Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

    Casualidade Benéfica

    Compartilhe
    avatar
    Visionnaire
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1278
    Posts Posts : 1842

    Casualidade Benéfica

    Mensagem por Visionnaire em Qua 12 Mar 2014, 02:18



    Uma Aula Com os Casuais

    Hoo hoot Maldito Camaleão! Onde está você!? Aprender é uma das capacidades mais incríveis vista nos seres vivos. Um cameleão consegue se camuflar corretamente somente e tão logo após aprender sobre o ambiente em que está. Nem meus olhos conseguem encontra-lo enquanto está imóvel. Hoje em dia podemos aprender as coisas em uma velocidade incrível devido as facilidades da Internet. Gostar de aprender é uma qualidade muito bem vinda para os que procuram destaque em sua vida pessoal ou profissional. Tudo está ao seu alcance e o que normalmente nos diferencia é o que procuramos aprender. É essa seleção de informação adquirida que nos torna únicos e diferenciados. Hoje, comentarei sobre algo interessante, normalmente observado em todo o ambiente gamer, mas trarei uma visão diferente sobre o assunto. O assunto são eles, Jogadores Casuais, mas o objetivo não é rotular e sim observar para aprender. Vamos aproveitar que eu tenho tempo e enquanto esse camaleão não aparecer para o jantar eu terei que esperar. Hoo Hoot


     Jogadores Casuais

    O que lhe vem à mente quando ouve/lê as palavras “jogador casual”? Pensa em alguém que chega do trabalho cansado e liga seu vídeo game para aliviar o stress? Espero que não, pois ♪♫♪ esse cara sou eu ♪♫♪. Hoo Hoot Uma singela homenagem ao Corujoberto Carlos Hoot Hoot Pensa em alguém que pega seu tablet e vai cuidar da sua fazendinha virtual, ou vai cuidar do Pou antes de dormir? Bem, eu não jogo Pou, mas você ainda não me convenceu sobre esse ser o famoso jogador casual. Podem até discordar de mim, mas a diferença entre jogador casual e jogador hardcore está somente na postura escolhida enquanto eu jogo um jogo qualquer. Pense um pouco. Super Mario pode ser jogado por Casuais e por Hardoce. Pense um pouco mais e perceba que você mesmo pode jogar Super Mario sendo momentaneamente Casual, jogando pra se distrair, ou sendo conscientemente Hardcore, jogando pra zerar 100%. Tudo isso em um mesmo dia, a mesma pessoa, sendo somente um rótulo, uma mascara, uma situação momentânea e passageira. Você tem seus momentos de jogador casual, você tem seus momentos de jogador hardcore. “Mas casual é aquele que nunca veste a mascara de Hardcore, que só joga casualmente mesmo.” Se isso for verdade então, qual o critério para definir se a pessoa está jogando casualmente ou se ela somente não tem capacidade e pratica suficiente para jogar melhor e por issoparece ser casual? Se ela está dando o seu máximo, chegando aos seus limites intelectuais, mesmo que não esteja no mesmo nível que você, então ela deixa de ser casual. Seria ainda mais difícil entender como um jogador só pode ser Casual sempre, sendo que o Hardcore pode ser Casual quando bem entender. É complicado. Enfim, o que eu penso sobre é justamente essa mascara momentânea, sendo que o que difere um do outro é decidido pessoalmente e não por um grupo de julgadores profissionais em rotular. O Casual ser julgado Casual pela falta de habilidade ou falta de tempo é algo totalmente subjetivo. Ali! Hoooooo Maldito Graveto com cara de Camaleão… Hoo Hoot Voltando ao assunto…

    Jogos Casuais


    Quando você veste sua mascara de jogador casual logo você percebe que um jogo pode ser muito divertido mesmo que jogado superficialmente. Se ao vestir essa mascara você acessar a lista dos joguinhos casuais, então a situação fica ainda mais interessante. Imagine alguém jogando Pou pra valer, conseguindo liberar cada vestimenta, cada óculos, cada item miserável só para conseguir 100% em um jogo rotulado como casual! Estaria esse jogo casual se transformando em algo hardcore somente pelo fato do jogador ter mudado de postura? Ou se não tem morte, não tem tiro, não tem o que você julga ser hardcore, então esse jogo nunca poderá ser hardcore? Pense nisso. É você quem escolhe as rotulações do jogo e mesmo que empresas produzam jogos visando atingir um público diferente dos que normalmente jogam Vídeo Game, isso não significa que o jogo não possa ser jogado de forma hardcore. Só por que a proposta não te interessa, só por que o jogo não lhe agrada, isso não necessariamente coloca esse tal jogo em uma prateleira diferente dos outros jogos existentes.
    Fato é que você pode jogar esse tipo de jogo sem problemas e sem medo de rotulações. Jogar por jogar, sem compromisso, pode ser a solução para muitos jogadores bitolados que vemos por aí. ♫♪♫ Cama-cama-cama-cama Camaleon ♫♪♫

    Juiz


    Fulano pegou o tablet e, um pouco antes de dormir, se deliciou com um joguinho qualquer, sem qualidade, sem gráficos de ultima geração, sem trilha sonora do David Wise, sem ser uma superprodução e sem nem mesmo ser exclusivo. Ele se divertiu, jogou, sorriu, encontrou o que procurava e ficou muito satisfeito com aquilo. Acredite ou não, isso é absolutamente possível. Sabe o que é ainda mais interessante? Isso é absolutamente possível para você! Isso, você mesmo. Você que ergue uma bandeira qualquer, defendendo seu Vídeo Game favorito, procurando argumentos para ir contra qualquer um que insinue inferioridade naquilo que você tanto ama. Imagine você jogando por jogar, sem se preocupar com o que os outros pensam! Jogando pra se divertir, afinal não é para isso que os jogos servem!?
    Encontramos algo que os chamados casuais podem nos ensinar muito bem. Discutir é muito bom, pois sempre aprendemos algo novo, mas muito melhor do que apenas discutir é discutir sobre o jogo que você jogou e se divertiu. É destacar que, mesmo com gráficos sem graça, conseguiu se divertir e sem culpa por ceder às inferioridades do jogo. Por fim, tudo é uma questão de julgamentos. Você julga os jogadores e os rotula conforme o seu achismo, julga os jogos de acordo com seus gostos, julga os gráficos, julga a trilha sonora, julga a empresa e de tanto julgar não tem mais nada o que falar, pois não teve tempo pra jogar. Hoot Hoot Peguei pesado com você!? É a fome me deixando de mau humor. Hoooooo

    Jogando Sem Compromisso

    Quando perdermos o medo do julgamento, quando jogarmos o jogo que quisermos, quando não mais nos preocuparmos com o que os outros poderão pensar, então conseguiremos jogar casualmente do modo mais hardcore possível. Chegaremos a outro nível, subiremos um degrau na evolução gamer e, desse novo degrau, enxergaremos os julgamentos como eles realmente são: Pura Besteira.
    Essa subida é muito pessoal e a jornada é somente sua. Quem sabe hoje você consiga ler uma critica e, às vezes, perceber quando ela é real e quando ela é tendenciosa, mas certamente, após subir esse degrau, você não terá dúvidas quanto a isso. Identificará facilmente quando alguém está travestido de boas intenções, mas na realidade suas palavras só servem para rotular e julgar. Mantenha a sua opinião acima de qualquer outra quando o assunto é de cunho tão pessoal quanto jogos. Não importa o que pensem sobre, o que realmente importa é a diversão. Eu prefiro ser casual quanto à escolha dos jogos e eu jogo do modo mais hardcore possível para a minha situação e limitações. Quanto menos tempo você tem para jogar, mais seletivo você se torna, porém, mesmo assim, eu ainda consigo jogar meus jogos antigos, consigo jogar jogos rotulados e não me sinto inferior aos que passam horas jogando FPS online. Se isso é ser casual então é muito melhor do que ser hardcore e vocês deveriam experimentar a liberdade de escolha. Rá! Te encontrei! Camuflado e muito saboroso. Pode correr… Agora me deem licença que preciso me alimentar Hoo Hoot.


    avatar
    T-Rex
    O Terror do Hemisfério Sul
    O Terror do Hemisfério Sul

    Karma Karma : 611
    Posts Posts : 2128

    Re: Casualidade Benéfica

    Mensagem por T-Rex em Qua 12 Mar 2014, 03:41

    Muito bom este assunto que ainda intriga os jogadores não-casuais. Karmado!!

    Para mim, esta parada de casual nos dá uma visão de que eles estão, não só divertindo, mas também conhecendo a maneira de entreter e elevar a outro nível que aonde a pessoa pode chegar, seja pela convivência, seja pelo talento... se não existisse isso, nada teria levado a nós, gamers, a enxergar um outro meio de fazer a diferença de que eles são favoráveis às certas coisas.
    avatar
    vits
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 2542
    Posts Posts : 4922

    Re: Casualidade Benéfica

    Mensagem por vits em Qua 12 Mar 2014, 07:46

    Gostei bastante da forma como o texto foi escrito, não existe isso de jogo casual ou hardcore, é a forma como o jogador encara esses títulos que define a experiência.
    avatar
    JonathanAlis
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1336
    Posts Posts : 2517

    Re: Casualidade Benéfica

    Mensagem por JonathanAlis em Qua 12 Mar 2014, 13:41

    Ótimo tópico. Discussão sobre isso é necessária.

    Pra mim, casual vai pela definição da palavra: é relativo ao compromisso.
    Se eu penso "tô fazendo nada, vô ver qualé daquele joguinho alí/ vou ali atropelar umas velhinhas no GTA/ vou ali dar uns headshots no CoD, etc", estou jogando casualmente.

    Hardcore, se considerar que é o oposto de casual, é quando se tem um compromisso, tipo: "ontem eu passei da terceira dungeon, hoje é a quarta","só jogo outro jogo quando eu terminar esse", "tenho que entrar al hora pq meu clã vai entrar online pra gente matar o boss", "tenho que bater o recorde mundial do flappy bird"ou coisas do tipo, se envolve um certo compromisso com o jogo, é uma atitude hardcore.

    Então concordo que casual ou hardcore está mais relacionado a atitude do jogador do que do jogo. Todo jogo pode ser casual ou hardcore.

    Mas claro que tem jogos que favorecem atitudes casuais e hardcores dos jogadores, e acho que é aí que eles classificam um jogo em um dos estilos. Acho que nao tem nada a ver com gráficos, sangue, dificuldade ou habilidade.
    avatar
    El Buga
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 3662
    Posts Posts : 3048

    Re: Casualidade Benéfica

    Mensagem por El Buga em Qua 12 Mar 2014, 16:37

    O mito das crônicas ataca novamente! Fico estupefato como é que você consegue escrever tanto texto foda em pouco tempo. Ah, se minha inspiração não levasse séculos pra aparecer Laughing

    Os jogos podem ser feitos mirando num ou noutro público, mas o compromisso do jogador é o que define se ele é casual ou não. E todos têm seus dias de casuais e hardcore.

    Eu me considerava um jogador casual nestes anos mais recentes. Trabalho com criação, então chegava em casa com meu cérebro já bastante cansado. Aí, ligava o Wii pra jogar alguma coisa. Eu me achava casual por isso, porque comparado ao que eu fazia quando moleque, eu jogava muito pouco mesmo.

    Mas agora esse texto me fez perceber algo. Não é a duração de cada sessão de gameplay que determina isso, é o compromisso. Toda vez que eu pegava no wiimote pra jogar Xenoblade de noite, eu ia até 2 da manhã e parava apenas por força do horário, porque estava completamente concentrado no jogo.

    Agora eu acho que talvez eu nunca tenha mudado de "lado". Smile
    avatar
    Visionnaire
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1278
    Posts Posts : 1842

    Re: Casualidade Benéfica

    Mensagem por Visionnaire em Qua 12 Mar 2014, 19:57

    Opa! Valeu pessoal! Obrigado pelos comentários!
    Eu admito que tenho uma certa aversão à rótulos, talvez por pensar que a situação quando é rotulada acaba se tornando regra e cria-se uma falsa sensação de superioridade.

    Eu gosto de escrever pensando que a pessoa que lê meus artigos gasta o tempo da própria vida fazendo isso. Pra mim é uma honra.
    Novamente, agradeço aos que leram o artigo.

    Edit para consertar um erro de português.


    Última edição por visionnaire em Qua 12 Mar 2014, 21:04, editado 1 vez(es)
    avatar
    BetoSantos
    Membro Nv.15
    Membro Nv.15

    Karma Karma : 594
    Posts Posts : 175

    Re: Casualidade Benéfica

    Mensagem por BetoSantos em Qua 12 Mar 2014, 20:54

    Excelente texto Visionnaire.

    E mais do que isso, pelo menos para mim, é palpável a sua grande evolução -desde os seus primeiros posts até hoje- no fórum.

    Comentários pertinentes e oportunos, educação no tratar com os colegas de fórum, textos bem escritos e ótimos argumentos.

    Percebi isso a algum tempo, e achei esse momento oportuno para elogiar.

    Parabéns !
    avatar
    Visionnaire
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1278
    Posts Posts : 1842

    Re: Casualidade Benéfica

    Mensagem por Visionnaire em Qua 12 Mar 2014, 21:07

    BetoSantos escreveu:Excelente texto Visionnaire.

    E mais do que isso, pelo menos para mim, é palpável a sua grande evolução -desde os seus primeiros posts até hoje- no fórum.

    Comentários pertinentes e oportunos, educação no tratar com os colegas de fórum, textos bem escritos e ótimos argumentos.

    Percebi isso a algum tempo, e achei esse momento oportuno para elogiar.

    Parabéns !
    Muito obrigado! É bom saber quando somos vistos positivamente! Obrigado!
    avatar
    Shiny
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1270
    Posts Posts : 2269

    Re: Casualidade Benéfica

    Mensagem por Shiny em Qua 12 Mar 2014, 22:28

    Ótimo texto! Mario 3D  World é um jogo que pode ser casual e hardcore, eu quero pegar todos as estrelas e carimbos, acaba não sendo uma experiência casual.
    avatar
    Wolfman
    Veterano Nv.13
    Veterano Nv.13

    Karma Karma : 609
    Posts Posts : 724

    Re: Casualidade Benéfica

    Mensagem por Wolfman em Qui 13 Mar 2014, 21:47

    Muito bom o texto mesmo. O assunto já havíamos discutido antes em outro tópico, mas foi bom ver ele desenvolvido dessa formadaí não preciso mais escrever um sobre também..

    Sobre o jogador casual, realmente a forma com que eles agem pode ensinar muito a um jogador dito Hardcore. O principal sendo, simplesmente, se divertir, não levar muito a sério coisas que não afetam tua vida de forma alguma, e aproveitar bem o teu hobbie que no fim é entretenimento, e não motivo de guerra.

    A mentalidade do casual é a mesma de uma criança brincando. O que importa é a diversão, independente do quão limitado é o que ele tem disponível. É tirar o melhor proveito possível de algo, mesmo sendo simples. Quando um brinquedo cansa ou tem defeito, ela parte pra outro e assim vai. Elas não tomam lados cegamente ou brigam no parquinho pra ver quem tem mais detalhes desenhados ou plástico de melhor qualidade.

    Enquanto isso muito "harcore" parece levar tudo muito a sério, como se algo que alguém falou o que o que uma desenvolvedora fez tivesse afetado a vida dele de forma séria e negativa. É quase como aquelas pessoas que vão pra estádio de futebol brigar por causa do time deles. Gente que as vezes esquece o propósito da coisa, que é diversão, entretenimento, e não que levar tudo isso tão a sério de forma que afete teu aproveitamento, ainda mais por tanta bobagem igual jogadores hardcore fazem.

    Enfim, o que vejo de bom no lado mais casual é justamente jogar sem nenhum compromisso, sem se deixar levar por bobagens ou levar tudo muito a sério, de forma que prejudique teu aproveitamento. O negócio é ir atrás do que te interessa, aproveitar o melhor que pode e tirar algo de bom dali.
    avatar
    Visionnaire
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1278
    Posts Posts : 1842

    Re: Casualidade Benéfica

    Mensagem por Visionnaire em Qui 13 Mar 2014, 22:06

    Wolfman escreveu:Muito bom o texto mesmo. O assunto já havíamos discutido antes em outro tópico, mas foi bom ver ele desenvolvido dessa formadaí não preciso mais escrever um sobre também..

    Sobre o jogador casual, realmente a forma com que eles agem pode ensinar muito a um jogador dito Hardcore. O principal sendo, simplesmente, se divertir, não levar muito a sério coisas que não afetam tua vida de forma alguma, e aproveitar bem o teu hobbie que no fim é entretenimento, e não motivo de guerra.

    A mentalidade do casual é a mesma de uma criança brincando. O que importa é a diversão, independente do quão limitado é o que ele tem disponível. É tirar o melhor proveito possível de algo, mesmo sendo simples. Quando um brinquedo cansa ou tem defeito, ela parte pra outro e assim vai. Elas não tomam lados cegamente ou brigam no parquinho pra ver quem tem mais detalhes desenhados ou plástico de melhor qualidade.

    Enquanto isso muito "harcore" parece levar tudo muito a sério, como se algo que alguém falou o que o que uma desenvolvedora fez tivesse afetado a vida dele de forma séria e negativa. É quase como aquelas pessoas que vão pra estádio de futebol brigar por causa do time deles. Gente que as vezes esquece o propósito da coisa, que é diversão, entretenimento, e não que levar tudo isso tão a sério de forma que afete teu aproveitamento, ainda mais por tanta bobagem igual jogadores hardcore fazem.

    Enfim, o que vejo de bom no lado mais casual é justamente jogar sem nenhum compromisso, sem se deixar levar por bobagens ou levar tudo muito a sério, de forma que prejudique teu aproveitamento. O negócio é ir atrás do que te interessa, aproveitar o melhor que pode e tirar algo de bom dali.
    Eu gostaria de ver outro artigo sobre esse assunto, tem muito à se discutir sobre.

    Normalmente os jogos ficam ofuscado em meio as criticas de muitos hardcores e isso pode comprometer a diversão. 
    É melhor ser um casual decidido do que um hardcore "vai com as outras".
    avatar
    bruno.martins.18659
    Veterano Nv.35
    Veterano Nv.35

    Karma Karma : 1445
    Posts Posts : 1433

    Re: Casualidade Benéfica

    Mensagem por bruno.martins.18659 em Qui 13 Mar 2014, 23:29

    Desculpa mas as pessoas tem um conceito muito errado que é casual e hardcore...




    Esse cara explica o conceito que as pessoas tanto erram!
    avatar
    Aspen
    Membro Nv.14
    Membro Nv.14

    Karma Karma : 64
    Posts Posts : 165

    Re: Casualidade Benéfica

    Mensagem por Aspen em Qui 13 Mar 2014, 23:58

    bruno.martins.18659 escreveu:Desculpa mas as pessoas tem um conceito muito errado que é casual e hardcore...




    Esse cara explica o conceito que as pessoas tanto erram!
    Eu lembro que esse cara também fez um vídeo respondendo perguntas sobre Wii U e a opinião dele sobre o console.

    O vídeo caso alguém tenha se interessado:

    Conteúdo patrocinado

    Re: Casualidade Benéfica

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sab 21 Out 2017, 02:57