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    O problema de unificar arquiteturas nos consoles

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    shaocam
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    O problema de unificar arquiteturas nos consoles

    Mensagem por shaocam em Sab 01 Fev 2014, 13:58


     Satoru Iwata mencionou que seus próximos consoles irão utilizar a mesma arquitetura.
    O que pra mim isso é um erro vou explicar porque.


    Existem dois grupos de arquitetura de computadores, as do tipo Risc e tipo Cisc.

    Tipo Risc : Mais utilizada em dispositivos que não exigem muito processamento.
    Um grande exemplo é os processadores Arm, utilizado em smartphones e Tablets.
    Uma grande vantagem desse grupo é que não gasta tanta energia e nem esquenta
    como as do tipo Cisc.

    Tipo Cisc : Mais Utilizada em desktops e notebooks. Um grande exemplo são
    processadores x86, Intel e AMD. 

      
      O pessoal da Microsoft e Sony perceberam que utilizar arquitetura diferente da arquitetura de PC era um tiro no pé. Jogos multiplataforma davam muito trabalho para os desenvolvedores lançarem em todas as plataformas. E mais trabalho pode ser renomeado para mais caro.Muitos jogos tinham uma imensa porcentagem para ser refeito. O PS3 por exemplo, sofreu muito com a arquitetura. Muito difícil de programar, e poucos da industria de games sabiam programar nela.
      Na nova geração a historia foi outra, PS4 e Xbox One vieram com a arquitetura X86. O que resolveu os problemas com a arquitetura. Somente o Wii U tem uma arquitetura diferente. O que faz em um custo maior adicionar ao Wii U um jogo multiplataforma. E como esse custo maior não tem se resultado em vendas, é normal que cada vez menos jogos multiplataforma venham ao console.
      Em um anuncio recente a  Satoru Iwata disse que os proximos consoles da nintendo utilizariam a mesma arquitetura. O que facilitaria um mesmo jogo rodar nos dois consoles, o que é verdade. Porém ou os dois utilizariam a arquitetura x86 ou a mesma arquitetura do tipo Risc. Como dispositivos móveis atualmente não suportam a X86, pelo fato de consumir muita energia. Portante provavelmente essa arquitetura seria uma do tipo Risc. E ai amigos iria cair no velho problema de arquiteturas diferentes do pc e os outros consoles somente para conseguir ter os "consoles irmãos".

    Fonte : Meu conhecimento na área e diversas noticias que todos já estão cansados de ler.

    Duco
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    Re: O problema de unificar arquiteturas nos consoles

    Mensagem por Duco em Sab 01 Fev 2014, 14:04

    No meu ver ela mantém em grande parte por suas próprias engines, a Nintendo tem a capacidade de lançar jogos praticamente Bug Free e isso se deve aos anos que ela mantém suas engines, apenas aperfeiçoando elas a cada nova geração.

    Mudar a arquitetura significaria a Nintendo mudar todas suas próprias Engines o que sairia caro pra ela e não garantiria o suporte das Thirds.

    Não me entenda mal, também acho que uma mudança na arquitetura seria excelente, mas imagino que a razão da Nintendo manter seja essa, e mesmo que a arquitetura seja diferente, se for simples de programar e a Nintendo conseguir fazer do seu ambiente algo lucrativo para as empresas, elas vão trazer seus jogos de qualquer forma.

    PS3 foi extremamente complicado e muito criticado, mas como tinha dinheiro para as empresas ali elas não abriram mão de desenvolver, não gostaram, mas fizeram hehe
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    supertupi
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    Re: O problema de unificar arquiteturas nos consoles

    Mensagem por supertupi em Sab 01 Fev 2014, 14:17

    Não tenho conhecimento técnico sobre o assunto pra início de conversa.

    Eu entendo que a unificação de arquitetura é uma decisão administrativa para a organização da estrutura da nintendo.

    Existem cerca de 5000 funcionários na nintendo. Como ela não foca thirds é necessário que ela sozinha ou quase sozinha segure dois consoles. Isso está cada vez mais difícil.

    Daí eles pensaram: cria-se um único console hibrido. Como todos os estúdios internos criariam games apenas pra este console, você dobraria a produtividade da criação de jogos. A nintendo poderia segurar sozinha um console. Mas dois ela mostra dificuldade.

    Penso que eles querem continuar com o Power PC, pois é fato de que desde o Gamecube eles tem focado em diminuir o tamanho dos consoles e o consumo de energia dos mesmos. É uma tendência que se vê no WiiU.

    Sinceramente, entendo sua preocupação que é compartilhada por mim por manter o console nintendo longe das thirds. Mas Iwata pensa dessa forma e não vai se esforçar em atrair thirds.

    A nintendo constrói o seu próprio caminho e com um único console, ela realmente nem precisaria se preocupar em atrair thirds, ainda mais se ela adquirisse softhouses ou se fundisse com outra(s) gigantes. Ia ser um segundo console obrigatório pra qualquer dono de ps4 ou xboxone.
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    J.Biermann
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    Re: O problema de unificar arquiteturas nos consoles

    Mensagem por J.Biermann em Sab 01 Fev 2014, 14:45

    Quem leu o relatório do Iwata viu que eles não vão mais tentar bater de frente com a concorrência, e sim serão voltados a um nicho de mercado. 

    Até o fim da geração nós veremos 3rds fechando as portas e apenas as grandes franquias sendo lançadas, a parede é logo ali.
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    JonathanAlis
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    Re: O problema de unificar arquiteturas nos consoles

    Mensagem por JonathanAlis em Sab 01 Fev 2014, 17:18

    Sei lá, primeiro tem que ver se serão dois consoles separados com a mesma arquitetura, ou se será apenas um console híbrido. Ele falou em aproximar, mas não deu tantos detalhes.


    Mas de fato, a tendência é usar risc mesmo, que esteve no wii U, e até no rumor do nintendo fusion.
    Mas o problema das thirds é maior do que a própria arquitetura, se o público pra esses jogos estivessem na nintendo. Mas jogos como just dance, skylanders, legos, sonics, disney por exemplo estarão sim no console nintendo, não terão problema com a arquitetura.
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    Re: O problema de unificar arquiteturas nos consoles

    Mensagem por Suicune em Sab 01 Fev 2014, 18:55

    Ela disse q eles serão irmãos, não disse q serão gêmeos!!! U.U

    Ela pretende deixá-los com arquiteturas semelhantes, não idênticas... Claro q com "semelhantes", ela talvez esteja querendo dizer "fácil de portar" e "fácil de se comunicar" (comunicação entre consoles, saca?), mas estamos falando de Nintendo aqui, então quando ela diz "consoles irmãos", pode estar querendo dizer algo que nem imaginamos!!!


    Última edição por Suicune em Qua 05 Fev 2014, 23:29, editado 1 vez(es)
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    Re: O problema de unificar arquiteturas nos consoles

    Mensagem por ari789 em Sab 01 Fev 2014, 18:59

    Pergunta Noob...

    Oque exatamente ele o Iwata quiz dizer de unificar arquiteturas nos consoles ?

    Oque é exatamente isso ?
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    Re: O problema de unificar arquiteturas nos consoles

    Mensagem por J.Biermann em Sab 01 Fev 2014, 20:32

    Comunicação fácil entre os consoles, continuar um game no portátil/console de mesa, troca de itens, personagens etc. o resto o tempo dirá.
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    ari789
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    Re: O problema de unificar arquiteturas nos consoles

    Mensagem por ari789 em Sab 01 Fev 2014, 20:43

    @J.Biermann escreveu:Comunicação fácil entre os consoles, continuar um game no portátil/console de mesa, troca de itens, personagens etc. o resto o tempo dirá.

    Mais isso não ja foi feito com GBA e Game Cube o..O ?
    E Não existe isso em alguns jogos de DS e Wii ?
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    JonathanAlis
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    Re: O problema de unificar arquiteturas nos consoles

    Mensagem por JonathanAlis em Sab 01 Fev 2014, 23:15

    @ari789 escreveu:Pergunta Noob...

    Oque exatamente ele o Iwata quiz dizer de unificar arquiteturas nos consoles ?

    Oque é exatamente isso ?

    Na verdade não é uma pergunta noob.

    Arquitetura de um computador/videogame/sistema de computação, é como o processador está organizado, considerando elementos como fluxo dos dados de memória, ALUs(unidade lógica aritmética), registradores, e etc, e como esses elementos se conectam. Isso define como serão as instruções de baixo nível, e como vai funcionar o processador.

    Sistemas com arquiteturas parecidas tem as instruções parecidas, e o fato de portar de um sistema pra outro fica bem mais fácil.

    Unificar as arquiteturas deve ser algo como deixar as arquiteturas dos dois sistemas iguais, ou pelo menos bem parecidas. Para que um software que roda numa delas rode mais facilmente na outra, o esforço pra portar seria muito próximo de zero.


    Um exemplo meio grosseiro é o que o criador do tópico citou,
    existem computadores com arquitetura com o conjunto básicos de instruções maiores e mais complicadas (CISC), e outras arquiteturas com instruções mais simples e pequenas (RISC).
    Unificar, utilizando essa classificação, significa que as arquiteturas do portátil e do de mesa serão ambas CISC ou ambas RISC. (E provavelmente será RISC)
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    J.Biermann
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    Re: O problema de unificar arquiteturas nos consoles

    Mensagem por J.Biermann em Dom 02 Fev 2014, 12:48

    @ari789 escreveu:
    @J.Biermann escreveu:Comunicação fácil entre os consoles, continuar um game no portátil/console de mesa, troca de itens, personagens etc. o resto o tempo dirá.

    Mais isso não ja foi feito com GBA e Game Cube o..O ?
    E Não existe isso em alguns jogos de DS e Wii ?


    Sim, se você ler a tradução vai ver que ele disse que isso se perdeu de uns tempos pra cá, e eles irão retomar, mas haverá ainda mais integração, só que como eu não sei.
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    Re: O problema de unificar arquiteturas nos consoles

    Mensagem por bruno.martins.18659 em Dom 02 Fev 2014, 12:52

    Basicamente e possível usar dois chips x86, APUs customizadas pela AMD, pois já temos vários chips Mobile baseados no X86/64 rodando por ai.

     Mas também daria para eles fazerem um SOs mais dinâmico e simples.
    Fácil de portar e adaptar ou desenvolver.
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    shaocam
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    Re: O problema de unificar arquiteturas nos consoles

    Mensagem por shaocam em Dom 02 Fev 2014, 16:37

    @JonathanAlis escreveu:
    @ari789 escreveu:Pergunta Noob...

    Oque exatamente ele o Iwata quiz dizer de unificar arquiteturas nos consoles ?

    Oque é exatamente isso ?

    Na verdade não é uma pergunta noob.

    Arquitetura de um computador/videogame/sistema de computação, é como o processador está organizado, considerando elementos como fluxo dos dados de memória, ALUs(unidade lógica aritmética), registradores, e etc, e como esses elementos se conectam. Isso define como serão as instruções de baixo nível, e como vai funcionar o processador.

    Sistemas com arquiteturas parecidas tem as instruções parecidas, e o fato de portar de um sistema pra outro fica bem mais fácil.

    Unificar as arquiteturas deve ser algo como deixar as arquiteturas dos dois sistemas iguais, ou pelo menos bem parecidas. Para que um software que roda numa delas rode mais facilmente na outra, o esforço pra portar seria muito próximo de zero.


    Um exemplo meio grosseiro é o que o criador do tópico citou,
    existem computadores com arquitetura com o conjunto básicos de instruções maiores e mais complicadas (CISC), e outras arquiteturas com instruções mais simples e pequenas (RISC).
    Unificar, utilizando essa classificação, significa que as arquiteturas do portátil e do de mesa serão ambas CISC ou ambas RISC. (E provavelmente será RISC)
    Parabéns pela explicação, é muito difícil explicar estrutura pra quem não conhece linguagem de baixo nível. Mas é mais ou menos isso.
    Se eu fosse resumir ao máximo seria assim :
    Arquitetura define como o hardware do computador vai trabalhar. E como o software depende do hardware, todo o conjunto depende de sua arquitetura.
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    El Buga
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    Re: O problema de unificar arquiteturas nos consoles

    Mensagem por El Buga em Dom 02 Fev 2014, 21:26

    @Duco escreveu:[...]
    Exatamente. Limitação de hardware não é impedimento, onde tiver dinheiro garantido as empresas vão.
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    Re: O problema de unificar arquiteturas nos consoles

    Mensagem por Golden Bob-Omb em Dom 02 Fev 2014, 22:34

    @El Buga escreveu:Exatamente. Limitação de hardware não é impedimento, onde tiver dinheiro garantido as empresas vão.


    Com certeza, a história ja comprovou isso diversas vezes...

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    Re: O problema de unificar arquiteturas nos consoles

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