Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

    Analise um Pokémon 6: Um Foongus entre nós!

    Compartilhe
    avatar
    Hoshi no Kirby
    Dream Lander
    Dream Lander

    Karma Karma : 406
    Posts Posts : 871

    Analise um Pokémon 6: Um Foongus entre nós!

    Mensagem por Hoshi no Kirby em Sab 13 Ago 2016, 12:34

    Sejam todos bem-vindos a mais um ''Analise um Pokémon'', o tópico onde os bons usuários desse fórum poderão opinar e discutir sobre algumas das várias espécies de Pokémon existentes!

    Hoje iremos analisar alguns fungos introduzidos na região de Unova:
    Foongus e Amoongus!



    E que tal uma boa música para acompanhar a leitura?
    Route 6 (Pokémon Black & White)


    Foongus, o Pokémon cogumelo
    Tipo: 
    Altura: 0.2 m
    Peso: 1.0 kg
    Egg Group: Grass



    Foongus é um Pokémon Grass/Poison (uma combinação que não é usada vezes o suficiente) que apareceu pela primeira vez em Pokémon Black & White. Ele é primariamente baseado no cogumelo Amanita Muscaria, coisa que pode ser percebida por sua forma, sua cor, e alguns movimentos aprendidos por ele.



    Mas um detalhe em Foongus que não passa despercebido é a coloração em seu chapéu, que é baseada em uma Pokébola, característica também presente em Voltorb e Electrode.

    Apesar de não parecer, Pokémon selvagens gostam de serem capturados, e com isso, Foongus usa seu chapéu pra atrair suas presas, que pensam que ele é uma Pokébola. E não apenas Pokémon selvagens são atraídos, mas treinadores também! Afinal, quem nunca foi enganado por um Foongus pensando que ele era só mais um item em alguma rota, não é mesmo?

    Também é interessante notar que, assim como em Voltorb e Electrode, a forma Shiny de Foongus lembra uma Master Ball:

    Eu tenho que dizer que Foongus representa cogumelos de forma um pouco melhor que outros Pokémon como Breloom e Parasect. E eu digo isso devido a sua aparência, que é baseada em uma das espécies mais conhecidas de fungos, e devido ao seu tipo, que representa bem as toxinas presentes em vários cogumelos (coisa que também é representada por um dos movimentos aprendidos por ele em um certo nível, Toxic).

    Eu gostaria de falar mais sobre Foongus, mas acho que seria melhor deixar pra falar certas características dele em sua evolução, já que nela algumas destas características ficam mais evidentes.

    Ao chegar no nível 39 (o que parece ser tarde, mas isso é algo comum em Pokémon de Unova), Foongus evolui para...

    Amoonguss, o Pokémon cogumelo
    Tipo: 
    Altura: 0.6 m
    Peso: 10.5 kg
    Egg Group: Grass




    Assim como sua pré-evolução, Amoonguss é baseado no fungo Amanita Muscaria, como também possui um chapéu colorido de forma com que ele se pareça com uma Pokébola.

    Apesar de parecer um Pokémon bastante genérico pelo seu tipo e sua aparência, Amoonguss na verdade tem características bem únicas, o que fazem ele ser um Pokémon muito interessante de se analisar.

    Primeiramente, ele é carnívoro. Foongus usa sua aparência enganadora apenas pra soltar uns veneninhos e esporozinhos nos outros Pokémon, porém Amoonguss utiliza ela pra atrair e depois se alimentar de suas presas. E é percebível que ele não possui apenas o chapéu em formato de Pokébola, mas seus braços também, o que significa que Amoonguss é realmente um grande perigo pra outros Pokémon selvagens nas rotas onde ele se encontra.

    Uma outra coisa que chama bastante atenção em Amoonguss além de seus belos lábios é a sua grande viabilidade competitiva, principalmente no metagame da Smogon. Enquanto na Gen 5 ele foi apenas um RU (apesar de ser usável em tiers mais altas), na Gen 6 ele foi capaz de chegar até a tier OU.

    Essa viabilidade alta pode ser explicada pelo seu bom tipo defensivo (Poison é ruim ofensivamente, porém isso é compensado na parte defensiva). Também é bom ressaltar que ele possui um HP bem alto, sendo inclusive o maior dentre todos os Poison-Types. 

    Uma de suas habilidades também ajudam muito esse fungo em seu lado defensivo, sendo ela...

    Regenerator: o usuário dessa habilidade cura 1/3 de seu HP total quando é trocado por outro na batalha.

    Como trocar Pokémon no meio das batalhas é algo muito comum competitivamente, Regenerator é uma habilidade simplesmente excelente. Ela também pode ser usada como forma de cura em alguns movesets com Assault Vest que Amoonguss possui.

    Esse fungo também é famoso em Double Battles por fazer um excelente uso de um movimento chamado...

    Rage Powder: Status; Priority + 2
    Atrai os ataques dos oponentes para o usuário deste movimento.


    Esse movimento é inútil em Singles, porém tem uma utilidade muito boa em Doubles, ainda mais com o bom tipo defensivo de Amoonguss.
     
    Porém, existe algo nesse Pokémon que é realmente interessante.
    É um movimento odiado por uns, e amado por outros, e que pode ser aprendido apenas por Pokémon baseados em cogumelos. Eu estou falando do temível...

    Spore: Status; 100% de Accuracy
    Faz o oponente dormir. Não afeta Grass-Types.


    Spore é um movimento bem simples, mas não deixe essa simplicidade enganar você. Um movimento capaz de provocar a condição de status de Sleep já é perigoso, porém um com 100% de accuracy é simplesmente devastador. Tudo bem que ele não afeta nada do tipo Grama, porém Amoonguss ainda tem um belo Sludge Bomb com STAB pra resolver isso.

    Entre Amoonguss, Breloom e Parasect, eu diria que nosso amigo cogumelo enganador deve ser o que faz melhor uso dele. Breloom também faz um bom uso, mas as vezes ele está muito ocupado sendo um ótimo atacante físico pra usar o movimento, enquanto que Parasect sempre esteve muito ocupado sendo inútil demais pra fazer qualquer coisa.



    Mas deixando o lado competitivo de lado, uma outra coisa boa de se ressaltar em Amoonguss é a sua participação no anime de Pokémon.



    Os roteiristas do anime sempre parecem adorar a ideia de fazer com que algum dos protagonistas fique doente após levar alguns Stun Spores ou Poison Powders de algum Pokémon selvagem, pra daí desenrolar certas partes do enredo do episódio.

    E como Amoonguss é capaz de enganar os outros com a sua aparência, como também de utilizar os movimentos mencionados, ele é sempre perfeito pra ocasionar os eventos de algum episódio!

    Também é legal mencionar que o James tinha um Amoonguss durante a temporada de Black & White, mas pouca gente deve se lembrar disso...

    Ah, e antes de finalizarmos, tenho que dizer que a origem dos nomes de Foongus e Amoonguss é bem interessante. Esses nomes vem da pronúncia da frase ''Fungus among us'', que pode ser traduzida como ''Um fungo entre nós''.

    Considerações finais sobre essa linha evolucionária:

    Amoonguss deve ser o maior pilantra do mundo Pokémon. Sério, eu queria ganhar um centavo pra cada vez que eu escrevi a palavra ''Enganar'' nesse tópico. Ele engana os outros na sua aparência, nos seus movimentos, e até em suas habilidades. Mesmo assim, eu gosto bastante dessa família evolucionária como um todo. E eu acho que a aparência em formato de Pokébola que essa família possui funciona de forma um pouco melhor que Electrode, já que Amooguss a utiliza em conjunto com os seus esporos para obter alimento.

    Mas qual é a sua opinião sobre essa família evolucionária? Como você analisaria as características dela? Você conheceria alguma curiosidade sobre ela que gostaria de compartilhar com os outros? E se você fosse dar uma Mega Evolução ou uma adaptação pra Amoonguss, como você as faria?

    Eu também estou aceitando sugestões de espécies pra um Próximo ''Analise um Pokémon''!

      Data/hora atual: Seg 16 Out 2017, 20:15