Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

    Análise - Silent Hill: Shattered Memories

    Compartilhe
    avatar
    Shurebis
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 62
    Posts Posts : 5592

    Análise - Silent Hill: Shattered Memories

    Mensagem por Shurebis em Dom 14 Mar 2010, 02:10

    Como acabei de zerar Silent Hill, NESSE INSTANTE, vou fazer a análise.

    Gráficos - Um dos mais bem feitos. A movimentação e a ambientação são sensacionais. As expressões faciais também são muito boas.

    Som - Músicas tensas, para combinar com o clima do jogo, e uma dublagem EXCEPCIONAL. Todos os jogos deveriam ser assim.

    Jogabilidade - Nesse Silent Hill, sua única arma é... uma lanterna. É. O jogo é dividido em dois modos que se intercalam:
    A exploração, que é a parte em que tem os ótimos puzzles e a interação do personagem com o ambiente. Se, por exemplo, você encontra uma mapa a sua frente, você diz algo relativo a ele. E quase tudo é interativo. É também nessa parte que você conhece as pessoas e as principais partes da história, que vai ter destaque mais na frente.
    A outra parte, a mais tensa e FROM HELL do jogo, é o Nightmare. Tudo a sua volta se congela, e você começa a ser perseguido por monstros, que, por coincidência, também são FROM HELL. Nessa parte, você precisa chegar num ponto específico do mapa, mas chegar lá pode ser frustrante. O caminho se divide várias vezes, você começa a entrar em desespero e sentir medo. O jogo cumpre com seus objetivos MUITO bem.
    Volta ou outra, você se vê numa cadeira de um psicólogo. Como é dito numa das telas inicias, o jogo te joga tanto quanto você joga ele, então você vai sendo analisado, e seus medos vão sendo transferidos para o jogo.

    História - Com certeza, o foco principal do jogo. Tudo começa com você num acidente de carro. Nesse acidente, você perde sua filha, e sai procurando por ela. E se você acha que é só isso, jogue e verá. Um ponto negativo do jogo é sua duração: terminei em 8h, morrendo muitas vezes nos Nightmares. Digo também que o replay é quase nulo, no máximo para obter todos os mementos e mensagens.

    Pontos finais - Jogos atuais, como Dead Space e Resident Evil 5, não dão medo, e sim susto. Você está andando num corredor escuro e de repende cai um bicho na sua cara, que começa a te chupar. Isso é susto em Dead Space. Já em Silent Hill, você sente medo. Você fica tão ligado a cidade, o ambiente a sua volta é tão perfeito, que você se sente em Silent Hill. Você começa a se perguntar aonde está sua filha, sendo que a filha é do cara. E a cada vez que você acha que alguma coisa vai ser esclarecida, a história se embola mais, deixando você com mais vontade de chegar ao final.

    Silent Hill: Shattered Memories é um jogo único. Armado apenas com sua lanterna o jogo todo, você precisa desvendar esse mistério que ronda você e sua filha. Não recomendo que se compre, por ser de curta duração. Dá pra zerar alugando facilmente. Mas não é um jogo que se pode deixar passar. E, se você não mentir durante as sessões do psicólogo, cagará tijolos no final.
    avatar
    Giga Bowser
    Veterano Nv.30
    Veterano Nv.30

    Karma Karma : 3
    Posts Posts : 1137

    Re: Análise - Silent Hill: Shattered Memories

    Mensagem por Giga Bowser em Seg 29 Mar 2010, 21:52

    Shurebis quiere ser Joystiq y su mama no le deja

    Review sem notas Sad
    avatar
    Fabio Sooner
    Membro Nv.7
    Membro Nv.7

    Karma Karma : 1
    Posts Posts : 96

    Re: Análise - Silent Hill: Shattered Memories

    Mensagem por Fabio Sooner em Sex 16 Abr 2010, 15:34

    Esse Silent Hill é o meu predileto, junto com o 2 (e sim, joguei praticamente todos - só não terminei o Homecoming [ainda]).

    Concordo com tudo, menos com o seguinte:

    @Shurebis escreveu:Digo também que o replay é quase nulo, no máximo para obter todos os mementos e mensagens.
    Acho que depende do que se espera de um replay. Se é para obter tranqueiras e jogar em modos mais difíceis, realmente Shattered Memories não te dá muito incentivo para replay em comparação a alguns jogos anteriores da franquia.

    Agora, se o seu objetivo é obter outros finais, como é padrão em jogos da linha, Shattered Memories te dá muito mais do que os anteriores.

    - Há alguns pontos em que o caminho se bifurca, incluindo um ou outro puzzle diferente

    - O perfil psicológico muda a atitude dos personagens e sua aparência, algo que você não via nos Silent Hill antigos

    - Não apenas você tem a chance de encontrar mensagens que não encontrou antes, como também algumas mudam - e estas mudanças complementam as outras "versões" que você já viu para criar um quadro maior (se quiserem um exemplo, tem o caso do fantasma do sujeito que morreu se masturbando enquanto se enforcava... Mas aí seria spoiler)

    - Há um ou outro momento em que o cenário é alterado simplesmente para te assustar (*lembrando da cabana de caça*)

    - Os finais (4 + o UFO) têm partes diferentes que se adaptam a como você prosseguiu no jogo, incluindo quanto tempo você demorou em determinadas áreas e o que você parou para observar por mais que alguns segundos

    - O final UFO é a recompensa de uma espécie de modo "busca", em que você tem que encontrar 13 UFOs espalhados pelo cenário enquanto progride

    Eu terminei esse jogo 4 vezes praticamente na sequência, e ainda digo que o fato dele ser curto acaba tendo um lado bom: você vai ficando craque nas cenas de Nightmare e acaba indo direto ao que interessa, que é ver as mudanças no progresso de Harry. Da quarta vez, acho que terminei o jogo em menos de 5 horas. Eu nunca joguei os Silent Hill anteriores tantas vezes porque eles eram mais longos; jogar por 12+ horas sem praticamente mudança nenhuma no progresso só para ver outro final é desperdício de tempo. Em Shattered Memories, pelo menos, o replay dura bem menos e aparece alguma coisinha nova de tempos em tempos.
    avatar
    CàHeinecke
    Membro Nv.13
    Membro Nv.13

    Karma Karma : 2
    Posts Posts : 155

    Re: Análise - Silent Hill: Shattered Memories

    Mensagem por CàHeinecke em Sab 17 Abr 2010, 12:59

    Quando eu tiver um Wii jogarei COM CERTEZA <3

    Um amigo meu jogou e disse que é foda e tal, blá blá blá, mas a parte dos créditos que o psicólogo vai falando do seu perfil ele disse que é a parte mais "=O" aheuahuehae XDD
    avatar
    Fabio Sooner
    Membro Nv.7
    Membro Nv.7

    Karma Karma : 1
    Posts Posts : 96

    Re: Análise - Silent Hill: Shattered Memories

    Mensagem por Fabio Sooner em Dom 18 Abr 2010, 09:47

    @CàHeinecke escreveu:Quando eu tiver um Wii jogarei COM CERTEZA <3

    Um amigo meu jogou e disse que é foda e tal, blá blá blá, mas a parte dos créditos que o psicólogo vai falando do seu perfil ele disse que é a parte mais "=O" aheuahuehae XDD
    Essa parte do final é somente texto, mas às vezes assusta pelo detalhe... E os detalhes do texto mudam mesmo que você tenha obtido o mesmo final novamente.

    Eu achei esse SH tão bem feito e tão... apropriado pra Wii que vai ser estranho ver jogos da série em outros consoles a partir de agora.

    ***

    Outra coisa: outros jogos atuais, como Fragile Dreams e Calling, utilizam o Wii Remote como lanterna. Mas em nenhum deles o recurso foi implantado de maneira tão suave quando em SH: Shattered Memories. Nos outros dois, volta e meia a câmera deixa de responder.
    avatar
    André
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 38
    Posts Posts : 1572

    Re: Análise - Silent Hill: Shattered Memories

    Mensagem por André em Sab 24 Abr 2010, 20:04

    Li tudo, me parece um bom jogo mas acho que teria medo de jogar
    avatar
    Neko
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 15
    Posts Posts : 2063

    Re: Análise - Silent Hill: Shattered Memories

    Mensagem por Neko em Sab 24 Abr 2010, 20:49

    lol parecer ser um ótimo jogo devo jogar este mes ainda Very Happy
    avatar
    DanFF
    Iniciante Nv.3
    Iniciante Nv.3

    Karma Karma : 0
    Posts Posts : 6

    Re: Análise - Silent Hill: Shattered Memories

    Mensagem por DanFF em Qua 14 Jul 2010, 18:10

    Eu sou chato, detalhista e perfeccionista. MAS!

    Concordo com tudo sobre SH SM. Como eu disse em outro post, pra mim, analisando como um jogo a parte, é excelente, mas, analisando como parte de Silent Hill eu não gosto nem um pouco.

    Silent Hill pra mim, infelizmente, acabou no 4. Ao mudarem os produtores, a "grandeza" que eu via (e sentia) nos jogos foi perdida. SH SM, se não negasse fatos de SH 1 e 3 seria um dos meus preferidos (falando como série).

    Essa coisa de "reimaginação" pra mim não cola.

    Se a Konami tivesse lançado-o com outro nome, criando uma nova série, eu não teria reclamações. Quem não jogou SH 1 e 3 não verá nada de errado com o enredo. Quem jogou e não liga pra enredo, também não.

    Vale muito a pena ser jogado. É desesperador.
    avatar
    Kid Parada
    Membro Nv.35
    Membro Nv.35

    Karma Karma : 0
    Posts Posts : 378

    Re: Análise - Silent Hill: Shattered Memories

    Mensagem por Kid Parada em Qua 14 Jul 2010, 18:19

    muito boa a análise,

    silent hill é um bom game, mas prefiro o bom e velho resident evil.
    avatar
    themax
    Iniciante Nv.2
    Iniciante Nv.2

    Karma Karma : 0
    Posts Posts : 3

    Re: Análise - Silent Hill: Shattered Memories

    Mensagem por themax em Qua 14 Jul 2010, 18:44

    Eis aqui a minha análise (já havia postado no fórum do outerspace, 17/02/2010)

    Finalizei o jogo ontem (ou hoje de madrugada, se preferir). Antes de
    tudo me arrisco a dizer que você precisa ter um bom entendimento em
    inglês para ter melhor experiência sobre o enredo.

    Achei um ótimo jogo, muito bem ambientado, excelente terror psicológico.
    As pequenas histórias que você vai descobrido sobre as pessoas durante o
    jogo são muito boas. Problemas com drogas, álcool, rebeldia na
    adolescência, brigas entre casais, separação, crianças presas e morrendo
    nos esgotos...
    Tudo isso te deixa apreensivo e melancólico. Sabe aqueles filmes do
    Stephen King? Tive a sensação de estar vivendo um deles.

    Quanto aos controles, foi o jogo third party que melhor utilizou o
    wiimote + ninchuck. Correr, iluminar, se livrar dos "monstros",
    telefonar, te assustar (quando você recebe mensagens no celular o
    wiimoteemite um som para te avisar e te sacanear).

    Som, fenomenal. A trilha sonora é de arrepiar, muitas vezes você só ouve
    seus passos e sons ambiente. A música vem em horas específicas e se
    encaixam com perfeição. A última música então... preciso encontra-la
    para baixar...

    Gráficos, excelentes. Todos sabem que o Wii não é HD, mas conseguiram
    fazer um ótimo trabalho comShattered Memories. Todos os cenários são
    extremamente detalhados, livros, frascos de remédio, latas... os
    ambientes são de encher os olhos. Parece que tudo dá para ser utilizado
    em algum puzzle, mas é apenas enfeite de cenário. Cada partícula de neve
    é individual e cai com leveza no cenário.

    Muito foi comentado sobre as várias opções que o jogo te dá. Conforme
    você vai respondendo o questionário do psicólogo a história vai se
    alterando. Alguns personagens se apresentam de forma diferente inclusive
    de personalidade completamente adversa. Ou seja, você vai ter que
    terminar mais de uma vez para conhecer todas as variantes da história.


    Recomendo a todos os fansda série. Recomendo também que não façam
    comparações com o primeiro Silent Hill. Shattered Memories é um outro
    jogo. Mostra a história por um outro ângulo.

    Minha nota pessoal: 9

    Agora, sobre o final: SPOILER ALERT!










    Spoiler:
    Bem, terminei o game mas ainda não sei se fiz o melhor final... Chegando
    próximo a Lighthouse as coisas ficavam cada vez mais loucas. não dava
    mais para saber o que era real ou imaginário, pulava em buracos sem
    fim... uma boa sacada é que em um destes buracos passava aquele filme do
    início do game "I love my daddy..." através de fotografias... muito
    louco.

    Mas quando fui entrar no Farol, depois de ser salvo de me afogar pela
    policial boazinha, antes de entrar, a cena muda para o consultório do
    psicólogo... e enquantoele fala dos meus problemas, entra o Harry pela
    porta... eu pense, WTF??????? Será que é um fantasma? Daí que eu fui
    descobrir que quem estava sendo consultado era a Sheryl...
    Explodiu minha cabeça...
    Agora vou dar uma olhada no gamefaqs para saber quais finais existem e
    como fazê-los.. Será que fiz o final bom? Ruim? Vamos ver!
    avatar
    Shurebis
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 62
    Posts Posts : 5592

    Re: Análise - Silent Hill: Shattered Memories

    Mensagem por Shurebis em Qua 14 Jul 2010, 19:32

    Coloquei o seu final dentro de um Spoiler, em todo caso, leia o meu:

    Spoiler:
    Os finais variáveis são só as animações finais e as feições dos personagens. No meu caso, minha animação final foi minha mulher batendo em mim, mas também pode ser você alcoolatra ou com várias amantes.

    Tudo, no fim, significa que você não é o pai perfeito, um cavaleiro na armadura brilhante que você pensa que ele é, e sim um pai com vários problemas.

    Com certeza, um belo jogo.
    avatar
    Mario_Nintendista
    Veterano Nv.26
    Veterano Nv.26

    Karma Karma : 3
    Posts Posts : 1045

    Re: Análise - Silent Hill: Shattered Memories

    Mensagem por Mario_Nintendista em Qua 14 Jul 2010, 20:09

    ÓTIMA Análise.

    Defina o jogo em uma palavra, Shurebis.
    avatar
    Shurebis
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 62
    Posts Posts : 5592

    Re: Análise - Silent Hill: Shattered Memories

    Mensagem por Shurebis em Qua 14 Jul 2010, 21:27

    Não dá. Laughing

    Diria DESESPERADOR, mas só isso não é o suficiente.
    avatar
    Giga Bowser
    Veterano Nv.30
    Veterano Nv.30

    Karma Karma : 3
    Posts Posts : 1137

    Re: Análise - Silent Hill: Shattered Memories

    Mensagem por Giga Bowser em Qua 14 Jul 2010, 21:31

    Melhor survival-horror de Wii após RE4.

    Alem de ótimo,único.
    avatar
    Emissario
    Membro Nv.8
    Membro Nv.8

    Karma Karma : 1
    Posts Posts : 103

    Re: Análise - Silent Hill: Shattered Memories

    Mensagem por Emissario em Qua 14 Jul 2010, 22:54

    Bela analise shurebas. A sua também themax.
    Infelizemente não senti medo nesse jogo,pois uma vez que vc sabe que só pode morrer quando entra no modo pesadelo, o jogo perde um pouco o seu fator surpresa. outro ponto que eu consideraria negativo, mas isso vai de pessoa pra pessoa, foi o lance de ficar fugindo dos bichos, tinha horas em que isso enchia o saco. mas entendo que por uma arma na mão do jogador, destoaria completamente da proposta do jogo. mas ainda assim não gostei.

    Conteúdo patrocinado

    Re: Análise - Silent Hill: Shattered Memories

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter 22 Ago 2017, 02:42