Arquivo do Fórum Nintendo Blast

Olá visitante/usuário! Nós estamos em processo de migração e deixaremos este Fórum em breve.

A migração é para termos mais liberdade e para podermos ter um Fórum melhor! Se você ainda não é cadastrado neste Fórum e nem no novo, clique aqui e cadastre-se já no Novo Fórum!

Se você já possui uma conta aqui, clique aqui e saiba como migrar para o Novo Fórum Nintendo Blast!
Arquivo do Fórum Nintendo Blast

    [Discussão]A Nintendo deve descontinuar o Wii U?

    Compartilhe
    avatar
    Pocket Monster
    Veterano Nv.19
    Veterano Nv.19

    Karma Karma : 145
    Posts Posts : 867

    [Discussão]A Nintendo deve descontinuar o Wii U?

    Mensagem por Pocket Monster em Seg 03 Fev 2014, 13:01


    Já não é mais novidade para ninguém que o Wii U está longe de ter o sucesso almejado pela Nintendo e pelos fãs da empresa. Apesar dos grandes esforços da Big N em popularizar o console, o público não parece ter se dado por satisfeito com o que foi oferecido, o que é bastante preocupante dada a quantidade de jogos que a Nintendo lançou no segundo semestre de 2013. As baixas vendas do console ocasionaram uma onda de cancelamentos de jogos de third-parties e um ceticismo crescente de todos os setores da industria. Na ultima semana, a gigante nipônica anunciou os resultados do  terceiro trimestre fiscal de 2013 e apresentou mais um prejuízo, causado principalmente pelas baixas vendas de seu console de mesa. Estando numa situação delicada e tendo que enfrentar a concorrência fortíssima de dois novos consoles, surge uma pergunta que não quer calar: a Nintendo deve descontinuar o Wii U?


    Uma faca de dois gumes

    Descontinuar um produto devido a seu admitido fracasso é uma tarefa ingrata e bastante desconfortável para qualquer empresa. Sua marca fica manchada para os olhos de acionistas e, principalmente, consumidores, que deram duro para adquirir o produto confiando em seu sucesso. A insatisfação geral com esse tipo de atitude vinda de uma empresa de porte como a Nintendo pode destruir sua imagem para sempre, a não ser que algum plano muito bem arquitetado esteja sendo pensado.








    A Nintendo já desistiu de um console. Lembram-se do Virtual Boy?
    Caso haja um plano B, descontinuar o produto pode ser, a curto prazo, algo terrível, mas que pode ir se corrigindo com o passar do tempo. Dado o grande prejuízo da Nintendo, que vem crescendo cada vez mais graças ao Wii U, descontinuar o console em um futuro próximo e lançar um novo hardware com potencial competitivo aos concorrentes não seria má ideia. E não estou dizendo para a Nintendo deixar de criar o que sabe fazer de melhor e de maneira nenhuma transformar Mario em Call of Duty. A questão é que o Wii U é um console que chegou ao mercado com a promessa de atrair de volta o público perdido durante a vida do Wii, o que se tornou praticamente impossível graças a dificuldade de trazer para ele os jogos lançados para a nova geração de consoles concorrentes. Isso ocorre devido à sua arquitetura, que é completamente distinta dos produtos oferecidos pela Sony e pela Microsoft.








    Fiquem tranquilos, pois isso nunca vai acontecer. Espero...
    Não estou falando de capacidade gráfica, pois já é sabido por todos que o Wii U é capaz de gerar gráficos lindos que, apesar de não competirem de igual para igual com o que é apresentado no Xbox One ou no PlayStation 4, pelo menos não representam o abismo que testemunhamos entre o Wii, o PS3 e o Xbox 360. Estou dizendo que os consoles concorrentes possuem a arquitetura similar a de um PC, o que faz com que a programação dos jogos e até mesmo os ports sejam feitos sem muita dor de cabeça. O Wii U, no entanto, possui a mesma arquitetura do Wii, só que mais parruda, de maneira que o jogo precisa ser totalmente reconstruído para ser lançado na plataforma. E considerando as baixas vendas do console, qual a vantagem de uma desenvolvedora gastar tanto em um port que ela sabe que não vai vender?

    A real situação do Wii U

    Depois de um pouco mais de um ano no mercado, o Wii U vendeu um pouco mais de cinco milhões de unidades ao redor do globo, o que é um número baixíssimo se considerarmos que o Xbox One e o PlayStation 4 já estão chegando a essa marca com um pouco mais de dois meses nas lojas. Esforços de todos os lados vieram e estão vindo por parte da empresa, que está lançando todas as suas franquias de peso em um curtíssimo período de tempo, para que os jogadores  satisfaçam-se com o que mais buscam quando adquirem um console da empresa: jogos exclusivos de extrema qualidade.








    Ninguém duvida que Mario Kart 8 será incrível. Talvez só não seja o suficiente
    Infelizmente, todos sabemos que as coisas nem sempre dão certo para todo mundo, mesmo que na nossa cabeça esteja tudo bem. Na última quinta feira, Satoru Iwata realizou alguns anúncios para o console, entre eles a adição de jogos de DS ao Virtual Console, um maior uso do GamePad e até mesmo o mês de lançamento de Mario Kart 8, um dos jogos mais esperado do console, mas isso é mesmo o suficiente? Eu acredito que não.









    O futuro de Watch_Dogs no Wii U é um pouco incerto
    Enquanto várias notícias um pouco animadoras vem da própria Nintendo, outras nada agradáveis vem de todo o resto do mercado, que acredite, já não se limita mais às escolhas e inovações da Nintendo há algum tempo. Além de receber pouquíssimos jogos de third-parties, estes vem com diversas limitações, como a falta de modo multiplayer de Batman Arkham Origins (que teve seu DLC de Wii U cancelado na última semana) e a falta de qualquer conteúdo adicional deAssassin’s Creed IV: Black Flag. Para piorar a situação, alguns jogos antes dados como certos para o console, como o esperadíssimo Watch_Dogs, já não estão completamente garantidos no console, dado o silêncio de Ubisoft quanto ao curioso desaparecimento do título em vídeos promocionais do console.

    O rumor do Nintendo Fusion

    Apesar de claramente se tratar de um rumor que dificilmente de concretizará, só o fato deste tipo de notícia começar a pipocar na internet já pode trazer alguma luz do que pode acontecer em um futuro não tão distante. Apesar do Wii U possuir diversos jogos programados para este ano, não consigo enxergar algo tão brilhante para os próximos anos. Considerando que o console da Nintendo está cada vez mais sendo sustentado apenas pela própria empresa, manter o produto no mercado por muito tempo se tornará uma tarefa quase impossível. Viradas de jogo a parte, a Nintendo está diante de uma das mais situações mais difíceis de sua história, chegando perto do que ocorreu com o Virtual Boy, há mais de dez anos atrás.








    Apesar de não ter sido um sucesso estrondoso, o GameCube nunca deu prejuízo à Nintendo
    Muitos dirão que o GameCube também não foi lá um grande sucesso, mas havia uma grande diferença entre o saudoso cubo da Big N e o Wii U: o lucro. Enquanto a Nintendo nunca vendeu sequer uma unidade do GameCube com prejuízo, cada Wii U vendido tem uma parcela de seu valor subsidiada pela empresa, que contava obter uma compensação com a venda de software, o que não está acontecendo graças às vendas baixíssimas do console, que tornam os jogos pouco demandados por melhores que sejam, como por exemplo o caso de Super Mario 3D World que perdeu em vendas para...Knack (PS4).









    Acredite ou não, o pior jogo de lançamento do PS4 superou Super Mario 3D World em vendas
    O prejuízo apresentado nos últimos meses não farão com que a Nintendo deixe de produzir consoles de mesa e, muito menos, vá a falência, como muitos adoram profetizar. O fato só nos mostra que alguma medida grande deve ser tomada para que a empresa volte a ser saudável e sustentável. Lançar um novo console com especificações competitivas que possibilitem que as third-parties trabalhem à vontade no console não tem nada a ver com a Nintendo deixar de ser a empresa que tanto amamos, e sim com abrir caminhos para se tornar ainda maior e indispensável para a indústria. O rumor do Fusion provavelmente é falso, visto que a Nintendo é mais fechada que o Fort Knox e informações desse tipo nunca vazariam de forma tão esdrúxula, mas ainda assim o console poderia ser um bom caminho a ser traçado pela Nintendo, que finalmente adotaria o conceito de ecossistema para seus consoles, que passariam a se integrar de forma mais profunda que apenas uma junção de saldos do eShop. Além disso, o console teria poder de fogo suficiente para receber ports de jogos que serão lançados nos próximos anos para os consoles concorrentes, que conviveriam com as maravilhosas franquias da própria empresa. Seria uma combinação de peso que faria com que a Nintendo possuísse cacife suficiente para encarar sua concorrência, o que, infelizmente não está acontecendo agora.

    A Nintendo deve descontinuar o Wii U?


    Dadas às circunstancias, a Big N deve, pelo menos, pensar em uma estratégia consistente para o médio prazo. O ano passado serviu para nos mostrar que nem as mais amadas franquias da desenvolvedora estão sendo o bastante para sustentar seu console. Dado este problema, algo deve ser pensado com urgência para que a empresa volte a se tornar competitiva e relevante na indústria. Afinal, a Nintendo sempre foi a empresa que esteve passos a frente de seus concorrentes no quesito inovação, mas para isso, os conceitos anteriores foram sempre destruídos. Se isso acontecer, só torço que não se esqueçam de levar o nome Wii junto, porque trazê-lo à nova geração foi uma escolha deveras infeliz.

                                                                             Revisão: Samuel Coelho
                                                                                Capa: Daniel Machado
    Fonte
    O que acharam disso?
    Acham que a Nintendo deve descontinuar ou nao o Wii U?
    avatar
    Golden Bob-Omb
    Membro Nv.31
    Membro Nv.31

    Karma Karma : 287
    Posts Posts : 335

    Re: [Discussão]A Nintendo deve descontinuar o Wii U?

    Mensagem por Golden Bob-Omb em Seg 03 Fev 2014, 13:13

    Tópico da nintendo blast XD

    PS1: Mario 3D land não perdeu em vendas para Knack
    PS2: Descontinuar não é uma boa idéia, Sega já nos mostrou muito bem isso
    PS3: Esse dramalhão do Watch_Dogs vai terminar em nada ainda, podem apostar!
    PS4: Muito caro.... prefiro Wii U mesmo xDD


    Última edição por Golden Bob-Omb em Seg 03 Fev 2014, 13:40, editado 1 vez(es)

    Duco
    Veterano Nv.33
    Veterano Nv.33

    Karma Karma : 845
    Posts Posts : 1210

    Re: [Discussão]A Nintendo deve descontinuar o Wii U?

    Mensagem por Duco em Seg 03 Fev 2014, 13:14

    Não, pode até reduzir o tempo da geração pra 3-4 anos, o que eu já aceitaria com meia vontade, mas aceitaria.

    Agora, qualquer coisa antes disso tornaria o WiiU meu ultimo console da Nintendo
    avatar
    Shiny
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1270
    Posts Posts : 2269

    Re: [Discussão]A Nintendo deve descontinuar o Wii U?

    Mensagem por Shiny em Seg 03 Fev 2014, 13:19

    Descontinuar seria uma baita falta de respeito com quem comprou. Enfim, acho que o texto só falou o óbvio, e no final a pergunta do título ainda ficou sem resposta.
    avatar
    El Buga
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 3662
    Posts Posts : 3048

    Re: [Discussão]A Nintendo deve descontinuar o Wii U?

    Mensagem por El Buga em Seg 03 Fev 2014, 13:22

    Claro que não. Isso seria a maior burrice possível. Descontinuar o videogame implicaria na total perda de confiança na empresa por parte dos consumidores, e na situação atual essa base de 5 milhões deve ser tratada muito bem pela empresa. Aí o próximo não venderia é nada. Quem vai comprar um produto de uma empresa que pode a qualquer momento abandonar o suporte e passar a fingir que ele não existe?!

    O que deve ser feito é investir no marketing (que pelo visto já está sendo feito) e em aumentar a biblioteca disponível.

    Só fala isso quem não comprou o console, na boa.
    avatar
    Omnimon
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1869
    Posts Posts : 3094

    Re: [Discussão]A Nintendo deve descontinuar o Wii U?

    Mensagem por Omnimon em Seg 03 Fev 2014, 13:25

    Rapaz vocês são muito apresados o console tem 1 ano e 3 messes de mercado, na 7º geração teve 1 console que levo 3 anos e meio para conseguir vender algo e parar de dar despesa para sua empresa, n vejo por que do Wii U ser descontinuado se ele pode muito bem no futuro virar a jogada, ainda mais visto como a Nintendo segue dando apoio solido ao console n apenas lançando 1 ou 2 jogos mas a cada ano a lista fica mais robusta e chamativa.
    avatar
    Arthimura
    Veterano Nv.8
    Veterano Nv.8

    Karma Karma : 343
    Posts Posts : 577

    Re: [Discussão]A Nintendo deve descontinuar o Wii U?

    Mensagem por Arthimura em Seg 03 Fev 2014, 13:27

    "(...) como por exemplo o caso de Super Mario 3D World que perdeu em vendas para... Knack (PS4)"



    Knack: 0.51m
    Super Mario 3D World: 1.70m

    Pra mim o Wii U não deve ser descontinuado, pelo menos não pelos próximos 3 ou 4 anos. O que fará ele ser um bom vídeo-game será a biblioteca de jogos que ele terá, não a quantidade de vendas.

    O Game Cube não vendeu tão bem e teve uma ótima biblioteca. A maioria dos donos de Dreamcast eram felizes com o vídeo-game (até ele ser descontinuado).

    Eu achei esse artigo da IGN bastante interessante: "Será que realmente importa se o Wii U falhar?"
    avatar
    AlexOk
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1233
    Posts Posts : 2998

    Re: [Discussão]A Nintendo deve descontinuar o Wii U?

    Mensagem por AlexOk em Seg 03 Fev 2014, 13:29

    NÃO.






    fim.
    avatar
    danielvsa
    Membro Nv.9
    Membro Nv.9

    Karma Karma : 38
    Posts Posts : 110

    Re: [Discussão]A Nintendo deve descontinuar o Wii U?

    Mensagem por danielvsa em Seg 03 Fev 2014, 13:33

    Descontinuar o Wii U, não o Gamepad. Construir um aparelho com hardware mais potente será mais viável.
    avatar
    BjornTheBear
    Veterano Nv.2
    Veterano Nv.2

    Karma Karma : 451
    Posts Posts : 442

    Re: [Discussão]A Nintendo deve descontinuar o Wii U?

    Mensagem por BjornTheBear em Seg 03 Fev 2014, 13:34

    O WiiU está com boas vendas? Está.
    O WiiU tem excelentes jogos e ainda mais por vir? Tem.
    O WiiU é um console no "Nível Nintendo"? Sim.

    Então por que tanta discussão sobre isso? sinceramente, acho que deveríamos nos focar mais nos jogos, jogabilidade etc, afinal isso de Nintendoom ou WiiU vai acabar já deu.


    Abraço
    avatar
    VirtualBoy
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1293
    Posts Posts : 4581

    Re: [Discussão]A Nintendo deve descontinuar o Wii U?

    Mensagem por VirtualBoy em Seg 03 Fev 2014, 13:38

    Não. Acho que caso a Nintendo o fizesse seria uma grande burrada, já que teria que fazer outro console a tempo e gastaria tempo e dinheiro com ele. E além disso, a Nintendo perderia confiança de grande parte dos consumidores.
    avatar
    Pocket Monster
    Veterano Nv.19
    Veterano Nv.19

    Karma Karma : 145
    Posts Posts : 867

    Re: [Discussão]A Nintendo deve descontinuar o Wii U?

    Mensagem por Pocket Monster em Seg 03 Fev 2014, 13:39

    Eu acho que NÃO pode descontinuar tanto jogo bom vindo Mario Kart 8,Smash,Bayonetta...

    Eu tenho um wii u e fiz essa discussão pra ver opiniao de vcs =)
    avatar
    Mastxadows
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1471
    Posts Posts : 3903

    Re: [Discussão]A Nintendo deve descontinuar o Wii U?

    Mensagem por Mastxadows em Seg 03 Fev 2014, 13:43

    Não,o console ainda está com um ano e pouco de vida.
    Já tem uma boa quantidade de bons jogos e mais ainda por vir.
    avatar
    Golden Bob-Omb
    Membro Nv.31
    Membro Nv.31

    Karma Karma : 287
    Posts Posts : 335

    Re: [Discussão]A Nintendo deve descontinuar o Wii U?

    Mensagem por Golden Bob-Omb em Seg 03 Fev 2014, 13:48

    Eu acho que o redator que fez essa matéria se referia as vendas iniciais (quando no lançamento , de fato, Mario 3d land vendeu muito mal e até Knack tinha feito uma estréia melhor ).
       Mas como ja foi citado aqui no fórum mesmo, o pessimismo exagerado está começando a cegar as pessoas (inclusive redatores do Nintendo Blast mesmo).

    A situação está ruim, mas calma lá gente...  vamos parar com esse já batido Nintendoom
    avatar
    LOCATELLi
    Veterano Nv.MÁX
    Veterano Nv.MÁX

    Karma Karma : 1418
    Posts Posts : 2031

    Re: [Discussão]A Nintendo deve descontinuar o Wii U?

    Mensagem por LOCATELLi em Seg 03 Fev 2014, 14:15

    A descontinuação do console seria um baita tiro no pé!
    Wii U é um console excelente! Só quem tem o mesmo, sabe disso! O problema é a inércia da Nintendo para com o console!
    Um erro que poderia ter sido evitado, era de que, a Nintendo deveria ter dado outro nome ao console! A sonoridade ficou horrível, alem dos consumidores não entenderem se é um novo console, ou um adicional ao Wii, entre outras coisas!
    A ''revolução'' está nas mãos do Mário Kart!

    Conteúdo patrocinado

    Re: [Discussão]A Nintendo deve descontinuar o Wii U?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter 22 Ago 2017, 15:52