Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

    ["GUIA"] Desenvolvendo mais o lado competitivo de pokémon.

    Compartilhe
    avatar
    Kenny²
    × Heartless Girl ×
    × Heartless Girl ×

    Karma Karma : 1803
    Posts Posts : 3515

    ["GUIA"] Desenvolvendo mais o lado competitivo de pokémon.

    Mensagem por Kenny² em Sex 04 Jul 2014, 00:31


    Introdução


    Ya pessoal.

    Eu percebo que tem muitas pessoas que cometem falhas em suas lutas. Falhas essas como atacar o pokémon inimigo com um golpe super-efetivo sendo que ele tem um outro pokémon na equipe que resiste a esse golpe, deixar o pokémon na luta mesmo sabendo que ele irá morrer só porque você desperdiçou alguns turnos usando buffers (Calm Mind, Cosmic Power, Swords Dance...), etc. Esse guia só irá servir como uma forma para abrir a mente de vocês na hora de suas lutas e talvez melhorar sua capacidade no competitivo. Sem mais delongas, começaremos as "dicas".

    Dicas


    1 - Não faça movimentos óbvios demais :

    Essa dica basicamente é o maior erro que as pessoas acabam cometendo. Fazer coisas óbvias demais, como o próprio nome já diz, é muito fácil para se predicar (ato de saber o próximo movimento do oponente). Um exemplo bem básico desse erro seria:

    Seu time:

    - Greninja
    - Dragonite
    - Blissey
    - Ferrothorn

    Time inimigo:

    - Salamence
    - Ninetales
    - Tyranitar

    Vamos supor que seu pokémon ativo seja o Greninja e o de seu oponente o Salamence. Nesse caso, você deve começar fazendo diversas perguntas para si. A primeira que provavelmente deve vir em sua cabeça é: O Salamence dele é scarfado? Vamos supor que seu Greninja esteja carregando uma Life Orb. Nesse cenário, não é muito difícil prever que seu Greninja tomará um Dragon Pulse/Draco Meteor e será nocauteado em um OHKO, né? Pois é. Então você tem que relembrar de movimentos anteriores de seu oponente, que provavelmente definirão se ele é ou não um Scarf. Alguns exemplo de como descobrir são:

    - Ele passou a speed de um pokémon que normalmente ele não passaria?
    - Ele fez movimentos suspeitos? Um exemplo desse caso seria basicamente ele usar Dragon Pulse, você prever o Dragon Pulse e colocar um Ferrothorn, e ao invés dele usar Fire Blast no turno seguinte, ele simplesmente trocou de pokémon. Aqui ele deixa praticamente evidente que ele não PODIA usar flamethrower/fire blast ou porque não tinha na build, ou por (provavelmente a mais certa) ele ser scarfado.

    Para descobrir se ele é ou não scarf, você só tem a opção arriscar. Caso não queira, basta substituir de pokémon (nesse caso, a Blissey seria a melhor opção já que ela neutralizaria todos os ataques de seu oponente).

    Agora vamos supor que você já passou dessa etapa. No caso, você já sabe que seu oponente não está carregando Choice Scarf. Aqui, você deve fazer a segunda pergunta: Ele possui algum pokémon que neutraliza ou resiste o golpe que vou dar? Se seu oponente tiver uma mente mais ampla, não é muito difícil para ele perceber que você está prestes a dar um Ice Beam no Salamence dele a fim de nocauteá-lo. É aqui que você pega ele! Os outros dois pokémons restantes na equipe dele são o Ninetales e o Tyranitar. Talvez, nesse caso, a melhor opção seja você usar um Hydro Pump, já que possivelmente ele irá trocar de pokémon e você ou nocauteará, ou dará uma boa quantidade de dano em ambos (bem mais que o Ice Beam que seria not very effective).

    Esse ato basicamente se chama predict. Ele é de suma importância para o competitivo, já que a medida que você vai tendo maior conhecimento de builds em geral e vai jogando, você vai desenvolvendo essa capacidade. Lembre-se também que da mesma forma que você pode predicar o que seu oponente vai fazer, ele também pode predicar o que você vai fazer. Por isso, tome muito cuidado!

    2 - Não seja um smogonfag :

    "Como assim não ser um smogonfag?"

    Provavelmente essa foi a primeira coisa que veio em sua mente. O que quero dizer aqui é basicamente para você usar sua própria estratégia e criatividade. Não estou dizendo que é completamente errado você pegar de base algumas das builds do site da Smogon, mas você fazer isso fica ainda mais fácil para seu oponente prever o que você vai fazer e prever o quanto de dano ele vai dar em você também (usando uma simples calculadora é fácil fazer isso). Lembre-se que esse jogo possui exatamente 719 pokémons diferente. Talvez nem todos possam ser utilizados de maneira viável, como exemplo os pokémons NFE, mas lembre-se que o jogo não é feito de apenas 20 pokémons. Não é errado você usar esses que são mais "manjados", mas isso acaba deixando mais e mais fácil para seu oponente prever seus movimentos. Sua criatividade é extremamente importante.

    3 - Não seja ganancioso :

    "Nossa, acabei de soltar 3 Swords Dance, agora eu venci!"

    Não. Não é exatamente assim que as coisas funcionam. Por mais que você tenha usado 3 Swords Dance, a ganância acaba fazendo você perder um pokémon que poderia ter uma importância alta para você no futuro. Vamos usar nesse caso esse exemplo:

    Seu time:

    - Garchomp
    - Blissey
    - Skarmory

    Time inimigo:

    - Garchomp
    - Mamoswine
    - Roserade

    Vamos supor que por algum erro do oponente você conseguiu usar 3 Swords Dance com o seu Garchomp. Provavelmente você deve estar achando que já é GG, não é mesmo? Errado! Lembre-se que existem golpes de prioridade no jogo, a habilidade Unaware e também Focus Sash! Por mais que você tenha usado 3 Swords Dance, nesse caso, a sua speed não foi aumentada. É muito simples você nocautear um pokémon dele, como exemplo a roserade, e ele logo colocar um Garchomp na frente. Você não deve ser ganancioso! É fácil perceber que ele colocou o Garchomp na frente porque provavelmente o Garchomp dele está segurando um Choice Scarf. Nesse caso, talvez a melhor opção fosse colocar o Skarmory para se defender contra o possível Outrage dele e quem sabe aproveitar a chance para colocar uns Spikes no campo. Nesse mesmo exemplo que foi dado, se o Garchomp do seu oponente não tivesse usando Choice Scarf, mesmo assim ele teria a opção de colocar o Mamoswine para utilizar Ice Shard e provavelmente nocautear o seu Garchomp.

    Lembre-se, ter alguns stats aumentando não necessariamente significa que seu pokémon está contra alguém de Arena Trap ou Shadow Tag! Você pode substitui-lo e deve se a situação te obriga.

    4 - Procure sinergia no seu time :

    Estou citando isso porque sei que existe muita gente que basicamente usa os pokémons que mais são considerados OP e juntam todos em um time sem mais nem menos. Não é assim que você vai vencer um jogo. Por mais que realmente eles sejam fortes, se seu time não possui uma sinergia tanto em tipos, quanto em opções de ataque e uma estratégia por trás, você dificilmente terá sua "imagem da vitória". Vamos supor que seu time seja um Batton Passer e que sua condição de vitória seja passar ao menos um +2 Ataque / +2 Speed para o Garchomp sweepar tudo. Nesse caso, você tem que usar pokémons que tem uma sinergia direta com o Garchomp, tanto em resistência das fraquezas, quanto a capacidade de usar golpes que aumentem o Ataque ou o Speed.

    Lembre-se que não é muito bom o seu time ter apenas uma condição de vitória. Vamos supor que no caso, deu algum erro e o pokémon que deveria passar os status para o Garchomp acabou morrendo. Se você não tiver alguma outra estratégia reserva no seu time, provavelmente a partida terá acabado. Por isso é importante você ter um leque de opções na condição de vitória. Como exemplo, o Garchomp morrer, mas você ainda ter um Dragonite de Weakness Policy, ou então algum outro baton passer, só que para o lado especial, pronto para mandar os bônus a um Latios, por exemplo.

    Procure sempre uma sinergia e uma estratégia no seu time. Não busque apenas usar os pokémons que são sempre mais usados. As vezes, uma Butterfree, por exemplo, possa ser o pokémon que você estava precisando para cobrir uma determinada fraqueza, ou então ser a peça -chave para sua estratégia funcionar. Use bem sua criatividade!

    Considerações Finais


    Basicamente é isso. A medida que eu vá percebendo outros erros frequentes, eu vou atualizando o tópico. Espero de verdade que tenha ajudado a esclarecer algumas coisas para o pessoal, principalmente no quesito montar times e predict, que é aonde eu vejo que acontece a maioria das vezes as falhas. Bom, espero que tenham gostado! <3


    Última edição por Kenny² em Sab 05 Jul 2014, 02:30, editado 2 vez(es)
    avatar
    macbellito
    Membro Nv.15
    Membro Nv.15

    Karma Karma : 17
    Posts Posts : 173

    Re: ["GUIA"] Desenvolvendo mais o lado competitivo de pokémon.

    Mensagem por macbellito em Sex 04 Jul 2014, 01:10

    Gostei muito do seu tópico.

    Sobre predict, putz é tão gostoso quando vc acerta o que o oponente vai fazer, teve uma luta em que eu tava de Electivire e o oponente era um Pokémon de agua ae pensei, ele não vai deixar o Pokémon morrer e provavelmente vai usar outro então vou usar o Earthquake que da efetivo em vários tipos e surpreender ele, no caso ele jogou um Klefki e o matei com uma só.

    Mais sobre o tópico continue ae com mais dicas porque eu gostei muito, a parte que vc explica sobre Pokémons scarfados é ótima porque eu não sabia o que fazer pra evitar ou tentar saber se o Pokpemon é scarfado ou não, sempre me ferrava nesse ponto e acabava perdendo Pokémon de besteira.
    avatar
    CharizardxMega
    Veterano Nv.8
    Veterano Nv.8

    Karma Karma : 119
    Posts Posts : 586

    Re: ["GUIA"] Desenvolvendo mais o lado competitivo de pokémon.

    Mensagem por CharizardxMega em Sex 04 Jul 2014, 01:13

    Tópico bastante útil . Vai ajudar bastante a galerinha que é nova nesse quesito a ficarem mais por dentro das coisas , aliás pelo lado competitivo ser o mais divertido do jogo . Bom , espero ver mais dicas ...
    avatar
    Lucasmon
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 2970
    Posts Posts : 6039

    Re: ["GUIA"] Desenvolvendo mais o lado competitivo de pokémon.

    Mensagem por Lucasmon em Sex 04 Jul 2014, 01:20

    Muito bom, gostei para caramba.

    Editei seu tópico do índice de guias/discussões, e adicionei o link desse lá ;D
    avatar
    Weber
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 526
    Posts Posts : 3817

    Re: ["GUIA"] Desenvolvendo mais o lado competitivo de pokémon.

    Mensagem por Weber em Sex 04 Jul 2014, 02:53

    Bom tópico, Kenny.  8) 

    E como já foi citado aqui, outra coisa legal de fugir um pouco do padrão Smogon, é o "fator surpresa". Por exemplo, usar um moveset que normalmente foge do normal, ou um item que ninguém espera.

    Eu mesmo já consegui fazer um sweep de Talonflame, usando SD + Acrobatics + Focus Sash, sendo que meu oponente estava esperando por um Brave Bird suicida...

    Fica a dica, não deixem de fugir um pouco da mesmice, isso pode surpreender bastante teu oponente, e até mesmo virar o jogo!
    avatar
    Kenny²
    × Heartless Girl ×
    × Heartless Girl ×

    Karma Karma : 1803
    Posts Posts : 3515

    Re: ["GUIA"] Desenvolvendo mais o lado competitivo de pokémon.

    Mensagem por Kenny² em Sex 04 Jul 2014, 02:58

    Weber escreveu:Bom tópico, Kenny.  8) 

    E como já foi citado aqui, outra coisa legal de fugir um pouco do padrão Smogon, é o "fator surpresa". Por exemplo, usar um moveset que normalmente foge do normal, ou um item que ninguém espera.

    Eu mesmo já consegui fazer um sweep de Talonflame, usando SD + Acrobatics + Focus Sash, sendo que meu oponente estava esperando por um Brave Bird suicida...

    Fica a dica, não deixem de fugir um pouco da mesmice, isso pode surpreender bastante teu oponente, e até mesmo virar o jogo!

    Yup.

    Eu deixei claro isso quando falei que fica mais difícil para o inimigo predicar. Memento, por exemplo, é um golpe bastante subestimado por smogonfags, mas ele possui grandes utilidades. Usar memento pra colocar um Dragonite com Weakness Policy em sequencia é extremamente OP. Tu vai garantir o uso de ao menos um Dragon Dance, alguns casos te permite usar até dois sem risco, e ainda se seu oponente ativar a Weakness Policy você já vai estar +4/+2.
    avatar
    CharizardxMega
    Veterano Nv.8
    Veterano Nv.8

    Karma Karma : 119
    Posts Posts : 586

    Re: ["GUIA"] Desenvolvendo mais o lado competitivo de pokémon.

    Mensagem por CharizardxMega em Sex 04 Jul 2014, 03:34

    Kenny² escreveu:
    Weber escreveu:Bom tópico, Kenny.  8) 

    E como já foi citado aqui, outra coisa legal de fugir um pouco do padrão Smogon, é o "fator surpresa". Por exemplo, usar um moveset que normalmente foge do normal, ou um item que ninguém espera.

    Eu mesmo já consegui fazer um sweep de Talonflame, usando SD + Acrobatics + Focus Sash, sendo que meu oponente estava esperando por um Brave Bird suicida...

    Fica a dica, não deixem de fugir um pouco da mesmice, isso pode surpreender bastante teu oponente, e até mesmo virar o jogo!

    Yup.

    Eu deixei claro isso quando falei que fica mais difícil para o inimigo predicar. Memento, por exemplo, é um golpe bastante subestimado por smogonfags, mas ele possui grandes utilidades. Usar memento pra colocar um Dragonite com Weakness Policy em sequencia é extremamente OP. Tu vai garantir o uso de ao menos um Dragon Dance, alguns casos te permite usar até dois sem risco, e ainda se seu oponente ativar a Weakness Policy você já vai estar +4/+2.

    Isto eu quase não costumo fazer . Me lembro de uma pequena vez que deu certo . Uso meu Greninja com  Hidrobomba , Dark Pulse , Ice Beam e U-turn. Ele estava com um Blaziken e provavelmente achou que eu usaria Hidrobomba , mas ao contrário usei   Ice Beam e logo sem saber ele trocou para um Sceptile . Não matou , mas a vida dele chegou no ponto critico , só usei mais um U-turn para finalizar .


    Mas são raras as vezes que tento a sorte deste jeito. xD
    avatar
    ベ リ ス
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 480
    Posts Posts : 2668

    Re: ["GUIA"] Desenvolvendo mais o lado competitivo de pokémon.

    Mensagem por ベ リ ス em Sex 04 Jul 2014, 10:26

    Bom tópico como sempre, Kenny.

    Eu sempre senti muita raiva dos smogonfags, acho ridículo usarem apenas os 15, 20 pokémons "bons" quando temos uma miríade de ótimos Pokés.
    Foi simplesmente maravilhoso o dia que peguei peguei um Ninjask, meti um Agility, o cara deu Ice Beam(Focus Sash), depois SD(o cara achou que eu já ia usar Baton Pass e trocou pro Charizard), BP pra Banette-> Mega-> Sweepar mundos com Sucker Punch e Shadow Sneak
    avatar
    ito_masters
    Membro Nv.33
    Membro Nv.33

    Karma Karma : 79
    Posts Posts : 358

    Re: ["GUIA"] Desenvolvendo mais o lado competitivo de pokémon.

    Mensagem por ito_masters em Sex 04 Jul 2014, 11:57

    Parabéns pelo ótimo guia, bem formatado e esclarecido.

    Mais do que ter um bom time prever o movimento do oponente é o ponto chave para vencer uma batalha ou perder, pois uma predição equivocada também pode custar a batalha. :p
    avatar
    Luiz.sss
    Membro Nv.33
    Membro Nv.33

    Karma Karma : 58
    Posts Posts : 356

    Re: ["GUIA"] Desenvolvendo mais o lado competitivo de pokémon.

    Mensagem por Luiz.sss em Sex 04 Jul 2014, 12:22

    Ótimo Guia Very Happy  
    eu basicamente já sabia de tudo nisso aí Razz mas foi muito informativo para mim...por exemplo: meu predict e um LIXO sério dá uma raiva quando você gasta 2 minutos pensando no que o oponente vai fazer e acaba dando errado..mesmo assim eu dou a volta por cima :3 o predict e de MUITA importância no competitivo e o meu predict é sempre FAIL..enfim eu sempre testos pokémons novos por exemplo: eu to usando esse lindo aqui:      
    Slurpuff (F) @Sitrus Berry
    Unburden - Adamant Nature
    252 ATK/252 SPD/4 DEF

    -Belly Drum
    -Play Rough
    -Cotton Guard
    -Return/Thief

    esse algodão doce e tão maravilhoso pena que não é muito usado Sad mas e melhor assim e_e pelo menos ninguém sabe qual moveset ele tem, mesmo assim Unburden e mais rapido que o Gengar e o Greninja O.o belly drum+sitrus berry+unburden e OP ele usa basicamente a mesma estratégia de seu primo Azumarrill só que ele e bem mais destrutivo com essa combinação o  seu maior counter e scizor com bullet punch mas se vc usa cotton guard o bullet punch não causa nem arranhão u.u enfim ótimo guia /o
    avatar
    Kenny²
    × Heartless Girl ×
    × Heartless Girl ×

    Karma Karma : 1803
    Posts Posts : 3515

    Re: ["GUIA"] Desenvolvendo mais o lado competitivo de pokémon.

    Mensagem por Kenny² em Sex 04 Jul 2014, 14:04

    Agradeço pelo feedback pessoal. Como eu deixei claro no final do tópico, eu pretendo atualizar ele com o tempo, assim que eu perceber algumas outras coisas que o pessoal costuma errar bastante.

    avatar
    Mike*Easley®
    Iniciante Nv.8
    Iniciante Nv.8

    Karma Karma : 2
    Posts Posts : 18

    Re: ["GUIA"] Desenvolvendo mais o lado competitivo de pokémon.

    Mensagem por Mike*Easley® em Qua 20 Ago 2014, 20:19

    Muito bom, para jogadores que estão começando a lidar com mais seriedade o pós game e possíveis batalhas de modo mais sério como é o meu caso percebo que a ponta do iceberg esconde mais coisas do que imaginava!
    Parabéns!

    Conteúdo patrocinado

    Re: ["GUIA"] Desenvolvendo mais o lado competitivo de pokémon.

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter 24 Out 2017, 09:53