Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

    Analise um Pokémon 9 - Simisear, o impopular!

    Compartilhe
    avatar
    Hoshi no Kirby
    Dream Lander
    Dream Lander

    Karma Karma : 406
    Posts Posts : 871

    Analise um Pokémon 9 - Simisear, o impopular!

    Mensagem por Hoshi no Kirby em Seg 12 Set 2016, 16:20

    Bem-vindos a mais um Analise um Pokémon, onde os usuários desse fórum poderão analisar, discutir, falar curiosidades, e opinar sobre algumas das várias espécies de Pokémon existentes!


    Hoje iremos analisar uma família evolucionária introduzida na quinta geração que passou por um acontecimento um tanto quanto notável recentemente: eu estou falando da família de Pansear e Simisear!

    Aqui uma boa música para acompanhar a leitura:

    Dreamyard - Pokémon Black & White


    Vamos começar pelo estágio inicial dessa família:
    Pansear, o Pokémon Alta Temperatura
    Tipo: 
    Altura: 0.6 m
    Peso: 11.0 kg
    Egg Group: Field


    Pansear é um Pokémon do tipo Fire puro introduzido pela primeira vez nos jogos Pokémon Black & White. Ele, juntamente de Pansage (do tipo Grass) e Panpour (do tipo Water)formam o trio dos macacos elementais.


    Esses três Pokémon são primariamente baseados em duas coisas:

    -Os três macacos sábios, três estátuas que ilustram a porta de um templo japonês, onde a origem dessas estátuas vem do provérbio "Não veja o mal, não ouça o mal, não fale o mal".


    Nesse caso, Pansage é baseado no que não fala o mal, Pansear no que não ouve o mal e Panpour no que não vê o mal.

    -Iniciais. Os três macacos elementais são baseado no trio de iniciais dos jogos de Pokémon, que possuem um inicial Grass, um Fire e um Water (os exatos mesmos tipos dos macacos).

    Vale lembrar que no início de Pokémon Black & White, um NPC te dá o macaco elementar cujo tipo possui fraqueza para o do inicial de Unova que você escolheu. Se você escolheu Oshawott, por exemplo, esse NPC te dará o Pansear.


    Bem, já falamos no que os três macacos elementais de Unova são primariamente baseados. Porém, essa é uma análise especificamente do Pansear, então vamos falar sobre as características desse Pokémon.


    Pansear é um Pokémon conhecido por ficar raivoso com facilidade, e ao se enraivecer, a temperatura do pelo em sua cabeça pode chegar a ter até 600ºF (o que equivale a 315ºC). Apesar disso, ele também é um Pokémon bastante inteligente, que assa as Berries antes de comê-las.

    Bem, um pouco antes eu disse que Pansear, juntamente de Pansage e Panpour, eram primariamente baseados nos três macacos sábios, como também nos iniciais. Bem, acontece que cada um deles também é baseado em algo a mais. Preparem-se para a revelação chocante, pois Pansear também é baseado em uma...Chama.


    Na última análise, vimos que Drifloon era surpreendentemente baseado em em um balão. Porém esse fato nem sequer chega perto da revelação de que Pansear foi baseado em uma chama. É simplesmente chocante.

    Falando sério, esse é mais um desses Pokémon cujas origens são bem óbvias. A inspiração em uma chama pode ser facilmente percebida pelo tufo de cabelo presente na cabeça de Pansear, como também, obviamente, pelo tipo desse Pokémon e pelos movimentos aprendidos por ele.

    Por falar nos movimentos aprendidos por Pansear, ele possui alguns movimentos bem interessantes em seu learnset...

    Além dos habituais movimentos aprendidos por Fire-Types, como Flamethrower ou Fire Blast, esse Pokémon também é capaz de aprender uma série de movimentos que seriam esperados de um Pokémon baseado num macaco, como Acrobatics, Crunch, Fling ou Fury Swipes.


    Uma coisa interessante sobre Pansear é o fato de ele ser o único Pokémon que evolui por Fire Stone que não é da Gen 1. Ao usar essa Fire Stone em seu Pansear, ele evoluirá para...

    Simisear, o Pokémon Brasa
    Tipo: 
    Altura: 1.0 m
    Peso: 28.0 kg
    Egg Group: Field



    Simisear é a evolução de Pansear, e foi introduzido pela primeira vez na Gen 5, em Pokémon Black & White. Vou direto ao ponto, em termos gerais, Simisear não possui muitas diferenças em relação a sua pré-evolução. O tipo é o mesmo, as habilidades são as mesmas, a distribuição de stats é parecida, e até o design é semelhante.

    O motivo para eu estar analisando esse Pokémon é devido a uma coisa bem interessante que ocorreu com ele recentemente.

    Recentemente a Game Freak fez uma pesquisa de popularidade entre todos os Pokémon no Japão, onde os resultados foram organizados de forma decrescente, do Pokémon mais popular para o menos popular.

    Segundo a pesquisa, o Pokémon mais popular é Greninja, porém o último lugar, ou seja, o cargo de Pokémon menos popular de todos, foi dado a Simisear.


    No tópico de hoje, eu irei apontar possíveis motivos para Simisear ter tido a hora de ganhar o cargo de Pokémon menos popular.

    Primeiramente, vamos dar uma olhada no design do Pokémon:


    Assim como Pansear, Simisear é baseado no macaco que não ouve o mal, porém eu preciso ser sincero...esse design não é muito fiel ao conceito desse macaco. Tipo, Simisear ter orelhas grandes, tudo bem, mas fora isso, não tem muitas outras coisas que lembram esse macaco.

    E convenhamos que o design dele em si também não é lá muito bonito...


    Competitivamente falando, Simisear também não é muito bom. No metagame da Smogon, por exemplo, ele está em uma das tiers mais baixas, na PU.

    Simisear não tem stats muito ruins, mas também não são altos o suficiente pra torná-lo viável competitivamente. Ele aprende vários movimentos, porém nem todos eles são realmente úteis em batalhas competitivas.

    No fim das contas, Simisear não possui nem um design tão chamativo, nem uma boa viabilidade competitiva...



    E pra piorar a situação do nosso macaco de fogo, existe um certo Pokémon bastante semelhante a Simisear, porém melhor que ele em quase todos os sentidos: Infernape!


    Um macaco de fogo, com velocidade alta, ambos ataque físico e especial iguais, defesas baixas e que faz parte de um trio, junto de um Pokémon do tipo Grass e um do tipo Water.

    Honestamente, com essas informações que eu dei, não dá nem pra saber se eu estou falando de Simisear ou de Infernape. Esses dois são realmente bem semelhantes.

    A diferença entre esses dois é que Infernape é melhor que Simisear em praticamente tudo. Infernape possui valores melhores em TODOS os stats, um design mais chamativo, um tipo melhor, habilidades melhores, aprende movimentos melhores...

    Isso possivelmente deve ter sido um dos motivos pra Simisear ter sido tão impopular entre os fãs. Porque ter Simisear como seu Pokémon favorito quando Infernape não só é melhor, como também surgiu uma geração mais cedo?



    E muitos devem estar pensando...mas pelo menos Simisear consegue ser mais útil no in-game de Pokémon Black & White, já que Infernape não pode ser obtido, e o jogo não possui tantos Fire-Types.

    Isso seria verdade se não fosse por outro macaco de fogo que também surge relativamente cedo no jogo, possui um design excelente, e stats incríveis: Darmanitan!


    Ainda devem ter alguns outros poucos motivos pra toda a impopularidade de Simisear, mas acho que os que eu já citei devem ser os principais.


    Considerações finais sobre essa linha evolucionária:

    Pela quantidade de motivos que eu dei pra Simisear ter sido coroado como o Pokémon menos popular, deve ter dado a impressão de eu não gosto dele, mas não é exatamente assim.

    Eu na verdade até que gosto desse macaco de fogo. O design poderia ter sido bem melhor, mas eu não acho tão ruim assim. Os stas podem não ser altos o suficiente, mas também não são muito baixos. E convenhamos que o conceito de Simisear e os outros dois macacos elementais ter sido baseado nos três macacos sábios até que é algo bem legal.

    Simisear está longe de entrar na minha lista de Pokémon favoritos, mas também está longe de entrar na lista dos que eu menos gosto.

    ------------------------------------------------------------------

    Esse caso de impopularidade/ódio entre a maioria dos fãs da franquia sobre um Pokémon não é algo que acontece só com Simisear, mas também com outras espécies de Pokémon, como Garbodor, Electrode, Bruxish, Bidoof, entre outros.

    Então, aproveitando esse tópico, eu gostaria de deixar uma pergunta para ser discutida...

    O que faz com que um Pokémon seja impopular entre os fãs?
    avatar
    Simplesmente Gian
    Veterano Nv.22
    Veterano Nv.22

    Karma Karma : 298
    Posts Posts : 936

    Re: Analise um Pokémon 9 - Simisear, o impopular!

    Mensagem por Simplesmente Gian em Seg 12 Set 2016, 18:16

    Eu diria que o Simisear seria o mais impopular e injustiçado da franquia, já que a própria GameFreak criou um concorrente ao Pokémon que é infinitamente melhor que o Simisear. Aí fics difícil defender.

    Acho que, pra mim, o que faz um certo monstrinho não ser popular são suas características gerais e mudanças evolutivas. Não precisa pensar muito, mas é só comparar o Simisear com o Infernape. Ele pode ser útil no in-game, como você mesmo disse Kirby, mas fica difícil defender qualquer Pokémon que entra nessa situação.

    Anyway, adorei a análise.
    avatar
    Rener Nobre
    Special Blast
    Special Blast

    Karma Karma : 516
    Posts Posts : 2372

    Re: Analise um Pokémon 9 - Simisear, o impopular!

    Mensagem por Rener Nobre em Ter 13 Set 2016, 17:17

    Acredito q por fazer parte de um trio q já não chama muita atenção e por si mesmo não ter algum destaque, acaba sendo esquecido. Ele é tão impopular que acho q n farei Give dele
    avatar
    Brake
    Administrador
    Administrador

    Karma Karma : 1550
    Posts Posts : 3712

    Re: Analise um Pokémon 9 - Simisear, o impopular!

    Mensagem por Brake em Ter 13 Set 2016, 17:29

    Coitado dele. Eu curto muito o trio dos macaquinhos de Unova, mas realmente não somente ele como os outros que o constituem são Pokémon um tanto quanto esquecidos... O Simisear deve ser o mais esquecido por ser o mais... genérico? Sei lá, ao menos em questão de design, vejo que Simisage e Simipour são mais diferentes que ele.
    avatar
    Zuado Pela Vida
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 702
    Posts Posts : 3089

    Re: Analise um Pokémon 9 - Simisear, o impopular!

    Mensagem por Zuado Pela Vida em Qui 15 Set 2016, 09:52

    Nossa, nunca havia percebido esse lance dos 3 macacos sábios, legal isso.

    Não é muito difícil descobrir o porque de Simisear não ser popular (na verdade, dificil é argumentar o contrário).
    Diferente de Garbodor e os outros pokémon citados onde o design ou conceito do pokémon em si foi o principal fator da impopularidade dos mesmos, Simisear, como já foi dito, além de não possuir um design chamativo (seja para o lado bom ou ruim da coisa, ele é só ok) não possui stats bons o bastante para o competitivo, não possui boas abilities, não possui movimentos de destaque, é ofuscado por outros pokémon. É como se a própria GF tivesse o criado somente para preencher espaço na Dex, não dando quaisquer possibilidades do coitado se destacar dentre as centenas de outros pokémon.

    Quem sabe um dia o trio possa dar a volta por cima com uma mega ou uma evolução nova -q

    Conteúdo patrocinado

    Re: Analise um Pokémon 9 - Simisear, o impopular!

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 18 Ago 2017, 21:07