Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

    Nostalgia em Pó

    Compartilhe
    avatar
    Visionnaire
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1278
    Posts Posts : 1842

    Nostalgia em Pó

    Mensagem por Visionnaire em Qua 09 Abr 2014, 02:40



    Nostalgia em Pó
    Dar valor ao que se perde, sentir falta do que já passou, voltar a ser como era antes ou no meu tempo era diferente. Não importa a frase que se usa, a busca incessante pela sua dose diária de nostalgia é o que salva seu dia. É aquele momento de reflexão, de voltar no tempo, ou melhor, de sentir o tempo parando, tentando esquecer os problemas, as contas e os problemas que as contas não resolveram. É um momento todo seu e você quer a sua dose, como um viciado retornando sempre ao mesmo ponto buscando alivio imediato. Porém, tudo que é em excesso traz algum prejuízo e com a Nostalgia não é diferente, mas na medida certa ela tem mais pontos positivos do que negativos. Ela é mais poderosa do que muito remédio vendido nas prateleiras das farmácias, sendo que sua nova formulação, agora em pó, já era algo de se esperar. Demorou para aparecer no mercado, mas vem com força total e os efeitos são surpreendentes.
    Posologia
    Sabe aquele sentimento gostoso de saudade daquele seu game favorito? Aquela vontade de jogar Sonic no Master System ou de escutar as memoráveis musicas do Super Mario Bros 3? Esse sentimento é muito bom sim, mas o mais importante é o que vem a seguir. É aquele segundo que separa a vontade da realização, aquele rápido momento enquanto você se prepara para jogar e espera o jogo começar. Esse momento é mágico, produz sensações incríveis, faz você sorrir imaginando o jogo como ele nunca foi, na verdade na sua cabeça ele é muito superior ao que se vê agora na tela da sua tv. Como quem está hipnotizado, você não liga para os claros defeitos do jogo, seu cérebro ignora aquilo que no passado te incomodava, você agora consegue ver somente o lado bom. A nostalgia mudou você para melhor!
    Compre sua nostalgia em pó e essa mudança acontecerá nas coisas do presente, no hoje, no agora. Tome logo cedo antes de sair para o trabalho. Isso mesmo, é pra tomar o pósei que muitos pararão de ler por aqui, mas esse pó você precisa misturar e tomar. Não sou eu que faço as regras, mas vai por mim, vale muito a pena. Pode misturar com leite ou com água, tanto faz. O importante é você manter em mente que a partir de agora a situação mudará completamente. Cuidado para não voltar imediatamente para a cama querendo valorizar esse momento nostálgico que seu travesseiro parece-lhe oferecer. Conseguindo vencer esse obstáculo siga sua rotina normalmente. Não se espante, seu carro continua o mesmo, ele não é o modelo do ano e ainda está com aquele vazamento chato de óleo que pinga na sua garagem de piso branco. Sim, eu entendo, ele parece ser o melhor carro do mundo. Aproveite essa sensação, pois a nostalgia já está fazendo efeito. Tente não ficar muito tempo admirando o painel do carro ou mesmo trocando as estações do seu rádio e mantenha o foco. Você não quer se atrasar para o trabalho, certo?
    Notará que o engarrafamento matinal é algo complemente novo pra você. Enquanto você está nele a nostalgia te faz valorizar cada minuto e seu cérebro envia descargas elétricas para o corpo dando sinal de que nunca, em toda a sua vida, haverá um engarrafamento tão lindo e tão perfeito. Assim que o engarrafamento termina um sentimento de que esse “foi o mais rápido até hoje” se espalha pelo corpo e a sensação é maravilhosa. Enfim, você chegou ao trabalho.
    Perdeu mais quinze minutos namorando o painel do carro né? Eu avisei para manter o foco. Que seja, é algo novo pra você, então vamos em frente. Tente parecer normal, afinal você não precisa transparecer essa alegria toda ou pensarão que você foi o mais novo contemplado da Mega Sena e que logo vai sumir do mapa. Faça sua rotina normalmente. Sim, eu concordo a sua rotina é a coisa mais linda do seu dia. Seu chefe passa derrubando uma pilha de papéis que caem suavemente enquanto dançam no ar e ele está com o melhor mau humor jamais visto por vocêQue dia perfeito! Seu trabalho nem deu trabalho e até aquele cafezinho não estava nada aguado. É muita sorte e até a volta pra casa se parece com os musicais da Broadway, enquanto você segue cantarolando uma música qualquer.
    Efeitos colaterais
    Nem tudo são flores e a Nostalgia em Pó agrega riscos ao seu dia a dia. No dia seguinte antes de tomar sua dose matinal seu telefone toca. Você pretende atende-lo assim que jogar aquele maldito travesseiro fora, pois está destruindo as suas costas. Seu chefe tem o dom de despertar qualquer dorminhoco com berros e xingamentos e agora chegou a sua vez. Após vários “aham” e “sim senhor” você fala um já estou indo senhor e antes de dizer tchau o telefone já foi desligado na sua cara. Você se arruma com uma velocidade incrível tomado cuidado para não se esquecer de vestir as calças antes de sair. Sonhar repetidas vezes que ia para a aula somente com a roupa debaixo te preparou para esse momento. Saindo porta a fora, e xingando aquela marca de óleo que mantém suja a sua garagem, você entra no carro. O painel não funciona direito e você não tem certeza da quantidade de combustível, mas não há tempo para medições manuais, precisa manter o foco. O engarrafamento aumenta sua pressão arterial e parece não ter fim, enquanto seu rádio no carro toca qualquer coisa em um volume muito baixo e você promete, novamente, que hoje mandará ele para o conserto. No trabalho seu chefe lhe entrega uma advertência por insubordinação esfregando todos os relatórios que você não fez e entregou em branco enquanto sorria o sorriso dos loucos. Você assiste as gravações de ontem e se espanta ao ver que você não fez nada o dia inteiro. Só ficou ali, sentado, sorrindo enquanto apontava vários lápis no apontador elétrico se divertindo como nunca. Você sempre teve um fraco com esses apontadores, mas aquilo já era demais! Malditos Apontadores! Seu chefe fecha a porta da sala e lhe pergunta se você ganhou na Mega Sena. Após muito argumentar você consegue convencê-lo de que você não é o mais novo milionário e que esqueceu mesmo de vestir as calças. Seu chefe abre o armário, entrega uma calça qualquer, aponta para a sua mesa e se despede com um alto e claro então vá trabalhar!.
    Ao chegar em casa você toma sua dose de Nostalgia, mas não Nostalgia em Pó, aquilo é um perigo! Você só liga seu Videogame favorito, escolhe o melhor jogo de todos os tempos e, enquanto sorri esperando o jogo iniciar, sente uma lágrima de alivio fugindo dos seus olhos. Ela desce e acaricia seu rosto como uma mãe que tenta consolar seu filho após desferir algumas palmadas.
    Na medida certa


    É claro que esse papo de Nostalgia em Pó não existe e não deve ser confundido com as drogas do mercado atual. Não daria certo, não serve para melhorar seu dia, não do jeito que você espera. Ver tudo com um ar nostálgico é como viver em um mundo mágico, isso não é como nos desenhos ou jogos e normalmente não acaba bem. A Nostalgia tem lugar certo para nós jogadores. Ela está ali, em forma de cartucho, em forma de jogo, em forma de música, em forma de lembranças e engarrafadas nos melhores refrigerantes antigos. Procurar a Nostalgia como uma válvula de escape é algo totalmente benéfico e deve ser equilibrado com a realidade atual. Jogar e se divertir deve ser atemporal, deve nos dar a sensação de imortalidade da obra criada em cartucho.
    Alguns dos jogos de hoje também se encaixarão perfeitamente nesse quesito e se tornarão memoráveis, mas para nós nada substituirá nossos queridos cartuchos. Colecionar, retirar, montar, ligar, assoprar pra funcionar, jogar, jogar, jogar, desmontar, se despedir e voltar a guardar. É como uma receita perfeita para que o dia termine bem, é extraordinariamente totalmente você, faz parte do seu ser, está nos seus genes, você não consegue escapar e voltará sempre querendo mais e mais.
    Onde encontrar o melhor tratamento para essa sua doença? Sim, você é doente! Assim como muitos aqui sua doença não tem cura e não terá sossego até encontrar aquilo. Aquilo!? Certo, você terá que procurar, essa é sua busca pessoal, o máximo que podemos fazer é facilitar as coisas. Mas você está com sorte, somos ótimos facilitadores! Volte aqui diariamente para começar seu tratamento, volte sempre que se sentir mal ou volte sempre antes de se sentir mal. Seja bem vindo e, só por hoje, você já foi medicado.

    Site Retroplayers
    avatar
    Convidado
    Convidado

    Re: Nostalgia em Pó

    Mensagem por Convidado em Qua 09 Abr 2014, 05:19

    Muito bom!
    avatar
    Wolfman
    Veterano Nv.13
    Veterano Nv.13

    Karma Karma : 609
    Posts Posts : 724

    Re: Nostalgia em Pó

    Mensagem por Wolfman em Qua 09 Abr 2014, 18:41

    Esse momento é mágico, produz sensações incríveis, faz você sorrir imaginando o jogo como ele nunca foi, na verdade na sua cabeça ele é muito superior ao que se vê agora na tela da sua tv. Como quem está hipnotizado, você não liga para os claros defeitos do jogo, seu cérebro ignora aquilo que no passado te incomodava, você agora consegue ver somente o lado bom.

    Isso é verdade. Laughing Muito jogo na memória parece bem melhor do que realmente é. Não só isso, até defeitos da geração costumam ser esquecidos por causa do apego por ela no passado, daí é como se elas fossem perfeitas e só a atual tivesse um monte de porcaria. Na real todas tiveram muitas burradas das empresas, e o pior é que antes costumava ser tudo bem mais limitado e até mais caro.

    Todas as gerações tiveram pontos altos e baixos, jogos bons e um monte de porcaria também. Tudo bem preferir uma geração como a do SNES ou do PS2 por realmente gostar dos jogos, eu mesmo tenho preferência pro vários jogos dessas épocas, mas não era tudo perfeito mesmo.


    Última edição por Wolfman em Qua 09 Abr 2014, 19:03, editado 1 vez(es)
    avatar
    El Buga
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 3662
    Posts Posts : 3048

    Re: Nostalgia em Pó

    Mensagem por El Buga em Qua 09 Abr 2014, 18:55

    A vantagem de manter uma TV tubão é ligar esses consoles antigos e não ver nenhum defeitinho na imagem, tudo perfeito como era na sua imaginação. TVs de tubo potencializam o efeito da nostalgia, use com moderação Razz

    Texto excelente. Tudo demais faz mal, mas precisamos fugir da realidade de vez em quando. Pra mim nada nunca vai superar as gerações SNES e N64, mas isso não significa que eu não esteja me divertindo horrores com novos jogos desde que voltei a jogar em 2010. Smile
    avatar
    Visionnaire
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1278
    Posts Posts : 1842

    Re: Nostalgia em Pó

    Mensagem por Visionnaire em Qua 09 Abr 2014, 21:23

    Valeu galera! Obrigado pelos comentários. Esse foi meu primeiro artigo no site RetroPlayers, então sempre rola uma certa ansiedade. =D
    avatar
    Necroparalax
    Iniciante Nv.6
    Iniciante Nv.6

    Karma Karma : 3
    Posts Posts : 14

    Re: Nostalgia em Pó

    Mensagem por Necroparalax em Seg 14 Abr 2014, 20:51

    Dahora o carinho ea inspiração com que esse texto foi escrito . Só que como eu não tenho consoles next gen e ainda não sei quando vou comprar um (o mais moderno que eu tenho é um xbox classic) eu gosto de deixar bem claro que eu jogo em primeiro lugar unicamente porque eu GOSTO e em segundo pela nostalgia , por mais que ela nos proporcione algumas sensações boas , digamos que ela se abranda um pouco quando jogamos com frequencia e fazemos disso um habito de modo que se torna algo natural , o que algumas pessoas não entendem .  

    Fora que pra mim as vezes quando tenho pouco tempo pra jogar e/ou quero um jogo com mais simplicidade  , um jogo de 8 ou 16 bits vem bem a calhar. E ainda faço questão de dizer que o prazer de jogar nos cartuchos na Tv de tubo se assemelha quase ao prazer de ouvir musicas em discos de vinil em mono . Quem curte isso sabe do que estou falando .
    avatar
    lpslucasps
    Blast Plus
    Blast Plus

    Karma Karma : 2138
    Posts Posts : 1958

    Re: Nostalgia em Pó

    Mensagem por lpslucasps em Seg 14 Abr 2014, 21:03

    Taí um sentimento que tenho uma relação complicada. Digo, gosto bastante de jogos antigões e tudo mais, mas não sei se chamaria isso per se de nostalgia. Acho que alguns jogos continuam bons independente do tempo e viés individual (Doom, Mega Man X e Mario Brothers são exemplos). Jogar e elogiar essas gemas não é nostalgia, é aceitar a realidade. : P

    Mas no geral não me acho muito nostálgico. Acho que vivemos num período glorioso para ser gamer e cada geração fica melhor e melhor. O lance é aproveitar o que tem de bom no passado, presente e futuro.
    avatar
    Shiny
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1270
    Posts Posts : 2269

    Re: Nostalgia em Pó

    Mensagem por Shiny em Seg 14 Abr 2014, 21:30

    Não acho que estamos num "período glorioso" para gaming não, ok, reconheço que teve sim jogos bons na geração passada, mas nenhum desses jogos nos safou de ter que engulir essa shitstorm imposta pelas empresas.
    avatar
    lpslucasps
    Blast Plus
    Blast Plus

    Karma Karma : 2138
    Posts Posts : 1958

    Re: Nostalgia em Pó

    Mensagem por lpslucasps em Seg 14 Abr 2014, 21:45

    @Shiny escreveu:Não acho que estamos num "período glorioso" para gaming não, ok, reconheço que teve sim jogos bons na geração passada, mas nenhum desses jogos nos safou de ter que engulir essa shitstorm imposta pelas empresas.
    Olha, no meu "Top 10 de todos os tempos", nada menos do que 6 integrantes da minha lista são da atual/última geração (Mario Galaxy 2, A Link Between Worlds, BioShock Infinite, Assassin's Creed IV, Pokémon X/Y e To The Moon), com outros dois da sexta geração (Metroid Prime e Half-Life 2) e um remake de um jogo de SNES feito para o NDS (Final Fantasy IV). O único jogo realmente antigo no meu Top 10 é Mega Man X.

    Então, é, apesar dos problemas, amei as últimas gerações. : P

    Also, não é como se as gerações anteriores não tivessem problemas de montão. Particularmente acho que a mais conturbada foi a geração 32/64 bits. O quantidade de consoles e jogos lixosos no começo daquela geração não tem pra ninguém.
    avatar
    Visionnaire
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1278
    Posts Posts : 1842

    Re: Nostalgia em Pó

    Mensagem por Visionnaire em Seg 14 Abr 2014, 22:09

    O meio termo é o mais certo. Os jogos retro tem seu mérito, porém sempre sonhávamos com jogos que chegasse ao nível que vemos hoje em dia, sempre esperamos chegar ao ponto que chegou. Não seria justo deixar passar o que pedimos tanto pra ter.
    É saber aproveitar o novo sem precisar desmerecer o velho.
    avatar
    Shiny
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1270
    Posts Posts : 2269

    Re: Nostalgia em Pó

    Mensagem por Shiny em Seg 14 Abr 2014, 22:32

    @lpslucasps escreveu:
    @Shiny escreveu:Não acho que estamos num "período glorioso" para gaming não, ok, reconheço que teve sim jogos bons na geração passada, mas nenhum desses jogos nos safou de ter que engulir essa shitstorm imposta pelas empresas.
    Olha, no meu "Top 10 de todos os tempos", nada menos do que 6 integrantes da minha lista são da atual/última geração (Mario Galaxy 2, A Link Between Worlds, BioShock Infinite, Assassin's Creed IV, Pokémon X/Y e To The Moon), com outros dois da sexta geração (Metroid Prime e Half-Life 2) e um remake de um jogo de SNES feito para o NDS (Final Fantasy IV). O único jogo realmente antigo no meu Top 10 é Mega Man X.

    Então, é, apesar dos problemas, amei as últimas gerações. : P

    Also, não é como se as gerações anteriores não tivessem problemas de montão. Particularmente acho que a mais conturbada foi a geração 32/64 bits. O quantidade de consoles e jogos lixosos no começo daquela geração não tem pra ninguém.
    É verdade, olhando por esse lado toda geração tem seus prós e contras, a geração NES e SNES tinha muito jogo ruim (basta assistir AVGN pra saber haha) mas passa batido pois todos estão visualizados sobre a ótica da nostalgia, esse sentimento é tão poderoso que até a coisa que eu mais odiava se tornou motivo de lembrança boa, é difícil diferenciar razão de emoção quando se fala de geração, qualquer que seja.
    avatar
    Wolfman
    Veterano Nv.13
    Veterano Nv.13

    Karma Karma : 609
    Posts Posts : 724

    Re: Nostalgia em Pó

    Mensagem por Wolfman em Qua 16 Abr 2014, 14:24

    @lpslucasps escreveu:Taí um sentimento que tenho uma relação complicada. Digo, gosto bastante de jogos antigões e tudo mais, mas não sei se chamaria isso per se de nostalgia. Acho que alguns jogos continuam bons independente do tempo e viés individual (Doom, Mega Man X e Mario Brothers são exemplos). Jogar e elogiar essas gemas não é nostalgia, é aceitar a realidade. : P
    Isso é verdade. Alguns jogos envelhecem muito bem e podem ser jogados tranquilamente até hoje. Todos esses citados estão entre os meus preferidos, e volto neles de vez em quando ainda. Não tem nada demais em dizer que são ótimos ou até melhores que outros jogos mais novos, eu mesmo acho isso deles. Razz O ruim é que tem gente que fica preso numa época só e esquecer os defeitos dela enquanto critica as outras. Também tem os que exageram fazendo parecer que tudo que é velho não presta mais, mas ok. Acho que tem de saber equilibrar.
    avatar
    Visionnaire
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1278
    Posts Posts : 1842

    Re: Nostalgia em Pó

    Mensagem por Visionnaire em Qua 16 Abr 2014, 21:28

    Saber valorizar os jogos do passado, passar por eles enxergando como eles realmente são, nos possibilita entender e até reviver a história dos games.
    A Nostalgia é muito potente, não dá pra ignorar sua existência, mas eu sempre sonhei com jogos como os de hoje em dia. Estou dividido, acho que esse sentimento é o mais correto quando vivemos os dois opostos.

    Conteúdo patrocinado

    Re: Nostalgia em Pó

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 14 Dez 2017, 14:50