Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

    [Discussão] Harvest Moon, Rune Factory e Story of Seasons

    Compartilhe
    avatar
    Marcio1000
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1523
    Posts Posts : 8022

    [Discussão] Harvest Moon, Rune Factory e Story of Seasons

    Mensagem por Marcio1000 em Sab 24 Out 2015, 21:08


    Nostalgia bateu forte aqui, uma das coisas que eu mais gostava em minha infância era de viajar nas ferias para a fazenda de meu tio, todo aquele contato com a natureza é realmente relaxante. Só quem passou pelo menos as ferias no campo sabe a sensação. Na hora de voltar já batia uma saudade e uma das alternativas para matar essa saudade do campo é jogar um game onde você mora e cuida de um, é assim que me apaixonei pela franquia Harvest Moon. Neste topico vamos falar sobre essa franquia que é uma das minhas preferidas.

    Uma franquia com historia



    Foi no Super Nintendo que a franquia deu seus primeiros passos, lançado no Japão no dia 9 de agosto de 1996 e na America em Junho de 1997 pela Natsume, a série criada por Yasuhiro Wada foi conquistando seu sucesso ao longo do tempo.

    O Jogo no SNES tinha uma historia simples, começava quando o protagonista (Conhecido popularmente como Pete) acaba recebendo uma fazenda de herança de seu avô que havia falecido, Pete agora deve aprender a viver no campo para assim restaurar a fazenda de seu avô ao estado original enquanto faz amizade com os habitantes da região até eventualmente achar uma companheira. Para restaurar a fazenda o jogador deve realizar atividades diárias do campo como plantar e cuidar de animais além de realizar outras atividades com o fim de conseguir mais dinheiro, como por exemplo a pescaria.

    Tudo isso tendo em conta que sempre pode haver mudanças climáticas e que ainda existem quatro estações no ano (Dessa forma semente que só nasce no verão se for plantada na primavera não nascerá).




    O Game manteve seus mesmos traços do SNES na era 32/64 Bits com o mesmo protagonista, mesma historia porém com algumas novidades, como por exemplo o jogador pode ter um filho com sua esposa, a TV Shopping onde você pode comprar diversos itens, o sistema de culinária onde o jogador pode fazer a própria comida, além de novos personagens que vieram para compor o elenco.

    Foi lançado também Harvest Moon for Girl para Playstation, porém o lançamento ocorreu apenas no Japão. O game é basicamente a mesma coisa que Back to Nature , porém o jogador joga com uma garota que deve fazer as mesmas coisas que o jogador faria em Back to Nature com exceção do casamento que nesse caso seria com um rapaz. O Jogo foi lançado pois nos primeiros games da serie não existiam a opção de escolha de sexo no inicio do game, por isso todos os primeiros games da franquia possuíam protagonistas masculinos.

    Pete continuou como protagonista em alguns outros jogos, sendo sua ultima aparição na série principal em Harvest Moon DS.


    Um dos maiores sucesso da franquia foi Harvest Moon Friends of Mineral Town, que também foi o responsável por trazer muitas pessoas para a franquia, incluindo esse que agora fala, o jogo não tinha grandes novidades quanto aos seus antecessores. Porém o seu gameplay era bem divertido e para fecha-lo 100% era necessário jogar por anos. Para se ter ideia só é possível ganhar a sua casa na montanha após o aniversário de 50 anos do casamento entre Pete e sua companheira. O Jogo foi um sucesso e hoje ele é um dos títulos mais vendidos de Game Boy Advance, graças a esse sucesso a franquia se firmou nos consoles da Nintendo, onde continuam até hoje.  

    Depois de um tempo, a franquia foi totalmente modificada. Cada jogo possuía uma historia original e novos personagens. Também devido ao sucesso, a franquia se tornou anual, tendo games lançados praticamente todos os anos. Sendo a grande maioria para os portáteis da Nintendo (DS/3DS), os consoles continuaram a receber alguns títulos da franquia no PS2 e PSP, porém já faz anos que a franquia não dá as caras novamente nos consoles da Sony levando a entender que a produtora do game, Marvelous Entertainment, optou em tornar a franquia como exclusiva dos consoles da Nintendo.

    Rune Factory: O Spin-off tão bom quanto da serie original



    Em agosto de 2006 foi lançado no japão para o Nintendo DS um spin-off que marcaria os fãs da franquia, Rune Factory: A Fantasy Harvest Moon, o game combinava tudo o que já existia em Harvest Moon com elementos de action rpg, nesse jogo era possível administrar uma fazenda, arranjar uma companheira, lutar contra monstros, fazer amizade com monstros para ajudar em sua fazenda, participar dos eventos... Enfim o jogo dava uma alta gama de coisas para se fazer.

    O Sucesso foi o suficiente para fazer a franquia ganhar mais 3 games e outros 2 spin-off. Infelizmente a Neverland, responsável pelo desenvolvimento de Rune Factory, fechou as portas em 2013, deixando assim as chances da volta de Rune Factory baixas, porém para nossa alegria, Yoshifumi Hashimoto, disse uma vez que ainda existem chances de vermos um Rune Factory 5.

    Natsume VS XSeed



    Recentemente a franquia teve que ser dividida entre Harvest Moon e Story of Seasons aqui no ocidente, a causa foi o nome. Desde o SNES, a Natsume foi responsável pela distribuição e publicação dos jogos da franquia no ocidente e foi ela também que deu o nome da qual nós conhecemos, Harvest Moon (Chamado no japão de Bokujou Monogatari, que traduzido seria "A Historia da Fazenda"). Hoje a sua produtora (Marvelous Entertainment) é uma das maiores do japão e por isso ela possui capital suficiente para não depender mais de uma distribuidora em outros territórios, por isso ela fundou a XSeed, que distribuiria seus games nas Américas. Porém ela não possui os direitos do nome Harvest Moon (Que pertencem a Natsume), por conta disso ela se viu obrigada a mudar o nome da franquia no ocidente para Story of Seasons. Já a Natsume que não é boba nem nada, depois de perder seu ganha pão passa a desenvolver seus próprios títulos com o nome que é seu por direito, Harvest Moon, que já possui um game no 3DS (Harvest Moon: The Lost Valley) e um já anunciado para Wii U, PC e Mobile (Harvest Moon: Seeds of Memories).
    avatar
    Marcio1000
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1523
    Posts Posts : 8022

    Re: [Discussão] Harvest Moon, Rune Factory e Story of Seasons

    Mensagem por Marcio1000 em Sab 24 Out 2015, 21:09

    Dicas para se dar bem


    Agora nós veremos como se dar bem num game da franquia e Spin-off. Lembrando: Os jogos são diferentes um do outro, por conta disso é dificil fazer um passo a passo de todos, além de estragar o jogo contando como se faz. Confira abaixo como se dar bem no jogo.

    Plantações:

    Plantações são coisas muito importantes no jogo, afinal cuidar de uma fazenda é a base da franquia.

    Arrow Não plante fora da estação, ou seja, não planta sementes que nascem na primavera durante o verão, ela não vão nascer. Na hora de plantar, sempre preste atenção em qual estação você está e qual é a das sementes.
    Arrow Assim como na vida real, você deve regar as plantas todos os dias, porém sem exageros. Uma planta só pode ser regada uma vez por dia, mas se vir uma chuva ao longo do dia e ela receber mais água ela pode ou morrer ou dar frutos de baixo valor. Por isso sempre veja a previsão do tempo (Alguns jogos da franquia não tem como ver, por isso a unica forma de lidar com isso é com sorte)
    Arrow Assim como na vida real, desastres podem acontecer. Um Tufão pode atingir sua fazenda e matar algumas plantas, infelizmente quando isso acontecer não há nada para se fazer. Mas eu tenho um truque para minimizar os danos, não durma durante um tufão (A Menos que o jogo não permita que você saia de casa). Pois assim o jogo matar as plantas que ele quiser e quantas ele quiser, com você acordado o tempo vai rolar e as chances do tufão sumir e o tempo abrir aumentam. (Se você dormir o jogo vai entender o clima atual por mais tempo).
    Arrow Em Rune Factory é possível pedir para seus monstros lhe ajudarem com as atividades da fazenda, já em Harvest Moon, em alguns títulos, é possível pedir à duendes para lhe ajudar. Isso é uma mão na roda caso você precise fazer mais coisas durante o dia.
    Arrow Sabe aquela grana que você ganha no inicio do jogo? Gaste toda ela com sementes, plante e a longo prazo fique rico.
    Arrow Pragas podem atacar sua plantação e destruí-las, por isso sempre tenha veneno de pragas consigo. Não se preocupe pois ele não dará grandes danos a planta.
    Arrow Sua planta está demorando muito para dar frutos? Compre fertilizante, embora eu não recomende, por baixar o preço dos frutos.

    Arranjando Companheira/Companheiro:

    Agora aprenderemos a pegar muié no caso dos manos e pegar um boy no caso das minas Laughing

    Para conquistar algum você precisa conversar e dar presentes todos os dias (Se preocupe não, nesse jogo não existe friendzone), nos games mais atuais também é possível fazer favores, isso também aumenta bastante a amizade.

    Nos jogos antigos era possível ver o estado da relação através da cor do coração mostrado quando se fala com a pessoa, hoje em dia é possível ver através da cor das flores na caixa de dialogo. Já em Rune Factory é possível ver através do menu de pause.

    Em Rune Factory para casar basta ter os 10 corações com uma garota disponível para casamento.

    Já em Harvest Moon é mais longo.

    Temos 7 estados de corações:

    O Coração preto indica que você ainda é um estranho, ou um conhecido porém vocês não conversam muito.

    O Coração roxo indica que vocês são conhecidos que conversam as vezes

    O Coração Azul indica que ela/ele já está começando a se interessar por você como amigo.

    Agora vocês são oficialmente amigos.

    Vocês se tornam amigos mais próximos.

    Ela/ele já começa a ficar interessado em você.

    "Cara ela/ele tá tão na sua", no coração vermelho sua/seu Crush agora está apaixonado por você, agora você poderá casar.

    Cada coração tem seu próprio evento, e você deve vê-lo para passar para a próxima cor, o evento é diferente em cada jogo e cada garota/garoto tem seus próprios. Nos novos jogos da franquia existem menos corações e em alguns eles foram substituídos por flores. Mas você poderá jogar normalmente com base das informações das cores.

    Você também pode montar seu próprio harém, porém no fim poderá casar com apenas uma pessoa (Mesmo que só dê pra casar com uma, criar um harém é bem divertido, recomendo muito).

    Lembre-se também que não basta só conquistar o Crush, tem que conquistar a família também, o esquema é quase o mesmo. Fale e dê presentes, porém é menos trabalhoso e não possui eventos de corações. O mesmo serve para outros habitantes que não estão disponível para casamento, converse e dê presentes para ser sociável.


    Cuidando dos animais:

    Aprenda aqui a cuidar de seus bichinhos para eles serem felizes e lhe ajudar a ir em frente com a fazenda.

    Arrow Lembre-se animais necessitam de cuidados básicos, por isso sempre dê comida e os escove. Isso tornará eles mais saudáveis e felizes.

    Arrow Caso eles fiquem doentes não seja mão de vaca, compre um remédio e os cure.

    Arrow Animais felizes produzem os melhores produtos, sempre aumente a felicidade com seus animais, conversando com eles, escovando e pegando os materiais (No caso da ovelha retirando o pelo e no caso da vaca tirando o leite), em alguns jogos da franquia também é possível acaricia-los com a tela touch (Semelhante ao Pokémon-Amie), isso aumenta também a felicidade.

    Arrow É Possível fazer um de seus animais se reproduzir, para isso você precisará comprar um Miracle Potion e usar no animal que deseja que reproduza (semelhante a inseminação artificial), o animal escolhido não produzirá mais produtos por alguns dias e logo nascerá um filhote.

    Arrow Nos jogos atuais em caso de chuva os animais entram sozinhos pra dentro, mas nos games antigos você deve coloca-los para dentro quando chover, deixa-los na chuva pode faze-lo ficarem bravos e até podem os deixar doentes. Por isso tome cuidado.

    Cuide de você também:

    Para poder fazer tudo isso e muitas outras coisas não faladas (Pescaria, mineração, culinária) você precisa de uma boa saúde, por isso não se esforce além do necessário, você também pode ficar doente e se isso acontecer você perderá um dia inteiro na cama. Você possui uma barra de estamina trate de mante-lá sempre num bom volume, em Harvest moon não é possível ver, mas o personagem terá algumas reações que podem servir de alerta, já em Rune factory ela é sempre visível. Aqui vão umas dicas de como se recuperar.

    Arrow Coma bastante! Os alimentos no jogo não serve apenas para vender ou dar de presente, servem para você também. Se notar que sua estamina está caindo, coma algo e você irá recupera-la.

    Arrow Visite uma casa de banho, após um bom banho lá você irá se recuperar por inteiro. Em alguns jogos ela é gratuita, já em outros é pago, mas não é caro, então use-a. (Você só pode usar uma vez por dia)

    Arrow Durma, se você já fez tudo o que tinha para fazer durma, você acordará no outro dia com a estamina cheia.

    Arrow Você pode também ser infectado por veneno ou ter paralisia, caso isto aconteça ou coma ervas que irão lhe curar ou procure o hospital da região e pague por um tratamento.

    Arrow Comida podre faz um estrago danado, por isso não coma. Se você foi cozinhar e acabou dando errado, jogue fora.

    Arrow  No hospital você poderá comprar medicamentos que recuperaram sua estamina, compre algumas quando foi explorar uma caverna inteira ou for fazer um trabalho muito grande.

    avatar
    Qdiz
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1069
    Posts Posts : 3589

    Re: [Discussão] Harvest Moon, Rune Factory e Story of Seasons

    Mensagem por Qdiz em Sab 24 Out 2015, 23:37

    Eu procuro uma versão fisica do Rune Factory 4 pra vender, mas sempre acho por mais de 200 reais ;-;

    acho q vou ter q comprar (quando eu tiver money) versão digital
    avatar
    Marcio1000
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1523
    Posts Posts : 8022

    Re: [Discussão] Harvest Moon, Rune Factory e Story of Seasons

    Mensagem por Marcio1000 em Dom 25 Out 2015, 00:32

    @Quediz escreveu:Eu procuro uma versão fisica do Rune Factory 4 pra vender, mas sempre acho por mais de 200 reais ;-;

    acho q vou ter q comprar (quando eu tiver money) versão digital

    Na Play-asia tá 160 reais

    http://www.play-asia.com/rune-factory-4/13/7063jh
    avatar
    Zuado Pela Vida
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 702
    Posts Posts : 3089

    Re: [Discussão] Harvest Moon, Rune Factory e Story of Seasons

    Mensagem por Zuado Pela Vida em Dom 25 Out 2015, 00:51

    E de pensar que eu só conheci essa franquia maravilhosa pq quando fui comprar o cartucho de SNES na capa estava Monster Rancher HEUAHEUAHEU

    De começo eu reclamei bastante e pensei até em ir pegar meu dinheiro de volta, mas eu fui conhecendo o jogo melhor e acabei me apaixonando I love you

    Engraçado foi eu jogando ele por 2h com apenas uma coisa em mente: "caramba, quando é que eu vou ganhar meu monstrinho? O rancho eu ja tenho" HEUAHEUAHEUAHEUAVEUAH
    avatar
    Marcio1000
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1523
    Posts Posts : 8022

    Re: [Discussão] Harvest Moon, Rune Factory e Story of Seasons

    Mensagem por Marcio1000 em Seg 26 Out 2015, 13:23


    Arte oficial de Harvest Moon: Seeds of Memories, parece que os personagens não serão mais tão redondos igual o The Lost Valley (Até que fim), porém ainda sim tô achando o visual meio feio. Seria melhor o visual anime de Story of Seasons.

    Mas e ai o que acham?
    avatar
    Math_Geek
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 3267
    Posts Posts : 8349

    Re: [Discussão] Harvest Moon, Rune Factory e Story of Seasons

    Mensagem por Math_Geek em Seg 26 Out 2015, 15:57

    Eu gostava do visual simples e fofinho dos jogos antigos Razz

    E deixa eu ver se entendi bem: A franquia tinha um nome aqui e outro no Japão, aí se dividiu entre a franquia do nome ocidental (Harvest Moon) e a de nome oriental (alguma coisa monogatari/Story of Seasons)?
    Aí para nós parece que surgiu uma franquia nova, e para os japas também, mas cada um olha como nova um jogo diferente? MIND = BLOWN
    avatar
    Marcio1000
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1523
    Posts Posts : 8022

    Re: [Discussão] Harvest Moon, Rune Factory e Story of Seasons

    Mensagem por Marcio1000 em Seg 26 Out 2015, 16:04

    @Math_Geek escreveu:Eu gostava do visual simples e fofinho dos jogos antigos Razz

    E deixa eu ver se entendi bem: A franquia tinha um nome aqui e outro no Japão, aí se dividiu entre a franquia do nome ocidental (Harvest Moon) e a de nome oriental (alguma coisa monogatari/Story of Seasons)?
    Aí para nós parece que surgiu uma franquia nova, e para os japas também, mas cada um olha como nova um jogo diferente? MIND = BLOWN

    Tanto no japão quanto no ocidente tínhamos os mesmos jogos, só mudava o nome (Farm Story é estranho), ai então mudaram pra Harvest moon no ocidente, mas o nome pertence a Natsume (distribuidora) pois o nome foi ela que criou e patenteou. Por isso o verdadeiro harvest moon (o Japonês) teve seu nome mudado para Story of Seasons e a Natsume usou o nome Harvest Moon para criar sua própria franquia Razz
    avatar
    Math_Geek
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 3267
    Posts Posts : 8349

    Re: [Discussão] Harvest Moon, Rune Factory e Story of Seasons

    Mensagem por Math_Geek em Seg 26 Out 2015, 16:31

    @Marcio1000 escreveu:Tanto no japão quanto no ocidente tínhamos os mesmos jogos, só mudava o nome (Farm Story é estranho), ai então mudaram pra Harvest moon no ocidente, mas o nome pertence a Natsume (distribuidora) pois o nome foi ela que criou e patenteou. Por isso o verdadeiro harvest moon (o Japonês) teve seu nome mudado para Story of Seasons e a Natsume usou o nome Harvest Moon para criar sua própria franquia Razz
    Então, aí por aqui vai continuar lançando harvest moon, e mais uma "nova franquia" chamada story of seasons, enquanto no japão vai continuar lançando a "lalala monogatari", e mais uma "nova franquia" chamada Harvest moon?

    Os jogos japoneses continuam com o mesmo nome, e agora eles terão harvest moon também pela divisão de franquias/nomes/direitos/batatas, enquanto por aqui continuaremos tendo jogos chamados harvest moon, mas também os story of seasons?
    avatar
    Marcio1000
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1523
    Posts Posts : 8022

    Re: [Discussão] Harvest Moon, Rune Factory e Story of Seasons

    Mensagem por Marcio1000 em Seg 26 Out 2015, 16:51

    @Math_Geek escreveu:
    @Marcio1000 escreveu:Tanto no japão quanto no ocidente tínhamos os mesmos jogos, só mudava o nome (Farm Story é estranho), ai então mudaram pra Harvest moon no ocidente, mas o nome pertence a Natsume (distribuidora) pois o nome foi ela que criou e patenteou. Por isso o verdadeiro harvest moon (o Japonês) teve seu nome mudado para Story of Seasons e a Natsume usou o nome Harvest Moon para criar sua própria franquia Razz
    Então, aí por aqui vai continuar lançando harvest moon, e mais uma "nova franquia" chamada story of seasons, enquanto no japão vai continuar lançando a "lalala monogatari", e mais uma "nova franquia" chamada Harvest moon?

    Os jogos japoneses continuam com o mesmo nome, e agora eles terão harvest moon também pela divisão de franquias/nomes/direitos/batatas, enquanto por aqui continuaremos tendo jogos chamados harvest moon, mas também os story of seasons?

    Exatamente, agora os dois são franquias diferentes feitas por empresas diferentes. Razz
    avatar
    Smol
    Veterano Nv.6
    Veterano Nv.6

    Karma Karma : 242
    Posts Posts : 538

    Re: [Discussão] Harvest Moon, Rune Factory e Story of Seasons

    Mensagem por Smol em Seg 26 Out 2015, 17:24

    E agora eu não sei se pego o Rune ou Story of Seasons gostei de ambos
    avatar
    Marcio1000
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1523
    Posts Posts : 8022

    Re: [Discussão] Harvest Moon, Rune Factory e Story of Seasons

    Mensagem por Marcio1000 em Seg 26 Out 2015, 19:04

    @Smol escreveu:E agora eu não sei se pego o Rune ou Story of Seasons gostei de ambos

    Eu recomendo Rune Factory pela historia e por ter Action RPG, caso vc nunca tenha jogado um game de RF recomendo muito. Mas cuidado, a chances de se viciar nele são imensas Laughing
    avatar
    Convidado
    Convidado

    Re: [Discussão] Harvest Moon, Rune Factory e Story of Seasons

    Mensagem por Convidado em Ter 27 Out 2015, 12:10

    Nunca joguei nenhum game da série, estava pensando em comprar algum deles(Harvest Moon ou Rune Factory ou Story of Seasons), na opinião de vocês qual é o melhor game?

    Estou dando uma "oportunidade" a franquias que nunca joguei e que fazem um certo sucesso, recentemente comprei o game Professor Layton and The Miracle Mask(nunca tinha jogado nenhum game da franquia, comprei e gostei muito do game!), hehe !
    avatar
    Marcio1000
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1523
    Posts Posts : 8022

    Re: [Discussão] Harvest Moon, Rune Factory e Story of Seasons

    Mensagem por Marcio1000 em Ter 27 Out 2015, 14:01

    NVgs escreveu:Nunca joguei nenhum game da série, estava pensando em comprar algum deles(Harvest Moon ou Rune Factory ou Story of Seasons), na opinião de vocês qual é o melhor game?

    Estou dando uma "oportunidade" a franquias que nunca joguei e que fazem um certo sucesso, recentemente comprei o game Professor Layton and The Miracle Mask(nunca tinha jogado nenhum game da franquia, comprei e gostei muito do game!), hehe !

    Eu sinceramente recomendo Rune Factory pelos motivos que citei antes, eu ainda não joguei o 4. Mas te garanto que ele deve ser tão bom quanto os três anteriores Very Happy
    avatar
    Qdiz
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1069
    Posts Posts : 3589

    Re: [Discussão] Harvest Moon, Rune Factory e Story of Seasons

    Mensagem por Qdiz em Ter 27 Out 2015, 15:08

    @Marcio1000 escreveu:
    @Quediz escreveu:Eu procuro uma versão fisica do Rune Factory 4 pra vender, mas sempre acho por mais de 200 reais ;-;

    acho q vou ter q comprar (quando eu tiver money) versão digital

    Na Play-asia tá 160 reais

    http://www.play-asia.com/rune-factory-4/13/7063jh

    o problema é, eu não compro nada pela internet, só compro pessoalmente em lojas :v

    Conteúdo patrocinado

    Re: [Discussão] Harvest Moon, Rune Factory e Story of Seasons

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 20 Ago 2017, 18:16