncias. Com ela maior que 10, empurrará você para baixo e torna-se mais difícil para controlar o mouse (você nunca precisará colocar mais de 40, senão provavelmente estragará seu mapa).
Vento: No padrão 0, não empurrará você para nenhuma direção. Com o vento com mais de 0, empurrará você para -> (direita), com vento negativo, será empurrado para <- (esquerda).
Quem tem prática em fazer mapas, usa o vento para técnicas de wj, mapas que precisam de vento etc.
Mapas Padrões & Vanillas: Vanilla são mapas simples e originais. Mapas que rodam nessa sala, são mapas oficiais. Eles não têm pisos falsos, mas podem acontecer bugs neles.
Mapas de Alma Gemêa: Esses mapas são aqueles com o coração no canto superior esquerdo, Todos com seu Parceiro que permite a jogabilidade e design exclusivo para os criadores de mapas.
Mapas Noite: Os mapas escuros tem a jogabilidade simples, popularmente usada para criar um efeito mais dramático nos mapas de arte. Os mapas no modo noite permite limites ao ver a tela do transformice, pois você vê ela toda escura. Só permite o usuário ver apenas um pequeno circulo em torno dele. A um certo tempo, mapas noite foram retirados do editor, mas ainda acessíveis por alteração de XML, como esse tópico fala, nos fóruns oficiais do Transformice.
Mapas de Colisão: Os mapas de colisão são aqueles que os ratos podem subir em cima de um ao outro e chegar a lugares que normalmente não seriam capazes. Colisão pode ficar lotada, assim certifique-se deixar muito espaço para a desova de corrida, e acesso buraco. Lembre-se de colisão em ratos estão em toda parte por isso é extremamente difícil de fazer uso dos trampolins nos mapas.
Mapas Scrolling/Gigantes: São mapas que ao rato andar, dão scroll, seguindo o rato, ou seja, rodam para o lado. Eles não são acessíveis pelo editor de mapas, apenas por XML alterado. Aprenda como faze-lo aqui.
Transformice
O que é aquilo? Ratos? Sim, ratos. Transformice é um jogo simples, onde seu personagem é um rato, seu objetivo é vencer obstáculos, pegar seu queijo, e voltar para a toca. Você pode jogá-lo acessando aqui.Tópico destinado totalmente sobre Transformice, onde pode-se tirar duvidas, postar tutoriais, enfim, tudo sobre Transformice. Não desrespeite as regras. O tópico será modificado de acordo com o tempo.
Book of Map Making Mice [Tradução] - As dúvidas sobre o editor de mapas e mapas em geral
Tradução feita por: Mortas e Firtz
Parte 1
Parte 1
Sumário
Capítulo 1: Pisos, Fundos de mapas, Decorações de mapas e Ícones de mapas
Capítulo 2: Mudando os atributos dos pisos
Capítulo 3: Explicando os Atributos dos Pisos
Capítulo 4: Objetos & Pregos
Capítulo 5: Alinhamento
Capítulo 6: Gravidade e vento
Capítulo 7: Variações de Mapas
Capítulo 8: Criando Pisos Invisíveis
Capítulo 9: Fricção inválida
Capítulo 10: Bug de rotação do jogador Rype
Capítulo 11: Restituição Inválida
Capítulo 12: Massa negativa e bug "No-B"
Capítulo 13: Bugs antigos
Capítulo 14: Mapas trolls e reportando um mapa
Capítulo 15: Conseguindo deixar seu mapa permanente
Capítulo 16: Criando um tópico para mostrar seus mapas e compartilhando
Capítulo 17: Links Úteis e Tutoriais
Prefácio
Iniciando: Para exportar um mapa, você precisa ter coletado pelo menos 1,000 queijos. (você pode ver seu perfil clicando no seu nome na caixa com os pontos de shaman). Para exportar um mapa para o servidor, custará 40 queijos (da loja), para editar seu mapa você deve salvar o código do mapa que vem depois que é exportado (@12345 por exemplo) no bloco de notas ou algum outro programa, ou em um tópico de mapas (precisa de no mínimo 10 mapas pra fazer um).
Votação de Mapas: Todos os mapas criados, vão para o ciclo público onde é votado por jogadores. Você vai ver os votos de seu mapa quando ele tiver no mínimo 50 votos totais. Se o seu mapa tiver uma porcentagem inferior a 50% depois de 100 votos totais, será deletado.
Capítulo 1: Pisos, Fundos de mapas, Decorações de mapas e Ícones de mapas
O que são?
Os pisos são estruturas aonde os ratos podem pisar. Eles são os elementos básicos para fazer um bom mapa. Podem fazer os ratos grudarem, pularem, escorregarem, etc...
Como são?
Existiam 5 tipos de pisos antigos:
A partir de duas atualizações (versão 0.154.2 no dia 24/05/2011 e 0.158 no dia 07/06/2011), os gráficos dos pisos mudaram, e ficaram assim:
E existiu uma lava que surgiu na versão 0.154.2 e foi trocada por outra na 0.158:
Na versão 1.23 foram adicionados novos pisos, Pedra e Neve:
Piso de madeira (ou piso normal): Um piso que permite fazer wall jump tranquilamente, ele não desliza e não serve como pula-pula.
Gelo: Piso deslizante, impossível fazer wall jump nele, e é possível quinar nas pontas dele.
Trampolim: É um Pula-Pula, com ele, você chega a grandes alturas, apenas pulando, ele dá um impulso grande se você quinar em uma ponta dele, e não dá para fazer wall jump.
Lava: Este piso tem alta restituição, quando você pula/encosta nele, você voa e morre, ao menos que fique clicando a tecla para cima. Não é possível realizar o wall jump.
Chocolate: Tem muita fricção, o que o torna grudento, e facilita o wall jump.
Terra: Contém os mesmos atributos do piso de madeira, 0.3 de fricção e 0.2 de restituição, é possível fazer wall jump.
Grama: Exatamente igual ao piso de terra, mas contém uma grama em cima, e se você colocar algum múltiplo inteiro de quarenta no valor L a grama ficará em cima e dos dois lados.
Areia: Piso amarelo, sua diferença da madeira, terra e grama é que ele tem apenas 0.1 de fricção, mas ainda possibilitando o wall jump.
Nuvem: É fantasma/invisível, ou seja, não segura ratos, mas segura objetos dinâmicos e é possível alterar sua fricção e restituição para, por exemplo, que o objeto que caia ali pique, como ao cair em um trampolim.
Água: Permite com que os ratos nadem (apertando para cima para ir levemente para cima, e para baixo para mergulhar/cair), deixando eles ou objetos mais lentos quando passam, e não possui atributos. Após uma atualização, os ratos com queijo, caem quase diretamente, sendo praticamente impossível nadar durante longas distâncias.
Neve: Piso com muito pouca fricção, 0.05, e 0.1 de restituição.
Pedra: Não tem nenhuma restituição, e 0.3 de fricção.
Fundos de mapas
Chegaram ao transformice, na versão 0.158, os fundos para mapas:
Amanhecer
Dia
Crepúsculo
Lua Cheia
Fundo de Natal
Fundo de Halloween
É possível coloca-los, indo em Configurações do mapa e clicando em um desses ícones:
Decorações do mapa
As primeiras foram introduzidas ao editor de mapas na versão 0.158, é possível obte-los indo em Objetos do mapa, e escolhe-las:
- Decorações:
E em cada um deles, selecionando eles, aparecerá estas opções (e mais outras é claro):
Fundo: Deixa o item por trás de outro item/piso.
Primeiro Plano: Deixa o item na frente de outro item/piso.
Inverter: Gira a decoração para o outro lado.
Ícones de Mapas
São os pequenos ícones/símbolos que aparecem entre Mapa: e o nome do criador.
Foram introduzidos ao jogo na versão 1.25, existiam ícones apenas para mapas permanentes, bootcamp e excluídos. Agora temos todos estes:
Legendas:
1. Mapa protegido
2. Mapa muito bom
3. Bootcamp
4. Mapa de Shaman (que envolve certa habilidade como shaman)
5. Arte
6. Armadilha/Cooperação/Mapa monstro/Mapa de mecanismo avançado
7. Mapa sem shaman/Racing
8. Cooperação de dois shamans
9. Mapa entre protegido e muito bom (melhor que protegido mas não bom o suficiente para ser classificado como muito bom)
10. Cafofo da tribo
11. Mapa excluído
Capítulo 2: Mudando os atributos dos pisos.
1. Vá no Editor de Mapas > Pisos > Escolha um tipo de piso.
2. Bote seu piso no mapa.
3. Clique na opção "Selecionar" depois de botar seu piso.
4. Clique no piso e você vai ver na direita, o painel cheio de definições do piso.
5. Pisos que não são dinâmicos, tem duas funções principais; fricção & restituição.
Criando pisos falsos
Pisos falsos são pisos que tem as definições alteradas onde alguém mudou os atributos.
Você pode fazer um piso de lava "escondido" alterando as definições da restituição para um número de 10 a 100. Pisos de gelo falsos podem ser feitos com qualquer piso usando a fricção
0. Para criar uma restituição de trampolim, use a restituição de 0.6 até 2. (1.2 é a restituição padrão).
Capítulo 3: Explicando os Atributos dos Pisos
1. Piso Dinâmico: Esta opção permite que o seu piso possa ser utilizado dinamicamente / Se mover
2. Massa (0 = auto): A massa define quanto seu piso pesa (quanto maior o número, mais ela pesa. 0 é geralmente a melhor configuração, porque é a normal).
3. Fricção: A coisa mais importante sobre o atrito é escalar, se você definir o atrito de uma parede normal acima de 1, torna-se substancialmente mais fácil do que escalar um muro com 0,3; Por isso é impossível escalar o piso de gelo, pois tem o atrito 0. Normalmente, qualquer coisa abaixo de 0,1 é quando você percebe que escalar se torna mais difícil. Chocolate por exemplo são feitas com 20 atritos, isso permite que os usuários se agarram em paredes muito mais fácil, assim como o que torna difícil caminhar sobre a base normal ou gelo.
4. Rotação: Esta é apenas a direção geral da peça solo, 45 graus seria uma perfeita rotação diagonal.
5. Rotação Fixa: Esta é uma característica um pouco mais avançada, ela se torna útil quando é parte de um objecto ou funciona como uma peça chave para um mapa. Ela corrige a rotação de modo que o piso nunca cause oscilações ou vibrações.
6. Amortecimento Linear: Isto é o que permite que os pisos dinâmicos flutuem ou caiam lentamente. Se um piso tem 30 de amortecimento linear, não vai passar em qualquer lugar no mapa a menos que algo o está empurrando. Qualquer número abaixo de 30 você verá o que chão se move. 0 permitirá um piso cair sem interrupção, enquanto 15 fará com que o piso caia lentamente.
7. Amortecimento Angular: Esta opção é para saber como a rotação do piso dinâmico é efetuada. Quanto maior o número de amortecimento angular menos um objeto dinâmico gira. 0 amortecimento angular seria permitir que um objeto caia em espiral.
Fazendo Pisos Dinâmicos como o "Jello"
Pisos "saltitantes" dinâmico como o gelo utilizado neste mapa (usado para criar efeitos de água sem lag) são criados através da colocação de um piso dinâmico, com muito pouca massa (geralmente abaixo de 10, dependendo do peso de qualquer item que esteja com ele.
A razão que faz isso é porque o peso de algo que é mais pesado tende a empurrar para algo que pesa quase nada.
Você vai precisar adicionar um prego vermelho ou alguns pisos em torno do piso "Jello" devido ao fato de que os pisos da baixa massa vai se mover, e muito.
Jello: Piso dinâmico onde quando o rato cai nele, ele é elevado para cima, como por exemplo aquele mapa.
Capítulo 4. Objetos & Pregos
Bola: Este pequeno objeto tem todas as bordas arredondadas e tem alguma coisa que o faz saltar um pouco...
Balão: Os balões podem fazer voar/levantar objetos dinâmicos, para anexar um balão basta pressionar um dos comandos de teclado (c, v, j, n )
Runa: Runas podem puxar pisos móveis/dinâmicos e objetos, mas tem um limite de quanto pode puxar, se for muito pesado/grande, não é possível.
Caixa pequena: Pequenas caixas com peso quase tão grande como um rato normal e tem alguma fricção.
Caixa grande: Caixas grandes são um dos objetos mais pesados ??e tem um pouco de fricção.
Bigorna: A bigorna é o item mais pesado que tem, nela, há um pouco de fricção.
Tábua pequena: Objeto muito fino, é usado em mecanismos.
Tábua grande: Longo e fino objeto, serve para engenhocas e mecanismos.
Prego Vermelho: Pregos vermelhos que não deixam passar qualquer piso (desde que esteja em cima dele), é semelhante a pregar um pedaço de papel em madeira.
Prego Verde: É uma espécie de elástico, que é útil para dobradiças. Permite que criadores de mapas possam tirar proveito de um objeto incrivelmente rotativo.
Prego Amarelo: É um tipo de "cola" entre os objetos móveis, são ótimos para ser shaman, sendo uma forma de fornecer apoio/força aos objetos móveis.
Motor verde/Motor vermelho: Estes motores têm a função de girar qualquer objeto que eles estão conectados em qualquer direção (é possível escolher).
Objetos Fantasmas: Para fazer qualquer objeto fantasma, você bota ele no mapa, seleciona ele e então marca a opção "Objeto Fantasma".
Capítulo 5. Alinhamento
Como criar mapas exatamente alinhados
Uma dica para quase qualquer mapa é bom ter um bom design e uma boa funcionalidade. Você não pode tirar o máximo proveito do seu mapa, se você está colocando as coisas na área errada. A primeira maneira todos começa com o alinhamento através editor de mapas onde você pode editar o tamanho exato de seus pisos e sua localização usando o ‘selecionar’ e clicando em um pedaço do piso depois que você colocou na tela do mapa.
O centro exato de um mapa é 400px, 200m.
Tela total do seu mapa, é 800px de largura e 400px de altura (o chat é de cerca de 808px).
Mapas Simétricos (que tem dois lados iguais).
É difícil ter uma simetria total, sem o MapPad que ficou desatualizado e por isso não funciona mais.
Mas Temple deu-nos uma sugestão:
Sugestão do Temple: Seu deslocador de mapas que lhe permite mover os seus mapas para que você possa editar atrás do chat, fora da tela e alterar a localização do seu mapa inteiro.
Capítulo 6: Gravidade e Vento.
Gravidade: A gravidade negativa vai levar você para cima. Gravidade 0 não vai te puxar para cima automaticamente, nem fazer você cair no chão, andará em linha reta, mas se você pular, diga adeus a linha reta, e oi ao "Sem queijo para você ! ^_^" (voará e morrerá). Na gravidade 10, que é a padrão, permite saltar curtas distâncias, e deixa fazer walljump. Gravidade em 5, deixa você "deslizar" e saltar longas distâncias. Com ela maior que 10, empurrará você para baixo e torna-se mais difícil para controlar o mouse (você nunca precisará colocar mais de 40, senão provavelmente estragará seu mapa).
Vento: No padrão 0, não empurrará você para nenhuma direção. Com o vento com mais de 0, empurrará você para -> (direita), com vento negativo, será empurrado para <- (esquerda).
Quem tem prática em fazer mapas, usa o vento para técnicas de wj, mapas que precisam de vento etc.
Capitulo 7: Variações de Mapas
Mapas Padrões & Vanillas: Vanilla são mapas simples e originais. Mapas que rodam nessa sala, são mapas oficiais. Eles não têm pisos falsos, mas podem acontecer bugs neles.
Mapas de Alma Gemêa: Esses mapas são aqueles com o coração no canto superior esquerdo, Todos com seu Parceiro que permite a jogabilidade e design exclusivo para os criadores de mapas.
Mapas Noite: Os mapas escuros tem a jogabilidade simples, popularmente usada para criar um efeito mais dramático nos mapas de arte. Os mapas no modo noite permite limites ao ver a tela do transformice, pois você vê ela toda escura. Só permite o usuário ver apenas um pequeno circulo em torno dele. A um certo tempo, mapas noite foram retirados do editor, mas ainda acessíveis por alteração de XML, como esse tópico fala, nos fóruns oficiais do Transformice.
Mapas de Colisão: Os mapas de colisão são aqueles que os ratos podem subir em cima de um ao outro e chegar a lugares que normalmente não seriam capazes. Colisão pode ficar lotada, assim certifique-se deixar muito espaço para a desova de corrida, e acesso buraco. Lembre-se de colisão em ratos estão em toda parte por isso é extremamente difícil de fazer uso dos trampolins nos mapas.
Mapas Scrolling/Gigantes: São mapas que ao rato andar, dão scroll, seguindo o rato, ou seja, rodam para o lado. Eles não são acessíveis pelo editor de mapas, apenas por XML alterado. Aprenda como faze-lo aqui.
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Ter 28 Mar 2017, 18:07 por Fael BC
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Ter 28 Mar 2017, 10:20 por wawagames
» Muro das lamentações, desabafe aqui o que lhe aflige.
Seg 27 Mar 2017, 23:47 por Shaya