Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!


Participe do fórum, é rápido e fácil

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

+21
Wolfman
JoJo
Sonic Salies
Yagosbl
JonathanAlis
brianlink
Times
AlienZ
VirtualBoy
Alejandro_
Archie
EduFanaia
Vinicius
El Buga
lpslucasps
LOCATELLi
Duco
Dracobs
Huligi
majora_lyon
Bferrari350
25 participantes

    "Youtubers devem dinheiro aos desenvolvedores", diz Phil Fish, criador de "Fez"

    Bferrari350
    Bferrari350
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 856
    Posts Posts : 5283

    "Youtubers devem dinheiro aos desenvolvedores", diz Phil Fish, criador de "Fez" Empty "Youtubers devem dinheiro aos desenvolvedores", diz Phil Fish, criador de "Fez"

    Mensagem por Bferrari350 Qui 26 Jun 2014, 00:18

    "Youtubers devem dinheiro aos desenvolvedores", diz Phil Fish, criador de "Fez" 20140619phil-fish

    Phil Fish, o controverso designer de games independentes que já comprou brigas com internautas pelas suas polêmicas declarações, voltou a atacar, após um tempo escondido dos holofotes, desta vez criticando as pessoas que postam vídeos de gameplay no YouTube e ganham dinheiro por isso.

    “Se você ganha dinheiro ao colocar o meu conteúdo no seu canal, então você me deve dinheiro. Simples assim. Se você compra um filme, é autorizado a exibi-lo publicamente para as pessoas verem gratuitamente? Não, isso é ilegal“, disse ele em sua conta do Twitter.

    “Existem sistemas para evitar isso. Mas você compra o ‘Fez’, coloca todo o seu conteúdo no YouTube, liga os ads, ganha dinheiro e isso é aceito. E os produtores não devem ser compensados pelo seu trabalho ser totalmente distribuído para o mundo. Pois é, faz muito sentido“, contou, fazendo uma comparação com a pirataria.

    Essa discussão começou quando veio a tona a notícia de que o YouTuber PewDieDie ganha impressionantes US$ 4 milhões por ano com seus vídeos de gameplay e publicidade. Para Fish, essas pessoas ganham dinheiro com material que não lhes pertencem, em termos de propriedade intelectual.

    “Mas essa exposição toda não é uma publicidade gratuita para as produtoras de jogos?“, alguns leitores podem se perguntar. Sim, com certeza, mas quando falamos de números que ultrapassam a casa do milhão, todos querem uma fatia do bolo. A Nintendo, por exemplo, anunciou recentemente um programa de afiliados que permite que as pessoas postem vídeos de seus games, mas os ganhos gerados pela publicidade serão divididos entre a companhia e os criadores dos vídeos.

    Claro que os comentários de Fish criaram uma grande repercussão na internet, com YouTubers dos quatro cantos do planeta falando coisas carinhosas sobre a sua mãe. “Bem, parece que é tempo de apagar todos os vídeos de ‘Fez’, huh?“. Afirmou o popular YouTuber NorthernLion nos comentários de Phil Fish.

    “Sei que não é nada pessoal, mas esse Tweet de Phil Fish deixa-me triste considerando que fiz o melhor para combater o ódio irracional contra ele e de dizer às pessoas para jogarem o ‘Fez’ porque é fabuloso, apesar de tudo“, disse o Youtuber.

    Todo o feedback negativo fez com que o criador do game indie de estrondoso sucesso “Fez” deletasse a sua conta do Twitter.

    Mas, de certa forma, Fish possui razão (na opinião deste modesto redator), afinal, os vídeos gerados são propriedades intelectuais pertencentes aos seus criadores e empresas, e nada mais justo que parte desse lucro vá para os seus donos. O problema é que Fish não soube se expressar ao comparar os YouTubers com os Jack Sparrow da vida. Muitas pessoas usam esses vídeos de gameplay para avaliar um jogo antes de comprá-lo, então sim, eles possuem sua utilidade pública.

    E você, amigo leitor, o que acha dessa polêmica toda? Está na hora de reavaliar aquele seu vídeo de “Fez” em seu canal?

    Fonte: GameHall Network
    majora_lyon
    majora_lyon
    Membro Nv.35
    Membro Nv.35


    Karma Karma : 717
    Posts Posts : 373

    "Youtubers devem dinheiro aos desenvolvedores", diz Phil Fish, criador de "Fez" Empty Re: "Youtubers devem dinheiro aos desenvolvedores", diz Phil Fish, criador de "Fez"

    Mensagem por majora_lyon Qui 26 Jun 2014, 00:34

    Ja apoiei quando a Ninty resolveu fazer isso, e não deixo de dar razão pra esse cara (mesmo achando ele um escroto ridiculo como pessoa). O material é deles, e a propaganda que o youtuber faz é relativa, pq tem mtu youtuber que senta a lenha em boa parte dos jogos.
    avatar
    Duco
    Veterano Nv.33
    Veterano Nv.33


    Karma Karma : 845
    Posts Posts : 1210

    "Youtubers devem dinheiro aos desenvolvedores", diz Phil Fish, criador de "Fez" Empty Re: "Youtubers devem dinheiro aos desenvolvedores", diz Phil Fish, criador de "Fez"

    Mensagem por Duco Qui 26 Jun 2014, 10:00

    Quando é só um Walktrough sem comentários nem nada até vai, do resto não

    E o cara compara jogo com filme, credibilidade zero.

    Empresas de jogos correm atrás desses Youtubers e incentivam eles a fazer videos com seus jogos por uma razão: É algo positivo.

    Dracobs
    Dracobs
    Membro Nv.15
    Membro Nv.15


    Karma Karma : 52
    Posts Posts : 178

    "Youtubers devem dinheiro aos desenvolvedores", diz Phil Fish, criador de "Fez" Empty Re: "Youtubers devem dinheiro aos desenvolvedores", diz Phil Fish, criador de "Fez"

    Mensagem por Dracobs Qui 26 Jun 2014, 10:23

    Por causa do Pewdiepie (sim eu baixei esse jogo por causa do Pewdiepie) o desenvolvedor de flappy bird ganhou uma *** de dinheiro. É uma propaganda, o youtuber faz o vídeo e ganha dinheiro com ele, as pessoas visualizam o conteúdo e dependendo da qualidade compram o jogo, os dois ganham dinheiro com isso. É uma propaganda, e bem... A Tv não faz isso de graça.

    O maior problema são as pessoas que abusam da pirataria, se alguém aqui assiste, sabe que não é difícil ver comentários de pessoas pedindo um link para fazer o download, e nesse caso quem perde é o desenvolvedor e não o youtuber, e sabemos que a culpa não é do desenvolvedor e nem do youtuber.

    Bom essa é minha opinião. Very Happy

    __________________________________________________________

    EDIT: Não sei pq diabos a palavra P.O.R.R.A.D.A foi censurada.  xzbit


    Última edição por Dracobs em Qui 26 Jun 2014, 10:53, editado 1 vez(es)
    Huligi
    Huligi
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 513
    Posts Posts : 2459

    "Youtubers devem dinheiro aos desenvolvedores", diz Phil Fish, criador de "Fez" Empty Re: "Youtubers devem dinheiro aos desenvolvedores", diz Phil Fish, criador de "Fez"

    Mensagem por Huligi Qui 26 Jun 2014, 10:25

    Olha eu sempre achei que uma coisa não tinha nada a ver com a outra e me perguntava porque diabos a Nintendo estava dando os strikes nos videos de algumas pessoas mas depois desse argumento comparativo
    "Se você compra um filme, é autorizado a exibi-lo publicamente para as pessoas verem gratuitamente? Não, isso é ilegal"
    Começo a repensar sobre o assunto scratch 
    Dracobs
    Dracobs
    Membro Nv.15
    Membro Nv.15


    Karma Karma : 52
    Posts Posts : 178

    "Youtubers devem dinheiro aos desenvolvedores", diz Phil Fish, criador de "Fez" Empty Re: "Youtubers devem dinheiro aos desenvolvedores", diz Phil Fish, criador de "Fez"

    Mensagem por Dracobs Qui 26 Jun 2014, 10:29

    Huligi escreveu:Olha eu sempre achei que uma coisa não tinha nada a ver com a outra e me perguntava porque diabos a Nintendo estava dando os strikes nos videos de algumas pessoas mas depois desse argumento comparativo
    "Se você compra um filme, é autorizado a exibi-lo publicamente para as pessoas verem gratuitamente? Não, isso é ilegal"
    Começo a repensar sobre o assunto scratch 
    Mas são coisas diferentes. 

    Veja bem:

    O filme é feito para ser assistido, se você passa ele gratuitamente podemos dizer que está errado, as pessoas vão assistir e perder o interesse de ir no cinema ou comprar o DVD por exemplo.

    O jogo é feito para ser jogado, se você faz as pessoas assistirem, elas vão ficar com vontade de comprar o jogo e jogar. Assistir não passa a mesma sensação, o que é muito diferente do filme.

    Tirando que, antes de comprar algum jogo, eu vejo videos para ver se me interesso pelo game, afinal não da pra sair por ai torrando dinheiro com qualquer jogo.  Razz
    avatar
    Duco
    Veterano Nv.33
    Veterano Nv.33


    Karma Karma : 845
    Posts Posts : 1210

    "Youtubers devem dinheiro aos desenvolvedores", diz Phil Fish, criador de "Fez" Empty Re: "Youtubers devem dinheiro aos desenvolvedores", diz Phil Fish, criador de "Fez"

    Mensagem por Duco Qui 26 Jun 2014, 10:35

    Filme é uma experiência que ao ser assistida uma vez vai ser a mesma experiência todas as outras vezes.

    Jogos são coisas completamente diferentes, talvez isso seja valido no caso de um Beyond: Two Souls que é praticamente um filme interativo, mas no resto a experiência do jogo só pode ser obtida JOGANDO. E cada jogador tem uma experiência diferente ao jogar.

    É incrível ver um desenvolvedor de jogos fazendo uma comparação ridícula dessa
    LOCATELLi
    LOCATELLi
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 1418
    Posts Posts : 2031

    "Youtubers devem dinheiro aos desenvolvedores", diz Phil Fish, criador de "Fez" Empty Re: "Youtubers devem dinheiro aos desenvolvedores", diz Phil Fish, criador de "Fez"

    Mensagem por LOCATELLi Qui 26 Jun 2014, 11:09

    Engraçado que ele não vê o lado que MILHÕES de pessoas compram os jogos por causa do mesmos vídeos do youtube, não é?

    Eles ficam irritados pelo fato de um youtuber ganhar tanto só tendo que ''jogar''.
    lpslucasps
    lpslucasps
    Blast Plus
    Blast Plus


    Karma Karma : 2138
    Posts Posts : 1958

    "Youtubers devem dinheiro aos desenvolvedores", diz Phil Fish, criador de "Fez" Empty Re: "Youtubers devem dinheiro aos desenvolvedores", diz Phil Fish, criador de "Fez"

    Mensagem por lpslucasps Qui 26 Jun 2014, 11:16

    Primeiramente, um videozinho para quem "odeia" o Phil Fish:



    Sobre as declarações dele: por um lado, sou contra censurar Let's Plays da vida. O esforço de um Let's Play é insanamente menor do que criar o jogo ou até mesmo de um video-review, mas não deixa de ser uma obra derivativa e uma forma de consumo de cultura, coisas que sou totalmente contra censurar.

    Por outro lado, se o Youtube, Twitch ou derivados tivessem uma forma integrada partilhar partes dos lucros em publicidade com o criador do conteúdo original, eu adoraria. Não vejo mal algum no artista receber retorno monetário com sua obra e obras derivativas em torno delas, desde que isso não aliene os consumidores e outros artistas.

    Sobre o potencial de "propaganda gratuita" que esses vídeos possuem, isso é muito relativo. Tenho amigos que já disseram que "jogaram no youtube" e não sentem a mínima necessidade de jogar o jogo em si, por exemplo.
    avatar
    Mufasa
    Membro Nv.6
    Membro Nv.6


    Karma Karma : 25
    Posts Posts : 88

    "Youtubers devem dinheiro aos desenvolvedores", diz Phil Fish, criador de "Fez" Empty Re: "Youtubers devem dinheiro aos desenvolvedores", diz Phil Fish, criador de "Fez"

    Mensagem por Mufasa Qui 26 Jun 2014, 14:33

    quantos jogos eu não conheci por meio de videos de gameplay?

    não é por nada não, mas eu nunca teria ouvido falar de FEZ se um youtuber não tivesse feito gameplay desse jogo.
    El Buga
    El Buga
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 3662
    Posts Posts : 3048

    "Youtubers devem dinheiro aos desenvolvedores", diz Phil Fish, criador de "Fez" Empty Re: "Youtubers devem dinheiro aos desenvolvedores", diz Phil Fish, criador de "Fez"

    Mensagem por El Buga Qui 26 Jun 2014, 14:56

    Antes de mais nada, deixo claro que respeito quem gosta e acessa esses canais. Que bom que temos opções, e coisa e tal. Sim, isto é um disclaimer.

    very long rant:
    Vinicius
    Vinicius
    Membro Nv.16
    Membro Nv.16


    Karma Karma : 147
    Posts Posts : 180

    "Youtubers devem dinheiro aos desenvolvedores", diz Phil Fish, criador de "Fez" Empty Re: "Youtubers devem dinheiro aos desenvolvedores", diz Phil Fish, criador de "Fez"

    Mensagem por Vinicius Qui 26 Jun 2014, 15:18

    Fazer vídeos, gravar seus gameplays e ser popular através disso é algo normal. Inclusive ajuda a divulgar os jogos como já citaram acima. Acho que a "culpa" é de quem paga quantidades absurdas de dinheiro e sustentam atividades tão simples como essa (os caras ganham mais do que muita gente formada por aí pra fazer algo que não muda nada na sociedade Rolling Eyes). Se ninguém lucrasse tanto com isso, nenhum desenvolvedor iria reclamar. tongue
    El Buga
    El Buga
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 3662
    Posts Posts : 3048

    "Youtubers devem dinheiro aos desenvolvedores", diz Phil Fish, criador de "Fez" Empty Re: "Youtubers devem dinheiro aos desenvolvedores", diz Phil Fish, criador de "Fez"

    Mensagem por El Buga Qui 26 Jun 2014, 15:24

    Eu entendo que seja normal e corriqueiro hoje em dia. O que me incomoda é a crescente falta de opções pra quem não curte esses vídeos.
    avatar
    Duco
    Veterano Nv.33
    Veterano Nv.33


    Karma Karma : 845
    Posts Posts : 1210

    "Youtubers devem dinheiro aos desenvolvedores", diz Phil Fish, criador de "Fez" Empty Re: "Youtubers devem dinheiro aos desenvolvedores", diz Phil Fish, criador de "Fez"

    Mensagem por Duco Qui 26 Jun 2014, 15:25

    Vinicius escreveu:Fazer vídeos, gravar seus gameplays e ser popular através disso é algo normal. Inclusive ajuda a divulgar os jogos como já citaram acima. Acho que a "culpa" é de quem paga quantidades absurdas de dinheiro e sustentam atividades tão simples como essa (os caras ganham mais do que muita gente formada por aí pra fazer algo que não muda nada na sociedade Rolling Eyes). Se ninguém lucrasse tanto com isso, nenhum desenvolvedor iria reclamar. tongue
    Se a atividade fosse assim tão simples os problemas do mundo estariam resolvidos, já que todo mundo ganharia dinheiro fácil com isso, só pegar um video e colocar no Youtube né?
    avatar
    EduFanaia
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 450
    Posts Posts : 1850

    "Youtubers devem dinheiro aos desenvolvedores", diz Phil Fish, criador de "Fez" Empty Re: "Youtubers devem dinheiro aos desenvolvedores", diz Phil Fish, criador de "Fez"

    Mensagem por EduFanaia Qui 26 Jun 2014, 16:03

    El Buga escreveu:Eu entendo que seja normal e corriqueiro hoje em dia. O que me incomoda é a crescente falta de opções pra quem não curte esses vídeos.

    Só uma dica
    Procure por Walktrough ao invés de Gameplay no YouTube
    Os videos desse tipo são só o jogo
    sem voz, sem piadas, sem nada.
    Espero ter ajudado ^^

    ----------------- On Topic -----------------

    Olha só
    Quem é morto sempre aparece...

    Por mais que ele tenha levantado uma boa discussão sobre o assunto, ele fez essa declaração apenas pra aparecer na mídia e garantir seus 0,15 minutos de fama, alem de uma publicidadezinha extra pro seu jogo
    Simplesmente ignorem esse cara, ele é o olho do cú da indústria dos Games, que só serve pra manchar a integridade dos desenvolvedores Indies
    É isso
    fui

    Conteúdo patrocinado


    "Youtubers devem dinheiro aos desenvolvedores", diz Phil Fish, criador de "Fez" Empty Re: "Youtubers devem dinheiro aos desenvolvedores", diz Phil Fish, criador de "Fez"

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 19 Abr 2024, 07:18