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    Análise - Holy Invasion of Privacy, Badman! [PSP]

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    Rafael Freitas
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    Análise - Holy Invasion of Privacy, Badman! [PSP]

    Mensagem por Rafael Freitas em Qua 06 Jan 2010, 12:39

    Bem, esse review eu já tinha feito, mas estava guardado aqui no meu PC. Ele é o primeiro review que eu faço, então se encontrarem alguns erros, não será estranho.

    Esse jogo é um pouco antigo, mas é muito desconhecido. Já serve como recomendação para quem quiser comprá-lo. xD



    A criatividade nos videogames está escassa? Jogos criativos foram “substituídos” por FPSs? Por de ação simplórios também? Sim, isso está acontecendo, jogos criativos estão sumindo, enquanto os “genéricos” estão lotando as lojas. Os jogos independentes surgiram e fizeram sucesso, mas não é sobre isso que irei falar. O PSP possui grandes sucessos, grande parte deles são diferentes, criativos e divertidos. Patapon e Locoroco são exemplos desses jogos que apareceram no portátil da Sony. Outro que poderá entrar nesta lista é Holy Invasion of Privacy, Badman! What Did I Do to Deserve This?

    Nesse jogo, que é um Tower Defense, mas com elementos novos, você (Deus da destruição) deve derrotar os heróis utilizando labirintos criados por você, e nele utilizando monstros para impedir que o herói consiga capturar o Overlord Badman. Este pede sua ajuda para derrotar esses terríveis heróis, que insistem em incomodá-lo. E para ajudá-lo, um eco-sistema precisa ser criado, para poder derrotar os herois. Você precisa escolher e organizar tudo para que os herois não cheguem vivos até o lugar em que você deixa o Overlord (abra o caminho e coloque-o em um lugar distante, de preferência). O próprio Overlord, é o personagem que dá um toque de humor ao jogo, com seus diálogos variados e engraçados.



    Com o seu pickaxe (ferramenta usada para escavar), você deve construir um labirinto para dificultar o objetivo do heroi. Antes dos inimigos começarem o ataque, existe um tempo para você organizar suas unidades, e mesmo após o começo do jogo, você ainda pode ter dig power (total de blocos que você pode quebrar) para produzir ainda mais unidades, enquanto o ataque do inimigo está acontecendo. Quando os heróis são mortos, a fase termina, e no final dela você pode melhorar os seus monstros, como upar o level de seu Slimemosse, ou de seus Lizards.

    Existem vários tipos de solo, o sem nutrientes, que é o que você pode utilizar para formar um caminho, mas sem libertar Slimemosses, e os com nutrientes, que libertam essas criaturas. Elas têm um importante papel no jogo, elas que dão origem a tudo, nutrindo os blocos. Se o bloco tiver muitos nutrientes, ele mudará de cor, e quebrando-o você cria uma outra criatura, os insetos Omnoms, e se ele tiver mais nutrientes, após ser destruído, um lagarto surgirá, que criará um pequeno lugar para permanecer e até (depois de um tempo) dar vida a novos lagartos. Se os Slimemosses permanecerem por algum tempo vivos, se transformarão em flores que podem ferir o herói.



    O esquema é similar quando você opta por usar criaturas mágicas ao invés de Slimemosses, Omnoms e Lizardmen. Quando um herói usa magia, ou morre, os blocos na área perto do lugar onde ele usou magia ou foi morto, começam a carregar mana deste guerreiro, similar aos nutrientes. Todo o desenvolvimento de criaturas mágicas é o mesmo se comparado com as dos mostros.

    Optando pelo caminho dos monstros, ou pelo caminho das criaturas mágicas, depois de várias rodadas, surgirá um bloco especial, com uma luz. Quando quebrado, esse bloco especial forma um buraco no solo, com um símbolo mágico nele. Após algumas rodadas, com muitos nutrientes, esse símbolo sofre uma mudança de cor, gerando uma das criaturas mais fortes do jogo, o Ciclope. Ele possui várias cores, que são definidas pela quantidade de tempo que o buraco permanece no solo.

    A imagem abaixo mostra a cadeia alimentar do jogo:



    É possível avançar de fase no início do jogo fazendo um labirinto confuso e bagunçado, mas nas fases futuras, é preciso ter um labirinto bem feito. Se fizer um desorganizado, os seus monstros entrarão em confronto entre si e assim podem morrer. Criar um belo eco-sistema é fundamental para sucesso nas fases.

    Se na hora de jogar parecer difícil e estranho, o jogo possui um modo Training, onde o Overlord Badman te explica como o jogo funciona, e também como conseguir criar todas as criaturas do jogo. Se achar que já aprendeu tudo e é bom o suficiente, tente o modo Challenge, nele, você deve cumprir desafios variados, como derrotar um inimigo, criar 20 Lizardmen em 10 minutos, entre outros. O modo Story funciona de uma maneira simples, ele é dividido em fases, e cada uma delas tem seus respectivos herois. O labirinto que você construir permanecerá até o final do jogo, então se você não fizer um lugar bom para os seus Slimemosses ficarem e distribuírem nutrientes, poderá ser difícil completar as fases.

    A caixa de diálogos, criaturas, heróis, o Overlord... todos tem o design de personagens da era 8-bits. Inclusive alguns sons dos personagens, também deixam um clima retrô ao jogo. A opção da produtora me utilizar gráficos estilizados só deixou o jogo com personalidade, único. A trilha sonora, em algumas partes, possui arranjos da era 8-bits, e além deles, músicas claramente inspiradas em jogos clássicos de RPGs.



    Pode parecer, mas você não tem controle total pelas suas unidades, você pode até construir um local em que possa criar um demônio ou um dragão, porém, os seus Slimemosses ou Spirits podem não agir da maneira que você pensa, o que dificulta em momentos críticos do jogo, quando o herói já está a caminho de Badman.

    Todos os poucos estágios são os mesmos, terminam do mesmo jeito que começaram, apenas a dificuldade aumenta. Após algumas horas de jogo, é fácil notar que o jogo se torna repetitivo. É claro que o jogo é divertido, mas a partir do ponto que as fases ficam repetitivas, ele se torna incômodo. Poderíamos ver fases com mais variação, cenários diferentes, diálogos diferentes. Mas pelo visto, só a continuação pode consertar estes defeitos.



    Holy Invasion of Privacy, Badman! What Did I Do to Deserve This? Por mais que tenha seus defeitos, ainda é um jogo que deve ser visto com cuidado, por ter elementos novos que diferenciam cada vez mais dos demais TD. É um ótimo trabalho da Acquaire, que já está produzindo a continuação para o jogo, que promete novidades, corrigindo os erros deste primeiro.



    Nota final: 30/40 famitsu lol.
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    Rafael Freitas
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    Re: Análise - Holy Invasion of Privacy, Badman! [PSP]

    Mensagem por Rafael Freitas em Qui 07 Jan 2010, 14:38

    Trailer do jogo:



    Trailer de Holy Invasion of Privacy, Badman! 2: Time to Tighten Up Security




    http://www.siliconera.com/2009/12/09/holy-invasion-of-privacy-badman-2-digging-into-europe/

    -O jogo tem agora um continente (isso não foi muito bem explicado).

    -Novos monstros (Golems e Sirens).

    -A Acquire balanceou todos os monstros.

    -Quem comprar essa segunda edição, vai ganhar a primeira como brinde.
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    Capi
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    Re: Análise - Holy Invasion of Privacy, Badman! [PSP]

    Mensagem por Capi em Qui 07 Jan 2010, 20:43

    Boa análise, Rafa. Esse jogo parece mto bom, seria um dos que pegaria se tivesse um PSP.
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    Shurebis
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    Re: Análise - Holy Invasion of Privacy, Badman! [PSP]

    Mensagem por Shurebis em Seg 18 Jan 2010, 00:12

    Eu joguei a demo, tem na Psn, mas achei MUY confuso! Não compraria, existem jogos baratos melhores.
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    Rafael Freitas
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    Re: Análise - Holy Invasion of Privacy, Badman! [PSP]

    Mensagem por Rafael Freitas em Seg 18 Jan 2010, 01:02

    O que foi confuso?
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    Shurebis
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    Re: Análise - Holy Invasion of Privacy, Badman! [PSP]

    Mensagem por Shurebis em Qui 11 Fev 2010, 19:48

    Tudo!

    O sistema é meio que random, os bichos agem independentemente, você não controla o que eles fazem, você não tem o controle sobre tudo.

    E isso fede.
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    Rafael Freitas
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    Re: Análise - Holy Invasion of Privacy, Badman! [PSP]

    Mensagem por Rafael Freitas em Qui 11 Fev 2010, 21:24

    Criar espaços para cada espécie pode ser uma solução para isso. Assim a maioria ficaria rodando no lugar em que você criou os slimemosses. O jeito pode ser criar vários formatos pra dungeon criada.

    Mas você não deve ter gostado, então isso não deve resolver... xD
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    Re: Análise - Holy Invasion of Privacy, Badman! [PSP]

    Mensagem por Shurebis em Sex 12 Fev 2010, 13:31

    Não mesmo, achei muito bizarro, mas quando comprar minha remessa de jogos, eu vou fazer umas análises!

    Pretendo comprar Flow, Echochrome, Half-Minute Hero e mais alguns jogos!

    Re: Análise - Holy Invasion of Privacy, Badman! [PSP]

    Mensagem por tiagosantana em Sex 12 Fev 2010, 13:55

    Esse jogo é uma espécie de Evil Genius, certo? (onde você controla o vilão e não o herói).

    Um amigo meu falou que Half-Minute Hero é bem legal.
    Espero o seu review, Shuberis. Smile
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    Re: Análise - Holy Invasion of Privacy, Badman! [PSP]

    Mensagem por Tres em Seg 21 Jun 2010, 14:26

    Mto bom esse jogo xD to viciado nele atualmente.
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    Re: Análise - Holy Invasion of Privacy, Badman! [PSP]

    Mensagem por Rafael Freitas em Seg 21 Jun 2010, 18:33

    Tá jogando o 2? Nem joguei ele ainda...
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    Re: Análise - Holy Invasion of Privacy, Badman! [PSP]

    Mensagem por Shurebis em Seg 21 Jun 2010, 19:40

    Já faço a review de Half Minute Hero, deixa a preguiça passar.
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    Capi
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    Re: Análise - Holy Invasion of Privacy, Badman! [PSP]

    Mensagem por Capi em Seg 21 Jun 2010, 20:19

    Queria que tivesse uma versão de PC. Pagaria facilmente 30 dólares nele.
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    Tres
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    Re: Análise - Holy Invasion of Privacy, Badman! [PSP]

    Mensagem por Tres em Ter 22 Jun 2010, 08:28

    To jogando o primeiro ainda Highwind.

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    Re: Análise - Holy Invasion of Privacy, Badman! [PSP]

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