Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!


Participe do fórum, é rápido e fácil

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

+2
Chazzy
rodrigoborba13
6 participantes

    Qual a melhor maneira de conservar uma coleção antiga?

    rodrigoborba13
    rodrigoborba13
    Membro Nv.28
    Membro Nv.28


    Karma Karma : 151
    Posts Posts : 300

    Qual a melhor maneira de conservar uma coleção antiga? Empty Qual a melhor maneira de conservar uma coleção antiga?

    Mensagem por rodrigoborba13 Qui 17 Nov 2016, 23:08

    Olá pessoal

    Antes de mais nada, desculpem se estiver fora de área/regras.

    Mas é o seguinte, tenho uma coleção de clássicos, cartuchos, CDs e etc.
    Alguns deles vieram de lojas como a eStarland que mandam eles plastificados, e eu os tenho mantido assim por bastante tempo.
    Minha dúvida é: É melhor deixar plastificado ou eu devo tirar dos plásticos e ligar de tempos em tempos?

    Tenho alguns jogos que eu ligo as vezes, mas tem outros tão raros que dá até medo de tirar e estragar. O que vocês acham?
    Chazzy
    Chazzy
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 1787
    Posts Posts : 7415

    Qual a melhor maneira de conservar uma coleção antiga? Empty Re: Qual a melhor maneira de conservar uma coleção antiga?

    Mensagem por Chazzy Qui 17 Nov 2016, 23:11

    Eu sempre ligo os consoles, pelo menos de 6 em 6 meses, mas não tenho certeza se isso é o ideal, é uma boa discussão.

    Edit: Quanto aos jogos, eu uso apenas quando fico com vontade de jogar, mas não tenho pena de colocar no console e curtir o jogo, não gosto de deixar o jogo mofando na prateleira, mas isso é questão de gosto, tem gente que compra lacrado e nem o lacre tira, mas isso é pra mim não.
    rodrigoborba13
    rodrigoborba13
    Membro Nv.28
    Membro Nv.28


    Karma Karma : 151
    Posts Posts : 300

    Qual a melhor maneira de conservar uma coleção antiga? Empty Re: Qual a melhor maneira de conservar uma coleção antiga?

    Mensagem por rodrigoborba13 Qui 17 Nov 2016, 23:15

    Então, eu estive pesquisando sobre conservação de mídias ópticas, e muitos artigos falavam que era interessante usa-los de vez em quando, mas acho que com os plásticos ele também não cria mofo e nem pega umidade. Mas agora to em dúvida.

    Também ligo no mínimo a cada seis meses, mas só com os jogos que já estão fora do plástico...
    Mazza
    Mazza
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 889
    Posts Posts : 1992

    Qual a melhor maneira de conservar uma coleção antiga? Empty Re: Qual a melhor maneira de conservar uma coleção antiga?

    Mensagem por Mazza Qui 17 Nov 2016, 23:29

    Minha dúvida é: É melhor deixar plastificado ou eu devo tirar dos plásticos e ligar de tempos em tempos?
    Em relação a consoles e jogos, recomendo retirar dos plásticos e testá-los para ver como estão. As partes metálicas do meu N64 corroeram com o tempo mesmo estando protegidas pelo plástico e a caixa no qual estava guardado. Também tive um game de PS2 que só foi retirado da caixa após muito tempo, mas que foi afetado pela umidade.
    BoBzitoxD
    BoBzitoxD
    Special Blast
    Special Blast


    Karma Karma : 321
    Posts Posts : 1027

    Qual a melhor maneira de conservar uma coleção antiga? Empty Re: Qual a melhor maneira de conservar uma coleção antiga?

    Mensagem por BoBzitoxD Sex 18 Nov 2016, 10:47

    Bom, acredito que tudo depende para qual a finalidade da sua coleção.

    Se você quer ter uma coleção que FUNCIONE, de tempos em tempos você deve ir ligando e verificando com está a conservação, se está entrando umidade ou não, verificar as partes metálicas e etc.

    Agora se for nível colecionador de gibis, vc não tira e deixa lá.

    Eu acredito que você deva curtir os jogos e fazer valer a pena da sua coleção....=)
    rodrigoborba13
    rodrigoborba13
    Membro Nv.28
    Membro Nv.28


    Karma Karma : 151
    Posts Posts : 300

    Qual a melhor maneira de conservar uma coleção antiga? Empty Re: Qual a melhor maneira de conservar uma coleção antiga?

    Mensagem por rodrigoborba13 Sex 18 Nov 2016, 17:29

    Sobre curtir os jogos eu concordo plenamente haha
    Só não tirei alguns do plástico porque fica tão bonitinho ali. E parece mais protegido.
    Mas acho que vocês tem razao. Melhor ligar as vezes porque só o plástico não protege dos efeitos do tempo. Obrigado gente.
    Omnimon
    Omnimon
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 1869
    Posts Posts : 3094

    Qual a melhor maneira de conservar uma coleção antiga? Empty Re: Qual a melhor maneira de conservar uma coleção antiga?

    Mensagem por Omnimon Dom 27 Nov 2016, 00:06

    Melhor maneira é conservar eles, não somente os antigos, mas novos também, longe do sol, poeira, umidade e fazer limpeza nos moveis onde eles ficam guardados, por que o abre e fecha das gaveta sou portas, deixa entrar poeira, então e bom sempre tirar um tempo sei lá a cada 3 meses e bater aquela limpeza. No caso de Cds e derivados, apenas tenha cuidado de não esfregar os dedos no jogo, pois isso solta a gordura de nossa pele, na mídia e com o tempo pode causar um tipo de fungo.
    Creikt
    Creikt
    Membro Nv.6
    Membro Nv.6


    Karma Karma : 25
    Posts Posts : 83

    Qual a melhor maneira de conservar uma coleção antiga? Empty Re: Qual a melhor maneira de conservar uma coleção antiga?

    Mensagem por Creikt Seg 28 Nov 2016, 01:40

    Isso me fez lembra do meu N64 que não ligo a anos. Espero que quando eu fizer esteja tudo funcionando normalmente

    Conteúdo patrocinado


    Qual a melhor maneira de conservar uma coleção antiga? Empty Re: Qual a melhor maneira de conservar uma coleção antiga?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 28 Mar 2024, 17:46