por raphael.almeidamartins Qui 03 Jul 2014, 23:19
Tem muitos equívocos nessas discussões. Gente comparando o Gamepad com o VMU do Dreamcast sendo que a única semelhança entre os dois é a tela. O intuito do VMU era possibilitar a troca de dados entre jogadores, por isso ele tem a tela e funcionava como um portátil, dava pra acoplar um VMU no outro para transferir dados. A ideia do VMU nunca foi revolucionar a jogabilidade, enquanto essa é a ideia do Gamepad.
Eu pessoalmente gostei do Gamepad, mas eu não se dizer se ele foi uma boa ideia para o Wii U, porque eu enxergo alguns desafios pela frente:
1º - Devido ao alto custo do Gamepad a Nintendo decidiu permitir que o Wii U fosse compatível com outros tipos de controle (os Wiiremote plus e os pro controllers) justamente para não obrigar os donos do console a desembolsarem muito dinheiro para adquirir mais controles. Além de que o hardware do Wii U não conseguiria dar conta de tantas telas. E isso de certa forma acaba fazendo com que jogos que possibilitem multiplayer não se foquem no Gamepad (só naqueles casos em que há jogabildade assimétrica, que eu achei bem interessante), mas de certa forma isso é um revés que faz com que os recursos do Gamepad não sejam prioridade em jogos com multiplayer local (como NSMB e Mario 3D World);
2º - No DS e 3DS as duas telas funcionam como uma extensão uma da outra, por estarem muito próximas. Não é desconfortável alternar entre a tela de baixo e a tela de cima deles, no final das contas é como se tivessemos uma tela maior retangular. Já no Wii U não é bem assim, as telas do Gamepad e da televisão não são tão conectadas fisicamente de forma que olhar de uma pra outra seja algo tão prático como nos portáteis;
3º - Quando o DS foi lançado, para usufruir o máximo dos recursos da touch screen, muitos jogos passaram a ação pra tela de baixo, tendo a tela de cima como apoio. Já no 3DS, pra se aproveitar do efeito 3D a ação foi pra tela de cima e a tela de baixo ficou de apoio (muitas vezes perdendo cada vez mais o sentido), depois que o foco no 3D passou estamos vendo os jogos do 3DS voltarem a aproveitar a tela touch também.
A questão é, a grande inovação do Wii U é a segunda tela com touch screen no Gamepad, só que como ele é um console de mesa a tela principal sempre vai ser a tela da televisão, como focar no touch screen dessa forma? Em muitos jogos isso ficou um pouco desengonçado. No Scribblenauts, por exemplo, a gente olha mais pra tela do Gamepad do que pra TV, dando uma sensação esquisita, pra que gráficos 2D tão bonitinhos em HD se eu vou ficar o tempo todo olhando pro Gamepad?
Pelo trailer do novo Kirby eu fiquei me perguntando isso também. Teremos gráficos lindos simulando massinha de modelar em HD, mas atoa porque vamos ficar o tempo todo jogando pela tela do Gamepad, a TV se torna INÚTIL. Eu acho meio problemático, como aproveitar das infinitas possibilidades do touch screen sem deixar a tela da TV de lado?
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