Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!


Participe do fórum, é rápido e fácil

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!

Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

+9
JonathanAlis
Shiny
Hekonzord
El Buga
BispoSnake
justiceiro
pOkiz
AlienZ
raphael.almeidamartins
13 participantes

    Crise na Nintendo ou crise de interesse pela indústria japonesa?

    Arthimura
    Arthimura
    Veterano Nv.8
    Veterano Nv.8


    Karma Karma : 343
    Posts Posts : 577

    Crise na Nintendo ou crise de interesse pela indústria japonesa? - Página 2 Empty Re: Crise na Nintendo ou crise de interesse pela indústria japonesa?

    Mensagem por Arthimura Seg 17 Mar 2014, 22:10

    Duco escreveu:Eu sinceramente gosto muito de JRPG, desde o PS1 com Vandal Hearts e agora to curtindo muito o Bravely Default no 3DS. Mas eu entendo a rejeição de muita gente, eu apesar de gostar sempre viro a cara pra esse costume dos Japoneses em fazer mulheres desenhadas como menininhas com vestidinhos curtos e peitos de fora, além da voz de criança. Mas fazer o que? É parte da cultura deles e não vou deixar de lado um excelente jogo como Bravely Default por isso, mas novamente, entendo porque muita gente vê isso, acha ridículo e deixa de lado logo de cara. Creio que se eu não fosse gamer a muito tempo também rejeitaria isso.

    Além disso, a qualidade dos jogos ocidentais aumentou muito e são hoje os principais pra mim, eu gosto muito da Nintendo tanto que tenho WiiU e 3DS mas em hipótese nenhuma eu viveria num mundo apenas com os jogos dela. Gosto muito de RPG'S, FPS's, RTS's, ARPG's e vários outros estilos de jogos que os Japoneses costumam passar longe.

    E sendo bem sincero, não vejo uma grande crise também, única coisa que o público Japonês, principal alvo desses jogos hoje prefere dispositivos móveis, só ver o sucesso do 3DS e como os jogos como Bravely Default e Fire Emblem ainda vendem bem. Na real só comprei o 3DS novamente devido aos excelentes JRPG's que são lançados na plataforma, gostaria de ver esses jogos no WiiU que é minha plataforma preferida se tratando de Nintendo, mas duvido que venderiam tão bem.

    Além disso, não é apenas o 3DS que vende bem lá, na verdade cada vez mais os Smartphones tomam conta daquele mercado e o Japão já é o mercado mais lucrativo nesse sentido.
    http://www.gamasutra.com/view/news/209611/The_most_successful_mobile_games_of_2013.php

    Concordo, sou fã tanto de jRPGs quanto wRPGs, e ambos os tipos possuem suas qualidades. Gosto tanto de RPGs como The Witcher, Fallout e The Elder Scrolls quanto de Fire Emblem e Pokémon, por exemplo.
    A forma como japoneses e ocidentais fazem jogos são diferentes e isso trás uma variedade muito boa para quem consegue aproveitar o melhor dos dois mundos.

    Mas assim, algumas pessoas tem visões erradas sobre jRPGs, elas acham que todo jRPG tem garotinhas sexualizadas com visual de anime, mas na verdade temos diversas exceções, como Demon's/Dark Souls, Nier (ok, tem a Kaine) e Dragon's Dogma: Dark Arisen, que estão entre os meus action RPGs favoritos.

    E na verdade eu acho que elementos de romance e sexualidade caem bem em um jogo quando bem inseridos, fazendo a experiência mais marcante e imersiva, como por exemplo em Fire Emblem: Awakening que podemos nos relacionar com diversas garotas. Alguns wRPGs também aplicam bem isso, como The Witcher e Mass Effect.
    El Buga
    El Buga
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 3662
    Posts Posts : 3048

    Crise na Nintendo ou crise de interesse pela indústria japonesa? - Página 2 Empty Re: Crise na Nintendo ou crise de interesse pela indústria japonesa?

    Mensagem por El Buga Seg 17 Mar 2014, 22:28

    raphael.almeidamartins escreveu:Não é totalmente bobo. Imagina se God of War tivesse visuais like disney? Aposto que afastaria todo mundo. A ambientação do game tbm é importante lol. Direção de arte, trilha sonora, e tals, de repente até mesmo a temática que o jogo aborda.
    Acho que você não entendeu meu ponto, então vou limitar a responder esta parte do seu post.

    Não estou dizendo que esses aspectos não têm importância, se pareceu assim aproveito pra esclarecer isso. Mas o cara deixar de jogar, ter ojeriza, não querer chegar perto, é que eu não entendo e o que estou criticando.
    raphael.almeidamartins
    raphael.almeidamartins
    Veterano Nv.3
    Veterano Nv.3


    Karma Karma : 588
    Posts Posts : 459

    Crise na Nintendo ou crise de interesse pela indústria japonesa? - Página 2 Empty Re: Crise na Nintendo ou crise de interesse pela indústria japonesa?

    Mensagem por raphael.almeidamartins Ter 18 Mar 2014, 00:48

    El Buga escreveu:
    raphael.almeidamartins escreveu:Não é totalmente bobo. Imagina se God of War tivesse visuais like disney? Aposto que afastaria todo mundo. A ambientação do game tbm é importante lol. Direção de arte, trilha sonora, e tals, de repente até mesmo a temática que o jogo aborda.
    Acho que você não entendeu meu ponto, então vou limitar a responder esta parte do seu post.

    Não estou dizendo que esses aspectos não têm importância, se pareceu assim aproveito pra esclarecer isso. Mas o cara deixar de jogar, ter ojeriza, não querer chegar perto, é que eu não entendo e o que estou criticando.

    Sim, eu concordo com vc, mas vc tbm não entendeu oq eu quis dizer no tópico. Não estou falando de ter ojeriza, esse meu amigo que experimentou Bayonetta, experimentou de bom grado. Na época da repercussão quando a Nintendo anunciou que Bayonetta 2 seria exclusivo do Wii U ele ficou curioso pra testar o Bayonetta 1 (do qual ele não tinha ouvido falar antes), testou e não gostou. Eu perguntei a ele pq não, e ele citou as várias características que o jogo tem que são típicas de jogos orientais. (as "japonezisses", mas ele nem usou esse termo pq ele n é o tipo de pessoa que sabe diferenciar jogos orientais de ocidentais, tampouco sabia que Bayonetta era oriental). E existem muitos gamers como ele. Se vc analisar as vendas de Bayonetta vai perceber que ele não chegou a ser um best-seller e é um jogo com muitas qualidades. A partir desse episódio com meu amigo passei a me perguntar se de fato os games orientais não estão perdendo o apelo com o público geral.

    Pq querendo ou não essas características acabam influenciando no nosso interesse pelo jogo. Eu durante o tópico inteiro deixei claro que o meu interesse maior é por jogos no "estilo oriental". Se eu vejo um trailer de um jogo muito ocidentalizado a minha empolgação é zero. E isso não tem nada a ver com ter "ojeriza" ou "aversão" é apenas falta de interesse. Pq eu sempre joguei jogos no estilo oriental e acabei pegando gosto.

    Acho que podemos fazer um paralelismo até com outros aspectos culturais tbm. Por exemplo, no Brasil as pessoas não tem costume de comer peixe cru, no Japão sim. Se um brasileiro experimentar comida japonesa uma vez as chances de ele estranhar são grandes. Música tbm, no Brasil é super comum ouvir música brasileira e música internacional (estadunidense, inglesa, enfim, músicas em inglês), eu estou acostumado com isso, se eu ouço uma música em chinês, ou em árabe eu vou estranhar. A primeira vez que eu ouvi uma música em japonês foi assistindo Yu Yu Hakusho na TV e eu achei a música muito estranha, com o tempo fui me familiarizando com a sonoridade do idioma e agora não estranho mais.

    De repente pra um gamers da velha guarda, o estilo oriental seja mais familiar, por isso ele gosta mais (meu caso), enquanto um gamer mais contemporâneo tem mais familiaridade com o estilo ocidental (caso do meu amigo).
    El Buga
    El Buga
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX


    Karma Karma : 3662
    Posts Posts : 3048

    Crise na Nintendo ou crise de interesse pela indústria japonesa? - Página 2 Empty Re: Crise na Nintendo ou crise de interesse pela indústria japonesa?

    Mensagem por El Buga Ter 18 Mar 2014, 01:03

    É aquilo: gosto é gosto. Só espero que gamers como esses nunca sejam maioria. Laughing E que desenvolvedoras como a Platinum não parem de produzir seus fantásticos jogos por causa dessa galera.
    Zenak0
    Zenak0
    Membro Nv.21
    Membro Nv.21


    Karma Karma : 68
    Posts Posts : 239

    Crise na Nintendo ou crise de interesse pela indústria japonesa? - Página 2 Empty Re: Crise na Nintendo ou crise de interesse pela indústria japonesa?

    Mensagem por Zenak0 Ter 18 Mar 2014, 03:46

    Acho que jogar tem muitos ver com fantasiar, viver a experiências daquela trama. Os games orientais ainda trazem toda aquela magia de dragões, skills, dungeons, princesas e salvar o mundo. Os ocidentais estão muito focados em coisas idiotas (na minha opinião) para se ter a experiência sangue,zumbi,guerra,armas de fogo, carros e isso me deprime. Não são todos.

    Conteúdo patrocinado


    Crise na Nintendo ou crise de interesse pela indústria japonesa? - Página 2 Empty Re: Crise na Nintendo ou crise de interesse pela indústria japonesa?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 28 Mar 2024, 20:38