Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

    Comparações de remasters [Nintendo/Sony/Microsoft/Capcom/Square Enix]

    Compartilhe
    avatar
    Nan Gamer
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1496
    Posts Posts : 1835

    Comparações de remasters [Nintendo/Sony/Microsoft/Capcom/Square Enix]

    Mensagem por Nan Gamer em Seg 31 Ago 2015, 16:57


    Pra começo de conversa eu ja digo que o tópico não possui intenção nenhuma de causar combates entre faboys e mocinhas aqui do fórum, mas sim apenas uma opinião pessoal do que venho percebendo com o passar do tempo. Portanto antes de começarem a exalar vossas frescurinhas, vamos debater sem briguinhas de bofes, ok?

    Enfim..

    Desde muito tempo que estamos falando sobre os tais remakes e remasters que aparecem nos consoles de todas as empresas do ramo. Mas uma coisa me chamou atenção. São os extremos do trabalho bem feito e do trabalho porcamente feito. Temos vários exemplos como The Legend of Zelda Ocarina of Time 3D, Majoras Mask 3D, Wind Waker HD, DKC Returns 3D, Star Fox 3D dentre outros. Do lado da Sony temos The Last of Us Remastered, God of War 3 Remastered, Uncharted: The Nathan Drake Collection, dentre outros. Na Microsoft temos Halo: The Masterchief Collection e agora o recente Gears of War Ultimate Edition.

    O que notei foi algo muito simples. Nintendo e Microsoft se sobressaem quando o assunto é remasterizar um jogo do passado, enquanto a Sony, Capcom, dentre outras entregam um trabalho simples, comum e sem graça. Vejam abaixo:



    O video em questão se trata do retorno de Marcus Fenix nos consoles da Microsoft. Gears of War Ultimate Edition foi tratado com absouto carinho e cuidado para que fosse entregue a melhor experiencia para os fãs. É notório no video as diferenças e os cenários que foram praticamente refeitos para a nova geração, apresentando uma perspectiva muito distinta do que foi visto lá atrás no 360.

    Olhem outro exemplo abaixo:



    O video acima se refere a The Legend of Zelda: The Wind Waker HD onde notoriamente o trabalho feito foi algo de cair o queixo. Cores vibrantes, iluminação incrível e gráficos de cair o queixo. O jogo já era lindo no Gamecube, mas além de melhorar os gráficos a Nintendo trouxe algumas novas perspectivas, como a nova vela pra andar mais rápido com o barco, ou então a famosa quest da triforce que agora foi consertada, não se tornando mais algo chato e demorado pra se realizar. Isso tendo em conta que o remaster foi feito em poucos 6 meses de trabalho.

    Mais um exemplo:



    O exemplo acima é do remaster de Halo 2 na coletanea Hallo The Masterchief collection. Mais uma vez é notório o carinho e o cuidado que foram aplicados nesse remaster. Cenários remodelados, gráficos atualizados para a nova geração e novamente outra perspectiva.

    Deem uma olhada nisso:



    Definitivamente o remasters dos remasters ao lado de Ocarina of Time. O único trabalho que pode ser comparado a esses dois jogos épicos é o que a Capcom fez lá atrás com Resident Evil no Gamecube. Definitivamente o jogador se sente atraido e seduzido por um trabalho tão bem feito.

    Esses são 4 exemplos perfeitos de remasters que são algo fora de série pra qualquer fã de video games.  Agora quando olhamos pro que a Sony vem fazendo há algum tempo, a conversa muda. Veja:



    Aqui temos o que pra mim é um dos melhores jogos de todos os tempos, o famoso The Last of Us. Ao contrário dos exemplos citados em cima, chega a ser vergonhoso o que foi feito aqui. O jogo é absolutamente o mesmo, com diferenças mais imperceptiveis que titica de pernilongo. Claro que alguma diferença o jogo possui, a iluminação e os gráficos foram "bem levemente" melhorados, principalmente nas CGs, mas quando a gente fala de gameplay a coisa fica séria. A impressão que temos é que o jogo foi apenas atualizado para 1080p ( imperceptivel ) e os 60 fps que dão uma diferença considerável.



    O que dizer então dese video acima. O video em questão é do game God of War 3 Remastered. O trabalho feito aqui chega a ser absolutamente hilário, pois as diferenças são tão insignificantes que não vale nem apena citar item por item. A única coisa que foi realmente melhorada foram os tais 60 fps que de fato fazem diferença. E isso por que estamos falando de God of War eim.

    Agora vou deixar aqui 2 exemplos de thirds pra que não pensem que o negócio é pessoal com a Sonya.

    DmC: Definitive Edition



    Tomb Raider: Definitive Edition



    Temos um exemplo horrível, parecido com o que a Sony faz com seus remasters, e temos um exemplo incrível com Tomb Raider, parecido com os realizados pela Nintendo e Microsoft. 

    O que se vê é mais uma vez a preguiça ou falta de capacidade de entregar um jogo verdadeiramente condizente com o poder da nova geração. Enquanto Microsoft, Nintendo, Rockstar, Square Enix dentre outras fazem um trabalho digno de aplausos, empresas que não respeitam o consumidor como Sony e Capcom fazem um trabalho simples, comum, sem graça e que não justifica o valor investido nos games pra quem já os jogou.

    Pq essa diferença? Capacidade de umas e incapacidade outras? Ou trabalho bem feito e trabalho mal feito sem se preocupar com os consumidores que ja adquiriram os jogos?
    avatar
    Alejandro_
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1404
    Posts Posts : 3901

    Re: Comparações de remasters [Nintendo/Sony/Microsoft/Capcom/Square Enix]

    Mensagem por Alejandro_ em Seg 31 Ago 2015, 18:38

    Eu, sinceramente, não vejo esse problema com os remasters.
    Não é como se eles fossem utilizar um grupo que estava fazendo um jogo novo para fazer um remaster, como muitos acreditam. Esses remasters nada mais são que o relançamento do jogo para uma nova plataforma, e de graça, o jogo ganha uma optimização de gráfico + DLCs já lançadas gratuítas + conteúdo extra, ou seja, é uma ótima vantagem para quem não teve PS3 e comprou um PS4. Também não acho que a Sony desrespeita o consumidor com os remasters, afinal, não é um produto de compra obrigatória, afinal, é o consumidor que vai decidir se compra ou não.
    Estou de olho no remake de Minish Cap, Nintendo!
    avatar
    Chazzy
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1787
    Posts Posts : 7415

    Re: Comparações de remasters [Nintendo/Sony/Microsoft/Capcom/Square Enix]

    Mensagem por Chazzy em Seg 31 Ago 2015, 19:04

    Eu concordo com o Alejandro, só acho que se é pra fazer remaster, que seja bem feito pelo menos, esse é o ponto do tópico.

    Será que a Sony melhorou o desempenho nesse remaster da série Uncharted? Gostaria de conferir, mas não tenho mais o console.
    avatar
    Robert Prado
    Underwear Hero
    Underwear Hero

    Karma Karma : 5131
    Posts Posts : 6134

    Re: Comparações de remasters [Nintendo/Sony/Microsoft/Capcom/Square Enix]

    Mensagem por Robert Prado em Seg 31 Ago 2015, 19:43

    Gears Ultimate HD => Remake
    Ocarina of Time 3DS => Remake (Nunca foi tratado como Remaster)
    Halo 2 => Remake (o único Remake dentro da Coleção MCC)

    Acho que todos sabemos que Remake difere de Remaster, então já meio que dá pra excluir de comparações. São trabalhos totalmente diferentes. 

    Estes citados da Sony (The Last of Us e GoWIII), realmente são bem indiferentes pra quem já tem o jogo na plataforma anterior. Eu particularmente nem penso em comprar GoW e só tenho The Last of Us por que venho com o PS4.

    Melhoraram poucas coisas no visual (mas melhoraram, vale ressaltar), upgrade no Frame-rate + todas as DLC's => Isso já dá motivos mais que suficientes para quem não jogou na plataforma antiga, jogar no PS4. 
    Eu mesmo, não joguei Journey no PS3 e comprei para PS4. Valeu muito a pena, ainda mais que você ganha a versão antiga no pacote.

    Uma coisa que eu já não aprovo tanto, é simplesmente portar o jogo pra outra plataforma, sem dar melhoria alguma - muito pelo contrário, entregar versão pior. Por exemplo: Donkey Kong Country Returns 3D (3DS) e Xenoblade Chronicles (3DS). Nestes casos, a Nintendo até dá acesso ao cara que não jogou a versão Wii, mas entrega algo pior.
    avatar
    Nan Gamer
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1496
    Posts Posts : 1835

    Re: Comparações de remasters [Nintendo/Sony/Microsoft/Capcom/Square Enix]

    Mensagem por Nan Gamer em Seg 31 Ago 2015, 20:05

    Acho que remake é DmC, Tomb Raider e Resident Evil não? Jogos que são refeitos do 0. Resident Evil 2, FF VII são perfeitos exemplos de R-E-M-A-K-E-S que estão em produção e não de R-E-M-A-S-T-E-R-S.

    Ocarina of Time, Gears of War e Halo 2 são exatamente o mesmo jogo com gráficos atualizados, mas quem nunca jogou nenhum desses até o fim pode até se confundir mesmo. No caso de Ocarina of Time, até os bugs foram mantidos. Só uma observação.. Se Gears of War fosse um remake acho que não teria um HD no seu logo certo? Razz

    Enfim, a diferença é que a Nintendo com Xenoblade Chronicles e Donkey Kong Country Returns 3D nunca os tratou sequer como remaster, mas sim como port para que donos do 3DS pudessem ter acesso ao game. No caso de Donkey Kong temos praticamente um mundo inteiro com novas fases, mas como certamente alguns não jogaram sequer devem saber disso tbm.

    Ela não mente para os seus consumidores como no caso foi God of War 3 que poderia muito bem ser apresentado como um port com simples melhorias ( assim como o 3D foi implantado em DK e Xeno ).

    Enfim, só opinião viu pessoas, nada pessoal Very Happy
    avatar
    Robert Prado
    Underwear Hero
    Underwear Hero

    Karma Karma : 5131
    Posts Posts : 6134

    Re: Comparações de remasters [Nintendo/Sony/Microsoft/Capcom/Square Enix]

    Mensagem por Robert Prado em Seg 31 Ago 2015, 22:56

    DmC, Tomb Raider => Reboot
    RE1 (GC), Ocarina of Time (3DS), Gears of War Ultimate HD, Halo 2 => Remakes

    Pelo que sei, há muito tempo a indústria trata como Remake, algo que está sendo refeito do zero com uma engine gráfica nova, melhorias em jogabilidade, trilha sonora e etc.

    Reboot sim, é refazer totalmente do zero com todas as características do Remake e inclusive recriar a história do jogo.

    Sobre Gears, tem a tratativa de Remaster com "HD", mas o "Ultimate" pode muito bem ser um Remake, pois o tratamento da Microsoft com o jogo foi tão bem feito, que ele possui características para Remake (descritas acima).

    Remaster consiste no fato de atualizar texturas, melhorar a resolução das cenas (deixando em HD - logo, Ocarina of Time não entra como Remaster, pois 3DS não é HD) e tornar tudo mais compatível com as gerações atuais, criando "quase nada" no processo. Aí, entra melhorias de frame-rate e inclusão de pacotão DLC, para tornar mais atrativo. Muitos casos, vão um pouco mais longe e portam a versão PC. O Definitive Edition de Tomb Raider, nada mais é que um port da versão PC. A única mudança realmente relevante foram nos frames, o visual da própria Lara (principalmente no cabelo, onde "portaram" a tecnologia Tressfx Hair do PC) e a entrega de todas as DLC's.

    Então, a Sony não está errada em vender como Remaster. Ele está entregando um Remaster, de fato. Se outras empresas vão mais longe, fazendo Remake ou portando versão PC, é outros quinhentos. A Sony tá ofertando peixe e vendendo peixe. xD

    Agora, como a Nintendo vende o peixe dela, realmente não ligo. Só disse que acho errado vender um port piorado. Se for port, no mínimo deveria manter a qualidade do original.
    avatar
    ari789
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1975
    Posts Posts : 6452

    Re: Comparações de remasters [Nintendo/Sony/Microsoft/Capcom/Square Enix]

    Mensagem por ari789 em Ter 01 Set 2015, 09:18

    Sendo sincero, acho que Remake de um jogo, trazendo gráficos completamente reformulados e novos para atualidade tendo uma diferença gritante em comparação a sua versão original ( exemplos )
    Spoiler:





    e que alem de possuírem gráficos notavelmente atualizados terem novas mecânicas, jogabilidade atualizada ( como o Zelda Oot 3D que aproveita das funções do 3DS ) e claro, novos mapas, missões, quests ou algo novo que o jogo tenha a oferecer para se diferenciar da sua versão antiga não deve ser comparado com simples Remasters de jogos que saíram a um ano atrás cujo a única diferença da sua versão original é que agora é em Full HD nem os gráficos possuem grandes diferenças notáveis assim...

    Esse Remaster de GOW3 foi uma vergonha, é exatamente o mesmo jogo sem diferença alguma, uma simples retrocompatibilidade resolveria o problema de quem agora vai ter que pagar 150 R$ pra jogar exatamente o mesmo jogo no PS4.
    avatar
    dracobrubs
    Iniciante Nv.2
    Iniciante Nv.2

    Karma Karma : 0
    Posts Posts : 3

    Re: Comparações de remasters [Nintendo/Sony/Microsoft/Capcom/Square Enix]

    Mensagem por dracobrubs em Ter 01 Set 2015, 09:38

    Tomb Raider ficou lindão!
    avatar
    Nan Gamer
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1496
    Posts Posts : 1835

    Re: Comparações de remasters [Nintendo/Sony/Microsoft/Capcom/Square Enix]

    Mensagem por Nan Gamer em Ter 01 Set 2015, 11:12

    Acho que independente do que é considerado remake, remaster ou reboot, é notório que Microsoft e Nintendo possuem muito mais carinho com suas franquias quando tantam traze-las de volta. O maio exemplo é se compararmos o que foi feito em Wind Waker e o que foi feito em God of War 3. 

    Eu tenho tanto o The Last of Us Remastered como o God of War 3 Remastered, pq sou fã incondicional das franquias, mas é óbvio que o tratamento que estas receberam não chegam nem aos pés do que foi feito em Gears of War, Halo 2, Majora's Mask ou Resident Evil onde vc realmente tem a impressão de estar jogando algo novo, tamanho as diferenças que são apresentadas em seus gráficos.

    Agora em relação a Nintendo lançar versões de jogos piorados graficamente.. Come On... Ela porta jogos pra um portátil, e quem joga um Xenoblade Chronicles ou um Donkey Kong Country Returns no 3DS, pode até ter uma impressão melhor dos gráficos do jogo, já que os mesmos são apresentados em uma tela muito menor, em um console que não é HD.

    A questão aqui é que a Nintendo deixa bem claro que é apenas um port do jogo pra um console de bolso, enquanto a Sony promete um remaster para a nova geração mas apresenta exatamente o mesmo jogo com melhorias tão irrelevantes ( ou até menores ) do que as vistas em DKC Returns onde temos um mundo novo por exemplo. Acho que seria mais honesto lançar o jogo apenas como um port com algumas melhorias naturais pra um console da nova geração, e não um REMASTER que nos dá a impressão de que haverá uma melhora considerável, principalmente em seus gráficos.
    avatar
    R.O.B.
    Veterano Nv.10
    Veterano Nv.10

    Karma Karma : 271
    Posts Posts : 647

    Re: Comparações de remasters [Nintendo/Sony/Microsoft/Capcom/Square Enix]

    Mensagem por R.O.B. em Ter 01 Set 2015, 14:26

    Portar jogos do Wii para o 3DS vai decair na qualidade, mesmo. Mas o que é feio mesmo é quando você porta jogos de um console de menor capacidade para um de maior capacidade e consegue perder a qualidade ao invés de diminuir.
    Nisso a Ubisoft está campeã.

    Aliás, só eu que acho que um sinal do desgaste da indústria é o quanto ela está se atendo ao passado para conseguir se manter? Uma quantidade bem considerável de reboots começou a ser lançada nestes últimos anos. 
    As franquias se desgastaram.
    É bem comum ver isso nas HQs. Quando a história começa ficar meio caótica, os produtores são obrigados a reinventar a história ou parte dela.

    Isso sem falar dos remasters subsequentes com adição de DLCs.

    No caso da Nintendo... eu esperava mais de Ocarina of Time 3D. Mesmo sendo bom... quando imaginava que seria um remake pensava numa mudança muito mais significativa. Mas claro, como é para o 3DS, não dá para querer muitos milagres.
    avatar
    lpslucasps
    Blast Plus
    Blast Plus

    Karma Karma : 2138
    Posts Posts : 1958

    Re: Comparações de remasters [Nintendo/Sony/Microsoft/Capcom/Square Enix]

    Mensagem por lpslucasps em Ter 01 Set 2015, 14:41

    Nan Gamer escreveu:Eu tenho tanto o The Last of Us Remastered como o God of War 3 Remastered, pq sou fã incondicional das franquias, mas é óbvio que o tratamento que estas receberam não chegam nem aos pés do que foi feito em Gears of War, Halo 2, Majora's Mask ou Resident Evil onde vc realmente tem a impressão de estar jogando algo novo, tamanho as diferenças que são apresentadas em seus gráficos.
    Não é só impressão. No caso de Halo, Gears, Majora's e RE, você está, de fato, jogando algo novo. Esses games foram literalmente refeitos. O RE, por exemplo, duvido que qualquer asset antigo foi reutilizado.
    avatar
    AlienZ
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 2707
    Posts Posts : 1756

    Re: Comparações de remasters [Nintendo/Sony/Microsoft/Capcom/Square Enix]

    Mensagem por AlienZ em Ter 01 Set 2015, 21:40

    Robert Prado escreveu:Remaster consiste no fato de atualizar texturas, melhorar a resolução das cenas (deixando em HD - logo, Ocarina of Time não entra como Remaster, pois 3DS não é HD) e tornar tudo mais compatível com as gerações atuais, criando "quase nada" no processo. Aí, entra melhorias de frame-rate e inclusão de pacotão DLC, para tornar mais atrativo. Muitos casos, vão um pouco mais longe e portam a versão PC. O Definitive Edition de Tomb Raider, nada mais é que um port da versão PC. A única mudança realmente relevante foram nos frames, o visual da própria Lara (principalmente no cabelo, onde "portaram" a tecnologia Tressfx Hair do PC) e a entrega de todas as DLC's.

    Não vejo problema quando é port pra portátil com hardware inferior,faz sentido abrir mão de gráficos pela portabilidade do jogo.Já port de jogo de jogo da geração passada sendo lançado pra PS4 e Xbox One sem tratamento algum,ai sim é uma vergonha,pelo menos quando é um remaster capado da pra dizer "bom,eles pelo menos melhoraram os gráficos".

    Square Enix sem duvida é a mestra dos relançamentos,foram eles que começaram com a moda da remasterização com Tomb Raider,mas isso é o de menos,pois chamar os "remasters" dela são basicamente ports capados da versão de pc como você disse,a diferença é que eles fazem o marketing como se estes jogos fossem remasters e não ports capados,e acima de tudo,vendem o remaster a 60 dólares quando a versão antiga do jogo pode ser comprada por 10 dólares.
    avatar
    Fmrbass
    Veterano Nv.4
    Veterano Nv.4

    Karma Karma : 316
    Posts Posts : 480

    Re: Comparações de remasters [Nintendo/Sony/Microsoft/Capcom/Square Enix]

    Mensagem por Fmrbass em Qua 02 Set 2015, 15:32

    E essa foi a polêmica do Nan do dia!
    avatar
    Sanksuel
    Veterano Nv.31
    Veterano Nv.31

    Karma Karma : 466
    Posts Posts : 1156

    Re: Comparações de remasters [Nintendo/Sony/Microsoft/Capcom/Square Enix]

    Mensagem por Sanksuel em Sab 05 Set 2015, 09:27

    a parte da Nintendo fazer port mais fracos dos jogos pra um portátil é estranha mesmo, mas não a primeira vez que ela faz isso, principalmente com DK que tem os três jogos do Super Nintendo portado no Game Boy


    não é pra ter gráficos melhores, é só pra você poder jogar um jogo ótimo de console de mesa no portátil...
    avatar
    Smol
    Veterano Nv.6
    Veterano Nv.6

    Karma Karma : 242
    Posts Posts : 538

    Re: Comparações de remasters [Nintendo/Sony/Microsoft/Capcom/Square Enix]

    Mensagem por Smol em Sab 05 Set 2015, 11:32

    Nem sou contra ou a favor de remaster compra quem quiser. Agora remake é uma coisa linda quando se é bem feito.

    Ainda espero A Link to the Past 3D <3

    Conteúdo patrocinado

    Re: Comparações de remasters [Nintendo/Sony/Microsoft/Capcom/Square Enix]

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg 23 Out 2017, 04:22