Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!


Participe do fórum, é rápido e fácil

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

+26
Aerokaiser
Ouphir
Leonardo101W
Saga
Nan Gamer
R.O.B.
André Carboni
pOkiz
honorati
Medieval123
justiceiro
AlienZ
J.Biermann
Felipe_Vieir4
Ryuuma
KuranKun
Mikael_Fernandes
RicardoGuedes
vits
ari789
Math_Geek
Zuado Pela Vida
Ulukai
Alejandro_
Sheik
Kenny²
30 participantes

    [Discussão] Como seguirá o Wii U a partir dessa notícia?

    avatar
    Ouphir
    Iniciante Nv.7
    Iniciante Nv.7


    Karma Karma : 7
    Posts Posts : 17

    [Discussão] Como seguirá o Wii U a partir dessa notícia? - Página 4 Empty Re: [Discussão] Como seguirá o Wii U a partir dessa notícia?

    Mensagem por Ouphir Qua 23 Set 2015, 14:06

    felipe_vieir4 escreveu:
    - Sobre hack, quando eu compro uma guitarra, ela é minha compro a corda que eu quiser um captador que eu quiser, e p**** da cor que eu quiser, para tocar a música que eu quiser. Porque eu não posso modificar um hardware de videogame para rodar outras coisas que eu quero como filmes ou jogos antigos?

    - Pirataria é quando alguém lucra, normalmente cartéis que fazem tudo de ruim. Quando se baixa da internet, ninguém lucra e seria o mesmo que emprestar de alguém, então qual é o crime?
    -você pode usar a corda que quiser, desde que não use uma que utilize direitos autorais de outra pessoa sem ela estar ciente disso. Se você desbloquear o Wii U só pra rodar filmes, e jogar jogos não lançados oficialmente pro console, ok.
    -e você acha que os sites de download de jogos piratas fazem caridade? Aqueles 816 anúncios que tem nos sites são só enfeite? E quando você pega emprestado, alguém antes pagou pelo direito de uso daquele jogo.

    Então não estou falando que é certo ou errado, mas na atual situação é difícil até para a lei entender o que é errado.

    Por exemplo se eu emprestar meu jogo para 100 amigos do meu trabalho, todos terminam o jogo e deixam de comprar, depois ainda eu troco por outro e faço a mesma coisa. A empresa deixou de ganhar 200 vendas, qual é a diferença para pirataria? Paguei 50 dólares, mas foi usado por 100 pessoas. A ideia da empresa é que cada comprasse o seu.

    Se eu emprestar o mesmo jogo para meu amigo fazer um backup da ISO e ele jogar em um vídeo game destravado, qual é a diferença entre emprestar e fazer isso?

    Tem inúmeras situações muito difíceis de compreender, porque nem nós como consumidores sabemos direito o que compramos, se o direito de jogar, a mídia com o jogo ou direito sobre o jogo.

    Outro exemplo, eu comprei um jogo em mídia, se eu perco a mídia eu perco o direito sobre o jogo, logo o melhor é eu fazer uma cópia para guardar o original. Se eu compro o jogo digital, eu compro o direito sobre o jogo. Então eu deveria poder jogar ele quando eu quisesse e onde eu quisesse, (Semelhante a Steam) instalar em 10 lugares diferentes e etc... mas não é bem isso que ocorre.

    Penso que a tecnologia está correndo muito mais rápido que os direitos autorais, e a empresa que ficar parada no tempo, achando que o problema é a pirataria, vai ficar para trás.

    A steam entrou no mercado dominado pela pirataria e se tornou uma das maiores empresas de game do mundo.
    Felipe_Vieir4
    Felipe_Vieir4
    Special Blast
    Special Blast


    Karma Karma : 1799
    Posts Posts : 4209

    [Discussão] Como seguirá o Wii U a partir dessa notícia? - Página 4 Empty Re: [Discussão] Como seguirá o Wii U a partir dessa notícia?

    Mensagem por Felipe_Vieir4 Qua 23 Set 2015, 14:29

    Ouphir escreveu:
    felipe_vieir4 escreveu:
    - Sobre hack, quando eu compro uma guitarra, ela é minha compro a corda que eu quiser um captador que eu quiser, e p**** da cor que eu quiser, para tocar a música que eu quiser. Porque eu não posso modificar um hardware de videogame para rodar outras coisas que eu quero como filmes ou jogos antigos?

    - Pirataria é quando alguém lucra, normalmente cartéis que fazem tudo de ruim. Quando se baixa da internet, ninguém lucra e seria o mesmo que emprestar de alguém, então qual é o crime?
    -você pode usar a corda que quiser, desde que não use uma que utilize direitos autorais de outra pessoa sem ela estar ciente disso. Se você desbloquear o Wii U só pra rodar filmes, e jogar jogos não lançados oficialmente pro console, ok.
    -e você acha que os sites de download de jogos piratas fazem caridade? Aqueles 816 anúncios que tem nos sites são só enfeite? E quando você pega emprestado, alguém antes pagou pelo direito de uso daquele jogo.

    Então não estou falando que é certo ou errado, mas na atual situação é difícil até para a lei entender o que é errado.

    Por exemplo se eu emprestar meu jogo para 100 amigos do meu trabalho, todos terminam o jogo e deixam de comprar, depois ainda eu troco por outro e faço a mesma coisa. A empresa deixou de ganhar 200 vendas, qual é a diferença para pirataria? Paguei 50 dólares, mas foi usado por 100 pessoas. A ideia da empresa é que cada comprasse o seu.

    Se eu emprestar o mesmo jogo para meu amigo fazer um backup da ISO e ele jogar em um vídeo game destravado, qual é a diferença entre emprestar e fazer isso?

    Tem inúmeras situações muito difíceis de compreender, porque nem nós como consumidores sabemos direito o que compramos, se o direito de jogar, a mídia com o jogo ou direito sobre o jogo.

    Outro exemplo, eu comprei um jogo em mídia, se eu perco a mídia eu perco o direito sobre o jogo, logo o melhor é eu fazer uma cópia para guardar o original. Se eu compro o jogo digital, eu compro o direito sobre o jogo. Então eu deveria poder jogar ele quando eu quisesse e onde eu quisesse, (Semelhante a Steam) instalar em 10 lugares diferentes e etc... mas não é bem isso que ocorre.

    Penso que a tecnologia está correndo muito mais rápido que os direitos autorais, e a empresa que ficar parada no tempo, achando que o problema é a pirataria, vai ficar para trás.

    A steam entrou no mercado dominado pela pirataria e se tornou uma das maiores empresas de game do mundo.
    Primeiramente, imagine você emprestando seu jogo para 200 pessoas. Agora imagine alguém disponibilizar o jogo de formanao oficial na internet. muito mais gente vai ter acesso, e muito mais rapido.
    Se fizer um backup da ISO, já piora, pois você comprou o direito de jogar em UMA cópia do jogo, e não em duas. A segunda na seria ilegal.
    E sobre o terceiro, isso é problema da Nintendo mesmo, Sony, Microsoft, Apple, todas permitem instalar quantas vezes quiser, a Nintendo que ainda tá no século passado mesmo.
    A Netflix também, e conseguiu milhões de adeptos. Pirataria prejudica o mercado.
    Aerokaiser
    Aerokaiser
    Membro Nv.19
    Membro Nv.19


    Karma Karma : 214
    Posts Posts : 212

    [Discussão] Como seguirá o Wii U a partir dessa notícia? - Página 4 Empty Re: [Discussão] Como seguirá o Wii U a partir dessa notícia?

    Mensagem por Aerokaiser Qua 23 Set 2015, 14:48

    felipe_vieir4 escreveu:Se fizer um backup da ISO, já piora, pois você comprou o direito de jogar em UMA cópia do jogo, e não em duas. A segunda na seria ilegal.
    Você acha isso certo? Você acha correto essa parada de, diferente de QUALQUER outra coisa no mundo, eu comprar "o direito de jogar um jogo", e não um jogo em si? Você acha certo que eu, consumidor pagante, não posso fazer o que eu quiser com o produto que eu comprei?
    avatar
    Ouphir
    Iniciante Nv.7
    Iniciante Nv.7


    Karma Karma : 7
    Posts Posts : 17

    [Discussão] Como seguirá o Wii U a partir dessa notícia? - Página 4 Empty Re: [Discussão] Como seguirá o Wii U a partir dessa notícia?

    Mensagem por Ouphir Qua 23 Set 2015, 15:00

    Aerokaiser escreveu:
    felipe_vieir4 escreveu:Se fizer um backup da ISO, já piora, pois você comprou o direito de jogar em UMA cópia do jogo, e não em duas. A segunda na seria ilegal.
    Você acha isso certo? Você acha correto essa parada de, diferente de QUALQUER outra coisa no mundo, eu comprar "o direito de jogar um jogo", e não um jogo em si? Você acha certo que eu, consumidor pagante, não posso fazer o que eu quiser com o produto que eu comprei?

    É por ai, nem sabemos direito o que representa comprar um jogo na verdade. Eu não assinei nada e não tenho certeza do que estou comprando. Se eu compro um aspirador eu faço o que quiser com ele, aumento a pressão, troco de cor etc...mas se eu compro um jogo eu só posso jogar, mas não posso modificar, emprestar, fazer backup etc... eu acho que as atuais leis de copyright não estão preparadas para as novas tecnologias.

    Aliás acho que tivemos muitas mudanças em questão de poucos anos, mídia digital, nuvem, mobile, jogos grátis, unificação de plataformas, etc..tudo isso da geração passada para esta.
    JonathanAlis
    JonathanAlis
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 1336
    Posts Posts : 2517

    [Discussão] Como seguirá o Wii U a partir dessa notícia? - Página 4 Empty Re: [Discussão] Como seguirá o Wii U a partir dessa notícia?

    Mensagem por JonathanAlis Qua 23 Set 2015, 16:04

    vits escreveu:
    Alejandro_ escreveu:Bem, como ela não trouxe a eshop brasileira, e parou de distribuir jogos aqui, acho que você pode comprar na eshop canadense sem problemas.
    Pelo menos é melhor que pirataria :V

    Mais ou menos, comprando por meio da eShop você ainda está pagando R$:215,00 (conversão + taxa) e dessa vez por uma versão digital, em um sistema tão confiável quanto um reator nuclear da união soviética...

    O fato é que a crise acertou em cheio o poder de compra dos brasileiros e com a ausência da produção de jogos da Nintendo em território nacional, estamos sentenciados a pagar uma quantia absurda pelos jogos da empresa. Ou pagar uma quantia menos absurda e conviver com todas as inseguranças do sistema online do console.

    qual o problema do sistema online do console?
    já teve problema com isso ou ouviu alguém?

    Compro jogos digitais, nunca experimentei problema nenhum, e sempre confiei. Devo mesmo me preocupar?
    Poderia falar mais sobre essas inseguranças?
    Felipe_Vieir4
    Felipe_Vieir4
    Special Blast
    Special Blast


    Karma Karma : 1799
    Posts Posts : 4209

    [Discussão] Como seguirá o Wii U a partir dessa notícia? - Página 4 Empty Re: [Discussão] Como seguirá o Wii U a partir dessa notícia?

    Mensagem por Felipe_Vieir4 Qua 23 Set 2015, 18:29

    Aerokaiser escreveu:
    felipe_vieir4 escreveu:Se fizer um backup da ISO, já piora, pois você comprou o direito de jogar em UMA cópia do jogo, e não em duas. A segunda na seria ilegal.
    Você acha isso certo? Você acha correto essa parada de, diferente de QUALQUER outra coisa no mundo, eu comprar "o direito de jogar um jogo", e não um jogo em si? Você acha certo que eu, consumidor pagante, não posso fazer o que eu quiser com o produto que eu comprei?
    Se você compra um livro, você não pode fazer xerox e sair distribuindo. Se você compra um DVD, não pode exibir em salas públicas. É simples: você comprou, é seu, você faz o que quiser, desde que não fira os direitos autorais dos outros Smile
    Se quiser a lei sobre isso, é a 9610/98
    Lucas_XY
    Lucas_XY
    Special Blast
    Special Blast


    Karma Karma : 527
    Posts Posts : 1601

    [Discussão] Como seguirá o Wii U a partir dessa notícia? - Página 4 Empty Re: [Discussão] Como seguirá o Wii U a partir dessa notícia?

    Mensagem por Lucas_XY Qua 23 Set 2015, 18:53

    Falam como se a eShop do 3DS e do Wii U fosse horrível,mas dizer o por que não se deve confiar nela nunca vi dizendo,é claro que é improvável de ficar com esses jogos digitais por décadas depois da vida útil de um console,como se não pudesse ocorrer o mesmo com as lojas digitais da concorrência.
    Mas seria interessante saber o por que não poder confiar na eShop e optar por comprar a mídia física que vendem tão caro por aqui.
    VBB
    VBB
    Veterano Nv.3
    Veterano Nv.3


    Karma Karma : 121
    Posts Posts : 464

    [Discussão] Como seguirá o Wii U a partir dessa notícia? - Página 4 Empty Re: [Discussão] Como seguirá o Wii U a partir dessa notícia?

    Mensagem por VBB Qui 24 Set 2015, 05:16

    Não pirateio nada mas não recrimino quem o faz. Gostaria muito de jogar Last Story mas nunca desbloqueei meu Wii U para o modo Wii como muitos fazem. Para Wii U, tirando o Mario Maker que não comprei por causa do preço, tenho tudo que quero. Talvez o Wind Waker tenha sido uma falha minha, pois o via sempre barato e deixava para depois, agora ficou impossível de comprar. Dois grandes jogos dessa geração comprei digital: Mario Kart 8 e Splatoon. Me recuso a fazer isso com Mario Maker, Star Fox e Zelda. Esperemos as cenas dos próximos capítulos.
    avatar
    Ouphir
    Iniciante Nv.7
    Iniciante Nv.7


    Karma Karma : 7
    Posts Posts : 17

    [Discussão] Como seguirá o Wii U a partir dessa notícia? - Página 4 Empty Re: [Discussão] Como seguirá o Wii U a partir dessa notícia?

    Mensagem por Ouphir Qui 24 Set 2015, 09:39

    felipe_vieir4 escreveu:
    Aerokaiser escreveu:
    felipe_vieir4 escreveu:Se fizer um backup da ISO, já piora, pois você comprou o direito de jogar em UMA cópia do jogo, e não em duas. A segunda na seria ilegal.
    Você acha isso certo? Você acha correto essa parada de, diferente de QUALQUER outra coisa no mundo, eu comprar "o direito de jogar um jogo", e não um jogo em si? Você acha certo que eu, consumidor pagante, não posso fazer o que eu quiser com o produto que eu comprei?
    Se você compra um livro, você não pode fazer xerox e sair distribuindo. Se você compra um DVD, não pode exibir em salas públicas. É simples: você comprou, é seu, você faz o que quiser, desde que não fira os direitos autorais dos outros Smile
    Se quiser a lei sobre isso, é a 9610/98

    Art. 103. Quem editar obra literária, artística ou científica, sem autorização do titular, perderá para este os exemplares que se apreenderem e pagar-lhe-á o preço dos que tiver vendido.

    Se eu distribuir ou pegar de graça pela internet pago quanto?

    Para complicar mais lendo o manual do usuário do 3DS temos que o uso é particular e intransferível, sendo proibido o comércio e cessão. Se você já vendeu um 3ds ou emprestou para alguém, você fez algo não permitido.
    Aerokaiser
    Aerokaiser
    Membro Nv.19
    Membro Nv.19


    Karma Karma : 214
    Posts Posts : 212

    [Discussão] Como seguirá o Wii U a partir dessa notícia? - Página 4 Empty Re: [Discussão] Como seguirá o Wii U a partir dessa notícia?

    Mensagem por Aerokaiser Qui 24 Set 2015, 10:00

    felipe_vieir4 escreveu:
    Aerokaiser escreveu:
    felipe_vieir4 escreveu:Se fizer um backup da ISO, já piora, pois você comprou o direito de jogar em UMA cópia do jogo, e não em duas. A segunda na seria ilegal.
    Você acha isso certo? Você acha correto essa parada de, diferente de QUALQUER outra coisa no mundo, eu comprar "o direito de jogar um jogo", e não um jogo em si? Você acha certo que eu, consumidor pagante, não posso fazer o que eu quiser com o produto que eu comprei?
    Se você compra um livro, você não pode fazer xerox e sair distribuindo. Se você compra um DVD, não pode exibir em salas públicas. É simples: você comprou, é seu, você faz o que quiser, desde que não fira os direitos autorais dos outros Smile
    Se quiser a lei sobre isso, é a 9610/98
    Não perguntei se é ilegal. Perguntei se você acha certo.

    Você acha certo o fato de que uma empresa pode me dizer que eu não posso emprestar um jogo? Ou que eu não posso fazer uma cópia dele para guardar pra mim mesmo?

    Ao mesmo tempo: Você acha certo criar uma conta nos serviços online de um país onde eu não moro para comprar jogos mais baratos?

    A gente está falando de um ponto cinza. Por mais que esteja na lei, não necessariamente está certo.
    djcaetano
    djcaetano
    Membro Nv.5
    Membro Nv.5


    Karma Karma : 37
    Posts Posts : 71

    [Discussão] Como seguirá o Wii U a partir dessa notícia? - Página 4 Empty Re: [Discussão] Como seguirá o Wii U a partir dessa notícia?

    Mensagem por djcaetano Qui 24 Set 2015, 11:13

    Aerokaiser escreveu:Não perguntei se é ilegal. Perguntei se você acha certo.

    Você acha certo o fato de que uma empresa pode me dizer que eu não posso emprestar um jogo? Ou que eu não posso fazer uma cópia dele para guardar pra mim mesmo?

    Ao mesmo tempo: Você acha certo criar uma conta nos serviços online de um país onde eu não moro para comprar jogos mais baratos?

    A gente está falando de um ponto cinza. Por mais que esteja na lei, não necessariamente está certo.

     Bem, pra começar... vamos deixar claro que estou dando uma opinião. Sinta-se livre para discordar e agir diferente. Não estou julgando ninguém. Estarei apenas apresentando a forma como eu enxergo a coisa.
     
     Não sei se "certo" e "errado" tem muito lugar nessa discussão, porque depende do ponto de vista. O usuário/consumidor sempre que toda a liberdade - ainda mais pagando os preços fora da realidade do Brasil. Mas tem o lado do desenvolvedor e o modelo de negócio.

      De maneira geral - e isso é histórico - software é vendido na forma de licença de uso (mesmo quando você compra o CD com caixinha), que é transferível à quem tem a posse. O preço, *em tese* já leva em conta as vendas que você "tira" por emprestá-lo ou revendê-lo (o que é um direito seu). O princípio da grande maioria das licenças de uso é: não importa quem está usando ou em que lugar, o que importa é o número de execuções simultâneas (que pode variar de uma a muitas, mas em geral é apenas uma).

      Os jogos digitais tiram uma série desses benefícios (você não tem como revender e, salvo alguma empresa implementar isso, não tem como emprestar*). Em tese, deveriam custar mais barato; não custam sempre para não concorrer com as lojas físicas, já que isso desestimularia as mesmas de vender o produto... e, para as produtoras, espaço na prateleira é uma enorme "propaganda grátis". Elas não querem perder isso.
      Algumas empresas tentam mitigar esses problemas do preço digital (muito alto) usando alguns artifícios: promoções relâmpago, licenças duplas - permitindo mais de uma pessoal jogando o mesmo jogo (isso é possível na rede do Playstation) -, upgrade para a geração seguinte com um valor simbólico (Virtual Console do Wii para o Wii U), programas de fidelidade (algo que a Nintendo parece querer implementar na nova rede), praticidade de acesso em qualquer lugar (Steam)... redução drástica dos preços quando o produto físico já não se encontra mais nas lojas (UbiSoft?). Enfim, o modelo não está fechado e ainda não atrai tanta gente assim (isso mostra a disparidade entre vendas físicas e digitais).

      O que eu entendo é o seguinte: piratear é errado; se você realmente não tem grana pra comprar jogos - do tipo, vai ter que deixar de comer ou pagar escola do filho para comprar um jogo - e, ainda assim tem tempo para jogá-los (é comum com adolescentes - não têm grana, mas têm tempo de sobra), ok... dentro de certos limites, passa a ser tolerável (até porque a maioria das pessoas que conheço que "destravam" consoles possuem dezenas de jogos que sequer jogaram, vira uma compulsão... "ter por ter").
      No entanto, se você tem condição de comprar - ainda que tenha que escolher entre comprar um iPhone 6 ou meia dúzia de jogos - então piratear é inaceitável. Faça escolhas. Faz parte da vida. Se piratear é o caminho para não ter que fazer escolhas de consumo supérfluo, então isso passa a legitimar qualquer furto e passaríamos a ser como qualquer meliante que está por aí.

       Ou seja: como você disse, é uma zona cinza e vai da noção ética e moral de cada um - lembrando que não existe isso de "ética e moral" correta, existe a que é aceita ou não por um grupo.

       Até alguns (bons) anos atrás, quando ainda era estudante, não dava muita trela pra isso. Mas a partir do momento que passei a ter uma condição suficiente para comprar um jogo vez ou outra (um por mês ou um a cada dois meses, por exemplo) e muito pouco tempo para jogar - já que trabalho, família e outros ocupam um tempão da vida da gente - tomer a atitude de não destravar mais nada e comprar tudo oficial.
       Ah, é caro? Sim, mas isso entra na minha escolha. Leio muito sobre um jogo antes de adquiri-lo, e só o compro se achar que o preço pedido (independente de impostos, dólar etc... pense no valor que vai sair do seu bolso) vale. Se não vale, não jogo aquele jogo... ao menos não até o preço baixar. Ah, o preço não baixa? Então ... ou a vontade de jogar cresce num ponto que eu decida sacrificar outras coisas e o compre... ou chego a conclusão que eu não o queria tanto assim.

    (*) No Kindle, por exemplo, com relação a eBooks, você pode emprestar (e fica indisponível para você até que o livro seja devolvido).

    Edit:
    Sobre backup, não deveria ser vedado; mas as empresas ficam numa situação complicada porque o mundo tá cheio de HueHueBR.
    Sobre criar conta em outro país... eu acho o fim da picada; mas foi a Nintendo que nos colocou nessa situação. Não existe um dia que eu não reclame disso e, sempre que possível, pelos meios adequados. E a questão aqui não é comprar jogos mais baratos... (eu não compro jogos que existem na forma física pelo eShop), mas há jogos que só saem no eShop!

    Conteúdo patrocinado


    [Discussão] Como seguirá o Wii U a partir dessa notícia? - Página 4 Empty Re: [Discussão] Como seguirá o Wii U a partir dessa notícia?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 28 Mar 2024, 19:35