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    Vendas no Japão - w01 - Queda "natural" do início de ano, mas os consoles estão bem. 2016 será do PS4, Wii U ou 3DS?

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    KSPS
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    Vendas no Japão - w01 - Queda "natural" do início de ano, mas os consoles estão bem. 2016 será do PS4, Wii U ou 3DS?

    Mensagem por KSPS em Qua 13 Jan 2016, 12:18



    Vendas na semana:
    New 3DS LL – 37,227
    PS4 – 36,559
    Vita – 31,338
    Wii U – 24,722
    New 3DS – 11,610
    3DS – 9,698
    PS3 – 2,784
    3DS LL – 1,944
    Xbox One – 293




    Compare com semana passada:



    New 3DS LL – 73,778
    PS4 – 65,427
    Vita – 63,811
    Wii U – 53,547
    3DS – 21,621
    New 3DS – 21,501
    PS3 – 4,221
    3DS LL – 3,205
    Xbox One – 765
    Vita TV – 670






    1. [3DS] Monster Hunter X – 65,227 / 2,587,086
    2. [3DS] Monster Strike – 38,795 / 738,231
    3. [WIU] Splatoon – 28,945 / 1,182,934
    4. [WIU] Super Mario Maker – 25,854 / 752,739
    5. [PSV] Minecraft: PlayStation Vita Edition – 23,161 / 607,878
    6. [3DS] Yo-kai Watch Busters – 22,681 / 2,147,108
    7. [PSV] Mobile Suit Gundam Extreme Vs Force – 13,643 / 121,406
    8. [3DS] Animal Crossing: Happy Home Designer – 10,689 / 1,312,374
    9. [PS4] Fallout 4 – 10,457 / 188,877
    10. [3DS] Mario & Luigi: Paper Jam – 9,497 / 207,812
    11. [3DS] Rhythm Heaven: The Best Plus – 8,742 / 629,524
    12. [PS4] Call of Duty: Black Ops III – 7,819 / 274,277
    13. [PS4] Star Wars Battlefront – 6,036 / 198,511
    14. [PS4] Rainbow Six Siege – 5,912 / 51,676
    15. [PS4] Grand Theft Auto V (4,990 Yen Edition) – 5,654 / 54,300
    16. [3DS] Disney Magical World 2 – 5,351 / 257,705
    17. [PS4] Minecraft: PlayStation 4 Edition – 5,350 / 38,251
    18. [3DS] Animal Crossing: New Leaf – 5,186 / 4,115,727
    19. [3DS] New Super Mario Bros. 2 – 5,002 / 2,426,042
    20. [3DS] Downtown no Gaki no Tsukai ya Arahende!! Zettai Ni Tsukamatte Ha Ikenai Gasu Kuropikari Land – 4,860 / 27,280
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    Ulukai
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    Re: Vendas no Japão - w01 - Queda "natural" do início de ano, mas os consoles estão bem. 2016 será do PS4, Wii U ou 3DS?

    Mensagem por Ulukai em Qua 13 Jan 2016, 21:03

    Aguardando a maldição da Week 2 Serra
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    Re: Vendas no Japão - w01 - Queda "natural" do início de ano, mas os consoles estão bem. 2016 será do PS4, Wii U ou 3DS?

    Mensagem por vits em Qua 13 Jan 2016, 23:53

    Minecraft do Vita chegando a quase 700 mil unidades, imagino o número, caso houvesse uma versão para o 3DS.
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    KSPS
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    Re: Vendas no Japão - w01 - Queda "natural" do início de ano, mas os consoles estão bem. 2016 será do PS4, Wii U ou 3DS?

    Mensagem por KSPS em Qui 14 Jan 2016, 17:50

    vits escreveu:
    Minecraft do Vita chegando a quase 700 mil unidades, imagino o número, caso houvesse uma versão para o 3DS.
    Boa ideia!
    Acho que, mais cedo ou mais tarde, ele terá sua respectiva versão.
    Froid que dá mais trabalho portar para o 3DS =/
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    ari789
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    Re: Vendas no Japão - w01 - Queda "natural" do início de ano, mas os consoles estão bem. 2016 será do PS4, Wii U ou 3DS?

    Mensagem por ari789 em Qui 14 Jan 2016, 23:01

    3DS Reina Frango
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    Vicente.
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    Re: Vendas no Japão - w01 - Queda "natural" do início de ano, mas os consoles estão bem. 2016 será do PS4, Wii U ou 3DS?

    Mensagem por Vicente. em Qui 14 Jan 2016, 23:09

    Realmente injusto comparar com a semana do Natal/Ano Novo gkjasdkf, mas no mais, nada mudou nas colocações.

    E é engraçado ver tantas vendas de Minecraft no Japão, eu nunca acharia que lá tem o tipo de público pra um jogo desses, ainda mais 7 anos depois do lançamento do Alpha (meu deus, faz tanto tempo assim).
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    Re: Vendas no Japão - w01 - Queda "natural" do início de ano, mas os consoles estão bem. 2016 será do PS4, Wii U ou 3DS?

    Mensagem por vits em Sex 15 Jan 2016, 02:47

    Vicente. escreveu:E é engraçado ver tantas vendas de Minecraft no Japão, eu nunca acharia que lá tem o tipo de público pra um jogo desses, ainda mais 7 anos depois do lançamento do Alpha (meu deus, faz tanto tempo assim).

    Bem, é um fato conhecido que japoneses gostam jogos que possuam algum sistema de crafting e coleta, assim como tenham acesso a multiplayer. Então o sucesso de Minecraft, naquela região, estava garantido já no core design do jogo.
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    Vicente.
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    Re: Vendas no Japão - w01 - Queda "natural" do início de ano, mas os consoles estão bem. 2016 será do PS4, Wii U ou 3DS?

    Mensagem por Vicente. em Sex 15 Jan 2016, 10:10

    vits escreveu:
    Vicente. escreveu:E é engraçado ver tantas vendas de Minecraft no Japão, eu nunca acharia que lá tem o tipo de público pra um jogo desses, ainda mais 7 anos depois do lançamento do Alpha (meu deus, faz tanto tempo assim).

    Bem, é um fato conhecido que japoneses gostam jogos que possuam algum sistema de crafting e coleta, assim como tenham acesso a multiplayer. Então o sucesso de Minecraft, naquela região, estava garantido já no core design do jogo.

    Sei não jghasdjfjas, os visuais não parecem nada a ver com o que se imaginaria de lá, e é muito difícil qualquer tipo de jogo ocidental conseguir vender alguma coisa por lá, com tantas desenvolvedoras de peso trabalhando no solo deles e fazendo marketing constante (pobre Microsoft).

    Esse número de vendas pra uma versão de PS Vita no meio do Japão de um jogo americano mostra o sucesso estrondoso que o Notch conseguiu criar.


     A mansão que ele comprou também mostra isso Coveiro
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    vits
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    Re: Vendas no Japão - w01 - Queda "natural" do início de ano, mas os consoles estão bem. 2016 será do PS4, Wii U ou 3DS?

    Mensagem por vits em Sex 15 Jan 2016, 10:27

    Vicente. escreveu:
    vits escreveu:
    Vicente. escreveu:E é engraçado ver tantas vendas de Minecraft no Japão, eu nunca acharia que lá tem o tipo de público pra um jogo desses, ainda mais 7 anos depois do lançamento do Alpha (meu deus, faz tanto tempo assim).

    Bem, é um fato conhecido que japoneses gostam jogos que possuam algum sistema de crafting e coleta, assim como tenham acesso a multiplayer. Então o sucesso de Minecraft, naquela região, estava garantido já no core design do jogo.

    Sei não jghasdjfjas, os visuais não parecem nada a ver com o que se imaginaria de lá, e é muito difícil qualquer tipo de jogo ocidental conseguir vender alguma coisa por lá, com tantas desenvolvedoras de peso trabalhando no solo deles e fazendo marketing constante.

    Esse número de vendas pra uma versão de PS Vita no meio do Japão de um jogo americano mostra o sucesso estrondoso que o Notch conseguiu criar.

    Não é bem assim, o que acontece é que 90% dos títulos ocidentais simplesmente não tem apelo naquele mercado. Mas Minecraft faz parte dos 10% que fogem a regra, o que pode ser visto nas mecânicas mais básicas dele, logo, o apelo com o publico do Japão é consequentemente maior.

    E Minecraft não é americano, o Notch, assim como a Mojang são de origem sueca.
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    Re: Vendas no Japão - w01 - Queda "natural" do início de ano, mas os consoles estão bem. 2016 será do PS4, Wii U ou 3DS?

    Mensagem por Vicente. em Sex 15 Jan 2016, 13:59

    vits escreveu:
    Vicente. escreveu:
    vits escreveu:
    Vicente. escreveu:E é engraçado ver tantas vendas de Minecraft no Japão, eu nunca acharia que lá tem o tipo de público pra um jogo desses, ainda mais 7 anos depois do lançamento do Alpha (meu deus, faz tanto tempo assim).

    Bem, é um fato conhecido que japoneses gostam jogos que possuam algum sistema de crafting e coleta, assim como tenham acesso a multiplayer. Então o sucesso de Minecraft, naquela região, estava garantido já no core design do jogo.

    Sei não jghasdjfjas, os visuais não parecem nada a ver com o que se imaginaria de lá, e é muito difícil qualquer tipo de jogo ocidental conseguir vender alguma coisa por lá, com tantas desenvolvedoras de peso trabalhando no solo deles e fazendo marketing constante.

    Esse número de vendas pra uma versão de PS Vita no meio do Japão de um jogo americano mostra o sucesso estrondoso que o Notch conseguiu criar.

    Não é bem assim, o que acontece é que 90% dos títulos ocidentais simplesmente não tem apelo naquele mercado. Mas Minecraft faz parte dos 10% que fogem a regra, o que pode ser visto nas mecânicas mais básicas dele, logo, o apelo com o publico do Japão é consequentemente maior.

    E Minecraft não é americano, o Notch, assim como a Mojang são de origem sueca.

    Oxi, eu não disse que era por serem ocidentais, eu disse que jogos ocidentais raramente vendem lá, e eu diria que é muito menos do que 10% deles, por diversos fatores culturais, de estilo, público alvo, publicidade e até tradição.

    Só pra se ter uma ideia, segundo o VG Chartz o jogo ocidental mais vendido na história no Japão é Call of Duty: Black Ops 2, com pouco mais de 630 mil cópias vendidas, e ocupando a 423ª colocação entre os jogos mais vendidos por lá.

    Com Nintendo, Capcom, Sega, Bandai Namco, Tecmo Koei, Square Enix e Sony em sua terra natal, seu território, é muito difícil qualquer jogo de fora atrair o público japonês, é uma conquista e tanto.

    (e mals, com "americano" eu quis dizer ocidental de novo mesmo)
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    Re: Vendas no Japão - w01 - Queda "natural" do início de ano, mas os consoles estão bem. 2016 será do PS4, Wii U ou 3DS?

    Mensagem por vits em Sex 15 Jan 2016, 14:11

    Vicente. escreveu:
    vits escreveu:
    Vicente. escreveu:
    vits escreveu:
    Vicente. escreveu:E é engraçado ver tantas vendas de Minecraft no Japão, eu nunca acharia que lá tem o tipo de público pra um jogo desses, ainda mais 7 anos depois do lançamento do Alpha (meu deus, faz tanto tempo assim).

    Bem, é um fato conhecido que japoneses gostam jogos que possuam algum sistema de crafting e coleta, assim como tenham acesso a multiplayer. Então o sucesso de Minecraft, naquela região, estava garantido já no core design do jogo.

    Sei não jghasdjfjas, os visuais não parecem nada a ver com o que se imaginaria de lá, e é muito difícil qualquer tipo de jogo ocidental conseguir vender alguma coisa por lá, com tantas desenvolvedoras de peso trabalhando no solo deles e fazendo marketing constante.

    Esse número de vendas pra uma versão de PS Vita no meio do Japão de um jogo americano mostra o sucesso estrondoso que o Notch conseguiu criar.

    Não é bem assim, o que acontece é que 90% dos títulos ocidentais simplesmente não tem apelo naquele mercado. Mas Minecraft faz parte dos 10% que fogem a regra, o que pode ser visto nas mecânicas mais básicas dele, logo, o apelo com o publico do Japão é consequentemente maior.

    E Minecraft não é americano, o Notch, assim como a Mojang são de origem sueca.

    Oxi, eu não disse que era por serem ocidentais, eu disse que jogos ocidentais raramente vendem lá, e eu diria que é muito menos do que 10% deles, por diversos fatores culturais, de estilo, público alvo, publicidade e até tradição.

    Só pra se ter uma ideia, segundo o VG Chartz o jogo ocidental mais vendido na história no Japão é Call of Duty: Black Ops 2, com pouco mais de 630 mil cópias vendidas, e ocupando a 423ª colocação entre os jogos mais vendidos por lá.

    Com Nintendo, Capcom, Sega, Bandai Namco, Tecmo Koei, Square Enix e Sony em sua terra natal, seu território, é muito difícil qualquer jogo de fora atrair o público japonês, é uma conquista e tanto.

    (e mals, com "americano" eu quis dizer ocidental de novo mesmo)

    Concordo que é uma conquista, discordo que tenha a ver com os estúdios locais, acho que uma questão muito mais simples que se remete a público e demanda, que os estúdios ocidentais não conseguem atingir, pois não produzem seus jogos focando no público oriental.

    Mas em fim, não é uma questão que tenha resposta ou mesmo utilidade prática. Razz
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    Re: Vendas no Japão - w01 - Queda "natural" do início de ano, mas os consoles estão bem. 2016 será do PS4, Wii U ou 3DS?

    Mensagem por Robert Prado em Sex 15 Jan 2016, 14:40

    Se Minecraft faz sucesso no Japão, também, fico curioso para saber quanto Dragon Quest Builders irá vender Laughing
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    Vicente.
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    Re: Vendas no Japão - w01 - Queda "natural" do início de ano, mas os consoles estão bem. 2016 será do PS4, Wii U ou 3DS?

    Mensagem por Vicente. em Sex 15 Jan 2016, 15:12

    vits escreveu:
    Vicente. escreveu:
    vits escreveu:
    Vicente. escreveu:
    vits escreveu:
    Vicente. escreveu:E é engraçado ver tantas vendas de Minecraft no Japão, eu nunca acharia que lá tem o tipo de público pra um jogo desses, ainda mais 7 anos depois do lançamento do Alpha (meu deus, faz tanto tempo assim).

    Bem, é um fato conhecido que japoneses gostam jogos que possuam algum sistema de crafting e coleta, assim como tenham acesso a multiplayer. Então o sucesso de Minecraft, naquela região, estava garantido já no core design do jogo.

    Sei não jghasdjfjas, os visuais não parecem nada a ver com o que se imaginaria de lá, e é muito difícil qualquer tipo de jogo ocidental conseguir vender alguma coisa por lá, com tantas desenvolvedoras de peso trabalhando no solo deles e fazendo marketing constante.

    Esse número de vendas pra uma versão de PS Vita no meio do Japão de um jogo americano mostra o sucesso estrondoso que o Notch conseguiu criar.

    Não é bem assim, o que acontece é que 90% dos títulos ocidentais simplesmente não tem apelo naquele mercado. Mas Minecraft faz parte dos 10% que fogem a regra, o que pode ser visto nas mecânicas mais básicas dele, logo, o apelo com o publico do Japão é consequentemente maior.

    E Minecraft não é americano, o Notch, assim como a Mojang são de origem sueca.

    Oxi, eu não disse que era por serem ocidentais, eu disse que jogos ocidentais raramente vendem lá, e eu diria que é muito menos do que 10% deles, por diversos fatores culturais, de estilo, público alvo, publicidade e até tradição.

    Só pra se ter uma ideia, segundo o VG Chartz o jogo ocidental mais vendido na história no Japão é Call of Duty: Black Ops 2, com pouco mais de 630 mil cópias vendidas, e ocupando a 423ª colocação entre os jogos mais vendidos por lá.

    Com Nintendo, Capcom, Sega, Bandai Namco, Tecmo Koei, Square Enix e Sony em sua terra natal, seu território, é muito difícil qualquer jogo de fora atrair o público japonês, é uma conquista e tanto.

    (e mals, com "americano" eu quis dizer ocidental de novo mesmo)

    Concordo que é uma conquista, discordo que tenha a ver com os estúdios locais, acho que uma questão muito mais simples que se remete a público e demanda, que os estúdios ocidentais não conseguem atingir, pois não produzem seus jogos focando no público oriental.

    Mas em fim, não é uma questão que tenha resposta ou mesmo utilidade prática. Razz

    Não tem utilidade mas é legal discutir Laughing

    Mas sério, não é simplesmente o foco no público ou na demanda, isso não acontece só nos jogos. É muito difícil você ver nas ruas um carro que não seja japonês, é muito difícil você ver nas casas uma TV, um aparelho de som, um instrumento, um celular, qualquer eletrônico e eletrodoméstico que não seja japonês. Eu acredito que tem muito mais questões envolvidas nisso do que simplesmente o público alvo.

    O Japão sempre foi um dos lugares mais isolados do mundo ocidental em todo o curso da história, durante a a partilha da áfrica, a exploração de rotas comerciais na Ásia e até a revolução industrial eles estiveram isolados em seu próprio universo, suas próprias eras, períodos, sistemas políticos e tradições. E com o milagre econômico japonês logo após a guerra e até os anos 90, as indústrias de eletrônicos e a tecnologia deles se desenvolveram como nenhuma outra, eles se tornaram praticamente independentes de qualquer tecnologia alheia.

    Outro fator histórico é que eles mesmos inventaram a indústria moderna, com todas essas empresas que eu citei. O NES foi um sucesso tão grande no Japão que os aviões e hotéis tinham NESes pra que as pessoas pudessem jogar Super Mario Bros onde quisessem, e desde essa época, quase 30 anos atrás, essas empresas já tomavam os corações do público por lá.

    Pra somar ainda mais, essas empresas também obviamente competem entre si, e o marketing é extremamente pesado. Nas lojas, nas ruas, nos outdoors, na televisão, nos restaurantes temáticos, nos eventos, nos arcades, a marca deles está em todo lugar, os jogos deles estão em todo lugar. Conquistar um público é muito mais do que fazer um jogo bom ou condizente com o público alvo, a publicidade é muito influente em todas as decisões que nós fazemos, mesmo que no subconsciente.

    Então nessa economia e cultura extremamente protecionistas e talvez até xenofóbicos, nesse lugar extremamente dominado por marcas locais que se consolidaram na mente e coração das pessoas e que investe milhões pra manter essa marca em todas as ruas possíveis, eu acho que não é tão simples fazer um jogo estrangeiro que desperte o interesse das pessoas.

    Creio que existem centenas de jogos ocidentais na história dos consoles Steam e nos eShops e PSNs e Lives da vida que seguem uma fórmula parecida com a japonesa, que se inspira em J-RPGs, plataformers clássicos, e em inúmeras franquias japonesas, e que foram extremamente bem sucedidos aqui, mas simplesmente não fizeram efeito nenhum no Japão, mesmo atendendo a demanda do lugar.

    São dezenas de fatores os que dificultam o sucesso de um jogo estrangeiro no Japão, é bem mais difícil do que o caminho contrário.
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    Re: Vendas no Japão - w01 - Queda "natural" do início de ano, mas os consoles estão bem. 2016 será do PS4, Wii U ou 3DS?

    Mensagem por vits em Sex 15 Jan 2016, 15:57

    Sinceramente, não tem o que discutir aqui, você não está errado, a sociedade japonesa realmente prega por um maior apoio as produções locais. Mas isso sozinho não explica a baixa penetração dos títulos ocidentais, ainda mais quando existem exceções, que chegam com certa força ao mercado.

    No final você tem uma questão muito simples, os jogos ocidentais em sua enorme maioria não possuem o apelo necessário para penetrar a blindagem cultural do Japão. Simples, assim.

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    Re: Vendas no Japão - w01 - Queda "natural" do início de ano, mas os consoles estão bem. 2016 será do PS4, Wii U ou 3DS?

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