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    Em 2016, a industria de jogos gerou 91 bilhões de dólares em receita

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    vits
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    Em 2016, a industria de jogos gerou 91 bilhões de dólares em receita

    Mensagem por vits em Qui 22 Dez 2016, 17:03


    Apesar de muitos jogos não terem conseguido atingir suas expectativas de venda, 2016 foi um excelente ano para a industria de jogos. Ao menos é isso que afirma o pessoal da Superdata, que disponibilizaram não apenas a arrecadação total (91 bilhões), como também a contribuição de cada setor.


    • Consumidores gastaram $41 bilhões em jogos mobile, sendo Pokemon GO e Clash Royale os maiores estreantes do ano. Ademais, o mercado mobile também amadureceu, com mais investimentos sendo feitos no desenvolvimento de jogos e em propaganda.
    • O primeiro ano do VR foi razoável, especialmente para desenvolvedores de hardware. A Oculus sofreu com uma queda de interesse por parte dos consumidores e esperamos que em 2017, a HTC e Sony tomem a liderança do mercado.
    • Apesar de ainda pouco lucrativo, eSports se tornaram um ponto de destaque entre os excecutivos. Empresas como Activision, Riot Games e Electronic Arts vão explorar novos meios de gerar capital com esse negócio, começando pela venda dos direitos de exibição em 2017.
    • Houve um aumento no consumo de mídia digital em consoles, totalizando $6,6 bilhões em 2016. Essa mudança aumenta as margens de lucro e permite que as editoras gerem receita através de conteúdos extras e microtransações.
    • PC Gaming continua forte, gerando $34 bilhões em receita, os principais responsáveis são jogos free to play e jogos digitais. Jogos clássicos como League of Legends e novatos como Overwatch lideraram o mercado, os jogadores da plataforma também receberam novidades em hardware, com novas gerações de placas gráficas oferecendo até 40% de poder extra e 20% de redução no consumo energético.

    No mercado de consoles, os jogos mais lucrativos do ano foram:

    Call of Duty: Black Ops III$591.1 M
    Fifa 16$387.4 M 
    Grand Theft Auto V$378.9 M
    Tom Clancy's The Division$261.8 M
    Destiny$214.1 M

    Já nos computadores:

    League of Legends$1.700 B
    Dungeon Fighter Challenge$1.100 B
    Crossfire$1.100 B
    Overwatch$585.6 M
    World of Tanks$400.0  M

    E no setor mobile:

    Monster Strike$1.300 B
    Clash of Clans$1.200 B
    Clash Royale$1.100 B
    Game of War: Fire Age$910.0 M
    Mobile Strike$900.0 M

    Fonte: SuperData

    Obs: O assunto tem relação com a Nintendo, mas não é diretamente sobre ela, então se algum moderador acreditar que o tópico faz mais sentido em outra área. Favor muda-lo para lá.  Razz
    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Parece que o ano foi excelente para a industria de jogos, especialmente para a industria "não tradicional". Algumas dessas informações são bastante assustadoras, como na receita gerada pelos jogos mobile e pelo conteúdo de vídeo relacionado a jogos, que se continuar caminhando dessa forma, deve passar a o mercado de consoles em termos de receita em alguns anos.
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    Crash10
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    Re: Em 2016, a industria de jogos gerou 91 bilhões de dólares em receita

    Mensagem por Crash10 em Qui 22 Dez 2016, 17:56

    Cadê os números desastrosos de Toys-to-Life?

    Hm, ótimos números. Espero que o mercado de eSports e VR creçam.

    E nossa, GTA V ainda dá dinheiro?
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    Felipe_Vieir4
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    Re: Em 2016, a industria de jogos gerou 91 bilhões de dólares em receita

    Mensagem por Felipe_Vieir4 em Qui 22 Dez 2016, 18:01

    eita ***
    mobile da dinheiro pra cacete

    Alguém sabe quanto o cinema gerou nesse ano? (ou no ano passado, tanto faz, só tinha curiosidade de ver uma comparação)
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    vits
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    Re: Em 2016, a industria de jogos gerou 91 bilhões de dólares em receita

    Mensagem por vits em Qui 22 Dez 2016, 18:08

    @Felipe_Vieir4 escreveu:eita ***
    mobile da dinheiro pra cacete

    Alguém sabe quanto o cinema gerou nesse ano? (ou no ano passado, tanto faz, só tinha curiosidade de ver uma comparação)

    Apenas o cinema, gerou $38.5 bilhões de dólares em 2015. Mas a mídia como um todo (cinema, tv, dvds,etc..) geraram $286.17 bilhões no mesmo período.

    Fonte: https://www.statista.com

    @Crash10, Essa é uma boa pergunta, não sei dizer se os números estão inseridos em alguma outra categoria ou não foram contabilizados. Porém, no final do segundo período fiscal de 2016, a Nintendo revelou que os Amiibos venderam 3.8 milhões de unidades e os Amiibos cards venderam 1.7 milhões de unidades, o que em uma conversão direta, gera algo próximo de 50 milhões de dólares em receita durante esse período.
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    AlienZ
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    Re: Em 2016, a industria de jogos gerou 91 bilhões de dólares em receita

    Mensagem por AlienZ em Qui 22 Dez 2016, 19:44

    O que me deixa triste é que,até onde eu saiba, todos esses jogos possuem microtransações, eu aceito em jogos f2p mas em jogo full é deprimente, e não aceito a desculpa de que eles precisam fazer isso pra lucrar, afinal, não é como se os desenvolvedores estivessem se dedicando ao máximo para fazer uma roupinha. E o pior é a inversão de valores, chegou ao ponto das pessoas acharem boas microtransações desde sejam só cosméticos,não sabendo diferenciar menos pior(só cosméticos) de bom(simplesmente não ter)...
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    Re: Em 2016, a industria de jogos gerou 91 bilhões de dólares em receita

    Mensagem por vits em Qui 22 Dez 2016, 20:18

    @AlienZ escreveu:O que me deixa triste é que,até onde eu saiba, todos esses jogos possuem microtransações, eu aceito em jogos f2p mas em jogo full é deprimente, e não aceito a desculpa de que eles precisam fazer isso pra lucrar, afinal, não é como se os desenvolvedores estivessem se dedicando ao máximo para fazer uma roupinha. E o pior é a inversão de valores, chegou ao ponto das pessoas acharem boas microtransações desde sejam só cosméticos,não sabendo diferenciar menos pior(só cosméticos) de bom(simplesmente não ter)...

    Em grande parte eu concordo com você, nos jogos free to play não há como reclamar de microtansações, já que o título precisa de um modo de se manter financeiramente. Em jogos pagos é uma situação que não agrada ninguém, mas é uma realidade que não deve desaparecer tão cedo, com os jogos custando cada vez mais para serem desenvolvidos e os custos de marketing chegando a números absurdos, as editoras vão usar dessa prática até dizer chega.

    Pelo menos não é uma situação completamente negativa para os jogadores (menos pior), já que algumas desenvolvedoras parecem estar adotando um sistema que apesar de possuir microtransações (em sua maioria cosméticas), oferecem o conteúdo extra (DLCs) de forma "gratuita". Overwatch, Titanfall 2 e futuramente For Honor, são exemplos dessa abordagem.

    Infelizmente, outras desenvolvedoras como a Activision e Nintendo além de manter DLCs pagas em seus jogos, ainda adicionaram as microtansações, essa última na forma dos bonecos de plástico. O que torna uma situação que já não é a ideal, em algo ainda pior.
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    Cyber Archer
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    Re: Em 2016, a industria de jogos gerou 91 bilhões de dólares em receita

    Mensagem por Cyber Archer em Qui 22 Dez 2016, 20:28



    Parece que temos um novo Master Race :v
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    Re: Em 2016, a industria de jogos gerou 91 bilhões de dólares em receita

    Mensagem por vits em Qui 22 Dez 2016, 20:58

    @Cyber Archer escreveu:
    Spoiler:

    Parece que temos um novo Master Race :v

    Falta a maçã da Apple, metade do mercado mobile é dela. :v
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    Crash10
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    Re: Em 2016, a industria de jogos gerou 91 bilhões de dólares em receita

    Mensagem por Crash10 em Qui 22 Dez 2016, 21:49

    [quote="vits"]
    @Felipe_Vieir4 escreveu:@Crash10, Essa é uma boa pergunta, não sei dizer se os números estão inseridos em alguma outra categoria ou não foram contabilizados. Porém, no final do segundo período fiscal de 2016, a Nintendo revelou que os Amiibos venderam 3.8 milhões de unidades e os Amiibos cards venderam 1.7 milhões de unidades, o que em uma conversão direta, gera algo próximo de 50 milhões de dólares em receita durante esse período.  

    Hm... Activision não revela muito de Skylanders, enquento Lego deve depender de como eles revelam as vendas de outros produtos deles.
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    Re: Em 2016, a industria de jogos gerou 91 bilhões de dólares em receita

    Mensagem por E.R em Qui 22 Dez 2016, 22:03

    VR é um fracasso.

    Jogos curtos e o óculos é muito caro.

    O futuro é o 4K mesmo, mas mais pessoas vão ter que ter a TV 4K e isso vai demorar, pois é muito cara.
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    Rafaelm
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    Re: Em 2016, a industria de jogos gerou 91 bilhões de dólares em receita

    Mensagem por Rafaelm em Sex 23 Dez 2016, 16:15

    @E.R escreveu:VR é um fracasso.

    Jogos curtos e o óculos é muito caro.

    O futuro é o 4K mesmo, mas mais pessoas vão ter que ter a TV 4K e isso vai demorar, pois é muito cara.
    La fora deve ser bem mais barato e a tecnologia evolui rapido, logo teremos 8k e essas 4k vao ficar baratas, e obsoletas também.
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    Shaya
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    Re: Em 2016, a industria de jogos gerou 91 bilhões de dólares em receita

    Mensagem por Shaya em Sex 23 Dez 2016, 16:24

    @E.R escreveu:VR é um fracasso.

    Jogos curtos e o óculos é muito caro.

     Acho que ainda é cedo para determinar se é um fracasso ou não, tecnologias disruptivas geralmente começam vendendo pouco, para depois fazer sucesso, não sei se é o caso do VR, mas tem chances que sim.
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    E.R
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    Re: Em 2016, a industria de jogos gerou 91 bilhões de dólares em receita

    Mensagem por E.R em Sex 23 Dez 2016, 16:38

    O futuro da indústria é aumentar a venda de jogos digitais a preços mais baratos, incentivar as microtransações e as expansões, que todos os consoles aceitem HD externo de 2 TB, 4 TB, com cada vez mais espaço para o gamer poder colocar seus jogos no console, que serviços como a EA Acess passem a existir também para as outras grandes empresas gerando mais assinaturas para ter a maior quantidade de jogos de cada empresa a um preço justo.

    A retrocompatilibilidade também é fundamental, acredito que o futuro Playstation 5 vai rodar jogos do Playstation 4.

    Esses preços absurdos de 250 reais em um jogo acredito que não vai continuar por muito tempo, pois o acesso a cartão de crédito internacional no Brasil vai subir com cartões tipo o Acesso que você vai no banco depositar um valor que você quer no seu cartão e mais gente vai comprar nas versões gringas das lojas digitais, que tem o jogo a preço mais barato do que os vendidos no Brasil.

    Com relação aos gráficos, sim o 4K em breve pode ficar obsoleto no Japão e nos Estados Unidos, mas aqui no Brasil acredito que quando chegar pra valer (ou seja quando os preços das TVs 4K cairem aqui no Brasil) vai ficar muito tempo como dominante.

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    Re: Em 2016, a industria de jogos gerou 91 bilhões de dólares em receita

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