Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

    A história dos controles da Nintendo

    Compartilhe

    Votação

    Qual o melhor controle da Nintendo?

    [ 0 ]
    0% [0%] 
    [ 12 ]
    26% [26%] 
    [ 4 ]
    9% [9%] 
    [ 17 ]
    36% [36%] 
    [ 5 ]
    11% [11%] 
    [ 9 ]
    18% [18%] 

    Total dos votos: 47
    avatar
    Mario Bros
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 16
    Posts Posts : 2171

    A história dos controles da Nintendo

    Mensagem por Mario Bros em Sab 01 Out 2011, 20:31


    Certamente você já deve ter alguma oportunidade de tocar em algum controle de um console da Nintendo Não. Certamente teve algum controle que você gostou. Por acaso você já sabe tudo sobre esse controle? Aqui você vai ficar sabendo da História dos controles da Nintendo além de algumas informações sobre os revolucionários controles da Nintendo. Preparem-se para ler, pois caprichei muito no tópico.
    Here We Go!


    NES Controller

    É talvez o controle mais famoso de todos os Consoles da Nintendo. O Design Americano é diferente do Japones, sendo preto com listras cinzas no meio, diferente do Japônes que era vermelho com uma superficie meio que dourada onde se apresentava os botões.

    O controle do NES foi o primeiro a utilizar os botões direcionais, embora a ideia tenha surgido no Intellivision da Mattel o famoso design de "cruz" foi criado por Gunpei Yokoi para o portatil Game & Watch de Donkey Kong para substituir os Joysticks volumosos em controladores de Vide Games anteriores. A partir dai o + D-Pad começou a ser usado em todos os consoles até hoje.

    O controle de NES é composto por 5 botões:

    A:
    B:
    Start:
    Select:
    NES D-Pad:

    O Wii Remote (que por sinal é muito parecido com o NES quando esta na vertical) funciona como um substituto controlador de NES para todos títulos de NES no Virtual Console.



    SNES Controller

    O controle do SNES tinha um layout que popularizou o layout utilizado pela maioria dos controladores modernos. Foi também o primeiro controle de vídeo game a ter os botões laterais R/L que mais tarde popularizou os demais controles.
    O Controle dos SNES americanos éram um pouco diferente dos japoneses. Foi projetado por Lance Barr ( funcionário da NoA que também projetou a versão do NES americano) e em vez de os botões de diferentes cores (verde, azul vermelho e amarelo) os botões A e B foram roxo e os botões X e Y foram um roxo mais esbranquiçado.

    A inclusão de seis botões ativos em um jogo foi feita com a popularidade da série Street Fighter para arcade em mente.

    Eram compostos por todos os botões anteriores do NES e com adicião do X, Y e botões laterais L e R:

    SNES D-Pad:
    Start:
    Select:
    A:
    B:
    X:
    Y:
    L (Left:Esquerdo):
    R (Right/direito):



    N64 Controller

    Ele apresentava duas grandes inovações, uma delas era a alavanca analógica no qual permitiu uma grande exploração no mundo em 3 dimensões, a função Rumble (que fazia o controle tremer fazendo tudo ficar mais real no jogo), a entrada pra 4 controladores, os C-Butoons de controlar a Camera e o gatilho Z para mira em jogos de FPS.

    Ao contrário do que muitos pensam, o Nintendo 64 não é o primeiro console a usar um controle analógico, é apenas o primeiro console que o popularizou (e por ser o primeiro console que popularizou muitos pensam que o analógico surgiu nele). O Vectrex que foi o console doméstico a utilizar os analógicos, além de que tinha quatro entradas para os controladores, outra coisa que não foi popularizado até a chegada do Nintendo 64.

    Estranhamente, por algum motivo, não é fisicamente possível usar os botões, alavanca analógica e d-pad, ao mesmo tempo (igual aos controles do teclado sabe), levando alguns a criticar o controlador. Dizem que eles fizeram isso apenas no caso do analógico não ser bem sucedido quanto eles inicialmente pensavam, dando aos jogadores como opção o D-Pad. Outro fato foi que se os jogadores jogando com o analógico seria quase impossível eles alcançar o botão L que no entanto foi raramente usado como o direcional.


    Por trás do controlador existia um slot de expansão no qual o jogador poderia inserir cartuchos pequenos no interior para melhorar a jogabilidade, erá eles:

    Rumble Pak: Estreou com Star Fox 64 , e fez do Controle do N64 o primeiro a ter uma função de vibração. Foi implementado em títulos como Super Mario 64 e The Legend of Zelda Ocarina of Time. No entanto Jogos de Virtual Console, não possuem a função de vibração. Pouco depois já se tornava populoso e utilizado por outros consoles.
    Expansion Pack: Alguns jogos do N64 requeria o uso de um cartão de expansão de memória para funcionar, como é o caso de Donkey Kong 64, Perfect Dark, The Legend of Zelda: Majora's Mask. Para a felicidade de todos este recurso não existe no Virtual Consoles do Wii.

    O N64 perdeu o X,Y e o Select do SNES mas em compensação ganhou mais botões extras:

    A:
    B:
    C cima:
    C direita:
    C baixo:
    C esquerda:
    Start:
    Z:
    R:
    L:
    D-Pad:
    Alavanca Analógica:



    Game Cube Controller


    Tenho certeza que a maioria que teve a oportunidade de testar esse controle gostou dele. Nomeado como o controle mais confortável de todos os outros consoles da Big N, o controle de Game Cube era aquele que te fazia ficar horas e horas jogando sem parar.

    Ele já possuía a função Rumble acoplada internamente no controle, Também foi usado na 7º geração de consoles para alguns jogos do Wii.


    Existiu também uma versão do controle sem fio do Game Cube que funciona via Wireless alimentado por 2 pilhas AA, porém com alguns contras, não possuía Função de vibração e as vezes o controle dava interferência no do outro jogador.


    E finalmente o Game Cube recupera os botões X e Y do SNES agora contando com os C botões em forma de analógico:

    A:
    B:
    Alavanca C:
    Start:
    X:
    Y:
    Z:
    R:
    L:
    Alavanca Analógica:
    D-Pad:



    Wii Remote

    Eis aqui o controle que revolucionou o modo de se jogar, que fez com que as pessoas se levantarem do sofá, despreguiçassem e comprar uma sala maior pra jogar executar inúmeros movimentos, além de atrair boa parte das pessoas que nunca jogaram Games ou que jogam raramente.

    Possuindo o formato de um controle de um TV, alimentado por 2 bateria AA, Sensor de movimento (eixo vertical, esquerda-direita do eixo horizontal, rotação horizontal) Giroscópio, acelerômetro e
    Sensor ótico infravermelho, ele se tornou um controle diferente dos demais de sua geração e devido ao seu estrondoso sucesso levaram as suas concorrentes a elaborarem acessórios semelhantes ao Wii Remote.


    Pode ser acoplado junto ao Nunchuck fazendo a união de Wii Remote + Nunchuck assim permitindo ao jogador ter mais habilidades de jogo.
    O Nunchuck é composto de dois botões apenas, e com uma alavanca analógica. Como o Wii Remote, o Nunchuk também inclui sensores de movimento. É nomeado assim por causa da semelhança na aparência a Nunchucks quando está sendo utilizado em conjunto com o Wii Remote.


    O Wii Remote também vem com uma corda de pulso acoplado na parte inferior para garantir a segurança do dispositivo. A maioria dos jogos de Wii exibe uma tela de advertência após o carregamento para advertir o jogador a usar a pulseira, a fim de evitar acidentes com o Wiimote e até quebrar a sua TV.

    O Wii Remote também recebeu vários Add-Ons que dão melhoria e conforto ao jogador:

    Wii Wheel: Vem embalado com Mario Kart Wii, mas pode ser vendido separadamente. O Wii Remote é colocado no centro (mesma coisa que jogar na vertical).
    Wii MotionPlus: Vem junto com Wii Sports Resort, serve para melhorar a precisão dos movimentos do Wiimote.
    Wii Zapper: Vem de blinde com Link Crossbow Training, mas pode ser usado para vários jogos diferentes.
    Strap: Um acessório para o Wii Remote que impede que o Wii Remote escorregue na mão dos jogadores.
    Wii Jacket: Um acessório que protege o Wii Remote de ficar danificado.


    Mais tarde foi lançado no final de 2010 o Wii Remote Plus, uma versão do Wii Remote Motions Plus já acoplada dentro do controle para maior precisão nos movimentos, o uso deste torna-se obrigatório em alguns jogo como o esperadíssimo The Legendo of Zelda Skyward Sword.

    O Wii Remote não chega a ter vários botões como os controles tradicionais mas seus sensores de movimento retribuem isso:

    A:
    B:
    Home:
    +:
    -:
    1:
    2:
    D-pad:
    Power:

    O Nunchuk que também possui movimentos e tem botões que são:

    C:
    Z:
    Alavanca Analógica:

    --------------------------------------------------------------

    Wii Classic Controller

    Usado para jogar jogos clássicos do Wii, além de duas alavancas analógicas, o layout dos botões assemelha-se ao controle de SNES. O Classic Controller pode ser usado para jogar jogos clássicos do Virtual Console (aplicativo do Wii que permite baixar jogos clássicos dos consoles da Nintendo para jogar). São compativeis também com alguns jogos de Wii, como Super Smash Bros Brawl e Mario Kart Wii.


    No inicio de 2009 a Nintendo anunciou uma versão do Classic Controller. Ele agora possui os botões ZL e ZR acima dos botões L e R que deixou de ser sensíveis a pressão na versão pro.

    E assim como todos os consoles da Nintendo teve um codinome o Classic Controller também teve também um que era o codinome de Shell (casco em inglês, Koopa Shell lembra?)

    A única razão pela qual o Wii Remote não pode ser usado em alguns jogos de Virtual Console é porque certos jogos tem necessidade de botões adicionais, como por exemplo, os jogos de Nintendo 64 que precisa de um analógico para jogar. Além disso, usando um controle de Nintendo Game Cube pode ser mais complicado para muitos jogos de Super Nintendo, devido ao esquema de botões drasticamente diferente. No entanto, existe um tipo raro de controlador para Gamecube que se parece com um Classic Controller do Wii, e pode ser usado em um Nintendo Gamecube também.
    Isso mostra que todos os botões em um controlador de Gamecube tem a mesma função dos que tem um Classic Controller do Wii.

    O Classic Controller Pro tem uma variedade de botões, são eles:

    A:
    B:
    Y:
    X:
    D-Pad:
    Alavanca Analógica esquerda:
    Alavanca Analógica direita:
    L:
    R:
    ZL:
    ZR:
    +:
    -:
    Home:



    WiiU Controller (Utablet?/Uremote?)

    E mais uma vez o próximo console da Nintendo é alvo de um controle revolucionário. Trata-se de um controle em formato de um Tablet com tela de 6,2 polegadas sensível ao toque com capacidade de exibir imagens em HD, Stylus, câmera frontal, um microfone, um alto-falante estéreo, sensor de movimentos, sistema rumble, acelerômetro, giroscópio, magnetômetro, bateria recarregável e memória flash para armazenar dados (Ufa!!!).

    Os botões são quase mesmo que o Classic Controller pro, com adição do Power e Analógicos iguais ao do 3DS:
    A:
    B:
    X:
    Y:
    +:
    -:
    Home:
    L:
    R:
    ZL:
    ZR:
    Power:
    dois Analógicos:
    D-Pad:

    Vocês já devem ter tocado em pelo menos um desses controles não? Se sim, conte sua experiência com cada um deles.

    Creditos:

    Thank you so much for Reading my Text!
    avatar
    7uff1
    Membro Nv.19
    Membro Nv.19

    Karma Karma : 0
    Posts Posts : 210

    Re: A história dos controles da Nintendo

    Mensagem por 7uff1 em Sab 01 Out 2011, 20:35



    Bem legal XD
    avatar
    RedSox
    Membro Nv.4
    Membro Nv.4

    Karma Karma : 0
    Posts Posts : 64

    Re: A história dos controles da Nintendo

    Mensagem por RedSox em Sab 01 Out 2011, 20:45

    Mto bom o tópico, tem ótimas informações e está bem organizado Very Happy
    avatar
    fire-kirby
    Veterano Nv.29
    Veterano Nv.29

    Karma Karma : 13
    Posts Posts : 1111

    Re: A história dos controles da Nintendo

    Mensagem por fire-kirby em Sab 01 Out 2011, 20:50

    Eu prefiro o GC controller
    Ele funciona em vários jogos e é o melhor controla para jogar Brawl
    avatar
    Hawk
    Membro Nv.25
    Membro Nv.25

    Karma Karma : 16
    Posts Posts : 273

    Re: A história dos controles da Nintendo

    Mensagem por Hawk em Sab 01 Out 2011, 20:52

    Na verdade todos os controles para suas respectivas épocas foram ótimos, mas como tudo tem evolução há sempre melhorias. A Nintendo sempre inova.
    Parabéns pelo tópico. Clap
    avatar
    Longuinhos
    Membro Nv.9
    Membro Nv.9

    Karma Karma : 1
    Posts Posts : 119

    Re: A história dos controles da Nintendo

    Mensagem por Longuinhos em Sab 01 Out 2011, 20:54

    Otimo tópico cara, me ajudou mt a enteder mais sobre as inovações q a nintendo trouxe para o mercado
    Posso dizer q agora sou expert em controles da nintendo por causa do seu tópico (Y) kkkk
    avatar
    Convidad
    Convidado

    Re: A história dos controles da Nintendo

    Mensagem por Convidad em Sab 01 Out 2011, 20:55

    Eu prefiro o Classic Controller Pro, porque é bem mais confortavel, de todos os controles ai citados, possui uma jogabilidade excelente, e será excelente para ser reusado no Wii U e cadê a opção de eu votar neste controle? dog
    avatar
    Mario Bros
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 16
    Posts Posts : 2171

    Re: A história dos controles da Nintendo

    Mensagem por Mario Bros em Sab 01 Out 2011, 21:02

    DTL-kun escreveu:Eu prefiro o Classic Controller Pro, porque é bem mais confortavel, de todos os controles ai citados, possui uma jogabilidade excelente, e será excelente para ser reusado no Wii U e cadê a opção de eu votar neste controle? dog
    Vish é mesmo, esqueci xd, e que eu só coloque os controles principais dos consoles, só que... Não da mais pra editar a enquete :fffuuu:

    Acho que você vai ter que votar no Wii Remote Rolling Eyes
    avatar
    Master Chief
    Veterano Nv.9
    Veterano Nv.9

    Karma Karma : 6
    Posts Posts : 615

    Re: A história dos controles da Nintendo

    Mensagem por Master Chief em Sab 01 Out 2011, 21:05

    Votei no Ipad com analógicos e botões
    avatar
    NLover
    Veterano Nv.22
    Veterano Nv.22

    Karma Karma : 9
    Posts Posts : 932

    Re: A história dos controles da Nintendo

    Mensagem por NLover em Sab 01 Out 2011, 21:08

    Bem, eu já joguei com o Wii remote *plus* e com o SNES controller, *na minha colega* -oh, momentos de nostalgia com super mario world... - amei jogar com o Wii na primeira vez, foi mágico oh e nem preciso dizer SMW, no SNES, no inicio estranhei afinal estava acostumada com o de PS2 -ler PS...- mas fui jogando e consegui depois de 10 minutos me adaptar ao controller *vou convencer minha colega vender o SNES dela pra mim -ou até dar hihihi - e ela pegar o Wii U...* bem... amo todos os controles q já tive a experiencia de jogar com eles mas o q eu mais amei foi o Wii remote...

    P.S.: *a primeira vez q jogei um videogame foi um PS2 em uma festa de um amigo meu, me lembro até hj o game, sonic riders, e dps de ganhar o meu ps2 veio a maravilha q chamam de wii e ganhei ele ano passado G.G*
    avatar
    Convidado
    Convidado

    Re: A história dos controles da Nintendo

    Mensagem por Convidado em Sab 01 Out 2011, 21:08

    Bem legal parabéns!
    Nunca joguei num controle de NES, mas sim de Master System (que acho que deve ser a mesma coisa). Joguei quando tinha 4-5 anos, era confortável (já que tinha mãos pequenas).
    O direcional era vantajoso pois podia ir na diagonal tranquilo, mas a "rampinha" que tinha era meio ruim porque depois de um tempo a "marca" ficava no dedo.
    Acho que a vantagem nos controles Nintendo é sem dúvida o direcional em cruz. E o Start ficava no console, mas o botão 2 também servia como um em alguns jogos.

    Super Nintendo, o que falar? Foi um dos videogames que mais marcou minha vida, as setas macias e os botões respondem rápido aos comandos, o problema foi o fato de não ter "apoiador" de mão como nos controles de PS1 e N64.

    N64 pouco lembro dele. O único que joguei foi Mario Party 2, gostei do analógico (e das setas), os botões C serviam como um segundo.

    E nunca joguei GC e também nunca joguei Wii. Mas algum dia vou estar jogando num Wii U Rolling Eyes ...
    ------
    Parabéns pelo tópico, Brother! Smile

    Re: A história dos controles da Nintendo

    Mensagem por Henricovski em Sab 01 Out 2011, 21:23

    O mais familiar pra mim é o de N64, que não é um controle muito bom pra quem nunca jogou nele, anyway, ótimo tópico cara!
    avatar
    Daunted
    Veterano Nv.12
    Veterano Nv.12

    Karma Karma : 55
    Posts Posts : 683

    Re: A história dos controles da Nintendo

    Mensagem por Daunted em Sab 01 Out 2011, 21:27

    Muito boa as informações, pô, ninguem experimentou o controle do wii u mas e ele que ta ganhando Mimimi, votei no wii remote acho ele bem confortável.
    avatar
    DeLarge
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 772
    Posts Posts : 3433

    Re: A história dos controles da Nintendo

    Mensagem por DeLarge em Sab 01 Out 2011, 21:56

    Votei no GC, o controle mais confortavel de tudos os tempos(o único que não me deu calos
    avatar
    Sum41
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 369
    Posts Posts : 2473

    Re: A história dos controles da Nintendo

    Mensagem por Sum41 em Sab 01 Out 2011, 22:13

    Parabéns kra! Texto nem um pouco cansativo, li do começo ao fim, bem legal!

    Conteúdo patrocinado

    Re: A história dos controles da Nintendo

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sab 19 Ago 2017, 06:00