Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

    [Gincana] Tribunal Pokémon (Encerrado)

    Compartilhe
    avatar
    Hoshi no Kirby
    Dream Lander
    Dream Lander

    Karma Karma : 406
    Posts Posts : 871

    [Gincana] Tribunal Pokémon (Encerrado)

    Mensagem por Hoshi no Kirby em Sex 02 Dez 2016, 13:15

    Devo meus agradecimentos ao @Felipe Fabricio por este belo Banner.

    Várias franquias de vídeo-games possuem temas e assuntos relativamente polêmicos, desde jogos que agradam a uns e outros não, até mecânicas introduzidas e/ou retiradas em jogos mais recentes, e isto não é diferente com a franquia Pokémon.

    Sendo assim, neste tópico faremos um tribunal para decidirmos, dentre as pautas e assuntos polêmicos levantados, o que pode e o que não pode ser considerado justificável.
    Funcionamento do Tribunal:

    Irá ser pautado um assunto polêmico relacionado com a franquia Pokémon. Após isso, todos os usuários do fórum terão três dias para, de forma livre independente de facção, defender ou retaliar o assunto pautado.

    Os usuários também estarão livres para fazerem réplicas contra os argumentos feitos por outros participantes.

    No dia após a argumentação ter sido encerrada (ou seja, no quarto dia após a pauta ter sido anunciada), os três juízes escolhidos (@MikaelJMuller do Team Red, @Felipe_Vieir4 do Team Blue e @Brake do Team Green) irão então dar os resultados finais do tribunal, dando o veredito sobre o assunto pautado ser aceitável ou não.

    Premiação:

    Serão um total de quatro tribunais, com uma pauta cada. A premiação será feita para os participantes que estiveram de acordo com o veredito final dos juízes e tiverem feito uma argumentação consideravelmente boa (por exemplo, se um veredito tiver considerado uma pauta como aceitável, todos aqueles que fizeram uma argumentação justa e concreta defendendo essa pauta irão ganhar uma maior quantidade de pontos).

    Aqueles cuja argumentação esteve de acordo com o veredito final ganharão um total de 20 pontos. E aqueles cuja argumentação não esteve de acordo com o veredito final ganharão apenas 5 pontos.

    Pautas:


    Pauta 1: A Smogon e seu Metagame: suas decisões estão certas ou erradas?

    Pauta 2: Linearidade à favor de um enredo melhor nos jogos de Pokémon. Uma coisa boa ou ruim?

    Pauta 3: A perda de foco das Mega Evoluções em virtude dos Z-Moves: algo bom ou ruim?

    Pauta 4: O próximo jogo da Gen 7 deve ou não ser um jogo exclusivo do Nintendo Switch?


    Última edição por Hoshi no Kirby em Sab 24 Dez 2016, 13:58, editado 6 vez(es)
    avatar
    Hoshi no Kirby
    Dream Lander
    Dream Lander

    Karma Karma : 406
    Posts Posts : 871

    Re: [Gincana] Tribunal Pokémon (Encerrado)

    Mensagem por Hoshi no Kirby em Sex 02 Dez 2016, 13:17

    Primeira Pauta do Tribunal Pokémon:

    O site Smogon e o metagame feito por ela divide muito opiniões entre os fãs. Sendo assim, nossa primeira pauta será a Smogon e seu Metagame: suas decisões estão certas ou erradas?

    O tribunal inicia hoje e termina às 23:59 do dia 4 de dezembro.
    avatar
    Furry Heterophobia
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1072
    Posts Posts : 3308

    Re: [Gincana] Tribunal Pokémon (Encerrado)

    Mensagem por Furry Heterophobia em Sex 02 Dez 2016, 16:00

    Eu apoio a Smogon porcausa disto:


    existem mais de 500 pokemon para competitivo, mas pessoal só usa os mais fortes, dai ignoram os outros 500, enquanto tendo "TIERS" fazem os pokemon abandonados ou menosprezados terem seus minutos de fama, Utilidade, e Estratégia.
    avatar
    vits
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 2542
    Posts Posts : 4922

    Re: [Gincana] Tribunal Pokémon (Encerrado)

    Mensagem por vits em Sab 03 Dez 2016, 14:28

    Acredito que antes de analisarmos se a SMOGON é boa ou ruim, temos que entender o porque da mesma existir e o motivo que levam as pessoas a utiliza-la não apenas como referência, mas também como conjunto "oficial" de regras. O que acontece com a franquia Pokemon é que temos um jogo absurdamente variado em suas criaturas, que por natureza acaba sendo difícil, se não impossível de balancear com enfoque no competitivo.

    Algo que é agravado a cada novo lançamento, onde diversas criaturas e habilidades são inseridas, mas pouco é feito para adapta-las as estratégias de counter player previamente estabelecidas, criando uma situação onde um determinado número de criaturas é usado até a exaustão, sendo apenas substituídas quando uma nova estratégia popular de counter surge, algo que pode levar gerações para acontecer. É ai que entra o pessoal da SMOGON, por meio do metagame "oficial", eles dividem os Pokemons em diferentes categorias e oferecem ao jogadores um conjunto de regras, que quando seguido, permite uma maior variedade de estratégias, evitando que a cena competitiva se torne estática.

    O lado negativo da história é que muitos jogadores se setem frustrados ao serem impedidos de usar determinadas criaturas em torneios que seguem o dito metagame, mas este é um preço baixo a ser pago pela manutenção de uma cena competitiva em plena transformação, que torna Pokemon uma franquia de calibre amada por muitos jogadores. Assim, apesar de algumas decisões serem polêmicas, o trabalho da SMOGON traz vantagens interessantes e portanto, acaba sendo necessário.
    avatar
    Hoshi no Kirby
    Dream Lander
    Dream Lander

    Karma Karma : 406
    Posts Posts : 871

    Re: [Gincana] Tribunal Pokémon (Encerrado)

    Mensagem por Hoshi no Kirby em Seg 05 Dez 2016, 13:21

    Os juízes deram o veredito!

    Por decisão dos três juízes do Tribunal Pokémon, as decisões tomadas pela Smogon para com o seu Metagame são corretas! Todos os que defenderam ela irão ganhar 20 pontos!

    Pontuação:

    @Furry Heterophobia +20 pontos
    @Vits +20 pontos

    -----------------------------------------------------

    Segunda pauta do Tribunal Pokémon:

    Alguns dos jogos mais recentes da franquia Pokémon possuem enredos mais complexos e bem pensados, porém os jogos têm ficado com cada vez menos exploração, se tornando mais lineares.

    Então, a segunda pauta do Tribunal Pokémon será Linearidade à favor de um enredo melhor nos jogos de Pokémon. Uma coisa boa ou ruim?

    O Tribunal se inicia agora, e se encera no dia 7 de dezembro às 23:59.
    avatar
    Hoshi no Kirby
    Dream Lander
    Dream Lander

    Karma Karma : 406
    Posts Posts : 871

    Re: [Gincana] Tribunal Pokémon (Encerrado)

    Mensagem por Hoshi no Kirby em Ter 06 Dez 2016, 18:34

    Estou passando aqui para anunciar que o usuário @Brake se retirou do júri do Tribunal Pokémon. No lugar dele, eu me encarregarei de ser o juiz representante do Team Green.
    avatar
    vits
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 2542
    Posts Posts : 4922

    Re: [Gincana] Tribunal Pokémon (Encerrado)

    Mensagem por vits em Qua 07 Dez 2016, 15:09

    Pokemon nunca foi uma franquia conhecida por seus enredos memoráveis, em suma, suas histórias se resumem a impedir uma determinada maquinação, parar um Pokemon lendário e salvar o mundo. Nos jogos mais recentes o que nós tivemos foi um aprofundamento dessa linha narrativa, oferecendo explicações para as ações de determinados personagens e de certa forma, oferecendo justificativas um pouco menos artificiais para o jogador estar inserido nesses conflitos.

    E isso foi feito da forma mais preguiçosa possível, oferecendo cenas de corte animadas e limitando as opções do jogador durante a campanha principal, obrigando-o a experimentar não apenas a história de uma forma completamente estática, como também explorar os vastos mundos da franquia como se fossem corredores. O que não seria um problema tão grande, se os enredos fossem realmente bons e o mundo do jogo tivesse sido criado para acomodar essas histórias.

    Ao sacrificar a liberdade do jogador em prol de uma narrativa mais profunda, o que realmente foi feito foi drenar a franquia de sua maior virtude, a capacidade de encantar por meio da exploração tanto do próprio mundo, quanto de seus sistemas. Isso é especialmente irresponsável, quando falamos de uma franquia como Pokemon, que já possui em sua estrutura sistemas que tentam limitar o avanço do jogador, muitas vezes causando frustração ao mesmo.

    Assim, a linearidade dos jogos acaba sendo uma ferramenta preguiçosa, que sacrifica o pouco que resta da liberdade de exploração, em prol de histórias que apesar de melhores, estão longe de serem memoráveis. A linearidade ajuda na imersão do jogador com a história, mas prejudica a imersão do jogador com o jogo como um todo, sendo assim, um aspecto negativo dos jogos mais modernos da franquia.
    avatar
    Brake
    Administrador
    Administrador

    Karma Karma : 1550
    Posts Posts : 3712

    Re: [Gincana] Tribunal Pokémon (Encerrado)

    Mensagem por Brake em Qua 07 Dez 2016, 16:49

    A linearidade pouco me incomoda durante as jogatinas de Pokémon. Os jogos da franquia, em geral, dificilmente fogem da linearidade. Os que mais devem fugir deste quesito são os jogos de Hoenn por causa da região que permite uma exploração mais livre.

    Sinto que a questão da linearidade pouco incomoda pois caso o jogo detenha de um bom conteúdo, o jogador ainda se sentirá satisfeito. Isso é bem visível nos jogos da Geração 5. Unova é uma região toda linear, é quase impossível de se perder nela. Os caminhos a se seguir são bem óbvios e partes da região inclusive são em linha reta.

    Porém, a imersão que ocorre na região é de uma demasia grande que você se sente parte daquele local. Além de que, cada canto também é memorável, cada cidade, cada rota, cada música. São jogos lineares, mas que recheiam os jogadores de conteúdo e de uma história que por mais não seja digna de oscar, ainda assim se mostra muito bem desenvolvida (para os padrões de Pokémon) e condizente com o ambiente em específico.

    Em Sun/Moon eu senti a mesma coisa. Jogos extremamente lineares, mas que oferecem ambientes e um conteúdo muito atrativo, fazendo com que a linearidade se torne um aspecto negativo passável de percepção. Por isso, creio que a linearidade não é algo que deva ser levado muito em conta no momento que percebemos que o jogo tem conteúdo, locais envolventes e uma história que condiz com estes aspectos.
    avatar
    BoBzitoxD
    Special Blast
    Special Blast

    Karma Karma : 321
    Posts Posts : 1027

    Re: [Gincana] Tribunal Pokémon (Encerrado)

    Mensagem por BoBzitoxD em Qua 07 Dez 2016, 21:07

    Acho positivo a Linearidade em um jogo, afinal, após o jogo você pode explorar todas as ilhas, locais, e começar a se perguntar o que existe dentro daquelas cavernas que antes eu não conseguia usar Strenght.

    Acho válido a Linearidade em prol da história, nos novos jogos de Pokemon por exemplo, existe um plot muito bem elaborado e explicado, fazendo com que você tenha mais imersão e vontade de saber o que acontece na história do jogo.

    O fato de se perder o poder de "fazer o que quiser" alavanca a história, o que na minha opinião, é benéfico para a série. Após terminar o jogo, você tem livre acesso a qualquer parte do mapa, e na maioria dos casos, aquela caverna marota, guardada por alguém que misteriosamente some...HU3, então, na minha opinião é benéfico e não atrapalha o prazer de jogar.
    avatar
    Felipe_Vieir4
    Special Blast
    Special Blast

    Karma Karma : 1799
    Posts Posts : 4209

    Re: [Gincana] Tribunal Pokémon (Encerrado)

    Mensagem por Felipe_Vieir4 em Qui 08 Dez 2016, 14:33

    Pelos argumentos dados, pode-se concluir que, apesar de alguns inconvenientes que a linearidade possa causar, ela acaba não sendo algo ruim para o enredo do jogo, e muitas vezes colabora com a história.

    avatar
    MikaelJMuller
    Special Blast
    Special Blast

    Karma Karma : 437
    Posts Posts : 1416

    Re: [Gincana] Tribunal Pokémon (Encerrado)

    Mensagem por MikaelJMuller em Qui 08 Dez 2016, 14:57

    Os argumentos de Vits foram fortíssimos, ao se opor, Brake levemente desviou o ponto central para mostrar como ele não é relevante: "fazendo com que a linearidade se torne um aspecto negativo passável de percepção.", mas isso não tira o fato da linearidade ainda sim ser um aspecto negativo. O argumento final, de BoB, justificou o porquê da linearidade ser boa, sendo assim decisivo para o meu julgamento.


    Apoio a defesa.
    avatar
    Hoshi no Kirby
    Dream Lander
    Dream Lander

    Karma Karma : 406
    Posts Posts : 871

    Re: [Gincana] Tribunal Pokémon (Encerrado)

    Mensagem por Hoshi no Kirby em Qui 08 Dez 2016, 17:13

    Eu iria dar o meu veredito, mas como à essa altura a maior parte do júri já apoia um lado, creio que o meu veredito não seria algo necessário. Sendo assim, o nosso segundo tribunal foi concluído!


    Por decisão dos juízes, a linearidade à favor de um enredo melhor nos jogos de Pokémon é uma coisa boa!

    Pontuação:

    @Vits +5
    @Brake +20
    @BoBzitoxD +20

    -----------------------------------------------------

    Terceira Pauta do Tribunal Pokémon:

    Nos mais recentes jogos da franquia, Pokémon Sun & Moon, tivemos a introdução dos Z-Moves, mas como resultado, não tivemos nenhuma Mega Evolução nova.

    Sendo assim, a terceira pauta do Tribunal Pokémon será A perda de foco das Mega Evoluções em virtude dos Z-Moves: algo bom ou ruim?

    O tribunal se inicia agora e se encerra às 23:59 do dia 10 de dezembro.
    avatar
    Rener Nobre
    Special Blast
    Special Blast

    Karma Karma : 516
    Posts Posts : 2372

    Re: [Gincana] Tribunal Pokémon (Encerrado)

    Mensagem por Rener Nobre em Sex 09 Dez 2016, 01:02

    As Mega Evoluções contribuíram muito para diversificar o competitivo, pois adicionaram possibilidades nunca imaginadas para Pokémon antigos. Foi um dos símbolos da Sexta Geração. 
    Em minha opinião foi válido esse "esquecimento", para enfatizar os Z-moves e até as Alola Forms, que mais uma vez buscam os fãs dos primeiros jogos que deixaram a franquia ao longo do tempo . Mas realmente me questiono o por quê de nem todas estarem disponíveis em S/M e espero que elas voltem, seriam bem-vindas para muitos Pokémon.
    avatar
    Simplesmente Gian
    Veterano Nv.22
    Veterano Nv.22

    Karma Karma : 298
    Posts Posts : 936

    Re: [Gincana] Tribunal Pokémon (Encerrado)

    Mensagem por Simplesmente Gian em Sex 09 Dez 2016, 13:11

    Se parar para analisar, cada geração contribuiu com uma mecânica que justificava a "evolução" da franquia ao longo dos anos. Não é diferente em relação aos Z-Moves e Mega Evolutions. Apesar de que nada impede o retorno das M.E., até porque, na minha opinião, elas ainda possuem muito potencial, focar, por agora, nos Z-Moves é algo, digamos, necessário para dar um ar de novidade à franquia. (Z-Moves is the new Mega Evolutions)
    avatar
    vits
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 2542
    Posts Posts : 4922

    Re: [Gincana] Tribunal Pokémon (Encerrado)

    Mensagem por vits em Sab 10 Dez 2016, 20:32

    Pokemon passou muitos tentando aperfeiçoar a mesma formula, mudanças eram feitas, novos tipos eram introduzidos, mas nada realmente drástico era adicionado a franquia e assim, a campanha principal e até mesmo competitivo eram relativamente estagnados. Isso mudou com a introdução das Mega Evoluções, que permitiram um novo leque de possibilidades a diversos Pokemons esquecidos ao mesmo tempo que apimentou a jogatina singleplayer ao incentivar o jogador a testar as criaturas que possuíam esse tipo de evolução.

    Porém, no último jogo da franquia, essa nova forma de evolução foi deixada de lado em prol de uma nova mecânica, os chamados Z-Moves, que também possuem a intenção de apimentar a jogatina, seja ela singleplayer ou multiplayer. Muitos viram isso como um movimento precipitado, já que a mecânica anterior ainda possuía muito espaço para se desenvolver, mas na realidade é uma adição muito bem vinda, já que quando somada as Mega Evoluções, tornam a cena atual do jogo, uma das mais variadas e complexas dentro dos RPGs.

    Além disso, ao testar uma nova mecânica, a desenvolvedora deixa claro que está procurando novos métodos para aprimorar a série e que no futuro, poderemos ver novas mecânicas totalmente únicas sendo introduzidas e compartilhando espaço com as as mecânicas atuais. Assim, essa mudança de foco acaba sendo positiva, pois no final, o jogador é aquele que se beneficia com isso, já que a franquia se molda ao ponto de oferecer algo diferente e único a cada interação, agradando uma demografia mais ampla e trazendo mudanças a cena Pokemon, impedindo que a franquia se torne estagnada.

    Conteúdo patrocinado

    Re: [Gincana] Tribunal Pokémon (Encerrado)

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 20 Ago 2017, 10:39