Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

    Lista traz curiosidades do Mega Drive que você nunca imaginou

    Compartilhe
    avatar
    Chazzy
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1787
    Posts Posts : 7415

    Lista traz curiosidades do Mega Drive que você nunca imaginou

    Mensagem por Chazzy em Sab 09 Jan 2016, 04:14

    Li mais uma "matéria retrô" interessante no site da TechTudo (acho que virei fã desse site só por causa dessas matérias), dessa vez eles falam do Mega Drive/Genesis, meu console favorito e mais nostálgico! Se acharem melhor ler a matéria direto no site, a fonte tá no fim do post!

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------

    O Mega Drive é um dos consoles mais clássicos da história dos videogames. Lançado em 1988 no Japão e em 1989 nos Estados Unidos, o aparelho chegou ao Brasil em 1990, com muitos jogos de sucesso e história para contar. Confira 10 curiosidades sobre o Mega, que nem sempre teve esse nome, e saiba informações “secretas” do console:

    Nomes diferentes

    Como citamos, o Mega Drive não é “Mega” em todos os locais do mundo. Ele é famoso por este nome em países como Brasil e Japão, mas nos EUA, por exemplo, seu nome é Genesis. Alguns modelos com esse título chegaram a ser importados para o Brasil, mas o que pegou aqui mesmo foi chamar o aparelho de Mega Drive.


    Apesar do nome diferente, os aparelhos eram virtualmente iguais, ao menos por dentro, já que o visual externo também mudava bastante.

    Ainda é sucesso no Brasil

    Apesar de ter sido descontinuado no final dos anos 90 em diversos países, o Mega Drive ainda é sucesso no Brasil. Grandes redes de lojas ainda vendem o console oficialmente por aqui, com produção da TecToy a preço mais acessíveis.


    Como cartuchos de Mega Drive não são mais encontrados com facilidade, é comum ver videogames comercializados com 100 ou 200 jogos na memória, contendo os mais diversos jogos clássicos – como Sonic, Altered Beast, Streets of Rage e Columns.

    O revolucionário Blast Processing

    O Blast Processing foi um termo de marketing lançado pela Sega com o Mega Drive. Ele foi visto pela primeira vez com o lançamento de Sonic The Hedgehog 2, mostrando todo o poder gráfico e de processamento do aparelho.


    Na verdade, o termo não passava de um nome bonito, já que desde o início o Mega Drive tinha um processamento superior ao do concorrente da época, o Super Nintendo. No final das contas, o marketing acabou influenciando nas vendas de Sonic 2, que foi enorme sucesso.

    Videogame transformer

    O Mega Drive recebeu alguns acessórios interessantes ao longo de sua história, entre eles o Sega 32X, que era um “Mini Mega Drive” que se acoplava na entrada do cartucho do aparelho original e concedia mais processamento. Assim, jogos exclusivos foram lançados, entre eles uma versão de Doom que se assemelhava ao que era visto nos videogames com CD.


    Outro acessório similar lançado foi o Sega CD, que se encaixava embaixo do Mega Drive, como uma grande plataforma, e permitia rodar games em disco compacto. Sonic CD e Lunar Eternal Blue foram alguns dos jogos disponibilizados neste formato. No final das contas, era possível usar o Sega 32X e o Sega CD ao mesmo tempo, transformando o Mega em um grande “Transformer”.

    Acesso ao banco

    Pode parecer impossível, mas nos anos 90 o Mega Drive acessava a Internet no Brasil, ao menos para ver a conta no banco. Em parceria com um banco da época, a TecToy lançou o cartucho “Telebradesco”, que permitia ao usuário acessar sua conta bancária, realizar transferências, verificar saldo e mais.


    O cartucho acompanha um cabo de telefone ligada diretamente em sua parte traseira, enquanto a outra ponta era conectada na linha telefônica. Com uma rápida discagem, o aparelho se conectava à rede, ainda na época em que a Internet apenas engatinhava no Brasil.

    O terceiro console

    Muita gente pensa que o Mega Drive foi o segundo console da Sega, enquanto o Master System foi o primeiro. A história, porém, não é bem assim. A Sega chegou a lançar um aparelho antes do Master, o SG-1000, em 1983.


    O SG-1000 foi lançado em alguns países apenas, como Japão, Austrália e outras localidades asiáticas. O Master System veio poucos anos depois, enquanto o Mega Drive, portanto, é o terceiro console da Sega.

    Versões portáteis

    O Mega Drive teve versões portáteis! Apesar de ser console de mesa, a Sega adaptou seu hardware para aparelhos de mão. O mais famoso deles é o Nomad, que é o “Mega portátil” oficial. Foi lançado em 1995 e fez algum sucesso até ser descontinuado em 1999. Ele usava os mesmos cartuchos do seu “irmão maior”, mas gastava muitas pilhas.


    No Brasil, outros modelos de Mega Drive portátil foram lançados e ainda são produzidos até hoje. Esses modelos são bem menores que o Nomad e se assemelham a um Game Boy Micro. Além disso, esses modelos mais recentes possuem jogos na memória.

    O primeiro mascote

    O primeiro Sonic saiu no Mega Drive. A Sega criou o jogo com o objetivo de ter um mascote oficial para seu principal videogame na época. Não deu outra: Sonic se tornou um enorme sucesso e é até hoje lembrado com carinho pelos fãs de seus games mais clássicos.


    Competição acirrada

    A competição entre Mega Drive e Super Nintendo era extremamente acirrada nos anos 90. A Sega sempre “puxava briga” com a Nintendo nas propagandas de TV, com chamadas apelativas e bem provocativas.


    Em algumas propagandas tínhamos frases como “Genesis faz o que a Nintendo não”, utilizando o trocadilho em inglês “Genesis does what Nintendon’t”. O já citado Blast Processing também gerou um comercial bem polêmico, onde os dois videogames apostam corrida – e o Mega sai vitorioso, claro, na visão da Sega.

    Sem censura

    Por tentar alcançar um público mais adolescente ou adulto, a Sega se sobressaiu com sua versão de Mortal Kombat, contra a edição lançada no Super Nintendo. A Nintendo optou por lançar o game censurado, com sangue verde e outros cortes, enquanto a edição de Mega Drive foi disponibilizada na íntegra, com toda a violência encontrada nos fliperamas.


    Esse é um dos casos de censura dos videogames que fez mais fama na história da indústria e até hoje os fãs consideram essa uma grande vitória da Sega sobre a Nintendo naquela época.

    Fonte: TechTudo
    avatar
    Mikael_Fernandes
    Veterano Nv.35
    Veterano Nv.35

    Karma Karma : 230
    Posts Posts : 1266

    Re: Lista traz curiosidades do Mega Drive que você nunca imaginou

    Mensagem por Mikael_Fernandes em Sab 09 Jan 2016, 07:17

    Ainda vende no brasil? Deve ser por causa que ninguém aqui tem dinheiro suficiente para comprar consoles da geração atual  wonka
    avatar
    vits
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 2542
    Posts Posts : 4922

    Re: Lista traz curiosidades do Mega Drive que você nunca imaginou

    Mensagem por vits em Sab 09 Jan 2016, 07:36

    Esse "ainda vende no brasil" é discutível, já que a TecToy não lançou uma nova versão do consoles de mesa, ficando apenas com o modelo portátil. E mesmo quando existia um console de mesa, ele se resumia a uma piada de sistema emulado, que violentava os jogos clássicos, com enormes frame skips e péssima fidelidade sonora.

    Eu adora o marketing da Sega para o Mega Drive/Genesis, mas direto do que ele impossível:

    avatar
    dan.ls09
    Membro Nv.4
    Membro Nv.4

    Karma Karma : 29
    Posts Posts : 66

    Re: Lista traz curiosidades do Mega Drive que você nunca imaginou

    Mensagem por dan.ls09 em Sab 09 Jan 2016, 09:55

    Não sabia dessa do cartucho do Bradesco kkkkkkkk achei interessante.

    "...desde o início o Mega Drive tinha um processamento superior ao concorrente da época, o Super Nintendo", essa afirmação ta errada não?

    No mais boa matéria, Mega Drive é um console icônico.
    avatar
    Chazzy
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1787
    Posts Posts : 7415

    Re: Lista traz curiosidades do Mega Drive que você nunca imaginou

    Mensagem por Chazzy em Sab 09 Jan 2016, 12:22

    @dan.ls09 escreveu:"...desde o início o Mega Drive tinha um processamento superior ao concorrente da época, o Super Nintendo", essa afirmação ta errada não?

    A informação procede, o Super Nintendo tinha várias qualidades como capacidade de emitir som com qualidade superior, maior capacidade na exibição de cores, etc...

    Mas a CPU do Mega era bem mais rápida que a do SNES sim, e a SEGA explorou bem isso, como nos jogos do Sonic, por exemplo, que é um jogo que abusa da velocidade do personagem, coisa que o SNES não conseguia imitar.

    Mas ambos são grandes consoles e meus favoritos, com uma leve preferência pelo Mega por ter sido meu primeiro console!
    avatar
    dan.ls09
    Membro Nv.4
    Membro Nv.4

    Karma Karma : 29
    Posts Posts : 66

    Re: Lista traz curiosidades do Mega Drive que você nunca imaginou

    Mensagem por dan.ls09 em Sab 09 Jan 2016, 12:52

    Entendi, valeu por tirar a dúvida li em alguns sites que o processamento do SNES era melhor, mas nada muito bem explicado/justificado.
    avatar
    hayt
    Special Blast
    Special Blast

    Karma Karma : 238
    Posts Posts : 788

    Re: Lista traz curiosidades do Mega Drive que você nunca imaginou

    Mensagem por hayt em Sab 09 Jan 2016, 14:39

    Pior que sabia tudo dessa lista, mas devido a minha paixão pelo Mega Drive. Além disso, como contribuição, vou adicionar algumas curiosidades do console da SEGA:

    1) Foi um dos primeiros consoles a usar sensores de movimento, ainda na década de 1990, com um sistema arcaico chamado Sega Activator.


    2) O seu controle é uma clara cópia dos controles de Arcade da época, visto que o objetivo do Mega Drive era receber os ports de jogos de fliperama.


    3) Ainda falando na concepção do video-game, ele nada mais é do que uma versão caseira do System-16, a placa de fliperamas que a SEGA utilizava na época:


    4) Ainda na década de 80, quando a Nintendo possuía vários contratos de exclusividades com as produtoras, a SEGA utilizou uma estrategia genial - comprava os direitos das franquias de outras produtoras e reprogramava os jogos em seus próprios estúdios. Com isso surgiram os ports de Strider, Ghouls 'n Ghosts, MERCS, Truxthon e por ai vai...

    5) Na Korea, o Mega Drive se chamava, pasmem, de Super Gam*Boy e era fabricado pela SAMSUNG.


    7) Foi um dos primeiros consoles domésticos que trouxeram a integração com a rede mundial de computadores, a Internet, com o serviço Sega Channel. Nesse serviço era possível o acesso ilimitado a 50 jogos e além de obter demonstrações de vários jogos.

    8) Os cartuchos da EA são diferentes devido a uma briga de licenciamento entre SEGA e a Eletronic Arts.


    9) Ainda são produzidos jogos para o sistema, tais como Pier Solar e Fix-It Felix Jr.

    10) Diferentemente de que todos pensam, o Mega Drive venceu SIM o Super Nintendo no ocidente, mundialmente, contudo, o console da Nintendo teve vendas mais elevadas. Estimativas recentes estimam que o console da Nintendo vendeu aproximadamente 50M de unidades em todo globo, ao passo que o Mega Drive vendeu 40M, diferentemente dos 29M citados em muitos locais. Isso ocorre por quê esses "29M" foram obtidos em uma única observação em 1994, contudo o console continuou a vender bem após isso.

    Fonte: http://uproxx.com/gammasquad/fascinating-facts-about-sega-genesis/2/
    avatar
    Mazza
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 889
    Posts Posts : 1992

    Re: Lista traz curiosidades do Mega Drive que você nunca imaginou

    Mensagem por Mazza em Sab 09 Jan 2016, 15:03

    @Chazzy escreveu:
    @dan.ls09 escreveu:"...desde o início o Mega Drive tinha um processamento superior ao concorrente da época, o Super Nintendo", essa afirmação ta errada não?

    A informação procede, o Super Nintendo tinha várias qualidades como capacidade de emitir som com qualidade superior, maior capacidade na exibição de cores, etc...

    Mas a CPU do Mega era bem mais rápida que a do SNES sim, e a SEGA explorou bem isso, como nos jogos do Sonic, por exemplo, que é um jogo que abusa da velocidade do personagem, coisa que o SNES não conseguia imitar.

    Mas ambos são grandes consoles e meus favoritos, com uma leve preferência pelo Mega por ter sido meu primeiro console!
    O Mega Drive também tinha uma segunda vantagem em relação ao console da Big N: resolução maior para sprites. Ports de jogos de arcade como Art of Fighting e Samurai Showdown, por exemplo, tem personagens e cenários bem maiores que suas versões de SNES.
    avatar
    vits
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 2542
    Posts Posts : 4922

    Re: Lista traz curiosidades do Mega Drive que você nunca imaginou

    Mensagem por vits em Sab 09 Jan 2016, 15:13

    @Mazza escreveu:
    @Chazzy escreveu:
    @dan.ls09 escreveu:"...desde o início o Mega Drive tinha um processamento superior ao concorrente da época, o Super Nintendo", essa afirmação ta errada não?

    A informação procede, o Super Nintendo tinha várias qualidades como capacidade de emitir som com qualidade superior, maior capacidade na exibição de cores, etc...

    Mas a CPU do Mega era bem mais rápida que a do SNES sim, e a SEGA explorou bem isso, como nos jogos do Sonic, por exemplo, que é um jogo que abusa da velocidade do personagem, coisa que o SNES não conseguia imitar.

    Mas ambos são grandes consoles e meus favoritos, com uma leve preferência pelo Mega por ter sido meu primeiro console!
    O Mega Drive também tinha uma segunda vantagem em relação ao console da Big N: resolução maior para sprites. Ports de jogos de arcade como Art of Fighting e Samurai Showdown, por exemplo, tem personagens e cenários bem maiores que suas versões de SNES.

    Tudo isso, chegando quase 2 anos antes no mercado que o concorrente direto, isso sim que é desenvolvimento inteligente de hardware. Saudades Sega. Sad
    avatar
    Chazzy
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1787
    Posts Posts : 7415

    Re: Lista traz curiosidades do Mega Drive que você nunca imaginou

    Mensagem por Chazzy em Sab 09 Jan 2016, 15:21

    @Hayt Curiosidades interessantes, não sabia do sensor de movimento, chupa Wii. dog

    @Mazza Boa observação! O Mega foi um grande console, pena a Sega não produzir mais, saudades da Sega que conheci na minha infância!
    avatar
    hayt
    Special Blast
    Special Blast

    Karma Karma : 238
    Posts Posts : 788

    Re: Lista traz curiosidades do Mega Drive que você nunca imaginou

    Mensagem por hayt em Sab 09 Jan 2016, 15:29

    @Mazza escreveu:
    @Chazzy escreveu:
    @dan.ls09 escreveu:"...desde o início o Mega Drive tinha um processamento superior ao concorrente da época, o Super Nintendo", essa afirmação ta errada não?

    A informação procede, o Super Nintendo tinha várias qualidades como capacidade de emitir som com qualidade superior, maior capacidade na exibição de cores, etc...

    Mas a CPU do Mega era bem mais rápida que a do SNES sim, e a SEGA explorou bem isso, como nos jogos do Sonic, por exemplo, que é um jogo que abusa da velocidade do personagem, coisa que o SNES não conseguia imitar.

    Mas ambos são grandes consoles e meus favoritos, com uma leve preferência pelo Mega por ter sido meu primeiro console!
    O Mega Drive também tinha uma segunda vantagem em relação ao console da Big N: resolução maior para sprites. Ports de jogos de arcade como Art of Fighting e Samurai Showdown, por exemplo, tem personagens e cenários bem maiores que suas versões de SNES.

    Até que o SNES conseguia resoluções maiores, mas quase ninguém usava isso (creio que devido ao processador fraco). Art of Fighting é um exemplo de como os jogos de luta eram melhores no Mega Drive. Tudo bem que não tinha aquele efeito de câmera aproximando e afastanto, como tinha no SNES e no Arcade, mas pelo menos o jogo não tinha um slowdown a cada 2 segundos Laughing
    avatar
    Felipe_Vieir4
    Special Blast
    Special Blast

    Karma Karma : 1799
    Posts Posts : 4209

    Re: Lista traz curiosidades do Mega Drive que você nunca imaginou

    Mensagem por Felipe_Vieir4 em Sab 09 Jan 2016, 15:40

    Nossa, pra mim a Sega era só a empresa que lança os jogos do Sonic
    Tipo, eu sabia que tiveram os consoles dela, mas jamais iria imaginar que ele era bom assim, ela desistiu dos consoles porque?
    avatar
    hayt
    Special Blast
    Special Blast

    Karma Karma : 238
    Posts Posts : 788

    Re: Lista traz curiosidades do Mega Drive que você nunca imaginou

    Mensagem por hayt em Sab 09 Jan 2016, 16:07

    @felipe_vieir4 escreveu:Nossa, pra mim a Sega era só a empresa que lança os jogos do Sonic
    Tipo, eu sabia que tiveram os consoles dela, mas jamais iria imaginar que ele era bom assim, ela desistiu dos consoles porque?

    Por quê não souberam reconhecer a beleza do Dreamcast....

    Não, falando sério, problemas de planejamento. A SEGA era muito desorganizada. Apesar do sucesso do Mega Drive, os consoles posteriores - Saturno e Dreamcast, foram "problemáticos". O Saturno enfrentou diversos problemas no ocidente, principalmente no preço e falta de planejamento do próprio hardware. O Dreamcast foi o último suspiro. Apesar de ter sido um console excelente, o gasto com que a SEGA tinha para produzir os jogos, especialmente o Shenmue, quebrou as economias da empresa.

    Mas que os Gamers não souberam reconhecer a beleza do Dreamcast, isso é verdade.
    avatar
    vits
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 2542
    Posts Posts : 4922

    Re: Lista traz curiosidades do Mega Drive que você nunca imaginou

    Mensagem por vits em Sab 09 Jan 2016, 16:21

    @Hayt escreveu:
    @felipe_vieir4 escreveu:Nossa, pra mim a Sega era só a empresa que lança os jogos do Sonic
    Tipo, eu sabia que tiveram os consoles dela, mas jamais iria imaginar que ele era bom assim, ela desistiu dos consoles porque?

    Por quê não souberam reconhecer a beleza do Dreamcast....

    Não, falando sério, problemas de planejamento. A SEGA era muito desorganizada. Apesar do sucesso do Mega Drive, os consoles posteriores - Saturno e Dreamcast, foram "problemáticos". O Saturno enfrentou diversos problemas no ocidente, principalmente no preço e falta de planejamento do próprio hardware. O Dreamcast foi o último suspiro. Apesar de ter sido um console excelente,  o gasto com que a SEGA tinha para produzir os jogos, especialmente o Shenmue, quebrou as economias da empresa.

    Mas que os Gamers não souberam reconhecer a beleza do Dreamcast, isso é verdade.

    This^

    O Dreamcast foi um dos melhores consoles que já tive, excelente jogos, excelentes funções, ótimo controle e aquelas VMUs, lindas demais. Lembro até hoje de quanto ganhei o console, ele veio com um survival horror (afinal que presente melhor para uma criança, certo?) e eu fiquei vidrado que vida do personagem era exibida na telinha do VMU.  Surprised

    Mas o mal planejamento da Sega custou não apenas o futuro do console, como o futuro da própria empresa...
    avatar
    Chazzy
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1787
    Posts Posts : 7415

    Re: Lista traz curiosidades do Mega Drive que você nunca imaginou

    Mensagem por Chazzy em Sab 09 Jan 2016, 17:12

    @Hayt escreveu:
    @felipe_vieir4 escreveu:Nossa, pra mim a Sega era só a empresa que lança os jogos do Sonic
    Tipo, eu sabia que tiveram os consoles dela, mas jamais iria imaginar que ele era bom assim, ela desistiu dos consoles porque?

    Por quê não souberam reconhecer a beleza do Dreamcast....

    Não, falando sério, problemas de planejamento. A SEGA era muito desorganizada. Apesar do sucesso do Mega Drive, os consoles posteriores - Saturno e Dreamcast, foram "problemáticos". O Saturno enfrentou diversos problemas no ocidente, principalmente no preço e falta de planejamento do próprio hardware. O Dreamcast foi o último suspiro. Apesar de ter sido um console excelente,  o gasto com que a SEGA tinha para produzir os jogos, especialmente o Shenmue, quebrou as economias da empresa.

    Mas que os Gamers não souberam reconhecer a beleza do Dreamcast, isso é verdade.

    A SEGA insistiu em uma estratégia que não tava dando certo, lançaram esses acessórios pro Mega Drive como o Sega CD e o 32X, isso não deu muito certo na época, e quando o Saturn chegou no mercado, chegou com uma biblioteca pequena e caro demais, a ideia de lançar um console mais voltado pros "Arcades" foi interessante, mas acabou não dando certo também, enfim, foi uma sucessão de erros e o quando o Dreamcast foi lançado a Sega ainda teve o azar do PS2 fazer aquele sucesso todo e tirar o brilho do console muito rápido.

    Conteúdo patrocinado

    Re: Lista traz curiosidades do Mega Drive que você nunca imaginou

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qua 16 Ago 2017, 18:59