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    Aonuma fala sobre a proporção de escala e motivação para explorar o mundo de Zelda U

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    Aonuma fala sobre a proporção de escala e motivação para explorar o mundo de Zelda U

    Mensagem por ExtremeZelda em Ter 24 Jun 2014, 21:26

    O quão grande é o mundo de Zelda U? Não é muito fácil precisar com base da única figura do campo aberto que temos, mas a resposta pode estar em uma cidade japonesa. Ou ao menos é essa noção que Eiji Aonuma nos dá em uma entrevista ao site MMGN, quando perguntado sobre o quão grande podemos esperar que esse mundo seja.

    Aonuma:
    Em termos de escala do novo mundo de Zelda no Wii U, eu sempre penso em Quioto como base.

    Quioto possui uma área de 827,9 km² (segundo a Wikipedia) e é a cidade que abriga a sede da Nintendo – e também onde a equipe que produz os jogos de Zelda trabalha. Para quem nunca esteve lá, deve ficar meio difícil ter essa noção de escala (afinal, não significa que seja de 1:1, o bom mesmo é saber a densidade e variedade das coisas que tem por lá). Quem sabe uma passeada pelo Google Maps ou algo similar dê uma ajuda à imaginação. Mas e a motivação do jogador para explorar um mapa aparentemente tão vasto?


    MMGN:
    Como você planeja recompensar os jogadores por explorar esse mundo? É algo em termos de áreas únicas para apreciar visualmente ou armas e aprimoramentos que não poderiam ser encontrados de outra forma?
    Aonuma:
    Acho que a experiência por explorar o mundo seria a experiência adquirida.

    Você sempre precisa fazer planos quando está viajando, mesmo na vida real é preciso decidir se vai dirigindo ou pegar um trem, e as decisões que você faz impactam sua experiência. Você poderia começar caminhando e perceber que não pode chegar a certo lugar a pé, então você se arrepende e aprende algo, como perceber que há um obstáculo que tem de ser transposto de uma forma diferente.

    No mundo de Zelda, no processo de superar esse obstáculo, você definitivamente adquire novas experiências e às vezes novas habilidades. No processo de planejamento e execução para chegar ao seu objetivo, você ficará mais familiarizado com o terreno e irá adquirir novas habilidades e novos conhecimentos que irão ajudá-lo a progredir ainda mais no jogo, assim como é na vida real.

    Quais as suas impressões sobre o anunciado? Parece um mundo grande que dá vontade de explorar cada centímetro quadrado para conhecer bem o terreno, ou seria um mundo razoavelmente vazio composto de rotas alternativas que chegam aos mesmos lugares? Opine!


    Fonte: Hyrule Legends
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    Re: Aonuma fala sobre a proporção de escala e motivação para explorar o mundo de Zelda U

    Mensagem por Goukeban em Ter 24 Jun 2014, 22:10

    Me agarda muito ouvir do próprio Aonuma a intenção de tornar o próximo Zelda bem mais Open-ended que os títulos anteriores.

    Uma coisa que eu posso dizer que foi boa nessa última apresentação da Nintendo na E3 foi que, apesar de alguns momentos "Now you''re just fucking with us", eles mostraram que ouvem os criticismos ou cobranças do público.


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    Re: Aonuma fala sobre a proporção de escala e motivação para explorar o mundo de Zelda U

    Mensagem por Darkyzo em Ter 24 Jun 2014, 23:54

    Aonuma:
    Acho que a experiência por explorar o mundo seria a experiência adquirida.

    Você sempre precisa fazer planos quando está viajando, mesmo na vida real é preciso decidir se vai dirigindo ou pegar um trem, e as decisões que você faz impactam sua experiência. Você poderia começar caminhando e perceber que não pode chegar a certo lugar a pé, então você se arrepende e aprende algo, como perceber que há um obstáculo que tem de ser transposto de uma forma diferente.

    No mundo de Zelda, no processo de superar esse obstáculo, você definitivamente adquire novas experiências e às vezes novas habilidades. No processo de planejamento e execução para chegar ao seu objetivo, você ficará mais familiarizado com o terreno e irá adquirir novas habilidades e novos conhecimentos que irão ajudá-lo a progredir ainda mais no jogo, assim como é na vida real.

    Então vamos explorar o mundo por... experiência?  Neutral
    Quer dizer então que quando resolvermos explorar, o foco será descobrir como chegar ao objetivo, e não o objetivo em si?
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    Re: Aonuma fala sobre a proporção de escala e motivação para explorar o mundo de Zelda U

    Mensagem por Wolflink em Qua 25 Jun 2014, 00:01

    Rapaz, cada nova noticia uma nova pontada no meu coração de alegria, não sei se vou aguentar toda essa espera : /
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    Re: Aonuma fala sobre a proporção de escala e motivação para explorar o mundo de Zelda U

    Mensagem por Isaque Nilton em Qua 25 Jun 2014, 00:07

    Bom, fazendo uns cálculos aqui:

    - Se o mapa do jogo fosse quadrado, cada lado iria medir em torno de 28 km
    - Julgando que a Epona cavalga a uns 30 km/h em um ritmo normal

    Então para cruzar o mapa de uma ponta a outra seria necessário 1h em tempo real!
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    Re: Aonuma fala sobre a proporção de escala e motivação para explorar o mundo de Zelda U

    Mensagem por Goukeban em Qua 25 Jun 2014, 00:15

    @Isaque Nilton escreveu:Bom, fazendo uns cálculos aqui:

    - Se o mapa do jogo fosse quadrado, cada lado iria medir em torno de 28 km
    - Julgando que a Epona cavalga a uns 30 km/h em um ritmo normal

    Então para cruzar o mapa de uma ponta a outra seria necessário 1h em tempo real!

    Por mais que seja excitante para alguns um Zelda deste tamanho, jogos de mapa muito extenso me cansam. Navegar pelo Skyrim já dá trabalho!
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    Re: Aonuma fala sobre a proporção de escala e motivação para explorar o mundo de Zelda U

    Mensagem por Darkyzo em Qua 25 Jun 2014, 00:24

    @Isaque Nilton escreveu:Bom, fazendo uns cálculos aqui:

    - Se o mapa do jogo fosse quadrado, cada lado iria medir em torno de 28 km
    - Julgando que a Epona cavalga a uns 30 km/h em um ritmo normal

    Então para cruzar o mapa de uma ponta a outra seria necessário 1h em tempo real!

    A extensão do mapa de GTA V é de aproximadamente 49 km (é necessário 2 horas em tempo real para ir de uma ponta a outra num trem) e é um p*** mapa, pra comparação  Laughing


    Última edição por Darkyzo em Qua 25 Jun 2014, 00:43, editado 1 vez(es) (Razão : Erro semântico)
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    Re: Aonuma fala sobre a proporção de escala e motivação para explorar o mundo de Zelda U

    Mensagem por Darkyzo em Qua 25 Jun 2014, 00:28

    @Goukeban escreveu:
    @Isaque Nilton escreveu:Bom, fazendo uns cálculos aqui:

    - Se o mapa do jogo fosse quadrado, cada lado iria medir em torno de 28 km
    - Julgando que a Epona cavalga a uns 30 km/h em um ritmo normal

    Então para cruzar o mapa de uma ponta a outra seria necessário 1h em tempo real!

    Por mais que seja excitante para alguns um Zelda deste tamanho, jogos de mapa muito extenso me cansam. Navegar pelo Skyrim já dá trabalho!

    Eles devem criar um bom sistema de navegação, para aqueles que não querem perder tempo.

    PS: Desculpem pelo double post Embarassed


    Última edição por Darkyzo em Qua 25 Jun 2014, 00:48, editado 2 vez(es) (Razão : Double Post)
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    Re: Aonuma fala sobre a proporção de escala e motivação para explorar o mundo de Zelda U

    Mensagem por Wolflink em Qua 25 Jun 2014, 00:57

    @Darkyzo escreveu:
    @Goukeban escreveu:
    @Isaque Nilton escreveu:Bom, fazendo uns cálculos aqui:

    - Se o mapa do jogo fosse quadrado, cada lado iria medir em torno de 28 km
    - Julgando que a Epona cavalga a uns 30 km/h em um ritmo normal

    Então para cruzar o mapa de uma ponta a outra seria necessário 1h em tempo real!

    Por mais que seja excitante para alguns um Zelda deste tamanho, jogos de mapa muito extenso me cansam. Navegar pelo Skyrim já dá trabalho!

    Eles devem criar um bom sistema de navegação, para aqueles que não querem perder tempo.

    PS: Desculpem pelo double post Embarassed

    Pode apostar que terá alguma forma de dar teleport ou algo do tipo.

    Goukeban

    O mapa de TP já tinha uma escala legal em quesito ( TAMANHO ) e ainda assim eu achava pequeno. 
    Por mim pode fazer um mapa do tamanho do mapa do GTA V Sr. Aonuma. Nada nesse mundo me fara mais feliz, ainda mais tendo em mente que esse Zelda tera muita interatividade e coisas a se fazer no mapa inteiro. Laughing  Very Happy  Very Happy  Very Happy
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    Re: Aonuma fala sobre a proporção de escala e motivação para explorar o mundo de Zelda U

    Mensagem por danielvsa em Qua 25 Jun 2014, 10:52

    Seria mais interessante se a base para esse mundo fosse o Zelda 2, onde haviam vários vilarejos e coisas diferentes a se fazer em cada um. Não adianta fazer um enorme mundo aberto e só ter somente a Kakariko para interagir. Aliás, se fosse uma continuação do próprio Zelda 2 eu já ficaria bastante feliz, que pra mim tem o melhor mapa da série.
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    Re: Aonuma fala sobre a proporção de escala e motivação para explorar o mundo de Zelda U

    Mensagem por Alteisen em Qua 25 Jun 2014, 11:24

    Tamanho importa, mas o que grandes jogos sandbox ensinam que é tão importante quanto ter o que fazer na vastidão digital.
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    Re: Aonuma fala sobre a proporção de escala e motivação para explorar o mundo de Zelda U

    Mensagem por Ryuuma em Qua 25 Jun 2014, 11:35

    Pessoal, não vamos nos precipitar com essa comparação com Quioto!

    Existe uma diferença (muitas vezes, GIGANTESCA) entre a área da Cidade (área urbana construída) e a área total do Município.

    Provavelmente os valores listados na Wikipedia correspondem a área do Município, ao passo que Aonuma deveria estar se referindo à cidade apenas em seu comentário. Ou seja ele estava se referindo a uma área MENOR do que essa ai citada no primeiro post.

    Por exemplo, moro em um município de 660 km², mas a área urbana é de pouco mais de 4 km².
    Por motivos óbvios, uma grande cidade situada no Japão ocupa proporcionalmente uma área mais elevada do seu município do que o meu exemplo. Mas Aonuma definitivamente estava se referindo a uma área menor do que essa na qual vocês estão se embasando.
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    Re: Aonuma fala sobre a proporção de escala e motivação para explorar o mundo de Zelda U

    Mensagem por Darkyzo em Qua 25 Jun 2014, 12:12

    @Ryuuma escreveu:Pessoal, não vamos nos precipitar com essa comparação com Quioto!

    Existe uma diferença (muitas vezes, GIGANTESCA) entre a área da Cidade (área urbana construída) e a área total do Município.

    Provavelmente os valores listados na Wikipedia correspondem a área do Município, ao passo que Aonuma deveria estar se referindo à cidade apenas em seu comentário. Ou seja ele estava se referindo a uma área MENOR do que essa ai citada no primeiro post.

    Por exemplo, moro em um município de 660 km², mas a área urbana é de pouco mais de 4 km².
    Por motivos óbvios, uma grande cidade situada no Japão ocupa proporcionalmente uma área mais elevada do seu município do que o meu exemplo. Mas Aonuma definitivamente estava se referindo a uma área menor do que essa na qual vocês estão se embasando.

    Se de fato o mapa do jogo terá uma escala 1:1 em relação a porção urbana de Quioto, não acho que será muito menor que esses 827 km² ditos pela Wikipedia, pois, como você já disse, uma grande cidade japonesa como Quioto possui uma área urbana mais elevada em relação ao município (Se bem que se trata de uma região montanhosa). Acho que devíamos levar em conta também os pontos de interesse na extensão desse cidade, pois acredito que quando Aonuma soltou essa declaração ele se referia mais às interações que teríamos com o mapa. Me corrijam se eu estiver errado, mas as cidades japonesas geralmente são bem compactas (Espaço x Interação)... e cheias.


    Última edição por Darkyzo em Qua 25 Jun 2014, 12:20, editado 1 vez(es) (Razão : Acréscimo de detalhes)

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    Re: Aonuma fala sobre a proporção de escala e motivação para explorar o mundo de Zelda U

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