Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!


Participe do fórum, é rápido e fácil

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

3 participantes

    Análise: Super Hexagon (Multi) é psicodélico e viciante

    lpslucasps
    lpslucasps
    Blast Plus
    Blast Plus


    Karma Karma : 2138
    Posts Posts : 1958

    Análise: Super Hexagon (Multi) é psicodélico e viciante Empty Análise: Super Hexagon (Multi) é psicodélico e viciante

    Mensagem por lpslucasps Seg 02 Jun 2014, 13:56

    Análise: Super Hexagon (Multi) é psicodélico e viciante Superhexagon

    Por: Lucas Pinheiro Silva
    Revisão: Bruna Lima
    Capa: Vitor Nascimento
    Agradecimentos especiais a Gabriel Simonetti
    Postado originalmente no site GameBlast

    Simples e simplista, apesar de serem palavras parecidas, definem conceitos bem diferentes. Simplismo é um defeito; indício de que o artista se limitou demais, faltou a ele ousadia e acabou criando algo incompleto, ainda que funcional. Simplicidade, por outro lado, é uma virtude; a decisão consciente de usar somente o necessário e tirar o máximo proveito disso. Super Hexagon (PC, iOS, Android) é um jogo simples, extremamente simples. Em momento algum, entretanto, torna-se uma obra simplista.

    Begin

    Por mais contraditório que pareça, explicar um jogo tão simples chega a ser difícil. Basicamente, o jogador controla um triângulo em cima de um hexágono. Um botão gira o triângulo no sentido horário, outro no anti-horário. O objetivo é desviar dos objetos que vêm de encontro ao hexágono — arestas e formas geométricas simples.

    Análise: Super Hexagon (Multi) é psicodélico e viciante 10

    Alternativamente, o game é sobre o comando de uma nave, tentando atingir velocidade terminal para fugir de um buraco negro enquanto desvia de corpos celestes sendo absorvidos pelo vórtex. Ao menos é isso o que a execução faz parecer. Tudo gira e vibra em um ritmo alucinante. Trata-se de um espetáculo vertiginoso de cores e formas surgindo e mudando, complementado por uma trilha sonora composta apenas por chiptunes, que parece acompanhar a ação na tela.

    Uma voz feminina anuncia o progresso do jogo. Quanto mais tempo se consegue sobreviver, maiores são os níveis atingido. Na marca de 10 segundos alcança-se o nível line, aos 20, triangle, aos 30 square e assim por diante, até chegar à ilusória marca de 60 segundos e completar o hexágono. Qualquer tempo superior a isso serve apenas como forma de recorde.

    Análise: Super Hexagon (Multi) é psicodélico e viciante 12

    Cinco segundos de jogatina são suficientes para entender as regras do jogo e dar sentido à descrição acima. São necessários também para se aprender uma valiosa lição: simplicidade não é sinônimo de facilidade. Super Hexagon exige reflexos rápidos e bastante concentração, podendo alienar jogadores menos habilidosos. O game deixa isso bem claro logo no menu inicial. Dividido em três estágios (intitulados Hexagon, Hexagoner e Hexagonest), as dificuldades são Hard, Harder e Hardest - ou seja, difícil, mais difícil e dificílimo.

    Excellent

    Completar o hexágono em cada nível é só o começo. Atingir a marca dos 60 segundos destrava o chamado Hyper Mode. É basicamente uma repetição dos três estágios anteriores, usando os mesmos padrões e música, mas com cores diferentes e velocidade muito maior. Entretanto, enquanto a velocidade dos obstáculos aumenta, a de giro do triângulo controlado pelo jogador continua a mesma do modo normal. Isso diminui o espaço para erros ou hesitações. Manobras possíveis de se corrigir anteriormente tornam-se morte certa.

    Análise: Super Hexagon (Multi) é psicodélico e viciante 15

    Não à toa o Hyper Mode usa neologismos para classificar suas dificuldades, de tão elevadas. Elas são nomeadas Hardester, Hardestest e Hardestestest - dificilimíssimo, dificilimissimomíssimo e dificilmente dificilimissimomíssimo.

    Game Over

    Finalizar o jogo seria, teoricamente, alcançar 60 segundos em todas as seis dificuldades. Na prática, uma pessoa comum deve levar pelo menos 20 horas para conseguir tal façanha. No início o jogador só escutará a narradora dizendo Game Over e Begin ininterruptamente, até perceber que reflexos e reação rápida não são o bastante. Padrões devem ser percebidos na forma como surgem obstáculos que, apesar de desordenados, não são aleatórios. Sobreviver por mais tempo significa reconhecê-los, usar a memória muscular para escapar deles e a visão periférica para antecipar o que vem a seguir.

    Análise: Super Hexagon (Multi) é psicodélico e viciante 16

    Terminado o jogo, continua o desafio de tentar conseguir pontuações cada vez maiores. Há um sistema de rank e um modo arcade, em que se pode comparar o desempenho com amigos e outras pessoas, incentivando a jogar de novo e alcançar tempos maiores.

    Mesmo sem esse fator competitivo, o título ainda cativaria. É o tipo de coisa que se joga todo dia uns 15 minutinhos, e quando menos se percebe já há mais de 50 horas acumuladas de gameplay. Qualquer coisa vira motivo para voltar ao game, seja a música que não sai da cabeça, o desafio de conseguir tempos maiores ou a sensação de euforia da jogabilidade.

    Wonderful

    Super Hexagon é basicamente o Tetris moderno. Simples, difícil, com visual atemporal, exigindo muitos reflexos e precisão, além da música e jogabilidade viciantes. Só faltava mesmo ser feito por um russo.

    Análise: Super Hexagon (Multi) é psicodélico e viciante 2

    Some a isso o preço irrisório, e é provavelmente um dos maiores custos-benefícios que se pode encontrar no mercado. Custando apenas R$ 4,99 na Steam (2,99 dólares na App Store e Google Play), às vezes chega a ridículos 49 centavos durante promoções. É com certeza um dos melhores investimentos que um gamer pode fazer hoje em dia.

    Prós
    • Trilha sonora sensacional
    • Jogabilidade simples e viciante
    • Preço irrisório
    • Dificuldade extremamente desafiadora...

    Contras
    • ...que pode alienar alguns jogadores!


    Análise: Super Hexagon (Multi) é psicodélico e viciante 8

    Super Hexagon — Terry Cavanagh — Multiplataforma — 9.5
    Felipe Fabricio
    Felipe Fabricio
    Great Revival
    Great Revival


    Karma Karma : 2182
    Posts Posts : 7567

    Análise: Super Hexagon (Multi) é psicodélico e viciante Empty Re: Análise: Super Hexagon (Multi) é psicodélico e viciante

    Mensagem por Felipe Fabricio Seg 02 Jun 2014, 14:30

    THAT GAME IS AWESOME.

    Eu sou viciado nessa bagaça. Sério. Super Hexagon é um dos, se não o melhor indie que eu já joguei na vida. Segundo a Steam, eu tenho 25h jogadas nisso, e ainda não passei a 6ª fase.

    Mas, de verdade, esse jogo é lindo, viciante e incrível. Comprei por curiosidade da proposta e porque estava 1 real juntamente com GMod e Infestation, e acabei jogando mais que Infestation isso. (Não que GMod, Gmod é outro indie respeitável e que eu tenho, hã, 90h)

    Se alguém quiser jogar Super Hexagon e estiver com dúvidas... jogue.

    No mais, ótima análise também =D Você posta no GameBlast agora? \o
    Menino Rapaz
    Menino Rapaz
    Iniciante Nv.5
    Iniciante Nv.5


    Karma Karma : 5
    Posts Posts : 10

    Análise: Super Hexagon (Multi) é psicodélico e viciante Empty Re: Análise: Super Hexagon (Multi) é psicodélico e viciante

    Mensagem por Menino Rapaz Seg 02 Jun 2014, 14:49

    Excelente análise.

    Me motivou a dar uma chance ao jogo, comprarei pra testar.

    Conteúdo patrocinado


    Análise: Super Hexagon (Multi) é psicodélico e viciante Empty Re: Análise: Super Hexagon (Multi) é psicodélico e viciante

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 28 Mar 2024, 09:59