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    Novos jogos, velhos gráficos

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    Shenu
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    Novos jogos, velhos gráficos

    Mensagem por Shenu em Qui 10 Dez 2015, 13:19


    Nos últimos anos, os jogos de produtoras independentes começaram a ganhar destaque no mercado de games. E junto com ele, vieram jogos de um estilo diferente do que estamos acostumados, na geração atual, jogos com jogabilidade nova, mas com gráficos retros e inspiração em jogos retros. Mas como é possível mesclar as novas técnicas de como desenvolver os jogos de uma maneira diferente, com gráficos pixelados, que relembram a época do Super Nintendo e do Nintendinho? E como é possível mesclar jogos retros para criar um jogo único? Como isso pode funcionar bem?

    Temos inúmeros exemplos de jogos deste tipo, Rogue Legacy, Shovel Knight, Undertale. Eles contêm uma jogabilidade predominantemente diferente se fossemos comparar com os mesmos gêneros e mesmos gráficos, podendo ser uma mistura de jogos ou algo novo desenvolvido. Em Rogue Legacy, como exemplo, temos vários guerreiros, com características únicas, sendo elas positivas ou negativas, mesmo assim eles continuam o legado da família que é desbravar um calabouço na qual seus antepassados foram derrotados nelas, além de contribuir com o próprio legado, aprimorando o castelo, onde é possível obter novos tipos de cavalheiros (são bizarros, mas uteis), e se basear em um roguelike antigão.


    Podemos ver a semelhança com o estilo de roguelike do cenário e o personagem


    A luta contra o boss da primeira parte do calabouço

    No Shovel Knight, temos um cavalheiro que batalha de uma forma um pouco diferente, utilizando uma pá para derrotar seus inimigos, e cavar pelo mapa, destruindo blocos, achando itens bons após várias cavações, além de combinar vários jogos memoráveis, como Super Mario Bros 3, Megaman, Castlevania e claro bater com uma pá em tudo e todos.


    Cenário que se assemelha com jogos antigos



    Também, não pode-se esquecer das partes de pulo

    No undertale, podemos ver sua semelhança com a carismática serie Mother e conter várias referências a muitas series, além dos gráficos 8 bit. Isso e mais um inédito sistema de ações e poupar inimigos, fazendo assim de seus inimigos, amigos, através de falas e ações feitas, afinal, monstros tem coração também, mas fique tranquilo, se você gosta de derrotar os monstros, você pode fazer isto também.


    Além disso, o jogo contém personagens com características únicas, mesmo sendo simples mercadores, eles contêm uma interação excelente, que dependendo de seus atos, eles podem fazer ações distintas e uma grande interação com os personagens principais, o que faz principalmente o jogo atingir um patamar único.


    Após tudo isso, podemos ver que mesmo com gráficos velhos, é possível criar jogos dignos de competição com jogos atuais, que é investindo de maneira igual nos aspectos que constroem um jogo. Além de ter mostrado, que mesmo pegando ideias já empregadas no passado é possível aprimora-las adicionando novos aspectos, após anos de evolução da indústria gamer e também fazendo uma mistura de gêneros populares, fazendo-os encaixarem perfeitamente, como mostram outros jogos além dos citados, como Hotline Miami, VVVVVV, Anodyne, The Binding Of Isaac, Chroma Squad, entre outros. E finalmente, isso se torna uma alternativa de bom preço e de pouca necessidade de possuir um computador potente para que os jogos rodem adequadamente.

    Agradeço ao Math_Geek, ao Felipe Fabricio e ao ExtremeZelda.


    Última edição por Shenu em Qui 10 Dez 2015, 20:10, editado 1 vez(es)
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    Felipe Fabricio
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    Re: Novos jogos, velhos gráficos

    Mensagem por Felipe Fabricio em Qui 10 Dez 2015, 13:31

    Lindo tpc (e lindo banner, also), Shenu! Gostei muito de ler. Legal saber que os indies estão tomando um espaço tão grande no cenário de jogos ^^

    Ainda vou jogar Rogue e Undertale... Mas, novamente, ótimo tpc ^^
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    Re: Novos jogos, velhos gráficos

    Mensagem por Andy em Qui 10 Dez 2015, 13:49

    Lindo tópico, estou jogando Undertale e é um jogo único, e ao mesmo tempo nostálgico pelo estilo dele, ainda quero jogar outros jogos assim <3
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    Re: Novos jogos, velhos gráficos

    Mensagem por Math_Geek em Qui 10 Dez 2015, 19:39

    Eu acho interessante o uso de gráficos retrô em jogos atuais, desde que isso não seja usado como uma forma de "apelo" ao público retrogamer. Se querem seguir com um estilo gráfico diferenciado dos atuais, como esse, que isso seja não só uma aparência diferente para o jogo, mas sim que o jogo aproveite a ideia que a aparência dá também.

    Não cheguei a jogar algum dos jogos citado aí, então não posso comentar muito, mas pelo que parece eles não são simples jogos com gráficos retrô, sabem aproveitar o estilo fazendo com que todo o jogo tenha uma pegada retrô e atual também. 

    Sendo assim, acho que é algo bastante legal, mas se usam os gráficos só para fazer propaganda de "olhem para o meu jogo, ele tem gráficos retrô! Amem-o, retrogamers", eu acho ruim ou desnecessário (baixei alguns joguinhos para mobile que são muito assim: tem gráficos 16 bits, mas não tem a "essência" desses jogos).

    E parabéns pelo belo tópico Very Happy
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    Re: Novos jogos, velhos gráficos

    Mensagem por Mastxadows em Qui 10 Dez 2015, 21:00

    Shovel Knight é muito top,um dos jogos mais divertidos que joguei esse ano.
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    Re: Novos jogos, velhos gráficos

    Mensagem por Crash10 em Qui 10 Dez 2015, 21:48

    Devo admitir que não curto muito gráficos retrô em jogos atuais. Só prefiro algo mais novo. Mas ando jogando o Undertale e está legal.
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    Re: Novos jogos, velhos gráficos

    Mensagem por Chazzy em Qui 10 Dez 2015, 22:38

    Muito legal o tópico, Shenu!

    Acho bastante ousado criarem jogos com gráficos retrô hoje em dia, tem que confiar muito no projeto, pois se for mal feito acaba se tornando algo bem genérico, mas temos ótimos exemplos de jogos que acertaram com essa proposta, como os citados no tópico.
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    Re: Novos jogos, velhos gráficos

    Mensagem por Nujaka Knight em Qui 10 Dez 2015, 23:16

    Sinto que os gráficos retrôs não causam uma "Poluição Visual" muito grande, com hiperdetalhamento e coisa e tal. Os jogos ficam bonitos, e simplistas. Tem muitas vezes que eu penso se seria melhor fazer um movimento contínuo ou fazer frame por frame, e sempre imagino os frame por frame melhores em maioria dos casos.
    Claro que, de certa forma, facilita o desenvolvimento do jogo. Shovel Knight é fantástico, e de Undertale nem preciso lembrar que o jogo é oma obra de arte. Não arte "arte", mas o Toby Fox merece muitos meus parabains.
    Esses jogos fogem muito do clichê que vários outros jogos acabam sendo, o que os tornam únicos e excepcionais!
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    Re: Novos jogos, velhos gráficos

    Mensagem por Sanksuel em Qui 10 Dez 2015, 23:53

    Bom, pode se dizer que Mario Maker se enquadra nesse quesito, mas é jogo First Party............

    Re: Novos jogos, velhos gráficos

    Mensagem por Ygor Salsa em Sex 11 Dez 2015, 01:53

    Comprei Rogue Legacy a muito tempo na Steam. Não me arrependo, e foi um dos jogos que coloquei bastante dedicação quando estava na hype de conquistas da steam kkkkk valeu cada centavo e cada morte que eu tive para conseguir zerar, platinar e chegar ao lvl max. Para quem tem o jogo sabe que o melhor são os desafios de lutar contra os boss novamente >Smile
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    Re: Novos jogos, velhos gráficos

    Mensagem por Mikael_Fernandes em Sex 11 Dez 2015, 10:49

    uma coisa que gostei dos jogos atuais com gráficos retrôs é que eles mostram que não é necessário ter os melhores gráficos HD do mercado para ser um jogo bom. é sempre importante ter um gameplay único e divertido. Bom tópico,Shenu!

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    Re: Novos jogos, velhos gráficos

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