Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!


Participe do fórum, é rápido e fácil

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

+11
Marcio1000
Alejandro_
Shaya
Silver Snivy
ExtremeZelda
TsHm and PM!
Rener Nobre
Brake
thi-bone
Chazzy
Math_Geek
15 participantes

    [Discussão] Fuzil ou Rifle?

    Math_Geek
    Math_Geek
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 3270
    Posts Posts : 8349

    [Discussão] Fuzil ou Rifle? Empty [Discussão] Fuzil ou Rifle?

    Mensagem por Math_Geek Dom 17 maio 2015, 03:22

    [Discussão] Fuzil ou Rifle? ZyJgX2r

    Mesmo que popularmente seja mais comum a discussão "Biscoito ou Bolacha", vim aqui abordar uma discussão igual, mas com um objeto diferente. A dúvida entre qual a nomenclatura correta, se é Fuzil ou Rifle, repercute a muito tempo, tendo ambos argumentos válidos para se fazerem concretos, mas um em oposição ao outro em alguns casos. Definir qual é a denominação correta é um assunto até arriscado!
    Vejamos então alguns pontos de cada lado, para sabermos quais os argumentos de cada um.

    [Discussão] Fuzil ou Rifle? ZpJxE8z

    Fuzil é a designação usada para armas de fogo portáteis, de cano longo (maior que 48 cm). Podem ser de repetição, semi-automáticos ou totalmente automáticos. Os termos "rifle" ou "refle" são palavras tomadas da língua inglesa.

    A denominação "fuzil" tem origem no nome da peça metálica das antigas espingardas de pederneira que, percutida pelo silex (pederneira), produzia a faísca que originava a deflagração, produzindo o disparo do projétil. A palavra "fuzil" acabou por ser utilizada para designar, não apenas a peça metálica, mas toda a arma em si.

    O termo nunca foi muito utilizado na língua portuguesa se não no meio militar, sendo no meio civil usada preferencialmente a designação "espingarda", o que é errado. Contudo, no final do século XIX, no Brasil, em virtude da influência militar francesa neste país, o termo começou a ser usado para designar as armas longas de cano de alma raiada. Já em Portugal, o termo "fuzil" continuou a ser raramente utilizado.

    A diferença entre "fuzil" e "carabina" é apenas o tamanho do cano, tendo a "carabina" cano menor que 48cm. Tanto o "fuzil" quanto a "carabina" tem o cano com alma raiada, sendo por definição "espingarda" a arma de fogo de cano longo com alma lisa.

    O rifle Brasileiro tem como arma padrão FN FAL apesar de a Imbel já estar desenvolvendo o IA-2 (semelhante ao FN SCAR) que tem como objetivo substituir o FAL nas Forças Armadas do Brasil.

    O fuzil americano M16 foi usado como padrão pelo exercito estadunidense durante Guerra Fria e na guerra do Vietname, e ele competia com o AK-47 russo, desenvolvido por Mikhail Kalashnikov. O AK-47 é muito visto hoje em dia principalmente em mãos de terroristas e rebeldes, isso se dá pelo fato de ser um fuzil rústico barato e muito fabricado pela Rússia durante a guerra fria e muito vendido clandestinamente, com ênfase em países africanos que os usam até hoje.

    [Discussão] Fuzil ou Rifle? MaAsxbR

    No Brasil existe o Decreto nº 3665, de 20 de novembro de 2000 (conhecido como R-105) que estabelece, entre outras coisas, no art 2º, a seguinte definição: Item XXXVII - Carabina: arma de fogo portátil semelhante ao fuzil, com dimensões reduzidas, menor que o fuzil, de cano longo, com alma raiada (estrias dentro do cano); Item XLIX - Espingarda: arma de fogo portátil, de cano longo, com alma lisa (sem estrias); Item LIII - Fuzil: arma de fogo portátil, de cano longo e alma raiada. Esse mesmo decreto não faz referências ao termo "rifle". Nenhuma classificação nesse assunto pode ser considerada conclusiva, pois não há padronização entre os países nem de nomenclatura, nem de definição.

    Entretanto, alguns dicionários definem rifle como fuzil. Assim entende-se que oficialmente não existe rifle como arma definida pela lei, mas na língua portuguesa fuzil e rifle são a mesma coisa.

    [Discussão] Fuzil ou Rifle? DaX2syD

    Pelo que é visto pelos oficiais do exercito e polícia de fronteira, Fuzil e Rifle são armas diferentes. Veja o que é dito pelo oficial Jorge Bengochea, citando Vinicius Souza:

    A Carabina M4A1ao contrário do M16 (convencional), do AR-15 e outros trata-se de uma versão mais curta e mais leve do fuzil de assalto M16A2, tendo 80% de suas peças em comum com a M16A2. O M4A1 tem opções de fogo, incluindo intermitente simples (de um em um disparo) ou "intermitente triplo" (de três em três disparos, como o M16A2) ou, ainda, a opção remetente (disparos contínuos) no lugar da "intermitente triplo".
    O AR-15, deve sua existência a estudos realizados que comprovaram que o melhor cartucho militar seria algo como um .22 de alta velocidade, com base nesse estudo o exército americano encomendou a criação um fuzil de calibre .22 capaz de penetrar um capacete de aço a 500 metros. Isso na década de 50.
    Em suma, o M4A1 é um rifle (carabina) de assalto, quando na realidade o AR-15 é usado a distância e com munição diferenciada (menor calibre).
    Portanto, a Arma apreendida esta semana pela BM nao é um fuzil ar-15 que seria calibre .22 de altissima velocidade e sim um M4A1 montado para este fim com peças visiveis de um M16
    O AR15 tem carregador reto e nao curvo como M16 e o M4A1 e M4A2

    Somente algumas diferenças:
    AR-15: mais comprido ; carregador reto ; coronha inteiriça ; guarda - mão maior ; arma original
    M4A1:mais curto ; carregador curvo ; coronha ajustável ; guarda - mão menor ; aperfeiçoamento do AR-15.

    A Colt M4A1 é uma versão atualizada da carabina M4 de 5.56x45mm NATO. Difere da M4 original, no selector de tiro, onde a opção de disparos remetentes é agora automática e na presença de uma calha RIS (Rail Interface System) no topo do corpo da arma, onde a pega que contém a mira é assente.
    Existem versões onde a calha RIS também está presente no guarda-mão, sendo esta versão a base para o programa SOPMOD (Special Operations Peculiar Modification), que permite ao soldado modificar o seu fuzil instantâneamente de modo a desempenhar melhor o papel desejado na missão.

    A Carabina M4A1 consiste de uma família de armas de fogo. Seguindo a direção contrária à sua linhagem temos versões anteriores do M16, todas baseadas no original AR-15 feitas pelo ArmaLite. Trata-se de uma versão mais curta e mais leve do fuzil de assalto M16A2, tendo 80% de suas peças em comum com a M16A2.
    O M4A1 tem opções de fogo, incluindo intermitente simples (de um em um disparo) ou "intermitente triplo" (de três em três disparos, como o M16A2) ou, ainda, a opção remetente (disparos contínuos) no lugar da "intermitente triplo"

    E então, o que vocês acham sobre? Rifle é simplesmente outra denominação para Fuzis, ou são armas completamente diferentes?

    Fontes:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Fuzil
    http://policiadefronteira.blogspot.com.br/2013/01/a-diferenca-entre-um-fuzil-e-um-rifle.html
    Além dos já citados Wink

    Tópico construído com a ajuda do Shenu
    Chazzy
    Chazzy
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 1787
    Posts Posts : 7415

    [Discussão] Fuzil ou Rifle? Empty Re: [Discussão] Fuzil ou Rifle?

    Mensagem por Chazzy Dom 17 maio 2015, 03:27

    Rizil, Fufle.
    ExtremeZelda
    ExtremeZelda
    Hero Style
    Hero Style


    Karma Karma : 1874
    Posts Posts : 4246

    [Discussão] Fuzil ou Rifle? Empty Re: [Discussão] Fuzil ou Rifle?

    Mensagem por ExtremeZelda Dom 17 maio 2015, 03:56

    Fuzil é claro, quem é do exército sabe o quão úteis eles são para diversas das funções, podendo ser usada tanto em campo aberto quanto fechado, coisa que o rifle não faz(normalmente usado só em campo aberto).
    Anonymous
    Convidado
    Convidado


    [Discussão] Fuzil ou Rifle? Empty Re: [Discussão] Fuzil ou Rifle?

    Mensagem por Convidado Dom 17 maio 2015, 07:31

    Pra mim tanto faz, no Brasil o termo mais usado acaba sendo fuzil; mas pessoalmente acabei me acostumando a chamar de rifle de assalto (as vezes me esqueço das palavra fuzil), nos EUA o nome usado é "Assault Rifle", então não acho errado usar essa palavra, na verdade acho que fica mais fácil para entender os tipos, "Assault Rifle", "Sniper Rifle", etc..=D
    Ulukai
    Ulukai
    Special Blast
    Special Blast


    Karma Karma : 3288
    Posts Posts : 3096

    [Discussão] Fuzil ou Rifle? Empty Re: [Discussão] Fuzil ou Rifle?

    Mensagem por Ulukai Dom 17 maio 2015, 10:24

    AHUUAHAUHAHUAUHAUHAUHA

    VOCÊS NÃO PRESTAM

    UHAUHAUHAUHAUHAAUH

    Pra quem não sabe, sou médico tenente do Exército. E uma vez contei pra essas pessoas aí que quase apanhei de um capitão porque eu falei Rifle, mas o certo é Fuzil.

    By the way, obrigado pelo tópico (e é meu aniversário)

    Vocês não prestam mesmo
    NPower
    NPower
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 1214
    Posts Posts : 2644

    [Discussão] Fuzil ou Rifle? Empty Re: [Discussão] Fuzil ou Rifle?

    Mensagem por NPower Dom 17 maio 2015, 10:33

    [Discussão] Fuzil ou Rifle? L1Hz2Tt

    PARABÉNS ULULU 
    FELICIDADES
    VOLTA PRO CHATBOX
    VEM PRO SKYPE
    SLA
    SDDS DE VC ME OPRIMIR ;W;



    [Discussão] Fuzil ou Rifle? UibY8Ik

    [Discussão] Fuzil ou Rifle? YPQzN31
    thi-bone
    thi-bone
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 412
    Posts Posts : 3632

    [Discussão] Fuzil ou Rifle? Empty Re: [Discussão] Fuzil ou Rifle?

    Mensagem por thi-bone Dom 17 maio 2015, 10:37

    kkkk esse é um daqueles tópicos de niver bem complexos que quando vc vee fala ein ?kkk anyways parabéns Uka Uka.
    Anonymous
    Convidado
    Convidado


    [Discussão] Fuzil ou Rifle? Empty Re: [Discussão] Fuzil ou Rifle?

    Mensagem por Convidado Dom 17 maio 2015, 10:43

    Lol, parabéns ao Ulukai!!!

    E parabéns ao criador do tópico, pela primeira vez cai em um tópico de aniversário aqui do blast.XD
    Brake
    Brake
    Administrador
    Administrador


    Karma Karma : 1550
    Posts Posts : 3713

    [Discussão] Fuzil ou Rifle? Empty Re: [Discussão] Fuzil ou Rifle?

    Mensagem por Brake Dom 17 maio 2015, 11:04

    Ahuheuhauheuhahua, muito bem bolado. Melhor tópico de aniversário.

    Parabains Ulukai. Vim trazer o presente clássico -q

    Rener Nobre
    Rener Nobre
    Special Blast
    Special Blast


    Karma Karma : 516
    Posts Posts : 2372

    [Discussão] Fuzil ou Rifle? Empty Re: [Discussão] Fuzil ou Rifle?

    Mensagem por Rener Nobre Dom 17 maio 2015, 11:12

    Tópico de niver mais bonito que os meus -q
    Parabéns o///////////////
    TsHm and PM!
    TsHm and PM!
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 410
    Posts Posts : 1545

    [Discussão] Fuzil ou Rifle? Empty Re: [Discussão] Fuzil ou Rifle?

    Mensagem por TsHm and PM! Dom 17 maio 2015, 11:19

    Rifle, Pistola (leve e fraca por ter preferência em ambas as mãos) e também uma foice grande.

    Essas 3 são minhas armas prediletas, logo eu com toda certeza prefiro o Rifle t.t (well, mesmo que eu fale que goste delas, não é como se eu já tivesse usado elas LoL).

    AGORA FUI ENGANADO HARD

    Parabéns Ulukai, muchos parabais.


    Última edição por TsHm and PM! em Dom 17 maio 2015, 12:01, editado 1 vez(es)
    ExtremeZelda
    ExtremeZelda
    Hero Style
    Hero Style


    Karma Karma : 1874
    Posts Posts : 4246

    [Discussão] Fuzil ou Rifle? Empty Re: [Discussão] Fuzil ou Rifle?

    Mensagem por ExtremeZelda Dom 17 maio 2015, 11:36

    Poxa Ulukai, se você não tivesse comentado nada, mais pessoas teriam caído no tópico. xD
    Mas enfim, parabéns Ulukai! 24 anos de pura sedução! :v  Omastar
    Ulukai
    Ulukai
    Special Blast
    Special Blast


    Karma Karma : 3288
    Posts Posts : 3096

    [Discussão] Fuzil ou Rifle? Empty Re: [Discussão] Fuzil ou Rifle?

    Mensagem por Ulukai Dom 17 maio 2015, 12:07

    UHHAUAHAUHAUHAUHAUH

    Obrigado pessoal

    Muitos amores para todos <3
    Silver Snivy
    Silver Snivy
    Veterano Nv.35
    Veterano Nv.35


    Karma Karma : 311
    Posts Posts : 1391

    [Discussão] Fuzil ou Rifle? Empty Re: [Discussão] Fuzil ou Rifle?

    Mensagem por Silver Snivy Dom 17 maio 2015, 13:18

    qual tem o cano maior?
    Aquela Carinha
    Shaya
    Shaya
    Veterano Nv.35
    Veterano Nv.35


    Karma Karma : 1718
    Posts Posts : 1441

    [Discussão] Fuzil ou Rifle? Empty Re: [Discussão] Fuzil ou Rifle?

    Mensagem por Shaya Dom 17 maio 2015, 15:09

    . Melhor tópico de aniversário já feito, :v parabéns Ulukai remastered! Aplausos

    Conteúdo patrocinado


    [Discussão] Fuzil ou Rifle? Empty Re: [Discussão] Fuzil ou Rifle?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 29 Mar 2024, 03:28