Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

    Vex, uma nova forma de lidar com o Kickstarter.

    Compartilhe
    avatar
    vits
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 2542
    Posts Posts : 4922

    Vex, uma nova forma de lidar com o Kickstarter.

    Mensagem por vits em Sab 24 Set 2016, 03:38


    O Kickstarter é uma plataforma de financiamento coletivo que permite a desenvolvedores independentes levantar fundos para os seus projetos sem correr muitos riscos, ao mesmo tempo que permite que os fãs apoiem a produção de jogos que apelam para os seus gostos. Ao longo dos anos tivemos muitos casos de sucessos astronômicos na plataforma, que renderam jogos que hoje consideramos clássicos, como Shovel Knight e Shadowrun Returns, mas também tivemos casos onde os projetos eram simplesmente abandonados ou o jogos acabavam sendo lançados em um estado aquém do esperado, como Stomp Land e Mighty No.9.

    No final, apostar em um jogo do Kickstarter é uma manobra arriscada por parte dos consumidores, mas existem alguns projetos que acabam usando a plataforma de uma forma diferente, o mais comum deles são os projetos de tradução, que buscam financiamento para traduzir um determinado jogo asiático e traze-lo para o ocidente. Mas um caso ainda mais único é o do jogo Vex, cuja a campanha teve início no começo do ano e visava a quantia humilde de 400 dólares. A parte curiosa, é que o jogo já estava terminado, sendo que esse dinheiro seria usado para pagar as taxas de licenciamento da Apple, Google e Valve. Além disso a campanha serviu como uma plataforma de marketing, dando mais visualização a um jogo, que do contrário, passaria completamente despercebido.




    O que torna esse caso interessante e importante é que a campanha foi criada para tornar um produto viável para o mercado e não necessariamente termina-lo, isso tirou um peso enorme das costas dos financiadores, já que o risco de não receberem o produto desejado era praticamente nulo. Esse caso, mostra que o serviço pode ser usado para muito mais do que simplesmente financiar um jogo inteiro, podendo servir apenas para completar algum custo de produção, criando um excelente balanço entre as necessidades da desenvolvedora e os riscos assumidos pelos seus financiadores.

    Obs: O jogo está disponível na Steam por R$ 8,39 .

    avatar
    Felipe_Vieir4
    Special Blast
    Special Blast

    Karma Karma : 1799
    Posts Posts : 4209

    Re: Vex, uma nova forma de lidar com o Kickstarter.

    Mensagem por Felipe_Vieir4 em Sab 24 Set 2016, 08:00

    Legal a ideia deles, muitas vezes essa taxa pode acabar saindo bem cara pros devs pequenos, e com você disse, ajudou a divulgar o jogo.
    Agora, uma dúvida, se eu apoio um projeto, e esse projeto for cancelado, eu recebo o dinheiro de volta ou só me ferrei?
    avatar
    vits
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 2542
    Posts Posts : 4922

    Re: Vex, uma nova forma de lidar com o Kickstarter.

    Mensagem por vits em Sab 24 Set 2016, 09:21

    Felipe_Vieir4 escreveu:Legal a ideia deles, muitas vezes essa taxa pode acabar saindo bem cara pros devs pequenos, e com você disse, ajudou a divulgar o jogo.
    Agora, uma dúvida, se eu apoio um projeto, e esse projeto for cancelado, eu recebo o dinheiro de volta ou só me ferrei?

    Oficialmente, depois que o projeto arrecada os fundos que precisa, o Kickstarter não interfere com mais nada, então se o projeto for cancelado fica a cargo do desenvolvedor ressarcir ou não o dinheiro dos financiadores. Teoricamente quando você financia um projeto, você deveria considerar que esse dinheiro já era, porque você está investindo no jogo e por consequência esse dinheiro está sendo gasto para criar o jogo.

    Mas existem casos onde o desenvolvedor devolve o dinheiro ou oferece algum outro tipo de compensação, como acesso a um outro projeto, ou a build atual, etc... Em jogos acaba sendo mais complicado, porque no geral, o projeto é cancelado porque o dinheiro acaba e ai ressarcir os financiadores fica um pouco difícil.

    Conteúdo patrocinado

    Re: Vex, uma nova forma de lidar com o Kickstarter.

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 22 Out 2017, 02:43