Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!


Participe do fórum, é rápido e fácil

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

+16
ari789
André Carboni
Vinicius
Crash10
brnkxp
Arthimura
Sheik
Allusian
Sanksuel
Wind Ice
BlackEyd
Lucas_XY
vits
fdittert
Chazzy
Felipe_Vieir4
20 participantes

    A "crise" do Wii U em nosso benefício.

    Anonymous
    Convidado
    Convidado


    A "crise" do Wii U em nosso benefício. Empty A "crise" do Wii U em nosso benefício.

    Mensagem por Convidado Ter 15 Mar 2016, 14:21

    Deixa eu começar uma treta discussão, aqui.

    Estive pensando com meus botões, vendo sites como o Metacritic e lendo opiniões de “críticos especializados aqui e acolá” e me percebi do seguinte: a melhor coisa que poderia ter acontecido é o Wii U ter sido (ou estar sendo) um fracasso comercial, quando comparado aos seus competidores diretos (PS4 e XBO) e seu antecessor, o Wii. 

    Antes de fechar o tópico dizendo “esse Supekutoruman é um bobinho...”, deixe-me desenvolver um pouquinho minha opinião.

    Parece-me que, na tentativa de levantar o Wii U, a Nintendo se esforçou dramaticamente no desenvolvimento de obras primas (Super Mario Maker, Mario Kart 8 e SM3DW, por exemplo), no investimento em parceiras maravilhosas (XCX, Bayonetta 2, W101, Lego City: Undercover e Hyrule Warriors, por exemplo) e na entrada em mundos até então pouco explorados por ela (como os excelentes e bem precificados DLCs de Mario Kart 8 e todos os extras do Super Smash Bros). Há jogos para todos os gostos e com qualidade impecável, como o Pikmin 3 e o Donkey Kong: Tropical Freeze, para citar apenas dois, e o Wii U, sem dúvida, tornou-se a casa de excelentes indies de todos os gêneros (Fast Racing Neo, Don’t Starve, The Swapper, Affordable Space Adventures, etc).

    Com isso, a gente pode considerar (pelo menos, eu considero) que o Wii U é um fracasso comercial (lembrando, em relação a seus concorrentes e antecessor imediato), mas um sucesso para o fãs da Nintendo. 

    É certo que muito estranhamos o Gamepad do Wii U (eu gosto muito, na verdade) e sentimos a falta de clássicos como um Metroid e um F-Zero, mas nos adaptamos ou recorremos ao Pro Controller e, quem sabe, não temos supresas até o fim do ano, em relação a essas franquias?

    Agora, passado o que podemos considerar a meia idade do Wii U, aproximando-se o lançamento de seu sucessor (o misterioso NX), ainda esperamos alguns lançamentos bacanas, como o Star Fox Zero, o Zelda U e o Pokkén Tournament, e outros menos agradáveis aos fãs hardcore, como o Paper Mario: Color Splash. Sem contar outros, com público mais específico, como o Tokio Mirage Sessions #FE, por exemplo.

    Isso tudo, porque eu queria a opinião de vocês: 

    1) Será que, se o Wii U tivesse vendido que nem o PS4, por exemplo, e se tornando um sucesso comercial desde o início, a Nintendo teria se esforçado tanto e criado a melhor experiência dessa geração (na minha opinião, claro... podem marretar ela, se quiserem)? 

    2) Se o Wii U recebesse muito apoio de third parties, será que a Nintendo não teria ficado acomodada, com o influxo constante de lançamentos de outras desenvolvedoras? 

    3) A “crise” do Wii U foi boa para nós, jogadores, afinal?

    Sei que não é muito uniforme o entendimento no que se refere à performance comercial do Wii U, mas vamos nos entendendo.
    Felipe_Vieir4
    Felipe_Vieir4
    Special Blast
    Special Blast


    Karma Karma : 1799
    Posts Posts : 4209

    A "crise" do Wii U em nosso benefício. Empty Re: A "crise" do Wii U em nosso benefício.

    Mensagem por Felipe_Vieir4 Ter 15 Mar 2016, 14:36

    Supekutoruman escreveu:1) Será que, se o Wii U tivesse vendido que nem o PS4, por exemplo, e se tornando um sucesso comercial desde o início, a Nintendo teria se esforçado tanto e criado a melhor experiência dessa geração (na minha opinião, claro... podem marretar ela, se quiserem)? 

    2) Se o Wii U recebesse muito apoio de third parties, será que a Nintendo não teria ficado acomodada, com o influxo constante de lançamentos de outras desenvolvedoras? 

    3) A “crise” do Wii U foi boa para nós, jogadores, afinal?
    A 1 e a 2 eu não sou capaz de opinar não sei o que responder, por um lado a Nintendo sempre produz bons jogos (tipo os de 3DS), mas ao mesmo tempo, os jogos de Wii U foram muito bons, então de certa eu não sei até que ponto ela se esforçou mais na tentativa de trazer sucessos, e até onde maiores vendas trariam mais sucessos...

    Já sobre a 3, pra nós, jogadores, não fez diferença. A gente pode jogar ótimos jogos, e se divertir, e é isso o que importa. Lógico que um sucesso deixaria muita gente feliz, mas o que importa é que foi um ótimo console capaz de ser lembrado por isso pela grande maioria
    Chazzy
    Chazzy
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 1787
    Posts Posts : 7415

    A "crise" do Wii U em nosso benefício. Empty Re: A "crise" do Wii U em nosso benefício.

    Mensagem por Chazzy Ter 15 Mar 2016, 14:38

    Minha opinião:

    1) Sim, ela teria se esforçado. A Nintendo sempre prezou pela qualidade de seus jogos, teríamos esses bons jogos independente do console ter fracassado ou não. E eu tive os 3 consoles e discordo que a Nintendo forneceu a melhor experiência da geração.

    2) Não, acho isso nada a ver...

    3) Não!

    Sou fã da Nintendo desde o SNES e discordo de algumas coisas no texto, o WiiU não foi um sucesso pra mim, o PS4 e o X-One me divertiram mais nessa geração e olha que tive o PS4 por pouco tempo, e eu definitivamente não me adaptei ao GamePad até hoje e achei um erro da Nintendo usar esse controle.

    Só queria deixar claro que respeito sua opinião, mas discordo dela.





    Anonymous
    Convidado
    Convidado


    A "crise" do Wii U em nosso benefício. Empty Re: A "crise" do Wii U em nosso benefício.

    Mensagem por Convidado Ter 15 Mar 2016, 14:54

    Chazzy escreveu:...
    Só queria deixar claro que respeito sua opinião, mas discordo dela.
    Very Happy É para isso que serve o fórum!!! Very Happy Valeu pela opinião e pelo respeito!!!

    Eu tendo a estar quase alinhado com a opinião de vocês dois (@Chazzy e @Felipe_Vieir4), em relação ao comportamento da Nintendo, mas, confesso, que acho que muito do que a Nintendo fez foi para tentar levantar o Wii U... não estou certo de que o esforço dela seria tão grande (me parece que foi extraordinário), se o Wii U já começasse bem, nas vendas..... possivelmente, essa impressão é fruto de falta de experiência minha com a história da empresa.

    Quanto a melhor experiência da geração, eu fico do lado do Wii U e não arredo o pé. Está certo que tenho o PS4 há pouco tempo, e só joguei GTAV, Tomb Raider, The Witcher 3 e Bloodborne, mas a diversão que eu tive jogando MK8, Bayonetta 2 e outros (estou simplesmente maravilhado com XCX) é inigualáve, por enquanto. Não imagino como igualar isso com outra plataforma atual.

    Mas é isso aí... o cerne da discussão é se a "crise" do Wii U nos beneficiou, eu tendo a acreditar que sim e que a Nintendo colocou um extra no trabalho dela, para tentar tirar o console do "fracasso".

    Concordem, discordem, critiquem, mas deem suas opiniões. Gosto muito desse debate.
    fdittert
    fdittert
    Membro Nv.4
    Membro Nv.4


    Karma Karma : 27
    Posts Posts : 65

    A "crise" do Wii U em nosso benefício. Empty Re: A "crise" do Wii U em nosso benefício.

    Mensagem por fdittert Ter 15 Mar 2016, 16:20

    Acredito que a Nintendo tentou em um primeiro momento alcançar os jogadores casuais com Nintendo Land e NSMB, mas as vendas foram fracas. Em 2014 a estratégia mudou e a empresa lançou jogos para o público hardcore com DK: Tropical Freeze, MK8, SSB WiiU e Bayonetta 2 e tinham mais Star Fox Zero e Zelda wiiU programado para 2015.
                    Como as vendas não deslancharam como o desejado, a empresa desistiu de insistir no WiiU, e distribuiu os lançamentos, Mario Maker e Splatoon para 2015 e Star Fox e Zelda para 2016. Desta forma, parte dos estúdios da Nintendo estão trabalhando em jogos para o NX como Pikmin 4 e o próximo Super Mario.
                    O que tem me preocupado é a quantidade de títulos para o público casual ou que perderam a essência, tirando o que realmente os faziam bons títulos. Nesta linha eu cito: Mario Party, Kirby Rainbow Curse, Animal Crossing, Mario Tennis, Paper Mario Colour Splash entre outros.
    Antes que atirem as pedras, não digo que todos são ruins, são diferentes do que os fans esperam da franquia, e não podemos comparar com os melhores títulos de 2014.
    Respondendo as perguntas, acho que as baixas vendas ajudaram a empresa a fazer jogos ainda melhores o que foi bom aos consumidores, entretanto acho que ela vai lançar cada vez mais jogos cagados para os casuais.
    vits
    vits
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 2542
    Posts Posts : 4922

    A "crise" do Wii U em nosso benefício. Empty Re: A "crise" do Wii U em nosso benefício.

    Mensagem por vits Ter 15 Mar 2016, 19:45

    Sinceramente, eu acho que perdemos muito mais do que ganhamos nessa geração da Nintendo. Por mais que tenhamos tido títulos excelentes, como os já citados no post principal, tivemos jogos que descaracterizaram totalmente franquias ou foram simplesmente medíocres, como Mario Tennis, Mario Party e Animal Crossing Amiibo.

    Lucas_XY
    Lucas_XY
    Special Blast
    Special Blast


    Karma Karma : 527
    Posts Posts : 1601

    A "crise" do Wii U em nosso benefício. Empty Re: A "crise" do Wii U em nosso benefício.

    Mensagem por Lucas_XY Ter 15 Mar 2016, 20:11

    Sobre a  1, acho que teria sido normal, como sempre bons jogos vindo dela.

    Mas a 2, claro que não anintendonãoéasony os consoles dela são marcados justamente por seus jogos, não pelo das terceiras. Mas eu acho que em um momento de aperto, a Nintendo iria sim adiar alguns jogos ou coisas do tipo para melhorar eles, igual ela fez no início do Wii U.

    A crise não foi boa, isso só tira o foco dos bons jogos que tem no console para dar destaque as ruins; ver coisa boa em fracas vendas deve ser difícil...

    Não acho certo avaliar a Nintendo apenas pelo Wii U, ela não é como as concorrentes que não tem um portátil ou abandonaram ele, pois se ela não tivesse o 3DS e apenas o Wii U, ia chover jogos, por que o que dá pra fazer no 3DS se faz no Wii U e muito melhor. E a empresa também tem vários estúdios e franquias.
    Também não acho certo que meia dúzia de jogos ruins numa geração inteira apague os vários incríveis jogos dela, contando os do Wii U e do 3DS.

    Penso que falar sobre Nintendo em relação as outras muito difícil e por isso mesmo nem falei, pois como já disse, ela tem dois consoles pra abastecer.
    BlackEyd
    BlackEyd
    Membro Nv.16
    Membro Nv.16


    Karma Karma : 149
    Posts Posts : 186

    A "crise" do Wii U em nosso benefício. Empty Re: A "crise" do Wii U em nosso benefício.

    Mensagem por BlackEyd Ter 15 Mar 2016, 20:58

    Supekutoruman escreveu:1) Será que, se o Wii U tivesse vendido que nem o PS4, por exemplo, e se tornando um sucesso comercial desde o início, a Nintendo teria se esforçado tanto e criado a melhor experiência dessa geração (na minha opinião, claro... podem marretar ela, se quiserem)? 

    2) Se o Wii U recebesse muito apoio de third parties, será que a Nintendo não teria ficado acomodada, com o influxo constante de lançamentos de outras desenvolvedoras? 

    3) A “crise” do Wii U foi boa para nós, jogadores, afinal?

    1) Mesmo se ele tivesse vendido muitas unidades no começo de sua vida não acho que isso influenciaria a "Melhor experiência" já que isso muda de cada pessoa... Para mim o único jogo que realmente deu uma nova experiência em quesito jogabilidade foi ZombiU que nem da Nintendo é.

    2) Mas o Wii U recebeu as Third! Mas ninguém quis comprar. Psylol Para mim séria ótimo se continuasse, pois ai não teria que esperar 3 meses para Nintendo lançar um jogo, já que ela é a única que sustenta dois consoles.

    3) Não. Fora o fato do alta do dolar, os jogos de Wii U são caros e mal tem promoção decente. Não tem third forçando o consumidor ter um PS4/Xbox/PC para conseguir jogar os lançamentos. Está quase inviável eu ter um Wii U em casa. Sad
    Wind Ice
    Wind Ice
    Boy with Earphones
    Boy with Earphones


    Karma Karma : 1471
    Posts Posts : 3643

    A "crise" do Wii U em nosso benefício. Empty Re: A "crise" do Wii U em nosso benefício.

    Mensagem por Wind Ice Ter 15 Mar 2016, 21:11

    Tô no celular, então não rola de eu digitar uma mensagem grande. Apenas um ponto referente ao seu texto: Casa dos indies é o PC.
    Sanksuel
    Sanksuel
    Veterano Nv.31
    Veterano Nv.31


    Karma Karma : 466
    Posts Posts : 1156

    A "crise" do Wii U em nosso benefício. Empty Re: A "crise" do Wii U em nosso benefício.

    Mensagem por Sanksuel Ter 15 Mar 2016, 22:23

    basta apenas comparar com a geração do Wii, a Nintendo vendia console a caramba, muitas thirds adaptavam seus jogos aos controles de movimento, jogos pra todos os gostos, a Nintendo ficou parada sem fazer jogos bons???

    só de cabeça, teve 2 Mario Galaxy, um melhor que o outro, o SSB com Sonic e Snake, Metroid Prime 3 e trilogy (remake muito bem feito), teve DKC returns, o trio Moonfall (Xeno, Pandora, e Last History)....

    o Wii foi um sucesso e teve jogos brilhantes e ótimas parcerias, o WiiU teria as mesmas coisas de tivesse vendido mais ou menos, e o NX também vai ter isso tudo independente do sucesso dele
    Allusian
    Allusian
    Cuzão Blasfemador
    Cuzão Blasfemador


    Karma Karma : 615
    Posts Posts : 915

    A "crise" do Wii U em nosso benefício. Empty Re: A "crise" do Wii U em nosso benefício.

    Mensagem por Allusian Ter 15 Mar 2016, 23:40

    Não foi boa, não. Foi péssima, inclusive. Vender mal indiretamente (ou diretamente), fez ela sair do Brasil. Jogos ficaram bem salgadinhos, é só pensar no Xenoblade até hoje ser vendido por 300~350 reais. Além disso, a qualidade dos jogos não melhorou, ao contrário, decaiu.


    Falando especificamente do Wii U, os jogos dele NÃO tem a mesma qualidade que consoles Nintendo costumavam ter, de uns tempos pra cá.
    Tivemos avanços positivos, mas que são no mínimo óbvios e esperados, visto que temos uma tecnologia muito superior e mais acessível do que anos atrás. A Nintendo aceitou a derrota do Wii U e desistiu do console em meados de 2014, na minha opinião.


    Jogos como Mario Kart 8, Smash e Splatoon são de qualidade incomparável e inegável. Mas MK e SSB são melhorias já esperadas e óbvias (o público jamais iria aceitar uma qualidade inferior ao Brawl, por exemplo), enquanto que com Splatoon a empresa arriscou em um campo até então desconhecido (shooter + multiplayer online, deu certo).


    Então não, a crise não foi boa e sim, a Nintendo continua pra trás. Mas vejo o Wii U como um console que a Nintendo resolveu parar de investir e começar a testar as coisas para os futuros planos/lançamentos.
    Sheik
    Sheik
    Toilette Princess
    Toilette Princess


    Karma Karma : 524
    Posts Posts : 4340

    A "crise" do Wii U em nosso benefício. Empty Re: A "crise" do Wii U em nosso benefício.

    Mensagem por Sheik Qua 16 Mar 2016, 00:50

    Concordo contigo, rapaz.
    Mesmo que o WiiU vendesse horrores, ele teria jogos incríveis. Mas, ele não seriam tão 'diferentes'.
    O retorno de Star Fox, MK e Smash com DLCs, os Amibos. Esses pequenos detalhes só nasceram, acho, por conta do WiiU ter falhado de forma retumbante.
    Arthimura
    Arthimura
    Veterano Nv.8
    Veterano Nv.8


    Karma Karma : 343
    Posts Posts : 577

    A "crise" do Wii U em nosso benefício. Empty Re: A "crise" do Wii U em nosso benefício.

    Mensagem por Arthimura Qua 16 Mar 2016, 09:32

    Eu acho que sim, parcialmente.

    1) O Wii U não vender tão bem quanto o PS4 é consequência de sua proposta. A proposta do Wii U acabou sendo a de um console para jogadores entusiastas que gostam dos exclusivos da Nintendo.
    O Wii U só venderia mais se a Nintendo tivesse investido em hardware e apoio de thirds para atrair as massas, investindo menos em exclusivos, o que tiraria o atrativo da plataforma para os jogadores entusiastas pois a Sony, Microsoft e PC já fazem isso, então estaria criando uma plataforma sem diferencial em relação as outras.

    Então com a Nintendo seguindo essa proposta (e consequentemente vendendo menos que o PS4), esses jogadores entusiastas foram beneficiados sim, pois a Nintendo focou em exclusivos de alta qualidade e além da excelente biblioteca atual, vários dos melhores títulos estão aparecendo no final da vida do console, como Xenoblade Chronicles X, Star Fox Zero e Zelda U.

    2) Talvez, por exemplo, o Nintendo DS foi um grande sucesso comercial, mas considero os jogos first-party dele, no geral, mais fracos que os de 3DS. Como o 3DS teve um começo problemático, a Nintendo foi obrigada a se esforçar nos jogos first-party, criando uma excelente biblioteca.

    Eu consigo imaginar uma situação parecida com o Wii U, que ao receber mais apoio das third a Nintendo capricharia menos nos jogos first-party.

    3) Para os brasileiros foi ruim, pois fez com que a Nintendo saísse do Brasil e que os preços dos jogos ficassem mais caros (mas isso também é consequência do dólar alto), e porque não dá mais para encontrar os jogos em lojas físicas (antes dava pra comprar jogos de 3DS e Wii U em qualquer Saraiva ou loja do Shopping).

    Mas de uma perspectiva internacional não fez diferença para os jogadores que possuem a plataforma, os jogos continuam custando o mesmo preço de qualquer lançamento ($60) e um americano pode comprar os jogos e fazer pre-order com facilidade em lojas como GameStop, Best Buy ou Amazon.
    Allusian
    Allusian
    Cuzão Blasfemador
    Cuzão Blasfemador


    Karma Karma : 615
    Posts Posts : 915

    A "crise" do Wii U em nosso benefício. Empty Re: A "crise" do Wii U em nosso benefício.

    Mensagem por Allusian Qua 16 Mar 2016, 10:18

    Arthimura escreveu:2) Talvez, por exemplo, o Nintendo DS foi um grande sucesso comercial, mas considero os jogos first-party dele, no geral, mais fracos que os de 3DS. Como o 3DS teve um começo problemático, a Nintendo foi obrigada a se esforçar nos jogos first-party, criando uma excelente biblioteca.

    Eu consigo imaginar uma situação parecida com o Wii U, que ao receber mais apoio das third a Nintendo capricharia menos nos jogos first-party.

    Eu respeito sua opinião, mas só queria apontar um pensamento conflitante com o seu. Suponha que um console tenha forte apoio de third parties. Isso dá uma folga para a empresa produzir jogos first party com mais calma. Logo, pode caprichar e finalizar melhor.
    A Nintendo não tem esse apoio, o console só depende dos lançamentos próprios. O que isso gera? Rush para os jogos serem feitos e copy and paste de ideias já utilizadas no passado.


    Mas é só uma ideia e talz, só deixar no ar assim. Tipo, "ah anunciamos uns 10 jogos desde 2012 e ainda não lançamos todos". Nada contra, só lançando uma ideia e talz.
    vits
    vits
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 2542
    Posts Posts : 4922

    A "crise" do Wii U em nosso benefício. Empty Re: A "crise" do Wii U em nosso benefício.

    Mensagem por vits Qua 16 Mar 2016, 10:43

    @Allusian, concordo em número e grau, só um detalhe que Splatoon foi lançado em um estado muito longe de ser de alta qualidade, em suma ele era medíocre no máximo. Porém a Nintendo, continuou investindo nele, até que ele se tornou o excelente jogo que temos hoje.

    Quem comprou no lançamento, pode comprovar que ele parecia mais um jogo early acess, do que qualquer outra coisa.

    Conteúdo patrocinado


    A "crise" do Wii U em nosso benefício. Empty Re: A "crise" do Wii U em nosso benefício.

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 19 Abr 2024, 10:46