A franquia Mario Kart é uma das franquias mais bem-sucedidas da Nintendo e carrega consigo 23 anos de história. Não é para menos, a franquia que é um spin-off do principal mascote da empresa detém de jogos muito divertidos que divertem até os dias atuais.
Neste tópico veremos como a franquia evoluiu conforme o passar de seus 23 anos de história e que embora houvesse uma evolução com o passar do tempo seus jogos continuam com a mesma essência: a essência de diversão.
Como é o Mês Nintendo Retrô, no entanto, restringiremos em falar apenas sobre os jogos Retrô da franquia, ignorando os dois jogos mais atuais da mesma: Mario Kart 7 e Mario Kart 8.
Foi neste jogo onde tudo começou. Super Mario Kart foi o primeiro jogo da franquia Mario Kart e foi lançado para Super Nintendo Entertainment System (ou SNES) no ano de 1992. A mecânica era simples e direta: correr com um dos amigos e inimigos de Mario em um kart e chegar em primeiro lugar.
Entretanto, o que fazia de diferencial para que o jogo não fosse apenas um jogo de corrida com os chars da franquia de Mario foi a mecânica de itens. Passando por quadrados com um ponto de interrogação no centro desenhados no solo das pistas um item aleatório é dado ao jogador e com tal item ele pode se beneficiar prejudicando os inimigos ou obtendo uma certa vantagem.
Os itens é o que traziam o diferencial do jogo e também toda a diversão para a casa, já que Super Mario Kart havia suporte para ser jogado com dois jogadores. Fora tudo isso, como dito anteriormente, amigos e inimigos de Mario eram os corredores e as pistas eram belas homenagens as fases do bigodudo nos jogos de sua série principal, em especial o jogo mais homenageado foi Super Mario World.
Você podia correr com 8 personagens no jogo e cada um possuía características distintas. Os personagens jogáveis eram:
Tela de seleção dos personagens.
Mario: O bigodudo que leva seu nome ao título do jogo. É o personagem principal do game e o mais equilibrado em atributos. É o mais recomendado para iniciantes;
Luigi: O "Mario Verde", irmão do protagonista. É quase idêntico ao Mario o que acarreta em um equilíbrio de seus atributos e uma maior recomendação de uso para iniciantes;
Princess Peach: A princesa do Reino do Cogumelo que é comumente raptada pelo Bowser também está entre os corredores. Ela possuí os melhores atributos para aceleração, junto de Yoshi, no entanto os piores quanto à velocidade. Assim como Mario e Luigi também é altamente recomendada para iniciantes;
Toad: O fiel escudeiro da Princess Peach, de Mario e Luigi. Possuí atributos mais voltados ao handling (derrapagem, drift);
Yoshi: Parceiro de jornada de Mario, o qual conheceu na Dinosaur Land nas aventuras ocorridas em Super Mario World. Assim como Peach, sua especialidade é focada na aceleração;
Bowser: O vilão da franquia do Mario que sempre rapta a Princess Peach (mas sempre acaba perdendo-a para o bigodudo) também dá as caras no jogo, mas como um personagem jogável. Seus atributos são baseados na velocidade, tornando-o a escolha perfeita para jogadores mais experientes;
Donkey Kong Jr.: É o filho do Donkey Kong original (agora conhecido como Cranky Kong) e que estreou o jogo que tem como título seu próprio nome. Esta foi sua primeira e única aparição nos jogos da franquia Mario Kart. Seus atributos equivalem ao Bowser, ou seja, por ser pesado tem como foco a velocidade e é outra opção recomendada para jogadores experientes;
Koopa Troopa: Um dos "escravos" de Bowser e um conhecido inimigo dos jogos da franquia Mario. Suas habilidades são equivalentes ao Toad, ou seja, tem como foco o handling.
As pistas de Super Mario Kart são bem peculiares, pois a maioria delas possuíam duas ou três versões com a mesma temática, fundo, música, inimigos, elementos do trajeto (e inclusive com o mesmo nome, alterando apenas o número no final dele), no entanto diferentes em trajeto. Isto foi feito devido as limitações do SNES, que não permitiam criar 20 pistas totalmente diferentes entre si. O jogo conta com 8 tipos de pistas, com destaque para à Rainbow Road que é a única fase do jogo a conter uma única versão (e, curiosamente, a fase mais odiada e amada por todos do jogo).
As pistas do game eram divididas em quatro copas, cada uma com cinco pistas. Assim como as pistas, cada copa tinha detinha de um nome. Segue as copas abaixo:
Murshroom Cup
Flower Cup
Star Cup
Special Cup
As pistas poderiam ser corridas nesta forma de Copa no modo de jogo Mario GP, o modo Single Player de Mario Kart, também o principal do jogo. Nele você participa de corridas contra sete corredores controlados pela Inteligência Artificial do game. Ele era dividido em três dificuldades: 50cc, equivalente à Fácil, para iniciantes; 100cc, a dificuldade média; 150cc, a dificuldade mais elevada, para experientes. Como dito neste modo as corridas são em formato de copa, onde você corre por cinco pistas e tem de obtiver o quarto, terceiro, segundo ou primeiro lugar para continuar avançando. Dependendo da colocação conquistada você recebe uma pontuação: caso chegue em primeiro lugar, você recebe 9 pontos; segundo lugar, 6 pontos; terceiro lugar, 3 pontos; quarto lugar, 1 ponto. Ao final das cinco corridas se sua pontuação acumulada durante a copa for a maior de todas, você recebe um troféu de ouro (o troféu é de prata caso fique em segundo lugar e de bronze caso fique em terceiro) e poderá comemorar assim como a Peach: bebendo um gole de champagne.
Além desse modo tínhamos também o modo Time Trial, onde o objetivo principal era de correr sozinho pela pista e de terminá-la no menor tempo possível; Match Race, o modo onde dois corredores se enfrentavam numa corrida, era um dos modos multiplayers do jogo; Battle, o modo em que o objetivo principal não era vencer uma corrida, mas estourar os balões dos inimigos numa arena de batalha (e não em uma pista).
E não podemos esquecer de falar sobre os itens, os diferenciais do jogo. Eles eram responsáveis por muita diversão e brigas pois você podia atrapalhar os inimigos com os mesmos ou obtiver certas vantagens e ao mesmo tempo ser prejudicado por algum. Os itens do primeiro jogo eram:
Casca de Banana: Este item possuí o mesmo efeito que no mundo real caso seja pisado. Se o corredor passar com seu Kart sobre um casco de banana, o Kart "escorrega".
Moeda: As moedas só podem ser encontradas tanto na pista quanto nas caixas de itens. Elas aumentam um pouco a velocidade do veículo conforme vai as acumulando.
Pena: Com ela você pode dar um grande salto, podendo se aproveitar deste salto para passar por atalhos da pista, como pular por muros.
Boo: O Boo te deixa invisível durante um curto período te deixando imune à quaisquer ataques do inimigo.
Casco Verde: Esse casco de Koopa, se bem mirado no inimigo, pode fazer com que o mesmo gire pela corrida.
Casco Vermelho: Pode se dizer uma evolução do Casco Verde, já que o Casco Vermelho tem o mesmo efeito, no entanto ele não precisa ser mirado, basta atirá-lo que ele seguirá automaticamente o corredor que esteja na posição acima de você.
Raio: O melhor e mais raro item do jogo. Ao utilizar o raio todos os corredores, menos o indutor, ficam minúsculos, mais vulneráveis e mais lentos, dando oportunidade para quem induziu avançar mais posições. O efeito é temporário.
Cogumelo: Dá um boost (impulso) ao corredor que o utilizou.
Estrela: Funciona de forma idêntica à sua função nos jogos principais do Mario: te dá uma invencibilidade temporária, deixando-lhe mais veloz e dando-lhe o poder de atrapalhar os inimigos fazendo-os girar caso encoste nos mesmos. É um efeito temporário também.
Curiosidades:
Chegamos na era das 3 dimensões. Muitas franquias da Nintendo já estavam recebendo seus jogos para o seu primeiro console detende de jogos em 3D, e não foi diferente com Mario Kart. Abandonando o Super do nome, Mario Kart 64 foi o segundo jogo da franquia Mario Kart. Muita coisa se transformou neste sucessor, pois agora era possível correr em 3D, mas nem por isso o game perdeu a essência do seu antecessor.
O objetivo do jogo ainda era correr por pistas e chegar no melhor lugar possível, usando algum char da franquia Mario. Os itens não foram descartados, eles ainda estão aqui e agora você poderá também correr por novas pistas, desta vez cada uma totalmente diferente de si. Há também mais emoção, pois agora as personagens falam ao correr.
Todas essas novidades e mais algumas justificam o motivo de Mario Kart 64 ter ficado em quarto lugar em um ranking da revista Nintendo Power que definia os "100 melhores jogos da Nintendo de todos os tempos" em 1997. Sem dúvida alguma, um jogo incrível!
Passemos, então, a falar melhor do que o jogo lhe oferecia. Assim como seu antecessor, havia 8 personagens jogáveis no game. Todos os chars presentes em Super Mario Kart retornam aqui, com exceção de Koopa Troopa e Donkey Kong Jr. que foram trocados por Wario e Donkey Kong.
Tela de seleção de personagens
As categorias de peso é que definiam o potencial e habilidades de cada personagem no jogo. Haviam três aspectos diferentes: Leve, Médio e Pesado.
As personagens que se encaixam no peso Leve possuem a maior aceleração e a maior velocidade do jogo. Em contra-parte, por serem muito leves, acabam sofrendo impactos maiores ao esbarrar em algum corredor nas corridas.
As personagens que se encaixam no peso Médio possuem a pior aceleração do jogo e velocidade boa, igual a das personagens do peso Pesado. Como não muito leves, mas nem muito pesados, não sofrem muito ao esbarrar com algum corredor nas corridas.
As personagens que se encaixam no peso Pesado possuem uma aceleração lenta, mas que é mais veloz do que a das personagens de peso Médio e uma velocidade boa igual a da última categoria citada. Não sofrem nada ao esbarrar com algum inimigo nas corridas, devido ao seu peso.
Vamos falar agora das pistas do jogo. Como já dito anteriormente, diferentemente de seu antecessor Mario Kart 64 possuí pistas totalmente diferentes entre si e que são divididas em 4 copas com 4 pistas cada. O jogo possuí 16 pistas, 4 a menos que seu antecessor e agora as mesmas deixaram de serem planas e passaram a ter relevo com a chegada de modelos 3D. As pistas eram:
Murshroom Cup
Flower Cup
Star Cup
Special Cup
Para se jogar nestas pistas em forma de copa era necessário jogar no modo Mario GP, modo herdado de Super Mario Kart. O modo de jogo era idêntico ao do primeiro jogo, no entanto com algumas alterações. Por exemplo, agora as pistas possuíam 3 voltas ao invés de 5 voltas e para avançar nas copas não era necessário ficar numa posição acima do quarto lugar. Ou seja, diferentemente do que era em Super Mario Kart, se o jogador ficasse em quinto, sexto, sétimo ou oitavo lugar numa pista da copa ele poderia prosseguir.
Algumas coisas, entretanto, permaneceram intactas. O objetivo do modo ainda é terminar a copa em alguma posição do pódio para conquistar um troféu e ainda há as dificuldades, que continuam sendo medidas em cilindradas: 50cc, dificuldade baixa; 100cc, dificuldade média; 150cc, dificuldade alta.
Além do modo Mario GP, o modo Versus também retorna neste jogo. A maior diferença dele para com seu antecessor é que agora é possível jogar neste modo com, no máximo, 4 jogadores jogando ao mesmo tempo. O objetivo dele ainda é fazer corridas sem compromisso por qualquer pista do jogo.
O modo Time Trial é outro que dá as caras aqui também, com o mesmo objetivo inclusive. Ele continua a testar as habilidades dos jogadores propondo que os mesmos corram sozinhos pelas pistas para encerrá-las no menor tempo possível. Não podemos esquecer também do modo Battle, o modo em que o objetivo era estourar os balões dos inimigos. Ele, que é outro herdado de Super Mario Kart, não deixa de aparecer em Mario Kart 64.
Além destes modos antigos, temos um modo novo. O Mirror Mode é um modo onde você aposta corridas nas pistas, mas estas ficam diferentes, ficam invertidas (daí a ideia do nome, Mirror, que significa espelho, pois é como se as pistas estivessem espelhadas) propondo um desafio maior a quem já estava acostumada com a forma natural das mesmas. Este modo é bloqueável e só se desbloqueia-o ganhando todos os troféus de ouro das copas no 150cc.
Falamos das personagens, dos modos do jogo e das pistas, mas está faltando falar dos elementos que viraram marca da franquia: os itens. Agora os itens são pegos pelos jogadores por meio não mais de um símbolo no solo das pistas, mas por caixas de item flutuantes, totalmente em 3D!
Todos os itens de Super Mario Kart retornam em Mario Kart 64, excedendo as moedas que foram retiradas. Há itens novos também que estrearam neste jogo, foram eles:
Cacho de Banana: Possuí o mesmo efeito da Casca de Banana, mas este item dá ao jogar 5 cascos ao invés 1 casco;
Casco Verde Triplo: Possuí o mesmo efeito do Casco Verde, mas ao invés de dar o jogador 1 Casco Verde, ele recebe 3 Cascos Verdes;
Casco Vermelho Triplo: Possuí o mesmo efeito do Casco Vermelho, mas ao invés de dar o jogador 1 Casco Vermelho, ele recebe 3 Cascos Vermelhos;
Cogumelo Triplo: Possuí o mesmo efeito do Cogumelo, mas ao invés de dar o jogador 1 Cogumelo, ele recebe 3 Cogumelos;
Caixa de Item Falsa: Como agora os itens são pegos por meio da Caixa de Item, este item surgiu para enganar os jogadores quando estiverem ansiosos para pegar um item. Pegando este item e colocando uma Caixa de Item Falsa na pista, o corredor que for de encontro com ela rodará pelo solo ao invés de receber um item;
Super Cogumelo: Tenha o efeito do Cogumelo ilimitado por 10 segundos. Ao pegar esse item e clicar no botão de ativá-lo diversas vezes o corredor dará diversos impulsos. Muito útil;
Casco Espinhoso (conhecido também como Casco Azul): É, sem dúvida alguma, o item mais odiado de toda a franquia. Responsável por acabar muitos sonhos de jogadores de permanecerem no primeiro lugar até o fim da corrida. O Casco Azul é uma espécie de casco guiado, quando usado por um corredor ele se dirige passando pelo meio da pista até o corredor que estiver em primeiro lugar e o ataca. Alguns jogadores que não estão em primeiro lugar podem ter o azar de serem esbarrados pelo casco também, enquanto ele passa pelo meio da pista.
Curiosidades:
Mario Kart: Super Circuit ou Mario Kart Advance (como é conhecido no Japão) foi o primeiro jogo da franquia a ser lançado para um console portátil e o terceiro da franquia no geral. Chegou às lojas no ano de 2001 e foi lançado para o Game Boy Advance. O game foi o único de toda a série que não foi produzido pela Nintendo. Ele foi produzido por uma empresa chamada Intelligent Systems, mas nem por isso foi o jogo ruim ou fora dos padrões Nintendo.
Mario Kart: Super Circuit não representa nenhuma evolução gráfica à franquia, pois os gráficos eram bem similares aos de SNES, sendo relativamente melhores, devido às limitações do console portátil. No entanto, nem por isso o jogo não trouxe inovações.
Mario Kart: Super Circuit marca a primeira vez de um jogo de Mario Kart em que há pistas Retro. Há uma homenagem à Super Mario Kart trazendo todas as pistas do jogo como jogáveis. Fora isso, temos outras mecânicas, dentre pequenas e grandes, que fizeram deste jogo sim, uma evolução para a franquia! Embora, eu prefira falar que este jogo seja um novo "Super Mario Kart".
Começando a falar das personagens: não há nenhuma mudança no grupo de personagens jogáveis dos jogos. Os mesmos corredores disponíveis em seu antecessor, Mario Kart 64, retornam em Mario Kart: Super Circuit. São eles:
Tela de Seleção de Personagens
O esquema de peso e velocidade dos corredores em Mario Kart: Super Circuit continua o mesmo que seu antecessor. As personagens mais leves possuem maior aceleração e menor velocidade final. As personagens médias em peso, possuem todos os atributos médios. As personagens pesadas possuem boa velocidade final, mas péssima aceleração.
Personagens foi um aspecto que Mario Kart: Super Circuit inovou muito pouco, tendo na realizada trago nenhuma mudança nos mesmos. A única alteração que podemos ver na tela de escolha dos corredores, é que agora podíamos escolher uma opção Random, em que o jogo aleatoriamente escolhe uma personagem para você.
Falamos das personagens, agora partiremos para falar sobre as pistas. Estas já receberam certas inovações. Mario Kart: Super Circuit aumentou o número de copas para se jogar e, além disso, trouxe copas Retrô, com as pistas de Super Mario Kart.
As pistas do jogo eram:
Murshroom Cup
Flower Cup
Lightning Cup
Star Cup
Special Cup
Fora estas pistas, temos as quatro copas com pistas do Super Mario Kart (Murshroom Cup, Flower Cup, Star Cup e Special Cup), de forma idêntica de que eram no jogo de SNES.
As novidades que Mario Kart: Super Circuit trouxe em relação as pistas foram a adição da Lightning Cup, aumentando o número das copas para cinco e, como já dito, o reuso das pistas do primeiro jogo da franquia.
Isso, no entanto, não foi a única alusão do jogo à Super Mario Kart. No modo Grand Prix deste game, o modo em que deve se correr por quatro pistas contra a CPU para buscar a melhor posição possível e conquistar um troféu, para o jogador avançar pelas pistas da copa ele deve ficar em quarto, terceiro, segundo ou primeiro lugar. Caso contrário, ele tem de reiniciar a copa, de forma idêntica a que era feita no primeiro jogo da franquia.
Aquém disso, no entanto, o modo segue o estilo de Mario Kart 64, que por sua vez herdou de Super Mario Kart. Há ainda as dificuldades que são divididas por cilindradas, sendo elas: 50cc, 100cc e 150cc.
Havia também um ranking geral, que era maior de acordo com o número de vitórias do jogador de copas no modo GP. Além disso, outros fatores influenciavam os pontos conquistados em tal ranking, como o número de vezes que o corredor teve de ser pego pelo Lakitu, os itens que ele usou, o corredor que escolheu e etc.
Os outros modos do jogo eram o modo Time Trial, com o mesmo objetivo de costume: testar a habilidade do jogador propondo que o mesmo corra sozinho numa pista e conclua-a no menor tempo possível; O modo Battle, onde o objetivo era correr por arenas e destruir os balões dos inimigos; O modo Versus, em que o jogador podia fazer corridas por qualquer pista de seu interesse sem compromissos e o modo Quick Run que era novidade e é exclusividade do game: é parecido com o modo Versus, mas neste modo você pode customizar as suas corridas, como alterar o número das voltas, aparição das moedas, aparição das caixas de itens e etc.
Por falar nas caixas de itens, não podemos esquecer deles, dos itens. A aparição deles em Mario Kart: Super Circuit não traz novidade alguma. Além do retorno das moedas, detendo da mesma função que tinham em Super Mario Kart (aumentar a velocidade do Kart), todos os itens presentes no jogo foram herdados de Mario Kart 64. Isso torna Super Circuit o único jogo da série a não trazer adição alguma aos itens.
Curiosidades:
O Nintendo GameCube foi um console especial, pois ele ousou na questão de jogos. A Nintendo, com ele, trouxe jogos de suas franquias fora do padrão. Isso não foi diferente com Mario Kart. Mario Kart: Double Dash foi o quarto jogo da franquia e, sem dúvida alguma, o mais diferente de toda a série. O próprio nome já demonstrava que as coisas eram diferentes naquele jogo: imagine dois jogadores controlando um kart só? Imaginou? Então, esse é o Mario Kart: Double Dash!
Double Dash inovou muito. Foi um jogo totalmente ousado! O número de personagens aumentou drasticamente graças à mecânica de dois corredores em um kart só! Os karts agora influenciavam nos atributos! O modo Battle teve sua primeira grande expansão! Mario Kart: Double Dash! foi diferente quase em tudo, mas ainda assim manteve a essência da franquia instaurada desde o primeiro jogo: a essência da diversão.
Vamos com calma e falar destas inovações pouco a pouco. Começaremos pelas personagens! Se você achava oito personagens um número considerável, se prepare pois Double Dash possuí o estrondoso número de 20 personagens, graças às mecânicas de dois corredores em um único kart. Com esse número era possível fazer o total de 190 combinações possíveis de corredores, olha isso!
Todas as personagens do jogo já haviam aparecido em algum jogo da franquia Mario anteriormente, exceto Toadette, que faz sua primeira aparição em toda a franquia Mairo neste jogo. Confira os corredores disponíveis em Mario Kart: Double Dash! Lembrando que, assim como os jogos anteriores, ainda há divisão por peso dos corredores (Leve, Médio e Pesado)
Tela de Seleção de Personagens
* = indica uma nova personagem na franquia Mario Kart.
Double Dash! iniciava com a disposição de 16 personagens (8 equipes) e, pela primeira vez na franquia, trazia 4 personagens desbloqueáveis (2 equipes). A escolha de cada personagem influenciava na performance, mas além deles os karts também proporcionavam alteração nos atributos. Mario Kart: Double Dash! trazia à disposição 21 diferentes karts, cada um com seus atributos que definiam-os como: Leve, Médio e Pesado.
Assim como as personagens, haviam karts desbloqueáveis também. Mas como fazíamos para desbloquear tanto conteúdo assim no jogo? A resposta está nas copas e nas pistas. Grande parte, para não dizer tudo, dos conteúdos desbloqueáveis era desbloqueado por meio das copas.
Esse jogo segue o estilo de copas de Mario Kart 64, contendo 4 copas com 4 pistas cada. As pistas eram:
Murshroom Cup
Flower Cup
Star Cup
Special Cup
O modo para se jogar as copas continuava com o mesmo nome: o modo Grand Prix. As novidades dele era que agora havia a possibilidade de jogar com dois jogadores ao mesmo tempo, jogando em co-op no mesmo Kart. Além disso, havia uma quinta copa, uma copa em que tinha-se a possibilidade de jogar em todas as 16 pistas seguidas, sem parar e em ordem randômica. Esta copa era chamada de All-Cup Tour.
Fora o modo GP, tínhamos o modo Time Trial, ainda com a mesma meta de correr "sozinho" (você e seu parceiro de equipe) numa pista e terminá-la no menor tempo possível. Seus tempos poderiam ser salvos em forma de "Ghost"e você poderia bater o tempo dos Ghosts dos produtores do jogo.
Havia também o modo Battle, que sofreu uma expansão se comparado com os jogos anteriores em que esteve presente. Agora este modo detinha de três sub-modos. Eram eles:
Fora estes dois modos, temos o modo Versus que continua com a mesma meta de ser um modo simplório, com corridas apenas por diversão. A diferença é que você pode personalizar estas corridas, alterando pelo menu de Opções o número de voltas e a variedade de itens. Além de tudo isso, como já sabemos, Double Dash suporta um modo Co-Op, onde dois jogadores podem controlar o mesmo Kart. Você pode jogar com dois jogadores no mesmo Kart contra a CPU; contra um jogador controlando um Kart; contra dois jogadores controlando dois Karts, ambos separados de si e contra outra dupla Co-Op, com dois jogadores controlando um mesmo Kart.
Não podemos esquecer de falar sobre os itens, a marca da franquia, que de jeito algum ficariam de fora aqui. Agora os itens foram divididos em dois tipos: os itens Padrão e os itens Especiais. Os itens padrões apresentam a mesma leva de itens dos jogos de Mario Kart 64 e Mario Kart: Super Circuit. Enquanto isso, os itens especiais são itens exclusivos dos corredores. Cada corredor possuí seu item Especial e, geralmente, é o mesmo de seu parceiro de dupla padrão (por exemplo, o item especial da Princess Peach é o mesmo item da Princess Daisy, já que a mesma é sua parceira de dupla padrão). Aquém disso, temos a possibilidade agora de pegar dois itens ao mesmo tempo por meio da Double Item Box (Caixa de Item Dupla).
Os itens especiais do jogo eram:
Curiosidades:
Neste tópico veremos como a franquia evoluiu conforme o passar de seus 23 anos de história e que embora houvesse uma evolução com o passar do tempo seus jogos continuam com a mesma essência: a essência de diversão.
Como é o Mês Nintendo Retrô, no entanto, restringiremos em falar apenas sobre os jogos Retrô da franquia, ignorando os dois jogos mais atuais da mesma: Mario Kart 7 e Mario Kart 8.
SUPER MARIO KART - SNES
Foi neste jogo onde tudo começou. Super Mario Kart foi o primeiro jogo da franquia Mario Kart e foi lançado para Super Nintendo Entertainment System (ou SNES) no ano de 1992. A mecânica era simples e direta: correr com um dos amigos e inimigos de Mario em um kart e chegar em primeiro lugar.
Entretanto, o que fazia de diferencial para que o jogo não fosse apenas um jogo de corrida com os chars da franquia de Mario foi a mecânica de itens. Passando por quadrados com um ponto de interrogação no centro desenhados no solo das pistas um item aleatório é dado ao jogador e com tal item ele pode se beneficiar prejudicando os inimigos ou obtendo uma certa vantagem.
Os itens é o que traziam o diferencial do jogo e também toda a diversão para a casa, já que Super Mario Kart havia suporte para ser jogado com dois jogadores. Fora tudo isso, como dito anteriormente, amigos e inimigos de Mario eram os corredores e as pistas eram belas homenagens as fases do bigodudo nos jogos de sua série principal, em especial o jogo mais homenageado foi Super Mario World.
Você podia correr com 8 personagens no jogo e cada um possuía características distintas. Os personagens jogáveis eram:
Tela de seleção dos personagens.
Mario: O bigodudo que leva seu nome ao título do jogo. É o personagem principal do game e o mais equilibrado em atributos. É o mais recomendado para iniciantes;
Luigi: O "Mario Verde", irmão do protagonista. É quase idêntico ao Mario o que acarreta em um equilíbrio de seus atributos e uma maior recomendação de uso para iniciantes;
Princess Peach: A princesa do Reino do Cogumelo que é comumente raptada pelo Bowser também está entre os corredores. Ela possuí os melhores atributos para aceleração, junto de Yoshi, no entanto os piores quanto à velocidade. Assim como Mario e Luigi também é altamente recomendada para iniciantes;
Toad: O fiel escudeiro da Princess Peach, de Mario e Luigi. Possuí atributos mais voltados ao handling (derrapagem, drift);
Yoshi: Parceiro de jornada de Mario, o qual conheceu na Dinosaur Land nas aventuras ocorridas em Super Mario World. Assim como Peach, sua especialidade é focada na aceleração;
Bowser: O vilão da franquia do Mario que sempre rapta a Princess Peach (mas sempre acaba perdendo-a para o bigodudo) também dá as caras no jogo, mas como um personagem jogável. Seus atributos são baseados na velocidade, tornando-o a escolha perfeita para jogadores mais experientes;
Donkey Kong Jr.: É o filho do Donkey Kong original (agora conhecido como Cranky Kong) e que estreou o jogo que tem como título seu próprio nome. Esta foi sua primeira e única aparição nos jogos da franquia Mario Kart. Seus atributos equivalem ao Bowser, ou seja, por ser pesado tem como foco a velocidade e é outra opção recomendada para jogadores experientes;
Koopa Troopa: Um dos "escravos" de Bowser e um conhecido inimigo dos jogos da franquia Mario. Suas habilidades são equivalentes ao Toad, ou seja, tem como foco o handling.
As pistas de Super Mario Kart são bem peculiares, pois a maioria delas possuíam duas ou três versões com a mesma temática, fundo, música, inimigos, elementos do trajeto (e inclusive com o mesmo nome, alterando apenas o número no final dele), no entanto diferentes em trajeto. Isto foi feito devido as limitações do SNES, que não permitiam criar 20 pistas totalmente diferentes entre si. O jogo conta com 8 tipos de pistas, com destaque para à Rainbow Road que é a única fase do jogo a conter uma única versão (e, curiosamente, a fase mais odiada e amada por todos do jogo).
As pistas do game eram divididas em quatro copas, cada uma com cinco pistas. Assim como as pistas, cada copa tinha detinha de um nome. Segue as copas abaixo:
Murshroom Cup
Mario Circuit 1 | Donut Plains 1 | Ghost Valley 1 | Bowser Castle 1 | Mario Circuit 2 |
Flower Cup
Choco Island 1 | Ghost Valley 2 | Donut Plains 2 | Bowser Castle 2 | Mario Circuit 3 |
Star Cup
Koopa Beach 1 | Choco Island 2 | Vanilla Lake 1 | Bowser Castle 3 | Mario Circuit 4 |
Special Cup
Donut Plains 3 | Koopa Beach 2 | Ghost Valley 3 | Vanilla Lake 2 | Rainbow Road |
As pistas poderiam ser corridas nesta forma de Copa no modo de jogo Mario GP, o modo Single Player de Mario Kart, também o principal do jogo. Nele você participa de corridas contra sete corredores controlados pela Inteligência Artificial do game. Ele era dividido em três dificuldades: 50cc, equivalente à Fácil, para iniciantes; 100cc, a dificuldade média; 150cc, a dificuldade mais elevada, para experientes. Como dito neste modo as corridas são em formato de copa, onde você corre por cinco pistas e tem de obtiver o quarto, terceiro, segundo ou primeiro lugar para continuar avançando. Dependendo da colocação conquistada você recebe uma pontuação: caso chegue em primeiro lugar, você recebe 9 pontos; segundo lugar, 6 pontos; terceiro lugar, 3 pontos; quarto lugar, 1 ponto. Ao final das cinco corridas se sua pontuação acumulada durante a copa for a maior de todas, você recebe um troféu de ouro (o troféu é de prata caso fique em segundo lugar e de bronze caso fique em terceiro) e poderá comemorar assim como a Peach: bebendo um gole de champagne.
Além desse modo tínhamos também o modo Time Trial, onde o objetivo principal era de correr sozinho pela pista e de terminá-la no menor tempo possível; Match Race, o modo onde dois corredores se enfrentavam numa corrida, era um dos modos multiplayers do jogo; Battle, o modo em que o objetivo principal não era vencer uma corrida, mas estourar os balões dos inimigos numa arena de batalha (e não em uma pista).
E não podemos esquecer de falar sobre os itens, os diferenciais do jogo. Eles eram responsáveis por muita diversão e brigas pois você podia atrapalhar os inimigos com os mesmos ou obtiver certas vantagens e ao mesmo tempo ser prejudicado por algum. Os itens do primeiro jogo eram:
Casca de Banana: Este item possuí o mesmo efeito que no mundo real caso seja pisado. Se o corredor passar com seu Kart sobre um casco de banana, o Kart "escorrega".
Moeda: As moedas só podem ser encontradas tanto na pista quanto nas caixas de itens. Elas aumentam um pouco a velocidade do veículo conforme vai as acumulando.
Pena: Com ela você pode dar um grande salto, podendo se aproveitar deste salto para passar por atalhos da pista, como pular por muros.
Boo: O Boo te deixa invisível durante um curto período te deixando imune à quaisquer ataques do inimigo.
Casco Verde: Esse casco de Koopa, se bem mirado no inimigo, pode fazer com que o mesmo gire pela corrida.
Casco Vermelho: Pode se dizer uma evolução do Casco Verde, já que o Casco Vermelho tem o mesmo efeito, no entanto ele não precisa ser mirado, basta atirá-lo que ele seguirá automaticamente o corredor que esteja na posição acima de você.
Raio: O melhor e mais raro item do jogo. Ao utilizar o raio todos os corredores, menos o indutor, ficam minúsculos, mais vulneráveis e mais lentos, dando oportunidade para quem induziu avançar mais posições. O efeito é temporário.
Cogumelo: Dá um boost (impulso) ao corredor que o utilizou.
Estrela: Funciona de forma idêntica à sua função nos jogos principais do Mario: te dá uma invencibilidade temporária, deixando-lhe mais veloz e dando-lhe o poder de atrapalhar os inimigos fazendo-os girar caso encoste nos mesmos. É um efeito temporário também.
Curiosidades:
- É o único jogo de toda a série a conter disponibilidade de apenas dois jogadores no máximo nos modos Multiplayer. Os jogos seguintes permitem quatro ou mais jogadores jogando ao mesmo tempo;
- Os únicos conteúdos desbloqueáveis do game são o modo 150cc e a Special Cup para os modos 100cc e 150cc;
- Este é o único Mario Kart com copas tendo 5 pistas ao invés de 4 pistas;
- Este é o único Mario Kart onde Donkey Kong e Wario não são jogáveis e o único também que possuí Donkey Kong Jr. como personagem jogável;
- Na versão japonesa do jogo Peach e Bowser comemoram bebendo Champagne no pódio nos fins das copas. Isto foi removido nas versões Americanas e Europeias do jogo.
MARIO KART 64 - NINTENDO 64
Chegamos na era das 3 dimensões. Muitas franquias da Nintendo já estavam recebendo seus jogos para o seu primeiro console detende de jogos em 3D, e não foi diferente com Mario Kart. Abandonando o Super do nome, Mario Kart 64 foi o segundo jogo da franquia Mario Kart. Muita coisa se transformou neste sucessor, pois agora era possível correr em 3D, mas nem por isso o game perdeu a essência do seu antecessor.
O objetivo do jogo ainda era correr por pistas e chegar no melhor lugar possível, usando algum char da franquia Mario. Os itens não foram descartados, eles ainda estão aqui e agora você poderá também correr por novas pistas, desta vez cada uma totalmente diferente de si. Há também mais emoção, pois agora as personagens falam ao correr.
Todas essas novidades e mais algumas justificam o motivo de Mario Kart 64 ter ficado em quarto lugar em um ranking da revista Nintendo Power que definia os "100 melhores jogos da Nintendo de todos os tempos" em 1997. Sem dúvida alguma, um jogo incrível!
Passemos, então, a falar melhor do que o jogo lhe oferecia. Assim como seu antecessor, havia 8 personagens jogáveis no game. Todos os chars presentes em Super Mario Kart retornam aqui, com exceção de Koopa Troopa e Donkey Kong Jr. que foram trocados por Wario e Donkey Kong.
Tela de seleção de personagens
- Mario: Categorizado como Médio na questão de peso. É o protagonista da franquia, que leva seu nome no nome do jogo;
- Luigi: Categorizado como Médio na questão de peso. O irmão de Mario, que alguns chamam-o de "Mario Verde";
- Peach: Categorizada como Leve na questão de peso. A princesa do Reino Cogumelo;
- Toad: Categorizado como Leve na questão de peso. O fiel escudeiro de Mario, Luigi e Princess Peach;
- Yoshi: Categorizado como Leve na questão de peso. O amigo conhecido da Dinosaur Island por Mario e Luigi;
- Donkey Kong: Categorizado como Pesado na questão de peso. Direto da franquia Donkey Kong, o protagonista da mesma. Personagem novo;
- Wario: Categorizado como Pesado na questão de peso. O nobre bigodudo gordinho, conhecido de Mario e um personagem recorrente na franquia principal. Personagem novo;
- Bowser: Categorizado como Pesado na questão de peso. O vilão da franquia principal, que sempre tenta raptar a Princess Peach, mas sempre falha.
As categorias de peso é que definiam o potencial e habilidades de cada personagem no jogo. Haviam três aspectos diferentes: Leve, Médio e Pesado.
As personagens que se encaixam no peso Leve possuem a maior aceleração e a maior velocidade do jogo. Em contra-parte, por serem muito leves, acabam sofrendo impactos maiores ao esbarrar em algum corredor nas corridas.
As personagens que se encaixam no peso Médio possuem a pior aceleração do jogo e velocidade boa, igual a das personagens do peso Pesado. Como não muito leves, mas nem muito pesados, não sofrem muito ao esbarrar com algum corredor nas corridas.
As personagens que se encaixam no peso Pesado possuem uma aceleração lenta, mas que é mais veloz do que a das personagens de peso Médio e uma velocidade boa igual a da última categoria citada. Não sofrem nada ao esbarrar com algum inimigo nas corridas, devido ao seu peso.
Vamos falar agora das pistas do jogo. Como já dito anteriormente, diferentemente de seu antecessor Mario Kart 64 possuí pistas totalmente diferentes entre si e que são divididas em 4 copas com 4 pistas cada. O jogo possuí 16 pistas, 4 a menos que seu antecessor e agora as mesmas deixaram de serem planas e passaram a ter relevo com a chegada de modelos 3D. As pistas eram:
Murshroom Cup
Luigi Raceway | Moo Moo Farm | Koopa Troopa Beach | Kalimari Desert |
Flower Cup
Toad's Turnpike | Frappe Snowland | Choco Mountain | Mario Raceway |
Star Cup
Wario Stadium | Sherbet Land | Royal Raceway | Bowser's Castle |
Special Cup
DK's Jungle Parkway | Yoshi Valley | Banshee Boardwalk | Rainbow Road |
Para se jogar nestas pistas em forma de copa era necessário jogar no modo Mario GP, modo herdado de Super Mario Kart. O modo de jogo era idêntico ao do primeiro jogo, no entanto com algumas alterações. Por exemplo, agora as pistas possuíam 3 voltas ao invés de 5 voltas e para avançar nas copas não era necessário ficar numa posição acima do quarto lugar. Ou seja, diferentemente do que era em Super Mario Kart, se o jogador ficasse em quinto, sexto, sétimo ou oitavo lugar numa pista da copa ele poderia prosseguir.
Algumas coisas, entretanto, permaneceram intactas. O objetivo do modo ainda é terminar a copa em alguma posição do pódio para conquistar um troféu e ainda há as dificuldades, que continuam sendo medidas em cilindradas: 50cc, dificuldade baixa; 100cc, dificuldade média; 150cc, dificuldade alta.
Além do modo Mario GP, o modo Versus também retorna neste jogo. A maior diferença dele para com seu antecessor é que agora é possível jogar neste modo com, no máximo, 4 jogadores jogando ao mesmo tempo. O objetivo dele ainda é fazer corridas sem compromisso por qualquer pista do jogo.
O modo Time Trial é outro que dá as caras aqui também, com o mesmo objetivo inclusive. Ele continua a testar as habilidades dos jogadores propondo que os mesmos corram sozinhos pelas pistas para encerrá-las no menor tempo possível. Não podemos esquecer também do modo Battle, o modo em que o objetivo era estourar os balões dos inimigos. Ele, que é outro herdado de Super Mario Kart, não deixa de aparecer em Mario Kart 64.
Além destes modos antigos, temos um modo novo. O Mirror Mode é um modo onde você aposta corridas nas pistas, mas estas ficam diferentes, ficam invertidas (daí a ideia do nome, Mirror, que significa espelho, pois é como se as pistas estivessem espelhadas) propondo um desafio maior a quem já estava acostumada com a forma natural das mesmas. Este modo é bloqueável e só se desbloqueia-o ganhando todos os troféus de ouro das copas no 150cc.
Falamos das personagens, dos modos do jogo e das pistas, mas está faltando falar dos elementos que viraram marca da franquia: os itens. Agora os itens são pegos pelos jogadores por meio não mais de um símbolo no solo das pistas, mas por caixas de item flutuantes, totalmente em 3D!
Todos os itens de Super Mario Kart retornam em Mario Kart 64, excedendo as moedas que foram retiradas. Há itens novos também que estrearam neste jogo, foram eles:
Cacho de Banana: Possuí o mesmo efeito da Casca de Banana, mas este item dá ao jogar 5 cascos ao invés 1 casco;
Casco Verde Triplo: Possuí o mesmo efeito do Casco Verde, mas ao invés de dar o jogador 1 Casco Verde, ele recebe 3 Cascos Verdes;
Casco Vermelho Triplo: Possuí o mesmo efeito do Casco Vermelho, mas ao invés de dar o jogador 1 Casco Vermelho, ele recebe 3 Cascos Vermelhos;
Cogumelo Triplo: Possuí o mesmo efeito do Cogumelo, mas ao invés de dar o jogador 1 Cogumelo, ele recebe 3 Cogumelos;
Caixa de Item Falsa: Como agora os itens são pegos por meio da Caixa de Item, este item surgiu para enganar os jogadores quando estiverem ansiosos para pegar um item. Pegando este item e colocando uma Caixa de Item Falsa na pista, o corredor que for de encontro com ela rodará pelo solo ao invés de receber um item;
Super Cogumelo: Tenha o efeito do Cogumelo ilimitado por 10 segundos. Ao pegar esse item e clicar no botão de ativá-lo diversas vezes o corredor dará diversos impulsos. Muito útil;
Casco Espinhoso (conhecido também como Casco Azul): É, sem dúvida alguma, o item mais odiado de toda a franquia. Responsável por acabar muitos sonhos de jogadores de permanecerem no primeiro lugar até o fim da corrida. O Casco Azul é uma espécie de casco guiado, quando usado por um corredor ele se dirige passando pelo meio da pista até o corredor que estiver em primeiro lugar e o ataca. Alguns jogadores que não estão em primeiro lugar podem ter o azar de serem esbarrados pelo casco também, enquanto ele passa pelo meio da pista.
Curiosidades:
- Este jogo marca a primeira aparição do Donkey Kong de Donkey Kong Country em um jogo da franquia Mario;
- Na versão beta do jogo, a personagem Kamek era um corredor jogável no espaço ocupado por Donkey Kong na versão final (clique aqui para visualizar uma imagem de Kamek);
- O nome beta de Mario Kart 64 era Super Mario Kart R;
- Na versão japonesa do jogo, Luigi, Toad, Princess Peach e Wario possuem vozes diferentes do que na versão americana do game, o que curiosamente não ocorre com os outros corredores;
- Caso você jogue com mais de dois jogadores no modo Versus, nenhuma música de fundo das pistas toca.
MARIO KART: SUPER CIRCUIT - GAME BOY ADVANCE
Mario Kart: Super Circuit ou Mario Kart Advance (como é conhecido no Japão) foi o primeiro jogo da franquia a ser lançado para um console portátil e o terceiro da franquia no geral. Chegou às lojas no ano de 2001 e foi lançado para o Game Boy Advance. O game foi o único de toda a série que não foi produzido pela Nintendo. Ele foi produzido por uma empresa chamada Intelligent Systems, mas nem por isso foi o jogo ruim ou fora dos padrões Nintendo.
Mario Kart: Super Circuit não representa nenhuma evolução gráfica à franquia, pois os gráficos eram bem similares aos de SNES, sendo relativamente melhores, devido às limitações do console portátil. No entanto, nem por isso o jogo não trouxe inovações.
Mario Kart: Super Circuit marca a primeira vez de um jogo de Mario Kart em que há pistas Retro. Há uma homenagem à Super Mario Kart trazendo todas as pistas do jogo como jogáveis. Fora isso, temos outras mecânicas, dentre pequenas e grandes, que fizeram deste jogo sim, uma evolução para a franquia! Embora, eu prefira falar que este jogo seja um novo "Super Mario Kart".
Começando a falar das personagens: não há nenhuma mudança no grupo de personagens jogáveis dos jogos. Os mesmos corredores disponíveis em seu antecessor, Mario Kart 64, retornam em Mario Kart: Super Circuit. São eles:
Tela de Seleção de Personagens
Mario Velocidade: ★★★☆☆ Peso: ★★★☆☆ | Luigi Velocidade: ★★★☆☆ Peso: ★★★☆☆ | Princess Peach Velocidade: ★★★★★ Peso: ★☆☆☆☆ | Toad Velocidade: ★★★★★ Peso: ★☆☆☆☆ |
Yoshi Velocidade: ★★★★☆ Peso: ★★☆☆☆ | Donkey Kong Velocidade: ★★☆☆☆ Peso: ★★★★☆ | Wario Velocidade: ★★☆☆☆ Peso: ★★★★☆ | Bowser Velocidade: ★☆☆☆☆ Peso: ★★★★★ |
O esquema de peso e velocidade dos corredores em Mario Kart: Super Circuit continua o mesmo que seu antecessor. As personagens mais leves possuem maior aceleração e menor velocidade final. As personagens médias em peso, possuem todos os atributos médios. As personagens pesadas possuem boa velocidade final, mas péssima aceleração.
Personagens foi um aspecto que Mario Kart: Super Circuit inovou muito pouco, tendo na realizada trago nenhuma mudança nos mesmos. A única alteração que podemos ver na tela de escolha dos corredores, é que agora podíamos escolher uma opção Random, em que o jogo aleatoriamente escolhe uma personagem para você.
Falamos das personagens, agora partiremos para falar sobre as pistas. Estas já receberam certas inovações. Mario Kart: Super Circuit aumentou o número de copas para se jogar e, além disso, trouxe copas Retrô, com as pistas de Super Mario Kart.
As pistas do jogo eram:
Murshroom Cup
Peach Circuit | Shy Guy Beach | Riverside Park | Bowser Castle 1 |
Flower Cup
Mario Circuit | Boo Lake | Cheese Land | Bowser Castle 2 |
Lightning Cup
Luigi Circuit | Sky Garden | Cheep-Cheep Island | Sunset Wilds |
Star Cup
Snow Land | Ribbon Road | Yoshi Desert | Bowser Castle 3 |
Special Cup
Lakeside Park | Broken Pier | Bowser Castle 4 | Rainbow Road |
Fora estas pistas, temos as quatro copas com pistas do Super Mario Kart (Murshroom Cup, Flower Cup, Star Cup e Special Cup), de forma idêntica de que eram no jogo de SNES.
As novidades que Mario Kart: Super Circuit trouxe em relação as pistas foram a adição da Lightning Cup, aumentando o número das copas para cinco e, como já dito, o reuso das pistas do primeiro jogo da franquia.
Isso, no entanto, não foi a única alusão do jogo à Super Mario Kart. No modo Grand Prix deste game, o modo em que deve se correr por quatro pistas contra a CPU para buscar a melhor posição possível e conquistar um troféu, para o jogador avançar pelas pistas da copa ele deve ficar em quarto, terceiro, segundo ou primeiro lugar. Caso contrário, ele tem de reiniciar a copa, de forma idêntica a que era feita no primeiro jogo da franquia.
Aquém disso, no entanto, o modo segue o estilo de Mario Kart 64, que por sua vez herdou de Super Mario Kart. Há ainda as dificuldades que são divididas por cilindradas, sendo elas: 50cc, 100cc e 150cc.
Havia também um ranking geral, que era maior de acordo com o número de vitórias do jogador de copas no modo GP. Além disso, outros fatores influenciavam os pontos conquistados em tal ranking, como o número de vezes que o corredor teve de ser pego pelo Lakitu, os itens que ele usou, o corredor que escolheu e etc.
Os outros modos do jogo eram o modo Time Trial, com o mesmo objetivo de costume: testar a habilidade do jogador propondo que o mesmo corra sozinho numa pista e conclua-a no menor tempo possível; O modo Battle, onde o objetivo era correr por arenas e destruir os balões dos inimigos; O modo Versus, em que o jogador podia fazer corridas por qualquer pista de seu interesse sem compromissos e o modo Quick Run que era novidade e é exclusividade do game: é parecido com o modo Versus, mas neste modo você pode customizar as suas corridas, como alterar o número das voltas, aparição das moedas, aparição das caixas de itens e etc.
Por falar nas caixas de itens, não podemos esquecer deles, dos itens. A aparição deles em Mario Kart: Super Circuit não traz novidade alguma. Além do retorno das moedas, detendo da mesma função que tinham em Super Mario Kart (aumentar a velocidade do Kart), todos os itens presentes no jogo foram herdados de Mario Kart 64. Isso torna Super Circuit o único jogo da série a não trazer adição alguma aos itens.
Curiosidades:
- Este jogo foi o último da franquia Mario em que Princess Peach aparece com seu cabelo solto, após isso houve um redesign da personagem em que o cabelo dela passa a ficar preso. Tal redesign ocorreu em Super Mario Sunshine;
- É o único jogo de toda a série a conter a opção Random na tela de escolha de personagens.
MARIO KART: DOUBLE DASH - NINTENDO GAMECUBE
O Nintendo GameCube foi um console especial, pois ele ousou na questão de jogos. A Nintendo, com ele, trouxe jogos de suas franquias fora do padrão. Isso não foi diferente com Mario Kart. Mario Kart: Double Dash foi o quarto jogo da franquia e, sem dúvida alguma, o mais diferente de toda a série. O próprio nome já demonstrava que as coisas eram diferentes naquele jogo: imagine dois jogadores controlando um kart só? Imaginou? Então, esse é o Mario Kart: Double Dash!
Double Dash inovou muito. Foi um jogo totalmente ousado! O número de personagens aumentou drasticamente graças à mecânica de dois corredores em um kart só! Os karts agora influenciavam nos atributos! O modo Battle teve sua primeira grande expansão! Mario Kart: Double Dash! foi diferente quase em tudo, mas ainda assim manteve a essência da franquia instaurada desde o primeiro jogo: a essência da diversão.
Vamos com calma e falar destas inovações pouco a pouco. Começaremos pelas personagens! Se você achava oito personagens um número considerável, se prepare pois Double Dash possuí o estrondoso número de 20 personagens, graças às mecânicas de dois corredores em um único kart. Com esse número era possível fazer o total de 190 combinações possíveis de corredores, olha isso!
Todas as personagens do jogo já haviam aparecido em algum jogo da franquia Mario anteriormente, exceto Toadette, que faz sua primeira aparição em toda a franquia Mairo neste jogo. Confira os corredores disponíveis em Mario Kart: Double Dash! Lembrando que, assim como os jogos anteriores, ainda há divisão por peso dos corredores (Leve, Médio e Pesado)
Tela de Seleção de Personagens
Mario Luigi | Princess Peach Princess Daisy* | Yoshi Birdo* | Baby Mario* Baby Luigi* |
Koopa Troopa Koopa Paratroopa* | Donkey Kong Diddy Kong* | Bowser Bowser Jr.* | Wario Waluigi* |
Corredores Desbloqueáveis
Toad Toadette* | Petey Piranha* King Boo* |
* = indica uma nova personagem na franquia Mario Kart.
Double Dash! iniciava com a disposição de 16 personagens (8 equipes) e, pela primeira vez na franquia, trazia 4 personagens desbloqueáveis (2 equipes). A escolha de cada personagem influenciava na performance, mas além deles os karts também proporcionavam alteração nos atributos. Mario Kart: Double Dash! trazia à disposição 21 diferentes karts, cada um com seus atributos que definiam-os como: Leve, Médio e Pesado.
Assim como as personagens, haviam karts desbloqueáveis também. Mas como fazíamos para desbloquear tanto conteúdo assim no jogo? A resposta está nas copas e nas pistas. Grande parte, para não dizer tudo, dos conteúdos desbloqueáveis era desbloqueado por meio das copas.
Esse jogo segue o estilo de copas de Mario Kart 64, contendo 4 copas com 4 pistas cada. As pistas eram:
Murshroom Cup
Luigi Circuit | Peach Beach | Baby Park | Dry Dry Desert |
Flower Cup
Murhsroom Bridge | Mario Circuit | Daisy Cruiser | Waluigi Stadium |
Star Cup
Sherbet Land | Murshroom City | Yoshi Circuit | DK Mountain |
Special Cup
Wario Colosseum | Dino Dino Jungle | Bowser's Castle | Rainbow Road |
O modo para se jogar as copas continuava com o mesmo nome: o modo Grand Prix. As novidades dele era que agora havia a possibilidade de jogar com dois jogadores ao mesmo tempo, jogando em co-op no mesmo Kart. Além disso, havia uma quinta copa, uma copa em que tinha-se a possibilidade de jogar em todas as 16 pistas seguidas, sem parar e em ordem randômica. Esta copa era chamada de All-Cup Tour.
Fora o modo GP, tínhamos o modo Time Trial, ainda com a mesma meta de correr "sozinho" (você e seu parceiro de equipe) numa pista e terminá-la no menor tempo possível. Seus tempos poderiam ser salvos em forma de "Ghost"e você poderia bater o tempo dos Ghosts dos produtores do jogo.
Havia também o modo Battle, que sofreu uma expansão se comparado com os jogos anteriores em que esteve presente. Agora este modo detinha de três sub-modos. Eram eles:
- Balloon Battle: A tradicional batalha de balões, em que o objetivo é estourar os balões dos inimigos;
- Shine Thief: O objetivo deste modo é pegar um Shine Sprite (direto de Super Mario Sunshine) e mantê-lo consigo até o fim da partida. Não se esqueça, no entanto, que inimigos tentarão a todo momento pegá-lo de você;
- Bob-omb Blast: Aqui o único item permitido é a bomba. O objetivo é jogar as bombas nos inimigos para ganhar estrelas. Caso sejam dois jogadores jogando, eles precisam de 3 estrelas para encerrar a batalha, diferente de quando 3 ou 4 jogadores jogam, onde precisam de 4 estrelas. Lembrando que se você for atingido por bombas, você perderá estrelas.
Fora estes dois modos, temos o modo Versus que continua com a mesma meta de ser um modo simplório, com corridas apenas por diversão. A diferença é que você pode personalizar estas corridas, alterando pelo menu de Opções o número de voltas e a variedade de itens. Além de tudo isso, como já sabemos, Double Dash suporta um modo Co-Op, onde dois jogadores podem controlar o mesmo Kart. Você pode jogar com dois jogadores no mesmo Kart contra a CPU; contra um jogador controlando um Kart; contra dois jogadores controlando dois Karts, ambos separados de si e contra outra dupla Co-Op, com dois jogadores controlando um mesmo Kart.
Não podemos esquecer de falar sobre os itens, a marca da franquia, que de jeito algum ficariam de fora aqui. Agora os itens foram divididos em dois tipos: os itens Padrão e os itens Especiais. Os itens padrões apresentam a mesma leva de itens dos jogos de Mario Kart 64 e Mario Kart: Super Circuit. Enquanto isso, os itens especiais são itens exclusivos dos corredores. Cada corredor possuí seu item Especial e, geralmente, é o mesmo de seu parceiro de dupla padrão (por exemplo, o item especial da Princess Peach é o mesmo item da Princess Daisy, já que a mesma é sua parceira de dupla padrão). Aquém disso, temos a possibilidade agora de pegar dois itens ao mesmo tempo por meio da Double Item Box (Caixa de Item Dupla).
Os itens especiais do jogo eram:
- Fireballs (Bolas de Fogo): Mario (vermelha) e Luigi (verde);
- Heart (Coração): Princess Peach e Princess Daisy;
- Yoshi Egg (Ovo de Yoshi) / Birdo Egg (Ovo de Birdo): Yoshi (verde) e Birdo (rosa);
- Chain Chomp (inimigo da franquia Mario, clique aqui para ver uma imagem dele): Baby Mario e Baby Luigi;
- Triple Shells (Cascos Triplos): Koopa (Casco Verde) e Paratroopa (Casco Vermelho);
- Giant Banana (Banana Gigante
sem malícias -q): Donkey Kong e Diddy Kong; - Bowser's Shell (Casco do Bowser): Bowser e Bowser Jr.;
- Bob-omb (Bomba da franquia Mario, clique aqui para ver uma imagem dela): Wario e Waluigi;
- Golden Murshroom (Cogumelo Dourado): Toad e Toadette;
- Todos os itens especiais, excluindo Fireballs do Luigi e o Birdo Egg: Petey Piranha e King Boo.
Curiosidades:
- Este foi o primeiro Mario Kart a trazer personagens e karts desbloqueáveis;
- Este é o único Mario Kart a conter Arenas de Batalha desbloqueáveis, bem como também é o único Mario Kart em que Toad é um corredor desbloqueável;
- Diferente dos Mario Kart posteriores, qundo se faz um turbo durante o drift, a chama laranja vem antes da chama azul (nos jogos posteriores o contrário ocorre);
- Esse é o primeiro Mario Kart em que na última volta a OST da pista fica em uma velocidade maior.
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