Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!


Participe do fórum, é rápido e fácil

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

+3
Kenny²
Math_Geek
CharizardxMega
7 participantes

    Monotype – Começando a estratégia.

    CharizardxMega
    CharizardxMega
    Veterano Nv.8
    Veterano Nv.8


    Karma Karma : 119
    Posts Posts : 586

     Monotype – Começando a estratégia.  Empty Monotype – Começando a estratégia.

    Mensagem por CharizardxMega Qui 09 Out 2014, 10:10

    #Começando a estratégia.


    Os Monos mais populares são os Monos Water e Steel, motivo? Simples. São os Monos mais versáteis, pois com eles se consegue vencer uma partida mesmo estando em desvantagem.


    Não quer dizer que não possamos montar um Monotype forte do tipo Rock, Bug, Fly, Psychic, Fighting e outros. Por exemplo, na LOP Monotype de agosto de 2011, que você encontra o time analisado aqui, o time vencedor foi um Mono Flying que ganhou a rodada single.


    Ou seja, montar uma equipe forte não é impossível, mas requer trabalho e muitos testes, agora vamos para a parte mais difícil.


     Monotype – Começando a estratégia.  689px251celebi

    Celebi, o lendário Grass/ Psychic


    # Team Building


    Primeiro, vamos ter que escolher um Mono a ser usado.


    Vamos montar um Mono Psychic, ok?


    Uma boa vantagem que temos é que estarmos que ao montarmos um Mono Psychic temos uma facilidade para jogar ofensivamente, pois estes Pokémon conseguem aprender muitos golpes de tipos diferentes, o que pode ser vital nesta regra, já que a ordem aqui é causar fortes danos ao maior número de tipos possível.


    Analisando os Pokémon usáveis deste tipo, vamos a lista com base na visão do autor da coluna! O time é pra Single Battle, então, é bom levarmos isso em consideração.


    Vamos agrupar os Pokémon por geração para facilitar a análise.





































































    1ª Geração


    RBY/ FR/LG



    2ª Geração


    GSC /HG/SS



    3ª Geração


    R/S/E



    Geração


    D/P/Pt



    Geração


    B/W


    AlakazamXatuGardevoirBronzongVictini
    SlowbroEspeonMedichamGalladeMusharna
    HypnoslowpokeClaydolUxieSigilyph
    ExeggutorWobbuffetMetagrossMespritReuniclus
    StarmieCelebiLatiosAzelfBeheeyem
    Mr MimeLatiasCresselia
    MewJirachi
    Deoxys – Def




    Muitas opções não é?



    • Ofensivas:


    Alakazam, Starmie e Mew na primeira geração. Temos também o Exeggutor mas aí teríamos que ter Sunny Day pra aproveitar a ability o que poderia atrapalhar o time um pouco por isso não acho uma boa opção para Monotype.


    Na segunda geração Espeon é uma boa, ainda mais com a ability de Dream World. Celebi também pode ser usado ofensivamente.


    Já na terceira temos Gardevoir, Medicham, Metagross, Latios, Latias e Jirachi e notaram a diversidade? Temos Fightings, Dragons e Pokémon Metal nesse grupo, o que oferece boas opções ofensivas ao time.


    Na quarta geração o Azelf é a melhor opção, e finalmente  na quinta Victini com seu tipo fogo chama também a atenção e no caso de times de trick Room, Reuniclus e Beheeyem e Musharna com seus altos Sp Attk.


     Monotype – Começando a estratégia.  Mew

    Mew também é uma boa opção!



    • Defensivas:


    Hypno faz um trabalho útil, mas temos opções melhores em outras gerações, Xatu é uma boa também, já Celebi e Wobbie são ótimas opções dependendo da estratégia.


    Na terceira os melhores pra isso são o Claydol, que faz muito (Rapid Spin, Stealth Rock, Reflect, Light Screen, imune a Ground e por aí vai) e podemos colocar o Metagross também caso seja um set defensivo.


    Na quarta o Bronzong é unanimidade em relação a utilidade. Uxie faz bem o serviço, mas pelo Bronzong ser também Metal garante alguma vantagem ao ser usado para receber golpes (dano neutro de golpes Bug) e Cresselia resiste bem mas é bem limitada.


    Com a quinta, temos apenas o Sigilyph mesmo, que é muito fácil de ser usado e faz bem esse papel defensivo.



    • Baton – Passers


    Espeon, Mr Mime, Mew e Celebi sem dúvidas são os que melhor podem fazer isso. Bons golpes para subir stats e passar para outros membros do time. Problema quando você aumenta suas defesas seria a alta freqüência de Critical Hits que acontecem nas versões Black / White, mas isso é um risco a ser assumido no caso de uma decisão favorável a utilizar essa estratégia. Caso queira aumentar Attk, Speed e Sp Attk os Critical Hits são sempre muito bem vindos, não é?


    Baton Chain para Monotype pode ser uma estratégia forte.


    Mas apenas para esclarecer não vamos usar nenhum pokémon como Baton Passer mas mencionamos, no caso de alguém querer usar.


    Vamos fazer uma pequena pausa aqui! Vocês podiam ir se exercitando fazendo análises de quais pokémon são úteis em outros Monos consultando algumas Pokédex em alguns sites Pokémon como a da Serebii.net.



    Fonte
    Math_Geek
    Math_Geek
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 3270
    Posts Posts : 8349

     Monotype – Começando a estratégia.  Empty Re: Monotype – Começando a estratégia.

    Mensagem por Math_Geek Sáb 11 Out 2014, 04:10

    hu, eu adoro monotypes! Very Happy 

    Normalmente, algumas das principais "regras" para se montar um são:


    1. Dar boas resistências aos seu time: Como todos os pokémon tem um tipo em comum, acabam que todos terão fraquezas em comum também, ou no mínimo não terá membros da sua equipe que resistirão a certas tipagens de golpes, levando neutro. Por isso uma boa é tentar variar os tipos secundários dos seus pokémon, priorizando acabar com as fraquezas principais, e depois garantir STABs mais diversificados. Exemplos disso em um monotype Psychic são as combinações com os tipos Fighting e Fairy, que possuem ambos resistência a Bug e Dark; e Normal, que traz imunidade ao tipo Ghost.
    2. Dar uma boa coverage: é fundamental a todo time, monotype ou não, mas como tem stabs limitados, é bom saber escolher alguns tipos chave para bater em algumas coisas. Bater em dark, nesse caso, é fundamental, portanto um stab fairy ou fight também é muito útil. Fire e Ground podem ser úteis para bater em Steel, e golpes de prioridade Dark ou Ghost para bater em outros Psychic ou Ghosts que podem irritar seu time.
    3. Ter em mente as capacidades de cada pokémon que está no seu time: saber o que ele pode ou não derrubar é muito útil, pois de vez em quando terá que sacrificar algo para que um pokémon seu possa não acabar tão fragilizado. Saber usar bem cada função dos seus pokémon é muito útil, garantindo o sucesso do seu time muitas vezes.
    4. Ter bom controle das capacidades defensivas e ofensivas do seu time: os pokémon devem trabalhar bem juntos para derrubarem aqueles counters de tipo, que poderiam arruinar todo o seu monotype. Saber que tipo de stats induzir quando tem um pokémon que pode burnar ou entoxicar os adversários, por exemplo, é fundamental.


    Bem, essas dicas servem para qualquer time, mas é sembre bom reforça-las em monotypes, por sua "fragilidade". Mas o ponto chave é saber usar sua fraqueza como benefício. Poucos tentarão dar golpes dark na frente de um Gallade Justified. Isso acaba dando um receio ao inimigo, fazendo com que ele tema usar esses golpes, pois a qualquer momento pode entrar o Gallade. Uma dessas técnicas, que faz o monotype ser mais "fácil", é que mesmo monotypes tendo essas fraquezas, ao menos saberá o que irá enfrentar que mais possa causar problema. Saber se armar contra isso é uma boa forma de montar o time.

    Continue com os monotypes de outros tipos, estou ansioso para ver! bounce
    CharizardxMega
    CharizardxMega
    Veterano Nv.8
    Veterano Nv.8


    Karma Karma : 119
    Posts Posts : 586

     Monotype – Começando a estratégia.  Empty Re: Monotype – Começando a estratégia.

    Mensagem por CharizardxMega Sáb 11 Out 2014, 11:00

    Math_Geek escreveu:hu, eu adoro monotypes! Very Happy 

    Normalmente, algumas das principais "regras" para se montar um são:


    1. Dar boas resistências aos seu time: Como todos os pokémon tem um tipo em comum, acabam que todos terão fraquezas em comum também, ou no mínimo não terá membros da sua equipe que resistirão a certas tipagens de golpes, levando neutro. Por isso uma boa é tentar variar os tipos secundários dos seus pokémon, priorizando acabar com as fraquezas principais, e depois garantir STABs mais diversificados. Exemplos disso em um monotype Psychic são as combinações com os tipos Fighting e Fairy, que possuem ambos resistência a Bug e Dark; e Normal, que traz imunidade ao tipo Ghost.
    2. Dar uma boa coverage: é fundamental a todo time, monotype ou não, mas como tem stabs limitados, é bom saber escolher alguns tipos chave para bater em algumas coisas. Bater em dark, nesse caso, é fundamental, portanto um stab fairy ou fight também é muito útil. Fire e Ground podem ser úteis para bater em Steel, e golpes de prioridade Dark ou Ghost para bater em outros Psychic ou Ghosts que podem irritar seu time.
    3. Ter em mente as capacidades de cada pokémon que está no seu time: saber o que ele pode ou não derrubar é muito útil, pois de vez em quando terá que sacrificar algo para que um pokémon seu possa não acabar tão fragilizado. Saber usar bem cada função dos seus pokémon é muito útil, garantindo o sucesso do seu time muitas vezes.
    4. Ter bom controle das capacidades defensivas e ofensivas do seu time: os pokémon devem trabalhar bem juntos para derrubarem aqueles counters de tipo, que poderiam arruinar todo o seu monotype. Saber que tipo de stats induzir quando tem um pokémon que pode burnar ou entoxicar os adversários, por exemplo, é fundamental.


    Bem, essas dicas servem para qualquer time, mas é sembre bom reforça-las em monotypes, por sua "fragilidade". Mas o ponto chave é saber usar sua fraqueza como benefício. Poucos tentarão dar golpes dark na frente de um Gallade Justified. Isso acaba dando um receio ao inimigo, fazendo com que ele tema usar esses golpes, pois a qualquer momento pode entrar o Gallade. Uma dessas técnicas, que faz o monotype ser mais "fácil", é que mesmo monotypes tendo essas fraquezas, ao menos saberá o que irá enfrentar que mais possa causar problema. Saber se armar contra isso é uma boa forma de montar o time.

    Continue com os monotypes de outros tipos, estou ansioso para ver! bounce



    Obrigado por complementar o tópico Math Very Happy


    OBS:  Vou tentar continuar os monotypes sim , estou vendo de quais faço agora ! Very Happy
    Kenny²
    Kenny²
    × Heartless Girl ×
    × Heartless Girl ×


    Karma Karma : 1803
    Posts Posts : 3515

     Monotype – Começando a estratégia.  Empty Re: Monotype – Começando a estratégia.

    Mensagem por Kenny² Sáb 11 Out 2014, 11:31

    Cara, eu normalmente faço monotype pegando o tipo que mais gosto. O próprio meta monotype não é feito para ser levado a sério, mas há quem leve. Para quem leva, só recomendo pegar tipos que possuem muitos tipos secundários. Como o próprio CharizardMega falou, Water e Steel costumam ser os mais fortes. E pra complementar, o Guinomonster ganhou um campeonato aqui do fórum usando Monotype Normal, e ganhou de um Steel na final. Tudo varia em como o time é montado.

    Sempre que vou montar um time, independente de ser monotype, RU, NU ou o *** que for, a ordem é sempre essa:

    Pokémon que quero focar > Pokémons que cobrem a fraqueza do pokémon que quero focar > Pokémons que melhoram a estratégia do pokémon que quero focar > Pokémons que cobrem as fraquezas dos pokémons que foquei para cobrir a do principal.

    Sobre Monotype, eu só incluiria a parte de tentar ter a maior diferença de tipos possível. É extremamente importante tu ter resposta para a maioria dos monotypes mais usados.
    Anonymous
    Convidado
    Convidado


     Monotype – Começando a estratégia.  Empty Re: Monotype – Começando a estratégia.

    Mensagem por Convidado Sáb 11 Out 2014, 11:41

    Concordo, Kenny. E ter mais tipos diferentes pode dificultar a derrota da equipa que se construir. Além disso, o que acho que resulta muito bem é permitir que funcione mesmo sem a base inicial da construção.
    Os meus preferidos são Electric, Water, Grass, Bug, Fire e Dark.
    JonathanAlis
    JonathanAlis
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 1336
    Posts Posts : 2517

     Monotype – Começando a estratégia.  Empty Re: Monotype – Começando a estratégia.

    Mensagem por JonathanAlis Sáb 11 Out 2014, 13:03

    Lembro q fui um campeonato monotype nacional da lop em 2010.
    Meu primeiro torneio no competitivo.

    Montei um monobug, só pq era mais fácil de capturar no heart gold e upar até o LVL 100.
    Mas foi difícil pois não tinha ainda a 5gen, ou seja, só tinha as mesmas opcoes. Heracross, scizor, ninjask pra baton passar speed q talvez um sword dance, forretress pra resistir a alguma coisa e hazards, yanmega pra fazer algum atk especial, e shedinja como carta surpresa.
    Não deu tempo de capturar e breedar um armaldo.

    Era incrível como a maioria usava psychic. Na fase de grupos do primeiro dia, ganhei de todos. Dois psychic e um water. Nas oitavas ganhei de um Water, mas perdi nas quartas de um mono flying(não tinha muito o q fazer, ainda maos levando critico na hora errada)

    No segundo dia, ganhei de 2 psychic e perdi pra um dragon nas fases de grupo, ganhei de mais um psychic nas oitavas, mas perdi pra um mono ice nas quartas. Era p campeão antigo, apelidado de lance. Mas dei um bom trabalho pra ele ganhou de 1x0 no dano residual do hail.

    Só sei q foi muito divertido! Ainda mais sendo eu novato em competições.


    Isso foi na gen4. Não tinha scolipede, volcarona, durant, galvantula, acelgor, escavalier, etc, nem o move quiver dance. Hoje em dia a perspectiva para um monobug é bem maior, muito mais variedade. Gostaria de voltar e ver como ficaria um monobug , mas meio q me aposentei do competitivo. Toma muito tempo da minha vida.
    CharizardxMega
    CharizardxMega
    Veterano Nv.8
    Veterano Nv.8


    Karma Karma : 119
    Posts Posts : 586

     Monotype – Começando a estratégia.  Empty Re: Monotype – Começando a estratégia.

    Mensagem por CharizardxMega Sáb 11 Out 2014, 13:09

    JonathanAlis escreveu:Lembro q fui um campeonato monotype nacional da lop em 2010.
    Meu primeiro torneio no competitivo.

    Montei um monobug, só pq era mais fácil de capturar no heart gold e upar até o LVL 100.
    Mas foi difícil pois não tinha ainda a 5gen, ou seja, só tinha as mesmas opcoes. Heracross, scizor, ninjask pra baton passar speed q talvez um sword dance, forretress pra resistir a alguma coisa e hazards, yanmega pra fazer algum atk especial, e shedinja como carta surpresa.
    Não deu tempo de capturar e breedar um armaldo.

    Era incrível como a maioria usava psychic. Na fase de grupos do primeiro dia, ganhei de todos. Dois psychic e um water. Nas oitavas ganhei de um Water, mas perdi nas quartas de um mono flying(não tinha muito o q fazer, ainda maos levando critico na hora errada)

    No segundo dia, ganhei de 2 psychic e perdi pra um dragon nas fases de grupo, ganhei de mais um psychic nas oitavas, mas perdi pra um mono ice nas quartas. Era p campeão antigo, apelidado de lance. Mas dei um bom trabalho pra ele ganhou de 1x0 no dano residual do hail.

    Só sei q foi muito divertido! Ainda mais sendo eu novato em competições.


    Isso foi na gen4. Não tinha scolipede, volcarona, durant, galvantula, acelgor, escavalier, etc, nem o move quiver dance. Hoje em dia a perspectiva para um monobug é bem maior, muito mais variedade. Gostaria de voltar e ver como ficaria um monobug , mas meio q me aposentei do competitivo. Toma muito tempo da minha vida.

    O competitivo realmente toma bastante tempo , ainda mais se for montar uma team competitiva monotype , pois ai você tem que bredar os pokes até sair os que você quer , efforta-los , adquirir os itens , fazer um set  e construir uma estratégia que de a volta por cima se pegar algum poke com qual você tenha fraqueza.


    EDIT : Eu por exemplo , já estou a 2 dias montando uma team para o champ do Math e ainda não consegui decidir nada  , pois um champ com monotype ghost é tenso @.@
    Kenny²
    Kenny²
    × Heartless Girl ×
    × Heartless Girl ×


    Karma Karma : 1803
    Posts Posts : 3515

     Monotype – Começando a estratégia.  Empty Re: Monotype – Começando a estratégia.

    Mensagem por Kenny² Sáb 11 Out 2014, 13:15

    TFW agora que existe Talonflame, Monobugs não existem mais. Simplesmente não tem reação contra ele.

    Não só Bugs, mas sim qualquer um com fraqueza a Flying.
    CharizardxMega
    CharizardxMega
    Veterano Nv.8
    Veterano Nv.8


    Karma Karma : 119
    Posts Posts : 586

     Monotype – Começando a estratégia.  Empty Re: Monotype – Começando a estratégia.

    Mensagem por CharizardxMega Sáb 11 Out 2014, 13:23

    Kenny² escreveu:TFW agora que existe Talonflame, Monobugs não existem mais. Simplesmente não tem reação contra ele.

    Não só Bugs, mas sim qualquer um com fraqueza a Flying.

    Pra falar a verdade , raramente vejo alguém usando Talonflame no competitivo , eu já usei , mas parei quando breedei meu fucking Charizard . Mas quando usam é realmente um problema , só focando ele mesmo pra matar antes que ele faça um estrago !
    Math_Geek
    Math_Geek
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 3270
    Posts Posts : 8349

     Monotype – Começando a estratégia.  Empty Re: Monotype – Começando a estratégia.

    Mensagem por Math_Geek Sáb 11 Out 2014, 13:29

    Os monotypes que eu mais gostei de usar foram Rock, Flying, Eletric, Fire, Water, Ghost, Poison e Psychic! Eu os usei a uns meses atrás, quando só estava usando monotypes!

    Os meus monotypes que foram por água abaixo foram bug, pois o talonflame da binuda nem deixava os meus insetos respirarem, que já caiam; e mono normal, pois o wesley estava usando um terrakion scarf.... GAME FREAK, CADÊ MEU POKÉMON GHOST/NORMAL? Tails 

    Eu fiquei surpreso com o monotype Rock que fiz, gostei muito dele! Achava que ia morrer fácil, mas foi muito bom! Kkkk

    Usei pouco alguns outros tipos, e não fiz mono fighting, ice ou steel.... talvez ainda os faça! bounce 

    P.S.: e que eu saiba, aquela coisa nojenta com asas conhecida como Talãoflame ou Brave Bird Bird é banida de monotypes!  Omastar

    Staraptor >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Talonflame
    Lucasmon
    Lucasmon
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 2970
    Posts Posts : 6039

     Monotype – Começando a estratégia.  Empty Re: Monotype – Começando a estratégia.

    Mensagem por Lucasmon Sáb 11 Out 2014, 13:33

    Talonflame é banido em Monotype.
    Wesley
    Wesley
    Veterano Nv.35
    Veterano Nv.35


    Karma Karma : 773
    Posts Posts : 1440

     Monotype – Começando a estratégia.  Empty Re: Monotype – Começando a estratégia.

    Mensagem por Wesley Sáb 11 Out 2014, 13:49

    O Melhor Monotype é o Water, com time Rain tu ganha de praticamente qualquer pessoa.
    Math_Geek
    Math_Geek
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 3270
    Posts Posts : 8349

     Monotype – Começando a estratégia.  Empty Re: Monotype – Começando a estratégia.

    Mensagem por Math_Geek Sáb 11 Out 2014, 14:01

    Wesleyxd escreveu:O Melhor Monotype é o Water, com time Rain tu ganha de praticamente qualquer pessoa.
    Aí aparece aquele Groudon Primal e..... Kkkk, brincadeira! Espurr 

    Water realmente é um dos melhores para se fazer monotype, por sua variedade tanto de tipos secundários (acho que só falta o Volcanion ser liberado que teremos todas as combinações, além de um Bug/Water em estágio evoluído) quanto em pokémon (parece que é o segundo tipo com mais integrantes, perdendo só para Normal).

    Além de que o tipo Water é meio Bulky, e tem boa coverage ofensiva, além de terem, em sua maioria acesso a golpes que podem deixar sua coverage perfeita, batendo no mínimo neutro em toda e qualquer combinação de tipos. 

    Steel também é popular por ser resistente a muitas tipagens diferentes, e ter poucas fraquezas, permitindo que o time seja mais "seguro" independente do que aparecer
    Kenny²
    Kenny²
    × Heartless Girl ×
    × Heartless Girl ×


    Karma Karma : 1803
    Posts Posts : 3515

     Monotype – Começando a estratégia.  Empty Re: Monotype – Começando a estratégia.

    Mensagem por Kenny² Sáb 11 Out 2014, 14:34

    Lucasmon escreveu:Talonflame é banido em Monotype.

    Wow, dessa eu não sabia. O campeonato que eu fiz aqui no fórum pôde usar ele tranquilamente, e ele praticamente dizimou o time do v0ni (Mono Bug).
    Anonymous
    Convidado
    Convidado


     Monotype – Começando a estratégia.  Empty Re: Monotype – Começando a estratégia.

    Mensagem por Convidado Sáb 11 Out 2014, 14:41

    Já nem me lembrava dessa, Math. (Não era Monotype completo, o Math usou monotype contra uma equipa normal para experimentar se funcionava bem...) Nunca experimentei de Poison, deve ser bem divertido. Smile Os outros que falaste já experimentei, mas continuam a ser a menos representativos para mim, de certa forma.

    Conteúdo patrocinado


     Monotype – Começando a estratégia.  Empty Re: Monotype – Começando a estratégia.

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 28 Mar 2024, 12:01