Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!


Participe do fórum, é rápido e fácil

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

+10
Skywalker
Sepol
Gui Fx
Terto
Felipe_Vieir4
Ygor Salsa
Schweppes
Sheik
Chazzy
Sonic Salies
14 participantes

    [Tutorial] Sets de Nível Iniciante (Photoshop)

    Sonic Salies
    Sonic Salies
    Agent of Shadow
    Agent of Shadow


    Karma Karma : 910
    Posts Posts : 2264

    [Tutorial] Sets de Nível Iniciante (Photoshop) Empty [Tutorial] Sets de Nível Iniciante (Photoshop)

    Mensagem por Sonic Salies Ter 26 Jan 2016, 12:51

    [Tutorial] Sets de Nível Iniciante (Photoshop) MMM
    TUTORIAL - SETS DE NÍVEL INICIANTE

    Olá seres conscientes que habitam o planeta Terra! Finalmente estou trazendo os gloriosos tutorias de Photoshop, que já estavam planejados há um bom tempo. Nesses tutoriais - sim, haverão mais - eu ensinarei como fazer sets, desde o nível básico - deste tópico - até o nível mais avançado e com uso de mais ferramentas.

    Se tudo der certo, haverão tutoriais de outros designers, assim vocês poderão explorar vários estilos e ver qual se encaixa mais com o seu. Caso realmente hajam os tutoriais dos outros designers - pode deixar que vou cobrar -, outros programas também serão utilizados, para aqueles que não querem baixar o Photshop pirate.

    Como diria Heitor de Bonitinha Mas Ordinária, "vamos ao que interessa":

    Neste tutorial ensinarei conceitos muito básicos, por isso, caso você já tenha uma noção de Photoshop, espere pelo Tutorial Intermediário que provavelmente será mais interessante.

    Se você acha que fazer um set bonito é algo muito difícil, saiba que basta bom gosto e um pouco de conhecimento para fazer algo simples e bom!

    TUTORIAL

    1º-  Abra o Photoshop e clique em "Arquivo", "Novo". Caso seja a primeira vez que você abre/usa o PS, terá que fazer algumas configurações. Não é necessário mudar o nome do arquivo, já que você pode definir isso na hora de salvar. Primeiramente, vamos fazer um avatar.
    Troque o padrão "Centímetros" por "Pixels", nas medidas de Largura e altura. Defina a Largura para 120, a Altura para 220 - os avatares do fórum vão até 250, mas acho 220 mais elegante - e a Resolução para 72, que é bem padrão e não há necessidade de aumentar ou diminuir.

    [Tutorial] Sets de Nível Iniciante (Photoshop) P1

    2º- Vamos analisar um pouco da interface do Photoshop através da imagem abaixo. Não explicarei tudo, pois é praticamente impossível fazer isso de uma forma prática. Lembre-se que esse é o MEU layout - personalizei ele para que fique da maneira que eu gosto de usar -, e algumas coisas podem estar em lugares diferentes, porém, o conceito é o mesmo.

    [Tutorial] Sets de Nível Iniciante (Photoshop) P2
    1. Este é o menu de camadas. O conceito de camadas é muito simples, vamos dizer que uma camada está acima da outra, assim como uma imagem está acima da outra.  O primeiro botão indicado cria uma pasta, não entraremos nisso pois não é necessário. O segundo cria uma camada. O terceiro exclui uma camada. 2. Essas são suas ferramentas. Explicarei a função delas ao longo do uso nos tutoriais. 3. Aí está a barrinha básica que (quase) todo programa tem, mas saiba que a do Photoshop é bem útil.

    3º- Vamos começar. Primeiramente, crie uma nova camada e exclua a camada "Plano de Fundo". Assim, teremos uma camada transparente - lembrando que você pode definir o arquivo para já vir com o fundo transparente, mas eu gosto de deixar o fundo branco para fazer alguns testes -, e poderemos trabalhar melhor.





    4º- Vamos inserir uma imagem.

    Dica: Nunca redimensione uma imagem para que ela caiba nas dimensões, fica feio e estranho. O melhor que você pode fazer é posicionar a imagem da melhor maneira possível.

    Selecione a imagem que você quer. Se você utilizar uma foto/imagem de um personagem, ficará mais fácil pois usaremos o rosto como ponto de referência. No caso, usarei a kawaii Ruby Rose.
    Clique em "Arquivo", "Inserir" e selecione a imagem desejada. Agora, vamos encaixar a imagem nas dimensões: com Shift pressionado, arraste o "ponto" inferior direito até que a imagem aumente o quanto você quiser,  depois, clique no centro e posicione de forma mais centralizada - no personagem, se for o caso - possível. Pressione Enter para confirmar a ação.

    [Tutorial] Sets de Nível Iniciante (Photoshop) P4

    5º- Pronto! Você já tem um simples, mas bonito, avatar. Agora, para dar um toque final, vamos adicionar uma borda. Crie uma nova camada, certifique-se que ela está acima da camada da imagem principal, e pressione Alt+Backspace. Na lista de camadas, dê um clique-duplo no nome da camada. Na parte "Mesclagem Avançada", defina a Opacidade do Preenchimento para 0%.

    [Tutorial] Sets de Nível Iniciante (Photoshop) P5

    Depois, selecione a caixa "Traçado". Nessa área, defina Tamanho para 1 e Posição para Interna, caso não esteja, defina a cor para Preto.

    6º- E é isso! Se você fez tudo corretamente, o seu avatar deve estar como este:

    [Tutorial] Sets de Nível Iniciante (Photoshop) X60bx2

    7º- Para salvar o arquivo, vá até "Arquivo", "Salvar Como". Escolha um nome para o seu arquivo e mude o formato de .psd para .png - caso o arquivo fique grande demais, você pode usar .jpg, mas dificilmente isso acontecerá -, e salve.

    [Tutorial] Sets de Nível Iniciante (Photoshop) P7

    8º- Agora, vamos à sign. Crie um arquivo com 547 de Largura e 225 de Altura - esse é o padrão do Fórum, mas sinta-se livre para fazer menor. Faça o mesmo que você fez com o avatar, crie uma nova  camada e exclua o "Plano de Fundo". Também insira a imagem e use mesmo procedimento para centralizá-la da melhor forma possível.
    Depois crie uma nova camada, preencha-a através do comando Alt+Backspace, retire a Opacidade de Preenchimento e adicione o Traçado - no caso, eu uso um traçado de 2px, não de 1px como no avatar -, assim como você fez com o avatar.

    [Tutorial] Sets de Nível Iniciante (Photoshop) Rose

    9º- Salve o arquivo da mesma forma que você fez com o avatar.

    Volá! Agora, com apenas um pouquinho de trabalho, você tem um set simples e caprichado que você mesmo fez!

    Resultado:
    [Tutorial] Sets de Nível Iniciante (Photoshop) X60bx2
    [Tutorial] Sets de Nível Iniciante (Photoshop) Rose
    Se alguém quiser este set, mande MP para mim.


    Neste tutorial, ensinei conceitos básicos de Photoshop, como inserir e redimensionar uma imagem. Nos próximos tutoriais, de nível intermediário, avançando e possivelmente MESTRE, ensinarei outros conceitos, mais complexos, como recortar uma imagem perfeitamente, mesclagem de camadas, etc.

    Espero que vocês tenham gostado e aproveitado! Caso haja alguma dúvida, faça uma pergunta no tópico que eu responderei assim que puder Wink
    Chazzy
    Chazzy
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 1787
    Posts Posts : 7415

    [Tutorial] Sets de Nível Iniciante (Photoshop) Empty Re: [Tutorial] Sets de Nível Iniciante (Photoshop)

    Mensagem por Chazzy Ter 26 Jan 2016, 21:37

    Muito boa a iniciativa, mas o Photoshop é pago né? Acho que teria mais público se fosse baseado no Gimp que é mais acessível.

    Sou uma negação com edição de imagens e sempre quis aprender pelo menos o básico.
    Sheik
    Sheik
    Toilette Princess
    Toilette Princess


    Karma Karma : 524
    Posts Posts : 4340

    [Tutorial] Sets de Nível Iniciante (Photoshop) Empty Re: [Tutorial] Sets de Nível Iniciante (Photoshop)

    Mensagem por Sheik Ter 26 Jan 2016, 21:40

    Chazzy escreveu:Muito boa a iniciativa, mas o Photoshop é pago né? Acho que teria mais público se fosse baseado no Gimp que é mais acessível.

    Sou uma negação com edição de imagens e sempre quis aprender pelo menos o básico.
    Gimp é zoado
    Chazzy
    Chazzy
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 1787
    Posts Posts : 7415

    [Tutorial] Sets de Nível Iniciante (Photoshop) Empty Re: [Tutorial] Sets de Nível Iniciante (Photoshop)

    Mensagem por Chazzy Ter 26 Jan 2016, 21:43

    Sheik escreveu:
    Chazzy escreveu:Muito boa a iniciativa, mas o Photoshop é pago né? Acho que teria mais público se fosse baseado no Gimp que é mais acessível.

    Sou uma negação com edição de imagens e sempre quis aprender pelo menos o básico.
    Gimp é zoado

    Mas acho o ideal pra começar por ser grátis, ou então um outro programa grátis parecido que seja melhor.

    Aí se o cara curtir a coisa e quiser ampliar os horizontes, pega o Photoshop depois. O problema é pagar pelo programa e depois perceber que edição de imagens não é muito sua praia.
    Schweppes
    Schweppes
    Citrus
    Citrus


    Karma Karma : 2004
    Posts Posts : 6427

    [Tutorial] Sets de Nível Iniciante (Photoshop) Empty Re: [Tutorial] Sets de Nível Iniciante (Photoshop)

    Mensagem por Schweppes Ter 26 Jan 2016, 21:46

    Nem sabia que ainda faziam sets aqui
    Ygor Salsa
    Ygor Salsa
    Pokémon Breeder
    Pokémon Breeder


    Karma Karma : 272
    Posts Posts : 2287

    [Tutorial] Sets de Nível Iniciante (Photoshop) Empty Re: [Tutorial] Sets de Nível Iniciante (Photoshop)

    Mensagem por Ygor Salsa Ter 26 Jan 2016, 21:54

    Eu gostei bastante das dicas. Posso não colocar agora elas em praticas por não ter o Photoshop, mas irei salvar o link na pasta projetos + pixel art para por tudo em pratica quando conseguir =] Sim eu quero fazer projetos em pixel art sempre foi a parte de desenho que gosto mais XD
    Felipe_Vieir4
    Felipe_Vieir4
    Special Blast
    Special Blast


    Karma Karma : 1799
    Posts Posts : 4209

    [Tutorial] Sets de Nível Iniciante (Photoshop) Empty Re: [Tutorial] Sets de Nível Iniciante (Photoshop)

    Mensagem por Felipe_Vieir4 Ter 26 Jan 2016, 22:27

    Tópico muito bom! Espero os próximos Smile
    E salies, te mandei MP pedindo um negócio que eu já pensei em pedir há um tempinho
    Terto
    Terto
    Membro Nv.8
    Membro Nv.8


    Karma Karma : 53
    Posts Posts : 100

    [Tutorial] Sets de Nível Iniciante (Photoshop) Empty Re: [Tutorial] Sets de Nível Iniciante (Photoshop)

    Mensagem por Terto Ter 26 Jan 2016, 23:06

    Chazzy escreveu:
    Gimp é zoado

    Pra mim ele parece o photoshop, com a exceção de não ter todos aqueles efeitos prontos.
    Sonic Salies
    Sonic Salies
    Agent of Shadow
    Agent of Shadow


    Karma Karma : 910
    Posts Posts : 2264

    [Tutorial] Sets de Nível Iniciante (Photoshop) Empty Re: [Tutorial] Sets de Nível Iniciante (Photoshop)

    Mensagem por Sonic Salies Ter 26 Jan 2016, 23:35

    Terto escreveu:
    Chazzy escreveu:
    Gimp é zoado

    Pra mim ele parece o photoshop, com a exceção de não ter todos aqueles efeitos prontos.
    Ele tem as ferramentas parecidas, mas o uso dele é muito mais arcaico em relação ao PS. Enfim, não fiz de Gimp pois o FF ficou de fazer, já que ele sabe mexer nesse open source de mendigo muito melhor do que eu.
    Gui Fx
    Gui Fx
    Veterano Nv.15
    Veterano Nv.15


    Karma Karma : 178
    Posts Posts : 756

    [Tutorial] Sets de Nível Iniciante (Photoshop) Empty Re: [Tutorial] Sets de Nível Iniciante (Photoshop)

    Mensagem por Gui Fx Qui 28 Jan 2016, 14:29

    Parabéns Salies, ficou ótimo o seu tutorial, achei o tópico muito organizado e bem explicado.
    *Você usa o PS em PT-BR? xD
    Sonic Salies
    Sonic Salies
    Agent of Shadow
    Agent of Shadow


    Karma Karma : 910
    Posts Posts : 2264

    [Tutorial] Sets de Nível Iniciante (Photoshop) Empty Re: [Tutorial] Sets de Nível Iniciante (Photoshop)

    Mensagem por Sonic Salies Qui 28 Jan 2016, 15:53

    Gui Fx escreveu:Parabéns Salies, ficou ótimo o seu tutorial, achei o tópico muito organizado e bem explicado.
    *Você usa o PS em PT-BR? xD
    Obrigado, e sim. Quando fui instalar o PS nesse PC (com Windows 10), não apareceu a opção de colocar em Inglês, mas como eu já uso PS faz muito tempo, eu consigo saber o que fazer só no costume/intuição.
    Sepol
    Sepol
    Iniciante Nv.4
    Iniciante Nv.4


    Karma Karma : 0
    Posts Posts : 7

    [Tutorial] Sets de Nível Iniciante (Photoshop) Empty Re: [Tutorial] Sets de Nível Iniciante (Photoshop)

    Mensagem por Sepol Sex 29 Jan 2016, 04:38

    Salies ficou maneiro.
    Skywalker
    Skywalker
    Lobster Lord
    Lobster Lord


    Karma Karma : 319
    Posts Posts : 1128

    [Tutorial] Sets de Nível Iniciante (Photoshop) Empty Re: [Tutorial] Sets de Nível Iniciante (Photoshop)

    Mensagem por Skywalker Sex 29 Jan 2016, 10:37

    Tópico genial @Sonic Salies! Vou acompanhando aqui para aprender mais técnicas, estou fazendo meus sets agora kkk, aguardando mais dicas/sugestões.


    Última edição por Skywalker em Qui 18 Fev 2016, 19:55, editado 1 vez(es)
    Mazzina
    Mazzina
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 443
    Posts Posts : 1804

    [Tutorial] Sets de Nível Iniciante (Photoshop) Empty Re: [Tutorial] Sets de Nível Iniciante (Photoshop)

    Mensagem por Mazzina Qui 18 Fev 2016, 18:24

    Caramba, agora que eu vi este tópico. Ótimo tutorial. Mas pena que não veio um intermediário ou master, eu ia adorar ganhar mais umas dicas de como editar imagens (e aprender a mexer no photoshop direito também, eu usei o gimp por tanto tempo que fiquei acostumada). Mas karmado de qualquer forma.

    Mas uma coisa que me surpreendeu foi que as duas imagens usadas nesse tutorial foram as mesmas que eu usei pra fazer um set da Ruby antes de sumir do fórum. Coincidência?  Stares
    BoBzitoxD
    BoBzitoxD
    Special Blast
    Special Blast


    Karma Karma : 321
    Posts Posts : 1027

    [Tutorial] Sets de Nível Iniciante (Photoshop) Empty Re: [Tutorial] Sets de Nível Iniciante (Photoshop)

    Mensagem por BoBzitoxD Sex 01 Jul 2016, 21:50

    @Sonic Salies, merece o Tocantins inteiro por essa iniciativa, já favoritei os 3 níveis postados (até o momento, ainda aguardando o Mestre...=P).
    Vou tentar fazer meu Set agora, vamos ver se a inspiração vem. Abraços...=D

    Conteúdo patrocinado


    [Tutorial] Sets de Nível Iniciante (Photoshop) Empty Re: [Tutorial] Sets de Nível Iniciante (Photoshop)

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 19 maio 2024, 08:46