Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!


Participe do fórum, é rápido e fácil

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

    [Análise de Tendência] A dualidade bem-mal

    Simplesmente Gian
    Simplesmente Gian
    Veterano Nv.22
    Veterano Nv.22


    Karma Karma : 298
    Posts Posts : 936

    [Análise de Tendência] A dualidade bem-mal Empty [Análise de Tendência] A dualidade bem-mal

    Mensagem por Simplesmente Gian Sex 25 Nov 2016, 11:14

    [Análise de Tendência] A dualidade bem-mal Hhh

    Esse texto faz parte de uma série de textos que abordarão políticas e tendências de Desenvolvedoras e do Mercado de Games.

    Existem vários tipos de histórias abordadas pelos jogos, desde mais complexas, contendo conspirações e reviravoltas BOMBÁSTICAS, e as simples, que abordam a "simples" batalha entre bem e mal.
    Mas falar que essa dualidade é simples, ou que bem e mal são coisas únicas, é exagero. Por trás dessas duas palavras, existem mais pontos de vista do que parece.

    "Bem" e "Mal" não são valores absolutos, mas sim relativos, dependendo, muitas vezes, não só do ponto de vista retratado pelo jogo, como pelo modo de pensar do próprio jogador, como, por exemplo, a série The Walking Dead da Telltale e outros jogos que possibilitam s moldagem da história através das escolhas de fala e ação do jogador. Eu cito The Walking Dead por mostrar esse tipo de atitude de maneira próxima ao real, apesar de se passar em um futuro pós-apocalíptico.

    [Análise de Tendência] A dualidade bem-mal 579323_427686390578866_222549117759262_1775894_596338129_n

    Pegando quatro personagens da Season 1, Lee, Lily, Larry e Clementine como exemplos.

    [Análise de Tendência] A dualidade bem-mal Seta-para-a-direita-em-negrito-ios-7-simbolo_318-35504Para Larry, Lee é o "vilão" do grupo por ser um assassino condenado e Lily é a "heroína" do grupo por ser a filha dele, ter sido treinada na Força Aérea e apresentar postura de líder.
    [Análise de Tendência] A dualidade bem-mal Seta-para-a-direita-em-negrito-ios-7-simbolo_318-35504Para Clementine, Lee é um "herói" por cuidar dela na ausência dos pais.
    [Análise de Tendência] A dualidade bem-mal Seta-para-a-direita-em-negrito-ios-7-simbolo_318-35504Para Lee, Larry é a "ferida" do grupo porque demonstra antipatia e falta de confiança com praticamente todo mundo, exceto Lily porque, afinal, ela é a "filhinha do papai", além de quase tê-lo matado na ação de escape da farmácia durante o episódio 1.

    Claro que isso pode variar, já que, como disse anteriormente, esse é um tipo de jogo cuja história é moldada pelo próprio jogador e, na minha opinião, falar sobre "heróis e vilões" é algo secundário porque, dentro da atmosfera do jogo, estarmos tratando de sobreviventes, e, se fôssemos falar sobre a realidade, ninguém é obrigado a gostar de ninguém, mesmo que isso custe a vida de outra pessoa.


    Outra maneira dessa dualidade ser entendida é que existem "heróis e vilões", mas os vilões não são necessariamente maus, eles podem até boas intenções, mas tais intenções, ou beneficiam um determinado grupo de seres, ou são acompanhadas por métodos um tanto quanto extremistas (piada não intencional, juro por Deus), ou os dois simultaneamente. Os exemplos são os Teams Aqua, Magma, Plasma e Galactic, da série Pokémon, porque:


    [Análise de Tendência] A dualidade bem-mal Image


    [Análise de Tendência] A dualidade bem-mal Image


    [Análise de Tendência] A dualidade bem-mal Image


    [Análise de Tendência] A dualidade bem-mal 429fb8bdadcc5037fc6484942ed8bb0e
    Essa dualidade, principalmente em sua forma clássica, também pode partir, inicialmente, de motivações pessoais e, depois, se desenrola em uma trama mais complexa, como, por exemplo, a história de Super Paper Mario. Inicialmente, a gente pensa que seria um simples caso de resgate da Peach do Conde Bleck, mas com o desenrolar da história, a gente percebe que o Conde não era necessariamente um vilão e que ele só se tornou um por causa do pai, que baniu Tippi/Timpani. Na verdade, o verdadeiro vilão do jogo é Dimentio e ele quer usar o Chaos Heart numa parada louca parecida com a do Team Galactic.

    [Análise de Tendência] A dualidade bem-mal 150px-Galactic_Federation_Marine_mp3_Artwork

    Também existem os casos dos "mocinhos" serem, por baixo dos panos, tão corruptos quanto os "vilões" como, por exemplo, a Galactic Federation da franquia Metroid, já que, em Fusion, Prime 3 e Other M, percebe-se que existe um trabalho envolvendo a criação de clonagem de criaturas para futura utilização como bioarmas, a existência de naves que simulam ambientes favoráveis a esses clones, como, por exemplo, uma simulação de SR388, planeta natal dos Metroids, um clone da Mother Brain, com aparência de uma mulher, para controlar os Metroids, o desenvolvimento de Metroids modificados, resistentes ao frio e, segundo um dos Space Pirates Data Log de Prime 3, existe um grupo de soldados da Federação que estão associados aos Piratas.



    Claro que nem todas as informações a respeito da legitimidade da Galactic Federation (nesse caso, a falta dela) são 100% confirmadas. Apesar de estarem em elementos in-game, essa CONSPIRAÇÃO (ADOOOOORO) só poderá ser melhor abordada em futuro jogo da franquia, de preferência, entre Other M e Fusion ou após Fusion.

    Texto opcional - um exemplo da dualidade nas séries:

    Texto opcional - Pensamentos do autor:

    Concluindo, esse tipo de perspectiva é abordada de maneiras diferentes, dependendo do jogo, e não há problema algum nisso. A maneira como essa dualidade será vista depende, em grande parte, do jogador, seus pensamentos, enfim, sua maneira de ver o mundo real e como isso influencia o seu ponto de vista no mundo virtual.

      Data/hora atual: Qui 28 Mar 2024, 22:58