Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

    Conhecendo o Metagame: Anything Goes

    Compartilhe
    avatar
    Math_Geek
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 3267
    Posts Posts : 8349

    Conhecendo o Metagame: Anything Goes

    Mensagem por Math_Geek em Sex 20 Mar 2015, 15:48


    Recentemente, com a criação de novas megas em ORAS, a antiga organização nas tiers foi bastante mudada. Alguns pokémon que brilhavam em OU caíram, outros foram banidos, e outros tomaram o palco. Mas nenhum pokémon mostrou tanta mudança quanto o Mega Rayquaza, que foi o principal motivo para a criação da mais nova tier oficial do metagame da Smogon: Anything Goes (ou Vale-Tudo, literalmente), ou simplesmente "AG".

    Quando Mega Rayquaza foi anunciado, mostrou muitas particularidades que se mostravam muitíssimo interessantes: primeiramente, ele mega evoluía não por um item, e sim por um move. Dragon Ascent, o move mais forte do tipo voador (empatando com Brave Bird Smogonbird), funciona como um Close Combat (após seu uso, o pokémon perde 1 ponto em cada stat defensivo). Muitos podem até pensar "ah, mas sendo obrigatório que ele tenha esse move, ele é deveras limitado então", mas é um engano. Mega Rayquaza possui muito poder para ser físico, especial, ou mesmo os dois. Além disso, conta com 2 tipos bons ofensivamente, além de possuir um stab fortíssimo obrigatoriamente.
    O segundo motivo que mostra o quão interessante era o Mega Rayquaza são os seus Stats. Tem a distribuição de 110/180/100/180/100/115, sendo bulky o bastante para levar 2 ou 3 golpes; forte em ambos os atks, podendo então bater muito forte de qualquer forma; e uma speed boa acima da média, outspeedando a grande maioria de pokémon. 
    O terceiro motivo seria que, como não é limitado a uma mega stone, Mega Rayquaza pode segurar itens. Assim, seu poder é aumentado ainda mais, possibilitando o uso de estratégias diversas (mesmo que todos só usem de life orb). O aumento de poder que um item o proporciona, somados aos seus stats assombrosos, o tornam um Wallbreaker absoluto!
    E finalmente, um dos últimos motivos que mostram a grande viabilidade do mega é a sua ability. Delta Stream faz ele perder as fraquezas do tipo Flying, sendo assim, ele é um Dragon-type com resistências do tipo Flying, mas sem as fraquezas. Agora, ele toma apenas 2x a Ice, resiste a Electric, e leva dano neutro de Rock, além de resistir a Fighting e Bug, e 4x a Grass. Com isso, ele pode aproveitar sua vantagem de tipos na frente de muitos adversários e simplesmente setupar Dragon Dance, aumentando ainda mais seu Atk e Speed.

    Usar uma mega diferente dele é algo impensável se busca uma vitória rápida e segura. O famoso "Click, Win" funciona com ele, não possuindo counters específicos, apenas checks, que mesmo assim ainda podem ser derrotados. Não teme Will-O-Wisp ou Thunder-Wave, já que pode segurar uma Lum Berry; com Life Orb, dá no mínimo 2HKO em quase tudo existente, sem contar que possui um ótimo move de revenge kill (Extreme Speed). Todos esses fatores decisivos para o seu banimento de Ubers, o que mudou completamente o sistema da tier. Agora, a mesma é visto como uma Tier oficial, e não mais uma Ban List. E os pokémon que são demais para a tier são alocados para a tier imediata acima dela, AG.
    Ao invés de simplesmente ser banido para uma possível "Border Line 0", foi criada a nova tier que conta com regras bem distantes do comum da Smogon. Em AG não existe nenhuma limitação que não seja do próprio jogo (como o uso de uma mega apenas). A única que permanece é a Endless Battle Clause.
    É possível usar pokémon repetidos, Swagger, Evasion, qualquer pokémon que já tenha sido lançado, OHKO moves, Moody, colocar o time todo do adversário para dormir, e o que mais as uma mente insana poderia imaginar.
    O metagame, em si, não é feito para competições, e sim livremente para a diversão. É muito engraçado ver times de 6 pokémon repetidos, ou então o jogo de roleta que é um usuário de Moody esperando para dar Baton Pass. Estratégias novas e nunca possíveis podem ser usadas aqui.

    Mesmo sendo uma tier em que tudo é liberado, ainda assim existem pokémon que são mais comuns de se encontrar por aqui:
    Mega Rayquaza

    O motivo para a tier ser criada, é o pokémon mais comum, estando em 10 de 9 times -q
    Muito poder por pouco custo, ele é a melhor opção para quem quer jogar visando a vitória. Para se vencer esse monstro, é bom ter algum tipo de check sempre guardado, para então conseguir fazer algo contra.
    Darkrai

    "Em terra sem Sleep Clause, Drakrai é rei", ou quase, se não fosse o Mega Rayban. Darkrai aqui mostra o seu poder real, colocando os adversário para dormir. Após o primeiro Dark Void, o medo do Switch é inevitável, pois nada mais impede o uso de outro, inutilizando então outro pokémon. Mas o pokémon ainda pode usar Nasty Plot, tornando-se ainda mais perigoso. Sua querida Focus Sash o auxilia até contra o todo poderoso "óculos de sol da moda", colocando-o para dormir e derrotando-o depois.

    Isso se o Dark Void não errar, claro.
    Xerneas

    O segundo Sweeper mais comum, também é parado por poucas coisas, e ainda pega o Mega Rayquaza se não tiver dado uns Dragon Dance já. Depois de Geomancy, é bem complicado de ser parado, batendo em praticamente tudo, com bastante força. Com a possibilidade de ser usado mais de um em um time, pode ser usado como Cleric também.
    Arceus

    Por ser um pokémon bem diversificado, podendo assumir várias formas de uso diferente, é comum que times possuam mais de 1 Arceus. Os mais comuns são o Steel e o Normal, sendo que o primeiro para Xerneas e Mega Rayquaza (V-Create, bom dia) e o segundo assume o papel de ExtremeKiller. Times de 6 Arceus também são bem comuns.
    Primal Groudon

    Com boa tipagem, resistência, poder e ability, primal groudon é quase tão bom quanto o Mega Rayquaza. Por poder assumir papéis tanto ofensivos, defensivos, ou sweeper misto, ele pode ser um pokémon muito viável em um time de AG, pois além de bater muito forte, deixa muitos pokémon físicos completamente wallados, além do irritante Xerneas que não faz muito contra ele (ao menos não tanto quanto o Lagartão faz contra o mesmo). Sua ability, assim como a do Mega Rayquaza, o torna um monstro, pois cabe perfeitamente às suas necessidades: aumenta o poder do seu STAB secundário, e ainda lhe dá imunidade à sua maior fraqueza!
    Latios e Latias

    Como Soul Dew é liberado, ambos os gêmeos Eon se tornam, além de incrivelmente fortes, também muito resistentes. Boa resistência especial nesse metagame é algo ótimo, além de ter acesso à moves ofensivos bons, como Draco Meteor e também excelentes moves de cura, como Roost e Recover. Assim, eles são tanks rápidos incríveis, tem a boa capacidade de limpar o campo de hazards, e abater adversários antes que causem maiores problemas. 
    O ruim é que a baixa defesa pode ser aproveitada por outras forças do metagame como uma grande fraqueza, o que os torna frágeis em situações adversas...
    Rayquaza

    Isso mesmo, Rayquaza normal, sem mega. Ele é um ótimo check que passa despercebido por muitos. Com Air Lock, ele ignora as mudanças do clima causadas por Delta Stream e Desolate Land, podendo então derrotar o Mega Rayquaza e Primal Groudon facilmente com Ice Beam ou Surf, respectivamente. Choice Scarf é a melhor pedida, para poder outpeedar o mega Rayquaza caso o mesmo não tenha dado Dragon Dance ainda.
    Blaziken

    E o frango lutador mostra que não é mole não sendo uma das forças mesmo em AG. O set de Focus Sash + Reversal é comum por aqui, tornando-o muito perigoso, e excelente para vencer os Arceus desprevenidos (algumas variantes, como o Steel, são usados sem Extreme Speed algumas vezes). Além disso, é bom para enfraquecer Darkrai, ainda mais se o pesadelo já estiver sem Sash.
    Smeargle

    Com moody liberado, Smeargle faz a festa na roda da fortuna dos Setups. Dependendo do que pode vir, ele passa para um pokémon qualificado do time, ou mesmo se aproveita da condição. O maior perigo é se ganhar Speed, pois vai começar a fazer muito stall para não morrer, usando Spore e Protect várias vezes seguidas, além de poder setupar também de outras formas, como com shell smash ou Quiver dance. Por causa do nosso querido pintor, muitos pokémon agem como Phazer, como Darkrai de Haze ou Arceus de Perish Song.
    O maior desafio para o pintor é não ser derrotado. Se conseguir colocar seus adversários para dormir, se torna uma forca quase imparável de buff.
    Klefki

    E aqui, o verdadeiro pesadelo da tier. Quem não odeia SwagPlay de Klefki, se prepare para as pedras -n
    Prankster em AG é algo extremamente útil, já que muitos pokémon da Tier são rápidos. Thunder Wave vai dificultar a vida de muitos problemas, como Mega Rayquaza (salvo o de Lum Berry), Lati@s e outros. Swagger confunde e dificulta as chances do oponente atacar, enquanto Foul Play se aproveita do buff em Atk que o move anterior dá ao adversário, e encurta ainda mais o caminho até a morte dos adversários. 
    É comum ver times usando Whimsicott para parar Klefkis assim, mas o Primal Groudon também é uma boa força.
    Por mais engraçado que pareça, a maior parte dos times "Youngster Style", com 6 pokémon, são de Klefkis.
    ________________________________________

    Espero que tenham gostado do tópico! Se quiserem testar algum time na tier, visitem o Pokémon Showdown e testem um time lá nessa tier, só por diversão mesmo! Afinal, esse metagame foi feito para isso! Espurr
    Obrigado pro lerem! ^^

    Algumas informações retiradas ou traduzidas daqui.
    avatar
    Furry Heterophobia
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1072
    Posts Posts : 3308

    Re: Conhecendo o Metagame: Anything Goes

    Mensagem por Furry Heterophobia em Sex 20 Mar 2015, 16:27

    Anything Goes = Vale tudo.
    Não há regras. só necessita dizer isso...

    tópico meio... desnecessário...

    podes usar 6 arceus, 3 arceus 2 Rayquazas 1 klefki, podes adormecer todos os pokemon, podes recorrer a ParaHax, Swagger...
    É Vale tudo!
    avatar
    Math_Geek
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 3267
    Posts Posts : 8349

    Re: Conhecendo o Metagame: Anything Goes

    Mensagem por Math_Geek em Sex 20 Mar 2015, 16:46

    H.B.Pyro escreveu:Anything Goes = Vale tudo.
    Não há regras. só necessita dizer isso...

    tópico meio... desnecessário...

    podes usar 6 arceus, 3 arceus 2 Rayquazas 1 klefki, podes adormecer todos os pokemon, podes recorrer a ParaHax, Swagger...
    É Vale tudo!
    Bem, quando eu soube da tier, eu realmente achava que era só isso mesmo, algo sem graça como um Uber centralizado no Mega Rayquaza, mas depois de umas partidas na tier, vi que é bem interessante, na verdade.

    O fato de não ter regras faz as partidas serem bem aleatórias, o que torna tudo bem engraçado. Ver um time de 6 rotom vencer um full uber + mega rayquaza, ou um time completamente apelão perder por causa de swagger, é bem interessante. 

    Por não ter regras, muitas possibilidades se abrem, como o uso de pokémon iguais com funções diferentes, algo que é bem limitado pela Species Clause. Eu mesmo adoraria em um time usar uma Florges defensiva e uma ofensiva, por exemplo. 

    Fiz o tópico mais para mostrar isso, para o povo ver como é a tier além do simples fato de "não ter regras". Tem coisas que já estão tão grudadas em nossas mentes que até esquecemos que fazemos isso por uma regra. Dê um Dark Void com o Darkrai, é natural ir logo atacando ou usando Nasty Plot, mas agora podes usar também outro Dark Void! Mas e se o adversário não trocar? E ele ele acabar acordando no mesmo turno? Aumentam as possibilidades, aumentam os predicts.

    Uma das coisas que quis mostrar também é que mesmo com tantas possibilidades, ainda assim muita gente prefere ficar na mesma, com os "melhores", e eu tentei mostrar alguns deles aqui. Como funcionam, e o que fazem, de forma bem simples.

    Claro, a melhor forma de se conhecer isso é jogando, então é só aproveitar e montar um time e testar lá. Eu achei bem legal a tier, admito. É mais divertido que uber Razz 

    Com criatividade, AG passa de ser simplesmente um lugar "sem regras" para se tornar um ambiente de batalha bem interessante, com várias possibilidades nunca antes vistas.

    E esse tópico é só a primeira parte de outros 3 tópicos que estava planejando fazer sobre Anything Goes -nnn tongue
    avatar
    Furry Heterophobia
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1072
    Posts Posts : 3308

    Re: Conhecendo o Metagame: Anything Goes

    Mensagem por Furry Heterophobia em Sex 20 Mar 2015, 17:22

    @Math_Geek escreveu:
    H.B.Pyro escreveu:Anything Goes = Vale tudo.
    Não há regras. só necessita dizer isso...

    tópico meio... desnecessário...

    podes usar 6 arceus, 3 arceus 2 Rayquazas 1 klefki, podes adormecer todos os pokemon, podes recorrer a ParaHax, Swagger...
    É Vale tudo!
    Bem, quando eu soube da tier, eu realmente achava que era só isso mesmo, algo sem graça como um Uber centralizado no Mega Rayquaza, mas depois de umas partidas na tier, vi que é bem interessante, na verdade.

    O fato de não ter regras faz as partidas serem bem aleatórias, o que torna tudo bem engraçado. Ver um time de 6 rotom vencer um full uber + mega rayquaza, ou um time completamente apelão perder por causa de swagger, é bem interessante. 

    Por não ter regras, muitas possibilidades se abrem, como o uso de pokémon iguais com funções diferentes, algo que é bem limitado pela Species Clause. Eu mesmo adoraria em um time usar uma Florges defensiva e uma ofensiva, por exemplo. 

    Fiz o tópico mais para mostrar isso, para o povo ver como é a tier além do simples fato de "não ter regras". Tem coisas que já estão tão grudadas em nossas mentes que até esquecemos que fazemos isso por uma regra. Dê um Dark Void com o Darkrai, é natural ir logo atacando ou usando Nasty Plot, mas agora podes usar também outro Dark Void! Mas e se o adversário não trocar? E ele ele acabar acordando no mesmo turno? Aumentam as possibilidades, aumentam os predicts.

    Uma das coisas que quis mostrar também é que mesmo com tantas possibilidades, ainda assim muita gente prefere ficar na mesma, com os "melhores", e eu tentei mostrar alguns deles aqui. Como funcionam, e o que fazem, de forma bem simples.

    Claro, a melhor forma de se conhecer isso é jogando, então é só aproveitar e montar um time e testar lá. Eu achei bem legal a tier, admito. É mais divertido que uber Razz 

    Com criatividade, AG passa de ser simplesmente um lugar "sem regras" para se tornar um ambiente de batalha bem interessante, com várias possibilidades nunca antes vistas.

    E esse tópico é só a primeira parte de outros 3 tópicos que estava planejando fazer sobre Anything Goes -nnn tongue

    este video aqui mostra um cara vencendo uma partida de Anything Goes com 2 Hoppip no time.

    #HOPPIPGATE


    a tier em resumo é poder usar tudo, até 2 pokemon igual, tu ficou apontando os "mais usados dessa Tier", para mim isso não é bom, porque ai faz pessoa usar esses ao invés de olhar para outros pokemon que são "divertidos". *cof* como o pessoal *cof* do Avalie meu time *cof* recomendando Standards *cof*.
    avatar
    Math_Geek
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 3267
    Posts Posts : 8349

    Re: Conhecendo o Metagame: Anything Goes

    Mensagem por Math_Geek em Sex 20 Mar 2015, 18:09

    H.B.Pyro escreveu:

    este video aqui mostra um cara vencendo uma partida de Anything Goes com 2 Hoppip no time.

    #HOPPIPGATE

    a tier em resumo é poder usar tudo, até 2 pokemon igual, tu ficou apontando os "mais usados dessa Tier", para mim isso não é bom, porque ai faz pessoa usar esses ao invés de olhar para outros pokemon que são "divertidos". *cof* como o pessoal *cof* do Avalie meu time *cof* recomendando Standards *cof*.

    Kkk, admito que fiz o tópico aqui meio que rápido, por isso acabei nem postando outras alternativas mais legais. Fiz os standarts para o povo se interessar pelo metagame e ir testar, mas a graça real são as opções mais incomuns mesmo Razz

    E eu também não pensei em muitas coisas malucas para a tier, ainda... =/
    Mas obrigado por colocar o vídeo dos hoppip, realmente é bem mais legal que ver um monte de mega rayquaza batendo um no outro! kkkkk

    Uma das coisas que mais me irritou na tier, também, foi que o povo não termina as batalhas. Só tem forfeit para todo lado ¬¬. Mas isso *cof* é mania *cof cof* desse povo smoguento mesmo *cof*

    avatar
    Quecky13
    Veterano Nv.6
    Veterano Nv.6

    Karma Karma : 84
    Posts Posts : 534

    Re: Conhecendo o Metagame: Anything Goes

    Mensagem por Quecky13 em Sex 20 Mar 2015, 20:22

    O que o cara do Hoppip fez ? Não entendi Sad
     
    OBS:Gostei do tópico Math Very Happy
    avatar
    thi-bone
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 412
    Posts Posts : 3632

    Re: Conhecendo o Metagame: Anything Goes

    Mensagem por thi-bone em Sex 20 Mar 2015, 20:35

    @Quecky13 escreveu:O que o cara do Hoppip fez ? Não entendi Sad
     
    OBS:Gostei do tópico Math Very Happy
    Basicamente aumento sua evasion até o max com Balão uso substitue depois baton pass e fico no stall até a sorte dele o abandonar mais foi bem engraçado e ele meio que deu sorte que o oponente usava os sets padrões do Smogon com os Primais provavelmente zerados em ivs de spd e natures que abaixam ela mais ainda só assim para hoppips outspedarem pokes como Kyogre ou groudon mais acho que estavam paralizados tb n prestei atenção se o Kyogre estava.
    avatar
    Ryo
    Glorious Evolution
    Glorious Evolution

    Karma Karma : 79
    Posts Posts : 279

    Re: Conhecendo o Metagame: Anything Goes

    Mensagem por Ryo em Sex 20 Mar 2015, 21:08

    Tier do Tobias ? XDDDDDDD

    Conteúdo patrocinado

    Re: Conhecendo o Metagame: Anything Goes

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg 21 Ago 2017, 07:20