Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

    [Discussão] Quais games "envelheceram mal"?

    Compartilhe
    avatar
    Zuado Pela Vida
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 702
    Posts Posts : 3089

    Re: [Discussão] Quais games "envelheceram mal"?

    Mensagem por Zuado Pela Vida em Sex 23 Set 2016, 22:31

    Eu gostaria de falar do primeiro Mega Man com suas limitações, alguns bugs, dificuldade beirando a insanidade... mas ai eu me lembro dos últimos lançamentos da franquia no geral (nada recentes por sinal) e volto a achar maravilhoso esse primeiro jogo.
    avatar
    vits
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 2542
    Posts Posts : 4922

    Re: [Discussão] Quais games "envelheceram mal"?

    Mensagem por vits em Sab 24 Set 2016, 02:40

    Como o @Chazzy comentou, virtualmente todos os jogos 3D da quinta geração envelheceram mal, principalmente por serem pioneiros em muita coisa. Mas acho que o maior exemplo, pra mim, é GoldenEye 007, considerado um marco dos jogos de tiro em primeira pessoa para console, mas já tentaram jogar ele hoje em dia? Os controles são travados, a mira é praticamente automática, a AI dos inimigos é ridícula, com eles literalmente ficando parados na sua frente, e até a estrutura dos objetivos é estranha, com pouca ou nenhuma explicação do que fazer.

    É um favorito meu, mas as rachaduras do design dele são bastante aparentes nos dias de hoje.
    avatar
    AlienZ
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 2707
    Posts Posts : 1756

    Re: [Discussão] Quais games "envelheceram mal"?

    Mensagem por AlienZ em Sab 24 Set 2016, 10:19

    Grand Theft Auto 3,a graça desse jogo era ser o primeiro jogo de mundo aberto,hoje com tantos jogos do gênero não há motivo nenhum pra jogar esse jogo,principalmente se você jogou qualquer outro GTA.
    avatar
    hayt
    Special Blast
    Special Blast

    Karma Karma : 238
    Posts Posts : 788

    Re: [Discussão] Quais games "envelheceram mal"?

    Mensagem por hayt em Sab 24 Set 2016, 13:45

    Quase todos os jogos 3D da quinta geração envelheceram muito mal. Por sua vez, os 2D da quinta geração envelheceram muito bem.

    Eu diria que um jogo que envelheceu mal foi o primeiro RE. O jogo é muito bom, mas é muito travado. A não ser que você tenha jogado na época, dificilmente você irá se adequar a jogabilidade. O sistema de mira também é ricidulo. Com as escopetas, para dar HS, tinha que mirar um pouco acima da cabeça (WTF?). Apesar de preferir a câmera travada, como era nos primeiros RE, devo dizer que a jogabilidade deste em especifico era muito ruim.
    avatar
    Mazza
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 889
    Posts Posts : 1992

    Re: [Discussão] Quais games "envelheceram mal"?

    Mensagem por Mazza em Sab 24 Set 2016, 19:01

    @Zuado Pela Vida: Dos últimos lançamentos que nós tivemos, o único que me pareceu ruim de verdade foi o Megaman Xover. Se aparências dizem alguma coisa, os "retromans" parecem ser bacanas.

    @vits: GoldenEye 007 é um dos games da minha infância, mas não pego nele há muito tempo, porém, também lembro que o jogo sofria um slowdown forte quando nós trocávamos tiros com algum inimigo (acho até que só de estar na mesma sala com eles já fazia isso) ou algo explodia.

    Pensando agora, ele pode até ter envelhecido mal, mas, em compensação o outro "GoldenEye" conhecido como "Perfect Dark" ainda um fator replay muito bom.

    @shiwnuu: Olha, eu não sei como vocês fãs de RE aguentaram aqueles controles de tanque de guerra. Fui pegar o Code Veronica no PS2 e não consegui jogar nem por 1 hora por causa disso. Entendo esse caso no PS1, mas num console que tem analógicos, pra mim isso é inaceitável.

    AlienZ: Verdade. Na minha opinião, dos GTA antigos, só o San Andreas continua sendo divertido. A quantidade de mods que a comunidade criou também alongou a vida útil do jogo.
    avatar
    justiceiro
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1071
    Posts Posts : 1801

    Re: [Discussão] Quais games "envelheceram mal"?

    Mensagem por justiceiro em Sab 24 Set 2016, 21:56

    Bem, eu num tenho jogado muitos games antigos, mas tem alguns que  hoje em dia eu passo raiva.

    O primeiro é o primeiro tomb raider. Ainda anos atrás eu tentei jogar o primeiro título da franquia,e  apesar das coisas legais, o movimento duro e lerdo da lara me dão raiva. é engraçado porque eu num tenho problemas com os resident evil, eu até curto, mas com a lara é frustrante,  tu quer posicionar ela em um ponto, mas é uma lentidão pra ela ir um pouco pra direita,e quando não ela vai muito mais do que eu queria.

    Outro jogo que eu nunca zerei foi o pokemon blue. Como eu cresci ja na era do gold e silver, jogar o pokemon tradicional era muito lento. Eu cheguei até relativamente longe, mas jogar um jogo pokemon sem fly e  com a bike escondida no menu ao invés do botão select dificultava muito eu ficar upando meus pokemons.

    Acho que rpgs em geral eram exageradamente cheios de grind, mas jogos de plataforma e top down eu sempre achei que atingiram o ápice naquela era mesmo.
    avatar
    vits
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 2542
    Posts Posts : 4922

    Re: [Discussão] Quais games "envelheceram mal"?

    Mensagem por vits em Dom 25 Set 2016, 04:06

    @Mazza, os slowdowns do GoldenEye não me incomodam muito, porque os demais problemas do jogo acabam roubando a minha atenção, especialmente a IA.... Quanto a PD, acho que envelheceu melhor, mas longe de ter envelhecido bem, aqui os slowdowns são muito mais visíveis e irritantes, dependendo da fase os frames caem de forma absurda e sem muito motivo (se você habilitar hi-res então, fica praticamente injogavel).

    Mas o remaster para o Xbox 360 melhora substancialmente esses problemas (lindos 60fps), então se alguém for pegar esse jogo hoje em dia, eu recomendaria essa versão e não a original.
    avatar
    Arthimura
    Veterano Nv.8
    Veterano Nv.8

    Karma Karma : 343
    Posts Posts : 577

    Re: [Discussão] Quais games "envelheceram mal"?

    Mensagem por Arthimura em Dom 25 Set 2016, 15:39


    Na minha opinião, o Final Fantasy VII é um jogo que envelheceu mal.

    Os gráficos poligonais 3D eram novidade no começo da geração do PlayStation, e pra quem estava acostumado com as músicas do Super Nintendo e Mega Drive, as músicas em .midi do Final Fantasy VII com uma quantidade maior de notas impressionavam. Além disso, como CGs eram absolutamente novidade, todo mundo babava nelas.
    Entretanto, mesmo dentro da geração do PSX, os jogos evoluíram bem rápido e jogos seguintes da própria Square-Soft já apresentavam gráficos e músicas de maior qualidade técnica, como Final Fantasy 8 e Chrono Cross.

    O combate da série Final Fantasy é raso até hoje, mas no Final Fantasy VII ele é absolutamente trivial se visto pela ótica atual, pois não tem muita margem pra estratégia, você só grinda o seu nível e as suas Materias, compra os melhores equipamentos que puder e vence todos os chefes sem dificuldades.

    O que mantém o jogo especial até hoje são os personagens carismáticos, a ambientação, atmosfera e o plot, então se você jogar como se fosse uma Visual Novel com exploração você pode aproveitar, mas como jogo mesmo, o jogo não trás mais a mesma experiência que trazia no lançamento.

    Inclusive acredito que é por isso que muita gente diz que o Final Fantasy VII é overrated, jogaram fora da época e não tiveram a experiência que fazia o jogo ser tão especial.
    avatar
    Mazza
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 889
    Posts Posts : 1992

    Re: [Discussão] Quais games "envelheceram mal"?

    Mensagem por Mazza em Ter 27 Set 2016, 20:20

    Andei rejogando o primeiro Golden Axe esses dias e, putz, é um exemplo perfeito de jogo que envelheceu incrivelmente mal:

    -O detector de colisão e as hitboxes do jogo são quase inexistentes. Por mais perto que você esteja dos inimigos, a arma do seu personagem passa direto por eles várias vezes sem fazer um dano sequer.

    -Quando você morre, o game pode te ressuscitar exatamente aonde um inimigo está e, dependendo de qual é, uma vida pode ser perdida a toa e com nenhuma chance de revidar o ataque.

    -Os combos são lentos, fracos e a melhor estratégia é simplesmente spammar o golpe investida.

    -A AI tem seus momentos de retardação. Se você andar perto da pontinha de um abismo, os capangas simplesmente caem lá e morrem.

    -Alguns bugs. barreiras invisíveis no canto da tela, inimigos que caem num abismo e impedem o seu progresso...tive que refazer uma tentativa pois o icone de "Go>" se recusou a aparecer após isso ter acontecido.

    Ainda curto o jogo, mas é preciso ter uma paciência danada com essas coisas...
    ----------

    @Brake: Gosto muito do primeiro Crash e acho até que ele envelheceu melhor do que o meu exemplo no primeiro post, mas vejo dois problemas nele: 

    -A perspectiva da câmera em certas fases. Tem vezes que não sei se vou cair em cima de uma plataforma ou passar direto por ela e me matar no abismo. 

    -Save. Olha, se o jogo funcionasse apenas por password, tudo bem, mas prender a capacidade de salvar a um minigame é ridículo. 

    Tirando esses probleminhas, não considero ele tão mal envelhecido assim.

    @justiceiro: Não jogo TR1 há muito tempo, mas não duvido disso. Muitos games com gameplay semelhante a Tomb Raider são lentos demais hoje em dia. Acho que a única exceção da regra é Zelda OoT e Majora's Mask.

    Você pode usar Fly em Red/Blue também, mas, bem, demora um pouco. Não me lembro muito, mas acho que é possível encontrar esse HM em Lavander ou Celadon City.

    Também prefiro G/S/C a R/B/Y, mas gosto de retornar aos clássicos de vez em quando e não só por nostalgia: os melhores Nuzlockes saem dessas versões. Razz 

    Sobre RPGs e Platformers, eu concordo com a parte dos games de plataforma mas, ao meu ver, os RPGs começaram a se casualizar lentamente na quarta geração. Nos PCs e consoles da terceira gen, você já tinha games incrivelmente hardcore como Wizardry, Ultima, Megami Tensei, Dragon Quest e muitos outros. Os Final Fantasy de SNES, Chrono Trigger e amigos são um passeio no parque em dificuldade se comparados a eles.

    @Arthimura:
    Verdade. Os gráficos e filminhos desse jogo me fascinavam quando eu era novinha, mas não muito interesse no game ou no plot para terminá-lo 100%. Joguei um pouquinho e deixei de lado.

    O que mantém o jogo especial até hoje são os personagens carismáticos, a ambientação, atmosfera e o plot, então se você jogar como se fosse uma Visual Novel com exploração você pode aproveitar, mas como jogo mesmo, o jogo não trás mais a mesma experiência que trazia no lançamento.
    Isso serve para descrever muitas séries de RPG. Na verdade, RPG é um gênero onde história e estética podem até mesmo ajudar a "esconder" ou remediar uma jogabilidade medíocre.

    Earthbound, por exemplo, é o meu RPG favorito, mas, imo, o gameplay em si - pelo menos antes de Mother 3 chegar - não possui nada de especial. Para simplificar, se você tirar os visuais, cenário, atmosfera, história, personagens e música, ele é apenas outro dos milhares de clones de Dragon Quest que enchiam a biblioteca do Famicom nos anos 80.

    Paper Mario Sticker Star também é um exemplo moderno do que acontece quando você tira o plot do jogo e foca mais no gameplay e gimmicks: um game "sem alma" e com poucos motivos para se rejogar.
    avatar
    hayt
    Special Blast
    Special Blast

    Karma Karma : 238
    Posts Posts : 788

    Re: [Discussão] Quais games "envelheceram mal"?

    Mensagem por hayt em Ter 27 Set 2016, 20:41

    @Mazza Golden Axe envelheceu muito mal. Altered Beast envelheceu ainda pior. Creio que boa parte da primeira leva Beat 'em Ups da SEGA (termina em Streets of Rage) envelheceu mal.
    avatar
    Mazza
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 889
    Posts Posts : 1992

    Re: [Discussão] Quais games "envelheceram mal"?

    Mensagem por Mazza em Sab 01 Out 2016, 16:46

    shiwnuu escreveu:@Mazza Golden Axe envelheceu muito mal. Altered Beast envelheceu ainda pior. Creio que boa parte da primeira leva Beat 'em Ups da SEGA (termina em Streets of Rage) envelheceu mal.
    Na minha opinião, Alien Storm envelheceu, mas ainda se salva entre esses beat 'em ups antigos da Sega. O controles são mais suaves, os combos realmente fazem danos e o detector de colisão é realmente bom. Tudo que era um saco em GA e AB foi melhorado nesse jogo.
    avatar
    Brake
    Administrador
    Administrador

    Karma Karma : 1550
    Posts Posts : 3712

    Re: [Discussão] Quais games "envelheceram mal"?

    Mensagem por Brake em Sab 01 Out 2016, 19:24

    Esqueci de avisar. Tópico fixado pelo Tópico do Mês (Setembro/16). Parabéns, @Mazza! ^^
    avatar
    BoBzitoxD
    Special Blast
    Special Blast

    Karma Karma : 321
    Posts Posts : 1027

    Re: [Discussão] Quais games "envelheceram mal"?

    Mensagem por BoBzitoxD em Sab 01 Out 2016, 22:03

    Primeiramente, parabéns pelo tópico @Mazza, está sensacional...^^

    Eu demorei para postar aqui pois estava tentando achar algum jogo que vocês não tinham comentado, até que lembrei de um que tenho aqui no PS3.

    Fico impressionado como Dino Crisis Evoluiu mal.

    Dino Crisis era um jogo que eu gostava muito, tinha uma certa dificuldade em conseguir as munições (modo Hard) e tinha uma história que eu achava interessante, e olha que nunca fui fã do filme Jurassic Park...kkkkkk.

    Mas certas coisas começam a ser extremamente irritantes de jogar hoje, os controles são péssimos, a mira você tem de apertar "L1" para você fixar a mira, e nisso o personagem gira como se estivesse fixado em um ponto e gira sobre seu próprio eixo, IMPRESSIONANTE....kkkkkk

    Os gráficos poligonais comentado para o Final Fantasy VII também se aplica aqui, alguns momentos a coisa fica feia.

    Acredito que seja uma franquia que deveria possuir uma continuidade com as mecânicas e os gráficos dos dias de hoje, assim como também já citado anteriormente, nosso querido e saudoso Golden Axe e nçao nos esqueçamos do nosso querido Streets of rage, que eu estou zerando para o Campeonato que o Robert ressuscitou recentemente...=D.
    avatar
    Alejandro_
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1404
    Posts Posts : 3901

    Re: [Discussão] Quais games "envelheceram mal"?

    Mensagem por Alejandro_ em Dom 02 Out 2016, 00:20

    Zelda OoT envelheceu muito mal... Acho que merece um remake, principalmente por seu valor histórico no Nintendo 64.
    E eu acho fascinante como os jogos de 64 e PlayStation ficaram feios, enquanto os de SNES e Gênesis ainda são lindos até hoje.
    avatar
    Mazza
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 889
    Posts Posts : 1992

    Re: [Discussão] Quais games "envelheceram mal"?

    Mensagem por Mazza em Ter 04 Out 2016, 19:12

    Thanks, @Brake!

    @BoBzitoxD: Obrigada! Essa versão de Dino Crisis e a de PS1 ou Dreamcast? O jogo do Dream tinha algumas melhorias, mas acho que era somente na parte dos gráficos e FPS.

    @Alejandro_: Não penso que Zelda OoT envelheceu tão mal. Inclusive, acho que a versão de 3DS fez sua parte em revigorar o jogo substituído os gráficos ultrapassados do game original e incluindo a Master Quest.

    Não recusaria um OoT HD, mas acho bem desnecessário após 3 ports de Zeldas principais no mercado.

    Conteúdo patrocinado

    Re: [Discussão] Quais games "envelheceram mal"?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg 18 Dez 2017, 18:39