Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!


Participe do fórum, é rápido e fácil

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

5 participantes

    Afinal, qual o problema no olho dos vilões de Zelda?

    Felipe Fabricio
    Felipe Fabricio
    Great Revival
    Great Revival


    Karma Karma : 2182
    Posts Posts : 7567

    Afinal, qual o problema no olho dos vilões de Zelda? Empty Afinal, qual o problema no olho dos vilões de Zelda?

    Mensagem por Felipe Fabricio Dom 03 Jul 2016, 15:06

    Eu escrevi esse artigo um ano atrás aqui, e decidi postar aqui pelo Mês Zelda. Espero que gostem ^^

    -------
    Afinal, qual o problema no olho dos vilões de Zelda? Olho

    The Legend of Zelda é uma série idolatrada por muitos e vários, incluindo por este que vos escreve este texto. Alguns chegam ao ápice de dizer que Ocarina of Time é o melhor de todos (e que nunca será batido), e, na verdade, há muita discussão em cima disso também.

    A verdade é que, gostando ou não, todos os jogos tem seus pontos altos e baixos, e sempre terá alguém que irá amar ou odiar um dos jogos (exceto os Zeldas do CD-i. Nunca vi ninguém que goste deles). E um dos pontos mais altos de Zelda são os seus chefes, a maioria executada de forma criativíssima e inteligente, normalmente usando o item da Dungeon completada para enfiar um fim no sujeito.

    Porém, há um padrão curioso nesses vilões. A maioria é derrotada com um ataque central em um ponto do chefe - uma gema na testa, um coração, ou, na maioria dos casos, um olho (nem sempre na testa), que surge do nada e deixa claro - Ataque aqui!

    É só reparar nos vilões de Skyward Sword.

    Afinal, qual o problema no olho dos vilões de Zelda? Olho1

    Tirando os vilões principais do jogo (até o Imprisioned pode entrar, com seus dedões e aquele troço nas costas, mas é menos óbvio), apenas Koloktos não mantém seu ponto fraco num globo ocular - é um coração. Levias chega á ter olhos saltando das laterais do corpo.

    É sério. Olhe de novo. Levias tem olhos saindo pela lateral do corpo. Tenho dó do oftalmo do sujeito.

    "Ah, é por isso que eu odeio Skyward Sword, jogo sem criatividade, nem Zelda devia ser chamado." Não é isso. Skyward aqui é um exemplo porque realmente tem uma quantidade gigante de olhos. Mas Twillight Princess também tem, dá uma olhada.

    Afinal, qual o problema no olho dos vilões de Zelda? Olho2

    Stallord e Fyrus não têm um olho gigante, mas possuem a também tradicional gema na testa. E, vamos lá, Diababa tem um olho saindo pela boca. 

    Isso supera Levias. O cara tem o olho na língua. Como esse animal enxerga?

    O que eu quero dizer é que a presença do olho gigante (ou da gema na testa, mais presente nos jogos 2D) é algo comum e rotineiro na série Zelda. Não estou criticando a presença dele - ele ajuda (e muito) aos jogadores à identificarem o ponto fraco dos bosses, de maneira intutiva, sem precisar de tutoriais.

    Vamos lá, se o chefe tem um olho gigante, é quase natural que você ataque justamente aquele ponto.

    É até curioso, na verdade. Se formos ver na vida real, não sei se existe algum animal que você acerta o globo ocular (ou um cristal na testa) do bicho e ele morre. Mas ainda assim, é instintivo nos jogadores. Interessante, não?

    E não é só em Zelda, aliás, muitos jogos usam a técnica do "olho gigante". E ela funciona bem, principalmente depois do advento dos jogos 3D, onde há diversos ângulos para acertar os inimigos. Esse cristal ajuda a identificar um ponto fraco, isso ajuda o jogador.

    Tanto que há poucos chefes finais na saga onde há um "ponto fraco". Posso estar enganado, mas acho que só o Vaati tem. Ganon nunca teve, Demise também não, etc.

    Eu falei dos jogos 3D, mas a técnica já é usada a muito tempo, mesmo na era 16-bits ou anterior. Dá uma olhada nos bosses de ALTTP.

    Afinal, qual o problema no olho dos vilões de Zelda? Olho3

    Você olha para Arrghus (o segundo chefe da primeira fila), você sabe o que tem que fazer -- atacar o seu olho. Mas ao tentar fazer isso, você vê um monte de bolinhas atrapalhando. Usamos o item da dungeon - oHookshot - no chefe e, surpresa! Você pode agarrar essas "bolinhas" com o Hookshot, destruir elas e deixar o chefe livre.

    Com Blind (o segundo chefe, mas da segunda fileira) é parecido - ele não tem um ponto fraco, um olho a mostra. Ao tentar atacar ele, você não consegue dar dano, em qualquer parte. Até que ele comece a largar a cabeça voando por aí - e aí, novamente, um ponto fraco.

    Se Moldorm não tivesse um ponto fraco no final da cauda, você saberia que tem que atacar no final dela? Provavelmente, a maioria das pessoas atacaria qualquer parte do corpo, e cairiam repetidas vezes no buraco do centro da arena.

    Sério. Chefe do inferno. Isso com o ponto fraco á mostra. O chefe não é difícil porque você não sabe o que tem que fazer aqui, mas porque ele te exige reflexos rápidos.

    É isso que a maioria dos chefes de Zelda são, na verdade - eles te exigem um reflexo rápido, um pensamento, uma maneira de desviar. Dificilmente, você não saberá o que fazer em um deles. E, aí, há um bom exemplo.

    Afinal, qual o problema no olho dos vilões de Zelda? Latest?cb=20131102180720

    Odolwa. Ele é um boss em Majora's Mask, do primeiro templo. É o primeiro dos cinco chefes do jogo. Agora, olhe bem para ele. Ele tem um ponto fraco, um olho, uma gema na testa á mostra?

    Não.

    E, um relato pessoal, eu tive um trabalho do caramba para passar o sujeito, porque eu simplesmente não sabia o que fazer. E é essa a importância do Olho, da Gema na Testa, da Cabeça Voadora na saga.

    O olho não faz o chefe ver, mas faz o usuário enxergar o seu ponto fraco.

    Peguemos outro exemplo, que é o oposto de Odolwa -

    Afinal, qual o problema no olho dos vilões de Zelda? 150px-ArmorHandBossALBW

    Knucklemaster, de A Link Between Worlds. O olho gigante é bem visível, e você sabe que tem que acertá-lo logo que o vê. Porém, em determinada parte da batalha, o chefe fecha a mão e começa a tentar te acertar, como um soco. O olho some, dentro da palma. E você sabe que não pode acertá-lo agora.
    Isso acontece em Mario, também. Você passa o jogo inteiro pulando na cabeça de animais. Quando chega no chefe, você faz o quê? Pula na cabeça dele. Mas aí ele vira um casco de espinhos. Alguém, em sã consciência, pularia num casco de espinhos? Não, provavelmente. Então você espera o chefe voltar ao normal e voltar a dar uma pisada na cabeça do sujeito.

    É isso que é fantástico - o jogo te ensina a derrotar, sem um tutorial, sem uma explicação, sem um "acerte aqui para matar", sem um "aperte x para bater". É visual, puramente. É incrível.

    Isso não acontece apenas em Zelda ou Mario, existem diversos jogos que usam isso de forma maravilhosa, também. O ponto fraco, o olho gigante, a gema na testa, o coração, a cabeça voadora, e muitos outros. É um recurso que ajuda muito, quando executado bem.

    E é esse um dos motivos que esses jogos são o que são hoje em dia. É mágico.

    Afinal, qual o problema no olho dos vilões de Zelda? D2aa948bbdc10e6107adbd54b1893414

    E se tem alguém que deve ganhar uma grana preta em Hyrule, é o Oftalmologista. Com esse tanto de olhos...
    vits
    vits
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 2542
    Posts Posts : 4922

    Afinal, qual o problema no olho dos vilões de Zelda? Empty Re: Afinal, qual o problema no olho dos vilões de Zelda?

    Mensagem por vits Dom 03 Jul 2016, 15:26

    Gostei do texto, pessoalmente essa história do olho ou do "tumor" brilhante que você tem que acertar para deixar o chefe fraco é algo que eu não gosto na franquia, porque muitas vezes reduz uma batalha que poderia ser interessante a um simples jogo de "como vou acertar aquela coisa que brilha?", o que torna os combates bastante decepcionantes para quem gosta de ser desafiado.

    Mas tem seu lado bom, como você disse é uma forma de "ensinar" os jogadores a vencer o monstro sem necessariamente oferecer um tutorial, sendo que essa facilidade é justamente um dos motivos dos Zeldas mais modernos serem tão acessíveis, podendo ser jogados por jogadores de diversos tipos.
    Alejandro_
    Alejandro_
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 1404
    Posts Posts : 3901

    Afinal, qual o problema no olho dos vilões de Zelda? Empty Re: Afinal, qual o problema no olho dos vilões de Zelda?

    Mensagem por Alejandro_ Dom 03 Jul 2016, 15:33

    Eu também não gosto muito desse tipo de "ajuda" que o jogo dá. Falta só colocarem uma placa de "acerte-me" aqui nesses bosses. Eu gostaria que tivesse mais puzzles para chegar nesse ponto fraco, ou vários pontos fracos sendo que só um é o verdadeiro.
    Mas isso nunca tirou o brilho da série, e nem deixou alguns alguns bosses mais fáceis, então, eu não me importo muito se o boss tem ou não esse tipo de ponto fraco ^^.
    Math_Geek
    Math_Geek
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 3270
    Posts Posts : 8349

    Afinal, qual o problema no olho dos vilões de Zelda? Empty Re: Afinal, qual o problema no olho dos vilões de Zelda?

    Mensagem por Math_Geek Dom 03 Jul 2016, 15:45

    Engraçado que os chefes de Majoras mask eram todos mais discretos, sem pontos fracos evidentes. Aí  veio o remake e adivinha o que eles ganham como ponto fraco? -q

    Sobre os chefes finais, o único que é  um olho é o vaati realmente, mas o ganon do OOT tem um ponto fraco bem evidente : o rabo. Ainda mais que ela brilha igual um arco íris, claro que é lá  que tem que bater Razz
    Um bom chefe final é o Nightmare, penei bastante justamente por ele não  mostrar um ponto fraco (e suas fraquezas serem bem aleatórias)
    Silver Snivy
    Silver Snivy
    Veterano Nv.35
    Veterano Nv.35


    Karma Karma : 311
    Posts Posts : 1391

    Afinal, qual o problema no olho dos vilões de Zelda? Empty Re: Afinal, qual o problema no olho dos vilões de Zelda?

    Mensagem por Silver Snivy Dom 03 Jul 2016, 19:53

    acho que quando eles estão sem ideias de como se derrotar um boss,eles simplesmente enfiam um olho como ponto fraco e pronto
    vits
    vits
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 2542
    Posts Posts : 4922

    Afinal, qual o problema no olho dos vilões de Zelda? Empty Re: Afinal, qual o problema no olho dos vilões de Zelda?

    Mensagem por vits Dom 03 Jul 2016, 20:27

    Math_Geek escreveu:Engraçado que os chefes de Majoras mask eram todos mais discretos, sem pontos fracos evidentes. Aí  veio o remake e adivinha o que eles ganham como ponto fraco? -q

    Sobre os chefes finais, o único que é  um olho é o vaati realmente, mas o ganon do OOT tem um ponto fraco bem evidente : o rabo. Ainda mais que ela brilha igual um arco íris, claro que é lá  que tem que bater Razz
    Um bom chefe final é o Nightmare, penei bastante justamente por ele não  mostrar um ponto fraco (e suas fraquezas serem bem aleatórias)

    Nem me lembra disso, um dos principais motivos pelos quais eu considero o original muito melhor que esse "remake". Nossa quando surgiu um olho na cabeça do Odolwa eu juro que escorreu uma lágrima, mas pior mesmo foram os três olhos na barriga do Twinmold, o bicho já tinha três originalmente na cara dele (onde olhos supostamente ficam) existia mesmo a necessidade de adicionar mais e ainda por cima na barriga do coitado?! Aff


    Conteúdo patrocinado


    Afinal, qual o problema no olho dos vilões de Zelda? Empty Re: Afinal, qual o problema no olho dos vilões de Zelda?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 19 Abr 2024, 12:36