Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

    [Discussão] Por que a Nintendo "odeia" o YouTube?

    Compartilhe
    avatar
    Hamburger
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1234
    Posts Posts : 4601

    [Discussão] Por que a Nintendo "odeia" o YouTube?

    Mensagem por Hamburger em Qui 29 Maio 2014, 04:10

    Lembram-se da rage que tivemos no ano passado com a atitude fria da Nintendo a respeito do YouTube? E sobre o tal programa de afiliados deste ano? Também gerou uma pequena shitstorm, certo? Enfim, eu sigo fielmente os vídeos de um certo YouTuber chamado boogie2988, que pessoalmente considero o verdadeiro exemplo de um gamer consciente (além de um nerdão engraçado pra carvalho), e hoje ele postou um vídeo sobre as relações YouTube~Nintendo~YouTuber que despertou meu interesse pelo assunto e, embora eu não seja YouTuber, também despertou minha preocupação simplesmente por eu ainda ter um pingo de fé por essa empresa. Segue aqui o vídeo, com uma tradução.


    minha tradução manual suada pros plebeus da língua portuguesa:

    boogie2988 escreveu:Olá, senhoras e senhores do YouTube! Boogie2988 aqui, falando com você novamente pelo poder da internet, e... parece que a Nintendo está aprontando travessuras de novo.

    Se você se lembra, ano passado eles decidiram reportar vários vídeos no YouTube por violação de direitos autorais. Eles decidiram que iriam tomar todo o lucro gerado por esses vídeos porque eles acharam que mereciam. Essa medida gerou uma revolução pública com criadores e espectadores do YouTube e também na indústria de games como um todo, e eles (da Nintendo) voltaram atrás imediatamente.

    Claro, ainda há aqueles que concordam que eles têm direito a receber qualquer lucro gerado pelos seus trabalhos protegidos por direitos autorais, incluindo Let's Plays, um review de um jogo ou algo do tipo... mas certamente não é opinião pública. Na verdade, é o oposto de como qualquer um na indústria dos games aparenta pensar. Não importa qual companhia está no jogo. Seja Xbox ou PlayStation, seja Blizzard ou EA, seja Rockstar ou Activision, todos eles querem que nós joguemos jogos para você assistir e aproveitar! Eles estão, de fato, ansiosos para que as pessoas joguem seus jogos e compartilhem suas experiências com você, que eles até mandam cópias dos jogos em antecedência para que nós (YouTubers) façamos reviews e gameplays no dia em que são lançados!

    Agora, recentemente, a Nintendo anunciou que estaria fazendo um programa de afiliados do YouTube, mas eu não gosto de chamar isso de um programa de afiliados, pois é mais como um imposto. Nintendo decidiu que qualquer dinheiro criado por um Let's Play, um review ou um gameplay seja irmãmente distribuído entre Google, Nintendo e o YouTuber que fez todo o trabalho. E isso pode soar bem no papel, mas na prática, apenas vai causar dano a todos os envolvidos. Bom, acho que não vai fazer nenhum dano às companhias rivais. Na verdade, eles devem estar gritando de felicidade agora. Claro, também há a implicação ética sobre se um YouTuber deveria receber ou não por criar conteúdo, e eu acho que alguns de vocês vão comentar isso aqui, mas existem muito mais implicações práticas a se considerar.

    Devemos considerar uns dos maiores canais do YouTube que são dedicados exclusivamente aos produtos da Nintendo, e a promovê-los aos seus fãs. Também há outros canais que postam sobre todo tipo de jogo, mas que também postam sobre a Nintendo.

    Agora, minha grande preocupação é com os YouTubers; não quero que nada de ruim aconteça a eles... mas o que mais me preocupa é o que acontecerá com a Nintendo. YouTubers não são tão estúpidos quanto a Nintendo acha, então eles veem o "programa de afiliados" como o imposto que ele é, de fato, e a opinião pública está novamente se virando contra a Nintendo. Todos esse canais ótimos que estão lá para promover a Nintendo irão ser afetados, e quando isso acontecer, eles irão produzir menos conteúdo, eles irão querer fazer menos vídeos sobre a Nintendo e mais para as outras companhias. E ao invés de ser bravos o bastante pra empurrar a Nintendo pra frente, esses criadores simplesmente vão começar a jogar jogos que permitam seu compartilhamento gratuito. Isso significa chega de gameplays da Nintendo no YouTube, isso significa que eles terão de fazer todo o marketing por conta própria, e Nintendo, odeio ter que lhe dizer isso, mas vocês realmente são um lixo com marketing.

    Sem contar que isso faz da Nintendo a única companhia do mundo que "bota o dedo triplamente" no seu dinheiro. Eles te cobram ao comprar o console, ao comprar os jogos e, agora, ao compartilhar sua experiência. Tudo isso pelo simples propósito de ordenhar moedas do YouTuber enquanto eles já são uma empresa multibilionária.

    Mas agora que eu penso bem, talvez a Nintendo não está apenas pensando em ordenhar moedas. Veja bem, o PlayStation 4 e o Xbox One te permitem fazer uploads de gameplays diretamente no YouTube, e o Wii U não. Isso muda com o grande lançamento de Mario Kart 8, que te permite compartilhar qualquer coisa que você capturou no jogo. Bom... eu me sinto um teórico de conspiração quando eu digo isso, mas parece que a Nintendo está armando uma emboscada para muitos jogadores de mario Kart 8, permitindo que eles publiquem vídeos, e alguns meses depois, pegando parte do rendimento.

    Basicamente, essa coisa toda fede. É ruim pro espectador, que quer ver vídeos; é ruim pro YouTuber, que quer criá-los, e finalmente, é ruim para a Nintendo e a indústria em geral. Acredito que esta é uma razão para os YouTubers terem medo de falar da Nintendo, é uma das razões pelas quais a Nintendo não é tão popular quanto poderia ser e... também tenho medo de que isso pode ajudar a causar a eventual falência da Nintendo.

    O que é tão frustrante é que a indústria dos games inteira decidiu adotar esse modelo. Eles amam o marketing gratuito, eles amam a mídia gratuita, eles amam a força nas vendas, e eles estão loucos para que as pessoas joguem seus jogos e compartilhem-nos! A Nintendo, em contrapartida, decidiu que seria de melhor interesse colocar um imposto para esses criadores.

    YouTubers são inteligentes. Eles encontrarão algo mais para fazer, eles encontrarão outro conteúdo para criar, eles ficarão bem. E a indústria? Ficará bem, também. É uma indústria multibilionária que teve seu recorde em 2013, e eles decidiram apoiar YouTubers para que eles tenham toda a publicidade grátis que eles quiserem. A única que acaba se machucando no final é a Nintendo.

    E como um fã da Nintendo desde criança, eu imploro que vocês (da Nintendo) juntem-se a nós no mundo moderno. É ótimo. Tem muitos jogos a serem vendidos, e tem muita diversão pela frente. Estamos no aguardo.

    Honestamente, boogie acaba de revelar uma lógica imensa que a Nintendo está tentando esconder, sem perceber que é apenas masoquismo. Imaginem se a Nintendo dependesse no seu marketing terrível! Eu honestamente não me lembro de ter considerado conteúdo promocional da Nintendo nenhum mais impressionante que um gameplay. Aliás, existem jogos que eu só comprei pois esses YouTubers provaram que o jogo era bom após eu ter me decepcionado amargamente com o que foi mostrado pela Nintendo.

    Gostaria de saber o que vocês, caros usuários, têm a declarar a respeito de todas as informações acima, e também pelo insano fato de que a Nintendo aparenta não ter conhecimento nenhum sobre o mercado ou o público atual. A única coisa inteligente que eu vi a Nintendo realmente fazer a respeito de marketing foi aquela jogada incrível do bundle de Mario Kart 8 com um token para um jogo grátis... pena que a PSN Plus e a Xbox Live Gold aparentemente fazem o mesmo a troco de um contrato que também garante vários privilégios em um sistema online que a Nintendo só não colocou no Wii U porque não quis. Ah, e sem mencionar que eles cobram 8 dólares por jogos de quase 30 anos de idade, coisa que você pagaria por dois indies atuais de qualidade em um celular ou até mesmo no próprio Wii U e os outros consoles.

    Tirem suas conclusões — e compartilhem-nas, sem impostos!

    MaxRodrigues
    Veterano Nv.9
    Veterano Nv.9

    Karma Karma : 370
    Posts Posts : 612

    Re: [Discussão] Por que a Nintendo "odeia" o YouTube?

    Mensagem por MaxRodrigues em Qui 29 Maio 2014, 04:47

    Não que ela odeia o Youtube, a Nintendo só não quer que os Youtubers recebam em cima de suas propriedades.
    avatar
    majora_lyon
    Membro Nv.35
    Membro Nv.35

    Karma Karma : 717
    Posts Posts : 373

    Re: [Discussão] Por que a Nintendo "odeia" o YouTube?

    Mensagem por majora_lyon em Qui 29 Maio 2014, 05:03



    Esse cara disse tudo que eu poderia dizer xD

    OBS:
    Bom... eu me sinto um teórico de conspiração quando eu digo isso, mas parece que a Nintendo está armando uma emboscada para muitos jogadores de mario Kart 8, permitindo que eles publiquem vídeos, e alguns meses depois, pegando parte do rendimento.
    Pra começar ela ta liberando isso pros jogadores compartilharem com seus amigos, ou com o mundo, suas façanhas no jogo. Se youtuber quiser se escalar as custas disso, então que entre pro programa de filiação.
    avatar
    Furry Heterophobia
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1072
    Posts Posts : 3308

    Re: [Discussão] Por que a Nintendo "odeia" o YouTube?

    Mensagem por Furry Heterophobia em Qui 29 Maio 2014, 05:05

    @MaxRodrigues escreveu:Não que ela odeia o Youtube, a Nintendo só não quer que os Youtubers recebam em cima de suas propriedades.

    Este falou a verdade.

    Muitas pessoas estão ganhando dinheiro sob as empresas, E eu acho certa a atitude da Nintendo.
    avatar
    Hamburger
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1234
    Posts Posts : 4601

    Re: [Discussão] Por que a Nintendo "odeia" o YouTube?

    Mensagem por Hamburger em Qui 29 Maio 2014, 05:07

    H.B.Pyro escreveu:
    @MaxRodrigues escreveu:Não que ela odeia o Youtube, a Nintendo só não quer que os Youtubers recebam em cima de suas propriedades.

    Este falou a verdade.

    Muitas pessoas estão ganhando dinheiro sob as empresas, E eu acho certa a atitude da Nintendo.
    Honestamente, vocês sequer viram o vídeo ou leram o texto? A Nintendo vai é perder dinheiro com isso. Youtuber é marketing de graça, o dinheiro que eles fazem para a Nintendo é bem mais que o dobro do que a Nintendo quer pegar deles.
    avatar
    ToonLink
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 932
    Posts Posts : 3519

    Re: [Discussão] Por que a Nintendo "odeia" o YouTube?

    Mensagem por ToonLink em Qui 29 Maio 2014, 05:09

    O grande problema com tudo isso é que a Nintendo fecha o cerco sob si mesma. Ok que ela quer receber os créditos sob suas IPs, mas não é novidade pra ninguém que o marketing via youtubers funciona muito bem e é uma forma extremamente eficiente de divulgar os jogos. Eu realmente não compreendo porque a Nintendo vive nesse impasse de viver no mundo dela e não se adaptar ao mercado assim como os seus concorrentes.

    Isso realmente me preocupa, porque é mais uma forma de diminuir e muito a divulgação de informação e feedback positivo sobre o Wii U, o que consequentemente irá atrapalhar em sua venda. Sabemos que a Nintendo está "acordando" e marketeando melhor seus jogos como vimos com Mario Kart 8, mas são essas atitudes arcaicas que ainda vão fazer ela perder muito dinheiro e manchar ainda mais sua imagem na mídia.
    avatar
    Furry Heterophobia
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1072
    Posts Posts : 3308

    Re: [Discussão] Por que a Nintendo "odeia" o YouTube?

    Mensagem por Furry Heterophobia em Qui 29 Maio 2014, 05:16

    @Hamburger escreveu:
    H.B.Pyro escreveu:
    @MaxRodrigues escreveu:Não que ela odeia o Youtube, a Nintendo só não quer que os Youtubers recebam em cima de suas propriedades.

    Este falou a verdade.

    Muitas pessoas estão ganhando dinheiro sob as empresas, E eu acho certa a atitude da Nintendo.
    Honestamente, vocês sequer viram o vídeo ou leram o texto? A Nintendo vai é perder dinheiro com isso. Youtuber é marketing de graça, o dinheiro que eles fazem para a Nintendo é bem mais que o dobro do que a Nintendo quer pegar deles.
    Que marketing, Marketing só serve bem se tu divulga, o que muitos Youtubers fazem é jogar e logo cagar no Jogo! Muitos ficam de MIMIMIMI que o WiiU é Ruim e que não tem jogos Bons. e isso não é culpa da Nintendo não, é culpa dos nomeados "Gamers".
    avatar
    Hamburger
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1234
    Posts Posts : 4601

    Re: [Discussão] Por que a Nintendo "odeia" o YouTube?

    Mensagem por Hamburger em Qui 29 Maio 2014, 05:23

    H.B.Pyro escreveu:
    @Hamburger escreveu:
    H.B.Pyro escreveu:
    @MaxRodrigues escreveu:Não que ela odeia o Youtube, a Nintendo só não quer que os Youtubers recebam em cima de suas propriedades.

    Este falou a verdade.

    Muitas pessoas estão ganhando dinheiro sob as empresas, E eu acho certa a atitude da Nintendo.
    Honestamente, vocês sequer viram o vídeo ou leram o texto? A Nintendo vai é perder dinheiro com isso. Youtuber é marketing de graça, o dinheiro que eles fazem para a Nintendo é bem mais que o dobro do que a Nintendo quer pegar deles.
    Que marketing, Marketing só serve bem se tu divulga, o que muitos Youtubers fazem é jogar e logo cagar no Jogo! Muitos ficam de MIMIMIMI que o WiiU é Ruim e que não tem jogos Bons. e isso não é culpa da Nintendo não, é culpa dos nomeados "Gamers".
    HAHAHAHAHAHA, AI MEU DEUS, É SÉRIO ISSO? Cara, as outras produtoras dão jogos pra YouTuber mostrar a perspectiva deles. Acha que as pessoas vão confiar na propaganda da empresa? É tipo dizer que o George Foreman Grill é bom porque o carinha da Polishop disse (dica: é um lixo). E sim, o Wii U não tem jogos bons porque a Nintendo simplesmente não quer fazer e não deu hardware pras thirds fazerem. Aliás, é uma empresa centrada no gosto japonês que não dá a menor bola pra realidade ocidental (aquela que faz as coisas venderem cinquenta vezes mais). Só que os jogos bons que ele já tem só vendem porque os YouTubers provam que eles são bons, uma vez que o marketing da Nintendo é uma porcaria. À primeira vista, achei Pikmin 3 tosco pra caramba, e depois de uns Let's Plays eu percebi a beleza do jogo. Publicidade de graça, filho. Toda santa empresa ama isso. Menos a Nintendo, porque aparentemente nada faz sentido na Nintendo. Vai dizer que se lançarem um Persona 5 você não vai ficar vendo gameplay o tempo todo.
    avatar
    Alteisen
    Membro Nv.30
    Membro Nv.30

    Karma Karma : 107
    Posts Posts : 321

    Re: [Discussão] Por que a Nintendo "odeia" o YouTube?

    Mensagem por Alteisen em Qui 29 Maio 2014, 08:35

    É lamentável a atitude da Nintendo de querer "tirar a sua parte" do lucro do pessoal que faz gameplay de seus jogos.

    Aparentemente ela não entende que isso tem uma repercussão muito pior do que simplesmente proibir ou ela sabe e não se importa de enfiar a mão no bolso de quem acaba fazendo marketing relevante para ela.

    A segunda opção condiz bastante com a teoria do "modus operandi" Nintendo de eu mando, vocês obedecem, e dane-se quem não quiser, eu sou a Nintendo. Não queremos quem não se submete ao nosso controle (vide thirdies, youtubbers, etc ).
    avatar
    silverreis
    Veterano Nv.33
    Veterano Nv.33

    Karma Karma : 402
    Posts Posts : 1222

    Re: [Discussão] Por que a Nintendo "odeia" o YouTube?

    Mensagem por silverreis em Qui 29 Maio 2014, 09:25

    @Hamburger escreveu:
    H.B.Pyro escreveu:
    @MaxRodrigues escreveu:Não que ela odeia o Youtube, a Nintendo só não quer que os Youtubers recebam em cima de suas propriedades.

    Este falou a verdade.

    Muitas pessoas estão ganhando dinheiro sob as empresas, E eu acho certa a atitude da Nintendo.
    Honestamente, vocês sequer viram o vídeo ou leram o texto? A Nintendo vai é perder dinheiro com isso. Youtuber é marketing de graça, o dinheiro que eles fazem para a Nintendo é bem mais que o dobro do que a Nintendo quer pegar deles.

    Tem diversos fatores a considerar, eles tanto podem ganhar quanto perder, apesar da tendencia de perder, caso muitos youtubers não aderirem ao programa.

    Não é Marketing gratuito se existem pessoas lucrando com isso. Ainda mais com jogos que a Nintendo faz, que são lineares. Eu sou um viewer de jogos admito, ainda mais por não ter alguns consoles, eu assistir aqueles jogos que tem bastante história, isso inclue o TLoZ SS e Beyond Two Souls. Então caso compre o Wii não sei se terei vontade de joga-lo, por simplesmente já saber tudo.

    Isso se torna a perda de uma venda de um jogo e se não tiver, possivelmente um console.

    Claro que podem ser casos a parte, mas tudo dá um prejuízo. Os Youtubers que forem adeptos ao programa provavelmente darão um incentivo sem prejudicar história ou gameplay, assim não abrindo espaços para os casos acima.

    Concordo com a atitude da Nintendo, mas acho errado a intervenção. Sua propriedade comprada usada para lucro próprio é visto como perda, mas se for pensar ela dá acesso a muitos ao jogo e uma publicidade.

    O programa eu vejo como uma tentativa de "esportiva" e também tirar uma lasca, sua parte pelo jogo. Não acho bom, mas não acho errado.

    Duco
    Veterano Nv.33
    Veterano Nv.33

    Karma Karma : 845
    Posts Posts : 1210

    Re: [Discussão] Por que a Nintendo "odeia" o YouTube?

    Mensagem por Duco em Qui 29 Maio 2014, 09:39

    Comprei meu WiiU depois de ver no Youtube o BrksEdu fazendo Unboxing e jogando New Super Mario Bross U.

    Se isso não é Marketing para a Nintendo, o que é então?
    avatar
    BjornTheBear
    Veterano Nv.2
    Veterano Nv.2

    Karma Karma : 451
    Posts Posts : 442

    Re: [Discussão] Por que a Nintendo "odeia" o YouTube?

    Mensagem por BjornTheBear em Qui 29 Maio 2014, 10:13

    Youtube é marketing e FUNCIONA, digo por experiência própria.

    Eu não estava animado com GTA V, mas após ver uns vídeos do Marcos Castro e rir muito, acabei comprando. A mesma coisa com SM3DW. E logo logo com Mario Kart.

    MESMO QUE OS CARAS FALEM MAL, olhem Watch Dogs. Foram vários vídeos de bugs, comparação com GTA IV, etc. Resultado? Jogo com as maiores venda em um lançamento da história da Ubisoft.

    Fora o trabalho que os Youtubers têm. Claro que tem uns que só jogam, gravam e upam o vídeo, mas vários outros fazem uma análise completa e excelente, editam bem o vídeo, e isso leva dias, semanas.

    Essa coisa de defender a Nintendo nesse caso é ridículo, meu deus. Tem que ser fanboy cego pra dizer isso.
    Se for assim, a Nintendo também tem que taxar a IGN, GameSpot e cia por causa das análises, vídeos e fotos dos jogos que eles colocam em seus sites. Entendem o quão ridículo isso soa?

    Abraços
    avatar
    silverreis
    Veterano Nv.33
    Veterano Nv.33

    Karma Karma : 402
    Posts Posts : 1222

    Re: [Discussão] Por que a Nintendo "odeia" o YouTube?

    Mensagem por silverreis em Qui 29 Maio 2014, 10:25

    @BjornTheBear escreveu:Youtube é marketing e FUNCIONA, digo por experiência própria.

    Eu não estava animado com GTA V, mas após ver uns vídeos do Marcos Castro e rir muito, acabei comprando. A mesma coisa com SM3DW. E logo logo com Mario Kart.

    MESMO QUE OS CARAS FALEM MAL, olhem Watch Dogs. Foram vários vídeos de bugs, comparação com GTA IV, etc. Resultado? Jogo com as maiores venda em um lançamento da história da Ubisoft.

    Fora o trabalho que os Youtubers têm. Claro que tem uns que só jogam, gravam e upam o vídeo, mas vários outros fazem uma análise completa e excelente, editam bem o vídeo, e isso leva dias, semanas.

    Essa coisa de defender a Nintendo nesse caso é ridículo, meu deus. Tem que ser fanboy cego pra dizer isso.
    Se for assim, a Nintendo também tem que taxar a IGN, GameSpot e cia por causa das análises, vídeos e fotos dos jogos que eles colocam em seus sites. Entendem o quão ridículo isso soa?

    Abraços

    A diferença é que esses devem ter 'permissão' da Nintendo para tais utilizações e algo assim querem fazer com os YouTubers, só que legalmente, diferente desses sites com visibilidade e credibilidade praticamente mundial.

    Acho errado quem apenas joga para por o jogo inteiro com/sem comentários. Mas tem uns que são fodas analisando, diga-se de passagem o YouTuber Zangado, o bom que ele faz jogos em geral. :3 Pouco vejo Nintendo lá.
    avatar
    KSPS
    K♥S>>PS
    K♥S>>PS

    Karma Karma : 2170
    Posts Posts : 5319

    Re: [Discussão] Por que a Nintendo "odeia" o YouTube?

    Mensagem por KSPS em Qui 29 Maio 2014, 10:26

    Pensa 

    O cara faz o jogo Bayonettta

    O Valcilio vai lá e "joga" pelo Youtube.

    Daí ele não precisa comprar o jogo.
    XD
    avatar
    Alejandro_
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1404
    Posts Posts : 3901

    Re: [Discussão] Por que a Nintendo "odeia" o YouTube?

    Mensagem por Alejandro_ em Qui 29 Maio 2014, 10:28

    eu não entendi muito bem como eles, os youtubers, perdem dinheiro com isso...
    foi isso aqui que entendi:
    Youtuber: Pra que repartir o meu doce dinheiro com a Nintendo e o Google se posso fazer gratuitamente de outras empresas?

    Foi isso que ele quis dizer?
    Also, se eu fizer um video da nintendo sem tiver esse progama de afiliados, levarei Strike? tipo, eu acho que isso é opcional...
    eu acho que ela não seria burra de dar strike nos videos da Nintendo sem isso...
    Ou Seja, acho que não ira fazer diferença, se ela não der strike, claro


    Conteúdo patrocinado

    Re: [Discussão] Por que a Nintendo "odeia" o YouTube?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 17 Ago 2017, 08:34